Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120110002&lang=pt vol. 33 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Textos apócrifos determinantes de repertorios plásticos cristianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Las primitivas imágenes cristianas se manifestaron dentro de los lugares de enterramiento en los muros catacumbarios y en las caras de los sarcófagos. Su intencionalidad central fue transmitir a los fieles la posibilidad real de la salvación de sus almas. También rememoraban la historia sacra e incitaban a la piedad, a la vez que embellecían los antros funerarios. La progresiva aparición de numerosos textos religiosos - de diversa índole y de contenido muchas veces polémico- provocó que tempranamente se determinara cuáles escritos serían considerados canónicos y cuáles apócrifos. Simultáneamente, la tolerancia de la religión cristiana en el Imperio Romano permitió la multiplicación de soportes en los que se podían ubicar las imágenes. Surgieron temáticas originales a la vez que se modificaron y adaptaron algunas ya existentes, vigorizando el repertorio iconográfico generado a partir de fines del siglo II como resultado, en gran medida, de la influencia de textos apócrifos. Muchas de las imágenes sobre las vidas de María y de Jesús, pese a que su sustento escrito fue oportunamente anatemizado por la Iglesia, fueron diseñadas y plasmadas bajo el amparo de las autoridades eclesiásticas, ocupando lugares de exposición y visibilidad preponderantes en los espacios sacros oficiales.<hr/>As primeiras imagens cristãs apareceram nas paredes das catacumbas e nas superfícies dos sarcófagos em sítios fúnebres. A sua principal finalidade foi transmitir aos fiéis a possibilidade definitiva de salvação eterna. Recordavam também a história sagrada e estimulavam a piedade cristã, além de embelezar os locais fúnebres. A emergência gradual de vários textos religiosos, com conteúdos diversos e controversos, estimulou decisões sobre quais escritos eram canônicos e quais apócrifos. Ao mesmo tempo, a tolerância do Império Romano ao Cristianismo causou uma proliferação de lugares onde podiam ser colocadas essas imagens. Muitos temas originais apareceram, mas outros já existentes foram modificados e adaptados, fortalecendo o repertório iconográfico as partir do segundo século, principalmente sob a influência dos livros apócrifos. As imagens referentes à vida de Maria e de Jesus, mais tarde condenadas pela Igreja, foram designadas e moldadas sob a aprovação eclesiástica, ocupando lugares de destaque e de visibilidade em encontros religiosos. <![CDATA[Estoicismo e imperium: a virtus do homem político romano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo tem como objetivo estudar as relações entre o Estoicismo e o Principado, a partir da leitura da correspondência pliniana. Plínio, o Jovem era originário de uma família equestre que ascendeu ao senado. Após ter exercido uma oposição política moderada sob o reinado do imperador Domiciano, ela se tornou um dos ideólogos e um dos participantes mais ativos do poder imperial durante o reino de Nerva e de Trajano. Como homem político exaltou a virtus encontrando respaldo no mos maiorum (tradição), e na moderação estóica. Dirigente de um círculo cultural e político e amigo íntimo de Trajano, Plínio ilustrou a ótica do imperador, sobretudo a ideologia de um grupo senatorial de conciliação permanente entre a cúria e o príncipe, buscando legitimar a política do César e orientar os interesses senatorias.<hr/>The objective of this article is to study the relationships between Stoicism and the Principate by reading letters by Pliny. Pliny the Younger came from an equestrian family that rose to the senate. After opposition under the reign of Emperor Domitian, it became one of the ideologues and most active participants in imperial power during the reign of Nerva and Trajan. As a political man, he extolled virtus, finding support in the mos maiorum (tradition), and stoic moderation. Leader of a cultural and political circle and close friend to Trajan, Pliny illustrated the Emperor's views, particularly the ideology of a senatorial group for permanent conciliation between the Curia and the prince, seeking to legitimize the politics of the Ceaser and guide senatorial interests. <![CDATA[Instruir as mulheres: admoestação à modéstia do De cultu feminarum de Tertuliano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discorrer sobre o discurso propalado na obra De cultu feminarum de Tertuliano que entrelaçando instrução e admoestação à modéstia nos mostra um panorama de determinado período do cristianismo em que também as mulheres foram objeto de ações e atividades educativas.