Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120130001&lang=pt vol. 35 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Orígenes de Alejandría y el paradigma de la espiritualidad del desierto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo se denominará ‘espiritualidad del desierto’, a la experiencia que insta a los seres humanos a abandonar la seguridad y la comodidad del mundo conocido, para seguir la voz interior que los lleva al encuentro con lo divino. Esta decisión implica peligros e incertidumbres muy grandes, ya que en el desierto sólo hay silencio y soledad y nada asegura el éxito al buscador de Dios. Sin embargo el paso por el desierto, le ofrece a quien es capaz de arriesgarse los dones más preciados a los que puede aspirar un ser humano: la libertad y la paz. En este sentido y a modo de ensayo provisional de una ‘fenomenología mística del desierto’, el objetivo principal estará dirigido a profundizar en las reflexiones teológicas y místicas que sobre el desierto ha realizado un autor como Orígenes de Alejandría. La elección se ha fundamentado en la inmensa influencia que este gran teólogo ha tenido en toda la historia de la mística occidental. El análisis acerca de la significación del desierto en la teología de Orígenes, se realizará en sus bellas homilías sobre el Éxodo. Se mostrará cómo esta línea teológica tiene total vigencia para el mundo contemporáneo.<hr/>In this article, we shall call ‘spirituality of the desert’ the experience that urges the human being to leave the safety and comfort of the known world in order to follow the inner voice that leads them to the encounter with the divine. This decision involves very great risks and uncertainties, because in the desert there is only silence and solitude and nothing guarantees success in the search of God. However, going through the desert offers, to those who take the risk, the most precious gifts that a human being can aspire: freedom and peace. In this regard and as a provisional essay of a ‘mystic phenomenology of the desert’, the main objective will be aimed at deepening the theological and mystical reflections on the desert done by an author such as Origen of Alexandria. The choice has been based on the immense influence this great theologian has had in the history of Western mysticism. The analysis of the significance of the desert in the theology of Origen, was held in his beautiful homilies on Exodus. This article will show how this theological line has full validity for the contemporary world. <![CDATA[A educação em São Boaventura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Cada época teve seu próprio modelo, ou melhor, seus próprios modelos de educação. Embora possamos dizer que a civilização ocidental, de um modo ou de outro, é toda ela devedora a uma visão cristã do mundo, contudo, é preciso levar em consideração o modo como essa influência atuou na sociedade. Ora, os medievais quase não escreveram tratados específicos sobre o tema; não houve entre eles nenhum Piaget. Sendo eles teólogos e vivendo num mundo envolto pela placenta cultural da fé, preocuparam-se com o que deveria ser ensinado e como deveria ser ensinado. Já Santo Agostinho (2005), no De catechizandis rudibus (De como catequizar os simples) tratava tanto dos problemas de linguagem e de comunicação, como do conteúdo a ser ensinado. No presente texto, atenho-me aos ensinamentos de São Boaventura. Na qualidade de Ministro Geral da Ordem franciscana, redigiu diversos tratados sobre o tema. Atenho-me, sobretudo, à Regula novitiorum (Regra de vida dos noviços), à De perfectione vitae ad sorores (Sobre a perfeição da vida), complementando eventualmente com a Epistola continens viginti quinque momorialia (Carta contendo vinte e cinco temas a serem lembrados).<hr/>Each time has its model, or rather, its models of education. While we can say that Western civilization, in one way or another, is liable to an entire Christian worldview, however, one must take into consideration how this influence played in society. Now, the medieval men hardly wrote treatises on the specific topic; between them there was no Piaget. Being theologians and living in a world surrounded by cultural placenta of faith, they were concerned with what should be taught and how it should be taught. Already St. Augustine, in De Catechizandis rudibus (On how to catechize the simple),wrote about both the problems of language and communication, as well as the content to be taught. In this text, I will stick with the teachings of St. Bonaventure. As the Minister General of the Franciscan Order, he wrote several treatises on the subject. I stick especially with Regula novitiorum (Rule of life for novices), De perfectione vitae ad sorores (The Perfections of the Life) supplementing occasionally with the Epistle continens viginti quinque momorialia (letter containing twenty-five topics to be remembered). <![CDATA[Thomas Aquinas and social virtues of piety and respect: an outlook of the history of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study will analyze the relationship between education and politics at the University of Paris in the thirteenth century. The source for this study is based on two questions of the Summa Theologiae (II - II), written by Thomas Aquinas. They relate to the Question 101 on the Mercy, and Question 102, on Respect. When dealing with piety and respect, Master Thomas teaches his students the importance of tolerance and respect among men, so that life could elapse in the collective space. Given this urban environment, Thomas showed that the life in the city and in the university became complex, requiring people to have new concepts about social interaction, especially in relation to the ruler. Men, therefore, needed to learn the art of living together and the art of politics to meet new social laws. Reflecting on the writings of Master Thomas, we learn, through historical memory, how the theorists of earlier times were able to combine, in their writings and teachings, the knowledge to be taught as well as the guiding principles of politics as important for social relationship, regardless of historical time.