Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120140001&lang=pt vol. 36 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Homilia e educação cristã na Antiguidade Tardia: a relação corpo, igreja e cidade segundo João Crisóstomo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As homilias foram um dos principais instrumentos empregados pela elite eclesiástica para a conversão de populações urbanas nos séculos IV e V. Trata-se de um gênero literário híbrido cujos primórdios remontam ao século II, mas que somente na Antiguidade Tardia adquire um papel primordial para transmitir rotineiramente os ensinamentos evangélicos a um número cada vez maior de pessoas. Sem contar com escolas, nas congregações, as autoridades cristãs passaram a desenvolver estratégias proselitistas calcadas na arte da oratória utilizada pelos pregadores, para atingir os egressos do paganismo e do judaísmo. Este artigo analisa em que medida as homilias contribuíram para a formação espiritual dos cristãos, enfatizando as normas que visavam a disciplinar os fiéis a se comportarem na igreja diferentemente das modalidades de exibição corporal pservadas na polis. Para tanto, toma como referência Antioquia e a atividade pastoral de João Crisóstomo nas últimas décadas do século IV<hr/>Homilies, a hybrid genre of Literature, dated from the 2nd century and extensively used in the 4th and 5th centuries, were one of the main tools employed by the ecclesiastical elite to convert the urban population at the end of Antiquity. It was only by the Late Antiquity that homilies were largely used to broadcast the Gospel precepts before a growing audience. Since the Church could not count on schools, the Christian leaders developed proselytism and missionary actions based on an excellent use of rhetoric by means of skillful preachers. The author discusses how homilies contributed towards the spiritual formation of Christians, with special reference to the rules that regulated the usage of the body in the church by laypeople, in contrast to the modalities of bodily exposure in the polis. John Chrysostom's pastoral work and the special case of Antioch in the last decades of the 4th century will be investigated <![CDATA[Gregório de Tours e Jordanès: a construção da memória dos ‘bárbaros’ no VI século]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Antiguidade Tardia é um momento pleno de importantes transformações no mundo romano. É então que assistimos ao avanço institucional e social da Igreja cristã que, ao se aliar ao Estado romano, torna o cristianismo religião oficial do Império já sob a égide de Teodósio. Simultaneamente, observamos a incorporação das populações germânicas à sociedade baixo imperial. Um grande desafio se coloca a esses homens, isto é, a interação desses atores à Paideia romano-helenística, o universo cultural tardo antigo. Neste artigo, nosso objetivo é refletir acerca do esforço realizado pelo conhecimento histórico tardo antigo para incorporar aos seus domínios narrativos a tradição trazida pelos povos ‘bárbaros’ que desde o século V haviam se instalado e constituído um conjunto de reinos no que era, até então, a parte ocidental do Império Romano a partir das obras de Gregório de Tours e Jordanès.<hr/>Late Antiquity is a moment of very important transformations in the Roman world. The institutional and social advancement of the Christian Church was brought about through its alliance with the Roman state. This made Christianity the official religion of the Empire under Theodosius. Simultaneously Germanic populations were incorporated into the late imperial society. A great challenge was posed to these people, or rather, the interaction of these agents to the Roman-Hellenistic Paideia, the late antique cultural world. Current article reflects on the efforts made by late former historical knowledge to incorporate within its narrative dominions the tradition brought by the ‘barbarians’. Since the fifth century they had settled and founded many kingdoms in what was, until then, the western part of the Roman Empire. The above will be discussed through the historical works of Gregory of Tours and Jordanès. <![CDATA[Que ninguém estude Artes ou qualquer doutrina gentílica...”: a censura como instrumento de construção da identidade dominicana no século XIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A A Ordem dos Pregadores, surgida nas décadas iniciais do século XIII, se engajou ao longo daquele período, na formação de um modelo em que o estudo era o principal elemento. Esse processo foi marcado por embates internos e externos à própria Ordem, abrangendo, sobretudo, práticas vinculadas à educação e ao estudo. Mediante os conceitos de identidade e censura, bem como as ideias de liberdade e poder, este artigo busca analisar como a censura direcionada ao próprio aspecto que confere legitimidade à Ordem e à erudição reforça sua identidade. Analisa o conteúdos de documentos oficiais e atas dos Capítulos Gerais e provinciais, para entender a relação entre as várias instâncias de poder internas à Ordem, sem deixar de considerar a contextualização daquilo que esses documentos estabeleciam em relação ao cenário intelectual, notadamente o universitário do século XIII. Conclui-se que, de modo geral, a censura funcionou como uma ferramenta de identidade, muito embora o que se censurava e sua intensidade variasse de acordo com o grau de necessidade de institucionalização e, consequentemente, demarcação da identidade e da Ordem dos Pregadores.