Scielo RSS <![CDATA[Revista Exitus]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2237-946020180002&lang=es vol. 8 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - v8n2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ESCOLA SEM PARTIDO: projeto sem sustância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[PROCESOS Y POLÍTICAS DE EVALUACIÓN EN CEARÁ: cooperación y responsabilidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200034&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente estudo tem como objetivo analisar os revérberos da avaliação da educação nas últimas décadas no Brasil. Explicita o uso de premiação e incentivos financeiros propostos pelos estados a partir dos resultados dos alunos nessas avaliações. O exemplo apresentado é o Prêmio Escola Nota Dez no Ceará. Foi usada a revisão bibliográfica como metodologia, priorizando o enfoque comparado dos principais documentos legais que embasam as avaliações em larga escala tanto na esfera internacional, como nacional e estadual. Conclui-se que os resultados das avaliações em larga escala dos estados brasileiros influenciam as políticas públicas educacionais, principalmente nos repasses financeiros às escolas e municípios com maior e menores índices obtidos nas avaliações. As avaliações, nesse contexto, seguem a lógica da educação contábil e replicação das experiências exitosas por meio de uma cooperação técnico-pedagógica de transferência das práticas que deram ‘certo’ numa tentativa de qualificar, porém, também uniformizando o ensino.<hr/>ABSTRACT This study aims to analyze the education evaluation results in the last decades in Brazil. It focuses on the use of awards and financial incentives proposed by the states based on the students' results. The methodology used was a literature review, prioritizing a comparison of the main legal documents that support the large-scale evaluations at the international, national and state levels. The conclusion is that the large-scale evaluation results put forth by Brazilian states influence educational public policies, mainly, in the transfer of funds to the schools of municipalities with higher and lower indices obtained in the evaluation process. Evaluations, in this context, follow the logic of accounting education and replication of successful experiences through a technical-pedagogical cooperation of transfer of practices that worked well in an attempt to qualify, while standardizing teaching.<hr/>RESUMEN El presente estudio tiene el objetivo de analizar los reflejos de la evaluación de la educación en las últimas décadas en Brasil. Detalla el uso de premios e incentivos financieros ofrecidos por los estados a partir de los resultados de los estudiantes. El ejemplo presentado es el Premio Escuela Nota Diez en Ceará. Se utilizó una revisión bibliográfica como metodología, priorizando el enfoque comparado de los documentos legales que fundamentan las evaluaciones en larga escala en las esferas internacionales, nacionales y provinciales. Se concluye que los resultados de las evaluaciones en larga escala de los estados brasileños influyen en las políticas públicas educacionales, en particular, en las transferencias de recursos financieros a las escuelas y municipios con mayor y menores índices obtenidos en las evaluaciones. Las evaluaciones, en este contexto, siguen la lógica de la educación contable y la reproducción de las experiencias exitosas por medio de una cooperación técnico-pedagógica de la transferencia de las ‘buenas’ prácticas en un intento de calificar, pero también uniformando o la enseñanza. <![CDATA[ESTUDIANTES COTISTAS NEGROS Y ACCIONES AFIRMATIVAS EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200059&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste trabalho, analisamos o percurso de escolarização de estudantes negros dos meios populares que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas. Foram entrevistados 4 estudantes cotistas negros do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. A pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória. O estudo realizado nos permitiu compreender como constituiu-se o processo de educação de estudantes negros até a chegada ao Ensino Superior, bem como sua percepção acerca da escolarização e da vivência do racismo.<hr/>ABSTRACT In this work, we analyze the schooling pathway of black students who entered higher education by means of affirmative action policy. Four black students from the law undergraduate course of the State University of Southwestern Bahia - UESB were interviewed. The research design is exploratory and qualitative. The study allows us to understand the process of education of black students until they enter Higher Education, as well as their perception about schooling and their experience with racism.<hr/>RESUMEN En este trabajo, analizamos el recorrido de escolarización de estudiantes negros de los medios populares que ingresaron en la enseñanza superior por medio de la política de acciones afirmativas. Se entrevistaron 4 estudiantes cotistas negros del curso de Derecho de la Universidad Estadual del Sudoeste de Bahía - UESB. La investigación es cualitativa, de tipo exploratorio. El estudio realizado nos permite comprender cómo se constituyó el proceso de educación de estudiantes negros hasta la llegada a la Enseñanza Superior, así como su percepción acerca de la escolarización y la vivencia del racismo. <![CDATA[MARX Y LA POLITECNIA, O: del principio educativo al principio pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200085&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo expor a trajetória epistemológica da definição do conceito de politecnia como princípio pedagógico e explicar porque é o fundamento determinante da educação integral politécnica. Analisa a concepção marxiana de educação comparando as versões em língua francesa, inglesa, portuguesa e brasileira (MARX, 1976, 1982, 1983, 1996), bem como algumas das mais importantes obras brasileiras sobre o tema (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009), passando por Manacorda (2010) para demonstrar a importância, mas, ao mesmo tempo, os limites do conceito de trabalho como princípio educativo. O resultado do estudo aponta para a necessidade de: a) atualizar a concepção marxiana de educação; b) complementar o trabalho como princípio educativo com a politecnia como princípio pedagógico; c) operacionalizar a prática pedagógica pela formulação da politecnia como princípio pedagógico; d) demonstrar a educação integral politécnica, da educação infantil à universidade, como alternativa às propostas pedagógicas de educação escolar estatal.