Scielo RSS <![CDATA[Revista Exitus]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2237-946020190003&lang=es vol. 9 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Revista Exitus v. 9 n. 3]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[FORMACIÓN Y TRABAJO DOCENTE: cuestiones contemporáneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300019&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Reforma administrativa de la secretaría estatal de educación de são paulo (2011), programa enseñanza integral (2012): administración pública gerencial en proceso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300033&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar as principais características da reforma administrativa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2011) e seus desdobramentos no Programa Ensino Integral (2012). Fundamentados no campo da política educacional, utilizamos como procedimento metodológico a análise documental da legislação e publicações oficiais relacionadas. As mudanças promoveram a acentuação da centralização na tomada de decisão, fomentando a difusão da cultura gerencial nos procedimentos de organização e gestão no âmbito da rede estadual de ensino.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the main characteristics of the administrative reform of the State Department of Education of São Paulo (2011) and its developments in the Integral Teaching Program (2012). Grounded in the field of educational policy, we use as a methodological procedure the documentary analysis of legislation and related official publications. The changes promoted the emphasis on centralization in decision making, emphasizing the managerial culture in the organization and management procedures within the state education network.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene por objetivo analizar las principales características de la reforma administrativa de la Secretaría Estatal de Educación de São Paulo (2011) y sus desdoblamientos en el Programa Enseñanza Integral (2012). Fundamentados en el campo de la política educativa, utilizamos como procedimiento metodológico el análisis documental de las legislaciones y publicaciones oficiales relacionadas. Los cambios promovieron la acentuación de la centralización en la toma de decisiones, promoviendo la difusión de la cultura gerencial en los procedimientos de organización y gestión en el ámbito de la red estadual de enseñanza. <![CDATA[Quince años de implementación de la ley 10639/2003: retos y tensiones en el contexto de la Base Nacional Común Curricular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300059&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Após quinze anos de vigência da Lei 10.639/2003 surgem novos focos de tensão para a educação das relações étnico-raciais, considerando o cenário da crise política brasileira. O objetivo deste artigo é discutir os desafios e as tensões que envolvem a efetivação da Lei 10.639/2003, diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de professores, Resolução n. 02/2015. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que se pautou na análise de artigos acadêmicos, livros, documentos oficiais e publicações digitais de entidades representativas de docentes e de pesquisadores da educação, incluindo também informações verbais de sujeitos que têm muito a contribuir para essa discussão. O apoio teórico foi dado por McLaren (1997), Gomes (2017), Macêdo (2006), Corrêa, Morgado (2018), entre outros. Os resultados mostram que houve avanços na inserção da categoria étnico-racial no sistema educativo como um todo, em especial nos currículos escolares, mesmo que ainda existam desafios. São mudanças importantes, que possibilitam o fortalecimento da luta em defesa dessas conquistas e instrumentalizam os movimentos sociais negros, docentes, ativistas, entre outros, tendo em vista garantir a continuidade do trabalho em prol da efetivação plena da Lei 10.639/2003, no enfrentamento dos novos desafios.<hr/>ABSTRACT After 15 years of Law enforcement 10639/2003 new focus of tensions arise for the education of ethic-racial relations having a background against the Brazilian political crisis. This situation raises the need to reflect on how to achieve its full effectiveness posed by the National Curricular Common Base. (NCCB). To achieve such objective a bibliographic research was conducted based on the analysis of academic articles, books, official documents and digital publications of entities representative of teachers and researchers of education. The results show that, despite the challenges, some normative instruments still guarantee the continuing of the work in favor of the implementation of said Law since the Law of Guidelines and Basic of Education. (GBE) n. 9394/93 and new National Curricular Guidelines for the initial training at the higher level and for the continuing education primary school teachers resolution n. 02/ 2015, among others, assert that the weaknesses can be softened.<hr/>RESUMEN Después de 15 años de vigencia de la Ley 10639/2003 surgen nuevos focos de tensión en la educación de las relaciones étnico-raciales, teniendo como telón de fondo la crisis política brasileña. Tal coyuntura genera la necesidad de reflexionar acerca de cómo alcanzar su plena efectividad ante los desafíos planteados por la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Para atender al objetivo se realizó una investigación bibliográfica, basada en el análisis de artículos académicos, libros, documentos oficiales y publicaciones digitales de entidades representativas de docentes y de investigadores de la educación. Los resultados muestran que, a pesar de los desafíos, algunos instrumentos normativos todavía garantizan la continuidad del trabajo a favor de la efectuación plena de la Ley, una vez que la Ley de Directrices y Base de la Educación (LDB), n. 9394/93 y las nuevas Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial a nivel superior y para la formación continuada de profesores de educación básica, Resolución, n. 02 de 2015, entre otros, aseguran que las fragilidades pueden ser mejoradas. <![CDATA[PERMANENCIA Y ÉXITO ACADÉMICO: contribución de la Política de assistência estudiantil en la UFPA, Campus de Altamira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300087&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nesse artigo é apresentado um estudo bibliográfico, realizado no ano de 2017, com o principal objetivo de analisar a relação entre a assistência estudantil na Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira e a permanência e êxito acadêmico dos estudantes benefiários dos auxílios disponibilizados ao estudante desse Campus. A análise dos dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. A assistência estudantil foi marcada por ações esparsas e pontuais, assumindo caráter assistencialista. Especificamente no Campus de Altamira os estudantes enfrentam dificuldades em receber os auxílios por falta de compreensão dos editais, insuficiência de vagas para atender as demandas e burocracias que envolvem o processo de inscrição. Esses fatores combinados ou isolados ocasionam um baixo número de estudantes atendidos no Campus de Altamira e contribuem para aumentar os índices de retenção e evasão nesse Campus.<hr/>ABSTRACT This article presents a bibliographic study, carried out in 2017, with the main objective of analyzing the relationship between student assistance at the Federal University of Pará, Campus de Altamira and the permanence and academic success of the students benefiting from the aid made available to the student. The analysis of the data was carried out in light of the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. The student assistance was marked by sparse and punctual actions, assuming a welfare character. Specifically in the Campus of Altamira students face difficulties in receiving the aid due to lack of understanding of the calls for applications, insufficient vacancies to meet the demands and bureaucracies that involve the enrollment process. These combined or isolated factors cause a low number of students attending the Campus of Altamira and contribute to increase the retention and dropout rates in this Campus.<hr/>RESUMEN En este artículo se presenta un estudio bibliográfico, realizado en el año 2018, con el principal objetivo de analizar la relación entre la asistencia estudiantil en la Universidad Federal de Pará, Campus de Altamira y la permanencia y éxito académico de los estudiantes beneficiarios de las ayudas disponibles al estudiante campus. El análisis de los datos fue realizado a la luz de los presupuestos teóricos y metodológicos del Análisis de Contenido. La asistencia estudiantil fue marcada por acciones escasas y puntuales, asumiendo carácter asistencialista. Específicamente en el Campus de Altamira los estudiantes se enfrentan a dificultades en recibir las ayudas por falta de comprensión de los edictos, insuficiencia de plazas para atender las demandas y burocracias que involucran el proceso de inscripción. Estos factores combinados o aislados ocasionan un bajo número de estudiantes atendidos en el Campus de Altamira y contribuyen a aumentar los índices de retención y evasión en ese Campus. <![CDATA[LA ACTUACIÓN DEL (DE LA) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A LAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300116&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Constituição Federal de 1988 estabelece que a criança brasileira seja um sujeito de direitos, sendo um destes o direito à Educação. Desde então, leis foram instauradas visando proporcionar à criança uma Educação gratuita e de qualidade desde o seu nascimento. Para tanto, instituições de Educação Infantil são estabelecidas e os profissionais envolvidos têm suas práticas norteadas por políticas públicas educacionais. Inserida neste contexto, a Psicologia vem redefinindo sua atuação, deslocando-se de uma prática historicamente segregadora no campo educacional para uma atuação que busca considerar o contexto escolar como um todo. Este trabalho, resultado de um estudo qualitativo bibliográfico, objetivou refletir sobre a atuação do(a) psicólogo(a) escolar na Educação Infantil, frente às políticas públicas estabelecidas para este campo. Pôde-se perceber a amplitude da atuação deste profissional no contexto da Educação Infantil e também o alinhamento tão necessário entre os princípios norteadores das políticas públicas para Educação Infantil e aqueles que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a) como profissional, principalmente no que diz respeito à busca por condições de cidadania dos sujeitos que fazem/frequentam a Educação Infantil.