Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420240001&lang=en vol. 24 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The destiny of the Visconde's house: enduring and patriotic purposes of catholic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100200&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A pesquisa investiga as representações construídas sobre o edifício do Colégio Nossa Senhora de Lourdes na imprensa periódica, indagando como a ideia de patrimônio é aí formada. Instalado na casa do Visconde de Ouro Preto em 1922, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, o Colégio mantém-se até hoje no mesmo local, atendendo estudantes de setores médios da população. Compondo uma pesquisa maior, os resultados aqui apresentados respondem às seguintes questões: como o espaço e as construções do Colégio apareciam na imprensa? Quais as ideias de patrimônio aí veiculadas? Para isso, recorremos à catalogação das ocorrências encontradas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sua leitura e análise ancorada nos conceitos de materialidade escolar, patrimônio e território.<hr/>Abstract This study investigates the representations of the built of the Colégio Nossa Senhora de Lourdes in the periodic press, inquiring how the idea of heritage is constructed there. Installed in the house of the Viscount of Ouro Preto in 1922, in the district of Vila Isabel, it remains until today in the same place serving students from medium sectors of the population. As part of a larger research, the results presented here respond to the following questions: How did the space and the buildings of the College appear in the press? What ideas of patrimony were disseminated there? For this, we resorted to the cataloging of the occurrences found in the Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, its reading and analysis anchored in the concepts of school materiality, heritage and territoriality.<hr/>Resumen La búsqueda investiga las representaciones del edificio del Colégio Nossa Senhora de Lourdes en la prensa periódica, indagando cómo se construye la idea de patrimonio. Instalado en la casa del Visconde de Ouro Preto en 1922, en Vila Isabel, permanece hasta hoy en el mismo lugar atendiendo estudiantes de sectores medios de la población. Como parte de una investigación amplia, los resultados que aquí se presentan responden a las siguientes preguntas: ¿Cómo aparecieron en la prensa el espacio y los edificios del Colegio? ¿Qué ideas sobre el patrimonio se transmiten en él? Recurrimos a la catalogación de las ocurrencias encontradas en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional, su lectura y análisis están anclados en los conceptos de materialidad escolar, patrimonio y territorialidad. <![CDATA[Pandemics and childhood: a look at young childhood in health crises (1918-2020) from the perspective of material culture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo aborda como as relações e concepções higienistas de saúde e assistência - fundantes da creche enquanto instituição de atendimento à infância - retornam no cenário da pandemia da Covid-19 e se instituem em documentos e na cultura material que permeia a educação infantil. Para tanto, analisam-se as medidas e os protocolos de enfrentamento à Gripe Espanhola, no interior de uma instituição para crianças pequenas na cidade de São Paulo (1918), e o atendimento em Centros de Educação Infantil no município de Campinas-SP durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2021. Ao examinar as orientações sanitárias e práticas estabelecidas, compreende-se que a cultura escolar se modifica, compondo uma nova materialidade que preconiza a saúde e o higienismo, em detrimento das ações e dos princípios pedagógicos da educação infantil.<hr/>Abstract This article discusses how hygienist relationships and conceptions of health and assistance - foundations of day care as an institution for childcare - return in the scenario of the Covid-19 pandemic and are instituted in documents and in the material culture that permeates early childhood education. To this end, measures and protocols for coping with the Spanish flu are analyzed, within an institution for young children in the city of São Paulo (1918), and the care provided at Child Education Centers in the city of Campinas-SP during the pandemic of Covid-19, in the year 2021. When examining the established health guidelines and practices, it is understood that the school culture changes, composing a new materiality that advocates health and hygiene, to the detriment of actions and pedagogical principles of early childhood education.