<hr/>ABSTRACT This article aims to elaborate on the epistemological trajectory of the definition of the concept of polytechnics as a pedagogical principle and to explain why it is the fundamental foundation of integral polytechnic education. It analyzes the Marxian conception of education comparing the French, English, Portuguese and Brazilian versions (MARX, 1976, 1982, 1983, 1996), as well as some of the most important Brazilian scholarly writings on the subject (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009) including Manacorda (2010) to demonstrate the importance, but at the same time, the limits of the concept of work as an educational principle. The result of the study points to the need to: a) update the Marxian conception of education; b) complement work as an educational principle with polytechnics as a pedagogical principle; c) operationalize pedagogical practice by the formulation of polytechnics as a pedagogical principle; d) present the polytechnic integral education, from kindergarten to higher education, as an alternative to the pedagogical proposals of state education.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene por objetivo exponer la trayectoria epistemológica de la definición del concepto de politecnia como principio pedagógico y explicar por qué es el fundamento determinante de la educación integral politécnica. Analiza la concepción marxista de la educación mediante la comparación de las versiones en francés, inglés, portugués europeo y brasileño (Marx, 1976, 1982, 1983, 1996), así como algunas de las obras más importantes de Brasil sobre el tema (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009), pasando por Manacorda (2010) para demostrar la importancia, pero al mismo tiempo los límites del concepto de trabajo como principio educativo. El resultado del estudio apunta hacia necesidad de: a) actualizar la concepción marxista de educación; b) complementar el trabajo como principio educativo con la politecnia como principio pedagógico; c) hacer operativo la práctica pedagógica por la formulación de la politecnia como principio pedagógico; d) demostrar la educación integral politécnica, de la educación infantil a la universidad, como alternativa a las propuestas pedagógicas de educación escolar estatal. <![CDATA[EL PROTAGONISMO DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO EN LA FORMACIÓN DOCENTE: Experiencia en la Educación Infantil en Ji-Paraná-RO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200111&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo é resultado de observações feitas ao longo da execução do projeto de extensão da Universidade Federal de Rondônia em parceria com o município de Ji-Paraná/RO, no período de 2015 a 2017. Apresenta uma reflexão sobre o processo e o impacto dos resultados da formação continuada realizada com coordenadores pedagógicos e professores que atuam na Educação Infantil no Município de Ji-Paraná-RO. A metodologia utilizada foi análise dos registros dos encontros de formação, a avaliação final, bem como a observação da participação e dos relatos feitos pelas coordenadoras no espaço de formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze coordenadoras pedagógicas que atuam na rede municipal. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012), entre outros. Destaca a importância da implementação de um projeto de formação específico para os profissionais da Educação Infantil, bem como discute os caminhos percorridos neste processo no município de Ji-Paraná/RO. Os resultados apontam que a formação continuada para o coordenador pedagógico é de extrema importância, pois ele é o profissional responsável pela formação continuada dos professores no espaço escolar, bem como aquele que possibilita a qualidade das atividades pedagógicas.<hr/>ABSTRACT The study is the result of observations made during the execution of the extension project of the Federal University of Rondônia in partnership with the municipality of Ji-Paraná / RO, from 2015 to 2017. It presents a reflection on the process and the impact of the results of the continuing education course taken by pedagogical coordinators and teachers involved in Early Childhood Education in the Municipality of Ji-Paraná-RO. The methodology used was the analysis of the records of the meetings with the teachers, the final evaluation, as well as the observation of the participation and the reports made by the coordinators during the sessions. The research subjects were fourteen pedagogical coordinators who work in schools of the municipality. The contributions of Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012) and others were used as theoretical reference. It highlights the importance of the implementation of a specific teacher education project for professionals engaged in Early Childhood Education, and it discusses the paths covered in this process in the municipality of Ji-Paraná / RO. The results indicate that continuing education for pedagogical coordinators is extremely important since they are the professionals responsible for delivering continuing teacher education and providing guidance for high-quality pedagogical activities in their schools.<hr/>RESUMEN El estudio es el resultado de las observaciones realizadas a lo largo de la ejecución del proyecto de extensión de la Universidad Federal de Rondonia en convenio con el municipio de Ji-Paraná/RO. Se presenta una reflexión sobre el processo y el impacto de los resultados de la formación continuada realizada con Coordinadores Pedagógicos y Profesores que actuan en la Educación Infantil en el Municipio de Ji-Paraná-RO en el período 2014 a 2017. Una metodología utilizada fue el registro de los encuentros de formación, la evaluación final, como también la observación de la participación y de los relatos hechos por las coordinadoras en el espacio de la formación-. Los sujetos de de la investigación fueron catorce Coordinadoras s Pedagógicas que actúan em la red municipal. Se utilizo como referencial teórico las contribuciones Alarcão (2001), Scarpa (1998), Hoffmann (2012) entre otros. Se destaca la importancia de implementación de un proyecto de formación específica para los profesionales de la Educación Infantil, también como la discusión de los recorridos en este proceso en el municipio de Ji-Paraná / RO. Los resultados apuntam que la formación continuada para el Coordenador Pedagógico es de extrema importancia, pues es este el profesional responsable por la formacióno continuada de los profesores en el espacio de los escolar, asimismo como aquel que posibilita la calidad de las atividades pedagógicas. <![CDATA[PERCEPCIÓN, EXPRESIÓN Y VALORIZACIÓN DE LAS EMOCIONES DE LOS NIÑOS EM EDUCACIÓN INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200137&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar.<hr/>ABSTRACT Emotional education is fundamental for the individual's personal and social adaptation. Objective to adapt a test to assess the capacity to perceive, express and value emotions of Portuguese children in pre-school education. After the semantic, operational, conceptual and items equivalence, the questionnaire was answered by 374 children. The data obtained were compared with external criteria validated by 26 childhood educators. More positive results were found in relation to happiness and sadness in the perception and expression of basic emotions (higher achievements were identified in private schools); the perception and valuing of basic emotions increases according to the child’s age; the feminine gender presents greater performance in the perception and valuing subscale; and significant positive relationships between the subscales under review and the external criteria - adaptation, control, achievement and acceptance, and significant negative correlations between subscales and conflict. The test, although at a developmental stage, contributes to measuring the personal and social adaptation of Portuguese children in preschool<hr/>RESUMEN La educación emocional es fundamental para la adaptación personal y social del individuo. Objetivo adaptar la prueba para evaluar la capacidad de percibir, expresar y valorar las emociones de los niños portugueses en Educación Infantil. Después de la equivalencia semántica, operacional, conceptual y de ítems, el ensayo fue contestado por 374 niños. Los datos obtenidos fueron verificados con criterios externos validados por 26 educadores de la etapa. Se verificó un mayor número de resultados en relación a la alegría y tristeza en la percepción y expresión de las emociones básicas con un mayor rendimiento en la escuela privada; la percepción y valoración de las emociones básicas aumenta en función de la edad; el género femenino presenta mayor desempeño en la subescala de percepción y valoración; que el género femenino presenta mayor rendimiento en la subescala de percepción y valoración. La prueba, aunque en desarrollo, contribuye a medir la adaptación personal y social de los niños portugueses en la etapa preescolar. <![CDATA[EXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PROFESORES KARAYWA EN ALDEIA INDÍGENA MAPUERA, ORIXIMINÁ-PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200163&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas.<hr/>ABSTRACT Indigenous school education founded on intercultural dialogue that respect the way of being and living of each people, although guaranteed in law, is still a reality to be built by many hands. This article presents results of research about the pedagogical experience of non-indigenous teachers in the education of the indigenous people Wai-Wai of Mapuera village, municipality of Oriximiná/PA, in order to analyze the relations, dialogues and difficulties faced by teachers in the effectiveness of a proposal for intercultural education in Indigenous villages. Data were possible through literature review and semi structured interview with teachers who work in primary education of the indigenous school Mapuera. The results show that there is still a long way to go to an indigenous education that is instrument of struggle for the preservation of indigenous culture and traditions.<hr/>RESUMEN La construcción de una educación escolar indígena basada en el diálogo intercultural y en el respeto a la forma de ser y vivir de cada pueblo indígena, aunque garantizada en los marcos legales, sigue siendo un sueño a ser construido por muchas voces. En este artículo presentamos resultados de investigación que cuenta la experiencia pedagógica de profesores no indígenas en la educación escolar del pueblo indígena Wai-Wai de la aldea Mapuera, municipio de Oriximiná / PA, con el objetivo de analizar las relaciones, diálogos y dificultades enfrentadas por profesores En la efectividad de una propuesta de educación intercultural en aldea indígena. Los datos fueron posibles por medio de la búsqueda de la literatura y las respuestas a la entrevista semiestructurada con profesores que actúan en la enseñanza fundamental de la Escuela Indígena Mapuera. Los resultados muestran gran desafios, a través de dificultades y potencialidades, para efectivizar la educación intercultural, instrumento de lucha de los pueblos indígenas por la preservación de la cultura y tradiciones indígenas. <![CDATA[PERCEPCIONES DE LOS PASANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA SOBRE EL ESPACIO DE LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200189&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Educação Física (EF) é obrigatória em todas as fases da Educação Básica, entretanto na Educação Infantil (EI) não há obrigatoriedade de aulas ministradas por profissionais de EF. Mesmo com essa problemática o currículo das Licenciaturas proporciona o reconhecimento da realidade docente a partir dos estágios supervisionados curriculares (ECS). Esse estudo buscou analisar as percepções de estagiários de EF referentes às experiências positivas e negativas encontradas em seus ECS na EI, através de uma pesquisa documental e qualitativa. Os documentos utilizados neste estudo foram os relatórios finais do ECS na EI de discentes, de ambos os sexos, aprovados no primeiro semestre dos anos de 2015 (8 relatórios), 2016 (9 relatórios) e 2017 (11 relatórios), os quais realizaram este como o primeiro estágio. A técnica de análise utilizada para examinar os resultados foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados foram analisados a partir de quatro categorias que identificaram 25 palavras-chave. Conforme a frequência apurada de cada palavra-chave as que tiveram maior frequência foram: Agitados (73); Participação dos alunos(156); e Controle da turma (37). A relação dessas palavras-chave permite concluir que as experiências classificam-se em negativas e positivas, contribuindo na formação acadêmica e pessoal de cada estagiário. Assim, concluiu-se que a interação entre Universidade e Escola abrange benefícios além da contribuição na formação acadêmica dos discentes, englobam novos conhecimentos e o desenvolvimento de todos os participantes das experiências dos estágios.<hr/>ABSTRACT Physical Education (PE) is compulsory in all phases of primary and secondary education; however, in Child Education (CE), PE lessons do not need to be taught by PE professionals. Even with this problem, the curriculum of licensure programs provides the recognition of the reality of teaching from the supervised curricular practicum (SCP). This study aimed to analyze the perceptions of PE trainees regarding the positive and negative experiences that they found in their SCP in CE through documentary and qualitative research. The documents used in this study were the final SCP reports in the CE of male and female students who succeeded in the exams in the first half of 2015 (8 reports), 2016 (9 reports) and 2017 (11 reports). This was the first school practicum that the trainees participated. Bardin`s Content Analysis was used in the analysis of the reports. In the analysis of the reports, 25 keywords were used from which four categories emerged. According to the frequency of each keyword, the most frequent ones were: Agitated (73); Student participation (156); and Class Control (37). The relationship of these keywords allows the conclusion that the experiences are classified as negative and positive, contributing to the academic and personal development of each trainee. Thus, it was concluded that the interaction between university and school encompasses benefits beyond the contribution to the academic development of the students, new knowledge and the development of all participants of the experiences of the school practicum.