Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120170005&lang=pt vol. 39 num. 5 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Gustave Monod e a renovação do ensino secundário francês]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Este artigo tem por objetivo compreender as classes nouvelles, idealizadas pelo educador Gustave Monod e colocadas em marcha no sistema de ensino francês no imediato pós-Segunda Guerra. Para tanto, inicialmente explora a trajetória de Gustave Monod, destacando a sua vinculação à perspectiva pedagógica do Movimento da Escola Nova e a sua participação em organizações políticas de cunho pacifista e antifascista. O foco da análise é colocado sobre a participação decisiva de Monod na criação das classes nouvelles na rede pública de ensino da França, bem como na instituição do Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP), na cidade de Sèvres, um espaço transnacional de intercâmbio de experiências de renovação educacional. Para nortear a pesquisa, utilizaram-se as noções de circulação e de apropriação cunhadas pelo historiador Roger Chartier e um corpus empírico formado por artigos e livros de autores franceses e brasileiros. A relevância do presente trabalho deve-se ao fato de que vários brasileiros realizaram estágio no CIEP na década de 1950 e apropriaram-se da experiência das classes nouvelles para produzir o modelo das classes secundárias experimentais que renovou o ensino secundário brasileiro.<hr/>ABSTRACT. In this article, we aimed to understand the nouvelles classes, devised by the educator Gustave Monod and put intopractice in the French educational system in the immediate post-World War II. To this end, we initially explore the trajectory of Gustave Monod, highlighting his connection to the pedagogical perspective of the Movement of the New School and his participation in pacifist and anti-fascist political organizations. The focus of the analysis is placed on the decisive participation of Monot in creating the nouvelles classes in public schools in France, as well as in effecting the Centre International d'Etudes Pédagogiques (CIEP) in the city of Sèvres, a transnational space for the exchange of experiences of educational renewal. To guide the research, we used the notions of circulation and appropriation coined by Roger Chartier and an empirical corpus consisting of articles and books of French and Brazilian authors. The relevance of this study is due to the fact that several Brazilians had a professional training at the CIEP in the 1950s and employed the experience of nouvelles classes to produce the model of experimental secondary classes, which renewed the Brazilian secondary education.<hr/>RESUMEN. Este artículo tiene por objetivo comprender las classes nouvelles, idealizadas por el educador Gustave Monod y llevadas a cabo en el sistema de enseñanza francesa tras el post segunda Guerra. Para tanto, inicialmente explora la trayectoria de Gustave Monod, destacando su vinculación a la perspectiva pedagógica del Movimiento de la Escuela Nueva y su participación en organizaciones políticas de carácter pacifista y antifascista. El enfoque del análisis es colocado sobre la participación decisiva de Monot en la creación de las classes nouvelles en la red pública de enseñanza de Francia, así como en la institución del Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP), en la ciudad de Sèvres, un espacio transnacional de intercambio de experiencias de renovación educacional. Para guiar la investigación, se utilizaron las nociones de circulación y de apropiación acuñadas por el historiador Roger Chartier y un corpus empírico compuesto por artículos y libros de autores franceses y brasileños. La relevancia del presente trabajo se debe a que varios brasileños realizaron prácticas en el CIEP en la década de 1950 y se apropiaron de la experiencia de las classes nouvelles para producir el modelo de las clases secundarias experimentales que renovó la enseñanza secundaria brasileña. <![CDATA[Progressão do conhecimento histórico entre o ensino fundamental e o ensino médio: um olhar sobre o livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500483&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O presente estudo aborda o tema da progressão do conhecimento histórico, circunscrevendo-o ao âmbito da transição do ensino fundamental para o ensino médio. Entende-se que a integração dos três níveis de escolarização em uma mesma etapa da educação básica exige que se evoquem critérios de progressão. Com base nesse pressuposto, faz-se uma análise comparada entre oito coleções didáticas de História, com o propósito de investigar as estratégias mobilizadas para garantir a progressão do conhecimento histórico. O foco da análise recai sobre o tema da construção da temporalidade histórica, em virtude da centralidade de tal noção nos processos de ensinar e aprender História. A exposição se organiza em três seções, iniciando com uma breve discussão sobre as características gerais das transições educativas, seguindo com uma revisão da literatura acerca do tema da progressão do conhecimento histórico e finalizando com a abordagem analítica sobre o corpus selecionado. Os resultados preliminares apontam que as obras didáticas tratam a temporalidade histórica predominantemente a partir do tempo físico, repetindo, no ensino médio, praticamente a mesma abordagem desenvolvida no ensino fundamental, o que evidencia limitada preocupação com a progressão e a complexificação do domínio das noções temporais entre os dois segmentos.