Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120130002&lang=pt vol. 35 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Objectivos para uma universidade que contribuía o desenvolvimento de todos os povos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente trabajo responde a una exigencia que nos viene impuesta por el rápido ritmo evolutivo a que las sociedades del siglo XXI se ven sometidas, y por su incidencia en las instituciones universitarias. Ello nos obliga a cuestionarnos el ser de la Universidad desde una perspectiva sociohistórico- filosófica, así como las demandas que el mundo del siglo XXI plantea a la institución universitaria. Apoyándonos en documentos diversos (entre ellos la Carta Magna de las Universidades Europeas, y la Declaración de Salamanca -firmada por los rectores de las universidades más antiguas de Iberoamérica-), y superando las diferencias entre universidades oficiales y universidades privadas (como situación a tener en cuenta a la hora de buscar objetivos comunes cuando se trata de contribuir al desarrollo de todos los pueblos), proponemos y justificamos una serie de principios (que se presentan como objetivos), y que consideramos fundamentales para lograr el desarrollo de todos los pueblos. Como conclusión, ofrecemos una síntesis de los objetivos propuestos.<hr/>Current assay is motivated by the fast evolution that society has been undergoing during the 20th and 21st centuries and its effects on universities. The being of the university is analyzed from a social, historical and philosophic point of view, coupled to the demands that the 21st century make on higher institutions. Foregrounded on several documents (among which may be mentioned ‘The Magna Carta of European Universities’ and the ‘Salamanca Declaration’, signed by the Rectors of the oldest universities in Spain and South America) and disregarding the differences between public and private universities (common aims should be sought when the aim is the development of peoples), certain principles (given as objectives in the text) are proposed and justified as basic for the satisfactory development of all peoples. A summary of the main aims proposed are provided as a conclusion. <![CDATA[Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que aqui apresentamos pretende ser uma partilha, para que tenha maior conhecimento sobre a situação das bibliotecas escolares no Brasil, mais especificamente em Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, e em Portugal. A descrição da situação das bibliotecas escolares, quer em Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, quer em Portugal, revela-nos que, embora com contornos diferentes, há um longo caminho ainda a percorrer até os estabelecimentos de ensino e a comunidade educativa encararem esse segmento como o centro nevrálgico da escola.<hr/>Current essay intends to be a sharing for a greater knowledge about the situation of school libraries in Brazil, more specifically in Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul and in Portugal. The description of the situation of school libraries in Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul and in Portugal reveals that, although with different settings, there is still a long way to go before schools and the educational community envisage this segment as the nerve center of the school. <![CDATA[O compêndio História do Brasil- curso superior de João Ribeiro: análise sob a perspectiva da organização do trabalho didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa importante instrumento didático produzido na Primeira República: História do Brasil - (curso superior) (1900), de João Ribeiro, catedrático do Colégio Pedro II. Pretende apreender as funções assumidas por esse compêndio na relação educativa e as características dos conteúdos didáticos que veicula. Para tanto, elege a temática Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Os estudiosos de João Ribeiro o reconhecem pela originalidade de suas teses e por ter renovado os estudos historiográficos e a didática. Mesmo sendo inovadora a sua concepção de história é necessário questionar a validade desse juízo no que se refere à didática. Constata-se que o compêndio em referência, por exemplo, não superou os anteriores quanto à objetivação e à simplificação do trabalho didático.