<hr/>The The Order of Preachers, which emerged in the early decades of the thirteenth century, was engaged throughout the period in the formation of a model characterized by studies as its main basis. The process was characterized by clashes within and outside the Order, specifically comprising practices related to education and study. Current investigation demonstrates how censorship directed to the very thing that gave legitimacy to the Order and to scholarship reinforced its identity. Content analysis was undertaken by crossing official documents and the minutes of the General and Provincial Chapters so that the relationship between the several instances of power within the Dominican order could be understood. The contextualization of these documents within a broader intellectual scenario, especially within the university milieu of the 13th century, could be established. Results showed that censorship worked as an identity tool even though what was censored and the intensity of censorship varied according to a greater or lesser need for institutionalization and consequently the demarcation of the Order of Preachers´ identity <![CDATA[A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como propósito compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, tomando como fonte as conferências realizadas pelo educador na década de 1950. Embora haja indicações de que ao longo de sua vida Anísio Teixeira não alterou suas ideias em relação à educação , consideramos que é nessa década que ele formula e apresenta sua compreensão acerca do processo histórico da educação nacional. Discute-se não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que os vários níveis da escolaridade tenham permanecido segmentados por muito tempo, as características de um segmento se comunicam com as de outros.<hr/>Current research analyzes Anísio Teixeira´s ideas for the Brazilian high school as provided by his conferences given in the 1950s and later published by him. Although it may be stated that Teixeira scantily changed positions taken early in life, it seems that during this particular decade he provided a more comprehensive notion of the historical process for a national education. Current investigation discusses not merely his formulations for high school, which during that period also included the four stages of the primary school, but a global formulation denominated the ´Brazilian school standard´. Although various levels of schools remained segmented, in his opinion these segments had a lively inter-communication. <![CDATA[Manuais para a educação de um ofício feminino nas décadas de 1960 e 1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho analisa-se a qualificação para secretários em duas obras literárias brasileiras voltadas para a educação do ofício nas décadas de 1960 e 1970: Manual da Secretária Moderna, de Helena Montezuma; e Você, secretária: um manual de atualização profissional, de Néris Bertocco e Ângela Schneider Loyola. Busca-se demonstrar como ocorreu o discurso sobre a educação para o Secretariado, verificando-se as relações com a educação para a mulher, a intenção moralizadora e conformadora para a atuação no ofício, bem como a relação entre a educação para o trabalho dos secretários e a construção de uma cultura da profissão sob a intenção de novos significados na década de 1970. As análises apontam para uma educação acompanhada da tradição sobre o feminino, e para a dificuldade de se desvencilhar da própria condição das mulheres na sociedade.<hr/>Qualification rules for female secretaries are analyzed within the context of the education for professions in the 1960s and 1970s, featuring two Brazilian handbooks, namely, Manual da secretária moderna [Handbook for the modern female secretary], by Helena Montezuma, and Você, secretária: um manual para o desenvolvimento profissional, [You, female secretary: Handbook for professional development], by Neris Bertocco and Angela Schneider Loyola. Discussions are undertaken on the manner the educational discourse for working as a female secretary occurred. Relationships are investigated between female education and the conforming, moralizing and modeling performance in work, coupled to the construction of the profession´s culture with new significations for the 1970s. Results showed a type of education accompanied by the persistence of tradition on the feminine