Scielo RSS <![CDATA[Revista Exitus]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2237-946020180001&lang=pt vol. 8 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - v8n1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[CONFERÊNCIA A EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[LIMITES E DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: um estudo a partir do sertão alagoano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, que teve por objetivo analisar os motivos que levaram três escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação pertencente à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas a submeterem-se à indicação de professores para o provimento da função de gestor escolar dentro de um processo de gestão democrática implantado na rede pública estadual de ensino desde 1999. O recorte temporal em que se baseou a pesquisa foi a eleição para gestor escolar no ano de 2013. Usou-se o método quantitativo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Partindo do entendimento de que a gestão democrática é um processo de participação consciente dos sujeitos para que a democracia seja de fato exercitada em âmbito escolar, a pesquisa buscou em diversos autores como Paro (2001; 2003), Dourado (1990; 1998), Lück (2005), dentre outros, contextualizar a gestão democrática dentro do processo de redemocratização do país e apontar elementos como interesses pessoais, legislação defasada, más condições de trabalho dos professores da rede estadual de educação, para compreensão do fenômeno da indicação que acontece no Estado de Alagoas.<hr/>ABSTRACT: The article is part of the master's dissertation of the Graduate Program in Education of the Federal University of Alagoas, whose objective was to analyze the reasons that led three schools of the 6th Regional Coordination of Education belonging to the State Secretariat of Education of Alagoas to be To submit to the appointment of teachers to fill the role of school manager within a process of democratic management implemented in the state public school system since 1999. The time frame on which the research was based was the election for school manager in the year 2013. The qualitative quantitative method was used, with semi-structured interviews as a data collection instrument. Based on the understanding that democratic management is a process of conscious participation of the subjects in order for democracy to be effectively exercised in a school environment, research has sought in several authors such as Paro (2001, 2003), Dourado (1990, 1998), Lück (2005), among others, to contextualize democratic management within the process of redemocratization of the country and to point out elements such as personal interests, lagged legislation, poor working conditions of the teachers of the state education network, to understand the phenomenon of the indication that happens in the state Of Alagoas.<hr/>RESUMEN: El artículo es parte de la disertación de maestría del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Alagoas, que tuvo por objetivo analizar los motivos que llevaran a tres escuelas de la 6ª Coordinadora Regional de Educación perteneciente a la Secretaría de Estado en Educación de Alagoas, someter a la indicación de profesores para la provisión de la función de gestor escolar dentro de un proceso de gestión democrática implantado en la red pública estatal de enseñanza desde 1999. El recorte temporal en que se basó la encuesta fue la elección para gestor escolar en el año 2013. Se utilizó el método cuantitativo cualitativo, con entrevistas semiestructuradas como instrumento de recolección de datos. A partir del entedimiento de que la gestión democrática es un proceso de participación consciente de los sujetos para que la democracia sea de hecho ejercitada en ámbito escolar, la investigación buscó en diversos autores como Paro(2001;2003), Dourado (1990;1998), Lück (2005), entre otros, contextualizar la gestión democrática dentro del proceso de redemocratización del país y apuntar elementos como intereses personales, legislación defasada, malas condiciones de trabajo de los profesores de la red estadual de educación, para comprender el fenómeno de la indicación que ocurre en el estado de Alagoas. <![CDATA[ENTRE A ELEIÇÃO E A INDICAÇÃO POLÍTICA: as relações de poder no cotidiano do gestor escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar diferenças e semelhanças das relações de poder presentes no cotidiano de gestores escolares com cargos providos por indicação político-partidária e eleição direta da comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com utilização de observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com a equipe gestora de seis escolas municipais de Alagoas. O estudo está referenciado em Cruz Neto (2013; 2014), Foucault (2009; 1979), Lück (2005; 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Verçosa (2006), dentre outros estudiosos. Os dados analisados permitem afirmar que o cotidiano das escolas pesquisadas tanto nas com eleição como nas com indicação apresentam, ainda que em graus diferenciados, marcas da interferência político-partidária na gestão, demonstrando a necessidade de um maior fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática.<hr/>ABSTRACT: This article presents the results of a master´s research that had as objective to analyze differences and similarities of the relations of power present in the daily routine of school management with positions provided by politican-partisan indication and direct election of the community. The methodology used was qualitative research using observation, semi-estructured interviews and a focus group with the management team of six municipal schools in Alagoas. The study is referenced in Crus Neto (2013, 2014), Foucault (2009, 1979), Luck (2005; 2007), Mendonça (2001), Paro (2003) and Verçosa (2006) among other researchers. The data analyzed allow us to state that the quotidian of the schools surveyed, both in the election and in the nomination, present, even in different degrees, marks of party-political interference in the management, demonstrating the need for a greater strengthening of democratic management mechanisms.<hr/>RESUMEN: Este artículo presenta los resultados de una investigación de maestria que tuvo como objetivo analizar diferencias y semejanzas de las relaciones de poder presentes em el cotidiano de gestores escolares con cargos provistos por indicación politico-partidaria y elección directa de la comunidad. