Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120180004&lang=es vol. 40 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Tijuana Jones y los cazadores de las pirámides perdidas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quarto ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.<hr/>ABSTRACT. The paper aimed to investigate the importance of using educational games for teaching science in the early years, through the development and evaluation of a playful, dynamic and multidisciplinary methodology, involving an educational game. The strategy consists of a game called "Tijuana Jones and the raiders of the lost pyramids". The activity starts from a story that mixes facts and real information with dummy data, associating the pyramids of Egypt and their history with the Food Pyramid and its importance to the maintenance of healthy eating and living. The educational game has been tested with students of the 4th grade of elementary education in a public school in Cachoeira do Sul, state of Rio Grande do Sul, and in a qualitative analysis, it was very highly rated. In practice, the students were able to engage in a challenging and stimulating pursuit in order to unravel one of the mysteries left by the young pharaoh Tutankhamun, which resulted in great interest, participation and learning.<hr/>RESUMEN. El documento tiene como objetivo investigar la importancia de utilizar los juegos educativos para la enseñanza de la ciencia en los primeros años, a través del desarrollo y evaluación de una metodología lúdica, dinámica y multidisciplinar, que implica un juego educativo. La estrategia consiste en un juego llamado "Tijuana Jones y los cazadores de las pirámides perdidas." La parte de la actividad de una historia que mezcla hechos y la información real con datos ficticios, asociando las pirámides de Egipto y su historia con la pirámide de los alimentos y su importancia para el mantenimiento de la alimentación y la vida sana. El juego educativo ha sido probado con los estudiantes de cuarto año de primaria en una escuela pública en Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, y en un análisis cualitativo, que era muy alta calificación. En la práctica, los estudiantes fueron capaces de participar en una actividad desafiante y estimulante con el fin de desentrañar uno de los misterios dejados por el joven faraón Tutankamón, que reverberó gran interés, la participación y el aprendizaje. <![CDATA[Estrategias de desarrollo profesional docente en universidades públicas: similitudes y diferencias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Neste estudo buscamos compreender o processo de definição das principais estratégias desenvolvidas pelos movimentos de formação pedagógica em cinco universidades públicas do Brasil. Especificamente, pretendemos saber como ocorre a articulação da pedagogia universitária com as diferentes áreas do conhecimento, descrever as estratégias desenvolvidas e perceber as condições que facilitam e/ou dificultam seu empreendimento. A pesquisa contou com a colaboração de sete gestores que participavam da organização e planejamento dessas estratégias. Os resultados revelaram que: as principais estratégias utilizadas são palestras, seminários e oficinas; apenas uma das instituições utiliza atividades mediadas por tecnologias, como a teleformação; as universidades evidenciaram dificuldades para constituir e fortalecer grupos que congreguem docentes e técnicos para o enfrentamento de questões da prática de ensino, em face das especificidades da instituição; pouco foi mencionado sobre organizar e valorizar grupos internos com este objetivo, o que permite supor que não estejam contando com pesquisadores especializados ou considerando suficientemente a literatura e experiências deste escopo. Ao final, apontamos que novos estudos poderiam aprofundar o conhecimento sobre os impasses e seus condicionantes, assim, auxiliar no desenvolvimento de alternativas, inovações organizacionais e programáticas para melhorar os processos de ensinar e aprender na educação superior brasileira.