roles, with great difficulties for rupturing the shackles of female conditions in society. <![CDATA[Posições teológicas e políticas de D. Helmel e D. Cavallin (1978-1992)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem por objetivo discutir as intervenções de Dom Frederico Helmel e Dom Albano Cavallin na Diocese de Guarapuava, no período compreendido entre a criação do Boletim Diocesano (1978) e o final do bispado de D. Cavallin (1992). Em termos específicos, pretende-se analisar os sentidos que os prelados atribuíram ao Boletim Diocesano (BD), bem como problematizar as posições teológicas e políticas da Diocese de Guarapuava nesse contexto. Apoia-se nos conceitos de poder simbólico e intelectual como produtor de capital simbólico de Pierre Bourdieu e nos exemplares do Boletim Diocesano para debater sobre a hipótese de que os prelados fizeram uso desse órgão impresso para consagrar as posições da Igreja Católica na Diocese de Guarapuava, particularmente por estabelecerem-no como mensageiro da Igreja e da vida cristã junto aos católicos espalhados pelas mais diversas paróquias, assim como por objetivar a posição da Diocese a respeito dos problemas de ordem teológica e política<hr/>Current article discusses the interventions of bishops Frederico Helmel and Albano Cavallin from the diocese of Guarapuava. Paraná State, Brazil during the period between the initial publishing of the Diocesan Bulletin (1978) and the end of Cavallin´s tenancy (1992). The meanings attributed by the bishops to the Diocesan Bulletin are investigated and the theological positions and policies of the diocese of Guarapuava are analyzed. Research is foregrounded on the Bourdieu´s concepts of intellectual and symbolic power as producer of symbolic capital. Copies of the Diocesan Bulletin have been analyzed to discuss the hypothesis that the bishops used the publication to consolidate the positions of the Catholic Church in the diocese of Guarapuava, establishing it as the Church´s messenger and herald for Christian life among Catholics in the various parishes and to make the diocese´s position on theological and political issues. <![CDATA[Consciência histórica e representações:: theoretical approaches and distancing on historical narrative and its instrumentation.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma reflexão sobre os elementos da esfera conceitual que atribui sentido aos conceitos de consciência histórica e representações, comparando as trajetórias históricas desses conceitos. A comparação entre o conceito de consciência histórica, observado, sobretudo, nas contribuições de Jörn Rüsen, e o de representações, que aparece, principalmente, nas discussões de Roger Chartier, é estimulada por argumentos de Friedrich Nietzsche, por meio de suas críticas à ideia de consciência. Articula-se uma breve argumentação sobre a adesão à categoria de consciência histórica nos debates da área do ensino de História, no Brasil, a partir do ano 2000<hr/>Insights on factors in the conceptual sphere that ascribe meanings to the concepts of historical consciousness and representations are provided. The trajectories of the concepts are highlighted by various factors in the historical field. The concept of historical consciousness was mainly observed in the works of Jörn Rüsen, whereas the concept of representations appeared mostly in theoretical discussions by Roger Chartier. The comparison between the authors is underscored by arguments put forward by Friedrich Nietzsche on his critique of the idea of conscience. A brief discussion will ensue on the adhesion to the category of historical consciousness in debates within the teaching of History in Brazil since 2000 <![CDATA[Buenaventura: la educación por la belleza en el conocimiento del mundo y de Dios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La paulatina autonomía que durante la Edad Media fue adquiriendo la consideración de lo bello ha sido resumida a partir de tres líneas que delimitaron la aproximación especulativa al concepto: una es la que asume una última raíz neoplatónica y se presenta en estrecha consonancia con el bien (kalon); le sigue la agustiniana con su relación entre especie y orden, notas que resplandecen en lo bello creado a partir de la fuente originaria divina; finalmente, una tercera línea de interpretación que abundó en la escolástica remite la belleza a su condición de trascendental y establece entre el pulchrum y el bonum una distinción sólo de razón. Este trabajo analiza la posición bonaventuriana respecto de estas tres perspectivas y fundamenta su elaboración de la noción a partir de referencias a la luz como forma substancial, permitiendo esbozar un esquema pedagógico en el cual los conceptos trascendentales y la luz conforman modalidades de acceso al conocimiento del mundo y su Principio causal divino.