<hr/>ABSTRACT The Federal Constitution of 1988 establishes that the Brazilian child is a subject of rights, one of these being the right to education. Since then, laws have been introduced to provide the child with a free and quality education from birth. In order to do so, institutions of early childhood education are established, and the professionals involved have their practices guided by public educational policies. Inserted in this context, psychology has been redefining its performance, shifting from a historically segregating practice in the educational field and turning to an action that seeks to consider the school context as a whole. This work, based on a qualitative bibliographical study, aimed to reflect on the performance of the school psychologist in child education in relation to the public policies established for this field. It was possible to perceive the breadth of the performance of this professional in the context of child education and also the necessary alignment between the guiding principles of public policies for early childhood education and the principles of psychologists’ performance, especially with regard to the search for conditions of citizenship of the subjects that make/attend early childhood education.<hr/>RESUMEN La Constitución Federal de 1988 establece que el niño brasileño es un sujeto de derechos, siendo uno de éstos el derecho a la Educación. Desde entonces, se han instaurado leyes para proporcionar al niño una educación gratuita y de calidad desde su nacimiento. Para ello, se establecen instituciones de Educación infantil y los profesionales involucrados tienen sus prácticas orientadas por políticas públicas educativas. En este contexto, la Psicología viene redefiniendo su actuación, desplazándose de una práctica históricamente segregadora en el campo educativo y dirigiéndose para una actuación que busca considerar el contexto escolar como un todo. Este trabajo es el resultado de un estudio cualitativo bibliográfico cuyo objetivo fue reflexionar sobre la actuación del(de la) psicólogo(a) escolar en la Educación Infantil frente a las políticas públicas establecidas para este campo. Se pudo percibir la amplitud de la actuación de este profesional en el contexto de la Educación Infantil y también el alineamiento tan necesario entre los principios orientadores de las políticas públicas para Educación Infantil y los principios de actuación del(de la) psicólogo(a) como profesional, principalmente en lo que se refiere a la búsqueda por condiciones de ciudadanía de los sujetos que hacen/frecuentan la Educación Infantil. <![CDATA[CONOCIMIENTOS DE PROFESORAS DE GUARDERÍAS EVIDENCIADOS EN RELATOS PUBLICADOS EN REVISTA DE CIRCULACIÓN NACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300141&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, se apresenta pesquisa por meio da qual se objetivou descrever e analisar saberes de professoras de Educação Infantil que atuam em creches (crianças de 0 a 3 anos de idade), evidenciados em relatos publicados em revista de circulação nacional, no período de 2012 a 2017, à luz da Resolução CNE/CEB nº 5/2009, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no período 2016-2018, com base no estudo de relatos publicados em edições impressas e online. Os dados foram analisados, a partir de focos de análise estabelecidos com base nos objetivos da pesquisa. Assim, os focos foram: 1) caracterização dos relatos publicados; 2) saberes evidenciados nos relatos de práticas com bebês e crianças bem pequenas; 3) lacunas nos saberes evidenciados nos relatos das professoras de Educação Infantil. Os principais resultados obtidos sugerem que as professoras-autoras dos relatos analisados se fundamentam nas concepções de currículo e criança, determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Além disso, as práticas relatadas se referem às experiências que devem ser proporcionadas às crianças pequenas, de acordo com a referida Resolução. Lacunas nos saberes das professoras-autoras, se referem ao tratamento de alguns dos temas determinados pela Resolução e ao fato de ainda não recorrerem sempre, a referências teóricas para fundamentarem as descrições de suas práticas. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer subsídios para a formulação de políticas de formação de docentes para a Educação Infantil.<hr/>ABSTRACT This article presents a research that had the objective of describing and analyzing the knowledge of nursery teachers working in kindergartens (children from 0 to 3 years old) evidenced in reports published in a national circulation magazine, from 2012 to 2017, to pursuant to Resolution CNE/CEB nº 5/2009, which defines the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education. This is a documentary research, qualitative nature that was developed in the period 2016-2018 based on studies of reports published in print and online editions. The data were analyzed from established analysis foci based on the research objectives. Thus, the outbreaks were: 1) characterization of the published reports, 2) knowledge evidenced in reports of practices with infants and very small children, 3) gaps in the knowledge evidenced in the reports of the teachers of Early Childhood Education. The main results suggest that the teachers of the analyzed reports are based on the curriculum and child conceptions determined by Resolution CNE/CEB nº 5/2009. In addition, the reported practices refer to the experiences that should be provided to young children, in accordance with that Resolution. Gaps in the knowledge of teachers refer to the treatment of some of the themes determined by the Resolution and to the fact that they still do not always use theoretical references to support the descriptions of their practices. It is hoped through this research to offer subsidies for the formulation of teacher training policies for Early Childhood Education.<hr/>RESUMEN En este artículo se presenta una investigación por medio de la cual se objetivó describir y analizar saberes de profesoras de Educación Infantil que actúan en guarderías (niños de 0 a 3 años de edad) evidenciados en relatos publicados en revista de circulación nacional, en el período de 2012 a 2017, delante de la Resolución CNE/CEB nº 5/2009, que define las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil. Se trata de una investigación documental, de carácter cualitativo, que se desarrolló en el período 2016-2018. Los datos fueron analizados a partir de focos de análisis establecidos con base en los objetivos de la investigación: 1) caracterización de los relatos, 2) saberes evidenciados en los relatos de prácticas con bebés y niños bien pequeños, 3) lagunas en los saberes evidenciados en los relatos. Los principales resultados obtenidos sugieren que las profesoras autoras de los relatos analizados se fundamentan en las concepciones de currículo y niño determinadas por la Resolución CNE/CEB nº 5/2009. Además, las prácticas relatadas se refieren a las experiencias que deben ser proporcionadas a los niños pequeños, de acuerdo con la referida Resolución. Las lagunas en los saberes de las profesoras se refieren al tratamiento de algunos de los temas determinados por la Resolución y al hecho de que todavía no recurren siempre a referencias teóricas para fundamentar las descripciones de sus prácticas. Se espera, a través de esta investigación, ofrecer subsidios para la formulación de políticas de formación de docentes para la Educación Infantil. <![CDATA[Navegando en aguas turbas en el campo de la política y la formación de profesores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300169&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As análises que se apresentam, organizada a partir de uma revisão de literatura que mescla autores de referência e documentos de política, se propõem a fazer uma abordagem que, em linhas gerais, recupera alguns aspectos que do ponto de vista da abordagem sócio-histórica demarcam questões atinentes à política educacional e suas implicações sobre o campo da formação de professores no Brasil, objetivando ressaltar neste breve retrospecto questões que concorrem para delinear alguns chamados dilemas, impasses e perspectivas no campo da formação docente no país. Assim sendo se tem como ancoragem alguns dos marcos políticos e legais da educação nacional e suas implicações sobre a política de formação de professores entrecruzando-se com questões posteriores à aprovação da atual LDB (Lei 9.394/96) frente às demandas por formação e qualificação de professores e a consequente elevação do nível de formação dos docentes da educação básica. O estudo se caracteriza como de natureza documental e de revisão bibliográfica sendo que esta segunda repousa sobre as políticas públicas de formação de professores cujas referências são Freitas (2012, 2014), Brzezinski (2007, 1997, 1996), Cury (2012), Gatti (2008, 2010), Gatti e Barreto (2009), Oliveira (2011, 2012). Conclui-se que paralelamente às sucessivas mudanças ocorridas na legislação educacional brasileira que respalda e orienta a formação de professores, inexiste uma política nacional de formação de professores, aspecto que contribui, sobremaneira, para se manter praticamente inalteradas as ênfases, lógicas, orientações, modelos e práticas no interior das instituições de formação.<hr/>SUMMARY The analyzes that are presented, organized from a literature review that mixes reference authors and policy documents, propose to make an approach that, in general, recovers some aspects that from the point of view of the socio-historical approach demarcate questions related to educational policy and its implications on the field of teacher education in Brazil, aiming to highlight in this brief retrospect questions that contribute to delineate some so-called dilemmas, impasses and perspectives in the field of teacher education in the country. Thus, some of the political and legal frameworks of national education and their implications on the policy of teacher training are interwoven with issues after the approval of the current LDB (Law 9.394 / 96) regarding the demands for training and qualification of teachers and the consequent increase in the level of training of teachers of basic education. The study is characterized as a documentary nature and a bibliographical review, and this second one rests on the public education policies of teachers whose references are Freitas (2012, 2014 ), Brzezinski (2007, 1997, 1996) Cury (2012), Gatti (2008, 2010), Gatti, Barreto (2009), Oliveira (2011, 2012). It is concluded that, in parallel with the successive changes in Brazilian educational legislation that support and guide teacher education, there is no national policy for teacher training, an aspect that contributes greatly to keeping practically unchanged the emphases, logic, orientations, models and practices within training institutions.