Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120180001&lang=pt vol. 40 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O olhar deste estudo voltou-se às autobiografias dos professores das ‘licenciaturas de matemática’ das instituições de ensino superior de caráter privado em Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral investigar sua percepção acerca da relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos e desdobrou-se nos seguintes objetivos: analisar as percepções docentes acerca do uso dos recursos tecnológicos na formação continuada e examinar como os docentes compreendem sua aplicação na relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, contando com os estudos de Brito e Purificação (2011), Rasco e Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) e Kenski (2015). Na pesquisa de campo, utilizaram-se os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral para a realização das sete entrevistas feitas com os docentes que atuavam nas ‘licenciaturas de matemática’ em Curitiba. Verificou-se que eles percebem as possibilidades e os desafios do uso dos recursos tecnológicos tanto na formação continuada, quanto na relação entre professor e aluno. Dentre as possibilidades, a formação continuada em tempos e espaços flexíveis; dentre os desafios, acompanhar a rapidez das inovações e sua aplicação em sala de aula.<hr/>ABSTRACT. The look of this study turned to the autobiographies of professors of the Mathematics Courses of private higher education institutions in Curitiba. The main objective of the research was to investigate teachers’ perceptions about the relationship between continuing education and technological resources and to develop the following specific objectives: to analyze teacher’s perceptions about the use of technological resources in continuing education and to examine how teachers understand the use of such technologies in the relationship between teacher and student in the teaching-learning process. The methodology used was a bibliographical and field research, relying on the theoretical framework studies of Brito and Purificação (2011), Rasco and Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) and Kenski (2015). As far as field research is concerned, the theoretical-methodological procedures of the Oral History were used to perform the seven interviews with the teachers who worked in the Mathematics Courses in Curitiba. It was possible to perceive that the teachers perceive the possibilities and the challenges both in the use of the technological resources in the continuing education, and in the relationship between teacher and student. Among the possibilities, the continued formation in flexible times and spaces; among the challenges, to monitor the speed of innovations and their applicationa in the classroom.<hr/>RESUMEN. La perspectiva de este estudio se dirigió a las autobiografías de los profesores de las ‘licenciaturas en matemáticas’ de las instituciones de enseñanza superior de carácter privado en Curitiba. La investigación tuvo como objetivo general investigar su percepción acerca de la relación entre la formación continuada y los recursos tecnológicos y se dividió en los siguientes objetivos: analizar las percepciones docentes acerca del uso de los recursos tecnológicos en la formación continuada y examinar cómo los docentes comprenden su aplicación en la relación entre profesor y alumno en el proceso de enseñanza y aprendizaje. La metodología utilizada es de carácter bibliográfico con investigación de campo, contando con los estudios de Brito y Purificação (2011), Rasco y Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) y Kenski (2015). En la investigación de campo, fueron utilizados los procedimientos teórico-metodológicos de la Historia Oral para la realización de las siete entrevistas hechas con los docentes que actuaban en las ‘licenciaturas en matemáticas’ en Curitiba. Se verificó que ellos perciben las posibilidades y los desafíos del uso de los recursos tecnológicos tanto en la formación continuada, como en la relación entre profesor y alumno. Entre las posibilidades, la formación continuada en tiempos y espacios flexibles; entre los desafíos, acompañar la rapidez de las innovaciones y su aplicación en clase. <![CDATA[Projeto alfa <em>tuning</em> América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, &amp; Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências.