Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420230001&lang=pt vol. 23 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Escola Técnica Nacional: história oral, memória e cotidiano de uma instituição escolar (1942-1965)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa a história da Escola Técnica Nacional a partir da memória de egressos, membros da Associação de Ex-alunos da Escola Técnica Nacional e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Investigam-se o projeto educacional de reforma do ensino industrial nos anos 1940 e a trajetória de vida de estudantes, enfocando a relação entre memória social e história da educação, bem como entre experiência e identidade social no mundo do trabalho. Utiliza-se a metodologia da história oral e história pública para contribuir com análises da história da educação.<hr/>Abstract: The article analyzes the history of the National Technical School from the memory of former students, members of the Alumni Association of the National Technical School and the Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca. It investigates the educational project of industrial education reform in the 1940s and the life trajectory of students, focusing on the relationship between social memory and history of education, as well as experience and social identity in the world of work. The methodology of oral history and public history is claimed to renew analyzes of the history of education.<hr/>Resumen: El artículo analiza la historia de la Escola Técnica Nacional desde la memoria de egresados, miembros de la Asociación de Antiguos Alumnos de la Escola Técnica Nacional y del Centro Federal de Educación Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Investiga el proyecto educativo de reforma de la educación industrial en la década de 1940 y la trayectoria de vida de los estudiantes, centrándose en la relación entre la memoria social y la historia de la educación, así como la experiencia y la identidad social en el mundo del trabajo. Se reivindica la metodología de historia oral e historia pública para renovar los análisis de la historia de la educación. <![CDATA[Origem eclesiástica do Liceu de Angra dos Reis na Província do Rio de Janeiro(1822-1859)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir de um seminário criado por um religioso leigo e dirigido por um padre lazarista, a Assembleia Provincial do Rio de Janeiro erigiu, em 1839, um liceu público na região de Angra dos Reis. Observando o contexto político e o religioso, pode-se inferir sobre essa relação entre Igreja e Estado no século XIX e sua prospecção de uma nova nação. Inspirada na filosofia da história de Ricoeur (2010) e na obra clássica de Ilmar Mattos (1987), O tempo Saquarema, a pesquisa investigou os discursos e debates em torno desse período sobre a instrução e a participação católica nesse contexto educacional. Utilizou-se como fontes os Anais da Assembleia e os Relatórios do Presidente da Província, além de outras publicações da época.<hr/>Abstract: Based on a seminar created by a lay religious and directed by a Lazarist priest, the Provincial Assembly of Rio de Janeiro erected, in 1839, a public high school in the Angra dos Reis region. Observing the political and religious context, it is possible to infer about this relationship between Church and State in the 19th century and its prospection for a new nation. Inspired by Ricoeur's (2010) philosophy of history and by Ilmar Mattos's (1987) classic work, O tempo Saquarema, the research investigated the discourses and debates surrounding this period, about instruction and Catholic participation in this educational context. The sources used were the Annals of the Assembly and the Reports of the President of the Province, and other publications from that time.<hr/>Resumen: A partir de un seminario creado por un religioso laico y dirigido por un sacerdote Lazarista, la Asamblea Provincial de Río de Janeiro erigió, en 1839, una escuela secundaria pública en la región de Angra dos Reis. Observando el contexto político y religioso, es posible inferir sobre esta relación entre Iglesia y Estado en el siglo XIX y su prospección de una nueva nación. Inspirada en la filosofía de la historia de Ricoeur (2010) y en la obra clásica de Ilmar Mattos (1987), O tempo Saquarema, la investigación indagó en los discursos y debates en torno a este período, sobre la instrucción y la participación católica en este contexto educativo. Las fuentes utilizadas fueron los Anales de la Asamblea y los Informes del Presidente de la Provincia, y otras publicaciones de esa época. <![CDATA[Luiz Alexandre de Oliveira: estudante, professor e benfeitor da educação de Campo Grande - MS (1920-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo aborda a trajetória de Luiz Alexandre de Oliveira, um estudante negro, pobre e deficiente visual que alcançou projeção social como professor, diretor e proprietário de instituições educativas em Campo Grande, no então sul de Mato Grosso. Além disso, as memórias do professor destacam suas relações com a comunidade e com a escola japonesa no período varguista (1937-1945). As análises decorrem do cruzamento de fontes memorialísticas e documentais, sob a ótica dos estudos de Pierre L. O acesso ao ensino secundário proporcionou-lhe a inserção em outros campos sociais, bem como permitiu que se tornasse uma referência de prestígio da cidade, sendo reconhecido como benfeitor pela comunidade japonesa ao resguardar os bens e proteger a escola japonesa.<hr/>Abstract: This study addresses the trajectory of Luiz Alexandre de Oliveira, a black student, poor and visually impaired who achieved social projection as a teacher, director, and owner of educational institutions in Campo Grande, back then the south of Mato Grosso. In addition, the teacher's memoirs highlight his relationship with the community and the Japanese school during the Vargas period (1937-1945). The analysis result from the crossing of memorialistic and documentary sources, from the perspective of Pierre Bourdieu's studies. The access to secondary education provided him with the insertion in other social fields, as well as the prestigious representation in the city, being recognized as a benefactor by the Japanese community when guarding the assets and protecting the Japanese school.<hr/>Resumen: Este estudio trata de la trayectoria de Luiz Alexandre de Oliveira, un estudiante negro, pobre y con discapacidad visual que alcanzó proyección social como maestro, director y propietario de instituciones de educación en Campo Grande, en el entonces sur de Mato Grosso. Las memorias del maestro destacan sus relaciones con la comunidad y la escuela japonesa, en el período Vargas (1937-1945). Los análisis resultan del cruce de fuentes memorialistas y documentales, desde la perspectiva de los estudios de Pierre Bourdieu. El acceso a la enseñanza secundaria le ofreció la oportunidad de inserción en otros campos sociales, así como la prestigiosa representación, siendo reconocido como benefactor por la comunidad japonesa a la hora de proteger la propiedad y la escuela japonesa. <![CDATA[A reforma comemorada: o aniversário da Reforma Orestes Guimarães nas páginas Revista de Educação (Santa Catarina, 1936)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tematiza uma iniciativa de comemoração do aniversário de 25 anos da Reforma do Ensino catarinense de 1911. Para tanto, toma como fonte a edição comemorativa da Revista de Educação local, interpelando-a a partir das categorias: ‘autores e colaboradores’, ‘temáticas abordadas’ e ‘citações’. Intenta-se inquirir seus dispositivos narrativos, políticos e de modelização das práticas docentes (Carvalho, 2018), mapeando os recursos retóricos, as práticas (Vidal, 2007) e as ‘operações’ mobilizadas (Certeau, 2009, 1985). Como considerações finais, destacam-se os recursos narrativos que estabelecem uma continuidade entre as reformas de 1911 e 1935 e que obliteram uma série de rusgas entre os sujeitos políticos organizados em torno da publicação.<hr/>Abstract: This article discusses an initiative to celebrate the 25th anniversary of Santa Catarina’s Education Reform of 1911. In doing so, it uses as a source the commemorative edition of the local educational magazine Revista de Educação, investigating it through the categories: ‘authors and collaborators’, ‘themes covered’ and ‘quotations’. It was intended to investigate the magazine’s devices of narration, politics and modeling of teaching practices (Carvalho, 2018), mapping the rhetorical resources, practices (Vidal, 2007) and the mobilized operations (Certeau, 2009, 1985). As final considerations, it highlights the narrative resources that established a continuity between the 1911 and 1935 reforms and that terminated a series of arguments between the political entities organized around the publication.