<hr/>Resumen Este artículo discute cómo las relaciones higienistas y las concepciones de salud y asistencia - fundadoras de la guardería como institución de cuidado infantil - retornan en el escenario de la pandemia de la Covid-19 y se instituyen en los documentos y en la cultura material que permea desde temprano educación infantil. Para ello, se analizan medidas y protocolos de enfrentamiento a la gripe española, en una institución para niños pequeños de la ciudad de São Paulo (1918), y la atención prestada en los Centros de Educación Infantil de la ciudad de Campinas-SP durante la pandemia de la Covid-19, en el año 2021. Al examinar las pautas y prácticas sanitarias establecidas, se entiende que la cultura escolar cambia, componiendo una nueva materialidad que aboga por la salud y la higiene, en detrimento de las acciones y principios pedagógicos de la educación infantil. <![CDATA[‘Practices’ and the body beyond physical education: the educational proposal of CIEPs (1983/1987-1991/1994)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo buscou analisar como as práticas corporais sistematizadas foram contempladas no programa curricular e arquitetônico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Para tal, foram selecionados os programas curriculares prescritivos da equipe gestora nos dois governos de Leonel Brizola, disponíveis no acervo físico da Fundação Darcy Ribeiro. Observamos que o discurso centrava-se na tríade Educação, Cultura e Saúde e os documentos revelam que todas as competências deveriam ser trabalhadas para formação cidadã, mas isso não significa que, no currículo praticado, tais ideais se materializaram como uma tradição pedagógica ou prática na época.<hr/>Resumen El presente estudio buscó analizar cómo se contemplaron las prácticas corporales sistematizadas en el programa curricular y arquitectónico de los Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Para ello, seleccionamos los programas curriculares prescriptivos del equipo de gestión durante las dos administraciones de Leonel Brizola, disponibles en el acervo físico de la Fundação Darcy Ribeiro. Observamos que el discurso se centraba en la tríada de Educación, Cultura y Salud, y los documentos revelan que todas las competencias debían ser abordadas para la formación ciudadana. Sin embargo, esto no significa que, en el currículo practicado, tales ideales se materializaran como una tradición pedagógica o práctica en ese momento.<hr/>Abstract The present study aimed to analyze how systematic bodily practices were incorporated into the curricular and architectural programs of Centro Integrado de Educação Pública (CIEPs). To do so, we selected the prescriptive curricular programs developed by the management team during the two administrations of Leonel Brizola, which are available in the physical collection of the Fundação Darcy Ribeiro. We observed that the discourse was centered around the triad of Education, Culture, and Health, and the documents reveal that all competencies should have been addressed for civic education. However, this does not mean that these ideals were materialized as a pedagogical tradition or practice at the time in the implemented curriculum. <![CDATA[The Unesco manual La sociedad y la educación en América Latina (1962): idealization of school and society]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O manual La sociedad y la educación en América Latina, de 1962, de autoria principal de Robert Havighurst, da Universidade de Chicago, é objeto e fonte principal de análise deste artigo, que tem como objetivo analisar e refletir sobre os discursos construídos acerca dos projetos de educação e de sociedade engendrados para a América Latina, pensados no interior da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para tanto, entende-se esta fonte como um manual didático construído para ser utilizado em cursos de formação de professores pela América Latina, atendendo aos propósitos de divulgar e de uniformizar determinado discurso interpretativo acerca da realidade latino-americana.<hr/>Abstract The 1962 manual La sociedad y la educación en América Latina, by Robert Havighurst, of the University of Chicago, is the object and main source of analysis of this article, that aims to analyze and reflect on the discourses built about education and society projects engendered for Latin America, thought within Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Therefore, this source is understood as a didactic manual built to be used in teacher training courses in Latin America, taking into account the purposes of disseminating and standardizing a certain interpretive discourse about the Latin American reality.