<hr/>RESUMEN. Este artículo discute la implementación del proyecto Alfa Tuning América Latina (Patal) en Brasil, así como si, y de qué manera, sus directrices fueron incorporadas al contexto de la práctica de las universidades participantes. El referencial teórico está fundamentado en el ciclo político (Bowe &amp; Ball, 1992) y en el contexto socioeconómico del modo de producción capitalista (Harvey, 2013), para comprender la relación del Patal con sus contextos de influencia, elaboración y práctica. La metodología se basó en el análisis de los documentos e informes oficiales del Patal y en la realización de entrevistas semiestructuradas con participantes de Patal en Brasil. Los resultados evidenciaron que el Patal hace parte de las acciones de territorialización, desterritorialización y reterritorialización de políticas de educación superior de la Unión Europea, que superan fronteras nacionales para suplir demandas de mercado en el escenario de gobernanza multiescalar. En Brasil, el Patal fue introducido fuera de los marcos reguladores del Estado, siendo acordado a partir de redes políticas entre docentes y universidades, y la implementación de sus directrices ocurrió, predominantemente, de forma puntual y discursiva, no obstante el Patal puede influir en las políticas nacionales por medio de la adopción de conceptos, diagnósticos y metodologías, así como legitimar otras políticas, especialmente por defender un currículum organizado en competencias.<hr/>ABSTRACT. This article discusses the implementation of the Alfa Tuning Latin America Project [Patal in Portuguese] in Brazil, as well as if - and in what way - its guidelines were incorporated into the context of the practice of participating universities. The theoretical reference of the article is based on the policy cycle (Bowe &amp; Ball, 1992) and the socioeconomic context of the capitalist mode of production (Harvey, 2013), to understand the relationship between Patal and its contexts of influence, elaboration and practice. The methodology was based on the analysis of official documents and reports of Patal and on semi-structured interviews. The results showed that Patal is part of territorialization, deterritorialization and reterritorialization of higher education policies in the European Union, which surpasses national borders to meet market demands in the current scenario of multi-scalar governance. In Brazil, Patal was introduced outside the regulatory frameworks of the State, being agreed upon from political networks between teachers and universities, and the implementation of its proposals occurred in a punctual and discursive way, however Patal can influence national policies through adoption of concepts, diagnoses and methodologies, as well as to legitimize other policies. <![CDATA[Acesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. A trajetória de estudantes, em especial no que tange a acesso e permanência na educação superior, está intrinsecamente relacionada ao processo de escolarização, isto é, é determinada pela estruturação e ampliação do capital escolar na educação básica. Neste texto são discutidas as estratégias mobilizadas por uma escola pública de prestígio - como o Colégio Militar de Campo Grande -, que contribuem para o ingresso na educação superior. Busca-se compreender como os agentes e a instituição - colégio, famílias e estudantes - desenham um projeto que culmina em aprovações em cursos de nível superior no País e na região. As fontes utilizadas são relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil e o periódico do CMCG, dentre outros, - analisados com base em estudos bourdieusianos. Os resultados sinalizam que o Colégio Militar reúne elementos de ordem pedagógica e simbólica que geram ações e sentimentos de pertença em seus estudantes, que, uma vez mobilizados, produzem resultados positivos de acesso à educação superior.<hr/>ABSTRACT. The trajectory of students, especially regarding access and permanence in higher education, is intrinsically related to the schooling process, that is, it is determined by the structuring and expansion of the school capital in basic education. This text discusses the strategies mobilized by a prestigious public school - the Military School of Campo Grande (CMCG) - that contribute to the admission in higher education. We sought to understand how agents and the institution: school, families and students, draw a project that results in admission in higher education courses in the country and in the region. The sources used are official reports of Military School System of Brazil, Journal of CMCG, among others, which are analyzed based on Bourdieusian studies. The results indicate that the Military School brings together pedagogical and symbolic elements that generate actions and feelings of belonging in the students, which once mobilized produce positive results as for the access to higher education.