Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120140002&lang=pt vol. 36 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Episcopado e relações de poder nos De Ecclesiasticis Officiis e Sententiarum Libri Tres de Isidoro de Sevilha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do século VI, o segmento episcopal atuou, nos reinos romano-germânicos, no sentido da preservação e da ampliação da fé cristã e da reorganização da instituição clerical. Assim, dentre outras iniciativas, concebeu um vasto material, que compreendia escritos variados, como regras monásticas, sermões, espelhos de príncipes e hagiografias. No reino visigodo, Isidoro de Sevilha se destacou por sua inserção no processo de reestruturação eclesiástica, que conferiu considerável atenção à qualificação moral e intelectual do clero. Assim, da vasta obra produzida pelo hispalense, interessa analisar neste texto as principais alusões às autoridades eclesiásticas nos De Ecclesiasticis officiis e Sententiarum libri tres e sua relação com um modelo idealizado de bispo.<hr/>ABSTRACT In the Roman-Germanic kingdoms from the sixth century onwards, Bishops’s activities were mainly concentrated on the preservation and expansion of the Christian faith and the reorganization of ecclesiastical institutions. Among several initiatives, a huge material investment, comprising monastic rules, sermons, Mirrors for princes and hagiographies, was undertaken. In the Visigoth kingdom, Isidore of Seville is acknowledged as the man who enhanced his participation within the process of ecclesiastical restructuring, with great attention towards the moral and intellectual qualifications of the clergy. Thus, current essay deals with the main allusions to ecclesiastical authorities in De Ecclesiasticis Officiis and Sententiarum libri tres within the vast work produced by the Spaniard, coupled to their relationship with the idealized model of a bishop.<hr/>RESUMEN A partir del siglo VI, el segmento episcopal actuó en los reinos romano-germánicos en el sentido de la preservación y de la ampliación de la fe cristiana y de la reorganización de la institución clerical. Así, entre otras iniciativas, concibió un vasto material, que comprendía escritos variados, como reglas monásticas, sermones, espejos de príncipes y hagiografías. En el reino visigodo, Isidoro de Sevilla se destacó por su inserción en el proceso de reestructuración eclesiástica, que confirió considerable atención a la calificación moral e intelectual del clero. Así, de la vasta obra producida por el hispalense, interesa analizar en este texto las principales alusiones a las autoridades eclesiásticas en los De Ecclesiasticis officiis y Sententiarum libri tres y su relación con un modelo idealizado de bispo <![CDATA[Profissão e docência segundo Max Weber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto examina a teoria das profissões segundo Max Weber (1864-1920), a qual afirma a burocratização como necessidade e como expressão do Estado moderno. Com esse entendimento visa-se, particularmente, compreender o processo de profissionalização docente nos séculos XIX e início do XX. O artigo se estrutura em torno de três aspectos: 1° - Profissão, ofício e ocupação: etimologias, conceituação e contextos; 2° - Max Weber: biografia e teoria a respeito das profissões no mundo moderno; c) Haveria uma posição weberiana em torno da profissão docente? O mundo das profissões se instaura no decorrer do século XIX e a teoria de Weber se expressa nas duas primeiras décadas do século XX. Em relação à docência, busca-se investigar suas relações com o âmbito histórico-educacional a respeito do sentido que a profissão tomou, particularmente no decorrer do século XIX, em vista da objetividade racional buscada pelo próprio Estado. Suas reflexões sobre as profissões, das quais a docente participa, revelam o entendimento de que os grupos profissionais se constituem a partir de artifícios políticos, econômicos e sociais, não sem salientar o papel regulador do Estado em vista da busca de homogeneidade e da regularidade em termos político-administrativos<hr/>ABSTRACT The theory of professions according to Max Weber (1864-1920), who conceives bureaucratization as a necessity and as an expression of the modern State, is analyzed. The process of teaching professionalization in the late 19th and early 20th centuries is focused. Current paper deals with three aspects: 1st - profession, craft, occupation: etymology, conceptualization and contexts; 2nd - Max Weber: biography and his theory on professions in the modern world; 3rd - Is there a Weberian understanding on the teaching profession? Professions developed throughout the 19th century and Weber’s theory arose in the early 20th century. Current investigation on the teaching profession focuses on the relationships between teaching and the historic and educational aspects which the teaching profession took during the 20th century as a result of the rational objectivity developed by the State. His reflections about professions reveal that professional groups are formed by political, economic, and social strategies, with special emphasis on the role of the State as a regulator for homogeneity and regularity in political and administrative terms.