<hr/>RESUMEN Los análisis que se presentan, organizada a partir de una revisión de literatura que mezcla autores de referencia y documentos de política, se proponen hacer un abordaje que, en líneas generales, recupera algunos aspectos que desde el punto de vista del abordaje socio-histórico demarcan las cuestiones concernientes a la política educativa y sus implicaciones sobre el campo de la formación de profesores en Brasil, con el objetivo de resaltar en esta breve retrospectiva cuestiones que concurren para delinear algunos llamados dilemas, impasses y perspectivas en el campo de la formación docente en el país. Así pues, se tienen como anclaje algunos de los marcos políticos y legales de la educación nacional y sus implicaciones sobre la política de formación de profesores entrecruzándose con cuestiones posteriores a la aprobación de la actual LDB (Ley 9.394 / 96) frente a las demandas por formación y calificación de formación profesores y la consiguiente elevación del nivel de formación de los docentes de la educación básica. El estudio se caracteriza como de naturaleza documental y de revisión bibliográfica, siendo que esta segunda reposa sobre las políticas públicas de formación de profesores cuyas referencias son Freitas (2012, 2014), Brzezinski (2007, 1997, 1996), Gatti (2008, 2010), Gatti, Barreto (2009), Oliveira (2011, 2012). Se concluye que paralelamente a los sucesivos cambios ocurridos en la legislación educativa brasileña que respalda y orienta la formación de profesores, no existe una política nacional de formación de profesores, aspecto que contribuye, sobre todo, para mantenerse prácticamente inalteradas las énfasis, lógicas, orientaciones, modelos y prácticas dentro de las instituciones de formación. <![CDATA[PLANIFICACIÓN MUNICIPAL: un análisis a partir del plan de acciones articuladas (par) en el Estado del Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300197&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo discorre sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), a partir de pesquisa realizada em 4 (quatro) municípios do Estado do Maranhão (Cantanhede, Vargem Grande, Palmeirândia e Presidente Vargas). Realizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, mediante a aplicação de entrevistas. Discorre-se sobre a questão do planejamento e autonomia municipal, destacando o regime de colaboração e apresenta-se dados da pesquisa sobre o PAR e sua repercussão no planejamento educacional das Secretarias Municipais de Educação (SEMEDs) pesquisadas. Conclui-se que o PAR, nas SEMEDs investigadas, caracteriza-se pelo caráter constrangedor do modelo de planejamento educacional, com base no gerencialismo que, enfatiza a eficiência, a produtividade e os indicadores educacionais.<hr/>ABSTRACT This article discusses the Articulated Actions Plan (PAR), based on research carried out in 4 (four) municipalities in the State of Maranhão (Cantanhede, Vargem Grande, Palmeirândia and Presidente Vargas). Bibliographical, documentary and field research was carried outthrough the application of interviews. There is a discussion on the issue of municipal planning and autonomy, highlighting the collaboration regime, and data on research on PAR and its repercussion in the educational planning of the Municipal Education Departments (SEMEDs) researched. It is concluded that the PAR, in the SEMEDs investigated, is characterized by the embarrassing nature of the educational planning model based on managerialism that emphasizes efficiency, productivity and educational indicators<hr/>RESUMEN Este artículo discute el Plan de Acciones Articuladas (PAR), basado en la investigación llevada a cabo en 4 (cuatro) municipalidades del Estado de Maranhão (Cantanhede, Vargem Grande, Palmeirândia y Presidente Vargas). La investigación bibliográfica, documental y de campo se llevó a cabo a través de la aplicación de entrevistas. Se discute el tema de la planificación y autonomía municipal, destacando el régimen de colaboración y los datos de investigación sobre PAR y su repercusión en la planificación educativa de los Departamentos de Educación Municipal (SEMED) investigados. Se concluye que el PAR, en los SEMEDs investigados, se caracteriza por la vergonzosa naturaleza del modelo de planificación educativa, basado en el gerencialismo que enfatiza la eficiencia, la productividad y los indicadores educativos <![CDATA[LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICA SEGÚN ESTUDIANTES CEGOS DE BELÉM DEL PARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300223&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem de matemática, no 6º ano para estudantes cegos de Belém do Pará. A produção das informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, realizada junto a seis estudantes cegos. As análises indicaram que apesar dos avanços na legislação, os estudantes ainda não se encontravam devidamente incluídos em sala, e que a metodologia adotada pelos professores nas aulas, eram preponderantemente expositivas, desconsiderando as necessidades de aprendizagem e condição de estudantes cegos, fato que comprometia a aprendizagem, sobretudo, nas aulas cujos conteúdos envolviam gráficos e assuntos da geometria espacial. Em relação aos assuntos do 6º ano, considerados os mais difíceis para os estudantes cegos aprenderem, eles indicaram os seguintes: Expressões numéricas; Divisão não exata; Simplificação de Fração, Potenciação e Radiciação; Ângulos; Segmento de retas; Tipos de gráficos, entre outros. A pesquisa nos permitiu concluir que o processo de inclusão de estudantes cegos, especialmente, no que concerne a disciplina matemática, ainda está longe das condições apropriadas para eles, sobretudo, se considerarmos as reclamações feitas pela amostra relacionadas ao fato de que dependiam muito da ajuda de terceiros para estudarem e registrarem suas atividades escolares indicando que estes estudantes estavam inseridos nas turmas regulares, mas não necessariamente incluídos no processo educacional.<hr/>ABSTRACT This work presents the results of a study aimed at making a diagnosis of the teaching and learning process of mathematics in Year 6 for blind students of Belém, state of Pará. Data were gathered through a semistructured interview conducted with six blind students. The analysis indicated that, despite the advances in the legislation, the students were not yet properly included in the classroom, and that the methodology adopted by the teachers in the classes were preponderantly expositive, disregarding the learning needs and the condition of blind students, a fact that compromised learning, especially in classes whose content involved graphics and spatial geometry. Regarding the Year-6 subjects to be considered the most difficult ones for blind students to learn, they indicated the following: Number expressions; Not accurate division; Fraction Simplification, Potentiation and Radiation; Angles; Line segment; Types of graphs, among others. The research allowed us to conclude that the process of including blind students, especially regarding mathematical discipline, is still far from the appropriate conditions for them, especially considering the complaints made by the sample related to the fact that they depended heavily on the help of third parties to study and record their school activities indicating that these students were included in regular classes but not necessarily included in the educational process.<hr/>RESUMEN Este trabajo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo realizar un diagnóstico del proceso de enseñanza y aprendizaje de matemáticas, enel sexto año para estudiantes ciegos de Belém do Pará. La producción de las informaciones ocurrió por medio de una entrevista semiestruturada realizada junto a seis estudiantes ciegos. Los análisis indicaron que a pesar de los avances en la legislación, los estudiantes aún no se encontraban debidamente incluídos em la sala, y que lametodología adoptada por los professores en las aulas eran preponderantemente expositivas, desconsiderando las necesidades de aprendizaje y condición de estudiantes ciegos, hecho que comprometía el aprendizaje, sobre todo, en las clases cuyos contenidos envolvían gráficos y asuntos de la geometría espacial. Encuanto a los assuntos del sexto año considerados los más difíciles para los estudiantes ciegos aprender, el los indicaron los siguientes: Expresiones numéricas; División no exacta; Simplificación de Fracción, Potenciación y Radiación; ángulos; Segmento de rectas; Tipos de gráficos, entre otros. La investigación nos permitió concluir que el proceso de inclusión de estudiantes ciegos, especialmente, en lo que concierne a la disciplina matemática, todavía, está lejos de las condiciones apropiadas para ellos, sobre todo, si consideramos las reclamaciones hechas por la muestra relacionadas al hecho de que dependían mucho de la ayuda de terceros para estudiar y registrar sus actividades escolares indicando que estos estudiantes estaban insertados em las clases regulares, pero no necessariamente incluídos enel proceso educativo. <![CDATA[LA INVESTIGACIÓN DEL TIPO ETNOGRÁFICO: una propuesta de enfoque metodológico de investigación en Educación Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300252&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo é derivado das reflexões metodológicas de pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, intitulada “Jogos de Linguagem Matemáticos da Comunidade Remanescente de Quilombos da Agrovila de Espera, Município de Alcântara, Maranhão”. Tem por objetivo discutir uma proposta metodológica para pesquisas em Educação Matemática: a pesquisa do tipo etnográfica. Esta modalidade de pesquisa foi aplicada no estudo supracitado, que visava descrever e caracterizar as práticas matemáticas, compreendidas como jogos de linguagens matemáticos, dos indivíduos membros da comunidade. Após as análises realizadas no estudo em questão, compreende-se que as pesquisas do tipo etnográficas podem contribuir para a reflexão, sobre um conjunto de elementos socioculturais, dentre eles, as práticas matemáticas, favorecendo as descrições, comparações e interpretações sobre os sentidos e significados atribuídos a tais práticas pelos membros da comunidade. Desta forma, as pesquisas em Educação Matemática, sobretudo, aquelas que buscam adentrar numa particularidade sem, no entanto, que isso se confunda com uma suposta “universalidade”, pela natureza investigativa desse tipo de pesquisa e pelo cenário no qual se desenvolve, pode por meio das pesquisas do tipo etnográficas, proporcionar uma reflexão sistemática sobre o fenômeno em estudo e sobre quem é o pesquisador na própria pesquisa. É preciso dizer, ainda, que esse tipo de pesquisa não busca promover intervenções, mas, sim, conhecer e compreender os arranjos e os rearranjos cotidianos da comunidade em estudo, discutindo a sua realidade e favorecendo a compreensão de parte dos significados e sentidos produzidos em seu interior, em especial naquilo que se refere às suas práticas sociais que, de alguma maneira, envolvem aspectos relativos à Educação Matemática.<hr/>ABSTRACT This article is derived from the methodological reflections of doctoral research developed at the Federal University of São Carlos - UFSCar, entitled Mathematical Language Mathematics of the Remaining Community of Quilombos of Agrovila de Espera, Municipality of Alcântara, Maranhão. It aims to discuss a methodological proposal for research in Mathematics Education: ethnographic research. This type of research design was adopted in the study discussed in this paper, which aimed to describe and characterize the mathematical practices, understood as games of mathematical languages, of individuals members of the community. The results of the analyzes carried out in the study in question, indicate that ethnographic research can contribute to the reflection on a set of sociocultural elements, among them mathematical practices, favoring the descriptions, comparisons and interpretations of meanings attributed to such practices by members of the community. In this way, studies in Mathematics Education, especially those that seek to enter a particularity, without, however, being confused with a supposed "universality", by the investigative nature of this type of research and by the scenario in which it is developed, can by through ethnographic research, provide a systematic reflection on the phenomenon under study and on who is the researcher in the research itself. It should also be said that this type of research does not seek to promote interventions, but rather to know and understand the daily arrangements and rearrangements of the study community, discussing their reality and favoring the understanding of some of the meanings and meanings produced in its interior, in particular, in what refers to its social practices that, in some way, involve aspects related to Mathematics Education.