<hr/>RESUMEN La Educación Física (EF) es obligatoria en todas las fases de la Educación Básica, sin embargo en la Educación Infantil (EI) no hay obligatoriedad de clases impartidas por profesionales de EF. Incluso con esta problemática el currículo de las Licenciaturas proporciona el reconocimiento de la realidad docente a partir del espacio curricular de práctica supervisada (ECS). Este estudio busca analizar las percepciones referentes a las experiencias positivas y negativas que los aprendices de EF encontraron en sus ECS en la EI a través de una investigación documental y cualitativa. Los documentos utilizados en este estudio fueron los informes finales del ECS en la EI de los estudiantes de ambos sexos aprobados en el primer semestre de los años 2015 (8 informes), 2016 (9 informes) y 2017 (11 informes), los cuales realizaron este como la primera etapa. El método utilizado para organizar los resultados fue el análisis de contenido de Bardin. Los resultados fueron analizados a partir de cuatro categorías que identificaron 25 palabras clave. Conforme la frecuencia calculada de cada palabra clave las que tuvieron mayor frecuencia fueron: Agitados (73); Participación de los alumnos (156); y Control de la clase (37). La relación de estas palabras clave permite concluir que las experiencias se clasifican en negativas y positivas, contribuyendo en la formación académica y personal de cada pasante. Así, se concluyó que la interacción entre Universidad y Escuela abarca beneficios más allá de la contribución en la formación académica de los discentes, engloban nuevos conocimientos y el desarrollo de todos los participantes de las experiencias de las pasantías. <![CDATA[LA UTILIZACIÓN DE APLICACIONES GRATUITAS PARA LA ACTIVIDAD DE CAMPO EN LA ENSEÑANZA DE TRIGONOMETRÍA EN EL TRIÁNGULO RETÁNGULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200219&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As atividades de campo têm figurado como uma excelente estratégia para o ensino das ciências naturais. Ao imaginar que as atividades de campo também podem contribuir com o ensino de matemática, surge a questão de pesquisa: “A atividade de campo pode ser utilizada para prover ambientes propícios ao ensino de matemática?”. Diante disso, neste artigo é apresentada uma atividade de campo no ensino de matemática com o subsídio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos utilizados durante seu desenvolvimento. Tendo como objetivo o de verificar se a atividade de campo pode auxiliar no ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo ao se fazer medidas de alturas de difícil acesso. Para atingir tal objetivo, essa investigação ocorreu com uma turma do 2° ano do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Os parâmetros das atividades foram elaborados conjuntamente com os estudantes, que se dividiram em 3 grupos, realizando as atividades de modo extraclasse e tendo orientações por meio das TIC. Esse estudo mostrou que as atividades de campo podem favorecer o ensino de matemática que habitualmente é realizado dentro da sala de aula, pois os estudantes sentiram-se integrantes do processo e motivados por terem transpassado o ambiente da própria sala de aula.<hr/>ABSTRACT Field activities have figured as an excellent strategy for the teaching of the natural sciences. By imagining that field activities can also contribute to mathematics teaching, the research question arises: “Can field activity be used to provide environments conducive to teaching mathematics?” In this article, it is presented a field activity in the teaching of mathematics with the subsidy of Information and Communication Technologies (ICT) as instruments used during its development. The activity aimed to verify if the field activity can help in the teaching of trigonometric ratios in the triangle rectangle when making measures of heights of difficult access. To achieve this objective, the investigation involved a class of sophomore students attending technical high school at the Federal Institute of Mato Grosso, Campus Confresa. The parameters of the activities were produced together with the students, who were divided into three groups, conducting the activities out of classroom time and being advised through ICT. This study showed that field activities can favor the teaching of mathematics that is usually done in the classroom because the students felt part of the process and motivated by taking learning beyond the classroom.<hr/>RESUMEN Las actividades de campo han figurado como una excelente estrategia para la enseñanza de las ciencias naturales. Al imaginar que las actividades de campo también pueden contribuir con la enseñanza de matemáticas, surge la cuestión de la investigación: “¿La actividad de campo puede ser utilizada para proveer ambientes propicios a la enseñanza de matemáticas?”. En este artículo se presenta una actividad de campo en la enseñanza de matemáticas con el subsidio de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) como instrumentos utilizados durante su desarrollo. El objetivo es verificar si la actividad de campo puede auxiliar en la enseñanza de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo al hacer medidas de alturas de difícil acceso. Para alcanzar ese objetivo, esta investigación ocurrió con una clase del 2º año de la enseñanza media-técnica del Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Los parámetros de las actividades fueron elaborados conjuntamente con los estudiantes, que decidieron dividirse en 3 grupos, realizando las actividades de modo extra-clase y teniendo orientaciones por medio de las TIC. Este estudio mostró que las actividades de campo pueden favorecer la enseñanza de matemáticas que habitualmente se realiza dentro del aula, pues los estudiantes se sintieron parte del proceso y motivados por haber traspasado el ambiente de la propia sala de clase. <![CDATA[PRODUCCIÓN DE VÍDEOS AFICIONADOS DE EXPERIMENTOS: algunas contribuiciones para pensar el proceso educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200244&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A produção de vídeos de experimentos se descortina como uma ferramenta para as atividades experimentais, permitindo entrelaçar experimento, linguagem audiovisual e a ciência química. Nesses termos, o presente trabalho investigou a produção de vídeos de experimentos por estudantes, focando especialmente as questões técnico-estéticos da produção e como estas podem se interrelacionar com o processo educativo. A análise dos vídeos demonstrou a presença espontânea de técnicas e elementos estéticos (música, dramatização, humor) que muitas vezes não se fazem presentes nas aulas de ciências. A diversão, a liberdade, a criatividade e a responsabilidade foram características que surgiram e estão ligadas ao caráter lúdico e ao engajamento pela atividade. Assim, a interação e o envolvimento dos sujeitos na produção dos vídeos possibilitam ao professor promover a discussão do conhecimento científico de maneira ampliada.