<hr/>RESUMEN Este estudio examina la teoría de las profesiones según Max Weber (1864-1920), la cual afirma la burocratización como necesidad y como expresión del Estado moderno. Con este entendimiento se pretende, particularmente, comprender el proceso de profesionalización docente en los siglos XIX e inicio del XX. El artículo se estructura alrededor de tres aspectos: 1° - Profesión, oficio y ocupación: etimologías, conceptuación y contextos; 2° - Max Weber: biografía y teoría a respecto de las profesiones en el mundo moderno; c) ¿Habría una posición weberiana en torno de la profesión docente? El mundo de las profesiones se instaura en el decurso del siglo XIX y la teoría de Weber se expresa en las dos primeras décadas del siglo XX. Con relación a la docencia, se pretende investigar sus relaciones con el ámbito histórico-educacional a respecto del sentido que la profesión tomó, particularmente en el transcurrir del siglo XIX, en vista de la objetividad racional buscada por el propio Estado. Sus reflexiones sobre las profesiones, de las cuales la docente participa, revelan el entendimiento de que los grupos profesionales se constituyen a partir de artificios políticos, económicos y sociales, no sin resaltar el papel regulador del Estado en vista de la búsqueda de homogeneidad y de la regularidad en términos político-administrativos. <![CDATA[A educação na constituição republicana do estado do Paraná (1892) e seus desdobramentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Indaga-se como o direito à educação foi tratado na Constituição do Estado do Paraná no ano de 1892. Priorizam-se as discussões dos deputados no que se refere à questão educacional, com a finalidade de atender à legislação que colocou a escola primária sob a tutela de cada estado. Em sua análise, considera-se o contexto econômico, político, social e cultural que gestou as proposições referentes à educação. A instrução pública foi tratada com atenção pelos constituintes embora o texto final recebesse um único artigo, no qual se enfatizava a necessidade de sua gratuidade. Verifica-se um interesse manifestado pela população para a oferta de escolas de primeiras letras e a necessidade de regulamentar sua oferta na Constituição do Estado, de modo que a educação, entre outras questões, fosse objeto de debate dos parlamentares.<hr/>The issue on the right to education in the Constitution of the state of Parana, Brazil, in 1892, is debated. Priority was given to discussions on the education issue by parliamentary representatives due to the fact that primary education was placed under the tutelage of each state. The economic, political, social and cultural conditions that triggered the development of the propositions on Education are also determined in current research. Public education was treated with extreme care by the Constituents, although the final text received only a single article by which gratuity was underscored. There was a hearty interest among the population with regard to the provision of primary schools and the need to regulate their supply by the State Constitution, so that education, among other issues, became an object of parliamentary debate<hr/>Se indaga cómo el derecho a la educación fue tratado en la Constitución del Estado de Paraná en el año de 1892. Se priorizan las discusiones de los diputados en lo que se refiere a la cuestión educacional, con la finalidad de atender a la legislación que puso la escuela primaria bajo la tutela de cada estado. En su análisis, se considera el contexto económico, político, social y cultural que gestó las proposiciones referentes a la educación. La instrucción pública fue tratada con atención por los constituyentes aunque el texto final recibiera un único artículo, al cual se enfatizaba la necesidad de su gratuidad. Se verifica un interés manifestado por la población para la oferta de escuelas de primeras letras y la necesidad de reglamentar su oferta en la Constitución del Estado, de modo que la educación, entre otras cuestiones, fuera objeto de debate de los parlamentarios. <![CDATA[Escolas étnico- comunitárias italianas no Rio Grande do Sul: entre o rural e o urbano (1875 - 1914)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é resultado parcial da pesquisa História das Escolas Étnico-Comunitárias Italianas no Brasil (1875-1945), financiada pelo CNPq. Investigando e mapeando as organizações escolares criadas pelos imigrantes no território gaúcho, o texto foi construído considerando como referencial teórico os pressupostos da História Cultural e metodologicamente procedeu-se a análise documental, especialmente de relatórios de cônsules, documentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália, jornais, fotografias, dentre outros. Encontramos, em diferentes espaços do Rio Grande do Sul, ocupados por imigrantes italianos ou descendentes, iniciativas escolares. Fugazes, temporárias e pouco sistematizadas em sua maioria. Mas presentes. Diferentes quando instaladas em áreas urbanas ou rurais. Revelam as singularidades e os modos próprios de compreender a importância da escolarização. Como espaços de constituição da italianidade, da catolicidade ou mesmo apenas para a propagação dos rudimentos do ler, do escrever e do calcular, foram espaços educativos importantes para o cenário gaúcho da época<hr/>ABSTRACT Current paper is the partial result of a research, funded by CNPq, on the History of the Italian Ethnic Community Schools in Brazil (1875-1945). Investigating and mapping school organizations established by Italian immigrants in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, the text was built on Cultural History Studies and methodically processed by documental analysis, especially consular reports, documents of the Italian Ministry of Foreign Relations, newspapers, photographs and others. Several school initiatives may be found in different regions of Rio Grande do Sul, occupied by Italian immigrants or their descendants. Many were only temporary procedures and all were poorly systematized, albeit significant. They were different when installed in urban or rural areas. Moreover, they reveal the singularities and specific understanding of the importance of schooling. Since they were spaces for the constitution of Italian identity, Catholicity or even just for simply learning to read, write and calculate, it was an important educational space within the State´s scenario of the period.