Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120120002&lang=es vol. 34 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Tiempo de Dios; tiempo de los hombres: el Breviario de Belleville]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Las imágenes cristianas, herederas de los sistemas narrativos romanos, expresaron visualmente los contenidos escriturarios. Uno de los elementos notables lo constituye la manera de representar la secuencia temporal en sus dos posibles dimensiones: humana y divina. Un recorrido por el arte cristiano tardo antiguo y medieval permite establecer de qué manera se generó una iconografía que permitió visualizar el mensaje que, de acuerdo con la correspondiente exégesis literaria, se quiso privilegiar en momentos históricos diversos. El objetivo de este trabajo es establecer de qué manera la imagen acompaña una concepción del tiempo en su doble dimensión. El Breviario de Belleville (París, siglo XIV) ofrece un ejemplo en el que se conjugan ambas concepciones del transcurrir de la vida del hombre en una particular interpretación iconográfica.<hr/>As imagens cristãs, herdeiras dos sistemas narrativos romanos, expressaram visualmente os conteúdos escriturários. Um dos elementos notáveis constitui a forma de representar a sequência temporal em suas duas possíveis dimensões: a humana e a divina. Um percurso pela arte cristã tardo antigo e medieval permite estabelecer a forma na qual se gerou uma iconografia que permitiu visualizar a mensagem que, de acordo com a correspondente exegese literaria, se quis privilegiar em momentos históricos diversos. O objetivo deste trabalho é o de estabelecer a forma em que a imagem acompanha uma concepcão do tempo na sua dupla dimensão. O Breviário de Belleville (París, século XIV) oferece um exemplo no qual se conjugam ambas as concepções do transcurso da vida do homem numa particular interpretação iconográfica. <![CDATA[História da educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisam-se neste artigo aspectos da história da Educação no Brasil relacionados à consolidação da escola pública e às políticas educacionais. O período demarcado inicia-se com a década de 30 do século XX, época em que a organização e implantação de um sistema escolar público no País tornou-se condição sine qua non para o seu desenvolvimento socioeconômico, e se estende aos anos 2000 com a consolidação da democracia e do Estado de Direito no Brasil. Foram utilizadas fontes documentais elaboradas por órgãos governamentais e entidades científicas bem como a bibliografia produzida por pesquisadores da área. Os dados mostram que ao longo do período houve expansão em todos os graus de ensino, contudo, continuam persistindo traços de elitismo e exclusão. Além disso, verifica-se contraste entre a qualidade da Pós- Graduação e a da escola pública, que não tem cumprido a sua função essencial. Tais conclusões evidenciam a necessidade de resolução desses problemas a fim de que se avance na própria democracia no País.<hr/>This paper analyzes aspects of the history of education in Brazil related to the consolidation of public schools and educational policies. The period marked begins with the 1930s, a time when the organization and implementation of a public school system in the country has become a condition for the socio-economic development, and extends to the 2000s with the consolidation of democracy and the rule of law in Brazil. It is based on documentary sources developed by governmental and scientific organizations and the literature produced by researchers. The data show that over the period there was an increase in all levels of education, however, continues to persist traces of elitism and exclusion. Moreover, there is contrast between the quality of graduate and public school, which has failed its essential function. These findings highlight the need to solve these problems in order to advance democracy in the country <![CDATA[Organização do trabalho didático: a questão conceitual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fundado em obras de Marx, Engels, Lukács, Coménio e Alves, em fontes documentais e historiográficas, o presente trabalho parte de dois pressupostos teóricos: 1º.) com o advento da escola moderna, o instrumento de trabalho conquistou centralidade na relação educativa; 2º.) no conjunto dos instrumentos de trabalho do professor, o manual didático granjeou primazia, pois repousou nele a realização de certo grau de objetivação do trabalho docente. Portanto, ele merece ser elevado à condição de objeto privilegiado em pesquisas da área de história da educação. ‘Organização do trabalho didático’ é uma categoria de análise angular nessas investigações e lastreia produção científica cujo avanço, em paralelo, levanta questões que exigem refinamento teórico. Entre elas, há necessidade de retorno às origens da expressão ‘organização do trabalho didático’ para testar sua consistência, em especial pela difusão, na historiografia, de expressões aparentemente próximas, como organização do trabalho pedagógico, organização do trabalho escolar e organização do trabalho docente. Visando contribuir, nesse sentido, o presente trabalho objetiva: 1º.) difundir, para além do círculo de seus usuários, a precisa acepção conferida à organização do trabalho didático; 2º.) estabelecer a distinção entre essa categoria de análise e os significados atribuídos àquelas expressões aparentemente próximas.