<hr/>Analisaremos, nesse artigo, a relação entre o ensino e a política na Universidade de Paris, no século XIII. As fontes para este estudo são duas questões da Summa Theologiae (II - II), de Tomás de Aquino. São as Questões 101, sobre a Piedade, e 102, sobre o Respeito. Ao tratar da piedade e do respeito, Mestre Tomás destaca aos seus alunos a importância da tolerância e do respeito entre os homens, de modo que esses pudessem viver em um espaço coletivo. O Aquinate mostrou aos homens que a vida na cidade e na universidade tornara-se complexa, exigindo que as pessoas tivessem novos conceitos sobre a interação social, especialmente em relação ao governante. Os homens, por isso, precisavam aprender a arte de viver juntos e a arte da política de cumprir as novas leis sociais. Refletindo sobre os escritos do mestre Tomas, aprendemos, por meio da memória histórica, como os teóricos de outros tempos foram capazes de combinar em seus escritos e ensinamentos o conhecimento a ser ensinado com os princípios orientadores da política, aspecto importante para o relacionamento social, independentemente do tempo histórico. <![CDATA[A importância de Scotus na concepção de história de Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é abordar a noção de história em Arendt, a partir da importância que dispensa ao pensamento de Duns Scotus, particularmente no que concerne à primazia da vontade. Para a autora, Scotus foi um dos pensadores medievais a ressaltar o papel da vontade como potência livre, frente à potência intelectual, presa à atividade natural. A liberdade de começar um ato caracteriza um mundo regido pela contingência. Ora, para Arendt, essa liberdade condiz com a sua ideia de política autêntica e que funda o espaço público, definido pela palavra e pela ação dos indivíduos. A história, que tem lugar a partir da atividade política, recebeu diversos tratamentos, desde a Antiguidade grega à concepção moderna de processo. Uniu-se a concepções idealistas, estabelecendo modos universais de definir o futuro. No entanto, se a liberdade deve caracterizar a vita activa, a história deve buscar os significados dos fatos ao perscrutar seus aspectos singulares, que se reduziram ao contínuo da explicação universal da história oficial. Trata-se, pois, de abordar a história da perspectiva da narrativa singular, a partir dos espectadores, daqueles que fundam o espaço público. Daí, a importância das noções bipolares, como natureza e liberdade, necessidade e contingência, vontade e intelecto, conforme Scotus.<hr/>The objective of this study is to discuss the notion of history in Arendt, from the importance that needs the thought of Duns Scotus, particularly with regard to the primacy of the will. For the author, Scotus was a medieval thinkers to emphasize the role of free will as power in the face of intellect attached to the natural activity. The freedom to get an act featuring a world ruled by contingency. Now, for Arendt, that freedom is consistent with your idea of authentic political, and base a public space, defined by word and action of individuals. The history, which takes place from political activity, received various treatments, from Greek antiquity to the modern conception of process. It joined the idealistic conceptions, establishing universal ways of defining the future. However, if freedom is to characterize the vita activa, the history must seek the meaning of the facts to scrutinize their singular aspects, which fell to the continuo of universal explanation of the official history. It is, therefore, to approach the history from the perspective of singular narrative, from the spectators, those who founded the public space. Hence the importance of bipolar concepts such as nature and freedom, necessity and contingency, will and intellect, as Scotus. <![CDATA[Abordagens sobre o estudo da inserção da gymnastica no ensino secundário do Brasil no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo discutir os pressupostos teóricos e metodológicos da produção acadêmica sobre a História da Educação brasileira do Segundo Reinado, com foco na pesquisa da implantação da Gymnastica no Ensino Secundário. Para tanto, considera-se a base material sobre a qual a sociedade brasileira se constitui como nação e as relações sociais, políticas e ideológicas a partir das quais se desenvolvem as propostas educacionais e que se esteiam nos condicionantes da forma como a Gymnastica foi instituída na educação Imperial. Na produção acadêmica mapeada, observam-se poucos estudos que abordam essa temática sob uma proposta metodológica com base na teoria crítica da totalidade. A maioria dos trabalhos fundamenta-se na nova história. Concluímos reafirmando a pertinência da epistemologia histórico-crítica marxista e dialética para buscar o aprofundamento do conhecimento da realidade do homem e de sua produção histórica, entendido como um caminho em construção.