<hr/>This article examines De cultu feminarum of the Tertullian and the imortance of weaving instruction as an admonition to modesty illustrating how during certain periods of Christianity women were also the object of educational activities. <![CDATA[A função pedagógica dos textos de Hadewijch]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para Hadewijch as virtudes não eram inatas nem cresciam espontaneamente, ao contrário, deviam ser cultivadas no interior de cada cristão, era uma questão de estudo, de exercício. Os preceitos cristãos tinham que ser permanentemente exortados e constantemente praticados a fim de que as mulheres não se afastassem do ideal de imitação de Cristo que enquanto homem foi um exemplo de amor e virtudes. Nesse sentido, a obra de Hadewijch deve ser vista a partir de sua função pedagógico-catequética que visava ressaltar os comportamentos morais que sustentavam a religiosidade das beguinas.<hr/>To Hadewijch the virtues were not inborn nor grew spontaneously, on the contrary, should be cultivated within each Christian, it was a matter of study, exercise. The Christian principles had to be constantly encouraged and practiced in order that women did not departed from Christ ideal that as a men was an example of love and virtues. In this sense the work of Hadewijch should be seen from its pedagogical and catechetical function that emphasized the moral behaviors that supported the beguines religiosity. <![CDATA[Reflexões sobre as críticas aos jesuítas no século XVIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema, neste artigo, é o teor das interpretações da ação dos jesuítas no século XVIII. O principal objetivo é mostrar que elas são produtos da própria história, tal como foi o projeto educacional da Companhia de Jesus nos séculos XVI e XVII. Dessa perspectiva, o teor condenatório contido nas análises dos mais distintos autores dessa época revela o caráter histórico daquela instituição: em face das novas demandas educacionais e sociais da sociedade burguesa, a Companhia de Jesus deixara de ter a mesma importância dos séculos anteriores. Cabe observar também que o teor das interpretações, mais do que revelar a importância daqueles educadores na história, mostra-nos o comprometimento dos autores setecentistas com os novos interesses que passavam a nortear a vida dos homens. Por último, ressaltamos que essa reflexão sobre as diferentes formas de se condenar a Companhia, tanto espacial quanto temporalmente, ajuda-nos também a refletir sobre as razões de algumas críticas feitas a eles serem superadas pela história e outras persistirem, apesar das mudanças sociais inerentes às práticas humanas.<hr/>The content of the interpretations of the Jesuits’ action in the eighteenth century is the subject of this article. The main goal is to show that they are the product of the history itself, as it was the educational project of the ‘Companhia de Jesus’ in the sixteenth and seventeenth centuries. From this perspective, the condemning content in the analysis of the most distinguished authors of this time reveals the historical character of that institution: given the new educational and social demands of the bourgeois society, the ‘Companhia de Jesus’ no longer had the same importance from the previous centuries. It should also be noted that the content of the interpretations, more than revealing the importance of those educators in the history, show the seventeenth-century authors’ commitment with the new interests that have guided the life of the mankind. Finally, we emphasize that this reflection about the different ways to condemn the ‘Companhia’, both spatially and temporally, also help to reflect about the reasons for some criticism have been overcome by history, and others have persisted, despite the social changes inherent to human practice. <![CDATA[A importância da pesquisa de fontes para os estudos históricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em nosso texto procuramos chamar a atenção para o fato de que, na questão das fontes, o aspecto mais importante é o pesquisador que as considera. Essa consideração é produto da história, o que faz com que, em cada época e segundo a posição social e política do investigador, se conceba as fontes de modo particular. Assim, não existe um modo de tratá-las que esteja desvinculada da maneira como o pesquisador se coloca diante das questões do presente.