<hr/>RESUMEN. En este estudio buscamos comprender el proceso de definición de las principales estrategias desarrolladas por los movimientos de formación pedagógica en cinco universidades públicas de Brasil. En concreto, pretendemos saber cómo ocurre la articulación de la pedagogía universitaria con las diferentes áreas del conocimiento, describir las estrategias desarrolladas y percibir las condiciones que facilitan y / o dificultan su emprendimiento. La investigación contó con la colaboración de siete gestores que participaban en la organización y planificación de esas estrategias. Los resultados revelaron que: las principales estrategias utilizadas son conferencias, seminarios y talleres; sólo una de las instituciones utiliza actividades mediadas por tecnologías, como la teleformación; las universidades evidenciaron dificultades para constituir y fortalecer grupos que congreguen docentes y técnicos para el enfrentamiento de cuestiones de la práctica de enseñanza, en vista de las especificidades de la institución; poco se mencionó sobre organizar y valorar grupos internos con este objetivo, lo que permite suponer que no estén contando con investigadores especializados o considerando suficientemente la literatura y las experiencias de este ámbito. Al final, apuntamos que nuevos estudios podrían profundizar el conocimiento sobre los impasses y sus condicionantes, así, auxiliar en el desarrollo de alternativas, innovaciones organizacionales y programáticas para mejorar los procesos de enseñanza y aprender en la educación superior brasileña.<hr/>ABSTRACT. This study aims to understand the strategy definition processes in faculty development movements of five Brazilian public universities. Specifically, we wanted to know about the articulation of university pedagogy with different areas of knowledge, describe the strategies developed and realize conditions that facilitate and/or hinder their development. Seven academic administrators involved in the organization and planning of these strategies collaborated in this research. The results revealed that the main strategies used are lectures, seminars and workshops; and that only one of the institutions uses activities mediated by information and communication technologies such as teleducation. The interviewees mentioned that the universities have difficulties in establishing and strengthening pedagogical advisory groups to bring together teachers and staff to address teaching practice issues, given the specificities of the institution. In fact, little was mentioned about organizing and enhancing internal groups for this purpose, which may suggest that they are not relying on specialized researchers or sufficiently considering the literature and experiences in this field. At the end, we point out that further studies could provide more insight into the impasses and their conditioning factors, thus, could help in the development of organizational and programmatic alternatives or innovations to improve teaching and learning processes in Brazilian higher education. <![CDATA[La educación para la vida en una era tecnológica: la revista <em>Ensino Industrial</em> en el período 1962-1964]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este texto tem por objetivo analisar o papel da revista Ensino Industrial como difusora da ideia de expansão do referido ramo de ensino como condição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desde a edição de seu primeiro número em 1962 até a edição de março de 1964, quando da ocorrência do golpe empresarial-militar. A publicação em tela é uma continuação do Boletim da CBAI, que divulgava as atividades da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial para o aprimoramento do ensino industrial no Brasil, de acordo com a ideologia do americanismo. Seus pressupostos eram considerados como a via para a superação do atraso do país, ao propor a adoção de padrões racionalizadores para a formação da força de trabalho para a indústria, cuja base era a Teoria do Capital Humano. Ensino Industrial servia como veículo de divulgação de atividades a respeito da educação industrial no Brasil, destacando a importância do planejamento e da cooperação internacional na área. A carência de mão de obra para a continuidade do processo modernizador levou à criação do Programa Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (PIPMOI), visando à formação rápida de trabalhadores, mas que não se traduziu em melhores condições de vida para os mesmos.<hr/>RESUMEN. Este texto tiene el objetivo de analizar el rol de la revista Ensino Industrial como propagadora de la idea de expansión del referido ramo de enseñanza como condición para el desarrollo económico y social de Brasil, desde la edición de su primer número en 1962 hasta la edición de marzo de 1964, cuando ocurrió el golpe empresarial-militar. La publicación en foco es una continuación del Boletim da CBAI, que propagaba las actividades de la Comisión Brasileño-Americana de Educación Industrial para el perfeccionamiento de la enseñanza industrial en Brasil, de acuerdo con la ideología del americanismo. Sus presupuestos eran considerados como la vía para la superación del atraso del país, al proponer la adopción de patrones racionalizadores para la formación de la fuerza de trabajo para la industria, cuya base era la Teoría del Capital Humano. Ensino Industrial servía como medio de difusión de actividades con respecto a la educación industrial en Brasil, señalando la importancia de la planificación y de la cooperación internacional en el área. La carencia de mano de obra para la continuidad del proceso modernizador llevó a la creación del Programa Intensivo de Preparación de la Mano de Obra Industrial (PIPMOI), pretendiendo la formación rápida de trabajadores, aunque no les haya llevado a mejores condiciones de vida.