<hr/>Based on works of Marx, Engels, Lukács, Coménio and Alves, on documentary and historiographical sources, this work presents two theoretical assumptions: 1º) with the advent of modern school the work tool achieved centrality into the educational relation; 2º) in the teacher’s work tools set, the didactic manual obtained superiority because through it there was a certain objectification degree of the teaching work. Therefore, it deserves to be considered privileged object into educational history researches. ‘Didactic work organization’ is an angular analysis category in those investigations and it spreads scientific production which advance, in parallel, brings up issues that demand theoretical refinement. Among them, it is necessary to go back to the origins of the expression ‘didactic work organization’ in order to try its consistency, especially by the diffusion, into historiography, of expressions seemingly close, as pedagogical work organization, school work organization and teacher work organization. In order to contribute, in this regard, the present work aims: 1º) spread beyond the circle of its users, the precise acceptation given to didactic work organization; 2º) set the distinction between this category of analysis and the meaning which are assigned to those expressions seemingly close. <![CDATA[Gödel, Escher, Shakespeare y Wittgenstein ¿qué los une?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este artículo se registra el proceso reflexivo seguido por los autores sobre ciertos tópicos relacionados con los procesos de cambio en ambientes sociales complejos. Las exploraciones realizadas los han conducido a privilegiar un modo de pensar por juegos sobre la formulación de un método de planificación, y a su vez, la reflexión sobre el modo de pensar los ha llevado a explorar el ‘metapensar’.<hr/>This article presents the authors' reflections on important issues related to how change occurs in complex social environments. These explorations have led the authors to propose a way of thinking, based on games for the formulation of a planning method. Reflecting on this way of thinking has led in turn to explore the ‘meta-thinking’. <![CDATA[Escola nova, educação e democracia: o projeto Francisco Campos para a escola em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo são pontuadas as principais características da Reforma Francisco Campos de 1927/28, tendo no horizonte discutir como foram incorporados na reforma os princípios do movimento escolanovista, então visto como parte da reestruturação na educação no estado de Minas Gerais e no Brasil. Por outro lado, também era objetivo da Reforma difundir a escola primária em Minas, bem como visualizar e possibilitar o controle social, fundamental à formação da ‘cidadania controlada’, ou seja, dentro do ideário das elites republicanas do estado. Portanto, compreender o significado da reforma é entender o sentido da organização das escolas em Minas Gerais já no final da República, pois a ‘missão’ dessas instituições era criar/recriar novos sujeitos para o contexto social urbano, principalmente no âmbito da escola primária, portadora de novos conteúdos, métodos de ensino e práticas pedagógicas.<hr/>This articles discusses the main features of the ,Francisco Campos Reform launch in 1927 by tackling the question of whether the principles embodied in New School Movement were incorporated or not. The New School Movement was seen as part of an effort to restructure Education in both the state of Minas Gerais and in Brazil. The Francisco Campos Reform was implemented to increase the number primary schools In Minas Gerais, and also to improve social control which was seen as fundamental to the formation of a controlled citizenry within the scope of ideas of state´s republican elite. Therefore, we make an attempt improve the understanding the meaning of this reform to the organization of schools in Minas Gerais given that the ‘mission’ of these institutions was to create/recreate new individuals for the urban social context, especially within the realm of primary schools which were seen as carriers of new contents, teaching methods and pedagogical practices. <![CDATA[Considerações em torno da origem de uma verdade historiográfica: o Tratado de Methuen (1703), a destruição da produção manufatureira em Portugal, e o ouro do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em meados do século XVIII, floresceu em Portugal uma preocupação, entre os ‘estrangeirados’, sobre as causas do ‘atraso’ do reino e as formas de buscar sua ‘regeneração’. A ilustração portuguesa inicia então uma tradição que, de forma predominante, mas não unânime, atribuiu ao Tratado de Methuen (ou Tratado de Panos e Vinhos), de 1703, a origem dos problemas do ‘atraso’ do desenvolvimento manufatureiro lusitano e a apropriação do ouro produzido no Brasil. Este texto tem como objetivo principal refletir a respeito da construção dessa vertente explicativa e sua persistência na história ensinada no Brasil.