<hr/>ABSTRACT Currently, digital technologies arise as an additional tool for the inclusion of practical activities, intertwining lab work, audiovisual language and the chemical science. In this manner, this paper investigated an activity of video production by students with special focus on technical-esthetics aspects of the audiovisual materials and its influence on the educative process. Video analysis demonstrated the spontaneous inclusion of techniques and esthetic elements (such as music, dramatization, and humor) seldom considered in science classes. Fun, freedom, creativity and responsibility were characteristics that emerged and which are associated to a playful environment and to the engagement with the activity. Thus, the interaction and the students’ involvement in the video production may allow promoting the discussion of scientific knowledge in a wider way.<hr/>RESUMEN La producción de vídeos de experimentos se devela como una herramienta para las actividades experimentales, permitiendo entrelazar experimento, lenguaje audiovisual y la ciencia química. En este sentido, el presente trabajo investigó la producción de vídeos de experimentos por parte de estudiantes, enfocando especialmente las cuestiones técnico-estéticas de la producción y cómo éstas pueden interrelacionarse con el proceso educativo. El análisis de los vídeos demostró la presencia espontánea de técnicas y elementos estéticos (música, dramatización, humor) que a menudo no se hacen presentes en las clases de ciencias. La diversión, la libertad, la creatividad y la responsabilidad fueron características presentes y están ligadas al carácter lúdico y al compromiso por la actividad. Así, la interacción y la participación de los sujetos en la producción de los vídeos posibilitan al profesor promover la discusión del conocimiento científico de manera ampliada. <![CDATA[SEXO Y SEXUALIDAD: tabu, polémica o conceptos polisémicos? Reflexiones sobre / para la formación de educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200273&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho tem como objetivo realizar uma “reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação” a partir de dois encontros de uma pesquisa-ação colaborativa (IBIAPINA, 2008) sobre e para a formação de educadores sexuais para atuarem na Educação Básica, a qual aliou a formação-investigação de uma mestranda com o processo de formação inicial em uma Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal amazônico. Os encontros desta pesquisadora com os estudantes (colaboradores) consistiram em ações diagnósticas, estudos de textos e diálogos sobre a questão “O que é sexo e sexualidade? Você se sente preparado para atuar em educação sexual?”. O registro dos dados foi realizado em planejamentos dos encontros, videogravação da interação e registro ampliado realizado nas vinte e quatro horas subsequentes. Os vídeos foram analisados novamente alguns meses depois para reflexão mais aprofundada com a análise do discurso, de acordo com referencial de Schön (1992) e Foucault (1999). Constatou-se que a temática é complexa, não aparece no Projeto Pedagógico do Curso, mas os alunos vivenciaram várias atividades na prática formativa, especialmente no PIBID, por iniciativa de alguns professores-formadores, mas as mesmas foram consideradas insuficientes. Concluiu-se com a convicção de que os professores necessitam de uma formação permanente e de trabalho coletivo na escola (especialmente através da pesquisa-ação colaborativa) para exercerem com responsabilidade e compromisso social a tarefa de educadores sexuais.<hr/>ABSTRACT This work aims to carry out a “reflection on action and on reflection-in-action” based on two meetings of a collaborative action research (IBIAPINA, 2008) on and for the formation of sexual educators to work in Basic Education, which allied the education-research of a master's student with the initial teacher education process in a Teaching Licensure in Biological Sciences of an Amazonian Federal Institute. The meetings of this researcher with the students (collaborators) consisted in diagnostic actions, text studies and dialogues on the question “What is sex and sexuality? Do you feel prepared to engage in sex education?”. Data recording was performed in meeting planning, video recording of the interactions and extended recording in the subsequent twenty-four hours. The videos were analyzed again a few months later for more in-depth reflection with discourse analysis, according to Schön (1992) and Foucault (1999). It was found that the theme is complex, it does not appear in the Pedagogical Project of the Course, but the students experienced several activities in the formative practice, especially in the PIBID, at the initiative of some teacher educators, but these were considered insufficient. It was concluded with the conviction that teachers need ongoing formation and collective work in school (especially through collaborative action research) to exercise with responsibility and social commitment the task of sexual educators.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo realizar una “reflexión sobre la acción y sobre la reflexión en la acción” a partir de dos encuentros de una investigación-acción colaborativa (IBIAPINA, 2008) sobre y para la formación de educadores sexuales para actuar en la Educación Básica, la cual recuperó la formación-investigación de una maestreanda con el proceso de formación inicial en una Licenciatura en Ciencias Biológicas de un Instituto Federal amazónico. Los encuentros de esta investigadora con los estudiantes (colaboradores) consistieron en acciones diagnósticas, estudios de textos y diálogos sobre la cuestión “¿Qué es el sexo y la sexualidad? ¿Se siente preparado para actuar en educación sexual?”