<hr/>ABSTRACT. This study aimed to analyze the role of the Journal Ensino Industrial as diffuser of the idea of expansion of the industrial education as a condition for economic and social development of Brazil, since editing its first issue in 1962 until March 1964, upon the occurrence of the business-military coup. The publication on focus is a continuation of the Boletim da CBAI, which publicized the activities of the Brazilian-American Commission of Industrial Education for the improvement of industrial education in Brazil, according to the ideology of Americanism. Its assumptions were considered the way to overcome the country's delay by proposing the adoption of streamline standards for the training of the workforce for the industry, whose base was the Theory of Human Capital. Ensino Industrial served as a diffuser for the dissemination of activities concerning industrial education in Brazil, highlighting the importance of planning and international cooperation in the area. The lack of manpower to the continuity of the process of modernization that led to the creation of the Intensive Preparation for Industrial Labor (PIPMOI), aiming at the rapid training of workers, but it did not materialize in better living conditions for the working class. <![CDATA[La formación continuada del profesor en el desarrollo brasileño y su relación con las directrices cepalinas nas décadas de 1960-1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O fundamento do qual partimos é que o fomento e as demandas por políticas de formação continuada dos professores têm base histórica em condições relacionadas ao contexto do desenvolvimento brasileiro atrelado às orientações e diretrizes internacionais, especialmente da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) a partir da década de 1960. O objetivo do presente texto é analisar, à luz do materialismo histórico dialético, tal relação, considerando, o relatório das conclusões e as recomendações da Conferência sobre a Educação e o Desenvolvimento Econômico e Social na América Latina, realizada em Santiago do Chile em 1962, em que os temas formação, intensificação, aperfeiçoamento e capacitação docente são explicitados como os suportes humanos da educação e como estratégias fundamentais para alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro. O estudo apresentado é uma revisão bibliográfica e documental e tem a pretensão de contribuir com a ampliação do debate e explicitação das necessidades inerentes a esse contexto por políticas de formação continuada dos professores e, como contraponto, evidenciar os movimentos dos educadores contra hegemônicos antagônicos à linearidade da implantação dessas diretrizes.<hr/>ABSTRACT. This paper assumes that development and demand for policies of continuing teacher education is founded on historical elements related to the context of the Brazilian development, which have been related to rules and international guidelines since the 1960s. This texts aimed at analyzing this relation, from the perspective of Dialectical and Historical Materialism, by considering the report of Conclusions and Recommendations from the Conference on Education and Economic and Social Development in Latin America, which took place in Santiago, Chile, in 1962, in which the themes education, intensification, teacher improvement are explained as human supports for education and as fundamental strategies to enhance the Brazilian economic development. As for the methodology, this study is a based on the literature review and documentary research and aims at contributing to the growth of debates and presentation of the needs for continuing teacher education policies and, as counterpoint, highlighting the movements of educators against hegemonic antagonistic to the linearity in the implementation of these guidelines.