<hr/>Current paper analyzes an important teaching instrument, at university level, produced during the First Brazilian Republic, called History of Brazil (1900) by João Ribeiro, a professor at the Pedro II College. The functions undertaken by the compendium within educational relationships and through the characteristics of its didactic contents are discussed. The Triple Alliance War (1864-1870) theme is chosen as an example. Scholars on João Ribeiro and his works acknowledge the originality of his theses and the renewal he brought about in Historiographical studies and in Didactics. Although his concepts on history are innovatory, the validity of his ideas on Didactic should be questioned. Results show the compendium failed to surpass the previous ones with regard to objectification and simplification of the teaching task. <![CDATA[Revisitando a história do ensino de sociologia na educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho visa repensar o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar, não apenas reconstituindo o seu percurso, marcado por ausências e presenças no currículo da escola, como também refletindo sobre as razões de sua intermitência, apontando para outros argumentos ainda não desenvolvidos por pesquisadores deste campo de investigação. Buscamos desenvolver este trabalho em duas partes: a) na primeira analisamos a presença da Sociologia nos currículos escolares da primeira metade do século XX, investigando seu processo de introdução e de retirada da escola; b) na segunda, focamos nossa reflexão em torno do processo paulatino de reintrodução desta ciência na Educação Básica, analisando os sentidos que são atribuídos a mesma, bem como os avanços e impasses institucionais que tem marcado esse processo.<hr/>Current paper rethinks the history of Sociology as a school discipline, by reconstituting its trajectory marked by absences and presences in the school curriculum, and by reflecting on the reasons for its intermittence, with other arguments as yet not developed by researchers in this field. Research has been developed in two parts: a) the first part analyzed the presence of Sociology in the curriculum of the first half of the twentieth century, investigating the process of its introduction and withdrawal; b) the second part focuses on the process of its gradual reintroduction in basic education through an analysis of the meanings attributed to it and to institutional progress and impasses that marked its advance. <![CDATA[A influência dos desenhos animados nas atitudes frente à ciência e a ser cientista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A televisão é um poderoso veículo de comunicação e alguns desenhos animados dirigidos a crianças e adolescentes apresentam temas ‘científicos’. Adolescentes e pré-adolescentes dedicam muitas horas em frente à TV assistindo desenhos animados que retratam, de modo caricato, cientistas em atividade. Investigamos aqui de que modo repercutem nos adolescentes as concepções de Ciência veiculadas pelo desenho animado ‘Jimmy Nêutron’. Selecionamos um grupo de 31 adolescentes da nona série do Ensino Fundamental para assistir a três episódios de ‘Jimmy Nêutron’. Após as sessões, eles responderam a um questionário e foram entrevistados sobre suas percepções da Ciência e dos cientistas. Os depoimentos dos alunos foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que boa parte deles tem uma visão ingênua de Ciência e rejeitam a ideia de ser cientista, supondo que estes têm uma vida solitária e desinteressante, ocupando-se tão somente de inventar coisas.<hr/>Television is a powerful vehicle of mass communication and several cartoons, specifically made for children and adolescents, have ‘scientific’ themes. Preteens and teens devote many hours in front of TV, attracted by cartoons, some of which portray, in a caricature manner, scientists at work. Current paper investigates the effect the concepts of science transmitted by the cartoon ‘Jimmy Neutron’ have on adolescents. A group of 31 adolescents of the 9th grade of the junior school were invited to watch three episodes of the ‘Jimmy Neutron’ cartoon. After the sessions, they answered a questionnaire and were interviewed on their perceptions of Science and scientists. Their answers were analyzed by Discourse Textual Analysis. Results show that they most have misconceptions on Science and on scientists and they presume that scientists have a very solitary and uninterested life solely dedicated in investing new devises. <![CDATA[Políticas de educação especial em Portugal: uma análise a partir de um quadro de referência europeu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação especial em Portugal, à semelhança de outros países europeus, tem sofrido avanços e recuos. Ancorada, desde a Lei de Bases do Sistema Educativo Português (PORTUGAL, 1986) á princípios precursores de uma educação inclusiva, mantém-se, contudo, refém da lógica homogeneizante que continua a caraterizar a educação escolar em Portugal, e na Europa. Partindo destes pressupostos, e da ideia de que a educação especial é um componente integrante do sistema educacional, sustenta-se que as políticas europeias sobre educação especial influenciam a definição das políticas nacionais. Do ponto de vista metodológico, foram analisados relatórios da Comissão Europeia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Unesco nas questões educacionais, em geral, e da Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial (AEDEE), em particular, e estabelecidas relações com medidas sobre a educação especial, lançadas em Portugal. A análise permitiu concluir que as políticas para a educação especial em Portugal seguem uma ordem educativa europeia de contínuo desejo de concretização de uma educação inclusiva.