<hr/>Resumen El manual La sociedad y la educación en América Latina, de 1962, de autoría principal de Robert Havighurst, de la Universidad de Chicago, es objeto y fuente principal de análisis de este artículo, que tiene como objetivo analizar y reflejar sobre los discursos creados a respecto de los proyectos de educación y de sociedad, engendrados para la América Latina, pensados en el interior de la Unesco (Organización de las Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y Cultura). Por lo tanto, se entiende esta fuente como un manual didáctico hecho para ser utilizado en cursos de formación de profesores por la América Latina, teniendo en cuenta los propósitos de difundir y estandarizar un determinado discurso interpretativo sobre la realidad latinoamericana. <![CDATA[Female university students against dictatorial regimes: Brazil and Spain (1960-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo socializa pesquisa comparada realizada no Brasil e Espanha, sobre a militância feminina no movimento estudantil universitário, em períodos ditatoriais. Para tanto, parte de reflexões sobre o contexto histórico, a questão de gênero e a organização estudantil. As fontes utilizadas são essencialmente primárias, dos arquivos das polícias políticas de ambos os países. O artigo pretende recorrer e socializar sobre as condições comuns de inserção das mulheres na vida pública, as características específicas de militância e violência sofridas, em função da questão de gênero, bem como as contribuições fundamentais das mulheres no processo de luta contra as violências emanadas do estado, no processo de organização e reorganização do movimento estudantil universitário, em ambos os países.<hr/>Abstract This article shares comparative research conducted in Brazil and Spain on female militancy in the university student movement during dictatorial periods. To this end, it begins with reflections on the historical context, the gender question, and student organization. The sources used are essentially primary, from the archives of the political police of both countries. The article intends to resort to and socialize on the common conditions of insertion of women in public life, the specific characteristics of militancy and violence suffered, due to the gender issue, as well as the fundamental contributions of women in the process of struggle against violence emanating from the state, in the process of organization and reorganization of the university student movement, in both countries.<hr/>Resumen Este artículo comparte una investigación comparativa realizada en Brasil y España sobre la militancia femenina en el movimiento estudiantil universitario durante los periodos dictatoriales. Para ello, parte de reflexiones sobre el contexto histórico, la cuestión de género y la organización estudiantil. Las fuentes utilizadas son esencialmente primarias, procedentes de los archivos de la policía política de ambos países. El artículo pretende recurrir y socializar sobre las condiciones comunes de inserción de las mujeres en la vida pública, las características específicas de la militancia y la violencia sufrida, debido a la cuestión de género, así como las contribuciones fundamentales de las mujeres en el proceso de lucha contra la violencia emanada del Estado, en el proceso de organización y reorganización del movimiento estudiantil universitario en ambos países. <![CDATA[Brief history of a ‘Mathematics to teach’ for the 1st. Degree]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100205&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto analisa duas coleções de livros didáticos de matemática publicados entre as décadas de 1960 e 1970. Tem por objetivo, a partir dessa análise, tornar inteligível como se dá a elaboração de uma matemática para o 1º grau, tendo em vista a emergência da escola de oito anos. Na análise dessas obras, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas vindas da História Cultural, da História da Educação e da História da educação matemática. Sobressai a mobilização do conceito de ‘matemática a ensinar’, expressão que designa o saber que é objeto de trabalho do professor que ensina matemática. Os resultados do estudo apontam processos e dinâmicas que estão presentes na constituição oficial de uma nova referência para o ensino: os Guias Curriculares do estado de São Paulo.<hr/>Abstract This text analyzes two collections of mathematics textbooks published between the 1960s and 1970s. It aims, from this analysis, to make intelligible how mathematics for the 1st. Degree, in view of the emergence of the eight-year school. In the analysis of these textbooks, theoretical-methodological tools from Cultural History, History of Education and History of Mathematics Education are used. The mobilization of the concept of ‘mathematics to teach’ stands out, an expression that designates the knowledge that is the object of work of the teacher who teaches mathematics. The results of the study point to processes and dynamics that are present in the official constitution of a new reference for teaching: the Curriculum Guides of the state of São Paulo.