<hr/>ABSTRACT. The study is about the progression of historical knowledge, circumscribed to the transition from elementary school to high school. The integration of the three levels of schooling into the same basic education stage demands the suggestion of standards for progression. Based on this, the study draws a comparison among eight History textbook collections, investigating the strategies to ensure the progression of the historical knowledge. The analysis focus on the construction of historical temporality, due to the centrality of this concept in processes of history teaching and learning. The exposure is organized into three sections, starting with a brief discussion on the general characteristics of educational transitions, followed by a literature review about the progression of historical knowledge and ending with the analytical approach on the selected corpus. The preliminary results show that the didactic books analyzed deal with the historical temporality from the physical space, repeating in the high school the same approach of the elementary school, which evidences the limited concern with the progression and the complexity in the domain of temporal notions between these two segments.<hr/>RESUMEN. El presente estudio abarca el tema de la progresión del conocimiento histórico, circunscribiéndolo al ámbito de la transición de la enseñanza primaria para la enseñanza secundaria. Se entiende que la integración de los tres niveles de la escolarización en una misma etapa de la educación básica exige que se evoquen criterios de progresión. Con base en este presupuesto, fue hecho un análisis comparado entre ocho colecciones didácticas de Historia, con el propósito de investigar las estrategias movilizadas para garantizar la progresión del conocimiento histórico. El enfoque del análisis recae sobre el tema de la construcción de la temporalidad histórica, en virtud de la centralidad de tal noción en los procesos de enseñar y aprender Historia. La exposición se organiza en tres secciones, iniciando con una breve discusión sobre las características generales de las transiciones educativas, siguiendo con una revisión de la literatura acerca del tema de la progresión del conocimiento histórico y finalizando con el abordaje analítico sobre el corpus seleccionado. Los resultados preliminares señalan que las obras didácticas tratan la temporalidad histórica predominantemente a partir del tiempo físico, repitiendo, en la enseñanza secundaria, prácticamente el mismo abordaje desarrollado en la enseñanza primaria, lo que evidencia una limitada preocupación con la progresión y la complejización del dominio de las nociones temporales entre los dos segmentos. <![CDATA[Uma abordagem gramsciana da práxis dos jesuítas como intelectuais no Brasil colonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O presente trabalho pretende refletir sobre a ação do intelectual jesuíta, na perspectiva de Manuel da Nobrega, à luz do conceito de ‘intelectuais’ de Antonio Gramsci. Parte-se do pressuposto de que os padres jesuítas, como intelectuais orgânicos, foram determinantes para a concretização da hegemonia colonizadora portuguesa. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados: os Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, para discutir o conceito de intelectuais e a sua função orgânica nos grupos hegemônicos; e as Cartas do Brasil de Manuel da Nobrega, que expressou o compromisso do intelectual educador jesuíta com a política educacional da Coroa portuguesa no Brasil. Os textos foram interpretados criticamente e com foco na compreensão do papel que os jesuítas exerceram na formação de quadros a serviço da manutenção da hegemonia. A catequese e a formação indígenas, assim como a de quadros entre os filhos dos colonos, atenderam relativamente aos interesses de formação dos setores fundamentais da hegemonia colonial. Nos colégios, os filhos dos colonos compunham os setores dominantes da sociedade colonial, pois se formavam como intelectuais que ocupariam funções de quadros especializados da Companhia e, também, na administração em favor dos próprios interesses da Coroa para manter a cultura portuguesa.