<hr/>RESUMEN El presente texto es resultado parcial de la investigación Historia de las Escuelas Étnico-Comunitarias Italianas en Brasil (1875 - 1945), financiada por el CNPq. Investigando y haciendo el mapeo de las organizaciones escolares creadas por los inmigrantes en el territorio gaucho, el texto fue construido considerando como referencial teórico las premisas de la Historia Cultural y metodológicamente se procedió el análisis documental, especialmente de informes de cónsules, documentos del Ministerio de las Relaciones Exteriores de Italia, periódicos, fotografías, entre otros. Encontramos, en diferentes espacios de Rio Grande do Sul, ocupados por inmigrantes italianos o descendientes, iniciativas escolares. Fugaces, temporarias y poco sistematizadas en su mayoría, aunque presentes. Diferentes cuando instaladas en áreas urbanas o rurales. Revelan las singularidades y los modos propios de comprender la importancia de la escolarización. Como espacios de constitución de la italianidad, de la catolicidad o sólo para la propagación de los rudimentos del leer, del escribir y del calcular, fueron espacios educativos importantes para el escenario gaucho de la época <![CDATA[O estado e as políticas de branqueamento da população nas escolas, nas primeiras décadas do século XX, no Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As políticas de branqueamento da população foram incorporadas nas escolas do Paraná, nas primeiras décadas do século XX. Estas estavam ancoradas em teorias raciais vigentes no Brasil, desde século XIX. As questões de pesquisa são como as teorias raciais encontraram aplicação nas escolas? Como fazer chegar aos caboclos e aos colonos as lições de higiene física e mental? As fontes de pesquisa são os Relatórios de Governo dos anos de 1920, a Revista O Ensino, publicada pela Diretoria da Educação do Paraná em 1922, os jornais escolares como a Imprensa Escolar, publicados pelas escolas do Paraná de 1939 a 1942, a Revista Labor, publicada no Paraná de 1940 a 1942 e a Revista Escoteiro do Brasil de 1939. As fontes permitem que se compreenda como as políticas estatais de branqueamento e ‘civilizar’ as atitudes e os modos da população foram incorporadas nas escolas do Paraná. Assim, a higiene e educação associaram-se na conformação e homogeneização da população para disciplinar os corpos e as atitudes. Os discursos eugênicos foram veiculados por juristas, pedagogos e filantropos. O professor iria combater os males, para a conversão e produção do cidadão nacional: saudável, disciplinado e trabalhador.<hr/>ABSTRACT In the early twentieth century, population’s whitening policies were incorporated in schools in the state of Paraná, Brazil. Whitening policies were rooted in racial theories prevailing in Brazil since the nineteenth century. Current research deals with such issues as: How were racial theories applied in the schools? How were the mixed-race Brazilians (caboclos) and settlers taught physical and mental hygiene? Research sources comprise Government Reports in the 1920’s, the magazine O Ensino, published by the Board of Education of the state of Paraná in 1922, school journals, such as Imprensa Escolar, published by the schools in the state of Paraná from 1939 to 1942, the Revista Labor, published in the state of Paraná from 1940 to 1942 and the Revista Escoteiro do Brasil of 1939. The above sources demonstrate how the state’s whitening policies and its endeavor to ‘civilize’ the population´s attitudes and manners were incorporated in the schools of Paraná. Hygiene and education were associated in the shaping and homogenization of the population to discipline bodies and attitudes. Eugenic speeches were broadcasted by lawyers, educators and philanthropists and teachers had to combat evil for the conversion and the production of the national citizen who should be healthy, disciplined and hardworking.<hr/>RESUMEN Las políticas de blanqueamiento de la población fueron incorporadas en las escuelas de Paraná en las primeras décadas del siglo XX. Éstas estaban basadas en teorías raciales vigentes en Brasil desde siglo XIX. Las cuestiones de la investigación son: ¿cómo las teorías raciales encontraron aplicación en las escuelas?; ¿cómo hacer con que llegara a los caboclos y a los colonos las lecciones de higiene física y mental? Las fuentes de investigación son los Informes del Gobierno de los años de 1920; la Revista O Ensino, publicada por la Dirección de la Educación de Paraná en 1922; los periódicos escolares como la Imprensa Escolar, publicados por las escuelas de Paraná de 1939 a 1942; la Revista Labor, publicada en Paraná de 1940 a 1942 y la Revista Escoteiro do Brasil de 1939. Las fuentes permiten que se comprenda cómo las políticas estatales de blanqueamiento y de ‘civilizar’ las actitudes y los modos de la población fueron incorporadas en las escuelas de Paraná. Así, la higiene y educación se asociaron en la conformación y homogeneización de la población para disciplinar los cuerpos y las actitudes. Los discursos eugenésicos fueron transmitidos por juristas, pedagogos y filántropos. El profesor iría a combatir los males, para la conversión y producción del ciudadano nacional: saludable, disciplinado y trabajador. <![CDATA[As escolas alemãs em Santa Catarina e sua transformação para teuto-brasileiras: uma análise histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dedicamo-nos a investigar a criação de instituições escolares no movimento de migração europeia para o Brasil. O estudo foca o surgimento e algumas transformações por que passaram escolas em zona colonial catarinense de imigração alemã, entre 1897 e 1930. É embasado em pesquisa documental: relatórios da Companhia Colonizadora Hanseática, legislação e imprensa. Os resultados indicam que o surgimento das escolas é devido tanto à iniciativa dos chegados como à subvenção da colonizadora. Sua caracterização pedagógica foi marcada por um currículo europeu e uso do idioma alemão. Mas, gradativamente, foi tomando lugar outra formação centrada em regionalismos e na compulsória utilização do português. Da condição de escolas alemãs de cariz étnico, fundado em relações sociais vinculadas à cultura teuto-europeia, foram sendo orientadas a um ensino sob a racionalidade técnica e o ideário governamental de abrasileiramento que as cunhou sob nova identidade: a teuto-brasileira.