Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120150003&lang=pt vol. 37 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Sabedoria e Ciência Política na obra de Alberto Magno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Alberto Magno ha ofrecido elementos de juicio suficientes que permiten reconstruir una Filosofía Política en su obra teológica y filosófica. Dicha Filosofía Política es solo relativamente autónoma respecto de la Metafísica y de la Teología Sobrenatural, pues aun cuando posee principios propios, un objeto formal propio y un fin también propio, que es el Bien Común Político, los principios, el objeto formal y el fin derivan a su modo, del Ser y del Bien Supremo que son las primeras creaciones de Dios. Hay pues una evidente relación de subordinación entre la Ciencia Política y la Sabiduría cuyo objeto es Dios mismo.<hr/>Albert the Great provided several statements to build a sort of Political Philosophy from his theological and philosophical works. His Political Philosophy is relatively autonomous with regard to Metaphysics and Supernatural Theology due to the fact that, even when it has its own principles, formal objective and end, which is the political common good, these derive from the Supreme Being and Supreme Good which are God´s first creations. There is thus a clear subordinate relationship between Political Science and Wisdom whose object is God.<hr/>Alberto Magno ofereceu elementos suficientes de julgamentos que permitem reconstruir uma Filosofia Política na sua obra teológica e filosófica. Tal Filosofia Política é relativamente autônoma com relação à Metafísica e à Teologia Sobrenatural, pois mesmo quando possui princípios próprios, um objetivo formal próprio e um fim também próprio, que é o Bem Comum Político, os princípios, o objetivo formal e o fim derivam ao seu modo, do Ser e do Bem Supremo que são as primeiras criações de Deus. Existe assim uma evidente relação de subordinação entre a Ciência Política e a Sabedoria cujo objetivo é o próprio Deus. <![CDATA[A universidade medieval e o ethos do conhecimento: os frades Franciscanos, a tradição patrística e o 'instrumental' da escolástica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The encounter between the Christian ethos of knowledge - synthetized by Saint Augustine and largely adopted by medieval Fathers - and Aristotle's "scientific" method - based on logics and on the sensitive knowledge of Scholasticism -, is among the main accomplishments of the Latin Western world, and took place, mainly, within the University. Epistemological discussions joined institutional debates - intensified by disputes between secular groups, and mendicants, with highlight to the work of Bonaventure of Bagnoregio (c.1217- 1274), minister general of the Franciscan Order and a master at the University of Paris. In his formulations on the knowledge and the statute of the Franciscan institution, Bonaventure placed himself inside the university debate, settling the bases to the Franciscan thought and to the work of his Order - both in the Church and in the University.<hr/>A associação entre o ethos cristão do conhecimento - sintetizado por Agostinho e amplamente adotado pelos Padres medievais - e o método "científico" aristotélico - baseado na lógica e no conhecimento sensível e associado à Escolástica -, foi uma das realizações mais marcantes do Ocidente latino, e teve lugar, sobretudo, no ambiente da Universidade. À discussão epistemológica, associou-se o debate institucional, acirrado pelas disputas entre seculares e mendicantes, com destaque para a atuação de Boaventura de Bagnoregio (c.1217-1274), ministro-geral da Ordem Franciscana e mestre da Universidade de Paris. Em suas formulações acerca do conhecimento e do estatuto da Ordem Franciscana, Boaventura inseriu-se no debate universitário, tendo estabelecido as bases para o pensamento franciscano e para a atuação da Ordem - na Igreja e na Universidade.