<hr/>The article aims to discuss the methodological and theoretical assumptions of the academic production that focuses on the History of Education in Brazil under Pedro II's rule, with focus on the implementation of Gymnastics in Secondary Education. The paper considers the material base on which Brazilian society is constituted as a nation, as well as the social, political and ideological relations from which the educational proposals are developed, and which lie on the situation in which Gymnastics was established in Imperial education. In the academic production mapped, there are few studies that address the subject under a methodological approach based on the critical theory of totality. Most of the work is based on the new history. We conclude by reaffirming the relevance of the Marxist dialectical historicalcritical epistemology in order to deep the knowledge about man’s reality and their historical production, understood as a path under construction. <![CDATA[Igreja, política e educação no Brasil republicano: a criação do colégio D. Bosco, de Cachoeira do Campo, Minas Gerais (1893-1897)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No final do século XIX, a igreja católica encontrava-se ameaçada dos dois lados do Atlântico. Na Europa, por conta da afirmação dos Estados nacionais, vê minguar seu espaço de influência, que será afetado num setor que tradicionalmente dependera de sua atuação: a educação. No Brasil, o advento da República consolidará na separação da Igreja e do Estado e na exclusão do ensino religioso das escolas públicas. A reação antiliberal (ultramontana) da Igreja contará no Brasil com o auxílio de congregações religiosas para ação evangélica e educacional, sendo analisada aqui iniciativa dos Salesianos na edificação de uma escola profissionalizante em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto-MG. Destacam-se as intensas relações de caráter político entre religiosos e poderes públicos no âmbito regional e local. Em 1893, os Salesianos recebem do Estado terreno e significativa dotação para iniciar as obras do colégio, seguida de outras dotações, que permitem sua inauguração em 1896. De Ouro Preto, os padres contaram com o Fundo das Crianças Pobres para aplicação no colégio, comprometendo-se a abrigar órfãos do município, escolhidos pela Câmara. Desta forma, o Colégio D. Bosco cumpre várias funções, doutrinárias, profissionalizantes e educacionais, atendendo tanto interesses da igreja quanto do Estado mineiro.<hr/>At the end of 19th century the Roman Catholic Church found itself menaced on the two sides of Atlantic Ocean. In Europe, because of affirmation of National States, it sees to diminish its influence space, which will be affected in a sector that traditionally had depended on its actuation: education. In Brazil, the advent of the Republic will consolidate the separation between Church and State and also the exclusion of religious teaching of the public schools. The anti-liberal reaction (ultramontane) of the Church in Brazil will rely on the aid of religious congregation to evangelical and educational action, being here analyzed the initiative of Salesians about building a professionalizing school in Cachoeira do Campo, district of Ouro Preto-MG. It is sublimated the intense relations of political character among religious men and public power in regional and local ambit. In 1893 the Salesians received from State terrain and meaningful donation in order to start the high school works, followed by others donations, allowing its inauguration in 1896. From Ouro Preto, the priests relied on the poor children fund to application into high school, assuming to look after orphans of municipal, chosen by Chamber. This way, Dom Bosco High School accomplishes several functions: doctrinal, professionalizing and educational; attending so much interests of the Church such as of the Minas Gerais State ones. <![CDATA[‘O nosso progresso caminha pelos pés das nossas crianças sadias e instruídas!’: representações sobre infância, educação e sociedade em Guarapuava (1930-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisará as representações sobre a infância e a educação em Guarapuava-PR no período de 1930 a 1960. Baseados em jornais publicados na cidade durante o período, dividimos as reflexões em duas partes: 1) na primeira parte, estudamos as questões que foram levantadas em torno da criança e que tocavam a vida cotidiana das famílias; 2) depois, investigamos as representações diretamente ligadas à educação escolar que essa atenção à criança proporcionou às diferentes maneiras com que os redatores/leitores dos jornais analisavam seu próprio contexto educacional. Como conclusão, pudemos enxergar a relevância da infância no modo como as transformações sociais da cidade foram entendidas por homens e mulheres que pensavam os limites e as possibilidades da educação então existente.