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa con utilización de la observación, entrevistas semiestructuradas y grupo focal con el equipo gestor de seis escuelas municipales de Alagoas. El estudio esta referenciado en Crus Neto (2013, 2014), Foucault (2009, 1979), Luck (2005; 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Verçosa (2006) entre otros estudiosos. Los datos analizados permitem afirmar que el cotidiano de las escuelas investigadas tanto en las elecciones como en las con indicación presentan, aunque en grados diferenciados, marcas de la interferencia político-partidaria en la gestión, demonstrando la necesidad de un mayor fortalecimiento de los mecanismos de gestión democrática. <![CDATA[DIVERSIDADE E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo trata da diversidade a partir do princípio da gestão democrática e das questões que enfocam a valorização das diferenças no âmbito da escola mediante instrumentos tais como: participação, trabalho e decisões coletivas e autonomia. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental aborda-se a questão da diversidade e sua relação com a política educacional brasileira, destacando-se os desafios para a gestão democrática da educação e da escola. Conclui-se que ainda são necessárias práticas que valorizem e promovam a diversidade, sem desconsiderar a perspectiva da igualdade, tais como as políticas compensatórias e ações afirmativas, uma vez que, emergem dessas políticas novos desafios, especialmente para educadores e gestores escolares, pois sua execução implica a necessidade rever o papel da educação, da escola e de seus profissionais frente às diversidades.<hr/>ABSTRACT The present article treats of diversity from the principle of democratic management and of the issues that focus on the valuation of differences within the school through instruments such as: participation, work and collective decisions and autonomy. By means of bibliographical research and documentary deals with the issue of diversity and your relationship with the brazilian educational policy, highlighting the challenges for the democratic management of education and the school. It is concluded that are still required practices that value and promote diversity, without perspective esquecermosda of equality, such as compensatory policies and affirmative action, since these policies emerge new challenges, especially for educators and school managers, because your implementation implies the need to review the role of education, the school and its professionals in the face of diversity.<hr/>RESUMEN El presente artículo trata de la diversidad desde el principio de gestión democrática y de las cuestiones que se centran en la valoración de las diferencias dentro de la escuela a través de instrumentos tales como: participación, trabajo y las decisiones colectivas y la autonomía. Mediante investigación bibliográfica y documental aborda el tema de la diversidad y su relación con la política educativa brasileña, destacando los desafíos para la gestión democrática de la educación y la escuela. Se concluye que son prácticas aún requiere que el valor y promover la diversidad, sin esquecermosda de la perspectiva de la igualdad como políticas compensatorias o de acción afirmativa, ya que estas políticas surgen nuevos desafíos, especialmente para los educadores y Escuela de gerentes, porque su implementación implica la necesidad de revisar el papel de la educación, la escuela y sus profesionales frente a la diversidad. <![CDATA[POLÍTICAS DE IGUALDADE DE GÉNERO: uma reflexão a partir de um estudo sobre manuais escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo, de natureza exploratória, que apresentamos neste trabalho incidiu sobre quatro manuais escolares da disciplina de Estudo do Meio, destinados ao primeiro ano de escolaridade do ensino básico, pertencentes a editoras distintas. Procurámos perceber as representações de género privilegiando a técnica da análise da imagem presente nos manuais escolares quer numa abordagem quantitativa, quer numa abordagem qualitativa. Para análise das imagens foram tidas em conta categorias definidas a priori. O estudo revelou a transmissão de modelos estereotipados de mulheres e de homens sendo-lhes atribuídas caraterísticas físicas e psicológicas que seguem, de muito perto, os modelos tradicionais de feminilidade e de masculinidade. As orientações internacionais e nacionais não têm conduzido a resultados efetivamente visíveis nos materiais pedagógicos destinados à escola, em particular nos manuais escolares. Apesar de o discurso político-normativo promover a igualdade de género, continuam a ser percetíveis, nos manuais escolares, desigualdade nas representações sociais de homem e de mulher. Este facto leva-nos a refletir, como temos vindo a fazer noutros trabalhos de investigação, sobre os impactos efetivos nos contextos, quando as mudanças são promovidas por decreto, numa lógica top-down. A vasta legislação sobre a matéria, recomendações e iniciativas de controle e avaliação não são suficientes para que se registem mudanças significativas. Este estudo exploratório mostra, pois, o questionamento sobre a razão da continuidade da transmissão de modelos estereotipados de género nos manuais escolares, contrariando as recomendações supranacionais e nacionais e legislação em vigor, em Portugal.<hr/>ABSTRACT The exploratory study that we presented in this study focused on four textbooks of the discipline of Environmental Studies, destined to the first year of elementary education, belonging to different publishing houses. We sought to understand gender representations by focusing on the technique of image analysis present in school textbooks, both in a quantitative approach and in a qualitative approach. For analysis of the images were taken into account categories defined a priori. The study revealed the transmission of stereotyped models of women and men with physical and psychological characteristics that closely follow the traditional models of femininity and masculinity. International and national guidelines have not led to results that are effectively visible in teaching materials intended for schools, in particular in school textbooks. Although policy-normative discourse promotes gender equality, inequalities in the social representations of men and women continue to be discernible in school textbooks. This fact leads us to reflect, as we have been doing in other research, on the effective impacts in contexts, when the changes are promoted by decree, in a top-down logic. The vast legislation on the subject, recommendations and initiatives for control and evaluation are not sufficient for significant changes to occur. This exploratory study leaves the questioning about the reason for the continuity of transmission of stereotyped gender models in school textbooks, contrary to supranational and national recommendations and legislation in force in Portugal.