<hr/>In the mid-eighteenth century flourished in Portugal a concern among the ‘estrangeirados’ about the causes of ‘atraso’ of the kingdom and ways to get his ‘regeneração’. The illustration starts then a Portuguese tradition, the predominant form, but not unanimous, gave the Methuen Treaty (or Treaty of cloths and Wine), 1703, the source of the problems of not development of the Lusitanian manufacturing and appropriation of the gold produced Brazil. This work has as main objective to reflect on the construction of this school and explaining their persistence in the history taught in Brazil. <![CDATA[O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Durante a última década, iniciou-se uma mudança paradigmática na didática da história brasileira. O presente artigo visa contribuir para esta mudança, através da definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação de uma didática da história ampliada. Para tanto, ele analisa qual é a opinião predominante a respeito da didática da história e quais são as principais reformulações produzidas por essa mudança paradigmática. Por último, apresenta, a partir da bibliografia alemã, uma definição do objeto de pesquisa e do campo de investigação da didática da história ampliada.<hr/>During the last decade, a paradigmatic transformation has began in brasilian History Didactics. The present paper aims to contribute to this change by defining the object of research and the investigation field of an amplified History Didactics. For this, it analyses what is the standard opinion about History Didactics and what are the mains reformulations provided by this paradigmatic transformation. Finally, it presents, along the lines of german literature, a definition about the object of research and the investigation field of the amplified History Didactics. <![CDATA[Infância e educação civilizadora na literatura brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma análise sobre as representações da criança e das infâncias em determinados contextos e grupos sociais brasileiros, no final do século XIX e início do século XX. Trata-se de um estudo literário de perspectiva histórica e sociológica a respeito da infância. Tem como objetivo a apreensão do processo de individualização da criança e sua inserção social a partir da escolarização formal e da educação informal ocorrida na família. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, elegendo as obras literárias e autobiográficas da literatura brasileira, representada por José Lins do Rego e Graciliano Ramos. A análise enfocou o caráter civilizador presente no processo de escolarização da criança representado pelas práticas disciplinares e a construção do tempo escolar como elementos de normatização de regras, comportamentos e civilidade para a infância. As considerações apontam a necessidade de perceber as especificidades da infância como período histórico e social de formação de indivíduos, considerando suas relações de dependência e interdependência, segundo Norbert Elias, bem como o poder relacional implícito entre adultos e crianças nos espaços de formação dos grupos sociais.<hr/>This search shows an analysis about child representation and his childhoods in certain contexts and social Brazilian groups in the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. It’s a literary study, about the historical and sociological biases of childhood, having as an objective the apprehension of the child’s individualization process and of his social categorization, through the process of formal and informal schooling that happens on family. The methodological procedure used the literature, choosing literary and autobiographical essays of Brazilian literature, represented by José Lins do Rego and Graciliano Ramos. The analysis showed on the character in this civilizing process of schooling the child represented by the disciplinary practices and the construction of school time as elements of standardization of rules, behaviors and civility for children. The final considerations shows to understand the specifics of childhood as a historical period and social education of individuals, considering their dependence relationships and interdependencies, according Norbert Elias. Thus as implicit relational power between adults and children in areas of formation social groups. <![CDATA[Relationship between High School teachers’ wellbeing and teachers’ efficacy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es The purpose of this study was to find out the