<hr/>ABSTRACT. This study aims to reflect on the action of the Jesuit intellectual, from the perspective of Manuel da Nobrega, under the concept of ‘intellectuals’ by Antonio Gramsci. It starts from the assumption that Jesuit priests, as organic intellectuals, were crucial to the achievement of the Portuguese colonial hegemony. To achieve the proposed goal, the following sources were used: the Antonio Gramsci’s Prison notebooks to discuss the concept of intellectuals and their organic role in hegemonic groups; and Brazil's Letters by Manuel da Nobrega, who expressed the commitment of the Jesuit intellectual educator to the educational policy of the Portuguese Crown in Brazil. The texts were interpreted critically and focused on understanding the role that Jesuits exercised in the formation of boards at service of hegemony maintenance. Catechesis and indigenous formation, as well as the boards among the settler’s children, have relatively met the interests of formation of key sectors of colonial hegemony. In schools, settler’s children composed the dominant sectors of colonial society, since they were graduated as intellectuals who would occupy functions of specialized boards of the Company and, also, in the administration in favor of the interests of the Crown to maintain the Portuguese culture.<hr/>RESUMEN. El presente trabajo pretende reflexionar sobre la acción del intelectual jesuita, en la perspectiva de Manuel da Nobrega, a la luz del concepto de ‘intelectuales’ de Antonio Gramsci. Se parte de la suposición de que los padres jesuitas, como intelectuales orgánicos, fueron determinantes para la concreción de la hegemonía colonizadora portuguesa. Para alcanzar el objetivo propuesto fueron utilizados: los Cuadernos del cárcel de Antonio Gramsci, para discutir el concepto de intelectuales y su función orgánica en los grupos hegemónicos; y las Cartas do Brasil de Manuel da Nobrega, que expresó el compromiso del intelectual educador jesuita con la política educacional de la Corona portuguesa en Brasil. Los textos fueron interpretados críticamente y con el enfoque en la comprensión del papel que los jesuitas ejercieron en la formación de cuadros a servicio del mantenimiento de la hegemonía. La catequesis y la formación indígenas, así como la de cuadros entre los hijos de los colonos, atendieron relativamente a los intereses de formación de los sectores fundamentales de la hegemonía colonial. En los colegios, los hijos de los colonos hacían parte de los sectores dominantes de la sociedad colonial, pues se graduaban como intelectuales que ocuparían funciones de cuadros especializados de la Compañía y, también, en la administración a favor de los propios intereses de la Corona para mantener la cultura portuguesa. <![CDATA[Educação e liberdade: a formação do <em>habitus</em> enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500505&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O estudo verifica a caminhada cumulativa do sujeito submetido originalmente ao estado da natureza (hominização) para a condição de ‘ser humano’ constituído por elementos da complexidade instrumental e cognitiva (humanização). A educação se torna o eixo de constituição da hominização para a humanização, por meio dos pressupostos de incorporação do habitus de uma natureza humana. Por meio da Teoria Materialista histórica, descreveremos o habitus enquanto o exercício de práticas reiteradas e incorporadas na formação do sujeito, constituindo-se em uma ‘segunda natureza’. Pela Teoria da Emancipação, descrita em Kant e Horkheimer e Adorno, verificaremos o status de libertação dos sujeitos pela incorporação de uma prática inscrita primariamente no mundo da razão (ética e estética) ou pela ação educacional negativa.<hr/>ABSTRACT. The study evaluates the cumulative path traveled by the subject originally submitted to the state of nature (hominization) to the condition of ‘human being’ made of instrumental complexity and cognitive (humanization) elements. Education becomes the constitution axis from hominization to humanization, through the assumptions of incorporation of habitus of human nature. Through Historical Materialist Theory, we described habitus as the exercise of practices repeated and incorporated into the formation of the subject, thus becoming a ‘second nature’. The Theory of Emancipation described in Kant and Horkheimer and Adorno, we check the status of liberty of the subjects by the incorporation of a practice primarily belonging to the world of reason (ethics and aesthetics) or by negative educational action.<hr/>RESUMEN. El estudio verifica el recorrido cumulativo del sujeto sometido originalmente al estado de la naturaleza (hominización) para la condición de ‘ser humano’ constituido por elementos de la complejidad instrumental y cognitiva (humanización). La educación se vuelve el eje de constitución de la hominización para la humanización, por medio de los presupuestos de incorporación del habitus de una naturaleza humana. Por medio de la Teoría Materialista histórica, describiremos el habitus en cuanto al ejercicio de prácticas reiteradas e incorporadas en la formación del sujeto, constituyéndose en una ‘segunda naturaleza’. Por la Teoría de la Emancipación, descripta en Kant y Horkheimer y Adorno, verificaremos el estatus de liberación de los sujetos por la incorporación de una práctica inscrita primariamente en el mundo de la razón (ética y estética) o por la acción educacional negativa. <![CDATA[(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500515&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O artigo problematiza