<hr/>RESUMEN. La trayectoria de estudiantes, en especial en lo que se refiere al acceso y permanencia en la educación superior, está intrínsecamente relacionada al proceso de escolarización, es decir, es determinada por la estructuración y ampliación del capital escolar en la educación básica. En este texto son discutidas las estrategias movilizadas por una escuela pública de prestigio - como el Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) -, que contribuyen para el ingreso en la educación superior. Se pretende comprender cómo los agentes y la institución - colegio, familias y estudiantes - trazan un proyecto que culmina en aprobaciones en cursos de nivel superior en el país y en la región. Las fuentes utilizadas son informes oficiales del Sistema Colégio Militar do Brasil y el periódico del CMCG, entre otros, - analizados con base en estudios bourdieusianos. Los resultados señalan que el Colegio Militar reúne elementos de orden pedagógico y simbólico que generan acciones y sentimientos de pertenencia en sus estudiantes, que, una vez movilizados, producen resultados positivos de acceso a la educación superior. <![CDATA[Implicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. A política nacional de democratização do acesso à educação superior do MEC, instituída pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), traz consigo mecanismos com propósitos de democratizar as vagas nos cursos superiores públicos. Em 2012, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aderiu ao SiSU; assim, em 2013, passa a ter duas principais formas de seleção (SiSU no primeiro semestre e vestibular no segundo semestre) de cada ano. Pesquisas realizadas afirmaram que o ingresso na Unemat já era democratizado. A questão que levantamos neste estudo é: com a adesão ao SiSU, o ingresso continuou democratizado? Assim, o objetivo da presente pesquisa é compreender a adesão ao SiSU no câmpus Universitário de Cáceres e sua relação com o processo de democratização da IES. Foi aqui adotada como tipo de pesquisa a abordagem quanti-qualitativa. O procedimento metodológico ocorreu em três etapas: análise documental; análise do banco de dados - Enem - e análise de dados do vestibular. Os instrumentos de pesquisa foram os questionários socioeconômicos do Enem e do vestibular/Unemat. Os resultados evidenciaram que houve várias mudanças na Unemat após a implementação do SiSU como forma de ingresso. Tais mudanças foram introduzidas no perfil acadêmico, nas políticas institucionais, na gestão administrativa e na gestão pedagógica.<hr/>RESUMEN. La política nacional de democratización del acceso a la educación superior del Ministerio de la Educación (MEC), instituida por el Sistema de Selección Unificada (SiSU), trae consigo mecanismos con propósitos de democratizar las vacantes en los cursos superiores públicos. En 2012, la Universidad del Estado de Mato Grosso (Unemat) adhirió al SiSU; así, en 2013, pasa a tener dos principales formas de selección (SiSU en el primer semestre y vestibular en el segundo semestre) de cada año. Investigaciones realizadas afirmaron que el ingreso en la Unemat ya era democratizado. La cuestión que planteamos en este estudio es: con la adhesión al SiSU, ¿el ingreso continuó democratizado? Así, el objetivo de esta investigación es comprender la adhesión al SiSU en el câmpus Universitario de Cáceres y su relación con el proceso de democratización del Instituto de Enseñanza Superior (IES). Fue utilizada la investigación con enfoque cuanti-cualitativo. El proceso metodológico ocurrió en tres etapas: análisis documental; análisis del banco de datos - Enem - y análisis de datos del vestibular. Los instrumentos de investigación fueron los cuestionarios socioeconómicos del Enem y del vestibular/Unemat. Los resultados evidenciaron que hubo varios cambios en la Unemat tras la implementación del SiSU como forma de ingreso. Tales cambios fueron introducidos en el perfil académico, en las políticas institucionales, en la gestión administrativa y en la gestión pedagógica.<hr/>ABSTRACT. The National Policy for the democratization of access to higher education - MEC, instituted by the Unified Selection System - SiSU, brings mechanisms of democratizing vacancies in public higher education. In 2012, the Mato Grosso State University joined the SiSU, in 2013 it started having two main forms of selection (SiSU in the first semester and an entrance exam in the second semester). Research carried out stated that admission to Unemat was already democratized. The question that we raise in this study is: has it continued democratized with the addition of SiSU? The objective of this research was to understand the adherence to SiSU in the university câmpus of Cáceres and its relationship with the process of democratization of IES. This research