<hr/>Resumen: Este artículo discute una iniciativa para celebrar los 25 años de la Reforma Educativa de Santa Catarina de 1911. Para ello, utiliza como fuente la edición conmemorativa de la revista educativa local Revista de Educação, indagándola a través de las categorías: 'autores y colaboradores', 'temas tratados' y 'citas'. Se pretendía investigar los dispositivos de narración, política y modelización de las prácticas docentes de la revista (Carvalho, 2018), mapeando los recursos retóricos, las prácticas (Vidal, 2007) y las operaciones movilizadas (Certeau, 2009, 1985). Como consideraciones finales, destaca los recursos narrativos que establecieron una continuidad entre las reformas de 1911 y 1935 y que pusieron fin a una serie de disputas entre las entidades políticas organizadas en torno a la publicación. <![CDATA[“Eu tinha vontade, mas eu não sabia”: formação e trabalho de professoras rurais (Uberlândia-MG, 1960-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apreendemos a formação das professoras das escolas rurais de Uberlândia-MG (entre 1960 e 1980) e os seus significados para a prática docente. Realizamos entrevistas com seis professoras e consultamos: censo escolar; jornais; relatórios; e atas das reuniões escolares da Prefeitura de Uberlândia. Quando iniciaram a carreira, cinco de nossas entrevistadas eram leigas e, somente ao final de 1960, começaram a frequentar cursos de formação que, segundo narraram, foram significativos para as suas práticas em sala de aula e para as promoções na carreira. Concluímos que, para construírem as suas próprias práticas e sem dominar os saberes sistematizados da profissão, as professoras apropriaram-se das experiências adquiridas quando se alfabetizaram e do pouco assimilado nos cursos de formação.<hr/>Abstract: This study allowed us to better understand both the teaching training of Uberlândia rural educators (from 1960 to 1980) and its meanings for teaching practice. We conducted interviews with six teachers and searched documents such as school census, newspapers reports and minutes of the City Hall. Five of the interviewees were lay people, and it was only in the late 1960’s they began to attend training courses significant for their classroom practice and career advancement, as they reported. This article concludes that, they even though they did not thoroughly appropriated the organized knowledge of the teaching profession, the teachers developed their professional practice thanks to the appropriation of their own experiences becoming literate, and thanks to some training courses.<hr/>Resumen: Aprehendemos la formación de profesoras en las escuelas rurales de Uberlândia-MG (entre 1960 y 1980) y sus significados para la práctica docente. Realizamos entrevistas con seis profesoras y consultamos: censo escolar, periódicos, informes y actas de reuniones escolares del Ayuntamiento de Uberlândia. Cuando empezaron su carrera, cinco de nuestras entrevistadas eran laicas y solamente a fines de 1960 comenzaron a asistir a cursos de capacitación que, según narraron, fueron significativos para sus prácticas en el aula y para su promoción profesional. Concluimos que, para construir sus propias prácticas, y sin dominar los saberes sistematizados de la profesión, las docentes se apropiaron de las experiencias adquiridas al alfabetizarse y de lo poco asimilado en los cursos de formación. <![CDATA[Recolhidas, Mestras e Educandas:preparação para a vida secular a partir dos Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife (1798)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata da história dos recolhimentos criados no período moderno com a intencionalidade de guardar, moldar e/ou punir mulheres. No caso da América Portuguesa, os recolhimentos, tanto supriram a falta dos modelos conventuais, quanto guardaram ou puniram as mulheres habitantes desse território. A partir da segunda metade do século XVIII, em função da circulação das ideias iluministas, surgiram alguns educandários anexos àqueles espaços, com a finalidade de educar as mulheres para a vida secular e prepará-las para o matrimônio e a maternidade. Os Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife, obra publicada em 1798, pelo bispo Dom Azeredo Coutinho, retratam a intenção educativa e a capacidade de reformulação e de adaptação dos Recolhimentos.<hr/>Abstract: The article delas with the history of retreats created in the modern period with the intention of guarding, shaping and/or punishing women. In the case of Portuguese America, the retreats both made up for the lake of contentual models and guarded or punished the women who lived in that territory. From the second half of the 18th century, due to the circulation of Enlightenment ideas, some schools attached to those spaces emerged with the intention of educating women for secular life and preparing them for marriage and motherhood. The Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife, a work published in 1798 by Bishop Dom Azeredo Coutinho, portray the educational intention and ability to reformulate and adapt the retreats.