<hr/>RESUMEN El estudio, de naturaleza exploratoria, que presentamos en este trabajo se centró en cuatro manuales escolares de la disciplina de Estudio del Medio, destinados al primer año de escolaridad de la enseñanza básica, pertenecientes a editoriales distintas. Hemos procurado percibir las representaciones de género privilegiando la técnica del análisis de la imagen presente en los manuales escolares tanto en un abordaje cuantitativo, bien en un abordaje cualitativo. Para el análisis de las imágenes se tuvieron en cuenta categorías definidas a priori. El estudio reveló la transmisión de modelos estereotipados de mujeres y de hombres y se les atribuyeron características físicas y psicológicas que siguen muy de cerca los modelos tradicionales de feminidad y de masculinidad. Las orientaciones internacionales y nacionales, no han conducido a resultados, efectivamente, visibles en los materiales pedagógicos destinados a la escuela, en particular en los manuales escolares. A pesar del discurso político-normativo promover la igualdad de género, siguen siendo perecederos, en los manuales escolares, desigualdades en las representaciones sociales de hombre y mujer. Este hecho nos lleva a reflexionar, como hemos venido haciendo en otros trabajos de investigación, sobre los impactos efectivos en los contextos, cuando los cambios son promovidos por decreto, en una lógica top-down. La amplia legislación sobre la materia, recomendaciones e iniciativas de control y evaluación no son suficientes para que se produzcan cambios significativos. Este estudio exploratorio deja, pues, el cuestionamiento sobre la razón de la continuidad de la transmisión de modelos estereotipados de género en los manuales escolares, contrariando las recomendaciones supranacionales y nacionales y legislación vigente en Portugal. <![CDATA[O PROGRAMA ESCOLA LIVRE EM ALAGOAS, A CRISE DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL E O FORTALECIMENTO DA DIREITA POLÍTICA BRASILEIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa o processo de aprovação da Lei nº 7.800, de 05 de maio de 2016, que institui, no âmbito do Sistema Estadual de Ensino, o Programa Escola Livre em Alagoas. Segundo seus defensores, a lei procura atuar na defesa a “neutralidade” ideológica, política e religiosa dos professores e sua aprovação provocou intensos debates entre segmentos da sociedade civil, instituições educacionais e religiosas, movimentos sociais, educadores e estudantes. A questão norteadora que orientou a pesquisa foi a seguinte: quais circunstâncias econômicas, políticas e ideológicas motivaram a aprovação da lei 7.800/2016, que institui o Programa Escola Livre no Estado de Alagoas? Com base na interpretação marxista da história, o artigo utilizou como método o materialismo histórico e dialético. O artigo conclui que a aprovação da lei foi possível graças às peculiaridades culturais, econômicas e políticas do estado de Alagoas, levando em conta a existência de fortes traços de prática coronelista e violência política, que convivem historicamente com um elevado índice de desigualdade social e concentração de riquezas. Outro aspecto importante diz respeito à tentativa de homogeneização dos sujeitos educacionais, negando as diferenças existentes no tecido social, além de monitorar o trabalho docente, esvaziando-o de conteúdos e de metodologias que promovam o espírito crítico dos alunos. Os conceitos de educação, igualdade, liberdade e política evocados no texto da lei, evidenciam que o mesmo foi elaborado a partir de concepções ideológicas e de democracia burguesas (idealistas). Essas concepções se confrontam com as contradições, pluralidade e diversidade (reais) que caracterizam a sociedade brasileira.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the approval process of Law 7.800, dated May 5, 2016, which establishes, within the scope of the State System of Education, the Free School Program in Alagoas. According to its proponents, the law seeks to defend the ideological, political and religious “neutrality” of teachers and its approval has provoked intense debates among segments of civil society, educational and religious institutions, social movements, educators and students. The guiding question that guided the research was: what economic, political and ideological circumstances motivated the approval of the law 7.800/2016, which establishes the Free School Program in the State of Alagoas? Based on the Marxist interpretation of history, the article used historical and dialectical materialism as its method. The article concludes that the approval of the law was made possible by the cultural, economic and political peculiarities of the state of Alagoas, taking into account the existence of strong coronelist practices and political violence, which coexist historically with a high index of social inequality and concentration of riches. Another important aspect concerns the attempt to homogenize educational subjects, denying the differences in the social fabric, in addition to monitoring the teaching work, emptying it of contents and methodologies that promote the students' critical spirit. The concepts of education, equality, freedom and politics evoked in the text of the law, show that it was elaborated from ideological conceptions and bourgeois (idealistic) conceptions. These conceptions are confronted with the contradictions, plurality and diversity (real) that characterize Brazilian society.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza el proceso de aprobación de la Ley Nº 7.800, de 5 de mayo, 2016, que establece en el Sistema de Educación del Estado, el Programa Escuela Libre en Alagoas. Según sus defensores, la ley busca actuar en defensa de la “neutralidad” ideológica, política y religiosa de los profesores, y su aprobación provocó un intenso debate entre sectores de la sociedad civil, instituciones educativas y religiosas, movimientos sociales, educadores y estudiantes. La cuestión principal que guió la investigación fue la siguiente: ¿qué circunstancias económicas, políticas e ideológicas motivaron la aprobación de la Ley 7.800/2016, que establece el Programa Escuela Libre en el Estado de Alagoas? Basado en la interpretación marxista de la historia, el artículo utilizó como método el materialismo histórico y dialéctico. El artículo concluye que la aprobación de la ley fue posible gracias a las peculiaridades culturales, económicas y políticas del estado de Alagoas, teniendo en cuenta la existencia de rasgos fuertes de coronelismo y violencia política, que conviven históricamente con un alto índice de desigualdad social y de concentración de la riqueza. Otro aspecto importante se refiere al intento de homogeneización de los sujetos educativos, negando las diferencias en el tejido social, además de supervisar el trabajo docente, vaciándolo de contenidos y metodologías que promuevan el pensamiento crítico de los estudiantes. Los conceptos de educación, igualdad, libertad y política mencionados en el texto de la ley, muestran que el mismo fue elaborado a partir de concepciones ideológicas y de democracia burguesas (idealistas). Estos puntos de vista se enfrentan con las contradicciones, pluralidad y diversidad (reales) que caracterizan a la sociedad brasileña. <![CDATA[O PROCESSO DE ELABORAÇÃO E ADEQUAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E A REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA SASE/MEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A lei 13.005/2014 instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) e colocou aos estados, Distrito Federal e munícipios brasileiros a obrigatoriedade de elaboração ou adequação de seus planos decenais de educação no prazo de um ano. Consciente de sua responsabilidade supletiva, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, organizou uma proposta de assistência técnica aos entes federativos visando colaborar na elaboração ou adequação dos planos de educação em consonância com o Plano Nacional. Uma rede de assistência técnica, formada por avaliadores educacionais, constituiu-se junto aos entes federativos e teve como base do trabalho um material orientativo, a formação daquela rede e a implantação do sítio “Planejando a Próxima Década”, que serviram para unificar a atividade de assistência técnica, contudo respeitando a individualidade de cada estado e município, além do Distrito Federal. O presente artigo tem por finalidade apresentar essa experiência como uma política de estado que surpreendeu pelos resultados alcançados, devido à composição articulada de uma rede de assistência técnica que pudesse dialogar com todos os estados, Distrito Federal e municípios do país. Esse trabalho foi realizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Na esfera municipal todos os 5.570 municípios que possuem código do IBGE concluíram o processo ou estão em fase de conclusão de elaboração ou adequação de seus planos.<hr/>ABSTRACT The law 13,005/2014 instituted the National Education Plan and placed on the states, Federal District and Brazilian municipalities the obligation to prepare or adapt their decennial educational plans within one year. Conscious of its supplementary responsibility, the Ministry of Education, in partnership with the National Council of Secretaries of Education and the National Union of Municipal Education Officers, organized a proposal for technical assistance to the federative entities in order to collaborate in the elaboration or adjustment of education plans lined with the National Plan. A network of technical assistance, made up educational evaluators, that was constituted in all federative entities and had as its basis the work an orientation material, the formation of that network and the implementation of the site “Planning the Next Decade”, which served to unify the activity of technical assistance, while respecting the individuality of each state and municipality, in addition to the Federal District. The purpose of this article is to present this experience as a government policy that surprised the results achieved due to the articulated composition of a technical assistance network that could dialogue with all the states, Federal District and municipalities of the country. This work was carried out in all 26 states and in the Federal District. In the Municipal sphere, all 5,570 communes that have an IBGE code have concluded or are in the process of completing the process of preparing or adjusting their plans.<hr/>RESUMEN La Ley 13.005/2014 instituyó el Plan de Educación Nacional - PNE y coloco a los Estados, al Distrito Federal y a los municípios brasileños la obligatoriedad de la elaboración o adecuación de sus planes decenales de educación em el plazo de un año. Consciente de su responsabilidad adicional, el Ministerio de Educación-MEC, en colaboración con el Consejo Nacional de secretarios de educación y la Unión Nacional de los Dirigentes Municipales, organizaron una propuesta para la asistencia técnica a entidades federativas a fin de colaborar en la elaboración o adecuación de los planes de educación en consonancia con el plan nacional. Una red de asistencia técnica, conformada por asesores educativos, se constituyó junto a las entidades federativas y tuvo como base del trabajo un material orientativo, la formación de esa red y la implementación del sitio “planificando la próxima década”, que sirviría para unificar la actividad de asistencia técnica respetando la individualidad de cada Estado y município del país, así como el Distrito Federal. Este artículo pretende presentar la experiencia como una política de estado que sorprendido por los resultados obtenidos, debido a la composición articulada de una red de asistencia técnica podría tener un diálogo con todos los Estados, Distrito Federal y municipios país. Este trabajo fue realizado en los 26 Estados y el Distrito Federal. En la esfera municipal los 5.570 municipios que tienen el código de IBGE han completado el proceso o están a punto de finalizar la elaboración o adecuación de sus planes. <![CDATA[DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DO DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: a atuação do Governo Federal (1995-2012)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa que examinou a atuação do Governo Federal na disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira no período de 1995 a 2012. A cultura do desempenho compreende uma pluralidade de princípios, conhecimentos, valores, tecnologias e modos de fazer, de pensar e de se comportar fundadas no desempenho. Delega ao mercado a elaboração de modelos gestores educacionais (técnicos) e responsabiliza a escola pelos resultados (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). O fortalecimento dessa cultura vem gerando alterações significativas no cotidiano educativo. O texto examina quatro estratégias do Governo Federal que objetivaram a disseminação e o fortalecimento da cultura do desempenho na educação brasileira: a) a instituição de um sistema de avaliação da educação básica b) a realização de olimpíadas científicas em diferentes áreas do conhecimento c) a concessão de premiação a “iniciativas exitosas” de docentes e escolas e d) a implantação de ações para a mobilização social para o acompanhamento e fiscalização da qualidade da educação. O texto resulta de revisão da literatura que analisa as políticas de avaliação externa no país e da análise de documentos legais e normativos federais. A investigação revela o caráter de continuidade das iniciativas instituídas pelo Governo Federal no período estudado, marcado pelo aprofundamento da lógica gerencial, pela disseminação dos valores de mercado no campo educacional público e pela indução dos governos estaduais e municipais à criação de seus sistemas próprios de avaliação e ao uso de seus resultados com fortes consequências para os docentes.