<hr/>Resumen Este texto analiza dos colecciones de libros de texto de matemáticas publicados entre las décadas de 1960 y 1970. Se pretende, a partir de este análisis, hacer inteligible cómo fue el proceso de elaboración de las matemáticas para el 1ro. Grado, en vista del surgimiento de la escuela de ocho años. En el análisis de los libros de texto se utilizan los instrumentos teórico-metodológicos de Historia Cultural, Historia de la Educación e Historia de la Educación Matemática. Se destaca la movilización del concepto de ‘matemáticas a enseñar’, expresión que designa el saber que es objeto de trabajo del profesor que enseña matemáticas. Los resultados del estudio apuntan a procesos y dinámicas que están presentes en la constitución oficial de una nueva referencia para la enseñanza: las Guías Curriculares del Estado de São Paulo. <![CDATA[Educational actions as part of trachoma prophylaxis in São Paulo state (1906-1908)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100206&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Discutimos neste artigo como ações de educação para a saúde fora do espaço escolar ganharam destaque como parte das medidas preventivas da Comissão de Profilaxia e Tratamento do Tracoma entre 1906 e 1908, ao serem conjugadas com os cuidados terapêuticos dos tracomatosos. Procuramos evidenciar, através de indícios encontrados nos relatórios governamentais, nas notícias jornalísticas, nos artigos médicos e na legislação estadual, como o governo de São Paulo promoveu campanhas de profilaxia contra o tracoma por meio da distribuição de panfletos e cartazes as quais, aliadas à atuação sistemática dos agentes sanitários governamentais, concorreram para a disseminação de prescrições higiênicas entre a população, sinalizando quais práticas pretendiam incutir ou modificar.<hr/>Resumen Discutimos en este artículo de qué forma acciones de educación para la salud fuera del espacio escolar ganaron destaque como parte de las medidas preventivas de la Comisión de Profilaxis y Tratamiento del Tracoma, entre 1906 y 1908, al ir acompañadas de los cuidados terapéuticos de los tracomatosos. Buscamos poner en evidencia, a través de indicios encontrados en los informes gubernamentales, en las noticias de prensa, en los artículos médicos y en la legislación estadual cómo el gobierno de São Paulo promovió las campañas profilácticas contra el tracoma a través de distribución de panfletos y carteles que, aliados a la actuación sistemática de los agentes sanitarios gubernamentales, buscaban promover la diseminación de prescripciones higiénicas entre la población señalando cuáles prácticas pretendían inculcar o modificar.<hr/>Abstract In this article, we discuss how health education outside the school environment was highlighted as part of the preventive measures of the Trachoma Prophylaxis and Treatment Commission from 1906 to 1908 in combination with the therapeutic care of trachoma patients. Through evidence found in government reports, news reports, medical articles and state legislation, we seek to show how the government of São Paulo State promoted prophylactic campaigns against trachoma by distributing pamphlets and posters that, combined with the systematic action of government health agents, attempted to promote the dissemination of guidelines on hygiene among the population, pointing out which practices they intended to instill or modify. <![CDATA[The Brazilian edition of Zaba’s Method and its uses in schools in Bahia (1870-1871)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, investigo a materialidade da edição brasileira do Methodo Zaba (1870), de autoria do polonês Napoleão Félix Zaba (1803-1885), buscando desvelar relações com práticas escolares observáveis nos registros produzidos, em 1871, por dois professores do ensino público baiano: José Lourenço Ferreira Cajaty e João Theodoro Araponga. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica e documental e entendendo o impresso como objeto cultural complexo (Chartier, 1991, 1998) e produto da indústria escolar (Meda, 2015), no texto, apresento as caraterísticas formais e o conteúdo do material didático e, depois, exploro a materialidade do método à luz do fazer docente e da cultura escolar, reconhecendo possíveis usos e apropriações nos relatos de Cajaty e Araponga, com o intuito de demonstrar que conhecimentos e métodos de ensino são reelaborados e reinventados por meio das experiências e práticas pedagógicas (Schueler, 2005), bem como se revelam nas interações dos indivíduos com o mundo em sua forma material (Vidal, 2006).