<hr/>In our text we try to call the attention to the fact that, concerning the sources, the most important aspect is the researcher who considers them. This consideration is a product of history, thus in each period and according to his social and political status, the researcher will conceive the sources in a particular way. Therefore, there is no single way to deal with the sources, which is unrelated to how the researcher behaves in relation to contemporary issues. <![CDATA[Da educação: do jogo sociocultural e a inter-relação envolvendo modus vivendi e modus essendi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo em questão se detém na análise da educação por meio da mensagem do filme Coach Carter - Treino para a Vida (2005), que acena com o paradoxo da democratização do ensino e converge para as fronteiras que assinalam a função da escola e o papel do educador, sublinhando o jogo sociocultural e a inter-relação envolvendo modus vivendi e modus essendi que perfazem o referido processo.<hr/>The article in question focuses on the analysis of education through the message of the movie Coach Carter - Training for Life (2005), which features the paradox of the democratization of education and converges to the boundaries that mark the function of the school and the role of the educator, stressing the sociocultural game and the inter-relationship involving modus vivendi and modus essendi that make up that process. <![CDATA[Docentes de pós-graduação: grupo de risco de doenças cardiovasculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os docentes de pós-graduação apresentaram aumento nos pedidos de licenças médicas, principalmente por sintomas ou sequelas de doenças cardiovasculares. Com isso, o objetivo deste trabalho foi, por meio de um questionário direcionado a professores de pós- graduação, quantificar entre eles quantos realizavam atividades físicas frequentes, dietas balanceadas e visitas médicas, e outros fatores, e comparar isso com: i) a ocorrência de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e acidentes vasculares cerebrais; ii) o número de produção científica e o número de orientando médio por ano. Foram respondidos e analisados 540 questionários. A hipótese deste trabalho foi aceita, ou seja, quanto maiores o número de produção científica e o número de orientandos em média por ano, maiores foram as ocorrências médias de intervenções cardíacas, doenças coronarianas e os acidentes vasculares cerebrais (hemorrágico e isquêmico) em docentes de pós-graduação, principalmente, pela falta de dieta equilibrada e balanceada, de atividades físicas supervisionadas regularmente, e visitas médicas frequentes, justificados pela excessiva carga horária fora do expediente, para se manter os indicadores de qualidade dos cursos de pós-graduação e de seus currículos atualizados.<hr/>Teachers of post-graduate programs presented an increase in requests for sick leaves, mainly by symptoms or sequela of cardiovascular diseases. By using a questionnaire addressed to teachers of post-graduate courses, this study aimed to: i) identify how many of them had performed frequent physical exercise, balanced diets and medical visits, and other factors, and compare this: i) with the occurrence of cardiac interventions, coronary heart diseases, strokes and cerebral vascular accident; and ii) with the number of scientific production and the average number of advisees per year. 540 questionnaires were returned and analyzed. Our working hypothesis was accepted, that is: the increase in the number of scientific production and the average number of advisees per year was directly related with the increase on the average occurrence of cardiac procedures, coronary heart disease, stroke and cerebral vascular accident (ischemic and hemorrhagic) in teachers of post-graduation, mainly due to the lack of a balanced diet, physical activities regularly supervised, and frequent medical visits, which is justified by the excessive workload out of work time in order to maintain the quality indicators of post-graduate programs and updated curriculum. <![CDATA[A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os aspectos históricos da organização da escolaridade em ciclos no Brasil e um panorama da situação atual dessa política. A partir do relatório de Condorcet de 1792, evidencia-se que a flexibilização do tempo escolar já estava presente desde o surgimento da escola moderna e que se fazia necessária em virtude das determinações econômicas e de classe social. O artigo indica que tal flexibilização faz-se ainda necessária pelo fato de que o quadro de exclusão e desigualdade social ainda não foi superado. Indica ainda que a validade ou eficiência dessa política está sempre em discussão, uma vez que os resultados e o impacto dessa política variam de um contexto para outro, principalmente em virtude das condições econômicas, sociais, infraestruturais e pedagógicas das redes de ensino que a adotam, bem como das características dos projetos pedagógicos de organização da escolaridade em ciclos que têm sido implementados.