<hr/>Similar to other European countries, special education in Portugal has moved forward and backward. Although established by the Law on the Portuguese Educational System (Law No. 46/86), based on the principles of an inclusive education, it is bounded to the homogenizing logic that characterizes school education in Portugal and in Europe. Consequently and foregrounded on the idea that special education is an integral component of the educational system, it is argued that European policies on special education influence the definition of national educational policies. From the methodological point of view, reports published by the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) and UNESCO on educational issues in general, by the European Agency for the Development of Special Needs Education, in particular, and the relationships on special education launched in Portugal, are investigated. Current analysis concluded that the policies for special education in Portugal follow the European educational order of continuous inclusive education. <![CDATA[Ranqueamento de universidades: reflexões acerca da construção de reconhecimento institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ideia de universidades que sejam mais qualificadas que outras sempre esteve presente na estratificação dos sistemas de Ensino Superior. Enquanto no topo da hierarquia das instituições universitárias estão as universidades de ponta, isto é, universidades consideradas detentoras de maior prestígio e reputação, nos escalões inferiores podem ser encontradas as instituições que procuram democratizar e universalizar o acesso à Educação Superior. O texto primeiramente argumenta que, atualmente, quando se reflete acerca do Ensino Superior mundial, o prestígio das instituições universitárias está sendo cada vez mais definido pelas publicações dos sistemas de ranqueamentos nacionais e internacionais. A seguir, apresenta-se uma história do processo de implantação e evolução dos instrumentos de ranqueamento de instituições universitárias e da transição do modo de produzir reputação universitária. Enquanto no passado a reputação era avaliada por um processo de acumulação de prestígio repassado pela tradição sem a confirmação de dados para oferecer suporte às percepções, hoje esse processo é quantificado e sistematizado a partir da introdução de instrumentos que pretendem mensurar o desempenho institucional. Finalmente, o texto explora as implicações dos sistemas de ranqueamento e conclui oferecendo uma reflexão acerca dos fetiches gerados por esses instrumentos de divulgação e comparação de desempenho universitário.<hr/>The concept of a group of universities being better qualified than others has always existed within the stratification of higher education systems. Whereas at the top of the higher education hierarchy are first class universities, or rather, universities with the highest prestige and reputation, the institutions that provide democratic and universal access to higher education may be found at lower levels. Current essay argues that higher education reputation is being defined increasingly by national and international ranking systems. It also provides a history of the establishment and development of ranking instruments for higher education and highlights the transition towards a production of university reputation. Whereas in the past reputation was evaluated through a process of prestige accumulation and tradition, without the confirmation of any foregrounding data, this process is currently quantified and systematized by the introduction of tools to measure the institutions’ performance. The ensuing discussion also identifies the implications of the ranking system and identifies myths produced by these instruments that broadcast and compare university performance. <![CDATA[Constituição da política do ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se uma apreciação crítica da regulamentação normativa referente à implantação do Ensino Fundamental de nove anos, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no período de 2004 a 2010, com o objetivo de orientar este processo de mudança na Educação Básica brasileira. Com base no amparo legal nacional e nos argumentos de diversos autores, o objetivo é demonstrar como tem sido construída a política de inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental e contextualizar esse momento histórico brasileiro. Mediante abordagem qualitativa e centrada em pesquisa documental, foram adotados procedimentos de localização, seleção e análise das fontes documentais. Foi constatado que os documentos produzidos pelo MEC apresentam dados que parecem ter a intenção de comprovar e convencer o leitor de que a maioria dos Estados brasileiros apresentava, já em 2003, as condições necessárias para ampliação do Ensino Fundamental. Foi possível ainda perceber que essa política se origina num momento histórico de exacerbação de discursos sobre proteção a infância, assim como de instituição de políticas educacionais que contemplem e incluam a todos na escola, além de se inserir num movimento mundial de aceleração e segmentação da infância, em que a preocupação reside em escolarizar as crianças cada vez mais cedo.