<hr/>RESUMEN. El fundamento del cual partimos es que el fomento y las demandas por políticas de formación continuada de los profesores tienen base histórica en condiciones relacionadas al contexto del desarrollo brasileño relacionado a las orientaciones y directrices internacionales, especialmente de la Comisión Económica para América Latina y Caribe (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - Cepal, 1962) a partir de la década de 1960. El objetivo del presente texto es analizar, a la luz del materialismo histórico dialéctico, tal relación, considerando, el informe de las conclusiones y las recomendaciones de la Conferencia sobre la Educación y el Desarrollo Económico y Social en América Latina, realizada en Santiago de Chile en 1962, donde los temas formación, intensificación, perfeccionamiento y capacitación docente son explicitados como los soportes humanos de la educación y como estrategias fundamentales para alzar el desarrollo económico brasileño. El estudio presentado es una revisión bibliográfica y documental y tiene el objetivo de contribuir con la ampliación del debate y explicitación de las necesidades inherentes a este contexto por políticas de formación continuada de los profesores y, como contraposición, evidenciar los movimientos de los educadores contra hegemónicos antagónicos a la linealidad de la implantación de estas directrices. <![CDATA[Cursos de graduación en el Sinaes: la práctica institucional entre parámetros nacionales e internacionales de evaluación y acreditación de la calidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O artigo objetiva compreender os parâmetros oficiais de qualidade presentes na avaliação dos cursos de graduação. Apresenta abordagem teórica da avaliação, discussão dos parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade, análise de documentos oficiais e um estudo de caso em cursos nas áreas de Administração, Enfermagem, Engenharia e Pedagogia, realizando análise de documentos institucionais, resultado das avaliações e entrevistas. Conclui-se, a partir da análise documental, que o Sinaes estabeleceu padrões de qualidade variáveis: a) concepção pedagógico/formativa presente na autoavaliação institucional; b) cumprimento de requisitos legais dispostos no instrumento de avaliação de cursos de graduação; e c) desempenho dos estudantes, como base para o cálculo dos indicadores para cursos e IES. Os estudos de caso resultaram em dois grupos. No primeiro, se observa a presença, na prática institucional, de elementos que os instrumentos de avaliação in loco valorizam: participação da comunidade acadêmica, coerência do projeto pedagógico com o institucional, articulação entre graduação e pós-graduação, perfil socioeconômico do egresso e articulação entre formação profissional e a sociedade. No segundo, a IES demonstra seguir a lógica reguladora, tomando o Enade e os outros instrumentos de avaliação como referência da qualidade de cursos e adequando a eles o seu projeto institucional.<hr/>ABSTRACT. This paper aims to understand the official quality parameters present in the evaluation of undergraduate courses. It presents a theoretical approach to evaluation, a discussion on national and international parameters for evaluation and accreditation of quality, an analysis of official documents and a case study involving Administration, Nursing, Engineering and Pedagogy undergraduate courses, examining institutional documents, results of evaluations and interviews. Based on the documentary analysis, it was concluded that Sinaes (Brazilian National System for Evaluation of Higher Education) established variable quality standards: a) pedagogical/formative conception existing in institutional self-evaluation; b) compliance with legal requirements set forth in the instrument for undergraduate courses evaluation; and c) students’ performance as a basis for calculating indicators for courses and Higher Education Institutions. The case studies led to two groups. In the first group, the presence of elements valued by in loco evaluation instruments was observed in the institutional practice: academic community participation, coherence between pedagogical and institutional projects, connection between undergraduate and graduate courses, socioeconomic profile of graduates and connection between professional training and society. In the second group, Higher Education Institutions demonstrate to follow the logic of regulation, taking Enade (National Examination of Student Performance) and other evaluation instruments as a reference for course quality and adapting its institutional project for them.