had a quantitative-qualitative approach. The methodology took place in three steps: documentary analysis; analysis of the database - Enem and the entrance exam data analysis. The research was conducted through socioeconomic questionnaires about the Enem and the entrance exam at Unemat. The results showed several changes in Unemat after the implementation of SiSU as a form of admission. Changes were introduced in the academic profile, institutional policies, administrative management and pedagogical management. <![CDATA[“A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O atual cenário político-econômico tem gerado mudanças no ensino superior público, resultando na precariedade das condições e das relações laborais. Isto se materializa nas universidades, na figura dos professores substitutos, submetidos a um vínculo temporário. Nesse artigo, analisa-se a natureza da relação existente entre a precariedade, a ocorrência de violência no trabalho e suas repercussões subjetivas. Os dados aqui apresentados foram oriundos de uma pesquisa qualitativa, fruto de uma dissertação de mestrado, que usou o referencial teórico-metodológico da psicodinâmica do trabalho, em articulação com o materialismo histórico-dialético. Foram realizadas entrevistas com 28 professores, três gestores e 14 sessões coletivas, com seis docentes. Contemplou-se o cumprimento da resolução nº 510/16, do Conselho Nacional de Saúde, sobre a ética nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Foram constatadas violências psicológicas no modo de organização do trabalho e nas relações estabelecidas, o que gera sofrimento e pode comprometer a saúde dos professores, embora não se tenha caracterizado a existência de patologias. Não obstante, o prazer no trabalho é vivenciado pelo sentido que este assume para os docentes e a sociedade, pelo grau de autonomia possibilitado no exercício das atribuições e ainda pelo reconhecimento vindo dos discentes.<hr/>RESUMEN. El actual escenario político-económico ha generado cambios en la enseñanza superior pública, resultando en la precarización de las condiciones y de las relaciones laborales. Esto se materializa en las universidades, en la figura de los profesores sustitutos, sometidos a un vínculo temporario. En este artículo, se analiza la naturaleza de la relación existente entre la precarización, la ocurrencia de violencia en el trabajo y sus repercusiones subjetivas. Los datos presentados aquí fueron procedentes de una investigación cualitativa, fruto de una disertación de maestría, que utilizó el referencial teórico-metodológico de la psicodinámica del trabajo, en articulación con el materialismo histórico-dialéctico. Fueron realizadas entrevistas con 28 profesores, tres gestores y 14 sesiones colectivas, con seis docentes. Se contempló el cumplimiento de la resolución nº 510/16, del Consejo Nacional de Salud, sobre la ética en las investigaciones en ciencias sociales y humanas. Fueron constatadas violencias psicológicas en el modo de organización del trabajo y en las relaciones establecidas, lo que genera sufrimiento y puede comprometer la salud de los profesores, aunque no se haya caracterizado la existencia de patologías. No obstante, el gusto en el trabajo es vivido por el sentido que este asume para los docentes y la sociedad, por el grado de autonomía posibilitado en el ejercicio de las atribuciones y aun por el reconocimiento proveniente de los discentes.<hr/>ABSTRACT. The current political-economic scenario has generated changes in public higher education, resulting in precarious conditions and labor relations. This materializes in the universities, in the figure of substitute teachers, subjected to a temporary bond. This article analyzes the nature of the relationship between the precariousness, the occurrence of violence at work and its subjective repercussions. The data presented herein are from a qualitative research of a master's thesis, which used the theoretical-methodological framework of the Work Psychodynamics, in articulation with Historical-Dialectical Materialism. Interviews were carried out with 28 teachers, 3 managers and 14 collective sessions, with 6 teachers. It was considered compliance with Resolution 510/16 of the National Health Council on ethics in research in social and human sciences. Psychological violence was observed in the way work was organized and in established relationships, which caused suffering and could impair the health of teachers, although the existence of pathologies was not characterized. Nevertheless, the pleasure at work is experienced by the sense that it assumes for the teachers and the society, by the degree of autonomy made possible in the exercise of the attributions