<hr/>In the Middle Ages, the increasing autonomy on the nature of Beauty may be defined by three aspects that underscore the speculative approach on the concept: first, the Neoplatonic root in strict relationship with the Good (kalon); second, the Augustinian approach with its relationship between species and order, the factors that shine in created Beauty from the original divine source; third, the interpretation that predominated within Scholasticism and which gave to Beauty its transcendental beauty and established an intellectual distinction between the pulchrum and the bonum. Current research analyzes St Bonaventure´s position on the three perspectives and foregrounds the elaboration of the concept as from ‘light’ as a substantial form which traces a transcendental pedagogical scheme in which concepts and light bring accession modes to the knowledge of the world and its divine causal origin. <![CDATA[Ética e educação: caráter virtuoso e vida feliz em Aristóteles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo examina o tema da educação ética em Aristóteles e enfatiza que a formação do caráter virtuoso é o critério fundamental para a concretização da felicidade. A vida feliz está relacionada à virtude, e esta à educação e não a outras formas de vida. Para a concretização da vida feliz, não basta uma formação fundada na atividade da alma. O que diferencia o homem bom dos demais é a virtude racional, que se manifesta no bem agir expresso pelo meio termo e pela contemplação. A educação ética é o critério essencial para a formação do caráter; e, mediante a prática constante de ações virtuosas, o homem terá discernimento para fazer o que for conveniente, logo, será virtuoso e feliz.<hr/>Ethical education in Aristotle is analyzed and the formation of the virtuous character as a key factor in the achievement of happiness is emphasized. The happy life is based on virtue which, in turn, is based on education and not on any other forms of life. The formation on the activity of the soul is not enough to achieve a happy life. Rational virtue differentiates the good man from the others. It manifests itself in good acts expressed through balanced attitudes and contemplation. Ethical education is the basic criterion for character formation. The constant practice of virtuous deeds makes the human being achieve discernment to do what is appropriate and thus achieve virtue and happiness <![CDATA[La transformación de los procesos de acreditación:: retos y recomendaciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es ofrecer algunas recomendaciones a los retos que plantean a la educación superior en América Latina y el Caribe los procesos de de evaluación y acreditación. Se requieren cambios necesarios y urgentes en los sistemas de evaluación y acreditación, sin por eso desconocer que mucho se ha avanzado en este proceso en América Latina y el Caribe (ALC) desde los 90s. Hemos identificado siete retos: el Reto de la Inequidad; el Reto del formalismo y la burocratización en los procesos de evaluación y acreditación; el Reto del mimetismo de las ‘WorldClassUniversities’; el Reto de privilegiar los indicadores productivistas y de crecimiento económico (muchas veces no sostenible) en detrimento de indicadores que midan valores claves para la equidad, la armonía social y la sostenibilidad del medio ambiente; el Reto de la ‘corrupción académica’; el Reto de la acreditación internacional; y el Reto de Innovar. En el artículo recomendamos políticas y acciones para enfrentar adecuadamente estos retos y llevar a cabo una transformación en los procesos de evaluación y acreditación<hr/>Some recommendations are provided to the challenges that the evaluation and accreditation processes raise to higher education systems in Latin-American and the Caribbean. Necessary and urgent changes are required in the systems of evaluation and accreditation in the region. We have identified seven challenges: Inequity; formalism and bureaucracy; uncritical acceptance of the ‘World Class Universities’ model; preference of indicators measuring economic growth (often not sustainable) to the detriment of indicators that measure key values such as equity, social harmony and environment sustainability; the challenge of ‘academic corruption’; the challenge of international accreditation; and the challenge of innovation. Some policies and actions are recommended to face adequately these challenges and to carry out a transformation within the evaluation and accreditation processes <![CDATA[Análise de concepções e propostas de gestores escolares sobre o bullying]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisou-se o conteúdo de entrevistas com gestores escolares - diretores de escola e coordenadores pedagógicos - de cinco escolas públicas de ensino fundamental da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, para investigar: 1) como eles compreendiam o bullying, principalmente no que tange às suas determinações; 2) o que propunham em suas escolas para combatê-lo e 3) a relação entre sua compreensão