a constituição da docência para ensinar matemática nos anos iniciais, a partir de uma política de governo, o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para as discussões teóricas, tomam-se os estudos foucaultianos, principalmente os conceitos de discurso, jogos de verdade e governo (condução das condutas). O material considerado constitui-se dos Cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC, abrangendo o Caderno 1 - Organização do Trabalho Pedagógico. A partir desse material, os seguintes grupos de análise foram evidenciados: ‘encaminhamentos ao professor na orientação dos alunos, das atividades de sala de aula e dos registros’; ‘orientações pedagógicas a partir das experiências dos alunos’; e ‘consideração das brincadeiras, do brincar e do uso do material manipulável para ensinar matemática’. Ao se examinarem as orientações/prescrições propostas no caderno do PNAIC, pontua-se que, como tantos outros manuais da ‘boa formação’, reafirmam dizeres e fazeres que o professor que ensina matemática deveria seguir para atingir seus objetivos.<hr/>ABSTRACT. This paper problematizes the constitution of teachers to teach mathematics in the early grades by considering a government policy - the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). For theoretical discussions, we considered Foucauldian studies, particularly the concepts of discourse, games of truth and government (conduction of conducts). The material consists of PNAIC Handbooks for Mathematical Literacy, comprehending Handbook 1 - Organization of the Pedagogical Work. From this material, the following groups of analysis have emerged: ‘instructions for teachers to guide the students, the classroom activities and records’; ‘pedagogical guidelines from the students’ experiences’; and ‘consideration of games, play and use of manipulable material to teach mathematics’. By examining the guidelines/instructions proposed in the PNAIC handbook, we can point out that, like many other handbooks for ‘good education’, they reaffirm sayings and actions that mathematics teachers should follow in order to attain their goals.<hr/>RESUMEN. El artigo problematiza la constitución de la docencia para enseñar matemáticas en los años iniciales, a partir de una política de gobierno, el Pacto Nacional para Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC). Para las discusiones teóricas, se utilizan los estudios foucaultianos, principalmente los conceptos de discurso, juegos de verdad y gobierno (conducción de las conductas). El material considerado se constituyó de los Cuadernos de Alfabetización Matemática del PNAIC, abarcando el Cuaderno 1 - Organización del Trabajo Pedagógico. A partir de este material, los siguientes grupos de análisis fueron evidenciados: ‘encaminamientos al profesor en la orientación de los alumnos, de las actividades de sala de clase y de los registros’; ‘orientaciones pedagógicas a partir de las experiencias de los alumnos’; y ‘consideración de los juegos, del jugar y del uso del material manipulable para enseñar matemáticas’. Al examinarse las orientaciones/prescripciones propuestas en el cuaderno del PNAIC, se señala que, como tantos otros manuales de la ‘buena formación’, reafirman dichos y tareas que el profesor que enseña matemáticas debería seguir para alcanzar sus objetivos. <![CDATA[Raça e gênero na educação básica: pesquisando ‘com’ crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500523&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Os principais objetivos deste artigo são discutir e problematizar como determinadas representações étnico-raciais e de gênero são construídas e reiteradas cotidianamente no ambiente da educação básica. Esta análise se vincula às teorizações produzidas pelos Estudos Culturais em Educação, a partir de situações cotidianas no ambiente escolar e de excertos de entrevistas aplicadas, ao longo de um ano de trabalho de campo, com crianças da educação infantil de uma escola pública municipal e com crianças do ensino fundamental de uma escola privada, ambas localizadas no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa apontam que, desde a infância, alunos (as) da educação básica incorporam e disseminam representações ‘estereotipadas’ relativas aos pertencimentos étnico-raciais e de gênero. De modo particular, foi possível observar que os sujeitos que não se enquadravam em características fenotípicas consideradas ideais eram representados negativamente e discriminados. No entanto, o estudo mostrou também a importância de pedagogias que questionam e deslocam as representações de raça e de gênero dominantes, a partir da perspectiva de uma educação antirracista.