and also by the recognition from the students. <![CDATA[Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. A redução da influência do setor público na educação superior brasileira ocorreu desde o final do século passado, motivada pela falta de investimentos nesse setor. Os governos Lula da Silva (2003-2006) (2007-2011) mantiveram o fomento ao segmento privado, direcionando investimentos ao setor público com a preocupação em criar novas universidades federais com a perspectiva de interiorizá-las, já que a sede da maioria dessas universidades estava concentrada nas capitais dos estados. Dilma Rousseff (2011-2014) orientou-se pela mesma linha de seu antecessor, procurando dar continuidade a abertura de universidades no interior do país. Neste trabalho analisou-se a constituição dessa política com foco na interiorização, integração e regionalização da educação superior, base do processo de criação dessas universidades, que ocorre contraditoriamente às restrições orçamentárias existentes. Além do levantamento bibliográfico sobre a temática, utilizou-se dados secundários referentes à taxa de escolarização de educação superior e os sítios das universidades pesquisadas. Apesar das contradições que acompanham essa política, há indícios de que a política contribuiu para a diminuição das assimetrias regionais existentes no país, o que não impede que outros critérios tenham sido igualmente considerados.<hr/>RESUMEN. La reducción de la influencia del sector público en la educación superior brasileña ocurrió desde el final del siglo pasado, motivada por la falta de inversiones. Los gobiernos Lula da Silva - 2003-2006 y 2007-2011 - mantuvieron el fomento al segmento privado y, en relación al sector público, dirigieron las inversiones con la preocupación de crear nuevas universidades federales con la perspectiva de interiorizarlas, puesto que la sede de la mayoría de ellas estaba concentrada en las capitales de los estados. Dilma Rousseff (2011-2014) se orientó por la misma línea de su antecesor, buscando dar continuidad a la apertura de universidades en el interior del País. En este trabajo, se analizó la constitución de esta política, con enfoque en la interiorización, en la integración y en la regionalización de la educación superior, base del proceso de creación de estas universidades, hecho que contraría las restricciones presupuestarias actuales. Además de la búsqueda bibliográfica sobre la temática, se utilizaron datos secundarios referentes a la tasa de escolarización de la educación superior en sitios electrónicos de las universidades investigadas. Pese sus contradicciones, hay indicios de que esta política contribuyó para la disminución de las asimetrías regionales existentes en el País, lo que no impide que otros criterios hayan sido igualmente considerados.<hr/>ABSTRACT. The reduction of influence of the public sector over Brazilian higher education has been underway since the end of the last century, as a consequence of the lack of investments in this sector. During the two mandates of Lula da Silva (2003-2006 and 2007-2011) the foment to the private sector and the destination of investments to the public sector were maintained, with the concern of establishing new federal universities and the purpose of interiorizing them, since the headquarters of most of these universities were concentrated in the state capitals. The government of Dilma Rousseff (2011-2014) followed the same directives of her predecessor’s, seeking to continue the policy of opening universities in the inner areas of the country. This paper analyzes the constitution of this policy focused on the interiorization, integration and regionalization of higher education - basis for the creation of these universities - which occurs contradictorily to the existing budget constraints. In addition to the bibliographical survey on the subject, we used secondary data referring to the rate of higher education enrollment in the sites of the universities surveyed. Despite the contradictions that accompany this policy, there are indications that it has contributed to reduce regional asymmetries in the country, which does not prevent other criteria from being equally considered. <![CDATA[Dívida pública e financiamento da educação superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada com a finalidade de analisar as implicações das políticas de ajuste fiscal no financiamento da educação superior brasileira, considerando o atendimento ao setor privado-mercantil, o orçamento destinado às universidades públicas federais e o pagamento da dívida pública, no período 2003-2016. Os dados financeiros foram extraídos do Tesouro Nacional, do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal. Também