<hr/>A critical appraisal of the normative regulations regarding the implementation of nine-year Basic Education, published by the Brazilian Ministry of Education (MEC), between 2004 and 2010, is provided so that current changes in Basic Education in Brazil could be understood. Based on the national legal support and on arguments forwarded by several authors, current essay describes the building of a policy for the inclusion of six-year-old children in the elementary school and contextualize this historical moment in Brasil. A qualitative approach focused on documentary research showed the procedures for the location, selection and analysis of sources. Documents produced by MEC seemed to prove and convince the reader that most Brazilian states had the necessary conditions for the expansion of primary education already in 2003. Such policy may have originated within a historical moment of discourse exacerbation on childhood protection and about the establishment of educational policies that address and include all children. In fact, it was part and parcel to the worldwide movement for the education of children at an earlier age bracket. <![CDATA[Docência na educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo problematizar e refletir sobre os pontos de tensão em que se encontra o docente universitário, entre pesquisador-docente e docente-pesquisador, analisando os dilemas da complexa situação da profissionalização da docência na educação superior. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho hermenêutico e exploratório descritivo, e aponta como resultados parciais a necessidade de gestão das dimensões da docência como atividade de reprofissionalização continuada, envolvendo, entre outros aspectos, o desenvolvimento profissional, pessoal e institucional dos docentes.<hr/>Current analysis discusses and reflects on the tension points between the professor as researcher and the researcher as professor within the university professorship and also analyzes the dilemmas of the complex situation in the professionalization of teaching in higher education. Partial results of current qualitative, hermeneutic and exploratory research show the need for a continuous reprofessionalization process involving the professors’ professional, personal and institutional development. <![CDATA[Grupo colaborativo e formação docente: diálogos (trans)formadores com uma professora universitária iniciante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo entrecruza discussões sobre a docência universitária, a iniciação à docência e o necessário apoio ao professor na fase inicial da sua carreira. Essas discussões fundamentaram um trabalho realizado por um Grupo colaborativo de pesquisa-formação. Nesse Grupo, de maneira compartilhada, os participantes são envolvidos em reflexões sobre a sua prática profissional com objetivo de se (trans)formarem nesse processo. O texto enfoca o caso de uma integrante do grupo, profissional liberal iniciante na docência universitária, e o apoio fornecido pelos co-formadores nessa difícil fase de sua carreira. Esse apoio visou construir condições de possibilidades para o diálogo com a professora, instigandoa a compreender as razões que movem a sua prática. Diferentes estratégias foram utilizadas para este fim, destacando-se, os ‘diários de aula’, os estudos e discussões no Grupo colaborativo e as ‘cartas de formação’, todas essas contribuindo para produção de uma narrativa autobiográfica na qual a professora faz reflexões sobre o seu processo de formação como docente. As narrativas reflexivas sobre a vida dessa professora, produzidas a partir da mediação do Grupo, e com ele partilhadas, constituíram-se importantes elementos de formação, não só para a professora em questão, mas para os que com ela interagiram no Grupo colaborativo.