<hr/>La asociación entre el ethos cristiano del conocimiento - sintetizado por Agustín y ampliamente adoptado por los Padres medievales - y el método "científico" aristotélico - basado en la lógica y en el conocimiento sensible y asociado a la Escolástica -, fue una de las realizaciones más destacadas del Occidente latino, y tuvo lugar, especialmente, en el ambiente de la Universidad. A la discusión epistemológica, se asoció el debate institucional, estimulado por las disputas entre seculares y mendicantes, con destaque para la actuación de Buenaventura de Bagnoregio (c.1217-1274), ministro-general de la Orden Franciscana y maestro de la Universidad de Paris. En sus formulaciones acerca del conocimiento y del estatuto de la Orden Franciscana, Buenaventura se insertó en el debate universitario, estableciendo las bases para el pensamiento franciscano y para la actuación de la Orden - en la Iglesia y en la Universidad. <![CDATA[A Suma Teológica de Tomás de Aquino e a instrução moral no século XIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt We analyzed part of Suma Theologiae's Vices and Sins by Thomas Aquinas (1224? -1274). We intended to highlight and consider aspects related to the knowledge production, education and moral formation of novices from the Order of Preachers in the thirteenth century. The Summa Theologiae is a theology compendium that has been read, fought and defended over the centuries. We believe that by highlighting its internal structure and the arrangement of the arguments employed by Thomas Aquinas we may provide an important instrument to studies on these elements. Based on the deadly sins, we came to the conclusion that, for instance, we can analyze moral and theological issues concerning sin and the development process of a work that is proposed as a compendium to organize the disorder in which the sacred science was, according to the theologian.<hr/>Analisamos a parte dos Vícios e dos Pecados na Suma Teológica de Tomás de Aquino (1224?-1274). Pretendemos evidenciar e considerar aspectos relacionados à produção de conhecimento, ensino e formação moral dos iniciantes em teologia da Ordem dos Pregadores no século XIII. A Suma Teológica é um compêndio de teologia que foi lido, combatido e defendido ao longo de séculos. Acreditamos que ao iluminar sua estrutura interna e a disposição dos argumentos utilizados por Tomás de Aquino fornecemos um importante instrumento para os estudos sobre esses elementos. Concluímos que a partir do tema dos pecados capitais, por exemplo, podemos analisar questões teológicas e morais sobre o pecado e o processo de elaboração de uma obra que se propõe como um compêndio para organizar a desordem na qual a ciência sagrada se encontrava, segundo o teólogo.<hr/>Analizamos la parte de los Vicios y los Pecados en la Suma Teológica de Tomás de Aquino (1224?-1274). Pretendemos evidenciar y considerar aspectos relacionados a la producción de conocimiento, enseñanza y formación moral de los principiantes en teología de la Orden de los Predicadores en el siglo XIII. La Suma Teológica es un compendio de teología que fue leído, combatido y defendido a lo largo de siglos. Creemos que al iluminar su estructura interna y la disposición de los argumentos utilizados por Tomás de Aquino proporcionamos un importante instrumento para los estudios sobre estos elementos. Concluimos que a partir del tema de los pecados capitales, por ejemplo, podemos analizar cuestiones teológicas y morales sobre el pecado y el proceso de elaboración de una obra que se propone como un compendio para organizar el desorden en el cual la ciencia sagrada se encontraba, según el teólogo. <![CDATA[Desfiles cívicos escolares no Estado Novo: uma interpretação pelas fotografias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300269&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando por fontes fotográficas de um desfile escolar realizado em pleno período do Estado Novo, o objetivo deste artigo, de cunho historiográfico, é apontar como em determinado lugar e tempo histórico, os registros fotográficos permitem identificar a relação dos desfiles cívico-escolares e da própria escola primária com o ambiente e ideologia política da época. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira, são tecidas breves considerações sobre a natureza da imagem fotográfica enquanto evidência para o trabalho do historiador, demarcando o modo como será aqui interrogada. Em seguida, procede-se à análise e interpretação das fotografias do desfile em que participaram alunos do Grupo Escolar Dr. Manoel Pedro, na cidade da Lapa, Estado do Paraná, no ano de 1941.<hr/>Based on photographic sources of a school parade during Getúlio Vargas´s New State period, current historiographic essay shows how, within a specific historical place and time, the photographic records identify the relationships between civic school parades and the primary school and the period´s political ideology and environment. The article is divided into two parts. The first part provides brief considerations on the nature of the photographic image as evidence for historians and defines the manner it will be examined. The second part deals with the analysis and interpretation of photographs of the parade involving students of the Elementary School Dr. Manoel Pedro in the town of Lapa, Paraná State, Brazil, in 1941.