<hr/>Resumen En este artículo, investigo la materialidad de la edición brasileña de Methodo Zaba (1870), de autoría del polaco Napoleão Félix Zaba (1803-1885), buscando revelar relaciones con las prácticas escolares observables en los registros producidos, en 1871, por dos profesores de escuelas públicas de Bahía: José Lourenço Ferreira Cajaty y João Theodoro Araponga. Para ello, a través de una investigación bibliográfica y documental y entendiendo el impreso como objeto cultural complejo (Chartier, 1991, 1998) y producto de la industria escolar (Meda, 2015), en el texto presento las características formales y de contenido del material didáctico, y luego exploro la materialidad del método a la luz de la enseñanza y la cultura escolar, reconociendo posibles usos y apropiaciones en los informes de Cajaty y Araponga, con el objetivo de demostrar que los saberes y métodos de enseñanza son reelaborados y reinventado a través de experiencias y prácticas pedagógicas (Schueler, 2005), así como revelado en las interacciones de los individuos con el mundo en su forma material (Vidal, 2006).<hr/>Abstract In this paper, I investigate the materiality of the Brazilian edition of Zaba’s Method, authored by Polish writer Napoleon Felix Zaba, aiming to unveil its connections with observable school practices based on records produced in 1871 by two teachers in Bahia’s public education system: José Lourenço Ferreira Cajaty and João Theodoro Araponga. This is a bibliographic and documentary research. By addressing the printed material as a multifaceted cultural artifact (Chartier, 1990, 1998) and a product of the educational industry (Meda, 2015), I present the formal characteristics and content of this educational resource. Furthermore, I examine the materiality of the method in the context of teaching practices and school culture, analyzing its applications and adaptations, to demonstrate that knowledge and teaching methods are reworked and reinvented via pedagogical experiences and practices (Schueler, 2005), as well as revealed in individuals’ interactions with the world in its material form (Vidal, 2006). <![CDATA[Strategic uses of the journal Resumo Escolar in the context of the new school reform in Espírito Santo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100208&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.<hr/>Abstract The article analyzes the strategic uses of Resumo Escolar, published in 1929, in addressing teachers and students, understanding it as a pedagogical device for the dissemination and implementation of the principles of school reform in Espírito Santo. Based on the evidentiary method (Ginzburg, 2002), it uses as sources: seven editions of the investigated journal, government reports, school inspection reports and journalistic materials. In the context of the educational reform produced in Espírito Santo between 1928 and 1930, it is understood that the editorial project of Resumo Escolar and its strategic uses by the Secretariat of Public Education, conform it as a box of utensils (Carvalho, 2006) that conveyed the new man ideal and the didactic-pedagogical guidelines that would guide local schools.<hr/>Resumen El artículo analiza las estrategias dirigidas a profesores y alumnos del periódico Resumo Escolar, publicado en 1929; comprendiéndolo como un dispositivo pedagógico de difusión e implementación de principios de la reforma escolanovista. Basado en el método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fuentes: siete ediciones de la publicación investigada, informes gubernamentales e informes de inspección escolar. En el contexto de la reforma educativa elaborada en Espírito Santo entre 1928 y 1930, el proyecto editorial del periódico Resumo Escolar y las estrategias adoptadas por parte de la Secretaría de Instrucción Pública, se configuraron como una caja de utensilios (Carvalho, 2006) que transmitía el ideal de hombre nuevo y las orientaciones didáctico-pedagógicas que guiarían a las escuelas locales. <![CDATA[An intellectual of Catholic Action in the educational field: Alceu Amoroso Lima in A Patron’s Speech (1935)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo interpretar elementos culturais e simbólicos expressos pelo intelectual católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983) num discurso de paraninfo. Adota-se como fonte a transcrição de sua fala às formandas do Colégio Sacré-Coeur de Marie - RJ, publicada no ano de 1935 em Vida: revista universitária, sob o título “Um Discurso de Paraninfo”. No presente estudo, foram utilizados como categorias de análise conceitos elaborados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Na cerimônia, Amoroso Lima buscou modular expectativas e pretendeu impactar as disposições incorporadas pelas alunas, ao defender o trabalho junto à Ação Católica Brasileira como um bom caminho para as moças.