<hr/>Current research investigates the establishment of educational institutions in the wake of European migration to Brazil. The study focuses on the rise and on the transformations of schools in the German immigration settlement area in Santa Catarina between 1897 and 1930. Research is based on such documents as the reports of the Hanseatic Colonization Company, legislation and published material. Results indicated that the emergence of schools was due to the initiative of the immigrants and to the settlement company involved. The schools’ pedagogical characterization was marked by a European curriculum and use of German. Gradually another type of formation started replacing the older one. It was focused on regionalism and the compulsory use of the Portuguese language. The condition of German schools based on ethnic-oriented social relations linked to German-European culture were being oriented to teaching ideas based on technology and on the Brazilian government´s guidelines for more Brazilian- directed features that eventually generated a new identity, or rather, a German-Brazilian identity<hr/>RESUMEN Nos hemos dedicado a investigar la creación de instituciones escolares en el movimiento de migración europea para Brasil. El estudio enfoca el surgimiento y algunas transformaciones por las que pasaron escuelas en zona colonial catarinense de inmigración alemana, entre 1897 y 1930. Ha sido basado en investigación documental: informes de la Compañía Colonizadora Hanseática, legislación y prensa. Los resultados indican que el surgimiento de las escuelas es debido tanto a la iniciativa de los que llegaron como a la subvención de la colonizadora. Su caracterización pedagógica fue marcada por un currículo europeo y el uso del idioma alemán. Pero fue tomando el lugar, gradualmente, otra formación centrada en regionalismos y en la compulsoria utilización del portugués. De la condición de escuelas alemanas de aspecto étnico, fundado en relaciones sociales vinculadas a la cultura teuto-europea, fueron siendo orientadas a una enseñanza bajo la racionalidad técnica y el ideario gubernamental de volverse brasileñas que las acuñó bajo una nueva identidad: la teuto-brasileña. <![CDATA[Ensino elementar no Brasil e na Itália: o caso dos imigrantes italianos na escola de Cascatinha (Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo aborda as iniciativas dos imigrantes italianos para a educação e instrução dos seus filhos no período da grande imigração (1875-1920), com especial atenção à comunidade italiana da cidade de Petrópolis. Para tanto, os procedimentos metodológicos referem-se a uma pesquisa histórico-documental no Brasil e na Itália, a fim de recompor as circunstâncias educacionais encontradas e propiciadas aos imigrantes italianos e a compreensão das relações socioculturais e históricas nas quais estavam inseridos. A cultura italiana se fez presente na sociedade brasileira, seja com os desconhecidos camponeses, seja com homens e mulheres que, na arquitetura, nas artes plásticas, no teatro ou nos grandes empreendimentos fabris, deixaram marcas ainda existentes. Os imigrantes constituíram ‘associações de socorro mútuo’ e criaram diversas formas de proteção e solidariedade entre as suas comunidades, as quais mantiveram, entre outras atividades, escolas italianas para os associados em várias localidades.<hr/>ABSTRACT The initiatives of Italian immigrants for the education and instruction of their children during the period of the great immigration (1876-1920), with special attention to the Italian community of Petropolis, are discussed. Methodological procedures comprised historical documentary research in which records were sought in Brazilian and Italian sources to investigate the educational circumstances and schooling provided to Italian immigrants and to understand the social, cultural and historical relationships in which they were inserted. The Italian culture became present in Brazilian society through the works of unknown peasants and of men and women who left their traits in architecture, fine arts, theatre and industrial enterprises, which are still extant. The immigrants founded ‘mutual aid associations’ and instituted various forms of protection and solidarity among their communities, which maintained Italian schools for associates in several places.<hr/>El presente estudio abarca las iniciativas de los inmigrantes italianos para la educación e instrucción de sus hijos en el período de la gran inmigración (1875-1920), con especial atención a la comunidad italiana de la ciudad de Petrópolis. Para ello, los procedimientos metodológicos se refieren a una investigación histórico-documental en Brasil y en Italia, a fin de recomponer las circunstancias educacionales encontradas y propiciadas a los inmigrantes italianos y la comprensión de las relaciones socioculturales e históricas en las cuales estaban insertados. La cultura italiana se ha hecho presente en la sociedad brasileña, sea con los desconocidos campesinos, sea con hombres y mujeres que, en la arquitectura, en las artes plásticas, en el teatro o en los grandes emprendimientos fabriles, han dejado huellas aún existentes. Los inmigrantes constituyeron ‘asociaciones de socorro mutuo’ y crearon diversas formas de protección y solidaridad entre sus comunidades, a las cuales han mantenido, entre otras actividades, escuelas italianas para los asociados en varias localidades <![CDATA[Escolas italianas em Minas Gerais: organização, currículo e relações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é discutir a organização das escolas italianas (particulares ou vinculadas a Associações Beneficentes) a partir de suas circunstâncias e de seus currículos. O fenômeno da imigração para Minas Gerais trouxe um grande contingente de imigrantes italianos que, entre outros feitos, criaram escolas em vários municípios mineiros. A nossa indagação é: quais elementos eram comuns e quais eram diferenciadores nas escolas italianas em Minas Gerais? Para respondê-la, analisamos fontes