se utilizaram documentos da KPMG Corporate Finance, da CM Consultoria, da Hoper Consultoria, da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e da Bolsa de Valores de São Paulo. Os resultados indicam que, mesmo diante da ampliação dos recursos destinados às universidades públicas federais, os valores são consideravelmente inferiores aos destinados à dívida pública. Também fica evidente que a expansão e a lucratividade do setor privado-mercantil são incentivadas pelas políticas do governo federal por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Conclui-se, diante do congelamento dos gastos sociais federais nos próximos 20 anos, com a Emenda Constitucional n. 95/2016, aprofundando a política de ajuste fiscal, que as universidades públicas federais sofrerão consequências negativas para a sua manutenção, bem como será fortalecido o setor privado-mercantil.<hr/>ABSTRACT. The purpose of this paper is to present results of the research conduct to analyze the implications of the tax adjustment policies in financing the Brazilian higher education, considering the attendance to the private-business sector, the budget addressed to the public federal universities and to the payment of public debt on terms from 2003 to 2016. The financial data were taken from National Treasure, National Accounts Court, and the Federal Senate. It was also used documents from KPMG Corporate Finance, CM Consultoria, Hoper Consultoria, the Brazilian Association of Private Equity and Venture Capital (ABVCAP), and from the Stock Market of São Paulo. The results point that, despite the increase in amounts destined to federal public universities, the values are considerably lower than those addressed to public debt. It is also evident that the expansion and profitability of private-business sector are encouraged by policies from the federal government by means of PROUNI (Program University for Everyone) and FIES (Program of Scholarship Loan). It can be concluded that, in the face of federal social spending freeze on the next 20 years, with the Constitutional Amendment 95/2016, strengthening the tax adjustment policies, there will be negative consequences for the federal public universities and their maintenance, and strengthening of the private-business sector.<hr/>RESUMEN. El objetivo de este artículo es presentar los resultados de la investigación realizada a fin de analizar las implicaciones de las políticas de ajuste fiscal en la financiación de la educación superior brasileña, considerando la atención al sector privado-mercantil, el presupuesto destinado a las universidades públicas federales y el pago de la deuda pública, en el período 2003-2016. Los datos financieros fueron extraídos del Tesoro Nacional, Tribunal de Cuentas de la Unión y Senado Federal. También fueron utilizados documentos de la KPMG Corporate Finance; CM Consultoria; Hoper Consultoria; Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) y de la Bolsa de Valores de São Paulo. Los resultados señalan que, aunque ante la ampliación de los recursos dirigidos a las universidades públicas federales, los valores son considerablemente inferiores a los destinados a la deuda pública. También se hace evidente que la expansión y la rentabilidad del sector privado-mercantil son fomentadas por las políticas del gobierno federal por medio del Programa Universidad para Todos (Prouni) y del Fondo de Financiación Estudiantil (Fies). Se concluye, delante de la congelación de los gastos sociales federales en los próximos 20 años, con la Enmienda Constitucional n. 95/2016, profundizando la política de ajuste fiscal, que las universidades públicas federales sufrirán consecuencias negativas para su mantenimiento, así como será fortalecido el sector privado-mercantil. <![CDATA[Políticas, Gestão e Direito a Educação Superior: Novos Modos de Regulação e Tendências em Construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O presente texto problematiza e busca analisar as tendências em construção em educação superior no Brasil na educação superior brasileira, bem como as mudanças e novas regulações que vêm ocorrendo depois de um período de clara expansão, considerando as políticas e ações projetadas para esse campo na conjuntura de crise que se desenha nos últimos anos. Ele sintetiza um estudo de caráter exploratório; sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias à compreensão do tema, mas também na consulta a estatísticas existentes, adotando, portanto, uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Conclui apontando desafios e alternativas no campo dos movimentos sociais e políticos.