<hr/>This paper presents historical aspects of the organization of schooling in cycles in Brazil along with an overview of the current state of this policy. As shown by Condorcet’s report (1792), there have been attempts towards flexible school duration since the emergence of modern school, and that such flexibility was necessary due to economic and social class issues. This paper indicates that this flexibility is still necessary, because problems related to social inequality and exclusion have not yet been overcome. Furthermore, it indicates that the validity or efficiency of that policy is always under discussion, since the results and impact vary according to the context, especially concerning the economic, social, infrastructural and pedagogical conditions of the teaching networks that adopt it, as well as on account of the characteristics of pedagogical projects that have been implemented, intending to organize the schooling in cycles. <![CDATA[Sobre a educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As propostas curriculares, como materialização da cultura, das relações de poder, da política e da economia, se materializam na universidade por meio dos Projetos Pedagógicos de seus cursos - PPC. Dessa maneira, considerando a atualidade da questão em uma época de democratização do acesso à educação, é preciso considerar também como será ou está sendo realizada a permanência de todas as pessoas no âmbito universitário e como estão sendo preparados os futuros professores de Ciências para a diversidade. Assim, foram analisados os PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) de uma Instituição de Ensino Superior pública em Jataí, Estado de Goiás (IES/Jataí), tendo como foco a noção de EI e a maneira como ela está sendo tratada nesses cursos de formação de professores. Percebemos que não consta nos documentos dos cursos pesquisados nenhum tipo de referência à formação para diversidade, assim como nenhuma disciplina ou referência bibliográfica que trate do assunto.<hr/>The proposed curriculum, as embodiment of culture, of relations of power, politics and economy are manifested in the university through pedagogical projects of their courses - PPC. In this way, considering the relevance of the question in a time of democratizing access to education, it must be also considered how will or how is being performed the permanence of all people in university, and how the future science teachers are being prepared for the diversity. Thus, we analyzed the PPC of the licentiate courses in sciences (Biology, Physics, Mathematics, and Chemistry) of a public institution of higher education in Jataí City, Goiás State, focusing on Inclusive Education and how it is being dealt in these training courses for teachers. In the documents of the examined courses, there was no reference to training for diversity, and no discipline or reference approaching this subject. <![CDATA[As práticas educativas de qualidade como fator de normalização escolar na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta produção intelectual persegue a busca da maior compreensão acerca das questões que perpassam o cenário educacional, mais especificamente as práticas de qualidade na Educação Infantil. Fazem-se necessárias investigações, para que se compreenda o desejo de governamento e de qualidade na Educação Infantil e, ao mesmo tempo, as práticas pedagógicas de qualidade e de controle que ocorrem nos espaços escolares. As práticas educativas de qualidade são percebidas dentro deste âmbito de relações de poder governamental. A qualidade não se faz entender como o desejo e a necessidade de cada sujeito dentro de seu contexto social e cultural, mas sim, dentro de uma perspectiva de anseios políticos, econômicos, sociais e culturais generalizados, que resulta em uma unificação do que se acopla como qualidade educativa nacional. Dessa forma, tem-se como objetivo investigar a legislação e outros referenciais teóricos, os ambientes escolares e como se dá a qualidade nas práticas normativas de educação em nível de Educação Infantil, para compreender como acontece a normalização e o controle escolar pelo viés do governamento.<hr/>This intellectual production pursues a greater understanding of the issues that pervade the educational scene, especially the quality practices in early childhood education. Investigations are necessary to understand the desire for governance and quality in childhood education, as well as teaching practices of quality and control that occur in school spaces. Quality educational practices are perceived within this framework of government power relations. Quality is not understood as the desire and need of each subject within their social and cultural context, but rather within a perspective of widespread political, economic, social and cultural desires, resulting in a unification that attaches to national educational quality. Thus, the objective is to investigate the legislation and other theoretical frameworks, the school environment and how quality of