documentais, do período de 1899 a 1911, sobre a organização das seguintes escolas: escola italiana vinculada à Società Italiana de Belo Horizonte, a escola Regina Margherita e a escola Umberto Primo, em Juiz de Fora (sendo a última vinculada à Società Italiana Umberto Primo), a escola italiana Dante Alighieri, vinculada à Società Dante Alighieri de Ouro Fino e a escola Umberto Primo, em Nova Lima, também vinculada à Società Italiana desta cidade. Esse estudo contribui para o esclarecimento de proximidades e diferenciações sobre a organização das escolas italianas e, inevitavelmente, para a compreensão da escolarização dos imigrantes em Minas Gerais<hr/>ABSTRACT Current research discusses the organization of Italian schools (private or linked to charities) by their circumstances and curricula. The immigration phenomenon in Minas Gerais brought a large population of Italian immigrants on whose experience several schools were founded in some towns of the state of Minas Gerais, Brazil. Current essay investigates the common and differentiating factors of Italian Schools in the state? Documentary sources were analyzed on the organization of the following schools: Italian School linked to the Italian Beneficent Association in Belo Horizonte, and the schools Regina Margherita and Umberto Primo in Juiz de For a. The Umberto Primo school was associated to the Italian Society Umberto Primo and the Italian school Dante Alighieri was associated to the Società Dante Alighieri in Ouro Fino and Umberto Primo School in Nova Lima, linked to the Società Italiana of this town between 1899 and 1911. Current analysis contributes towards the clarification of similarities and differentiations on the organization of Italian Schools, and, inevitably, to the understanding of the schooling of immigrants in Minas Gerais<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es discutir la organización de las escuelas italianas (particulares o vinculadas a Asociaciones Benéficas) a partir de sus circunstancias y de sus currículos. El fenómeno de la inmigración para Minas Gerais ha traído un gran contingente de inmigrantes italianos que, entre otros hechos, crearon escuelas en varias ciudades mineras. Nuestra cuestión es: ¿cuáles elementos eran comunes y cuáles eran diferenciadores en las escuelas italianas en Minas Gerais? Para contestarla, analizamos fuentes documentales, del período de 1899 a 1911, sobre la organización de las siguientes escuelas: escuela italiana vinculada a la Società Italiana de Belo Horizonte, la escuela Regina Margherita y la escuela Umberto Primo, en Juiz de Fora (siendo la última vinculada a la Società Italiana Umberto Primo), la escuela italiana Dante Alighieri, vinculada a la Società Dante Alighieri de Ouro Fino y la escuela Umberto Primo, en Nova Lima, también vinculada a la Società Italiana de esta ciudad. Este estudio contribuye para el esclarecimiento de proximidades y diferenciaciones sobre la organización de las escuelas italianas e, inevitablemente, para la comprensión de la escolarización de los inmigrantes en Minas Gerais. <![CDATA[Paideia e filosofia nos Moralia de Plutarco: o De liberis educandis e o De Iside et Osiride, isto é, quando o pedagogo prepara o estudante para ser filosofo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O De liberis educandis e o De Iside et Osiride podem ser relacionados na acepção da educação de ambos os opúsculos. De fato, no primeiro se analisa as condições básicas para fazer de um estudante um filosofo; no segundo se demonstra o comportamento que precisa ter uma pessoa educada pela filosofia ao relacionar-se a um culto que está colocado fora da tradição religiosa grega. É somente graças à formação filosófica que é possível colher o sentido profundo de uma mitologia que parece tão diferente daquela grega. De fato, trata-se de um mito estrangeiro, absurdo e que, todavia, esconde na trama do relato, o conceito do dualismo que somente uma interpretação filosófico-alegórica permite de atingir.<hr/>ABSTRACT The De liberis educandis and the De Iside et Osiride are specifically related to paideia: the former work analyzes how to train a student in philosophy; the latter shows how a person educated in philosophy could relate himself to a cult alien to Greek religious tradition. In fact, only through philosophy it is possible to understand the deeper meaning of a mythology which is quite different from the Greek one. In fact, the concept of dualism is hidden within the strange tale of Isis and Osiris, or rather, a notion that only a philosophical-allegorical interpretation may reveal.<hr/>RESUMEN El De liberis educandis y el De Iside et Osiride pueden ser relacionados en la acepción de la educación de ambos los opúsculos. De hecho, en el primero se analizan las condiciones básicas para hacer de un estudiante un filósofo; en el segundo se demuestra el comportamiento que necesita tener una persona educada por la filosofía al relacionarse a un culto que está colocado fuera de la tradición religiosa griega. Es solamente gracias a la formación filosófica que es posible obtener el sentido profundo de una mitología que parece tan diferente de aquella griega. De hecho, se trata de un mito extranjero, absurdo y que, además, esconde en la trama del relato, el concepto del dualismo que solamente una interpretación filosófico-alegórica permite alcanzar. <![CDATA[Experiencias tics and resources with care for students with special needs.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo tiene como objetivo levantar algunas experiencias llevadas a cabo en centros educativos en los que se ponen de manifiesto buenas prácticas con el uso de las tecnologías para la atención al alumnado con necessidades educativas. Se ha realizado a través de una metodología mixta que alterna el trabajo de investigación de campo con el análisis documental, para finalmente llegar a presentar algunos ejemplos clarificadores y eficaces de prácticas educativas concretas. Los ejemplos aquí aportados, tienen como innovación, que nos presentan prácticas de aula, testadas y aplicadas, y a partir de ellas poder establecer algunas conclusiones e ideas para su mejora.