<hr/>RESUMEN El presente artículo se deriva de las reflexiones metodológicas de investigación de doctorado desarrollada en la Universidad Federal de São Carlos - UFSCar, titulada "Juegos de Lenguaje Matemáticos de la Comunidad Remanente de Quilombos de la Agrovila de Espera, Municipio de Alcántara, Maranhão". Tiene por objetivo discutir una propuesta metodológica para investigaciones en Educación Matemática: la investigación del tipo etnográfico. La misma fue aplicada en el estudio citado que pretendía describir y caracterizar las prácticas matemáticas, comprendidas como juegos de lenguajes matemáticos, de los individuos miembros de la comunidad. Después de los análisis realizados en el estudio en cuestión, se comprende que las investigaciones del tipo etnográfico pueden contribuir a la reflexión sobre un conjunto de elementos socioculturales, entre ellos las prácticas matemáticas, favoreciendo las descripciones, comparaciones e interpretaciones sobre los sentidos y significados atribuidos a tales prácticas por los miembros de la comunidad. De esta forma, las investigaciones en Educación matemática, sobre todo aquellas que buscan adentrarse en una particularidad sin, sin embargo, que esto se confunda con una supuesta "universalidad", por la naturaleza investigativa de este tipo de investigación y por el escenario en que se desarrolla, puede por medio de las investigaciones del tipo etnográfico, proporcionar una reflexión sistemática sobre el fenómeno en estudio y sobre quién es el investigador en la propia investigación. Es necesario decir, aún, que ese tipo de investigación no busca promover intervenciones, sino, sí, conocer y comprender los arreglos y los reordenamientos cotidianos de la comunidad en estudio, discutiendo su realidad y favoreciendo la comprensión de parte de los significados y sentidos producidos en su interior, sobre todo, en lo que se refiere a sus prácticas sociales que, de alguna manera, involucra aspectos relativos a la Educación Matemática. <![CDATA[Una alternativa didática experimental para clases de óptica geométrica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300280&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Física pode ser considerada uma ciência fundamental que estuda os fenômenos naturais, descrevendo e explicando o mundo onde vivemos. O estudo desta ciência no Brasil tem origem na era colonial, onde se estudava a Física aristotélica. O desafio hoje é conquistar o interesse dos estudantes do ensino básico com a disciplina de Física, ministrada na rede escolar, baseada excessivamente em conteúdos e cálculos, com pouco ou nada de experimentação, tornando-a pouco atrativa e monótona. Mostramos aqui, o desenvolvimento e aplicação de um material paradidático inovador, pensado e confeccionado como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Polo UFT/Araguaína-TO, denominado Livro Paradidático Experimental (LPE). Este material, voltado ao ensino de Física, incorpora em sua estrutura o formato de livro com experimentos físicos embutidos, neste caso, focado na experimentação em Ótica Geométrica. O material desenvolvido serve como suporte educacional/experimental, na ausência de laboratórios, muito comum entre as escolas brasileiras. O LPE desenvolvido foi aplicado aos alunos do segundo ano, do Ensino Médio (EM), em uma escola da cidade de Araguaína, no estado do Tocantins (TO), mostrando grande aceitação entre os voluntários da pesquisa. Esta mesma ideia pode ser diversificada e produzida, com diferentes temas da Física, demais ciências, ou ainda, focados em outros níveis de escolaridade.<hr/>Abstract Physics can be considered a fundamental science that studies the natural phenomena, describing and explaining the world where we live. The study of this science in Brazil originated in the colonial era, where Aristotelian Physics was studied. The challenge today is to win the interest of elementary school students with the discipline of physics taught in the school network, based excessively on content and calculations, with little or no experimentation, making it unattractive and monotonous. Here we show the development and application of an paradidactic material innovative, thought and made like educational product denominated "Experimental Paradidactic Book" (LPE). This material aimed at the teaching of Physics incorporates in its structure the book format with built-in physical experiments, in this case focused on experimentation in Geometric Optics. The developed material serves as an educational/experimental support in the absence of laboratories, very common among Brazilian schools. The LPE developed was applied to secondary school students (EM) at a school in the city of Araguaína-TO, showing great acceptance among the volunteers of the research. This idea can be diversified and produced with different themes of physics, other sciences or even focused on other levels of schooling.<hr/>Resumen La Física puede ser considerada una ciencia fundamental que estudia los fenómenos naturales, describiendo y explicando el mundo donde vivimos. El estudio de esta ciencia en Brasil tiene su origen en la era colonial, donde se estudia la Física aristotélica. El desafío hoy es conquistar el interés de los estudiantes de la enseñanza básica con la disciplina de Física suministrada en la red escolar, basada excesivamente en contenidos y cálculos, con poco o nada de experimentación, haciéndola poco atractiva y monótona. En el presente trabajo mostramos el desenvolvimiento y aplicación de un material didáctico innovador pensado y confeccionado como producto educativo de la Maestría Nacional Profesional en enseñanza de la Física (MNPEF) del Polo UFT/Araguaína-TO, denominado Livro Paradidático Experimental (LPE). Este material orientado a la enseñanza de la Física incorpora en su estructura el formato de libro con experimentos físicos embutidos, en este caso enfocado en la experimentación de la Óptica Geométrica. El material desarrollado sirve como soporte educacional / experimental en la ausencia de laboratorios, muy común entre las escuelas brasileñas. El LPE desarrollado fue aplicado en alumnos del segundo año de la Enseñanza Media (EM), en una escuela de la ciudad de Araguaína en el Estado de Tocantins (TO), mostrando gran aceptación entre los voluntarios de la investigación. Esta misma idea puede ser diversificada y producida con diferentes temas de la Física, otras ciencias o aún enfocados en otros niveles de escolaridad. <![CDATA[PROYECTO DE ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICA: indicios de saberes disciplinares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300309&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar as contribuições de um Projeto de Ensino de Estatística para o desenvolvimento e/ou manifestação dos saberes disciplinares em um curso de Licenciatura em Matemática. Foi proposto aos 11 (onze) licenciandos participantes, a leitura de textos no campo da Educação Estatística, a realização de tarefas que envolviam conteúdos de Estatística Básica e o desenvolvimento de uma investigação estatística. Com a intenção de alcançar o objetivo, foi adotada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e para a coleta de dados utilizou-se memoriais reflexivos, narrativas de aprendizagem e tarefas realizadas pelos licenciandos. A análise de dados pautou-se na teoria da Análise Textual Discursiva que permitiu realizar interpretações dos registros produzidos. As análises indicam algumas dificuldades, a valorização dos conteúdos de Estatística como campo de ensino e o desenvolvimento das competências estatísticas enquanto saberes disciplinares.<hr/>Abstract The purpose of this article is to analyze the contributions of a Statistics Teaching Project for the development and/or manifestation of disciplinary knowledge in an undergraduate mathematics teaching course. The eleven undergraduate students who took part in the study were required to read selected texts from the field of Statistical Education, to do tasks involving Basic Statistics content, and to carry out a statistical investigation. Adopting a qualitative approach, data were gathered through reflective memorials, learning narratives and the tasks done by the participants. The analysis of data was based on the Discursive Textual Analysis theory. The analysis indicates some difficulties, the valorization of Statistics contents as a field of teaching and the development of statistical skills as disciplinary knowledge.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar las contribuciones de un Proyecto de Enseñanza de Estadística para el desarrollo y/o manifestación de los saberes disciplinares en un curso de Licenciatura en Matemáticas. Se propuso a los 11 (once) licenciantes participantes, la lectura de textos en el campo de la Educación Estadística, la realización de tareas que involucra contenidos de Estadística Básica y el desarrollo de una investigación estadística. Con la intención de alcanzar el objetivo, se adoptó una metodología de investigación de cuño cualitativo y para la recolección de datos se utilizaron memorias reflexivas, narrativas de aprendizaje y tareas realizadas por los licenciandos. El análisis de datos se basó en la teoría del Análisis textual Discursivo que permitió realizar interpretaciones de los registros producidos. Los análisis indican algunas dificultades, la valorización de los contenidos de Estadística como campo de enseñanza y el desarrollo de las competencias estadísticas como saberes disciplinares. <![CDATA[LA COOPERACIÓN MULTIPROFESIONAL EN LA PLANIFICACIÓN PEDAGÓGICA DE LA EDUCACIÓN EN TIEMPO INTEGRAL: un estudio descriptivo de cuatro escuelas municipales de Lagarto-SE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300339&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A extensão da jornada escolar, que visa ampliar oportunidades educativas e que prevê para tal fim a inserção de atores extraclasse, implica desafios no planejamento pedagógico escolar, particularmente quando se exige a articulação entre o currículo escolar e a oferta extraclasse. O planejamento se reflete na proposta pedagógica a ser, conforme legislação, elaborada com participação dos professores. Parece plausível envolver nas escolas em tempo integral também os demais atores envolvidos nos processos escolares de ensino. Por meio de um estudo de caso descritivo em quatro escolas municipais de Lagarto/Sergipe, buscou-se compreender se e como cooperam os atores extraclasse com os atores escolares. As respostas das coordenadoras pedagógicas, professores e monitores revelaram dificuldades para uma cooperação multiprofissional principalmente entre professores e monitores, mas foi confirmada uma cooperação no planejamento e na operacionalização das atividades entre monitores e coordenadoras da oferta extraclasse e entre estas e a coordenação escolar. Em diversos aspectos, os resultados desse estudo descritivo são semelhantes às revelações de um estudo alemão, de natureza quantitativa, a que se recorreu aqui para a discussão.