<hr/>This paper aims at analyzing the representations on childhood and education in Guarapuava-PR in the period 1930 to 1960. Based on newspapers published in the city during the period, we divided the text in two parts: 1) firstly, we studied the issues that were raised around the child and which touched the daily lives of families, 2) then, we investigated the representations directly related to school education that the child care provided to the different ways in which writers / readers of newspapers analyzed their own educational context. In conclusion, we could see the relevance of childhood in the way social transformations of the city were understood by men and women who thought the limits and possibilities of education then existing. <![CDATA[A censura musical e seu potencial educativo na ditadura portuguesa das décadas de 60 e 70]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma investigação sobre a censura estatal às canções e aos espetáculos musicais durante as duas últimas décadas da ditadura portuguesa. Tal pesquisa foi realizada a partir da consulta e da análise do material do Arquivo da PIDE/DGS (Polícia Internacional de Defesa do Estado/Direcção-Geral de Segurança), e junto aos inéditos processos censórios obtidos no arquivo do Secretariado Nacional de Informação (SNI), ambos sediados na Torre do Tombo, em Lisboa. A análise desta documentação censória revelou os principais temas interditos, em particular a partir dos preceitos legais a que estavam submetidas estas canções e das justificativas empregadas pelos censores. Por sua vez, a opção por se abordar a canção neste texto também se justifica por sua forte inserção social através dos meios de comunicação e da indústria fonográfica e editorial. Esta manifestação artística certamente contribuiu na formação cultural dos ouvintes, inclusive em sua faceta de agente educativa. Nesse sentido, num período em que grassava o analfabetismo e a baixa escolaridade em Portugal, a canção podia ser um forte instrumento de formação cultural e de conteúdo informativo, daí seu controle pelo Estado.<hr/>This article presents an investigation on the state censorship to the songs and musicals during the two last decades of Portuguese dictatorship. The research was carried out through the review and analysis of material from the archives of PIDE/DGS (Polícia Internacional de Defesa do Estado/ Direcção-Geral de Segurança - International Police of State Defense / General Directorate of Security), as well as from the unpublished censorial processes collected in the archives of the Secretariado Nacional de Informação (SNI) (National Information Office), both based in the Torre do Tombo, in Lisbon. The analyses of these documents revealed which were the main banned topics, particularly with basis on the legal principles to which these songs were submitted, as well as on the justifications used by censors. The option for addressing songs in this text is also justified by its vigorous social insertion through the media and the phonographic and publishing industries. This art form has certainly contributed to the cultural background of listeners, including its characteristic of being an educational agent. In this sense, in a period that illiteracy and low educational level predominated in Portugal, songs could be powerful instruments of cultural education and could have informative content, justifying their control by the State. <![CDATA[A pesquisa sobre o idoso no Brasil: diferentes abordagens sobre educação nas teses e dissertações (de 2000 a 2009)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de envelhecimento e a velhice são revestidos de preconceitos e de estigmas negativos. Apesar do crescimento e envelhecimento demográfico, o Brasil ainda não equacionou satisfatoriamente o preceito legal acerca da educação para o idoso. Este artigo objetiva refletir sobre as políticas públicas e a educação para o idoso e apresentar um levantamento das temáticas abordadas nas teses e dissertações sobre o idoso, realizadas entre 2000 e 2009, nos Cursos reconhecidos e recomendados pela Capes, traçando assim o estado do conhecimento dessa temática. O referencial teórico baseia-se em uma revisão sistemática e nas ideias de autores que investigam o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e, para coleta de dados, utilizaram-se os meios online: Domínio Público, Portal da Capes, Programas de Pós- Graduação em Educação e bibliotecas de teses e dissertações das Instituições de Ensino Superior. Aponta-se um crescimento significativo nas investigações, em termos quantitativos, embora ainda apresente algumas lacunas em aspectos específicos, em especial, a educação do idoso.<hr/>The process of aging and old age are coated with prejudices and negative stigmas. Although the growth and aging population, Brazil has still not equated satisfactorily on the legal education for the elderly. This article reflects on public policy and education for the elderly, presenting a survey of the issues addressed in the theses and dissertations about the elderly, conducted between 2000 to 2009, in the courses recognized and recommended by CAPES, thus tracing the state of knowledge of this subject . The theoretical framework is based on a systematic review and the ideas of authors who researched on. We conducted a literature search and data collection we used the online media: Public Domain, Portal Capes, Graduate Programs in Education and libraries of theses and dissertations of Higher Education Institutions. Points to significant growth in research in quantitative terms, but still some gaps in specific aspects, in particular, education of the elderly. <![CDATA[La enseñanza universitaria laica y gratuita versus la enseñanza particular y católica: un debate de ayer y de hoy en Chile]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante el siglo XIX, con la consolidación de la república en Chile, se produjo um enfrentamiento de ideas entre los grupos laicistas, representantes del denominado estado docente y los grupos católicos, defensores de la libertad de enseñanza. Como consecuencia de las ideas de ambos grupos surgieron las dos más importantes universidades existentes hoy en el país: La Universidad de Chile y la Pontificia Universidad Católica de Chile. En este artículo se exponen el origen de ambas instituciones.