<hr/>Current paper describes experiences in educational centers which highlight the best practices in technologies for the care of pupils with special educational needs. A mixed methodology was performed alternating field research and document analysis to provide adequate examples and effective educational practice. Innovatory examples present tested and applied classroom practice from which conclusions and ideas for improvement may be established.<hr/>RESUMO Este trabalho tem o objetivo de levantar algumas experiências feitas em centros educativos onde colocam em evidencia o bom uso das tecnologias para a assistência aos alunos com necessidades educativas. Realizou-se a través de uma metodologia mista que alterna o trabalho de pesquisa de campo com a análise documental, para finalmente apresentarem alguns exemplos esclarecedores e eficazes de práticas educativas concretas. Os exemplos inovadores mencionados aqui nos apresentam práticas de aula, testadas e aplicadas, que nos podem trazer algumas conclusões e ideias para seu melhoramento <![CDATA[Contratualização no ensino superior: um estudo à luz da nova gestão pública.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as novas formas de gerenciamento das políticas educacionais para o ensino superior, com foco no contrato de gestão adotado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Parte do pressuposto de que a análise das políticas educacionais deve considerar o contexto histórico em quem elas são concebidas e implementadas e que, na atualidade, foram marcadas por mudanças sociopolíticas e tecnológicas, gerando reformas nos Estados nacionais com repercussões no campo educacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz uma leitura contextualizada da temática. Os estudos mostram que a adoção de um novo modelo de gestão, baseado nos marcos teóricos da nova gestão pública, com princípios empresariais, trouxe uma nova configuração para o gerenciamento das universidades públicas, sendo o contrato de gestão o principal instrumento de operacionalização. O programa Reuni, ao adotar um modelo de organização fundamentado nesse paradigma, centrado na eficiência e na eficácia dos serviços, mudou a forma organizativa das universidades, que passaram a priorizar a relação de ‘quase-mercado’ em detrimento de sua função social e da preocupação com a formação para a cidadania.<hr/>ABSTRACT Current article discusses management forms of educational policies for higher education system focusing on the management contract used by the Program for the Support of Restructuring and Expansion Plans of Brazilian Federal Universities (REUNI). It is foregrounded on the analysis that educational policies must consider the historical contexts in which they were created and implemented, and which have lately been marked by sociopolitical and technological changes leading to reforms in the national States, with repercussions on the educational field. The bibliographical and documental study, developing a contextualized interpretation of the subject, shows that the adoption of a new management model, based on the theoretical frameworks of the new public management with business principles, has brought a new configuration to the management of the public universities where the management contract is the main operationalization instrument. The REUNI program, by adopting an organization model based on this paradigm, aimed at the efficiency and efficacy of the services, changed the organizational form of the universities, giving priority to a commercial-like relationship rather than insisting on its social function and its concern for citizenship training.<hr/>RESUMEN El artículo discute las nuevas formas de gerenciamiento de las políticas educacionales para la enseñanza superior, con mayor atención en el contrato de gestión adoptado por el Programa de Apoyo a Planes de Reestructuración y Expansión de las Universidades Federales Brasileñas (Reuni). Parte de la premisa de que el análisis de las políticas educacionales debe considerar el contexto histórico donde ellas son concebidas e implementadas y que, en la actualidad, han sido marcadas por cambios sociopolíticos y tecnológicos, generando reformas en los Estados nacionales con repercusiones en el campo educacional. Se trata de un estudio bibliográfico y documental que hace una lectura contextualizada de la temática. Los estudios muestran que la adopción de un nuevo modelo de gestión, basado en los marcos teóricos de la nueva gestión pública, con principios empresariales, ha traído una nueva configuración para el gerenciamiento de las universidades públicas, siendo el contrato de gestión el principal instrumento de operacionalización. El programa Reuni al adoptar un modelo de organización fundamentado en este paradigma, centrado en la eficiencia y en la eficacia de los servicios, cambió la forma organizativa de las universidades, que pasaron a priorizar la relación de ‘casi-mercado’ en detrimento de su función social y de la preocupación con la formación para la ciudadanía. <![CDATA[Despesas com manutenção e desenvolvimento da educação superior no estado do Paraná: um estudo comparativo do período de 2003 a 2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho procuramos analisar o financiamento das universidades paranaenses no período de 2003 a 2010 (Governo Requião), tomando como parâmetro dois indicadores: 1) a parcela dos recursos constitucionalmente vinculados à educação e destinados às universidades paranaenses para a manutenção das atividades de ensino; 2) os recursos do Tesouro do Estado destinados pela Lei Orçamentária Anual às universidades para o financiamento das atividades de ensino (despesas com educação), das clínicas e dos hospitais universitários (gastos com saúde) e de parte da folha de pagamento de pessoal de pesquisa (gastos com ciência e tecnologia). Para o alcance do objetivo proposto, realizamos uma pesquisa documental, consultamos os pareceres do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, os Balanços Gerais do Estado e, também, informações disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os resultados deste estudo nos permitiram concluir que, no período analisado, as universidades paranaenses enfrentaram um processo de subfinanciamento, especialmente nos anos de 2003 a 2005, o que resultou numa redução, em termos reais, dos recursos do Tesouro do Estado a elas destinados.