<hr/>Basándose por fuentes fotográficas de un desfile escolar realizado en pleno período del Estado Nuevo, el objetivo de este artículo, de carácter historiográfico, es señalar cómo en determinado lugar y tempo histórico, los registros fotográficos permiten identificar la relación de los desfiles cívico-escolares y de la propia escuela primaria con el ambiente e ideología política de la época. El artículo está dividido en dos partes. En la primera, son producidas breves consideraciones sobre la naturaleza de la imagen fotográfica como evidencia para el trabajo del historiador, demarcando el modo como será aquí interrogada. Enseguida, se procede al análisis e interpretación de las fotografías del desfile en que participaron alumnos del Grupo Escolar Dr. Manoel Pedro, em la ciudad de la Lapa, Estado de Paraná, en el año de 1941. <![CDATA[As roupas e os gêneros: as estampas de brinquedos e de brincadeiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As contribuições das roupas na fabricação das subjetividades e das identidades de gênero são examinadas por meio da análise de estampas de brinquedos e de brincadeiras. Para conduzir o estudo, transformamos em objetos de análise as vestimentas para meninos e meninas de quatro a seis anos, desenvolvidas pela linha de moda infantil da Malwee, nominada de Zig-Zig-Zaa. Mostrar como as formas, as cores e as texturas usadas na estamparia de brinquedos e brincadeiras nas camisetas e nos moletons de crianças daquele segmento etário constroem representações para as masculinidades e feminilidades é nosso intuito. Por intermédio dessa operação analítica, desvelamos o papel do design nas modelagens das vestimentas e nas subjetividades das crianças. Logo, revelamos, por meio das roupas, as contribuições da moda na formação das identidades de gênero. Os aportes teóricos, metodológicos e historiográficos são dos estudos de gênero em seus entrelaçamentos com a educação e as pedagogias culturais. O fio condutor da análise pautou-se por indicar como as estampas participam da produção e da reprodução de representações que relacionam as meninas ao cor de rosa e os meninos, ao azul.<hr/>The contribution of clothes in the fabrications of subjectivities and gender identities is analyzed by examining the picture patterns of toys and games. Current study transformed into an investigated object the picture patterns of clothes from Zig-Zig-Zaa, Malwee, for 4-6 year-old boys and girls to demonstrate the representations created and circulated by the designs, colors and textures in children´s toys and games for males and females. The analytic study revealed the role of modeling in the design of children's subjectivities and the formation of gender identities. The theoretical, methodological and historiographical contributions are based on Gender Studies coupled to education and cultural pedagogies. The main line of thought foregrounded how pictures on toys and games produce and reproduce representations that attribute pink to girls and blue to boys.<hr/>Las contribuciones de las ropas en la fabricación de las subjetividades y de las identidades de género son examinadas por medio del análisis de estampas de juguetes y de juegos. Para conducir el estudio, transformamos en objetos de análisis las vestimentas para niños y niñas de cuatro a seis años, desarrolladas por la línea de moda infantil de la Malwee, nombrada de Zig-Zig-Zaa. Nuestro objetivo es enseñar cómo las formas, los colores y las texturas usados en la estampa de juguetes y juegos, en las camisetas y en las sudaderas de niños de aquel segmento de edad determinada construyen representaciones para las masculinidades y feminidades. Por intermedio de esta operación analítica, desvelamos el papel del design en los modelados de las vestimentas y en las subjetividades de los niños. Después, revelamos, por medio de las ropas, las contribuciones de la moda en la formación de las identidades de género. Los conceptos teóricos, metodológicos e historiográficos son de los estudios de género en sus entrelazamientos con la educación y las pedagogías culturales. El hilo conductor del análisis se guió por indicar cómo las estampas participan de la producción y de la reproducción de representaciones que relacionan a las niñas al color rosa y a los niños, al azul. <![CDATA[Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, as escolas públicas dos ensinos fundamental e médio são sujeitas a uma avaliação externa, realizada sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência (IGEC), que teve início em 2006. Decorridos oito anos após a experiência inicial, o presente artigo visa dar a conhecer o grau de satisfação de líderes/gestores das escolas em relação a este Programa de Avaliação Externa das Escolas (PAEE) no que se refere ao referencial usado, ao processo seguido e ao relatório que é enviado às escolas. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário, aplicado a 372 líderes/gestores escolares: líderes de topo (23 diretores, 47 elementos de direção das escolas) e líderes intermédios (90 coordenadores de departamento curricular e 212 diretores de turma) oriundos de 25 escolas/agrupamentos de escolas da zona Norte de Portugal. Globalmente, os resultados mostram maior índice de satisfação dos gestores de topo em comparação com os gestores intermédios. No que respeita às dimensões em análise (Referencial, Processo e Relatório), constata-se que a percentagem global de concordância está entre os 53,40% (Referencial), os 69,10% (Relatório) e os 81% (Processo), o que revela um posicionamento bastante positivo dos inquiridos em face do PAEE.<hr/>Primary and secondary public schools in Portugal are externally evaluated under the responsibility of the General Inspection of Education and Science (IGEC), starting from 2006. Since eight years after the initial experience has passed, current paper provides the degree of satisfaction with the external evaluation program of school leaders and managers with regard to the reference used, the process followed and the report sent to the schools. Data were collected by a questionnaire survey applied to 372 leaders and school managers: top managers (23 directors, 47 members of school management) and middle managers (90 coordinators of curriculum department and 212 class directors) from 25 schools in northern Portugal. Overall, the results show a higher rate of satisfaction of top managers compared to that by middle managers. With regard to the dimensions in analysis (Reference, Process and Report), it has been observed that the overall percentage of agreement lies between 53.40% (Reference), 69.10% (Report) and 81% (Process), revealing a positive positioning of respondents regarding to the External School Evaluation Program (PAEE).<hr/>En Portugal, las escuelas públicas de las enseñanzas primaria y secundaria son sometidas a una evaluación externa, realizada bajo la responsabilidad de la Inspección General de Educación y Ciencia (IGEC), que tuvo inicio en 2006. Tras ocho años de la experiencia inicial, el presente artículo pretende dar a conocer el grado de satisfacción de líderes/gestores de las escuelas en relación a este Programa de Evaluación Externa de las Escuelas (PAEE) en lo que se refiere al referencial usado, al proceso seguido y al informe que es enviado a las escuelas. Los datos fueron recogidos a través de averiguación por cuestionario, aplicado a 372 líderes/gestores escolares: líderes principales (23 directores, 47 elementos de dirección de las escuelas) y líderes intermedios (90 coordinadores de departamento curricular y 212 directores de turma) originarios de 25 escuelas/agrupamientos de escuelas de la zona Norte de Portugal. Globalmente, los resultados muestran mayor índice de satisfacción de los gestores principales comparándose con los gestores intermedios. En lo que se refiere a las dimensiones en análisis (Referencial, Proceso e Informe), se constata que el porcentaje global de concordancia está entre el 53.40% (Referencial), el 69.10% (Informe) y el 81% (Proceso), lo que revela un posicionando bastante positivo de los encuestados frente al PAEE. <![CDATA[Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito de um estágio pós-doutoral e que investigou as dificuldades e/ou facilidades na formação e na atuação profissional de egressos de um mesmo curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. Foi realizada, também, uma análise a partir de uma recuperação histórica sobre o curso e das críticas em torno da formação inicial ocorrer à distância, em interface com a crise das licenciaturas. Os egressos, sujeitos da investigação, tiveram o curso de Pedagogia como formação inicial e atuam como professores na educação infantil e/ou nas séries iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino de São Paulo. As análises apontam que, para estes egressos, a modalidade não importa para a obtenção de uma formação que dê conta de prepará-los adequadamente para o exercício profissional, apesar das críticas percebidas quanto à escolha do curso e, mais ainda, pela modalidade a distância. Outros aspectos apontados, como a maturidade, a certeza pela escolha da profissão e o envolvimento com as questões relacionadas ao cotidiano escolar e com os alunos, são definidores para a profissionalidade docente.