<hr/>RESUMEN. El presente texto problematiza y busca analizar las tendencias en construcción en educación superior en Brasil en la educación superior brasileña, así como los cambios y las nuevas regulaciones que ocurre después de un período de clara expansión, considerando las políticas y acciones proyectadas para este campo en la coyuntura de crisis que se diseña en los últimos años. Él sintetiza un estudio de carácter exploratorio; su construcción se apoya en investigaciones bibliográficas y análisis documental de problemáticas convergentes y necesarias a la comprensión del tema, y también en la consulta a estadísticas existentes, adoptando, por lo tanto, una perspectiva de análisis que conjuga aspectos cuantitativos y cualitativos. Se concluye señalando desafíos y alternativas en el campo de los movimientos sociales y políticos.<hr/>ABSTRACT. The present text problematizes and seeks to analyze the tendencies in construction in the Brazilian higher education, as well as the changes and new regulations that have been taking place after a period of clear expansion, considering the policies and actions projected for this field, in the conjuncture of crisis in the recent years. It synthesizes an exploratory study and its construction is based on bibliographical research and documentary analysis of convergent questions for the understanding of the theme, but also on the consultation of existing statistics, therefore, adopting a perspective of analysis that combines quantitative and qualitative aspects. It concludes by pointing out challenges and alternatives in the field of social and political movements. <![CDATA[O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. O artigo analisa riscos e potencialidades que emergem da institucionalização/expansão da Licenciatura em Educação do Campo no Estado do Pará, ofertados pela UFPA, Campus de Cametá, e UNIFESSPA, Campus de Marabá, identificando desdobramentos quanto à ampliação do acesso das populações do campo à Educação Superior e à Educação Básica. Ele se referencia em um estudo de natureza bibliográfico, documental e de campo, vinculado à Rede Universitas-Br, que investiga a expansão da Educação Superior do campo ancorado no Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que em Cametá, o risco maior se vincula à dificuldade de materializar a alternância pedagógica sem dissociá-la dos princípios originários da educação do campo e, como potencialidade, destaca-se a afirmação de um currículo interdisciplinar na formação de Educadores realizada pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Em Marabá, o risco maior advém de ações desarticuladas na oferta da Educação Básica entre os entes federados, incluindo o tenso diálogo com a Secretaria Estadual de Educação quanto à construção do Ensino Médio, e, como potencialidade, destaca-se a relação entre universidade e movimentos sociais, construída como estratégia para o fortalecimento da legitimidade social do curso.<hr/>ABSTRACT. This article analyzes risks and potentialities that emerge from the institutionalization/expansion of the Licenciatura in Rural Education in the State of Pará, offered by UFPA, Cametá Campus, and UNIFESSPA, Marabá Campus, identifying impacts on Higher Education and Basic Education. It is referred in a study of bibliographical, documentary and field nature, linked to Rede Universitas-Br, which investigates the expansion of the higher education of the field anchored in the Historical Materialism Dialectic. The results indicate that in Cametá, the greater risk is related to the difficulty of materializing pedagogical alternation without dissociating it from the principles of rural education and, as potentiality, the affirmation of an interdisciplinary curriculum in the training of Educators by the Course of the Licenciatura in Rural Education. In Marabá, the greater risk arises from the actions disarticulated in the attendance of Basic Education among the federated entities, including the tense dialogue in the construction of the Secondary Education with the State Secretary of Education, and as a potentiality, the relationship between university and social movements, built as a strategy for strengthening the social legitimacy of the course.