<hr/>ABSTRACT. The main objective of this article was to discuss and problematize how certain gender, ethnic and racial representations are constructed and reiterated daily in the school environment and circulate almost as absolute truths. This analysis relies on theories of Cultural Studies in Education and presents data collected on everyday situations at schools and interviews excerpts applied over a year of field work with children from kindergarten in a public school and children elementary school at a private institution, both located in Rio Grande do Sul. Our results indicate that, since childhood, children already incorporate and disseminate ‘stereotypical’ representations regarding gender, ethnic and racial affiliations. In particular, it was observed that the individuals who did not fit in the phenotypic characteristics considered ideal were negatively represented and discriminated. However, this study also showed the importance of pedagogies that question and dislocate the dominant representationsof race and gender, from the perspective of an anti-racist education.<hr/>RESUMEN. Los principales objetivos de este artículo son discutir y problematizar cómo determinadas representaciones étnico-raciales y de género son construidas y reiteradas cotidianamente en el ambiente de la educación básica. Este análisis se vincula a las teorizaciones producidas por los Estudios Culturales en Educación, a partir de situaciones cotidianas en el ambiente escolar y de trechos de entrevistas aplicadas, a lo largo de un año de trabajo de campo, con niños de la educación infantil de una escuela pública municipal y con niños de la enseñanza primaria de una escuela privada, ambas ubicadas en Rio Grande do Sul-Brasil. Los resultados de la investigación señalan que, desde la infancia, alumnos(as) de la educación básica incorporan y difunden representaciones ‘estereotipadas’ relativas a las pertenencias étnico-raciales y de género. De modo particular, fue posible observar que los sujetos que no se encuadraban en características fenotípicas consideradas ideales eran representados negativamente y discriminados. Con todo, el estudio señaló también la importancia de pedagogías que cuestionan y desplazan las representaciones de raza y de género dominantes, a partir de la perspectiva de una educación antirracista. <![CDATA[Análise da produção científica sobre <em>feedback</em> no ensino de inglês como língua estrangeira na base de dados ERIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500533&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT. Feedback is one of the most significant tools on learning, teaching, developing autonomy, self-efficacy and achievement in the educational environment. Its importance is emphasized in articles, dissertations and theses; however, a very little number of them have been published recently. This article intends to verify in what perspective feedback has been examined, in what ways it has been revealed to be effective for students and teachers to reach their goals and identify possible gaps of study that need to be fulfilled in future researches. In order to carry out this investigation, this study examined articles, papers and theses published from 2006 to 2015 about feedback in courses of English as a foreign language (EFL), using ERIC database. Our findings were organized into six categories: corrective feedback in oral interaction; effects of peer feedback; feedback expectancy; teachers’ conceptions of intelligence and their relations in offering feedback; the effect of different types of feedback strategies on written texts; the use of feedback through technology. The results indicate that feedback is a crucial tool in the educational process and it plays a central role in learning a foreign language. Further investigations concerning feedback are suggested.<hr/>RESUMO. O feedback é uma das ferramentas mais influentes na aprendizagem, ensino, desenvolvimento da autonomia, autoeficácia e desempenho acadêmico. Apesar de ter a sua importância enfatizada por educadores, o que se observa é um número muito restrito de publicações recentemente. Este artigo objetiva verificar em que perspectiva o feedback tem sido estudado, de que forma a sua eficácia é demonstrada para que estudantes e professores alcancem os seus objetivos educacionais. Além disso pretendeu-se identificar possíveis lacunas de estudo e sugerir futuras pesquisas sobre o tema. Para tanto, foram analisados artigos e teses publicados entre 2006 e 2015 sobre o uso do feedback no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL), utilizando o banco de dados ERIC. Os resultados foram organizados em seis categorias: o feedback por meio da tecnologia; as diferentes estratégias de feedback em textos escritos; o uso do feedback entre os pares; o feedback corretivo nas interações orais; a expectativa do uso do feedback; e as concepções dos professores acerca da inteligência e suas implicações no oferecimento do feedback. Os resultados revelam que o feedback é uma ferramenta indispensável no processo educativo e desempenha papel central na aprendizagem de uma língua estrangeira. <hr/>RESUMEN. El feedback es una de las herramientas más influyentes en el aprendizaje, la enseñanza, el desarrollo de la autonomía, la autoeficacia y el desempeño académico. A pesar de tener su importancia enfatizada por educadores, lo que se observa es un número muy restricto de publicaciones recientemente. Este artículo tiene el objetivo de verificar en qué perspectiva el feedback ha sido estudiado, de qué