<hr/>Abstract This paper aims to interpret cultural and symbolic elements expressed by the Catholic intellectual Alceu Amoroso Lima (1893-1983) in a patron’s speech. We analyzed the transcription of the speech he addressed to the students finishing their course at the Colégio Sacré-Coeur de Marie - RJ, published in 1935, in Vida: revista universitária, with the title “A Patron’s Speech”. In the present study concepts developed by the French sociologist Pierre Bourdieu were used as categories of analysis. At the ceremony Amoroso Lima sought to modulate expectations and intended to impact the dispositions incorporated by the students, by defending the work with the Brazilian Catholic Action as a good path for the girls.<hr/>Resumen Este artículo pretende interpretar elementos culturales y simbólicos expresados por el intelectual católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983) en un discurso como paraninfo. Se utiliza como fuente la transcripción de su discurso a las graduandas del Colegio Sacré-Coeur de Marie - RJ, publicada en 1935, en Vida: revista universitaria, bajo el título “Un Discurso de Paraninfo”. En el presente estudio se utilizaron como categorías de análisis conceptos desarrollados por el sociólogo francés Pierre Bourdieu. En la ceremonia Amoroso Lima buscó modular expectativas e pretendió impactar disposiciones incorporadas por las chicas estudiantes, al defender el trabajo junto a la Acción Católica Brasileña como un buen camino para las jóvenes. <![CDATA[Notes on the pedagogy of Oratorians in Portuguese America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.<hr/>Resumen Este texto investiga la actuación de la Congregación del Oratorio, especialmente en la Capitanía de Pernambuco, y plantea su pedagogía y relevancia para los estudios en el área de la historia de la educación en Brasil. La investigación es de carácter bibliográfico y documental. La actividad educacional de los oratorianos se ha desarrollado a partir de las demandas de la Corona y de la élite de la sociedad portuguesa. Los privilegios regios posibilitaron a los oratorianos su inserción en el ámbito de la educación, como una alternativa a la enseñanza jesuítica. Sus acciones también repercutieron fuera de la metrópoli portuguesa, como ocurrió en Pernambuco, y en la América Portuguesa y en Goa. El papel político, religioso y educacional de los oratorianos em Pernambuco fue significativo entre los siglos XVII y XVIII y se extendió hasta 1830. Las escuelas oratorianas se volvieron hacia el estudio de la lengua nacional en lugar del latín; Además, había una gran valoración de la matemática, de las ciencias naturales, de la historia vinculada a la geografía y de la experimentación.<hr/>Abstract This text studies the work carried out by the Congregation of the Oratory - especially in the Captaincy of Pernambuco. It also discusses its pedagogy and its relevance to the studies in the field of history of education in Brazil. The research is bibliographic and document-based. The educational activity of the Oratorians was developed from the Crown’s and the Portuguese society’s elite demands. The royal privileges enabled the Oratorians to enter the field of education as an alternative to Jesuit teaching. Their actions also had repercussions outside the Portuguese metropolis, as they happened in Pernambuco - in Portuguese America - and in Goa. The political, religious, and educational role of the Oratorians was relevant between the 17th and 18th centuries and lasted until 1830. The Oratorian schools were focused on the study of the national language rather than Latin. In addition, there was a strong emphasis on mathematics, natural sciences, history related to geography, and experimentation. <![CDATA[Intuitive teaching in illustrated schoolbooks: notes for *thinking about some lessons taught in the last quarter of the 19th century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100211&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No último quartel do século XIX, o Império brasileiro foi premido por questões de ordem política, econômica e social que abalaram suas estruturas consolidadas. Nesse panorama, dentre algumas iniciativas empreendidas para manter a sustentação do regime monárquico, destaca-se a Reforma da Instrução Pública (1879). Dentre outras medidas, essa legislação educacional prescreveu o ensino intuitivo no currículo do ensino primário e das Escolas Normais do município da Corte. Assim, examinaram-se três obras didáticas ilustradas, circulantes no período, orientadas por esse método, buscando indiciar algumas possíveis relações e convergências entre tais obras com a prescrição metodológica oficial. Tencionou-se, pois, conhecer algumas visões de mundo, a educação, a escola e a infância daquele presente.