relationships between high school teachers’ wellbeing and their efficacy. The methodology of this study was that of a quantitative research. The population of this study was all high schools’ teachers in 9th to 11th grades in Zahedan, Iran. Out of 315 samples, the valid sample of this study was 290. The two questionnaires employed here were The Oxford Happiness Questionnaire of the Hills and Argyle (2002) and Teachers’ Sense of Efficacy Scale of the Tschannen- Moran and Woolfolk-Hoy’s (2001). SPSS 15 was used to produce mean, standard deviations, Pearson Product Moment Correlation (r), t-test, and Analysis of Variance. The results showed that the high school teachers scored over average on wellbeing and also marked relatively high scores on teachers’ efficacy and factors related to this variable. There was a positive relationship between teachers’ wellbeing and their efficacy in instructional activities. The results also showed that there was relatively high positive correlation between teachers’ wellbeing, teacher efficacy and sub variables related to teacher efficacy in female, older, married, and also teachers with 5-10 years job experiences in comparison with male, younger, single, and teachers with more than 10 years job experiences.<hr/>O presente estudo procurou determinar as relações entre o bem estar e a eficiência de professores do ensino médio. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa quantitativa. A população deste estudo constituiu de professores do ensino médio da 9a a 11a série em Zahedan, Irã. De 315 amostras, a amostra válida para este estudo foi de 290. Os dois questionários aplicados foram o Questionário da Felicidade de Oxford de Hills and Argyle (2002) e Escala de Senso de Eficácia dos Professores de Tschannen-Moran & Woolfolk-Hoy’s (2001). O programa SPSS 15 foi utilizado para obter a média e o desvio padrão, coeficiente de correlação produto-momento (r), teste t e análise de variância. Os resultados mostraram que os professores do ensino médio atingiram valores acima da média em relação ao bem estar e também escores relativamente altos quanto a sua eficiência e fatores relacionados com essa variável. Foi observada uma relação positiva entre o bem estar e eficácia em atividades educacionais. Além disso, houve uma correlação positiva relativamente alta entre o bem estar, eficiência e sub-variáveis relacionadas com a eficiência de professores do sexo feminino, mais velhos, casados, e também professores com 5-10 anos de experiência em comparação aos do sexo masculino, mais novos, solteiros e com mais de 10 anos de experiência profissional. <![CDATA[Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear no ensino de línguas nas escolas: uma abordagem metodológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, abordaremos a relevância do texto cênico nas escolas. Para isso, analisaremos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, e como os professores podem explorálas como auxílio no ensino de línguas sem, é claro, descaracterizá-las como textos cênicos e literários. Quando nos referimos a línguas, queremos dizer qualquer língua, já que os textos shakespearianos são textos atemporais, polissêmicos e voltados à natureza humana. O teatro faz parte de nossas vidas e, nesse caso, é relevante citarmos o próprio William Shakespeare: “a vida é um palco e nós somos atores”. Partindo desse pressuposto, faremos considerações acerca de como melhor utilizarmos as tragédias Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear, de William Shakespeare, na sala de aula.<hr/>In this article we will talk about the relevance of dramatic texts in schools. Therefore we will approach the tragedies Hamlet, Macbeth, Otelo e King Lear de William Shakespeare and how teachers can explore them as a help in the teaching of languages without forgetting that they are dramatic and literary texts. When we refer to languages, we want to say any language, because Shakespearean texts are ageless, may have many meanings and deal with human nature. The theatre is in our lives and in this case it is relevant to quote William Shakespeare himself that said that “life is a stage and we are actors”. Starting from this, we will consider the best ways of using the tragedies Hamlet, Macbeth, Otelo e King Lear in the classroom. <![CDATA[Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada ‘Introdução à Educação Digital’, evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários denominados de pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação no referido curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução dos recursos mais avançados. A pesquisa, contudo, também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso restringe-se aos laboratórios de Informática das escolas.