do fenômeno e as propostas feitas para seu combate. Concluiu-se que os gestores que percebiam haver determinação social sobre a violência escolar apresentavam propostas de combate ao fenômeno mais estruturadas, voltadas ao entendimento do fenômeno por parte de alunos e professores. Os demais, por outro lado, com base em uma visão mais reducionista que dificultava a percepção da incidência do bullying no ambiente escolar, elaboravam ações pouco relacionadas com os fatores que o produzem - ações estas, em muitos casos, ineficientes ao seu combate<hr/>Interviews by school authorities from five public primary schools in São Paulo, São Paulo State, Brazil were analyzed. The contents of the interviews by school principals and pedagogical coordinators investigated (1) the manner they understood bullying, especially with regard to their determinations; (2) their proposals for combating the problem; (3) the relationship between their understanding of the phenomenon and the suggestions against it. Results showed that the authorities that perceived the social determination on school violence had the best structured suggestions against the phenomenon, with regard to its understanding by students and teachers. On the other hand, others, foregrounded on a more reductionist stance which made difficult the perception of bulling within the school milieu, suggested activities which were not relevant to the factors that produced it and thus not efficacious in their attacking the phenomenon <![CDATA[Estudos comparados em educação: novos enfoques teórico- metodológicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A metodologia comparada é um rico instrumento analítico dos sistemas educativos, pois, auxiliando a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de análise e de compreensão da realidade nacional em face de outros países, particularmente no campo das políticas públicas e da gestão da educação. Neste texto, procuramos analisar historicamente as diversas vertentes teórico-metodológicas dos estudos comparativos e apontar as novas perspectivas da Educação Comparada na atualidade. O propósito é demonstrar que vem tomando corpo a produção de uma nova perspectiva paradigmática, relacionada ao abandono das tradicionais fronteiras nacionais como as únicas ou principais categorias de análise. Tal perspectiva conduz os especialistas, por um lado, a tomar as referências internacionais na análise dos sistemas e das políticas educacionais e, por outro, a destacar as diferenças regionais, abrindo novos horizontes para a investigação.<hr/>Comparative methodology is an extremely rich analytic tool in educational systems. Since it identifies similar and different issues, it broadens the field of analysis and understanding on the national reality when contrasted to that of other countries, especially with their public policies and their administration of education. Several theoretical and methodological issues on comparative studies are historically investigated and the new perspectives on current comparative education are indicated. Current research demonstrates that the production of a new paradigmatic perspective, highlighting the rejection of traditional national frontiers as the only or the main categories of analysis, is on the increase. On the one hand, the above-mentioned perspective invites experts to adopt international references in the analysis of educational systems and policies and, on the other hand, makes them aware of regional differences and provides them with new horizons for their investigation. <![CDATA[A educação física tradicional sofre, mas ainda vive]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esportivista, militarista, disciplinadora, acrítica... são vários os adjetivos utilizados para qualificar negativamente a Educação Física tradicional. Isso provocou-nos um interesse no sentido de verificar se tais críticas são procedentes e realizar uma breve discussão sobre possibilidades de utilização de elementos ditos tradicionais na atual Educação Física escolar. Para tanto, buscamos em pesquisadores da História da Educação Física brasileira referências à Educação Física tradicional que justifiquem aquelas críticas. Em seguida, recorremos à Didática para conceituar a Pedagogia tradicional e aplicar esse conceito à Educação Física, de modo que ela possa ser denominada também de tradicional. Num terceiro momento, analisamos algumas críticas a esse tradicionalismo na tentativa de verificar se são procedentes. Concluímos que se algumas críticas são procedentes, outras apresentam equívocos. Entendemos que há uma confusão conceitual importante quando se fala em Educação Física tradicional. Por fim, sugerimos que a Educação Física tradicional ainda tenha espaço no quadro atual da Educação Física escolar.