<hr/>Abstract In the last quarter of the 19th century, the Brazilian Empire was pressured by political, economic, and social issues, which shook its consolidated structures. In this panorama, among certain initiatives undertaken to maintain the support of the monarchical regime, the Reform of Public Instruction (1879) stands out. Among other measures, this educational legislation prescribed intuitive teaching in the curriculum of primary education and Normal Schools in the municipality of Corte. Thus, three illustrated didactic works, circulating in the period, guided by this method, were examined, seeking to indicate some possible relations and convergences between them with the official methodological prescription. It was intended, therefore, to know some visions of the world, education, school, and childhood of that present.<hr/>Resumen En el último cuarto del siglo XIX, el Imperio brasileño se vio presionado por cuestiones políticas, económicas y sociales, que sacudieron sus estructuras consolidadas. En este panorama, entre ciertas iniciativas emprendidas para mantener el apoyo del régimen monárquico, destaca la Reforma de la Instrucción Pública (1879). Entre otras medidas, esta legislación educativa dispuso la enseñanza intuitiva en el currículo de la educación primaria y de las Escuelas Normales del municipio de Corte. Así, se examinaron tres obras didácticas ilustradas, circulantes en el período, guiadas por este método, buscando señalar algunas posibles relaciones y convergencias entre ellas con la prescripción metodológica oficial. Se pretendía, por tanto, conocer algunas visiones del mundo, la educación, la escuela y la infancia de aquel presente. <![CDATA[Stories and narratives of teachers from a rural school in the context of the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo, que tem como tema a educação no meio rural, objetiva analisar narrativas de professores rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, situada na comunidade de Linha Floresta, no interior de Selbach, um município do norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Neste texto, evidenciam-se os debates do uso das narrativas como concepção investigativa para o estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. As análises indicam uma relação de respeito entre os docentes e a comunidade escolar nesse período. Em contrapartida, os mecanismos ditatoriais estavam presentes nas escolas rurais, de modo que os alunos não tinham liberdade para se expressar e os professores não tinham autonomia para fazer abordagens de cunho social, político, econômico e educacional em sala de aula.<hr/>Abstract This paper, which has education in the countryside as its main theme, aims at analyzing the narratives of teachers that worked at Frei Anselmo School, located in the community of Linha Floresta, in the interior of Selbach, a town in the North of Rio Grande do Sul during the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985). In this text, debates regarding the use of narratives as an investigative conception for studying the Education History are evidenced, having as references oral sources. The analyses indicate a respectful relationship among teachers and school community in such period. However, the dictatorial mechanisms were present in rural schools in such a way that students were not free to express themselves and teachers had no autonomy to make approaches of social, political, economic and educational scope in the classroom.<hr/>Resumen Este artículo trata sobre la educación en el medio rural y busca analizar relatos de profesores que trabajaron en la Escuela Frei Anselmo, localizada en la comunidad de Linha Floresta, en el interior de Selbach, un municipio del norte de Rio Grande do Sul, durante la Dictadura Cívico-Militar brasileña (1964-1985). En este texto, se evidencian los debates sobre el uso de las narrativas como concepción investigativa para el estudio de la Historia de la Educación, teniendo como referencia las fuentes orales. Los análisis indican una relación respetuosa entre los profesores y la comunidad escolar durante ese periodo. En contrapartida, los mecanismos dictatoriales estaban presentes en las escuelas rurales, por lo que los alumnos no eran libres de expresarse y los profesores no tenían autonomía para abordar temáticas de carácter social, político, económico y educativo en el aula. <![CDATA[Institutional and curricular transformations in technical-professional education for women in the province of Santa Fe (1966-1983)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100213&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen En este artículo desarrollamos las ideas que orientaron los objetivos que asumió la educación técnica, profesional y artesanal femenina y la política educativa santafesina orientada a las escuelas técnico profesionales para mujeres, entre 1966 y 1983, para analizar las transformaciones y las permanencias de la oferta. Desde el origen del sistema educativo argentino, la formación para el trabajo de las mujeres en actividades productivas fue excluida de la educación secundaria. Reconocemos que en Santa Fe, se mantuvo esta característica hasta mediados de la década de 1970, cuando se comenzaron a implementar nuevos planes de estudios que vincularon los currículos profesionalistas con la enseñanza media, que se afianzaron recién al comienzo de la década siguiente aunque en un nivel de calificación inferior al de técnico.