<hr/>Abstract The extension of the school day that provides for expanded education opportunities and that for this purpose includes the insertion of extracurricular actors means challenges for pedagogical school planning, especially when the school curriculum and the extracurricular offer have to be linked to each other. The planning is reflected in the pedagogical proposal that, according to legislation, has to be elaborated with the teachers` participation. It seems to be plausible to include all other actors that are involved in the school teaching processes in full-time schools. By a descriptive case study in four municipal schools in Lagarto / Sergipe, it was sought to understand if and how the extracurricular actors cooperate with the school actors. The responses of the pedagogical coordinators, teachers and workshop instructors revealed difficulties in the multiprofessional cooperation, mainly between teachers and workshop instructors, but the cooperation in the planning and operationalization of the activities between the workshop instructors and the coordinators of the extra class offer and between these coordinatores and the school coordination was confirmed. In several aspects, the results of this descriptive study are similar to the findings of a quantitative German study that has been used in this paper for discussion.<hr/>Resumen La ampliación de la jornada escolar que busca aumentar las oportunidades educativas, y que predice la inserción de actores extraescolares, coloca desafíos a la planificación pedagógica escolar, particularmente cuando se exige la articulación entre el currículo escolar y la oferta extraescolar. La planificación se refleja en la propuesta pedagógica a ser, conforme con la legislación, elaborada con la participación de los profesores. Parece plausible envolver en las escuelas a tiempo completo los demás actores involucrados en los procesos escolares de enseñanza. Por medio de un estudio de caso descriptivo, en cuatro escuelas municipales de Lagarto / Sergipe, se buscó comprender si y cómo cooperan los actores extraescolares con los actores escolares. Las respuestas de los coordinadores pedagógicos, los profesores y los monitores revelaron dificultades en la cooperación multiprofesional, principalmente entre profesores y monitores, pero se confirmó una cooperación en la planificación y en la operacionalización de las actividades entre monitores y coordinadores de la oferta extraclase y entre ellos y la coordinación escolar. En diversos aspectos los resultados de este estudio descriptivo son similares a las revelaciones de un estudio alemán, de naturaleza cuantitativa, que también se utilizó para delinear la discusión. <![CDATA[El PET-salud como referencia para la preceptoria de la residencia médica en medicina de familia y comunidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300365&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC), a exemplo da Educação Superior no Brasil, vivencia uma necessidade de mudança e adaptação. Atualmente, seu desafio como programa é adaptar-se ao novo perfil de egressos e encontrar a melhor forma de orientá-los através da integração ensino-serviço no SUS. Neste sentido, este estudo se propôs a analisar as metodologias de ensino e aprendizagem aplicadas pelos preceptores do programa de residência médica de MFC na UEPA. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Obtido através de respostas coletadas numa entrevista semiestruturada com questões abertas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e a análise dos dados obedeceu ao modelo de Análise de Conteúdo de Bardin. Através das entrevistas foram abordados 04 eixos temáticos principais, com ênfase nas percepções e inclinação dos preceptores, na busca por um aprimoramento do programa de residência médica em MFC. Constatou-se que todos os preceptores adotavam algum tipo de metodologia ativa de ensino na prática. Destacou-se o interesse destes em participar de programas de capacitação e educação continuada, enquanto apontou-se a necessidade de uma melhor aplicação de ferramentas capazes de incrementar o exercício da preceptoria bem como o aprendizado dos residentes. Ao final, destacou-se a importância do modelo de metodologia de ensino e o conhecimento de diversos modelos de metodologias ativas de ensino pelos preceptores. Ratificou-se a necessidade de adoção de ferramentas mais afinadas às particularidades da MFC, como é o caso do PET-Saúde.<hr/>Abstract The medical residency program in Family and Community Medicine (MFC), like Higher Education in Brazil, experiences a need for change and adaptation. Currently, its challenge as a program is to adapt to the new profile of graduates and find the best way to guide them through the teaching-service integration in SUS. In this sense, this study proposed to analyze the methodologies of teaching and learning applied by the preceptors of the medical residency program of MFC in UEPA. This is a descriptive, exploratory study of a qualitative nature. Obtained through responses collected in a semi-structured interview with open questions. The interviews were recorded and transcribed and the data analysis followed the Bardin Content Analysis model. Through the interviews, four main thematic axes were addressed, with emphasis on the perceptions and inclination of the preceptors in the search for an improvement of the medical residency program in MFC. It was found that all preceptors adopted some kind of active teaching methodology in practice. Their interest in participating in training and continuing education programs was emphasized, while the need for a better application of tools capable of increasing the exercise of preceptory as well as the learning of the residents was highlighted. At the end, the importance of the teaching methodology model and the knowledge of several models of active teaching methodologies by the preceptors was highlighted. The need for adopting tools that were more attuned to the particularities of MFC, such as PET-Health.<hr/>Resumen El programa de residencia médica en Medicina de Familia y Comunidad (MFC), como ejemplo de la Educación Superior en Brasil, evidenciauna necesidad de cambio y adaptación. Actualmente, su desafío como programa es adaptarse al nuevo perfil de egresados ​​y encontrar la mejor forma de orientarlos a través de la integración enseñanza-servicio en el SUS. En este sentido, este estudio se propuso analizar las metodologías de enseñanza y aprendizaje aplicadas por los preceptores del programa de residencia médica de la MFC en la UEPA. Se trata de un estudio descriptivo, exploratorio de naturaleza cualitativa. Obtenido a través de respuestas recogidas en una entrevista semiestructurada con preguntas abiertas. Las entrevistas fueron grabadas y transcritas, y el análisis de los datos obedeció al modelo de Análisis de Contenido de Bardin. A través de las entrevistas se abordaron cuatro ejes temáticos principales con énfasis en las percepciones e inclinación de los preceptores en la búsqueda de un perfeccionamiento del programa de residencia médica en MFC. Se constató que todos los preceptores adoptan algún tipo de metodología activa de enseñanza en la práctica. Se destacó el interés de éstos en participar en programas de capacitación y educación continuada, mientras se apuntó la necesidad de una mejor aplicación de herramientas capaces de incrementar el ejercicio de la preceptoria, así como el aprendizaje de los residentes. Al final, se destacó la importancia del modelo de metodología de enseñanza y el conocimiento de diversos modelos de metodologías activas de enseñanza por los preceptores. Se ratificó la necesidad de adopción de herramientas más afinadas a las particularidades de la MFC, como es el caso del PET-Salud. <![CDATA[LA INTERDISCIPLINARIEDAD EN EL PROEJA: un panorama de los trabajos publicados en periódicos científicos en los últimos 10 años]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300395&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho delineia os resultados de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que visou verificar como tem sido abordada a interdisciplinaridade, no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em artigos publicados em periódicos científicos, ao longo dos últimos dez anos. Foram analisados nove artigos os quais foram selecionados, a partir de busca realizada no Portal de Periódicos da Capes. A análise dos artigos foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), originando um metatexto, no qual se descrevem as três categorias finais que emergiram durante esse processo, a saber: Currículo integrado; Materiais didáticos e metodologias de ensino contextualizadas; Formação de professores. Por fim, verifica-se que a interdisciplinaridade é tratada nos trabalhos analisados, a partir do conceito de currículo integrado (integração entre formação humanística e profissional) e, para tanto, são necessários materiais e metodologias planejados de forma contextualizada, o que somente é possível por meio de uma formação docente permanente crítica.<hr/>ABSTRACT The present work outlines the results of a qualitative bibliographical research aimed at verifying how the interdisciplinarity has been approached in the scope of the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Young and Adults Education (PROEJA) in published articles in scientific journals during the last ten years. Nine articles were analyzed, which were selected based on the search carried out in the Portal of Periodicals of Capes. The analysis of the articles was carried out through the Discursive Textual Analysis (DAT), originating a metatext in which the three final categories that emerged during this process were analyzed, namely: Integrated curriculum; Teaching materials and contextualized teaching methodologies; Teacher training. Finally, it is verified that interdisciplinarity is treated in the works analyzed from the concept of integrated curriculum (integration between humanistic and professional formation) and, for this, are necessary materials and methodologies planned in a contextualized way, which it is possible only by a permanent critical teacher training.