. El registro de los datos fue realizado en planificaciones de los encuentros, videograbación de la interacción y registro ampliado realizado en las veinticuatro horas subsiguientes. Los vídeos fueron analizados nuevamente unos meses después para una reflexión más profunda con el análisis del discurso, de acuerdo con referencial de Schön (1992) y Foucault (1999). Se constató que la temática es compleja, no aparece en el Proyecto Pedagógico del Curso, pero los alumnos vivenciaron varias actividades en la práctica formativa, especialmente en el PIBID, por iniciativa de algunos profesores-formadores, pero las mismas fueron consideradas insuficientes. Se concluyó con la convicción de que los profesores necesitan una formación permanente y de trabajo colectivo en la escuela (especialmente a través de la investigación-acción colaborativa) para ejercer con responsabilidad y compromiso social la tarea de educadores sexuales. <![CDATA[LA EDUCACIÓN LITERARIA BAJO DOS PERSPECTIVAS - objetivo común]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200300&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste estudo foi estabelecer um paralelo entre o ensino da Literatura no Ensino Médio, no Brasil, e no Ensino Secundário, em Portugal. Confrontaram-se vários documentos legais que regem as diretrizes curriculares de ambos os países e chegou-se à conclusão de que as orientações nacionais não são efetivamente implementadas, ao contrário dos programas portugueses. Em Portugal, o Programa e Metas Curriculares de Português/2014 apresenta uma base comum curricular nacional em que discrimina conteúdos, competências e habilidades (descritores de desempenho) a serem executados pelo professor de modo que lhe ficam disponíveis apenas instrumentalizações metodológicas. Essas determinações definem a aplicação do referido Programa. No Brasil, os vários documentos definidores do ensino (Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais/Ensino Médio - Linguagens) limitam-se a apresentar sugestões, reflexões e conteúdos, sem a deliberação curricular, proposição adversa da portuguesa. Ainda, a concepção de texto é diversa. Enquanto a orientação portuguesa opta pelo entendimento de texto complexo, elegendo o texto literário como o principal exemplo, na situação brasileira o texto literário subordina-se à perspectiva da Semiótica e da Linguística textual. Estas diferentes abordagens geram descompasso acerca do acesso direto à obra literária - enquanto no ensino português o aluno recebe uma lista de obras, no brasileiro, o aluno circunscreve-se a textos derivados de instruções e sugestões da historiografia literária, a resultar relativa efetividade da leitura. Concluiu-se também que o ensino do Português lusitano prioriza a centralidade do texto literário, ao passo que o brasileiro destina a Literatura a compor uma subunidade dos conteúdos de Língua Portuguesa.<hr/>ABSTRACT The purpose of this study was to establish a comparison between the teaching of Literature in High School in Brazil and in Portugal. Several legal documents instructing the curriculum guidelines of both countries were confronted and it was concluded that, differently from those of Portugal, the Brazilian guidelines are not effectively implemented. In Portugal, the Portuguese/2014 Program and Curriculum Goals present a common national curricular basis discriminating contents, competences and abilities (performance descriptors) to be executed by the teacher so that only methodological instruments are available to him. These determinations define the application of the Program. In Brazil, the various documents defining teaching (Guidelines and National Curriculum Parameters/High School - Languages) are limited to presenting suggestions, reflections and contents, without curricular deliberation. This is different from what happens in the Portuguese educational system. The conception of text is also divergent. While the Portuguese orientation is toward understanding text as a complex phenomenon, choosing the literary text as the main example of that, in the Brazilian context the literary text is subordinated to the perspective of Semiotics and textual Linguistics. These different approaches generate a lack of access to literary work - while in Portuguese schools, students receive a list of works, in Brazilian schools, students are limited to texts derived from instructions and suggestions of the literary historiography resulting in relative effectiveness of reading. It was also concluded that the Lusitanian Portuguese teaching prioritizes the centrality of literary texts, while the Brazilian one confines Literature to compose a sub-unit of the contents of Portuguese Language.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue establecer un paralelo entre la enseñanza de la literatura en la escuela secundaria en Brasil y en la educación secundaria en Portugal. Se compararon varios documentos legales que rigen las directrices del plan de estudios en ambos países y se concluyó que las disposiciones nacionales no se aplican con eficacia, a diferencia de los programas portugueses En Portugal, el Programa y Metas Curriculares de Portugués/2014 cuenta con un plan de estudios nacional común basada en discriminar contenidos, destrezas y habilidades (descriptores de desempeño) a realizar por el profesor parael cual sólo están disponibles instrumentaciones metodológicas. Estos reglamentos definen la implementación del programa. En Brasil, los distintos documentos que definen la enseñanza (Diretrizes y Parámetros Curriculares Nacionales/EEducación Media - Linguaje) se limitan a presentar reflexiones sugerencias, pensamientos y contenido, sin deliberación, proposición contraria de la portuguesa. Aún así la concepción del texto es diversa. Mientars la orientación portuguesa opta por el entendimento de textos complejos, eligiendo el texto literário como el principal ejemplo; en la situación brasileira el texto literário se subordina a la Semiótica e y de la Linguística textual. Estos diferentes abordajes generan falta de coincidencia sobre el acceso directo a la obra literaria -, mientras que en el caso portugués el estudiante recibe una lista de obras, en Brasil, el estudiante se limita a las instrucciones y consejos derivados de la historia literaria, el resultado de la eficacia relativa de la lectura. También se llegó a la conclusión de que la enseñanza portuguesa lusitano prioriza la centralidad del texto literario, y el caso brasilero se destina a la Literatura con la intención de componer una subunidad de contenido en lengua portuguesa. <![CDATA[SIGNIFICACIONES DEL CUERPO EN LA ESCUELA DE APLICACIÓN DE LA UFPA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200329&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao nos lançarmos neste processo investigativo com o objetivo de compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica, colocamo-nos ao mesmo tempo o compromisso de refletir sobre a forma como as práticas escolares, como extensões de nossas atividades humanas vem incidindo nas atribuições de sentido que os alunos fazem do corpo. Ancoramos nossa metodologia em uma abordagem qualitativa e para a coleta e a análise dos dados, no que diz respeito ao discurso dos alunos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). A partir da pergunta geradora: o que significa a palavra corpo para você? Identificamos quatro unidades de significado: 1) corpo biológico; 2) corpo reprodutor; 3) movimento; 4) morada da alma. A análise dos resultados nos levaram a inferir que as significações atribuídas pelos doze sujeitos da pesquisa ainda permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada do corpo. Ao nos depararmos com este cenário, defendemos a corporeidade como o elo fundamental a ser trabalhado dentro da escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e a noção de corpo como a manifestação de nossa própria existência.