<hr/>During the XIX century along the consolidation of the Chilean Republic, there existed a clash of ideas between seculars and who represented the teaching state and catholic groups, who defended the liberty of teaching. As a result of the ideas of these two groups there were born the two most important universities in the country. The ‘Universidad de Chile’ and the ‘Pontificia Universidad Católica de Chile’. In this paper there are exposed the origin of both universities. <![CDATA[Solidão como processo de educação e de apropriação de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Encontramos o ser humano, normalmente, absorvido pelo poder da massa, do impessoal, em fuga de si mesmo. Segundo o diagnóstico de Martin Heidegger, ele oculta de si sua finitude, sua temporalidade através de uma constante ocupação favorecida pelo falatório, pela curiosidade e pela ambiguidade. Um retorno a si mesmo pressupõe a coragem de assumir a solidão radical, a condição finita e insuperável que caracteriza a existência humana. A capacidade de solidão cria as condições para que cada um assuma a própria vida como projeto, com responsabilidade. Sugerimos que a educação deva tornar-se elemento que contribua para que cada um tenha condições de singularizar-se e de libertar-se dos imperativos massificadores da lógica do mercado.<hr/>We find the human being normally absorbed by the power of mass, impersonal, fugitive from himself. According Heidegger’s diagnostic, he hides himself from finitude, temporality, through a constant engagement favored by falatory, curiosity and ambiguity. A return to itself requires the courage to the radical loneliness, the insurmountable finiteness that characterizes human existence. The capacity of loneliness creates the conditions for each one to take his own life as a project, with responsibility. We suggest that education should become a factor which helps to ensure everyone to be unable to singularize himself and be free from the massified imperatives of market logic. <![CDATA[Formação de professores da educação básica no Brasil - curso de pedagogia - licenciatura, em instituições da Região Sudeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo em questão apresenta resultados do projeto de pesquisa ‘O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura’ vinculado ao grupo de pesquisa em Gestão e Políticas Públicas da Faculdade de Educação da PUC-SP e desenvolvido de agosto de 2010 a julho de 2011 em três instituições. Com o objetivo de investigar, em instituições de educação superior, os projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia, construídos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso, consubstanciadas na Resolução n. 1/2006, na sua intencionalidade e prática, buscamos identificar qual o significado de ser pedagogo para os alunos. Adotou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das três instituições, entrevistas e questionários com alunos, professores, coordenadores e gestores. Os resultados apontam que o perfil do pedagogo, na Região Sudeste, é focado na docência, prioritariamente na Educação Infantil e que a formação do gestor não ocorre. Eles apontam também a necessidade de um maior envolvimento com o curso dos professores das disciplinas de metodologias de ensino, oriundos de outras faculdades/departamentos.<hr/>This article brings to light the results of the research project ‘The meaning of becoming a pedagogue according to students in the course of Pedagogy (licentiateship)’ developed by a group of research in Public Policies and Management at the Education Faculty (PUC-USP) in three institutions of high education from August 2010 to July 2011. The researchers probed into the pedagogic projects inspired by the Curricular Directives for Pedagogy Courses as these took shape in Resolution 1/2006 - both in intention and practice - and strove to pinpoint the real meaning of being a pedagogue in the student’s view. The methodology applied was the qualitative approach based on research of documental legislation and pedagogic projects of the three institutions, besides interviews and questionnaires to students, teachers, coordinators, and managers. Results outline that the pedagogue profile in Southeast Brazil focuses primarily on child education and that the formation of managers is virtually ignored. Similarly, it is clear to see the urge for a deeper involvement with teachers and subjects related to teaching methodologies from other colleges or departments. <![CDATA[Integration of face-to-face and virtual classes improves test scores in Biology undergraduate courses on days with flooding in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ubiquitous Education, omnipresent education, has established with the using of virtual learning objects, and integrating with the face-to-face classroom brought satisfactory results in the knowledge construction. In parallel, one of the recurring problems of cities is the traffic