<hr/>Abstract: This article presents research results that examined the performance of the Federal Government in the dissemination of performance culture in Brazilian basic education from 1995 to 2012. The performance culture comprises a plurality of principles, knowledge, values, technologies and modes of performance do, think and behave based on performance. It delegates to the market the elaboration of educational (technical) managers models and makes the school responsible for the results (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). The strengthening of this culture has generated significant changes in the educational daily. The text examines four strategies of the Federal Government that aimed to disseminate and strengthen the culture of performance in Brazilian education: a) the establishment of a system of assessment of basic education b) the holding of scientific olympiads in different areas of knowledge c) the awarding of prizes to “successful initiatives” of teachers and schools; and d) the implementation of actions for social mobilization to monitor and supervise the quality of education. The text results from a review of the literature that analyzes the policies of external assessment in the country and the analysis of legal and normative federal documents. The research reveals the continuity of the initiatives instituted by the Federal Government in the period studied, marked by the deepening of managerial logic, by the dissemination of market values in the public educational field and by the induction of state and municipal governments to create their own evaluation systems and the use of its results with strong consequences for teachers.<hr/>Resumen: El artículo presenta resultados de investigación que examinó la actuación del Gobierno Federal en la diseminación de la cultura del desempeño en la educación básica brasileña en el período de 1995 a 2012. La cultura del desempeño comprende una pluralidad de principios, conocimientos, valores, tecnologías y modos de vida, de hacer, de pensar y de comportarse fundadas en el funcionamiento del mercado, la elaboración de modelos gestores educativos (técnicos) y responsabiliza a la escuela por los resultados (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). El fortalecimiento de esa cultura viene generando cambios significativos en el espacio educativo. El texto examina cuatro estrategias del Gobierno Federal que objetivaron la diseminación y el fortalecimiento de la cultura del desempeño en la educación brasileña: a) la institución de un sistema de evaluación de la educación básica b) la realización de olimpiadas científicas en diferentes áreas del conocimiento c) la concesión de premios a “iniciativas exitosas” de docentes y escuelas y d) la implantación de acciones para la movilización social para el seguimiento y fiscalización de la calidad de la educación. El texto es resultado de una revisión de la literatura que analiza las políticas de evaluación externa en el país y del análisis de documentos legales y normativos federales. La investigación revela el carácter de continuidad de las iniciativas instituidas por el Gobierno Federal en el período estudiado, marcado por la profundización de la lógica gerencial, por la diseminación de los valores de mercado en el campo educativo público y por la inducción de los gobiernos estatales y municipales a la creación de sus propios sistemas de evaluación y el uso de sus resultados con fuertes consecuencias para los docentes. <![CDATA[CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PROEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.<hr/>ABSTRACT The current article is the cut of a research, at the doctoral level, which is in the phase of data production in the empirical field. The text analyzes the Political Pedagogical Project of the Maintenance and Support in Informatics course that was implemented in 2006 at the Rio de Janeiro Campus of the Federal Institute of Science and Technology Education of Rio de Janeiro, in compliance with Decree nº 5840/06, which instituted and determined the implementation of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Mode of Youth and Adults - PROEJA, in the Federal Network of Basic, Technical and Technological Education. The scope of the analysis concerns the way the integrated curriculum was evidenced and the concept of interdisciplinarity presented in the text of the pedagogical proposal. Through the intertwining of documents and in the light of theoretical references, the analysis is concerned with identifying the guarantee of offering the knowledge historically constructed by humanity to young and working adults, recipients of PROEJA. It concludes by emphasizing the importance of teaching in the mediation of educational policy proposals and / or programs, in the youth and adult education modality, and points to the importance of research that considers the teacher's work as an object and that can contribute to the Initial and continued education for teachers aiming at the modalities of Youth and Adult Education and Professional Education.<hr/>RESUMEN Este artículo es parte de una investigación, de doctorado, que se encuentra en la fase de producción de datos en el campo empírico. El texto analiza críticamente el Proyecto Político Pedagógico del curso de Manutención y Soporte en Informática, implementado en 2006 en el Campus de Río de Janeiro del Instituto Federal de Educación Ciencia y Tecnología de Río de Janeiro, Ciencia de Río de Janeiro. Atendinedo así al Decreto nº 5840/06 que instituyó y determinó la implantación del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de Jóvenes y Adultos - PROEJA, en la Red Federal de Educación Básica, Técnica y Tecnológica. El alcance del análisis se refiere a cómo se ha evidenciado el currículo integrado y la concepción de la interdisciplinaridad presentada en el texto de la propuesta. A través de la intersección de los documentos y a la luz de las referencias teóricas, el análisis tiene que ver con la identificación de la garantía de ofrecer el conocimiento construido históricamente por la humanidad para los jóvenes y los trabajadores adultos, los receptores del PROEJA. Se concluye haciendo énfasis en la importancia de la enseñanza en la mediación de propuestas de políticas y / o programas educativos, en la forma de educación de adultos, y se señala la importancia de la investigación para considerar el trabajo del profesor como un objeto y que puede contribuir a la formación inicial y continua de los profesores de las modalidades de Educación de Jóvenes y Adultos y de Educación Profesional. <![CDATA[CONCEPÇÕES DE MODELAGEM E A PESQUISA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100250&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta uma visão geral das principais concepções sobre Modelagem Matemática no contexto educacional como parte do processo de pesquisa em sala de aula. Objetiva investigar em uma abordagem teórica as convergências e divergências entre três concepções de Modelagem, e identificar o favorecimento do processo educativo pelo seu uso, levando em conta essas convergências e divergências. Para isso, são consideradas três publicações que apresentam de uma forma simplificada essas concepções. São elas: Modelagem Matemática na Educação em sua essência (BIEMBENGUT, 2014); Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula (BURAK, 2010); e, Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? (BARBOSA, 2004). Identifica que as três publicações sinalizam convergência nos aspectos mais essenciais da utilização da Modelagem, propiciando assim, a integração desta com alguns aspectos da pesquisa em sala de aula, além de apontar uma aproximação das três concepções de Modelagem na Educação para um favorecimento dos processos ensino e aprendizagem de Matemática e de outras Ciências.