<hr/>ABSTRACT As we embark on this investigative process with the goal to understand the construction of meanings on and by the body amongst students of primary and secondary school, we are at the same time committed to reflect on how school practices, as extensions of our human activities, affect the attributions of meaning that the students make of the body. We have anchored our methodology in a qualitative approach and for data collection and analysis, with regard to student discourse, we used the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning proposed by Moreira, Simões and Porto (2005). From the generating question: what does the word body mean to you? We identified four units of meaning: 1) biological body; 2) reproductive body; 3) movement; 4) the abode of the soul. The analysis of the data led us to infer that the meanings attributed by the twelve subjects of the research still remain strongly tied to a utilitarian, instrumental and fragmented view of the body. When we come across this scenario, we defend corporeity as the fundamental link to be worked within the school in order to restore the conception of corporeal unity and the notion of body as the manifestation of our own existence.<hr/>RESUMEN Al lanzarnos en este proceso investigativo con el objetivo de comprender las significaciones construidas sobre y por el cuerpo junto a los alumnos de la escuela básica, nos comprometimos al mismo tiempo a reflexionar sobre la forma en que las prácticas escolares, como extensiones de nuestras actividades humanas vienen incidiendo en las atribuciones de sentido que los alumnos hacen del cuerpo. Anclamos nuestra metodología en un abordaje cualitativo y para la recolección y el análisis de los datos, en lo que se refiere al discurso de los alumnos, utilizamos la Técnica de Elaboración y Análisis de Unidades de Significado propuesta por Moreira, Simões y Porto (2005). A partir de la pregunta generadora: qué significa la palabra cuerpo para usted? Identificamos cuatro unidades de significado: 1) cuerpo biológico; 2) cuerpo reproductor; 3) movimiento; 4) morada del alma. El análisis de los resultados nos llevaron a inferir que las significaciones atribuidas por los doce sujetos de la investigación todavía permanecen fuertemente ligadas a una visión utilitarista, instrumental y fragmentada del cuerpo. Al encontrarse con este escenario, defendemos la corporeidad como el eslabón fundamental a ser trabajado dentro de la escuela con el propósito de restituir la concepción de unidad corpórea y la noción de cuerpo como la manifestación de nuestra propia existencia. <![CDATA[LA VARIACIÓN LINGÜÍSTICA EN LA EDUCACIÓN CONTEMPORÁNEA: concepciones y prácticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200358&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo desta pesquisa em educação e linguagem consiste em compreender o que a Linguística brasileira diz ser tratar a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa. Estudiosos têm divulgado reflexões e propostas para um ensino que considere os pressupostos teóricos em torno da variação linguística. Entretanto, ainda é frequente a crítica de linguistas quanto à dificuldade de articulação entre o desenvolvimento da teoria e a atividade de ensino no ambiente escolar. Percebemos nisso a necessidade de uma investigação que evidencie o que os estudos linguísticos dizem ser variação e qual a orientação da Linguística para a articulação da variação com o ensino. Para essa investigação, selecionamos pesquisas de doutores e especialistas da área, autores de textos publicados em livros, teses, dissertações e artigos publicados em meios acadêmicos/ educacionais oficiais, principalmente nos últimos 20 anos, período de divulgação deste tema nas diretrizes oficiais de ensino. Nas pesquisas analisadas, apesar de ainda observarmos contradições, dificuldades de compreensão quanto à concepção de língua e falta de consenso terminológico entre os linguistas, os pesquisadores orientam que o ensino deve partir da reflexão e do acesso dos alunos às variedades da língua como legítimas, de forma a combater o preconceito linguístico, e lhes oferecer possibilidades de escolhas, por meio do reconhecimento das normas efetivamente praticadas pelos falantes da língua portuguesa.<hr/>ABSTRACT The purpose of this research in education and language is to understand linguistic variation in Portuguese language teaching as conceived by Brazilian linguistics. Scholars have disseminated reflections and proposals for a teaching that considers the theoretical assumptions involving linguistic variation. However, the criticism of linguists about the difficulty of articulation between the development of theory and the activity of teaching in the school environment is still frequent. This leads us to the necessity of an investigation that evidences the concept of variation established by linguistic studies and the suggestions of Linguistics on the articulation of variation and teaching. For this investigation, we selected studies from doctors and specialists in the field, authors of texts published in books, theses, dissertations and articles published in academic/educational official database, mainly in the last 20 years, period of dissemination of this topic in official teaching guidelines. In the studies that were analyzed, although we still see contradictions, difficulties in understanding the conception of language and lack of terminological consensus among linguists, the researchers point out that teaching must start from the reflection and the students' access to the varieties of language as legitimate, as a way to combat linguistic prejudice, and to offer them possibilities of choices by means of the recognition of the norms effectively practiced by the speakers of the Portuguese language.