<hr/>RESUMEN. El artículo tiene por objetivo comprender los parámetros oficiales de calidad presentes en la evaluación de los cursos de graduación. Presenta el abordaje teórico de la evaluación, discusión de los parámetros nacionales e internacionales de evaluación y acreditación de la calidad, análisis de documentos oficiales y un estudio de caso en cursos en las áreas de Administración, Enfermería, Ingeniería y Pedagogía, realizando análisis de documentos institucionales, resultados de las evaluaciones y entrevistas. Se concluye, a partir del análisis documental, que el Sinaes estableció estándares de calidad variables: a) concepción pedagógico/formativa presente en la autoevaluación institucional; b) cumplimiento de requisitos legales dispuestos en el instrumento de evaluación de cursos de graduación; y c) desempeño de los estudiantes, como base para el cálculo de los indicadores para cursos y IES. Los estudios de caso se realizaron en dos grupos. En el primero, se observa la presencia, en la práctica institucional, de elementos que los instrumentos de evaluación in loco valoran: participación de la comunidad académica, coherencia entre el proyecto pedagógico y el institucional, articulación entre graduación y posgrado, perfil socioeconómico del egresado y articulación entre formación profesional y sociedad. En el segundo, la IES demuestra seguir la lógica reguladora, tomando al Enade y los otros instrumentos de evaluación como referencia de la calidad de cursos y adecuando a ellos su proyecto institucional. <![CDATA[Sobre proyectos de la ciencia y la fabricación en serio: educación del cuerpo, biopolítica y eugenesia en <em>Wakolda</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O filme Wakolda (2013) da cineasta argentina Lucía Puenzo toma emprestado o nome de uma boneca que representa a passagem da singularidade ao corpo projetado, fabricado e montado para ser produzido em série, servindo como metáfora do sonho/pesadelo da ciência moderna em criar corpos perfeitos através do aperfeiçoamento da raça humana. A narrativa fílmica de Puenzo é uma mistura de história com caráter biográfico em meio a contextos fictícios na medida em que trata da passagem do refugiado médico nazista alemão Josef Mengele pela Argentina. Wakolda representa a tensão entre diferença e homogeneização dos corpos ao propor a fabricação, via o emparelhamento genético, de uma melhor raça. O texto tem como objetivo tencionar a biopolítica e a educação dos corpos sob o viés do conhecimento médico eugênico, partindo do pressuposto de que este denota um corpo submetido a uma tecnocracia do saber científico.<hr/>ABSTRACT. The film Wakolda (2013), directed by the Argentinean filmmaker Lucía Puenzo, borrows its name to a doll, which represents the passage of the singularity to a projected body, manufactured and assembled for a production in series, serving as a metaphor for the dream/nightmare of the modern science of creating perfect bodies through the improvement of the human race. The film narrative of Puenzo is a mixture of fictional and historical biography about the life in Argentina as a refugee of the German Nazi doctor Josef Menguele. Wakolda represents the tension between difference and homogenization of the bodies when proposing the manufacture, through the genetic pairing, of an improved race. The aim of the text is to analyze the biopolitics and the education of bodies based on eugenic medical knowledge, starting from the assumption that it shows a body subjected to a technocracy of scientific knowledge.<hr/>RESUMEN. El film Wakolda (2013) de la cineasta argentina Lucía Puenzo toma prestado el nombre de una muñeca que representa el pasaje de la singularidad al objeto proyectado, fabricado y montado para ser producido en serie, sirviendo como metáfora del sueño/pesadilla de la ciencia moderna de crear cuerpos perfectos a través del perfeccionamiento de la raza humana. La narrativa fílmica de Puenzo es una mezcla de historia con carácter biográfico en medio de contextos ficticios, abordando el paso por Argentina como refugiado del médico nazi alemán Josef Menguele. Wakolda representa la tensión entre diferencia y homogeneización de los cuerpos al proponer la fabricación, a través del emparejamiento genético, de una raza mejor. El texto tiene como objetivo tensionar la biopolítica y la educación de los cuerpos a partir del conocimiento médico eugenésico, partiendo del presupuesto de que éste denota un cuerpo sometido a la tecnocracia del saber científico. <![CDATA[Facetas de la (im) potencia viril en la Revista Careta: educación y masculinidad en el <em>Estado Nuevo</em> (1937-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este artigo é fruto do diálogo entre dois campos distintos e coextensivos: a Educação e a discussão sobre gênero, especialmente, no que concerne às masculinidades. Objetiva-se compreender de que maneira a revista Careta, impresso de circulação nacional, atualizava nos anúncios publicitários a reprodução de estereótipos de gênero presentes na educação masculina no período estadonovista (1937-1945). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, amparada teoricamente na História Cultural, que utiliza como fonte primária a revista Careta. Os resultados apontaram 466 números publicados entre 1937 e 1945, no interior dos quais 4.325 anúncios podem ser lidos dentro da chave interpretativa das masculinidades. Destes, foram selecionados para estudo os cinco que mais se repetiam e galgavam lugar de destaque nas edições. A análise constatou que a referida revista - popular, jocosa e com larga distribuição no país - reproduziu estereótipos de gênero, encorajando os homens a manifestarem comportamentos propriamente viris, bem como expressou o temor masculino da senilidade e da impotência.<hr/>ABSTRACT. This article is the result of a dialogue between two distinct and coextensive fields: the Education and the discussion about gender, especially with regard to masculinities. The objective of this study is to understand how the magazine Careta, printed national circulation, updated the reproduction of gender stereotypes in male education during the 1947-1945 period. It is a qualitative research, supported theoretically in Cultural History, of the documentary type, which uses as a primary source the magazine Careta. The results pointed to 466 issues published between 1937 and 1945 and 4,325 advertisements that can be read within the interpretive key of masculinity. From these, five were selected to be studied due to the fact they were the most repeated and prominent ones in the issues. The analysis found that this magazine - with a wide distribution, popular and playful - reproduced gender stereotypes, encouraging men to manifest masculine behaviorsproperly, as well as expressing the masculine fear of senility and impotence.<hr/>RESUMEN. Este artículo es fruto del diálogo entre dos campos distintos y coextensivos: la Educación y la discusión sobre género, especialmente en lo que concierne a las masculinidades. Se pretende comprender de qué manera la revista Careta actualizaba en los anuncios publicitarios la reproducción de estereotipos de género presentes en la educación masculina en el período del Estado Novo (1937-1945). Se trata de una investigación cualitativa, amparada teóricamente en la Historia Cultural, del tipo documental, que utiliza como fuente primaria la revista Careta. Los resultados apuntaron 466 números publicados entre 1937 y 1945 y 4.325 anuncios que se pueden leer dentro de la clave interpretativa de la masculinidad. De ellos, fueron seleccionados para estudio los cinco que más se repetían y destacaban en las ediciones. El análisis constató que la referida revista - con gran distribución popular y jocosa - reprodujo estereotipos de género, alentando a los hombres a manifestar comportamientos propiamente viriles, así como expresó el temor masculino de la senilidad y de la impotencia. <![CDATA[El cine como lugar de memoria de la formación musical y práctica docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este trabalho traz à baila a Coleção Pianistas Brasileiras, constituída por três documentários biográficos, referindo-a como um lugar de memória. Numa perspectiva da História da Educação, tem-se como objetivo analisar de que maneira Norma Bengell, mentora da obra cinematográfica, abordou a formação pianística e a atuação docente das três brasileiras nos filmes que compõem a coleção; a saber: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). Destacam-se também, no decorrer do artigo, as fontes escritas, iconográficas e orais mobilizadas pela cineasta nesses filmes. Como resultado, foi possível compreender que a produção cinematográfica em questão releva o apoio familiar na consolidação da formação musical das concertistas, proporcionando-lhes períodos de estudo na Europa; e estabelece a ação docente das três como um mecanismo de circularidade do saber musical no Brasil.<hr/>ABSTRACT. The present work refers to the Coleção Pianistas Brasileiras as a place of memory, into a History perspective in Education. It analyzes how Norma Bengell´s work guides explored the themes related to teaching practice and piano formation from the three brazilian pianists on the cinebiography that constitute the series, this is: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). It is also highlighted through the course written articles, iconographic and oral sources mobilized by the filmmaker in these films. As a result, it was possible to get the comprehension that the cinematographic production in question highlights the musical formation consolidated and followed by the family support that involved overseas stages of studying, Europe, and the teaching action of these musicians as a mechanism of circularity of the musical knowledge in Brazil.