<hr/>ABSTRACT This article presents an overview of the key concepts of Mathematical Modeling in the educational context as part of the research process in the classroom. The aim is to investigate the convergences and divergences between three modeling concepts in a theoretical approach, and identify favoring the education process for its use, considering these convergences and divergences. For this, three publications are presented in a simplified form to show these conceptions. They are: Mathematical Modeling in Education in its essence (BIEMBENGUT, 2014); Mathematical Modeling under a Mathematical Education perspective and its implications for the construction of mathematical knowledge in the classroom (BURAK, 2010); and, Mathematical Modeling: What is it? Why? How? (BARBOSA, 2004). It was identified that the three publications indicate convergence on the most important aspects of working with modeling, thus enabling the integration of this with some aspects of research in the classroom, while pointing out an approximation of the three modeling concepts in Education for favoring the teaching and learning of mathematics and other sciences.<hr/>RESUMEN Modelado en el contexto educativo como parte del proceso de investigación en el aula de matemática. Tiene como objetivo investigar desde un enfoque teórico, las convergencias y divergencias entre tres concepciones de Modelado, e identificar el favoritismo en el proceso educativo para su uso, teniendo en cuenta esas convergencias y divergencias. Para ello, son consideran tres publicaciones que presentan de una forma simplificada esas concepciones. Ellas son: Modelaje Matemático en la educación en su esencia (BIEMBENGUT, 2014); Modelaje Matemático sobre una mirada de la matemática y sus implicaciones para la construcción del conocimiento matemático en el aula (BURAK, 2010); y Modelaje matemático: ¿Qué es? ¿Por qué? ¿Cómo? (BARBOSA, 2004). Identifica que las tres publicaciones indican convergencia en los aspectos más esenciales de la utilización del modelado, propiciando así, la integración de esta con algunos aspectos de la investigación en el aula, además de señalar una aproximación de los tres conceptos de modelado en la educación para favorecer los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas y otras ciencias. <![CDATA[REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100276&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo resulta das experiências formativas e constitutivas da pesquisa de doutorado intitulada “Práticas Investigativas na formação de futuros professores de Matemática”, defendida em 2017. Essa investigação teve como participantes os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Manaus (UFAM) e ocorreu no decurso da disciplina de Estágio Supervisionado, por meio de um grupo de estudos e pesquisas. A análise desenvolvida apresenta algumas reflexões sobre o percurso formativo de futuros professores de Matemática, os quais, durante a realização dessa disciplina, questionaram: Em que termos os futuros professores de Matemática veem as escolas e concebem suas práticas profissionais? Para tanto, objetivamos: Conhecer, a partir dos percursos formativos, os olhares dos futuros professores de Matemática quanto ao ambiente escolar e à sua conduta profissional porvir. O texto apresenta uma seção introdutória, abordando o percurso formativo do autor, com vistas às reflexões presentes no texto. Nas seções seguintes, são discutidos os aspectos teóricos, os caminhos metodológicos sob a égide da pesquisa colaborativa e as reflexões esquadrinhadas e pautadas nas informações recolhidas durante o processo da pesquisa, com base nos percursos formativos dos partícipes desse estudo, subsidiados pelas sessões reflexivas. Quanto aos resultados alcançados, evidenciou-se o fato dos futuros professores, em suas reflexões, destacarem as dificuldades que passam os estudantes na Educação Básica e, com isso, em sua atuação futura como professores de Matemática, procurar outros caminhos didáticos e metodológicos para ensinar a Matemática a seus estudantes.<hr/>ABSTRACT This article results from the formative and constitutive experiences of the doctoral research titled “Investigative Practices in the Formation of Future Mathematics Teachers”, defended in 2017.This research was carried out with the academics of the degree course in Mathematics, at Federal University of Manaus (UFAM) and took place during the course of Supervised Internship, through a group of studies and research. The analysis presents some reflections about the formative course of future Mathematics teachers, who, during the accomplishment of this discipline, has questioned: How do future Mathematics teachers see the schools and, how do they conceive their professional practices? In order to do so, we aim to: To know, from the formative paths, the perspectives of the future Mathematics teachers about the school environment and their future professional conduct. The text presents an introductory section, talking about the formative path of the author, with a view to the reflections present in the text. In the following sections, the theoretical aspects, the methodological paths under the aegis of collaborative research and the reflections scrutinized and based on the information gathered during the research process, are discussed, based on the formative paths of the participants of this study, subsidized by the reflective sessions. Regarding the results achieved, it was evidenced that the future teachers, in their reflections, highlight the difficulties that students spend in Basic Education and, therefore, in their future performance as teachers of Mathematics, look for other didactic and methodological ways to teach Math to their students.<hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado de las experiencias formativas y constitutivas de la investigación de doctorado titulada “Prácticas de investigación em la formación de los futuros profesores de Matemática”, defendida en el año 2017. La investigación tuvo como participantes los acadêmicos del curso de Licenciatura en Matemática, de la Universidade Federal de Manaus (UFAM) em el espacio de la discipplina de prácticas supervisadas, a través de un grupo de estudios e investigaciones. El análisis desarrollado presenta algunas reflexiones sobre el curso de formación de futuros profesores de matemáticas, que, durante la realización de esta disciplina, indagó: en qué términos los futuros profesores de matemáticas ven a las escuelas y conocen sus prácticas profesionales? Para ello, nuestro objetivo fue: conocer, desde los cursos de formación, las miradas de los futuros profesores de matemáticas sobre el ambiente escolar y su conducta profesional futura. El texto presenta una sección introductoria, el recorrido formativo del autor, con el fin de las reflexiones presentes en el texto. En las secciones siguientes se discuten los aspectos teóricos, los caminos metodológicos trazados bajo la égida de la investigación colaborativa y las reflexiones escrudiñadas y pautadas en base a la información recopilada durante el proceso de investigación, sobre la base de los trayectos formativos de los participantes de este estudio, subsidiados por las sesiones de reflexión. Em cuanto a los resultados alcanzados, se evidencio el hecho de que los futuros profesores, em SUS reflexiones, destacaron las dificultades que tienne los Estudiantes em la Educación Básica y, por ende, en su actuación futura como profesores de Matemática, procurando otros caminos didáticos y metodológicos para enseñar la Matemática a sus estudiantes. <![CDATA[VISÕES SOBRE O SER HUMANO E AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos.<hr/>ABSTRACT The teaching about the Human Being has been, historically, reduced to the teaching of the human body in the school disciplines as Science and Biology. In this article we present an investigation that sought to understand how the teaching practices about Human Being are related to the visions of Science and Biology teachers about the Human Being, with the intention of contributing to overcoming the already traditional fragmented and mechanistic approach. In addition, we tried to identify the possible factors that may interfere with teaching practices. Three teachers practice from the same undergraduate course and active in a municipal education network were selected as subjects of the study. Data were collected through questionnaires and semi-structured interviews. The teaching practices reported highlight the inclusion of students' daily life, the use of their previous conceptions and the expansion of dialogue in the classroom in line with the predominant view of Human Being focused on biological aspects, although the cultural view (which contemplate the historical and social dimensions) and the philosophical view were part of the set of conceptions presented by the research subjects. The students' curriculum, assessments and behavior appear as factors that interfere in teaching practices. Due to the results, we point out the need to expand the theme into new empirical investigations that contemplate other scenarios and different profiles of subjects.<hr/>RESUMEN La enseñanza sobre el ser humano ha sido históricamente reducida a la enseñanza del cuerpo humano en las disciplinas escolares Ciencias y Biología. En este artículo presentamos una investigación que buscó comprender de qué forma las prácticas docentes sobre Ser Humano se relacionan con las visiones de profesores de Ciencias y Biología sobre el Ser Humano, con el propósito de contribuir a la superación del enfoque fragmentado y mecanicista ya tradicional. Además, se buscó identificar qué posibles factores pueden interferir en las prácticas docentes. Se seleccionaron como sujetos de investigación tres profesores egresados ​​de un mismo curso de licenciatura y actuantes en una red municipal de educación. Los datos fueron recolectados por medio de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Las prácticas docentes relatadas resaltan la inclusión del cotidiano de los alumnos, el uso de sus concepciones previas y la ampliación del diálogo en el aula en sintonía con la visión predominante de Ser Humano enfocada en aspectos biológicos, aunque la visión cultural (que contemplan las dimensiones históricas y sociales) y la visión filosófica forman parte del conjunto de concepciones presentadas por los sujetos de la investigación. En cuanto a los factores que interfieren en las prácticas docentes aparecen el currículo, las evaluaciones y el comportamiento de los alumnos. Señalamos la necesidad del desdoblamiento del tema en nuevas investigaciones empíricas que contemplen otros escenarios y perfiles diversos de sujetos. <![CDATA[A VISÃO DOS PRECEPTORES A RESPEITO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL COM FOCO NA ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100332&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A nova constituição do conceito de saúde e de assistência à saúde baseada nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, intersetorialidade, humanização do atendimento e participação social propostas pelo Sistema Único de Saúde têm requerido a reformulação da atuação dos diversos atores que compõem o quadro da atenção à saúde para que a assistência ao usuário seja pautada na atuação multiprofissional. A pesquisa busca avaliar a percepção sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto da Ortopedia e Traumatologia entre preceptores inseridos na Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Integral em Traumatologia e Ortopedia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado com 29 preceptores através da aplicação de um questionário formulado pelos autores da pesquisa. Os dados foram tratados no Microsoft Excel Office 2013 e teste Qui-quadrado no Bioestat 5.3 com p≤0.05. Nos resultados, 72,4%; n=21 respondeu “Não” quando questionados se tiveram acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e a parcela de 93,1%; n=27 acreditam que a Residência está voltada para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS. Portanto, o processo de ensino aprendizagem da Residência Multiprofissional possui pontos positivos assim como algumas lacunas em sua estrutura que podem ser minimizadas através da organização e entrosamento entre a equipe envolvida no programa, para que o ensino e aprendizagem seja um instrumento de mudança na oferta de saúde de qualidade à comunidade.<hr/>ABSTRACT The new constitution of the concept of health and health care based on the principles of universality, totality, equity, intersectionality, humanization of care and social participation proposed by the Unified Health System (SUS) have required the reformulation of the performance of the various actors that make up the framework of the attention to health so that user assistance is based on multiprofessional work. The research seeks to evaluate the perception about the process of teaching/ learning developed in the context of Orthopaedics and Traumatology between preceptors inserted in the Multiprofessional Health Residency in Integral Care in Traumatology and Orthopaedics. It is a quantitative, descriptive and cross-sectional study carried out with 29 preceptors through the application of a questionnaire formulated by the authors of the research. Data were treated in Microsoft Excel Office 2013 and Chi-square test in Bioestat 5.3 with p≤0.05. In the results, 72,4%; n=21 answered “No” when asked if they had access to the Political Pedagogical Project (PPP) and the portion of 93,1%; n=27 believe that the Residency is focused on strengthening SUS principles and guidelines. Therefore, the learning process of the Multiprofessional Residency has positive points as well as some gaps in its structure that can be minimized through the organization and interaction between the team involved in the program, so that teaching and learning can become an instrument of change in the provision of quality health to the community.