forma su eficacia es demostrada para que estudiantes y profesores logren sus objetivos educacionales. Además, se pretendió identificar posibles lagunas de estudio y sugerir futuras investigaciones sobre el tema. Para tanto, fueron analizados artículos y tesis publicados entre 2006 y 2015 sobre el uso del feedback en la enseñanza de inglés como lengua extranjera (ILE), utilizando el banco de datos ERIC. Los resultados fueron organizados en seis categorías: el feedback por medio de la tecnología; las diferentes estrategias de feedback en textos escritos; el uso del feedback entre los pares; el feedback correctivo en las interacciones orales; la expectativa del uso del feedback; y las concepciones de los profesores acerca de la inteligencia y sus implicaciones en el ofrecimiento del feedback. Los resultados revelan que el feedback es una herramienta indispensable en el proceso educativo y desempeña papel central en el aprendizaje de una lengua extranjera. <![CDATA[Algumas reflexões da relação trabalho e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500545&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT. This is a theoretical essay aimed at discussing the concept of work and its relationship with education since both are activities specific of man. For this purpose, it is based on Marx’s assumptions (1982), and Marx and Engels (1996) that present work as a human natural need when accomplishing the material exchange between man and nature. And this is what differentiates the human beings from the animals, with the ability to create and to recreate, projecting his/her existence that occurs by the conscious action of work. In developing the theme, we focused on the conception of work as educational principle, as a value of creator and maintainer use, as promoter of satisfactions of human needs. The article has theoretical foundations in authors such as Marx (1982), Marx and Engels (1996), Saviani, (2006, 2007, 2009), Frigotto (2001a, 2001b, 2010, 2011), among others. The theme will be historically contextualized according to the organization of society, work and education. The approach takes into account the man as a historical being and the work as an educational principle, consisting of a fundamental theme that does not end in the epistemological, social and educational contexts.<hr/>RESUMO. Trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo discutir o conceito de trabalho na relação com a educação, uma vez que se constituem em atividades específicas do homem. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos de Marx (1982) e Marx e Engels (1996) que apresenta o trabalho como uma necessidade natural humana ao realizar o intercâmbio material entre o homem e a natureza. E esta ação é que diferencia os seres humanos dos animais com a capacidade de criar e recriar, projetando sua existência que acontece pela ação consciente do trabalho. No desenvolvimento da temática investe-se na concepção do trabalho como princípio educativo, como valor de uso criador e mantenedor, como promotor das satisfações das necessidades da vida humana. O artigo busca fundamentos teóricos em autores como Marx (1982), Marx e Engels (1996), Saviani (2006, 2007, 2009), Frigotto (2001a, 2001b, 2010, 2011) entre outros. O tema será contextualizado historicamente de acordo com a organização da sociedade, do trabalho e da educação. A abordagem leva em consideração o homem como ser histórico e o trabalho como princípio educativo, consistindo num tema fundamental que não se esgota no contexto epistemológico, social e educacional.<hr/>RESUMEN. Se trata de un ensayo teórico que tiene como objetivo discutir el concepto de trabajo en la relación con la educación, una vez que se constituyen actividades específicas del hombre. Para ello, se fundamenta en los presupuestos de Marx (1982), Marx y Engels (1996) que presenta el trabajo como una necesidad natural humana al realizar el intercambio material entre el hombre y la naturaleza. Y esta acción es lo que diferencia los seres humanos de los animales con la capacidad de crear y recrear, proyectando su existencia que ocurre por la acción consciente del trabajo. En el desarrollo de la temática se dedica en la concepción del trabajo como principio educativo, como valor de uso creador y mantenedor, como promotor de las satisfacciones de las necesidades de la vida humana. El artículo busca fundamentos teóricos en autores como Marx (1982), Marx and Engels (1996), Saviani (2006, 2007, 2009), Frigotto (2001a, 2001b, 2010, 2011) entre otros. El tema será contextualizado históricamente de acuerdo con la organización de la sociedad, del trabajo y de la educación. El abordaje lleva en consideración al hombre como ser histórico y el trabajo como principio educativo, consistiendo en un tema fundamental que no se agota en el contexto epistemológico, social y educacional. <![CDATA[Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a questão que envolve a melhoria da qualidade da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500555&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Objetivamos neste artigo