<hr/>RESUMEN. El presente trabajo trae a la luz la Coleção Pianistas Brasileiras como un lugar de memoria. En una perspectiva de la Historia de la Educación, se tiene como objetivo analizar de qué manera Norma Bengell, mentora de la obra, abordó a la formación pianística y la actuación docente de las tres brasileñas en las cinebiografías que componen la serie em cuestión;a saber: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). Se destacan también en el transcurso del artículo las fuentes escritas, iconográficas y orales movilizadas por la cineasta en estas películas. Como resultado, fue posible comprender que la producción cinematográfica en cuestión destaca que la formación musical de las concertistas fue consolidada por el apoyo familiar que implicaba períodos de estudio en Europa; y la acción docente de las musicistas como un mecanismo de circularidad del conocimiento de los saberes musicales en Brasil. <![CDATA[Biografía y Cine en la Historia de la Educación: una lectura de la película ‘São João Batista de La Salle: padroeiro dos profesores’]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este artigo aborda, a partir do filme São João Batista de La Salle: padroeiro dos professores, os caminhos da profissão docente no século XVII, destacando a presença da Igreja nesse cenário e o método simultâneo utilizado pela congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Temos como objetivo pensar o filme como fonte e objeto para a História da Educação, considerando suas potencialidades educativas e os usos que foram feitos desse tipo de mídia por diferentes grupos e atores sociais. Como o filme aqui abordado trata-se de uma biografia, este conceito, assim como o de representação, tornaram-se basilares no trabalho para pensar, a partir da vida de um sujeito, questões, processos, articulação, redes, tensões e disputas que estavam em jogo no cenário educacional francês no século XVII. A discussão põe em evidência a relação entre religião, mídia e educação que ganhou acento a partir da Modernidade, com suportes como o livro, revista, jornais, rádio, cinema, tv e, hoje, a internet. A produção da obra é, portanto, indicativa da posição que a Igreja estabeleceu e vem estabelecendo com o cinema, não apenas sendo refratária, mas utilizando-o pedagogicamente pelo seu potencial formativo de largo alcance.<hr/>ABSTRACT. This article discusses, based on the movie mentioned, paths of the teaching profession in the 17th century, highlighting the presence of the Catholic Church in this scenario and the simultaneous method used by The Brothers of the Christian Schools congregation. We seek to think the film as a source and object for the History of Education, considering its educational potential and the uses that have been made of this type of media by different groups and social actors. As the film is a biography, this concept as well as that of representation became the basis for thinking, from the life of a subject, about issues, processes, articulation, networks, tensions and disputes at stake in the French educational scenario in the 17th century. This discussion emphasizes the relationship between religion, media and education, which became procounced in Modernity, with media such as books, magazines, newspapers, radio, cinema, television and, today, the Internet. This movie production is therefore indicative of the position the Church has established and is still assuming with the cinema, not only being resistant, but using it pedagogically for its far-reaching potential in people formation.<hr/>RESUMEN. Este artículo presenta un abordaje, desde la película João Batista de La Salle: padroeiro dos profesores, de los caminos de la profesión docente en el siglo XVII, destacando la presencia de la Iglesia en ese escenario y el método simultáneo que empezó con la congregación de los Hermanos de las Escuelas Cristianas. El objetivo es pensar la película como fuente y objeto para la Historia de la Educación, teniendo en cuenta sus potencialidades educativas y los usos de ese tipo de prensa por distintos grupos y actores sociales. La película que vamos a abordar es una biografía y, por eso, tanto este concepto como el de la representación se hacen fundamentales para plantear, desde la vida de un