<hr/>RESUMEN La nueva constitución del concepto de cuidado de la salud y de la salud basado en los principios de universalidad, integralidad, equidad, intersectorialidad, la humanización del servicio y la participación social propuesto por el Sistema de Salud han requerido la reformulación del papel de los diferentes actores en el marco del cuidado de la salud para la asistencia al usuario a ser guiado por el rendimiento multi-profesional. La investigación tiene como objetivo evaluar la percepción del proceso de enseñanza y aprendizaje desarrollado en el contexto de Ortopedia y Traumatología entre preceptores insertos en una Residencia Multidisciplinar en Salud en Atención Integral de Traumatología y Ortopedia. Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y transversal de 29 preceptores mediante la aplicación de una encuesta realizada por los autores. Los datos se procesaron en Microsoft Excel Office 2013 y la prueba de chi-cuadrado en BioEstat 5.3 con p = 0.05. Los resultados 72,4%, n = 21 respondieron “No” cuando se le preguntó si tuvieran acceso al Proyecto Político Pedagógico (PPP) y la proporción de 93,1%, n = 27 creen que la residencia se enfrenta el fortalecimiento de los principios y directrices del SUS. Por lo tanto, el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Multidisciplinar residencia tiene buenos puntos, así como algunas lagunas en su estructura que pueden minimizarse mediante la organización y la integración entre el personal involucrado en el programa, para que la enseñanza y el aprendizaje sean un instrumento de cambio en el suministro de atención médica de calidad a la comunidad. <![CDATA[GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000100361&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A nova constituição do conceito de saúde e de assistência à saúde baseada nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, intersetorialidade, humanização do atendimento e participação social propostas pelo Sistema Único de Saúde têm requerido a reformulação da atuação dos diversos atores que compõem o quadro da atenção à saúde para que a assistência ao usuário seja pautada na atuação multiprofissional. A pesquisa busca avaliar a percepção sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido no contexto da Ortopedia e Traumatologia entre preceptores inseridos na Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Integral em Traumatologia e Ortopedia. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado com 29 preceptores através da aplicação de um questionário formulado pelos autores da pesquisa. Os dados foram tratados no Microsoft Excel Office 2013 e teste Qui-quadrado no Bioestat 5.3 com p≤0.05. Nos resultados, 72,4%; n=21 respondeu “Não” quando questionados se tiveram acesso ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e a parcela de 93,1%; n=27 acreditam que a Residência está voltada para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS. Portanto, o processo de ensino aprendizagem da Residência Multiprofissional possui pontos positivos assim como algumas lacunas em sua estrutura que podem ser minimizadas através da organização e entrosamento entre a equipe envolvida no programa, para que o ensino e aprendizagem seja um instrumento de mudança na oferta de saúde de qualidade à comunidade.<hr/>ABSTRACT The new constitution of the concept of health and health care based on the principles of universality, totality, equity, intersectionality, humanization of care and social participation proposed by the Unified Health System (SUS) have required the reformulation of the performance of the various actors that make up the framework of the attention to health so that user assistance is based on multiprofessional work. The research seeks to evaluate the perception about the process of teaching/ learning developed in the context of Orthopaedics and Traumatology between preceptors inserted in the Multiprofessional Health Residency in Integral Care in Traumatology and Orthopaedics. It is a quantitative, descriptive and cross-sectional study carried out with 29 preceptors through the application of a questionnaire formulated by the authors of the research. Data were treated in Microsoft Excel Office 2013 and Chi-square test in Bioestat 5.3 with p≤0.05. In the results, 72,4%; n=21 answered “No” when asked if they had access to the Political Pedagogical Project (PPP) and the portion of 93,1%; n=27 believe that the Residency is focused on strengthening SUS principles and guidelines. Therefore, the learning process of the Multiprofessional Residency has positive points as well as some gaps in its structure that can be minimized through the organization and interaction between the team involved in the program, so that teaching and learning can become an instrument of change in the provision of quality health to the community.<hr/>RESUMEN La nueva constitución del concepto de cuidado de la salud y de la salud basado en los principios de universalidad, integralidad, equidad, intersectorialidad, la humanización del servicio y la participación social propuesto por el Sistema de Salud han requerido la reformulación del papel de los diferentes actores en el marco del cuidado de la salud para la asistencia al usuario a ser guiado por el rendimiento multi-profesional. La investigación tiene como objetivo evaluar la percepción del proceso de enseñanza y aprendizaje desarrollado en el contexto de Ortopedia y Traumatología entre preceptores insertos en una Residencia Multidisciplinar en Salud en Atención Integral de Traumatología y Ortopedia. Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y transversal de 29 preceptores mediante la aplicación de una encuesta realizada por los autores. Los datos se procesaron en Microsoft Excel Office 2013 y la prueba de chi-cuadrado en BioEstat 5.3 con p = 0.05. Los resultados 72,4%, n = 21 respondieron “No” cuando se le preguntó si tuvieran acceso al Proyecto Político Pedagógico (PPP) y la proporción de 93,1%, n = 27 creen que la residencia se enfrenta el fortalecimiento de los principios y directrices del SUS. Por lo tanto, el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Multidisciplinar residencia tiene buenos puntos, así como algunas lagunas en su estructura que pueden minimizarse mediante la organización y la integración entre el personal involucrado en el programa, para que la enseñanza y el aprendizaje sean un instrumento de cambio en el suministro de atención médica de calidad a la comunidad.