<hr/>Sportive, militaristic, disciplinarian, uncritical... these adjectives are used to describe negatively traditional Physical Education. The above brought forth immediate interest in checking whether such criticism was well founded and triggered a brief discussion on the possibility of using traditional elements in current school Physical Education. Accordingly, research in the history of Physical Education in Brazil to justify such criticism was endeavored. Further, Didactics was analyzed to foreground traditional Pedagogy and apply the concept to Physical Education so that it could also be called traditional. Certain criticism for such traditionalism was investigated to determine whether it was correctly well founded. Finally, a conclusion was reached that if certain criticisms are well founded, other are ambiguous. There is actually an important conceptual confusion when the term traditional is used in Physical Education. It may be suggested that traditional Physical Education still has a place in current Physical Education in the school. <![CDATA[A avaliação da aprendizagem:: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo caracterizar concepções de professores sobre a avaliação da aprendizagem dos alunos. Os dados para as análises foram coletados em duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais, recorrendo a entrevistas ‘semiestruturadas’ e focus group a professores cujos discursos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Dessa análise foi possível concluir que os discursos dos professores sobre a avaliação da aprendizagem se situam num quadro de concepções que pode ser associado a sentidos de uma avaliação como ‘medida’ e como ‘negociação’ e ‘construção’, tal como a descrevem Guba e Lincon. Estabelecendo relações com a tipologia de Méndez sobre a avaliação da aprendizagem, os discursos dos professores de ambas as escolas apresentam características que permitiram enquadrar as suas percepções na dualidade de concepções: ‘avaliação alternativa’ e ‘avaliação tradicional’.<hr/>Teachers’ concepts on the learning assessment of their pupils are characterized. Data were collected in two Portuguese schools, featuring very different results in national exams, through halfstructured interviews and a focus group of teachers whose discourses were analyzed by content analysis technique. Analysis showed that teachers´ discourse on learning assessment may be placed within a framework of concepts that may be associated with evaluation meanings such as ‘measure’ and ‘negotiation and construction’ as described by Guba and Lincoln.When relationships with Méndez’s typology on learning assessment are established, teachers´ discourses from the two schools provide characteristics which permit the framing of their perceptions within the duality of the concepts ‘alternative assessment’ and ‘traditional assessment’. <![CDATA[A construção de um diálogo intercultural com indígenas por meio da pesquisa-ação não convencional.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem sua gênese na experiência dos autores, que convivem há mais de oito anos com acadêmicos indígenas, tanto nos cursos de graduação, quanto nos cursos de pós-graduação stricto sensu e nos resultados de pesquisas relacionadas com os povos indígenas efetuadas pelos autores. A metodologia aproxima-se da pesquisa-ação, entendida como um método importante de diálogo, troca e produção de conhecimentos decoloniais. Mais do que trazer o que supostamente possamos ter ensinado para os acadêmicos indígenas, o artigo traz algumas lições que estamos aprendendo e nos constituindo como educadores/pesquisadores, entre as quais destacamos: a) a afirmação da identidade produz/reforça a luta contra a desigualdade econômica; b) é preciso sempre colocar em xeque as teorias e ressignificá-las; c) a comunidade ética indígena resiste ao avanço da sociedade individualista neoliberal. Concluímos que com a convivência e a realização de pesquisas com indígenas, estamos aprendendo os caminhos para uma pedagogia e uma epistemologia decolonial e intercultural.<hr/>Current article is the product of the experience of the authors who have lived for more than eight years with indigenous students enrolled in undergraduate and post-graduate stricto sensu courses, as well as of the results of research on Brazilian indigenous peoples done by the authors. Methodology comprises action research, an important method of dialogue, exchange and de-colonial knowledge production. Contrary to what the authors have supposedly taught indigenous students, current paper presents lessons that the authors are learning and which constitutes them as educators / researchers. These lessons comprise a) the production and strengthening of the identity stance against economic inequality; b) questioning of theories and the construction of new significances; c) the resistance by the ethical indigenous community against the advance of neoliberal individualistic society. Living and conducting research with indigenous people teaches the paths towards de-colonialization and intercultural pedagogy and epistemology.