<hr/>RESUMEN El presente trabajo enuncia los resultados de una investigación bibliográfica cualitativa que tienen como propósito verificar cómola interdisciplinariedad ha sido abordada en el ámbito del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA), en artículos publicados en periódicos científicos a lo largo de los últimos diez años. Así, han sido analizados nueve artículos, los cuales han sido seleccionados a partir de búsquedas realizadas en el Portal de Periódicos Capes. El análisis de los artículos ha sido realizada por medio delAnálisis Textual Discursivo (ATD), originando un metatexto en lo cual han sido analizadas las tres categorías finales que surgirán durante ese proceso, las cuales fueron: currículo integrado; materiales didácticos y métodos de enseñanza contextualizadas; formación de docentes. Finalmente, ha sido verificado que la interdisciplinariedad es abordada en los trabajos analizados a partir del concepto de currículo integrado (integración entre formación humana y profesional) y, por lo tanto, son necesarios materiales y metodologías planificadas de forma contextualizada, lo que solamente es posible por medio de una formación docente permanentemente crítica. <![CDATA[Reflexiones sobre la práctica supervisada en educación de jóvenes y adultos en Bragança (PA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300425&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre a experiência vivenciada, no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (ESEJA), Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança - (PA). Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa, seguido da pesquisa de campo e documental que possibilitaram mapear os documentos norteadores sobre os estágios curriculares no Brasil, utilizou-se ainda, como coleta de dados, a observação participante, elaboração e aplicabilidade de um questionário direcionado para os alunos da 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Profa. Theodomira Raimunda da Silva Lima, localizada em Bragança-PA. A análise apresentada indica que o ESEJA da Faculdade de Educação, faz parte de um componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia e possui dois regulamentos: o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PPC) e o Documento Orientador do Estágio Supervisionado, ambos são fundamentais para o entendimento sobre o papel do pedagogo e da docência, enquanto processos de construção da identidade deste profissional. O texto revela, também, que o ESEJA contribuiu para a resolução das questões emergentes na E.M.E.I.F. Profa. Theodomira Raimunda da Silva, pois possibilitou a elaboração de duas cartilhas “iconográficas e de poesias”, como práticas de letramento, a partir das histórias de vida, diversidade cultural e representações dos alunos da 2ª etapa da EJA, em Bragança-PA.<hr/>ABSTRACT This paper brings a reflection on the experience lived in the Supervised Practicum in the Young and Adult Education Program (ESEJA), College of Education, University Campus of Bragança - (PA). Methodologically, it adopts a qualitative approach, followed by a field and documentary research that made it possible to map the guiding documents on practicum as subject in different curricular structures in Brazil. Participant observation and a questionnaire were the methods used for data collection. The questionnaire was administered to students from the 2nd stage of ESEJA in the municipal school Professora Theodomira Raimunda da Silva Lima, located in Bragança-PA. The analysis presented indicates that the ESEJA from the College of Education is part of a compulsory curricular component of the undergraduate course in Pedagogy and has two regulations: the Pedagogical Project of the undergraduate course in Pedagogy (PPC) and the Supervised Practicum Guidance Document, both are essential for understanding the role of the pedagogue and teaching as processes for the construction of professional identity. The text also reveals that the ESEJA has contributed to the resolution of emerging issues in the school where the study was conducted since it enabled the elaboration of two iconographic and poetry booklets as literacy practices based on life histories, cultural diversity and representations of the students of the second stage of the ESEJA in Bragança-PA.<hr/>RESUMEN Este artículo pretende reflexionar sobre la experiencia en las Prácticas Supervisadas en Educación de Jóvenes y Adultos (PSEJA), Facultad de Educación, Campus Universitario de Bragança (PA). Metodológicamente tiene un enfoque cualitativo, seguido por la investigación de campo y documental que permite mapa de los documentos rectores sobre las prácticas en Brasil, no obstante si utiliza, como la recolección de datos, observación participante, preparación y aplicación de un cuestionario dirigido a los alumnos de 2ª Fase de la Educación de Jóvenes y Adultos en la Escuela Municipal de Educación Infantil y Primaria Profa. Theodomira Raimunda da Silva Lima, situado en Bragança-PA. El análisis indica que lo PSEJA en la Facultad de Educación, es parte de un componente curricular necesario. Lo Curso de Grado en Pedagogía y tiente dos reglamentos: el Proyecto Pedagógico del Curso de Grado en Pedagogía (PPC) y documento Guía de las Prácticas Supervisadas, ambos son fundamentales para la comprensión del papel del educador y la enseñanza como procesos de construcción de la identidad de este profesional. El texto revela que el mencionado contribuyó a la resolución de los problemas emergentes en E.M.E.I.P. Profa. Theodomira Raimunda da Silva Lima, porque hizo posible la elaboración de los folletos “Iconográfica y la Poesía”, como las prácticas de alfabetización, de las historias de vida, representaciones culturales de los estudiantes de la 2ª Fase de la EJA, en Bragança-PA. <![CDATA[EXPERIENCIAS EN PROYECTOS INTEGRADORES EN EL CURSO DE TECNOLOGÍA EN SANEAMIENTO AMBIENTAL DEL IFPA CAMPUS ITAITUBA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300451&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é resultado das experiências dos Projetos Integradores desenvolvidos no curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus - Itaituba. Os projetos foram desenvolvidos em consonância com o planejamento dos conteúdos trabalhados nas disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre letivo de 2017. A construção desta ação didático-pedagógica ocorreu de maneira interdisciplinar, voltada para a promoção do desenvolvimento de competências, valores, atitude, habilidades e conhecimentos necessários, que contribuam para a formação profissional dos futuros tecnólogos em Saneamento Ambiental e para o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, os trabalhos foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica e relato de experiência, durante a implantação e execução dos projetos. O objetivo deste artigo é favorecer o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, na perspectiva de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e, sobretudo, que valorize a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da conjugação do ensino e pesquisa, estabelecendo assim, a articulação entre a teoria e a prática, os saberes e as habilidades do aluno. Os projetos tiveram como foco a interdisciplinaridade, uma ferramenta propícia para a inserção dos conteúdos que foram integrados à construção dos projetos. Dessa maneira, os Projetos Integradores são uma alternativa na construção de ensino-aprendizagem, capaz de agregar competências voltadas para a construção e formação dos saberes que contribuem para a efetivação da autonomia do aluno.<hr/>ABSTRACT This article is a result of the experiences of integrative projects developed in the Environmental Sanitation Technology course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Itaituba Campus. The projects were developed in consonance with the planning of the content of the subjects offered during the second semester of 2017. The construction of this pedagogical action took place in an interdisciplinary way directed to the promotion of the development of competences, values, attitude, abilities and knowledge necessary to contribute to the professional training of future technologists in Environmental Sanitation and to technological development. In this sense, the works were produced through a bibliographical research and experience report during the implementation of the projects. The aim of this article is to favor the dialogue between the disciplines that integrate the curriculum, with the perspective of contributing to a more meaningful learning that values ​​the construction of students' intellectual autonomy through the conjugation of teaching and research, the articulation between theory and practice and the knowledge and skills of the student. The projects focused on interdisciplinarity, a propitious tool for the insertion of the content that was integrated into the construction of the projects. In this way, the integrating projects are an alternative pedagogical tool in the construction of teaching-learning processes, which is able to add competences focused on the construction of knowledge that contribute to the effectiveness of student autonomy.<hr/>RESUMEN Este artículo es el resultado de las experiencias de los Proyectos Integradores desarrollados en el curso de Tecnología en Saneamiento Ambiental del Instituto Federal de Educación, Ciencias y Tecnología de Pará - Campus - Itaituba. Los proyectos fueron desarrollados en consonancia con la planificación de los contenidos trabajados en las disciplinas ofrecidas durante el segundo semestre lectivo de 2017. La construcción de esta acción didáctica-pedagógica ocurrió de manera interdisciplinaria dirigidas a la promoción del desarrollo de competencias, valores, actitudes, habilidades y conocimientos necesarios, que contribuyan a la formación profesional de los futuros tecnólogos en Saneamiento Ambiental y al desarrollo tecnológico. En este sentido, los trabajos fueron producidos por medio de investigación bibliográfica y relato de experiencia durante la implantación y ejecución de los proyectos. El objetivo de este artículo es favorecer el diálogo entre las disciplinas que integran el currículo, en la perspectiva de contribuir a un aprendizaje más significativo y, sobre todo, que valorice la construcción de la autonomía intelectual de los estudiantes a través de la conjugación de la enseñanza e investigación, estableciendo así, la articulación entre la teoría y la práctica, los conocimientos y las habilidades del alumno. Los proyectos tuvieron como foco la interdisciplinaridad una herramienta propicia para la inserción de los contenidos que fueron integrados a la construcción de los proyectos. De esa manera, los Proyectos Integradores son una alternativa en la construcción de enseñanza-aprendizaje, capaz de agregar competencias dirigidas a la construcción y formación de los conocimientos que contribuyen a la efectividad de la autonomía del alumno. <![CDATA[EVALUACIÓN FORMATIVA EN EAD: una forma eficaz para (re) construcción del conocimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300476&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD - Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino - PROEN - que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina - IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC - turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento.<hr/>ABSTRACT This article is the result of a research development out at the Reference Center for Training and EaD-Cerfead, a board of directors linked to the Pro-Rectorate of Teaching - PROEN - which is responsible for implementing the training policy of the Santa Catarina Federal Institute. Through a qualitative approach, having the online questionnaire as a method of data production, we sought to ascertain, with the graduates of the Continuing Education in Distance Education course at the IFSC - classes 2015/2 and 2016/1, their visions and perceptions about formative evaluation, questioning to what extent and even constituted an effective form of intervention for (re) construction of knowledge. The main theoretical references that were discussed in this paper were Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). The results indicate that the formative evaluation helps to a great extent, the teaching and learning process favoring the (re) construction of knowledge.<hr/>RESUMEN El presente artículo es el resultado de una investigación desarrollada en el Centro de Referencia en Formación y EaD-Cerfead, dirección vinculada a la Pro-Rectoría de enseñanza - PROEN - que actúa en la implementación de la política de formación del Instituto Federal Santa Catarina-IFSC. Por medio de un enfoque cualitativo, con el cuestionario en línea como método de producción de datos, se buscó averiguar, junto a los/las egresados del curso de Formación Continuada en EaD en el IFSC - clases 2015/2 y 2016/1, sus visiones y percepciones acerca de la evaluación formativa, preguntando en qué medida la misma se constituyó en una forma eficaz de intervención para (re) construcción del conocimiento. Los principales referenciales teóricos con los que se dialogó, en este trabajo, fueron: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Los resultados apuntan que la evaluación formativa auxilia, en gran medida, en el proceso de enseñanza y aprendizaje, favoreciendo la (re) construcción del conocimiento. <![CDATA[LA POSMODERNIDAD Y LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS EN LOS CONTEXTOS EDUCATIVOS CUBANO Y BRASILEÑO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300506&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El trabajo aborda la categoría posmodernidad como producto de la Globalización, un nuevo proceso civilizatorio en la cual las nuevas tecnologías son su sustento y a la vez su tangencial; proceso civilizatorio que constituye solo un eslabón de concatenación y transición entre dos Eras, la que fenece de la Modernidad tardía y la que comienza con una nueva cara aún sin definir. Se valora la categoría contexto educativo, desde la perspectiva de diferentes autores y se realiza un análisis sobre las ventajas y desventajas del uso de la digitalización en la educación actual y cómo esta educación se desenvuelve en los contextos educativos cubano-brasileño, a partir de un estudio comparativo.<hr/>RESUMO O trabalho aborda a categoria pós-modernidade como produto da Globalização, como um novo processo civilizatório, no qual as novas tecnologias são seu sustento e, ao mesmo tempo, tangenciais; Processo civilizatório que constitui só um elo de concatenação e transição entre duas Eras, a que fenece da Modernidade tardia e a que começa com uma cara nova ainda sem definir. A categoria do contexto educacional é avaliada sob a perspectiva de diferentes autores e é feita uma análise das vantagens e desvantagens do uso da digitalização na educação atual e como essa educação se desenvolve nos contextos educacionais cubano-brasileiro, com base em um estudo comparativo.<hr/>ABSTRACT The work addresses the postmodernity category as a product of Globalization, as a new civilizatory process in which new technologies are its sustenance and at the same time its tangential; civilizatorio process that constitutes only a link of concatenation and transition between two Eras, the one that fenece of the late Modernity and the one that begins with a new face still without defining. The educational context category is evaluated from the perspective of different authors and an analysis is made of the advantages and disadvantages of the use of digitization in current education and how this education develops in the Cuban-Brazilian educational contexts, based on a study comparative. <![CDATA[CONTRIBUCIONES DE NEUROEDUCACIÓN A LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300521&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Os avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada.<hr/>ABSTRACT The advances of Cognitive Neuroscience, about the learning processes, make the researchers see the importance of approaching the neuroscience and educational areas. And see the need to develop systematized research and practices on the subject emphasizing the teaching-learning relationship. This article aims to research the publication of neurosciences, the theoretical knowledge of neuroeducation to contextualize and to base the educational and pedagogical applications of an educational practice. For the development of the study was an experience of pedagogical practice of a non-formal school in a city of Minas Gerais / Brazil was described. It is possible to discuss and provide theoretical basis for the educational applications and pedagogical practices of the experience observed through the current findings and results of research in neuroeducation.<hr/>RESUMEN Los avances de la Neurociencia Cognitiva, sobre los procesos de aprendizaje, llevaron a los investigadores a percibir la importancia de la proximidad con el área educativa, y la necesidad de desarrollar investigaciones y prácticas sistematizadas sobre el tema, enfatizando la relación enseñanza-aprendizaje. El presente artículo tuvo como objetivo relevar en la literatura de las neurociencias algunos conocimientos teóricos de la neuroeducación para contextualizar y fundamentar las aplicaciones educativas y pedagógicas de una práctica educativa. Para el desarrollo del estudio se realizó la observación de una experiencia de práctica pedagógica en uma escuela de enseñanza no formal, en una ciudad del Sur de Minas Gerais / Brasil. La discusión en torno a la posibilidad de dar fundamento teórico para a las aplicaciones educativas y pedagógicas se dirige a la coherencia entre las afirmacionesde los descubrimientos actuales, de los resultados de investigación en neuroeducación y de la experiencia relatada. <![CDATA[DESAFÍOS A LA GESTIÓN DE UN POLO DE LA UAB EN LA AMAZONÍA PARAENSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300548&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado acadêmico, o qual tem como propositiva compreender os desafios do processo de gestão de um polo de EaD do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vistas a efetivar a educação superior a distância no Oeste do Pará. A metodologia construiu-se por intermédio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e pesquisa documental, bibliográfica e empírica. Utilizou-se para produção dos dados as técnicas da análise de documentos, da observação não-participante e do questionário, organizados com aporte da análise de conteúdo e da triangulação de métodos. Fundamentado no entendimento que a EaD tem oportunizado ingresso ao ensino superior a um número cada vez maior de pessoas, e dos desafios à gestão de um polo de EaD, vivenciados pelos coordenadores que atuam no âmbito do Sistema UAB, os resultados encontrados sugerem que gerir um polo da UAB no interior da Amazônia paraense tem demandado desafios diversos àqueles que coordenam esta modalidade de ensino, dentre eles a evasão, que pode ser decorrente de fatores relacionados ao desconheciento dos estudantes quanto as NTIC, bem como a fragilidade da formação dos tutores presenciais para atuar com esta modalidade de ensino. Assim, concluir-se que a infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos do polo estudado atende ao proposto em sua implantação, ainda que hajam desafios a serem superados pelos gestores de polo e IES ofertante, a fim de garantir uma educação superior de qualidade para o interior da Amazônia brasileira.<hr/>ABSTRACT This article is a clipping a master's academic research which aims to understand the challenges of the management process of an EAD polo of the Open University System of Brazil (UAB), with a view to implementing distance education in the west of Pará. The methodology was constructed through a case study, with qualitative approach and documentary, bibliographic and empirical research. The techniques of document analysis, non-participant observation and the questionnaire were used to produce the data, organized with the contribution of content analysis and the triangulation of methods. Based on the understanding that the EaD has an opportunity to join higher education to an increasing number of people, and the challenges to the management of an EaD polo, experienced by the coordinators working within the scope of the UAB System, the results found suggest that managing a UAB's polo in the interior of the Amazon has demanded several challenges for those who coordinate this type of education, among them evasion, which may be due to factors related to students' lack of knowledge about NICT, as well as the fragility of the training of presential tutors to act with this modality of teaching. Therefore, it should be concluded that the physical, technological and human resources infrastructure of the polo studied meets the proposed in its implementation, although there are challenges to be overcome by the polo managers and the offering IES, in order to guarantee a higher education for the interior of the Brazilian Amazon.<hr/>RESUMO El presente artículo es un recorte de una investigación de maestría académica, que tiene como propósito comprender los desafíos del proceso de gestión de un polo de EaD del Sistema Universidad Abierta de Brasil (UAB), con miras a efectivizar la educación superior a distancia en el Oeste de Pará. La metodología se construyó por medio de un estudio de caso, con abordaje cualitativo e investigación documental, bibliográfica y empírica. Se utilizó para la producción de los datos las técnicas del análisis de documentos, de la observación no participante y del cuestionario, organizados con aportes del análisis de contenido y de la triangulación de métodos. Fundamentado en el entendimiento que EaD ha favorecido el ingresso a la enseñanza superior a un número cada vez mayor de personas, y de los desafíos a la gestión de un polo de EaD, vivenciados por los coordinadores que actúan en el ámbito del Sistema UAB. Los resultados encontrados sugieren que gestionar um polo "en el interior de la Amazonia paraense ha demandado desafíos diversos a aquellos que coordinan esta modalidad de enseñanza, entre ellos la evasión, que puede ser derivada de factores relacionados al desconociendo de los estudiantes conm las NTIC, así como a la fragilidad de la formación de los tutores presenciales para actuar con esta modalidad de enseñanza. Así, concluimos que la infraestructura física, tecnológica y de recursos humanos del polo estudiado atiende a lo propuesto en su implantación, aunque hay desafíos a ser suplantados por los gestores del polo y del IES oferente, a fin de garantizar una educación superior de calidad para el interior de la Amazonía brasileña. <![CDATA[COMPRENSIÓN DE TEXTOS VERBALES Y VISUALES A PARTIR DE LA PRODUCCIÓN DE CÓMICS CON JÓVENES Y ADULTOS CAMPESINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300578&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo investiga os processos de leitura e escrita de jovens e adultos, do curso de Educação do Campo, com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, a partir da produção de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os resultados nos permitem concluir que as produções das HQ foram importantes para esses estudantes, pois lhe auxiliaram a entender como as artes, a leitura e a escrita se relacionam dialeticamente na compreensão das histórias, fundamental para ampliarem seu conhecimento de mundo e a sua formação estética.