discutir os impactos do Pibid na melhoria da qualidade da educação básica, sob a ótica daqueles que o compõem. Trata-se de uma das categorias de análise discutidas em uma pesquisa mais ampla, de abordagem qualitativa e que teve na análise documental e na entrevista semiestruturada os principais instrumentos de construção e análise dos dados. As entrevistas aqui analisadas foram realizadas com seis coordenadores, sete professores supervisores, quatro professores colaboradores e 48 alunos bolsistas de quatro subprojetos do Pibid de uma universidade federal brasileira no segundo semestre de 2013. Os resultados mostram que o Pibid, apesar de favorecer a realização de novas e diferentes atividades nas escolas a ele vinculadas, não tem condições de contribuir, por si só, para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso ocorre pelo fato de que um programa, de maneira isolada, não tem condições de, sozinho, modificar a realidade educacional brasileira.<hr/>ABSTRACT. The purpose of this article was to discuss the impacts of PIBID on the improvement of the quality of basic education, from the perspective of those who compose it. It is one of the categories of analysis discussed in a broader research of qualitative approach that relied on document analysis and semi-structured interview as main instruments of construction and data analysis. The interviews were performed with six coordinators, seven supervisors, four collaborators and forty-eight scholarship students of four subprojects of a Brazilian federal university in 2013. The results showed that PIBID, although supporting new and different activities in schools, it cannot contribute, by itself, to improve the quality of basic education. This is because a program is unable to single-handedly change the Brazilian educational reality.<hr/>RESUMEN. El objetivo de este artículo fue discutir los impactos del Pibid (Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia) en la mejoría de la calidad de la educación básica, bajo la óptica de aquellos que lo componen. Se trata de una de las categorías de análisis discutidas en una investigación más amplia, de abordaje cualitativo y que tuvo en el análisis documental y en la entrevista semiestructurada los principales instrumentos de construcción y análisis de los datos. Las entrevistas analizadas fueron realizadas con seis coordinadores, siete profesores supervisores, cuatro profesores colaboradores y 48 alumnos becarios de cuatro subproyectos del Pibid de una universidad federal brasileña en el segundo semestre de 2013. Los resultados muestran que el Pibid, a pesar de favorecer la realización de nuevas y diferentes actividades en las escuelas a él vinculadas, no hay condiciones de contribuir, por sí mismo, para la mejoría de la calidad de la educación básica. Esto ocurre por el hecho de que un programa, de manera aislada, no tiene condiciones de, solo, modificar la realidad educacional brasileña. <![CDATA[Formação continuada: a visão dos professores de um curso de graduação tecnológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012017000500567&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O presente trabalho descreve a pesquisa que buscou compreender as necessidades de formação continuada dos professores do curso de graduação tecnológica de design de moda, oferecido em uma cidade do sul catarinense. A partir da análise do projeto pedagógico do curso, questionário e entrevistas com os professores, apreendeu-se que os professores, em sua maioria, aludiram à necessidade formativa, voltada às questões metodológicas de ensino, de certa maneira, contempladas nos espaços de formação oferecidos pela instituição, todavia centrados na racionalidade técnica e formatados na modalidade de palestras e/ou cursos de curta duração esporádicos.<hr/>ABSTRACT. This paper describes the research that sought to understand the continuing education needs of teachers of a technology degree course Fashion Design, offered in a town in southern state of Santa Catarina. From the analysis of the pedagogical project of the course, questionnaire and interviews with teachers, we observed that most teachers referred to the training needs focused on methodological issues of education, to a certain extent included in the training spaces offered by the institution, however, focused on technical rationality and formatted as lectures and/or sporadic short courses.<hr/>RESUMEN. El presente trabajo describe la investigación que buscó comprender las necesidades de formación continuada de los profesores del curso de pregrado tecnológico de diseño de modas, ofrecido en una ciudad del sur de Santa Catarina-Brasil. A partir del análisis del proyecto pedagógico del curso, cuestionario y entrevistas con los profesores, se comprendió que los profesores, en su mayoría, aludieron a la necesidad formativa, dirigida a las cuestiones metodológicas de enseñanza, en cierto modo, contempladas en los espacios de formación ofrecidos por la institución, aunque centrados en la racionalidad técnica y formateados en la modalidad de palestras y/o cursos esporádicos de corta duración.