<hr/>Discussions on university teaching, teaching initiation and the necessary teacher support during the initial phase of their career are provided. The above mentioned discussions foregrounded a study by a research-formation collaborative Group. Sharing participants in the Group were involved in reflections on their professional practice to (trans)form themselves in the process. The text focused on a Group member, a fledging female professional in university teaching, and the support provided by cotrainers during this difficult phase in her career. Support comprised the provision of conditions for dialogues with the teacher, prompting her to understand the reasons that underlay their practice. Different strategies were used, esp the ‘formation letters’. The above contributed towards the production of an autobiographical narrative in which the professor reflected on her formation process as a professor. The reflective narratives on the teacher’s life, produced within the Group’s mediation and shared with its members, constituted important formation themes not merely for the teacher but also for those who interacted with her in the collaborative Group. <![CDATA[Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo objetivou socializar análises das programações de um grupo teatral que funcionou durante 20 anos em uma escola técnica, localizada no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, retomando os discursos das peças escritas e ensaiadas, e dando ênfase ao posicionamento dos jovens que delas participaram como atores. Utilizaram-se estudos na perspectiva foucaultiana para problematizar e analisar o material selecionado. Diferentes discursos, como o arquitetônico, o psicopedagógico, o agropecuário, o artístico, se entrecruzaram nos programas da Instituição para a constituição de sujeito saptos a atuarem como técnicos no setor primário da economia local. Entretanto, o teatro escolar colocou uma tarefa ainda mais abrangente: a de delimitar ou inventar uma identidade ao sul-mato-grossense, após a divisão do Estado de Mato Grosso, no final dos anos de 1970. Ao tomar os depoimentos dos jovens-atores sobre os discursos e práticas que marcaram a experiência teatral, observaram-se diferentes formas de afetação e diferentes modos de subjetivá-los.<hr/>Current study socializes analyses on the programs of a twenty-year-old theater group in a technical school in Aquidauana MS Brazil, by discussing the discourse of written and rehearsed plays, underscoring the stance of young people who participated as actors. Studies featuring Foucauldian perspectives were employed to problematize and discuss the selected material. Architectural, psychopedagogical, agricultural and artistic discourses crisscrossed in the Institution´s programs to prepare agents to be technicians within the primary sector of the local economy. However, the school theater had a more comprehensive task, or rather, to define or invent an identity of the state of Mato Grosso do Sul after its separation from the state of Mato Grosso in the late 1970s. The statements of the young actors on the discourses and practices that marked the theater experience showed different forms of appreciation and different ways to subjective them. <![CDATA[Desenvolvimento do pensamento crítico e valorização da realidade nos anos iniciais do ensino fundamental: vivência ou experiência?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas cinco décadas, a forma de organização do processo de produção ganhou novos contornos: de uma produção rígida, passou-se a uma produção flexível. Esta flexibilização da produção, acompanhada da flexibilização dos produtos e dos processos de trabalho, demanda uma nova formação. Nesse contexto, tanto as propostas educacionais sistematizadas em documentos oficiais que, em última instância, orientam a organização curricular, como em discussões mais gerais sobre a educação que se espera na atualidade é comum a ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico, mediante a valorização da realidade do aluno, como uma das características necessárias para o ‘cidadão’ do século XXI. Baseando- nos em pressupostos da Teoria Crítica, buscamos compreender os limites dessa formação para o desenvolvimento do pensamento que, de fato, merece ser designação por ‘pensamento crítico’. Dos estudos depreende-se que o pensamento crítico implica, necessariamente, a realização de experiência, o que pressupõe teoria, atividade intelectual, reflexão e análise dos fenômenos de modo que seus determinantes sejam revelados.<hr/>The organization of the production process has modified substantially during the last five decades, or rather, there has been a development from a rigid to a flexible type of production. The flexibilization of production, followed by that of products and processes, demands new forms. Within this context, the educational proposals which are systematized in official documents that, in the long run, direct the curricular organization, such as in more general discussions on education, currently expected, require emphasis on the development of critical thought. This may occur through the valorization of the student’s real world as a necessary trait for the 21st century citizen. Current essay, foregrounded on the presuppositions of the Critical Theory, describes the limits of formation for the development of thought that should be denominated ‘critical thought’. Critical thought necessarily implies the undertaking of an experience whilst it presupposes theory, intellectual activity, reflection and analysis of the phenomena