education plays out in regulatory practices at the kindergarten level, to understand how standardization and school control through governance takes place. <![CDATA[A aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada com a equipe de enfermagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação para capacitar de maneira crítica e reflexiva a equipe de enfermagem no seu processo de trabalho motivou este estudo. O objetivo foi analisar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre a viabilidade da utilização da aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação continuada. Utilizou-se uma oficina sobre educação continuada com uma equipe de enfermagem, percorrendo a proposta metodológica do ‘Arco de Marguerez’, em que a realidade/problema foi a realização de uma técnica de curativo na unidade de saúde. Os dados foram obtidos com o auxílio de um roteiro semiestruturado, aplicado após a oficina, pelo método de grupo focal, em que os participantes com o auxílio do pesquisador expuseram suas percepções sobre a estratégia proposta. Os conteúdos dos diálogos foram gravados e posteriormente transcritos para análise de conteúdo. Os resultados sugerem repensar as estratégias na educação continuada para enfermagem, de maneira a proporcionar que cada profissional seja capaz de identificar os desafios na sua realidade a serem superados e contribuir para a mudança no âmbito pessoal e social. Infere-se a necessidade da constante atualização dos profissionais de enfermagem o que pode ser alcançado pela educação continuada com a equipe, em que a aprendizagem baseada em problemas mostrou-se satisfatória.<hr/>The education to enable critically and reflectively the nursing team during work process motivated this study. The objective was to analyze the perception of nursing professionals on the feasibility of using problem-based learning in the context of continuing education. We used a workshop on continuing education with a nursing team, covering the methodological proposal of the ‘Arc of Marguerez’, where the reality/problem was to hold a healing technique in the health unit. Data was obtained with the aid of a semi- structured script, applied after the workshop, through the focus group method, in which participants along with the help of the researcher presented their perceptions on the proposed strategy. The dialogue contents were recorded and later transcribed for content analysis. The results suggest rethinking strategies in continuing education for nursing, so as to provide that each professional is able to identify the real challenges to be overcome and contribute for the change in the personal and social scope. In conclusion, there is a need for constant updating of nursing professionals, which can be achieved through continuing education with the team, where the problem-based learning was satisfactory. <![CDATA[O processo de inclusão na escola: um espaço de escuta com professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo surgiu da sistematização do conteúdo obtido a partir da escuta de professores da rede de ensino da região de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, acerca da inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em escolas regulares. Foram realizados encontros com os professores pesquisados no ano de 2008. Os encontros se constituíram em um espaço aberto com a valorização da espontaneidade de cada participante, reforçando a importância de um debate entre os participantes para uma auto-formação e ação reflexiva acerca de sua atuação profissional (prática pedagógica). Para a escuta dos professores foram utilizados os preceitos da psicanálise freudo-lacaniana, com uma perspectiva crítico-colaborativa a fim de identificar a posição do professor na estrutura discursiva da escola, bem como promover deslocamentos nas posições subjetivas dos professores em relação à problemática de seus alunos. Por fim, observou-se que na construção de processos inclusivos encontramos obstáculos relativos aos supostos limites e possibilidades da prática (organizativa e pedagógica) e dos saberes acerca dos sujeitos com NEE. Destarte, considerando-nos participantes, o aprendizado nos afeta e nos transforma, possibilitando, quiçá, a transformação da realidade.