<hr/>Current paper provides the results of a postdoctoral research that investigated the similarities and/or differences in the training of ex-undergraduates in classroom Pedagogy Courses and in the Distance Education modality of the same Course. The analysis gives a brief history of Pedagogy Courses and criticisms with regard to distance training in the wake of the crisis of teachers´ formation courses in Brazil. The former undergraduates under analysis graduated in Pedagogy and are currently teaching children in elementary schools or in the first stages of government-run schools in São Paulo, São Paulo State, Brazil. Our results show that, regardless of the educational modality (classroom or distance learning) and in spite of criticisms in choosing Pedagogy as a career course, either type is acceptable provided that it offers sound education and prepares the professionals for the teaching practice. Other issues such as maturity, right choice of profession and involvement with school daily life and with their pupils are indicators of teacher's professionality.<hr/>El presente artículo presenta los resultados de una investigación que se desarrolló en el ámbito de una fase postdoctoral y que investigó las dificultades y/o facilidades en la formación y en la actuación professional de egresados de un mismo curso de Pedagogía en las modalidades presencial y a distancia. Fue realizado, también, un análisis a partir de una breve recuperación histórica sobre el curso y de las críticas alrededor de que la formación inicial ocurra a distancia, delante de la crisis de las licenciaturas. Los egresados, sujetos de la investigación, tuvieron el curso de Pedagogía como formación inicial y actúan como profesores en la educación infantil y/o en las series iniciales de la enseñanza primaria en la red pública de enseñanza de São Paulo. Los análisis señalaron que, para estos egresados, la modalidad no importa para la obtención de una formación que lleve a cabo prepararlos adecuadamente para el ejercicio profesional, a pesar de las críticas percibidas en cuanto a la elección del curso y, aún más, por la modalidad a distancia. Otros aspectos señalados, como la madurez, la seguridad por la elección de la profesión y el envolvimiento con las cuestiones relacionadas al cotidiano escolar y con los alumnos, son definidores para la profesionalidad docente. <![CDATA[Desenvolvimento profissional nas vozes de professoras da educação infantil no contexto da pesquisa-formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article presents part of a broader research developed between July 2010 and October 2013 and proposes an analysis of the professional development of four children's education teachers participating in a training-research group. The resource used to give support to the reflections was the production of (auto) biographical narratives stimulated by mnemonic resources such as photos, films, objects, etc. The analysis reflects their formative journeys and professional development. The fragments analyzed showed the progress of the teachers, from getting to know the school as a space for learning and professional development, remembering moments of initial training, teaching initiation and, later, investing in their career by means of new courses, lato and strictu sensu. The narratives also show that the teachers are aware of their obligation and of the complexity involved in educating a child universally, and of their vulnerability, as well as of the need for constructing their specific professional life that integrates knowledge on childhood in the 21st century.<hr/>Esse artigo apresenta o recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida entre julho de 2010 e outubro de 2013 e se propõe a analisar o desenvolvimento profissional de quatro professoras da Educação Infantil participantes de um grupo de pesquisa-formação. O recurso utilizado para dar sustentação às reflexões foi o da produção de narrativas (auto)biográficas estimuladas por recursos mnemônicos tais como fotos, filmes, objetos etc. A análise dos memoriais produzidos pelas professoras voltou-se para seus percursos formativos e o desenvolvimento profissional. Os fragmentos analisados evidenciam o movimento das professoras de reconhecimento da escola como um espaço de aprendizagem e desenvolvimento profissional, revivendo momentos de formação inicial, iniciação à docência e, posterior, empenho em investir na carreira por meio de novos cursos lato e stricto sensu. As narrativas demonstraram também que as professoras estão conscientes do compromisso e complexidade que envolve educar a criança em sua globalidade e vulnerabilidade, assim como a necessidade de construírem uma profissionalidade específica que integre saberes sobre a infância do século XXI.