<hr/>RESUMEN El objetivo de esta investigación en educación y lenguaje consiste en comprender lo que la lingüística brasileña dice tratar la variación lingüística en la enseñanza de lengua portuguesa. Estudiantes han divulgado reflexiones y propuestas para una enseñanza que considere los presupuestos teóricos en torno a la variación lingüística. Sin embargo, aún es frecuente la crítica de lingüistas en cuanto a la dificultad de articulación entre el desarrollo de la teoría y la actividad de enseñanza en el ambiente escolar. Se percibe en ello la necesidad de una investigación que evidencie lo que los estudios lingüísticos dicen ser variación y cuál es la orientación de la Lingüística para la articulación de la variación con la enseñanza. Para esa investigación, seleccionamos investigaciones de doctores y especialistas del área, autores de textos publicados en libros, tesis, disertaciones y artículos publicados en medios académicos / educativos oficiales, principalmente en los últimos 20 años, período de divulgación de este tema en las directrices oficiales de enseñanza. En las investigaciones analizadas, aunque todavía observamos contradicciones, dificultades de comprensión en cuanto a la concepción de lengua y falta de consenso terminológico entre los lingüistas, los investigadores orientan que la enseñanza debe partir de la reflexión y del acceso de los alumnos a las variedades de la lengua como legítimas, para combatir el prejuicio lingüístico, y ofrecerles posibilidades de elección, por medio del reconocimiento de las normas efectivamente practicadas por los hablantes de la lengua portuguesa. <![CDATA[MEMORIAS DE EGRESOS: maestria en en educación / UFT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200386&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.<hr/>ABSTRACT This paper aims to discuss the contributions of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Tocantins (PPGE-UFT) to the personal and professional trajectory of the PPGE-UFT alumni who work in primary and secondary education in the municipality of Palmas- TO. The research design included documentary research, literature review and field research. Data on the influence of PPGE-UFT in the alumni teaching practice were obtained through interviews. In the interviews we opted for thematic oral history with a structured script, which was organized based on four categories: a) motivations for professional choice; b) pedagogical practice in primary and secondary education; c) the process of democratization and access of the teachers of primary and secondary education to master’s programs in Education in the Amazon region; and d) the qualification in the PPGE / UFT in face of their school reality. The interviews were transcribed and textualized. The interviewees' discourses showed that the contribution of the PPGE-UFT is consolidated from the set of subjects and activities offered by the program, participation in research groups and scientific events, incentive for student production, supervision and viva processes and resources offered by the institution harboring the program.<hr/>RESUMEN Este trabajo objetiva discurrir sobre las contribuciones de la formación ofrecida por el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Tocantins (PPGE-UFT) en la trayectoria personal y profesional de los egresados ​​que actúan en la Educación Básica en el municipio de Palmas - TO. La metodología utilizada fue la investigación documental, bibliográfica y la investigación de campo con la realización de entrevistas para obtener datos sobre la influencia del PPGE-UFT en la práctica docente. En las entrevistas optamos por la historia oral temática con un guión estructurado, organizado a partir de ejes: a) motivaciones para elección profesional; b) la práctica pedagógica en la educación básica; c) el proceso de democratización y acceso de los docentes de la educación básica a los Programas de Maestría en Educación en la región amazónica c) la formación en el PPGE / UFT frente a su realidad escolar. Las entrevistas fueron transcritas y textualizadas. Los discursos de las entrevistadas evidenciaron que la contribución de la formación en el PPGE-UFT, se consolida a partir del conjunto de disciplinas y actividades ofrecidas por el Programa, de la participación en grupos de investigación y eventos científicos, del estímulo a la producción discente, del proceso de orientación y defensa de la disertación y de los recursos ofrecidos por la institución en la que se sitúa el programa. <![CDATA[EXCLUSÃO OU INCLUSÃO MARGINAL?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602018000200410&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.<hr/>ABSTRACT This paper aims to discuss the contributions of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Tocantins (PPGE-UFT) to the personal and professional trajectory of the PPGE-UFT alumni who work in primary and secondary education in the municipality of Palmas- TO. The research design included documentary research, literature review and field research. Data on the influence of PPGE-UFT in the alumni teaching practice were obtained through interviews. In the interviews we opted for thematic oral history with a structured script, which was organized based on four categories: a) motivations for professional choice; b) pedagogical practice in primary and secondary education; c) the process of democratization and access of the teachers of primary and secondary education to master’s programs in Education in the Amazon region; and d) the qualification in the PPGE / UFT in face of their school reality. The interviews were transcribed and textualized. The interviewees' discourses showed that the contribution of the PPGE-UFT is consolidated from the set of subjects and activities offered by the program, participation in research groups and scientific events, incentive for student production, supervision and viva processes and resources offered by the institution harboring the program.<hr/>RESUMEN Este trabajo objetiva discurrir sobre las contribuciones de la formación ofrecida por el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Tocantins (PPGE-UFT) en la trayectoria personal y profesional de los egresados ​​que actúan en la Educación Básica en el municipio de Palmas - TO. La metodología utilizada fue la investigación documental, bibliográfica y la investigación de campo con la realización de entrevistas para obtener datos sobre la influencia del PPGE-UFT en la práctica docente. En las entrevistas optamos por la historia oral temática con un guión estructurado, organizado a partir de ejes: a) motivaciones para elección profesional; b) la práctica pedagógica en la educación básica; c) el proceso de democratización y acceso de los docentes de la educación básica a los Programas de Maestría en Educación en la región amazónica c) la formación en el PPGE / UFT frente a su realidad escolar. Las entrevistas fueron transcritas y textualizadas. Los discursos de las entrevistadas evidenciaron que la contribución de la formación en el PPGE-UFT, se consolida a partir del conjunto de disciplinas y actividades ofrecidas por el Programa, de la participación en grupos de investigación y eventos científicos, del estímulo a la producción discente, del proceso de orientación y defensa de la disertación y de los recursos ofrecidos por la institución en la que se sitúa el programa.