<hr/>This paper presents the results of a research which examined the perceptions of a group of teachers about the changes occurred in their pedagogical practices after taking part in the course called ‘Introduction to the Digital Education’ promoted by the Continued Formation National Program in Educational Technology - Integrated Proinfo and developed by the Educational Technology Center - NTE in Itajaí, Santa Catarina State, from 2008 to 2009. The data were collected through the application of two surveys calted pre-course and post-course. The results pointed out that after participating in the course some changes happened in the teacher´s pedagogical practice with an increase in the technical and pedagogical use of the computer and the inclusion of more advanced sources. Nevertheless the research also showed that the number of teachers who use the computer in student´s tasks is still small and this use is restricted to the school computer labs. <![CDATA[Educação paranaense no processo de formação de professores no Brasil republicano: a contribuição do compêndio de pedagogia de Dario Vellozo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho resulta de estudo sobre o Compêndio de Pedagogia (1907) de autoria de Dario Vellozo (1869-1937), professor do Ginásio Paranaense e da Escola Normal de Curitiba. O Compêndio de Pedagogia de Vellozo publicado em Curitiba em 1907 e reeditado em 1975 foi organizado em três livros, um para cada ano do curso da Escola Normal. O artigo refere-se ao primeiro livro da coleção. Na primeira parte desse livro, encontram-se dez lições que abordam os temas da Pedagogia e seus métodos, da organização da escola e definições da educação, além de lições variadas sobre História Antiga, Medieval e Moderna e o pensamento educacional predominante em cada uma delas. O livro para o segundo ano, também organizado em dez lições, enfatiza os métodos de ensino, as didáticas e os aspectos da educação física (saúde), moral e intelectual. Para o terceiro ano de curso, Vellozo escreve lições sobre ciências, geografia, história, desenho, música e uma lição especial sobre os jardins de infância. O Compêndio obedece não só à lógica científica que deveria presidir as práticas escolares daquele período histórico, mas também traduz a cultura vivida na Escola Normal, além de mostrar as influências socioeconômicas, políticas e culturais brasileiras e paranaenses.<hr/>The work has a result the study on the Compendium of Pedagogy (1907) by Dario Vellozo (1869-1937), teacher of Ginasio Paranaense and Escola Normal de Curitiba. The Compendium of Pedagogy by Vellozo was published in 1907 and republished in 1975. It was organized in three parts, one for every year of Teachers’ School. The article refers to the first book of the collection. In the first part of that book, there are ten lessons which covers the Pedagogy subject and their methods, organization of school and definitions of educations, as well as several lessons about Ancient, Medieval and Modern History and the prevailing educational thought in each one of them. The book for the second year, which was also organized in ten lesson, emphasizes the teaching methods, didactics, and physical education (health), moral, intellectual aspects. For the third year of course, Vellozo writes lessons about science, geography, history, drawing, music and a special lesson about kindergartens. The Compendium follows the scientific logics that should guide the school practices in that historical period, but also reflects the current culture in Teachers’ School, as well as it shows the social-economic, political and cultural influences in Brazil and in Parana. <![CDATA[Desprivatização da educação, ‘revolução participativa da educação’ e socialismo do século XXI na Nicarágua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo investiga aspectos do processo Revolução Participativa da Educação na Nicarágua, centrando-se na sua relação com o modelo de desenvolvimento nacional de Poder Cidadão e com a construção do socialismo do século XXI na América Latina e Caribe através da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Acordo de Comércio dos Povos (ALBA-TCP). Com base na noção de “democracia revolucionária”, a qual define os fundamentos da visão de socialismo do século XXI, desenvolve-se o argumento de que o Poder Cidadão, tal como promovido pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) desde o seu regresso ao governo em Janeiro de 2007, significa uma transformação estrutural do neoliberalismo para o socialismo do século XXI. Em lugar de uma análise exaustiva das políticas educativas da FSLN, dá-se particular atenção à desprivatização da educação e à sua restauração como um direito humano e uma responsabilidade do Estado. Examinam-se dois elementos da Revolução Participativa da Educação que têm uma relevância direta para a construção da democracia socialista/revolucionária: a Campanha Nacional de Alfabetização De Martí a Fidel e a Grande Consulta Nacional sobre a Reforma Curricular do Ensino Básico e Médio de 2007/2008.