<hr/>ABSTRACT The financing of government universities in the state of Paraná, Brazil, between 2003 and 2010 (Requião administration), is analyzed. The parameter consists of two indicators: 1) resources constitutionally bonded to education and directed to government-run universities of the state of Paraná for the maintenance of teaching activities; 2) the state of Paraná´s treasury resources destined by the yearly budget to universities for the financing of teaching activities (education expenses), clinics and university hospitals (health expenses) and part of the research staff’s payroll (science and technology expenses). A documentary research was undertaken and the Court of Auditors of the State of Paraná, the General Balance of the State and information provided by the State’s Secretary of Science, Technology and Higher Education were consulted. Results showed that during the period under analysis, the government-run universities of the state of Paraná were under-financed, especially for the 2003-2006 period, resulting in a true decrease of state’s treasury resources for Paraná’s Universities.<hr/>RESUMEN En este trabajo buscamos analizar la financiación de las universidades del estado de Paraná en el periodo de 2003 a 2010 (Gobierno Requião), teniendo como parámetro dos indicadores: 1) la parte de los recursos constitucionalmente vinculados a la educación y destinados a las universidades de Paraná para el mantenimiento de las actividades de enseñanza; 2) los recursos del Tesoro del Estado destinados por la Ley de Presupuesto Anual a las universidades para la financiación de las actividades de enseñanza (gastos con educación), de las clínicas y de los hospitales universitarios (gastos con salud) y de parte de la Nómina de personal de investigación (gastos con ciencia y tecnología). Para alcanzarse el objetivo propuesto, realizamos una investigación documental, consultamos los dictámenes del Tribunal de Cuentas del Estado de Paraná, los Balances Generales del Estado, así como informaciones puestas a disposición por la Secretaría de Estado de la Ciencia, Tecnología y Enseñanza Superior. Los resultados de este estudio nos permitieron concluir que, en el periodo analizado, las universidades de Paraná enfrentaron un proceso de subfinanciación, especialmente en los años de 2003 a 2005, lo que resultó en una reducción, en términos reales, de los recursos del Tesoro del Estado a ellas destinados <![CDATA[O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo:: depoimentos, contradições e reflexões preliminares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.<hr/>Current article briefly discusses issues related to the devaluation of teaching (and consequent crisis in teachers´ education programs in Brazil) and to some government initiatives including Higher Education Institutions and Public Policies, to valorize the teaching profession and overcome crises. Based on the Program for Teaching Education, organized by a University of the Greater São Paulo, Brazil, and on the author’s experience in PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Institutional Scholarship for New Teachers), the essay provides the positive impacts, contradictions and some considerations on its implementation foregrounded on the written record of teachers’ testimonials on the Program.<hr/>El texto presenta un breve panorama de las cuestiones relativas a la pérdida de valor del magisterio (y la consecuente crisis de las licenciaturas) y de algunas iniciativas en el sentido de su superación, en el ámbito de las Instituciones de Enseñanza Superior y de las Políticas Públicas de valoración del Magisterio, dirigidas a la formación docente en este nivel de Enseñanza. A partir de la experiencia inicial de la implantación del PIBID (Programa Institucional de Becas de Inicio a la Docencia) propuesta por una Universidad de la Gran São Paulo, este artículo señala los impactos positivos, contradicciones y reflexiones iniciales sobre su implantación, teniendo como material de análisis el registro escrito de los relatos de profesores que participan del Programa mencionado. <![CDATA[Avaliação da quantidade e qualidade de professores para a efetiva implementação do currículo de física do certificado nigeriano em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The study assesses the quantity and quality of lecturers for effective implementation of the NCE Physics curriculum in the Federal and State Colleges of Education in Nigeria. The sample was drawn from two Federal Colleges of Education and two State Colleges of Education in all the six geo-political zones in Nigeria. 60 lecturers were purposively sampled from 24 colleges of education. The instrument used was Lecturers’ questionnaire (LVENPC). Frequency counts, percentages, charts and chi-square analysis were applied to test the hypothesis. The result indicates that there are no enough lecturers in both Federal and State Colleges of Education and the quality of the lecturers is appropriate, there is no significant difference in the staffing of lecturers’ from Federal and State Colleges of Education on the quantity and quality of human resources for successful implementation of Physics course. It was recommended that sufficient Physics lecturers should be employed to teach Physics in Colleges. Colleges should ensure sufficient provision of human resources in both quantity and quality to enable the objectives of the programme to be fully achieved.