<hr/>Este artículo presenta el recorte de una investigación más amplia desarrollada entre julio de 2010 y octubre de 2013 y se propone analizar el desarrollo profesional de cuatro profesoras de la Educación Infantil participantes de un grupo de investigación-formación. El recurso utilizado para sostener las reflexiones fue el de la producción de narrativas (auto)biográficas estimuladas por recursos mnemónicos tales como fotos, películas, objetos etc. El análisis refleja sus recorridos formativos y su desarrollo profesional. Los fragmentos analizados evidencian el progreso de las profesoras de reconocimiento de la escuela como un espacio de aprendizaje y desarrollo profesional, reviviendo momentos de formación inicial, iniciación a la docencia y, posteriormente, el empeño en invertir en la carrera mediante nuevos cursos lato y stricto sensu. Las narrativas demostraron también que las profesoras están conscientes del compromiso y de la complejidad que involucra educar al niño en su totalidad y vulnerabilidad, así como la necesidad de construir una profesionalidad específica que integre conocimientos sobre la infancia del siglo XXI. <![CDATA[Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012015000300321&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This text aims to discuss the mathematics of early school years from a historical perspective. Supported on recent research results derived from projects implemented through national and international cooperation, the work to be published analyzes the difficulties of conducting historical studies about the presence of mathematics in the initial training of students. Said difficulties include the way to treat the types of mathematical teaching in the form of subjects rather than discipline-like contents. This implies a special attention to the articulation that occurs between pedagogies and pieces of knowledge to be taught. Additionally, this case requires the analysis of the cultural purposes in each school time, and of the role of mathematical knowledge. Among the findings of the study, there is an evident watershed with the emergence of modern pedagogies in the last decades of the 19th century and first decades of the 20th century, and the redefinition of mathematical basics.<hr/>O texto tem por objetivo problematizar a matemática dos primeiros anos escolares em perspectiva histórica. Apoiado em recentes resultados de pesquisa vindos de projetos realizados em cooperação nacional e internacional, o trabalho a ser divulgado analisa as dificuldades de realização de estudos históricos sobre a presença da matemática na formação inicial dos alunos. Dentre essas dificuldades, destaca-se o modo de tratar os ensinos matemáticos sobre a forma de matérias e não conteúdos disciplinarizados. Isso implica especial atenção para a articulação que se dá entre pedagogias e saberes a serem ensinados. E, neste caso, impõe-se a análise das finalidades culturais, em cada tempo escolar, do papel do conhecimento matemático. Dentre os resultados do estudo, evidencia-se um divisor de águas com a emergência das pedagogias modernas nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, e a redefinição do elementar em matemática.<hr/>El texto tiene por objetivo problematizar la matemática de los primeros años escolares en una perspectiva histórica. Apoyado en recientes resultados de investigación oriundos de proyectos realizados en cooperación nacional e internacional, este trabajo analiza las dificultades de realización de estudios históricos sobre la presencia de la matemática en la formación inicial de los alumnos. Entre estas dificultades, se destaca el modo de tratar las enseñanzas matemáticas sobre la forma de asignaturas y no contenidos disciplinarizados. Esto implica especial atención para la articulación que ocurre entre pedagogías y saberes a ser enseñados. Y, en este caso, se impone el análisis de las finalidades culturales, en cada tiempo escolar, del papel del conocimiento matemático. Entre los resultados del estudio, se evidencia un punto de inflexión con la urgencia de las pedagogías modernas en las últimas décadas del siglo XIX y primeras del siglo XX, y la redefinición de lo elementar en matemática.