so that their determinants could be revealed. <![CDATA[Programas de melhoria da qualidade da alfabetização: leitura crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto problematiza as bases pedagógicas e conceituais do programa de formação de professores em Alfabetização e Linguagem dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental - o Próletramento - e discute o processo de redução dos conhecimentos escolares às habilidades básicas contidas na atual matriz de referência da avaliação da alfabetização e do letramento inicial da Provinha Brasil. Conclui que a redução do processo educativo nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental ao ensino de Matemática e Língua Portuguesa contribui para o esvaziamento dos currículos e que a redução dos conhecimentos da alfabetização e linguagem à leitura contraria o direito de expressão das crianças pequenas e não promove o desenvolvimento da qualidade da educação nacional.<hr/>The pedagogical and conceptual bases of the teachers´ formation program in Literacy and Language (Pro-literacy) for the early years of elementary education are problematized. The reduction in schooling knowledge to basic abilities found in the current evaluation reference for literacy and initial schooling of the ‘Provinha Brasil’ is also investigated. Results show that the reduction of the educational process to the teaching of Mathematics and Portuguese in the first years of fundamental education leads towards curriculum degradation. The reduction of literacy and language knowledge to reading is against the children’s right of expression and fails to promote the quality development of schooling in Brazil. <![CDATA[A educação básica e a pesquisa em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto procura tecer relações entre os desafios da Educação Básica, especialmente aqueles relacionados à escola contemporânea, e os desafios de educar pela pesquisa, valendo-se de reflexões teóricas sobre o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo. Os argumentos são construídos com base na análise de aspectos associados à gênese da crise da educação e da escola. Centra atenção na importância da prática reflexiva do professor e na sua constituição como professor pesquisador para a efetivação do jogo de linguagens que a pesquisa em aula oportuniza, considerando também o diálogo freireano. Faz destaque às metodologias de ensino ativas que procuram enfrentar o hiato comunicativo entre as culturas da escola e as culturas da infância e da juventude, entrelaçadas com os dilemas da vida cotidiana e com os saberes de experiência feitos.<hr/>Relationships between the challenges of Basic Education, especially those related to contemporary school, and the research-linked educational challenges are investigated, based on theoretical reflections on the employment of research in the classroom as an educational principle. The arguments are foregrounded on the analysis of aspects associated to the genesis of education and school crises. Current paper focuses on the importance of the teachers’ reflective practice and on their constitution as researchers- teachers for the implementation of the language game provided by classroom research, taking into consideration Freire’s dialogue. It underlines the active teaching methodologies that try to bridge the communication gap between school cultures and children’s and young people’s cultures, linked to everyday life dilemmas and with experience-built knowledge. <![CDATA[A infância analisa a educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012013000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão proposta por este artigo tenta compreender a infância enquanto uma categoria analítica que nos ajuda a pensar a criança no espaço da Educação Infantil e no Ensino Fundamental com vistas a apresentar algumas reflexões e também alguns desafios para a escola básica em sua forma de organização do tempo e do espaço a partir do conceito de infância. Nossa discussão partirá da compreensão da infância a partir de três eixos: ‘tempo’, ‘experiência’ e ‘invenção’. Mostraremos de que maneira o conceito de infância deveria colmatar a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para propor uma Educação Infantil que implemente e não impeça o exercício da infância.<hr/>Current discussion deals with an understanding of childhood asan analytical category that visualizes the child within early childhood education and elementary education to provide reflections and challenges for the school in its endeavor to organize time and space as from the concept of childhood. The understanding of childhood will be undertaken from the three-fold axis of time, experience and invention. The essay will show how the concept of childhood should address early childhood education to primary education and investigate a type of early childhood education that would implement and not prevent the exercise of childhood.