<hr/>A pesquisa avalia a quantidade e qualidade dos professores para a efetiva implementação do currículo de Física do Certificado Nigeriano de Educação nas Universidades Federais e Estaduais de Educação nigerianas. A amostra originou-se de duas faculdades federais de educação e duas faculdades estaduais de educação nas seis zonas geopolíticas da Nigéria. Sessenta professores de vinte e quatro faculdades de Educação foram escolhidos e o instrumento de trabalho consistiu na aplicação do questionário de professores (LVENPC). Frequência, porcentagens, gráficos e análise quadrática foram aplicados para testar a hipótese. Os resultados mostram que não há professores suficientes nas faculdades federais e estaduais de Educação, a qualidade dos professores é adequada e não há nenhuma diferença significativa na efetivação de professores das faculdades federais e estaduais de Educação sobre a quantidade e qualidade de recursos humanos para a implementação bem-sucedida do curso de Física. Recomenda-se que professores de Física suficientes sejam empregados para ensinar Física nas faculdades. As faculdades devem garantir suficientes recursos humanos em qualidade e quantidade para que os objetivos do programa sejam cumpridos.<hr/>La investigación evalúa la cantidad y calidad de los profesores para la efectiva implementación del currículo de Física del Certificado Nigeriano de Educación en las Universidades Federales y Estatales de Educación nigerianas. La muestra se originó de dos facultades federales de educación y dos facultades estatales de educación en las seis zonas geopolíticas de Nigeria. Sesenta profesores de veinticuatro facultades de Educación fueron elegidos y el instrumento de trabajo se consistió en la aplicación del cuestionario de profesores (LVENPC). Frecuencia, porcentajes, gráficos y análisis cuadrático fueron aplicados para testar la hipótesis. Los resultados muestran que no hay profesores suficientes en las facultades federales y estatales de Educación, la calidad de los profesores es adecuada y no hay ninguna diferencia significativa en la efectuación de profesores de las facultades federales y estatales de Educación sobre la cantidad y calidad de recursos humanos para la implementación exitosa del curso de Física. Se recomienda que una cantidad adecuada de profesores de Física sea empleada para enseñar Física en las facultades. Las facultades deben garantizar recursos humanos adecuados en calidad y cantidad para que los objetivos del programa sean cumplidos. <![CDATA[O bem-estar docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012014000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa os fatores de satisfação no trabalho e as estratégias que geram e mantém o bem-estar docente, com o objetivo de analisar de que modo os professores podem construir a felicidade no trabalho. O modelo teórico de análise baseia-se em autores diversos, entre os quais Argyle, Csikszentmihalyi, Diener, Warr e Walton. Dois procedimentos de coleta de dados foram utilizados: um questionário, aplicado a 250 professores de escolas públicas e entrevistas realizadas por meio da técnica de grupos focais. O estudo permitiu identificar o grau de satisfação dos professores em múltiplos aspectos do trabalho docente, a relação de tais aspectos com a autopercepção de felicidade e as estratégias de enfrentamento utilizadas em situações de insatisfação e conflito na escola. As análises indicam que o bem-estar docente é o resultado positivo da avaliação cognitiva e afetiva que o professor faz de si próprio e das condições existentes para a realização de sua atividade laboral, um processo que para ser construído exige esforços por parte do professor e condições de trabalho que compensem esses investimentos<hr/>ABSTRACT Current article investigates the factors associated to job satisfaction and the strategies that produce and maintain teachers’ well-being. It aims at analyzing how teachers build their happiness at work. The theoretical model of analysis is based on several authors, including Argyle, Csikszentmihalyi, Diener, Warr and Walton. Two data collecting procedures were employed: a questionnaire applied to 250 teachers from state schools, and interviews using the technique of focal groups. The study allowed the identification of the degree of satisfaction of the teachers with multiple aspects of their work, the relation between those aspects and their self-perception of happiness, and the coping strategies used in situations of dissatisfaction and conflict at school. Analyses indicate that teachers’ well-being is the positive result of the cognitive and affective assessment that teachers make of themselves and of the existing conditions for the accomplishment of their labor activities. It is a process that requires effort on the teacher’s part and working conditions that reward such investments.<hr/>RESUMEN El artículo analiza los factores de satisfacción en el trabajo y las estrategias que generan y mantienen el bienestar docente, con el objetivo de analizar de qué modo los profesores pueden construir la felicidad en el trabajo. El modelo teórico de análisis se basa en autores diversos, entre ellos Argyle, Csikszentmihalyi, Diener, Warr y Walton. Dos procedimientos de recolección de datos fueron utilizados: un cuestionario aplicado a 250 profesores de escuelas públicas; y entrevistas realizadas por medio de la técnica de grupos focales. El estudio permitió identificar el grado de satisfacción de los profesores en múltiples aspectos del trabajo docente, la relación de tales aspectos con la autopercepción de felicidad y las estrategias de enfrentamiento utilizadas en situaciones de insatisfacción y conflicto en la escuela. Los análisis indican que el bienestar docente es el resultado positivo de la evaluación cognitiva y afectiva que el profesor hace de sí propio y de las condiciones existentes para la realización de su actividad laboral, un proceso que para ser construido exige esfuerzos por parte del profesor y condiciones de trabajo que compensen esas inversiones.