<hr/>Resumo Neste artigo, desenvolvemos as ideias que orientaram os objetivos assumidos pela educação técnica, profissional e artesanal provincial, voltada para mulheres, e a política educacional de Santa Fe voltada para escolas técnicas profissionais para mulheres, entre 1966 e 1983, para analisar as transformações e a permanência da oferta. Desde a origem do sistema educacional argentino, a formação para o trabalho de mulheres em atividades produtivas foi excluída do ensino médio. Reconhecemos que em Santa Fé essa característica se manteve até meados da década de 1970, quando começaram a ser implementadas novas propostas curriculares que vinculavam os currículos profissionalizantes ao ensino médio, que só se concretizaram no início da década seguinte.<hr/>Abstract In this article we develop the ideas that guided the objectives assumed by the provincial technical, professional and artisan education, aimed at women, and the Santa Fe educational policy oriented towards professional technical schools for women, between 1966 and 1983, to analyze the transformations and the permanence of the offer. From the origin of the Argentine educational system, the training for work of women in productive activities was excluded from secondary education. We recognize that in Santa Fe, this characteristic was maintained until the mid-1970s, when new curricular proposals began to be implemented that linked professional curricula with secondary education, which only became established at the beginning of the following decade. <![CDATA[The school material culture in the public institutions of primary education in Maranhão (1843-1870)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942024000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Neste artigo, analisa-se a cultura material nos estabelecimentos de ensino primário maranhenses (1843-1870), as respectivas condições e as ações dos agentes da instrução pública. Verifica-se a relação de mão dupla entre instrumentos e objetos utilizados, livros escolares e o mobiliário disponível, com a configuração de ditos estabelecimentos segundo as práticas pedagógicas. Sustenta-se a pesquisa bibliográfica e documental nos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural, examinando-se os discursos (via representações) sobre os posicionamentos políticos/ideológicos e as práticas escolares diferenciadas. Conclui-se que, mesmo com limitações orçamentárias e intermitências da gestão, iniciativas foram desenvolvidas visando-se ao desenvolvimento da instrução no Maranhão Império.<hr/>Abstract This article analyzes the material culture in primary education establishments in Maranhão (1843-1870), the respective conditions and the actions of public education agents. There is a two-way relationship between instruments and objects used, school books and available furniture, with the configuration of said establishments according to pedagogical pratices. Bibliographical and documentary research is based on the theoretical-methodological assumptions of cultural history, examining the discourses (via representations) on political/ideological positions and differentiated school practices. It is concluded that even with budgetary limitations and management intermittence, initiatives were developed aiming at the development of education in Maranhão Império.<hr/>Resumen Este artículo analiza la cultura material en los establecimientos de enseñanza primaria de Maranhão (1843-1870), las respectivas condiciones y las acciones de los agentes de la educación pública. Existe una relación bidireccional entre los instrumentos y objetos utilizados, libros escolares y mobiliario disponible, con la configuración de dichos establecimientos según las práticas pedagógicas. La investigación bibliográfica y documental se basa en los presupuestos teórico-metodológicos de la historia cultural, examinando los discursos (vía representaciones) sobre posiciones político-ideológicas y prácticas escolares diferenciadas. Se concluye que, aún con las limitaciones presupuestarias y la intermitencia de la gestión, se desarrollaron iniciativas con miras al desarrollo de la educación en Maranhão Império.