<hr/>This study arose from the systematization of the content obtained from listening to teachers of the education network of the region of Santa Maria, Rio Grande do Sul State, about the inclusion of students with Special Educational Needs (SEE) at regular schools. In 2008 meetings were held with the surveyed teachers. These meetings were an open space with appreciation of the spontaneity of each participant, emphasizing the importance of such debate among the participants for a self-training and reflective action on their professional activities (teaching practice). In order to listen to the teachers, we used the precepts of the Freudian-Lacanian psychoanalysis, with a critical and collaborative perspective to identify the position of the professor in the discursive structure of the school, and promote shifts of subjective positions of the teachers in relation to the problems of their students. Finally, we observed that in the construction of inclusive processes we come across obstacles relative to supposed limits and possibilities of the practice (organizational and practical) and to the knowledge about the students with SEE. Thus, considering ourselves as participants, the learning affects and changes us, offering perhaps the transformation of reality. <![CDATA[Attitudes towards Augmentative and Alternative Communication for young children with cerebral palsy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considering that the use of Augmentative and Alternative Communication Systems (AACS) has been recommended for children who are severely impaired in their development of communicative abilities, it may be assumed that caregivers' attitudes toward AACS would be driven by children's degree of cognitive and linguistic impairments. To verify this, 40 dyads of children with cerebral palsy and their primary caregivers participated in this study evaluating children's degree of cognitive and linguistic impairments through the use of Battelle's questionnaire, and the caregivers' attitudes toward AACS by means of a Likert scale containing 15 items. Results showed that the provider's most negative attitudes toward the use of AACS were found among those caring for children with the most severe impairments.<hr/>Pode admitir-se que o grau de limitação cognitiva e linguística de crianças com capacidades comunicativas gravemente prejudicadas condiciona as atitudes dos respectivos cuidadores, no uso de Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa (SCAA) que têm vindo a ser recomendados para facilitar a relação com elas e promover o seu desenvolvimento. Para testar esta possibilidade, neste estudo averiguou-se qual a relação entre o grau de limitação cognitiva e linguística de 40 crianças com paralisia cerebral, avaliado por meio do questionário de Batelle, e as atitudes dos respectivos cuidadores primários perante os SCAA, determinadas através de uma escala de Likert com 15 itens. Os resultados mostraram que as atitudes mais negativas face ao uso de SCAA foram manifestadas por cuidadores de crianças com limitações mais drásticas. <![CDATA[Contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a aprendizagem de conceitos em botânica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho foi realizado em uma escola da comunidade quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari, Estado do Mato Grosso do Sul). Para sua realização, inicialmente, um teste com questões de Botânica foi aplicado aos alunos para identificar ausência ou presença de subsunçores, classificados em adequados ou parcialmente adequados. Esta análise foi utilizada para o planejamento e confecção de estratégias instrucionais, visando a facilitar a interação entre as novas informações e as preexistentes na estrutura cognitiva do aluno, com o intuito de promover aprendizagem. Posteriormente, foram propostas intervenções pedagógicas baseadas no diálogo entre conhecimento tradicional e científico em sala de aula. Baseando-se nos resultados dessas estratégias e em Mapas Conceituais fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, construídos pelos alunos sobre os conteúdos propostos, concluiu-se que a aprendizagem foi satisfatória. Quanto à metodologia utilizada, verificou-se que essa contribuição foi significativa para a aprendizagem de Botânica.<hr/>The study was conducted in a school of the black community of Furnas do Dionísio (Jaraguari, Mato Grosso do Sul State). For its realization, initially, a test with questions of botany was applied to the students to identify the absence or presence of subsumers classified into adequate or partially adequate. This analysis was used for the planning and production of instructional strategies in order to facilitate interaction between new information and background on the student's cognitive structure in order to promote learning. After, educational interventions have been proposed based on dialogue between traditional knowledge and science in the classroom. Based on the results of these strategies and concept maps based on the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel, built by students on the proposed content, we concluded that learning was satisfactory. Taking into account the methodology used to investigate the local knowledge about medicinal plants, it is concluded that this contribution was significant to the learning of botany.