<hr/>ABSTRACT This article investigates the reading and writing processes of young and adult students of the Rural Education Course with qualification in Arts and Music of the Federal University of Tocantins from the production of comics. This study is based on Historical-Cultural theory and has as a method the Didactic-Formative Experiment. The results allow us to conclude that the comics books production was important for these students since it helped them to understand how the arts, reading and writing relate dialectically in the understanding of the stories, which is essential to increase their world knowledge and their aesthetic formation.<hr/>RESUMEN El presente artículo investiga los procesos de lectura y escritura de jóvenes y adultos del curso de Educación Rural con habilitación en Artes y Música de la Universidad Federal de Tocantins, a partir de la producción de cómics. Este estudio se fundamenta en la teoría Histórico-Cultural y tiene como método el experimento didáctico-formativo. Los resultados nos permiten concluir que las producciones de los cómics fueron importantes para esos estudiantes, pues le ayudaron a entender cómo las artes, la lectura y la escritura se relacionan dialécticamente en la comprensión de las historias, fundamental para ampliar su conocimiento del mundo y su formación estética. <![CDATA[FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES DE LAS SERIES INICIALES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL DE LA RED MUNICIPAL DE MACAPÁ-AP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300606&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula.<hr/>ABSTRACT The research reported in this paper aimed to analyze the offer of continuing education to teachers from the municipal school network in Macapá, state of Amapá, and to investigate the real applicability of methodologies and resources derived from programs and projects to the reality of classrooms in the municipality. For that purpose, exploratory field research was used in two stages. In the first stage, teacher education coordinators were interviewed - these coordinators presented documents and records that confirmed the offer of continuing education to the teachers from the network. In the second stage, a questionnaire containing multiple-choice and essay questions was administered to the teachers of the municipal school network who were undertaking continuing professional development through the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC. The results, on the one hand, confirmed the hypothesis that the lack of continuing education interferes with professional teaching practice in the classroom; that admittedly there is a very high dropout rate among professionals from teacher education initiatives; that the majority of the research participants belong to the administrative contract of the city hall. On the other hands, they indicate that the teachers who participate in these initiatives can already see positive results mainly in relation to the acquisition of reading skills; and that the participants use in their classroom the pedagogical resources and methodologies shared with them through PNAIC.<hr/>RESUMEN La presente investigación tuvo como objetivo analizar la oferta de formación continuada a profesores de la red municipal de enseñanza de Macapá, así como averiguar la real aplicabilidad de metodologías y recursos derivados de Programas y Proyectos, a la realidad de aula. Para ello, se utilizó la investigación exploratoria de campo, a partir de la cual se oyeron primero coordinadores de formaciones, que presentaron documentos y registros que confirmaron la oferta de formación continuada a los profesores de la red. A continuación, se aplicó un cuestionario que contenía cuestiones de múltiples opciones y otras disertivas, a los docentes de la red municipal que se encontraban en formación del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cuna - PNAIC. Los resultados confirmaron la hipótesis de que la falta de formación continuada interfiere en la práctica profesional docente en el aula, que reconocidamente hay un índice muy alto de desistimiento de los profesionales en las formaciones, que los participantes de la investigación en su mayoría pertenecen al contrato administrativo del ayuntamiento, y los profesores que participan en las formaciones ya logran visualizar resultados positivos principalmente en relación a la lectura, que ellos utilizan los recursos pedagógicos y metodologías en la práctica en el aula. <![CDATA[APROXIMACIONES ENTRE NEUROCIENCIAS Y EDUCACIÓN: una revisión sistemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300636&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa - que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ -, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl.<hr/>ABSTRACT The so-called ‘decade of the brain’ was characterized by the advances in Neurosciences which awakened great enthusiasm in the study of brain functioning in the scientific world, so much so that some educators saw the possibility of introducing Neuroscience results directly into the classroom. Thenceforth, a deep discussion arises in the scientific environment about the possibility and/or necessity of introducing these results directly into the classroom and about who is qualified to make such introduction. From these discussions have emerged several initiatives to establish a new field of research capable of scientifically studying the best way to relate Neurosciences to Education. In this article, it is discussed how the ‘decade of the brain’ has influenced the emergence of this new field of research, which some call ‘Neuroeducation’ and others, ‘Mind, Brain and Education’, the collaborative research among researchers from different areas, taking into account the multidisciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity and the models of collaborative research proposed for this new field. We also discuss the complexity of the analysis of learning difficulties in reading / writing and mathematics, with emphasis on the Model of Development Levels proposed by Jodi Tommerdahl.<hr/>RESUMEN La llamada 'década del cerebro' se caracterizó por los avances en las Ciencias Neurológicas y eso despertó en los científicos un gran entusiasmo en el estudio del funcionamiento cerebral. Tanto que algunos educadores miraron la posibilidad de aplicar resultados de las Neurociencias directamente en el aula. A partir de ahí surge una profunda discusión en el medio científico sobre la posibilidad y / o necesidad de aplicación de esos resultados directamente en el aula y sobre quién está habilitado a hacer tal aplicación. De estas discusiones surgieron varias iniciativas de hacer emerger un nuevo campo de investigación capaz de estudiar científicamente la mejor forma de aproximar las Neurociencias de la Educación. En este artículo discutimos cómo la 'década del cerebro' influenció el surgimiento de este nuevo campo de investigación -que algunos llaman 'Neuroeducación' y otros, 'Ciencia de la mente, cerebro y educación' -, la investigación colaborativa entre investigadores de áreas diferentes, llevando en la consideración de la multidisciplinariedad, la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad y los modelos de investigación colaborativa propuestos para este nuevo campo. También discutimos cuán compleja es el análisis de las dificultades de aprendizaje en lectura / escritura y en matemáticas, dando énfasis al "Modelo de Niveles de Desarrollo" propuesto por Jodi Tommerdahl. <![CDATA[PROCESSO EDUCATIVO DEMOCRÁTICO: formação integral para a tomada de consciência e de decisão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602019000300663&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa - que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ -, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl.<hr/>ABSTRACT The so-called ‘decade of the brain’ was characterized by the advances in Neurosciences which awakened great enthusiasm in the study of brain functioning in the scientific world, so much so that some educators saw the possibility of introducing Neuroscience results directly into the classroom. Thenceforth, a deep discussion arises in the scientific environment about the possibility and/or necessity of introducing these results directly into the classroom and about who is qualified to make such introduction. From these discussions have emerged several initiatives to establish a new field of research capable of scientifically studying the best way to relate Neurosciences to Education. In this article, it is discussed how the ‘decade of the brain’ has influenced the emergence of this new field of research, which some call ‘Neuroeducation’ and others, ‘Mind, Brain and Education’, the collaborative research among researchers from different areas, taking into account the multidisciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity and the models of collaborative research proposed for this new field. We also discuss the complexity of the analysis of learning difficulties in reading / writing and mathematics, with emphasis on the Model of Development Levels proposed by Jodi Tommerdahl.<hr/>RESUMEN La llamada 'década del cerebro' se caracterizó por los avances en las Ciencias Neurológicas y eso despertó en los científicos un gran entusiasmo en el estudio del funcionamiento cerebral. Tanto que algunos educadores miraron la posibilidad de aplicar resultados de las Neurociencias directamente en el aula. A partir de ahí surge una profunda discusión en el medio científico sobre la posibilidad y / o necesidad de aplicación de esos resultados directamente en el aula y sobre quién está habilitado a hacer tal aplicación. De estas discusiones surgieron varias iniciativas de hacer emerger un nuevo campo de investigación capaz de estudiar científicamente la mejor forma de aproximar las Neurociencias de la Educación. En este artículo discutimos cómo la 'década del cerebro' influenció el surgimiento de este nuevo campo de investigación -que algunos llaman 'Neuroeducación' y otros, 'Ciencia de la mente, cerebro y educación' -, la investigación colaborativa entre investigadores de áreas diferentes, llevando en la consideración de la multidisciplinariedad, la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad y los modelos de investigación colaborativa propuestos para este nuevo campo. También discutimos cuán compleja es el análisis de las dificultades de aprendizaje en lectura / escritura y en matemáticas, dando énfasis al "Modelo de Niveles de Desarrollo" propuesto por Jodi Tommerdahl.