<hr/>This article investigates aspects of Nicaragua’s ‘participative education revolution’ in relation to the ‘Citizen Power’ national development model and the construction of ‘21st century socialism’ in Latin America and the Caribbean through the Bolivarian Alliance for the Peoples of Our America - Peoples’ Trade Agreement (ALBA-TCP). Centred around the notion of ‘revolutionary democracy’, which is the definitional foundation of the envisioned 21st century socialism, I argue that Citizen Power as promoted by the Sandinista National Liberation Front (FSLN) since returning to government in January 2007 means the structural transformation from neoliberalism to socialism. The article, however, does not provide a comprehensive analysis of the FSLN education policies. Rather, I draw attention to the deprivatisation of education and it s reinstitution as a human right and state responsibility, whilst exploring two elements of the participative education revolution of direct relevance to the construction of 21st century socialism: the National Literacy Campaign ‘From Martí to Fidel’ and the Great National Consultation for the Reform of the Basic and Medium Education Curriculum of 2007/2008. <![CDATA[A educação em tempos de neoliberalismo: dilemas e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute os reflexos da crise do capitalismo e do processo de reestruturação produtiva em um período histórico marcado pela hegemonia das políticas neoliberais no âmbito da educação escolar. Neste cenário, a ofensiva do capital apresenta alternativas paliativas para a exclusão social com a difusão da ideologia do voluntariado e do Terceiro Setor, além de propostas vinculadas ao pós-modernismo, que, na prática, esvaziam a função social da educação e reforçam ao mesmo tempo a mercantilização do processo escolar. No caso brasileiro, tal projeto confirma uma das características de nossa cultura política: o moderno se constitui por meio do ‘arcaico’, recriando nossa herança histórica ao atualizar aspectos persistentes e, ao mesmo tempo, transformando-os no contexto da globalização. Por fim, apontamos para a necessidade urgente de proposição de novas estratégias de luta, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.<hr/>This paper discusses the effects of the crisis of capitalism and the productive restructuring process in a historical period marked by the hegemony of neoliberal policies in the context of school education. In this scenario, the offensive of capital presents palliative alternatives to social exclusion with the spread of the ideology of volunteering and the Third Sector, and proposals related to postmodernism, which in practice, at the same time deplete the social function of education and reinforce the commodification of the schooling process. In Brazil, this project confirms a characteristic of our political culture: the modern is constituted through the ‘archaic’, recreating our historical heritage while updating persistent features and, at the same time, transforming them in the context of globalization. Finally, we point to the urgent need to propose new struggle strategies, aiming at the creation of an emancipated society, where it will be possible to have a comprehensive education, according to the Marxian conception. <![CDATA[O plano de ações articuladas em municípios sul-mato-grossenses e suas implicações para a gestão democrática da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012012000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as implicações do Plano de Ações Articuladas (PAR), integrante do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para a gestão democrática da educação básica, no contexto da política educacional brasileira, no período concernente ao segundo mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010). Para tanto, apresentam-se resultados de pesquisa, por meio do exame de fontes documentais, focalizando as ações definidas por municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, na Dimensão Gestão Educacional do PAR. Considera-se que essas ações, em consonância com as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, indicam os limites e possibilidades de construção da gestão democrática da educação básica, dependendo da implementação pelos municípios, no exercício de sua autonomia em âmbito local.<hr/>The paper analyzes the implications of the Articulated Action Plan (PAR), a component of the Education Development Plan (PDE), to the democratic management of basic education, within the context of the educational policy, during President Luiz Inácio Lula da Silva’s second government term (2007-2010). It presents research findings through the examination of documentary sources, focusing on the actions defined by the municipalities in the state of Mato Grosso do Sul, within PAR’s Educational Management Dimension. These actions, in alignment with the guidelines of the plan called All for Education, indicate the limits and possibilities of building a democratic management of basic education, depending on the implementation by the municipalities, as they exercise their autonomy.