sujeto, cuestiones, procesos, articulación, redes, tensiones y disputas que se involucraron en el escenario educacional francés del siglo XVII. La discusión enfatiza la relación entre la religión, los medios de comunicación y la educación, que se acentuó desde la Modernidad por medio de soportes como el libro, la revista, los periódicos, el radio, el cine, la televisión y, hoy día, la internet. La producción de la obra indica, por lo tanto, la posición que la Iglesia ha establecido y sigue estableciendo frente al cine, no sólo de modo refractario pero, a la vez, utilizándolo pedagógicamente por su potencial formativo de largo alcance. <![CDATA[Aplicaciones de la Teoría Clásica de los Test y el Modelo de Rasch en una escala sobre el lenguaje docente universitario]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012018000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN. El artículo presenta el proceso de elaboración y aplicación de una escala inédita en la cual se mide las características del lenguaje docente universitario en cuanto a la generación de exclusión que se deriva de la interacción de la comunicación en las aulas. La recolección de información se llevó a cabo mediante una encuesta aplicada a estudiantes universitarios de la carrera Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica de la Escuela de Formación Docente, en la Universidad de Costa Rica. Para el análisis de los datos, se utilizó la Teoría Clásica de los Test, para hacer un primer tamizaje de los resultados obtenidos, y la Teoría de Respuesta a los ítems, específicamente, el Modelo de Rasch, para realizar el análisis y considerar el ajuste, tanto de examinados como de los ítems. Los principales resultados permiten tener evidencia empírica de que el lenguaje docente utilizado durante el proceso de enseñanza y aprendizaje es una fuente de exclusión de estudiantes. Además, el agrupamiento de ítems en dos factores, permite señalar que en el desarrollo de las clases, un primer factor, se refiere a lo que realiza el docente para la consecución de los contenidos que imparte y el segundo factor, hace referencia al trato que proviene de ese accionar del docente; así, se concluye que hay un trato desigual en las aulas de educación superior.<hr/>ABSTRACT. The paper shows the elaboration and application processes of an inedit scale that measures the characteristics of university teaching language in the respect of generating exclusion derived of the comunication in the classroom. The information was collected with a survey aplied to students of the major named “Teaching of Social Studies and Civic Education” at Teachers Formation School of Costa Rica University. For data analysis was used the Test Classical Theory, to do the first results filtering, and the Response Theory, specifically the Rasch Model, to analyse them and to consider adjusting both subjects examined and items. Main results give empirical evidence that the teacher’s language used in the learning and teaching process is a source of students exclusion. Besides, grouping ítems in two factors allow concluding that in the course of the classes a first factor refers to the actions the teacher executes to contents comprehension, and the second factor refers to the traits originated in such teacher’s actions; so, the conclussion is that there exists an inequitative trait in the classrooms of university education.<hr/>RESUMO. O artigo apresenta o processo de elaboração e aplicação de uma escala inédita na qual se mede as características da linguagem docente universitária enquanto geração de exclusão que deriva da interação da comunicação nas aulas. A coleta de informações foi feita mediante uma enquete aplicada em estudantes universitários do curso de Ensino dos Estudos Sociais e Educação Cívica da Escola de Formação Docente da Universidade de Costa Rica. Para a análise dos dados, utilizou-se a Teoria Clássica dos Testes para fazer uma primeira triagem dos resultados obtidos e a Teoria de Resposta aos itens, especificamente o Modelo de Rasch, para realizar a análise e ajustar tanto os analisados como dos itens. Os principais resultados permitem evidenciar empiricamente que a linguagem docente utilizada durante o processo de ensino e aprendizagem é uma fonte de exclusão de estudantes. Além disso, o agrupamento de itens nos dois fatores permite assinalar que, no desenvolvimento das aulas, um primeiro fator se refere ao que realiza o docente para a compreensão dos conteúdos que transmite e o segundo fator refere-se ao tratamento que provém dessa ação do docente. Conclui-se, assim, que há um tratamento desigual nas aulas de educação superior.