immobility and consequently the student's arrival to the University. In days of flooding, the student takes longer to get to university or sometimes cannot reach. This work has the hypothesis that the integration of face-to-face classes with virtual classes would be the option for the days of traffic immobility in cities. The objectives of this work were: i) to analyse the types of transport used by students from their homes to go to university, ii) to analyse how long students spent commuting from their homes to university, and iii) compare the results of student evaluations of biology courses that have lessons integrated between virtual and face-to-face classes with students who only have face-to-face classes. Six metropolitan areas of Brazil were evaluated for two semesters, one with flooding days and another without. The results indicated that students who had a virtual support of the discipline, mainly on flooding days, had higher grades and success in knowledge construction.<hr/>A educação ubíqua, educação onipresente, se estabeleceu com a utilização de objetos de aprendizagem virtual, e integrando com as aulas presenciais trouxe satisfatórios resultados na construção do conhecimento. Em paralelo, um dos problemas recorrentes das metrópoles é a imobilidade do trânsito e consequentemente da chegada do aluno à Universidade. Em dias de inundações, o aluno demora mais para chegar à universidade ou às vezes não consegue chegar. A partir daí, foi hipotetizado que com a integração de aulas virtuais com presenciais seria a opção para os dias de imobilidade do trânsito nas metrópoles. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar os tipos de transporte utilizados pelos alunos para irem de suas casas à universidade; ii) analisar por quanto tempo os estudantes gastaram de suas casas à universidade; iii) comparar os resultados das avaliações dos alunos dos cursos de Biologia, que têm aulas presenciais integradas com virtuais com alunos que só têm aulas presenciais. Seis regiões metropolitanas do Brasil foram avaliadas durante dois semestres, um com dias com inundação e outro sem. Os resultados indicaram que os alunos que tiveram um suporte virtual da disciplina nos principais dias de inundação tiveram maiores notas e sucesso na construção do conhecimento. <![CDATA[Matemáticas ou diferentes usos da matemática? Reflexões a partir da filosofia de Wittgenstein]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nosso objetivo no presente trabalho é propor uma interpretação diferente da que comumente vem sendo dada sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’, a saber, de que haveria diferentes matemáticas: a matemática do dia a dia, a matemática escolar, a matemática acadêmica etc. Tal afirmação muitas vezes é feita pelas reflexões da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein. Assim, pretendemos desenvolver este trabalho da seguinte forma: discutiremos em linhas gerais algumas questões presentes na primeira fase do pensamento de Wittgenstein que atuam como pano de fundo e ajudam a compreender a discussão que se seguirá; explicitaremos como está fundamentada a afirmação da existência de várias matemáticas, segundo nossa compreensão, e, discutindo alguns conceitos de Wittgenstein, com especial atenção para o conceito de semelhanças de família, proporemos nossa interpretação sobre o tema ‘matemática ou matemáticas’.<hr/>Our goal in this paper is to propose an interpretation different from that which usually has been given on the subject ‘mathematics or simultaneous mathematics’, namely, that there would be different mathematics: the mathematics of the day-to-day, school mathematics, academic mathematics etc. This assertion is often made from reflections of the mature philosophy of Ludwig Wittgenstein. Thus, we intend to develop this work as follow: we will discuss some general issues in the first phase of Wittgenstein's thought. These issues help to understand the discussion that will follow; we will explain how is based the asserting of the existence of several mathematics, according to our understanding, and discussing concepts of Wittgenstein - with special attention to the concept of family resemblances - we propose our interpretation on the theme ‘mathematics or simultaneous mathematics’. <![CDATA[Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a importância da inclusão da literatura de cordel como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa análise tem como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, diretrizes organizadas pelo governo federal para orientar a ação pedagógica nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva, mostramos como a inclusão do cordel em sala de aula possibilita ao professor trabalhar novas habilidades e novos saberes junto aos alunos, incluindo a superação de preconceitos de ordem linguística e cultural.<hr/>This paper analyzes the importance of including string literature as an auxiliary tool in the teaching-learning process. This analysis has reference to the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters) - PCN, a guidelines organized by the federal government to guide the pedagogical action in elementary and high Brazilian schools. From this perspective, we show how the inclusion of the string literature in classrooms allows the teacher to work on new skills and new knowledge close to the students, including the overcoming of linguistic and cultural prejudices.