<hr/>RESUMEN. El artículo analiza riesgos y potencialidades que surgen de la institucionalización/expansión de la Licenciatura en Educación del Campo en el Estado de Pará, ofrecida por la UFPA, Campus de Cametá, y UNIFESSPA, Campus de Marabá, identificando los desarrollos en cuanto a la ampliación del acceso de las poblaciones del campo a la Educación Superior y Educación Básica. Estudio de naturaleza bibliográfica, documental y de campo, vinculado a la Red Universitas-Br, que investiga la expansión de la Educación Superior del campo anclado en el Materialismo Histórico Dialéctico. Los resultados indican que en Cametá, el riesgo mayor se vincula a la dificultad de materializar la alternancia pedagógica sin disociarla de los principios originarios de la educación del campo y, como potencialidad, se destaca la afirmación de un currículo interdisciplinario en la formación de Educadores realizada por el Curso de Licenciatura en Educación del Campo. En Marabá, el riesgo mayor proviene de acciones desarticuladas en la oferta de la Educación Básica entre los entes federados, incluyendo el tenso diálogo con la Secretaría Estatal de Educación en cuanto a la construcción de la escuela secundaria, y, como potencialidad, se destaca la relación entre universidad y movimientos sociales, construida como estrategia para el fortalecimiento de la legitimidad social del curso. <![CDATA[Democratização e acessibilidade no ensino superior em Portugal: mudanças recentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO. Em Portugal, desde há algumas décadas, assistiu-se a um crescimento explosivo da procura de ensino superior, o mesmo ocorrendo, aliás, com o número de graduações, evidenciando um processo de construção de um ensino superior de massas. Todavia, este crescimento terá tido efeitos significativos no nível de acessibilidade e na democratização do sistema? São estas as interrogações que fundamentam o presente artigo. Nesse sentido, os autores apresentam alguns conceitos de acessibilidade (geral e financeira) e, a partir do valor de indicadores de natureza académica (taxa real de escolarização e de graduação do ensino superior) e de natureza financeira (custos totais de educação, PIB per capita e Rendimento Mediano do País), bem como da estrutura económico-social dos estudantes do ensino superior em Portugal, em duas datas distintas, 2010 e 2015, discutem a evolução da acessibilidade e a democratização do ensino superior português, no período 2010-2015. Os autores concluem ter ocorrido um ligeiro acréscimo quer do nível de acessibilidade quer dos estratos sociais de recrutamento do ensino superior, mas permanecendo o país, ainda assim, muito aquém do que se verifica em alguns dos países parceiros de Portugal na União Europeia.<hr/>ABSTRACT. In Portugal, since a few decades ago, there has been an upsurge in the demand for higher education, as well as in the number of undergraduate courses, evidencing a process of construction of mass higher education. Has this growth, however, had a significant effect on the level of accessibility and democratization of the system? These are the questions of this article. In this sense, the authors present some concepts of accessibility (general and financial) and, based on the indicators of academic nature (real rate of schooling and graduation in higher education) and financial nature (total education costs, GDP per capita and Median Income), as well as the socio-economic structure of higher education students in Portugal, on two different periods, 2010 and 2015, discuss the evolution of accessibility and the democratization of Portuguese higher education in the period 2010-2015. It can be concluded that there has been a slight increase in both the level of accessibility and the social strata of higher education recruitment, but the country remains, however, far short of that verified in some of Portugal's partner countries in the European Union.<hr/>RESUMEN. En Portugal, desde hace algunas décadas, se observó un crecimiento explosivo de la búsqueda por la enseñanza superior, lo mismo se percibió con el número de graduaciones, evidenciando un proceso de construcción de una enseñanza superior de masas. Sin embargo, ¿este crecimiento habrá tenido efectos significativos en el nivel de accesibilidad y en la democratización del sistema? Son estas las interrogaciones que fundamentan el presente artículo. En este sentido, los autores presentan algunos conceptos de accesibilidad (general y financiera) y, a partir del valor de indicadores de naturaleza académica (tasa real de escolarización y de graduación de la enseñanza superior) y de naturaleza financiera (costes totales de educación, PIB per capita y Renta Media del País), así como de la estructura económico-social de los estudiantes de la enseñanza superior en Portugal, en dos fechas distintas, 2010 y 2015, discuten la evolución de la accesibilidad y la democratización de la enseñanza superior portuguesa, en el período 2010-2015. Los autores concluyen haber ocurrido un pequeño aumento tanto del nivel de accesibilidad como de los estratos sociales de reclutamiento de la enseñanza superior, pero, aun así, permaneciendo el país muy por debajo de lo que se verifica en algunos de los países asociados de Portugal en la Unión Europea.