<hr/>Resumen: El artículo aborda la historia de los recogimientos creados em la época moderna con la intención de custodiar, formar y/o castigar a las mujeres. En el caso de la América portuguesa, los recogimientos suplían la falta de modelos conventuales y custodiaban o castigaban a las mujeres que vivían en ese territorio. A partir de la segunda mitad del siglo XVIII, debido a la circulación de las ideas ilustradas, algunas escuelas anexas a esos espacios surgieron con la intención de educar a las mujeres para la vida laica y prepararlas para el matrimonio y la maternidad. Los Estatutos do Recolhimento Nossa Senhora da Glória do Recife, obra publicada en 1798 por el obispo Dom Azeredo Coutinho, retratan la intención educativa y la capacidad de reformular y adaptar los recogimientos. <![CDATA[Educação, hereditariedade e eugenia: o projeto educacional de Octavio Domingues (1926-1932)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The professor, geneticist, and director of the periodical Boletim de Eugenia Octavio Domingues (1897-1972) is an intellectual little studied in the field of Education, despite the publication of dozens of articles and books on the subject. From documentary research in dialogue with the specialized bibliography, this article analyzes the publications of Domingues in the Revista de Agriculturafrom 1926 to 1930, and in the Boletim de Eugenia from 1930 to 1932, explaining the relationship between education, heredity, and eugenics developed in these journals. We conclude that Domingues considered education as the most fruitful means for the formation of eugenics consciousness, structuring an elitist and authoritarian educational project, despite the pro-miscegenation and ‘humanist’ arguments present in his work.<hr/>Resumo: Octavio Domingues (1897-1972), professor, geneticista e diretor do periódico Boletim de Eugenia, é um intelectual ainda pouco estudado no campo da Educação, embora tenha publicado dezenas de artigos e livros sobre o tema. A partir de uma pesquisa documental em diálogo com a bibliografia especializada, o presente artigo analisa as publicações de Domingues na Revista de Agricultura, de 1926 a 1930, bem como no Boletim de Eugenia, de 1930 a 1932, explicitando a relação entre educação, hereditariedade e eugenia desenvolvida nesses periódicos. Conclui-se que Domingues considerou a educação como o meio mais profícuo para a formação da consciência eugênica, estruturando um projeto educacional elitista e autoritário, a despeito dos argumentos pró-miscigenação e ‘humanistas’ presentes em sua obra.<hr/>Resumen: El profesor, genetista y director del periódico Boletim de Eugenia Octavio Domingues (1897-1972) es un intelectual aún poco estudiado en el campo de la Educación, a pesar de haber publicado decenas de artículos y libros sobre el tema. A partir de una investigación documental en diálogo con la bibliografía especializada, este artículo analiza las publicaciones de Domingues en la Revista de Agricultura de 1926 a 1930, y en el Boletim de Eugenia de 1930 a 1932, explicando la relación entre educación, herencia y eugenesia desarrollada en estos periodicos. Concluimos que Domingues consideró la educación como el medio más fecundo para la formación de la conciencia eugenésica, estructurando un proyecto educativo elitista y autoritario, a pesar de los argumentos pro-mestizaje y ‘humanistas’ presentes en su obra. <![CDATA[Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX e século XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No presente artigo, problematizamos as apropriações para o ensino de geometria elaboradas por José Augusto Coelho, na passagem do século XIX para o XX, no Brasil e em Portugal. Mobilizamos manuais pedagógicos de Portugal, normativas e pesquisas sobre a formação de professores portugueses e brasileiros, para a análise, diálogo e cotejamento das fontes. Como conclusões, destacamos que as divergências e tensões entre as abordagens dos ‘saberes a ensinar e para ensinar’ contribuem para elucidar a apropriação de Coelho no processo formativo de professores nos dois países. O alargamento no processo analítico, de modo a incluir outras disciplinas que participaram da formação do professor primário, como a de Desenho, permite melhor compreender os saberes profissionais em questão, seja no contexto de Portugal, seja no do Brasil.<hr/>Abstract: In this article, we problematize the appropriations for the teaching of geometry developed by José Augusto Coelho, in the turn of the 19th to the 20th century, in Brazil and Portugal. We mobilized pedagogical manuals from Portugal, regulations and research on the training of Portuguese and Brazilian teachers, for analysis, dialogue and comparison of sources. As conclusions, we emphasize that the divergences and tensions between the approaches of the ‘knowledge to teach’ and ‘knowledge for teaching’ contribute to elucidate the appropriation of Coelho in the training process of teachers in both countries. The expansion of the analytical process to include other disciplines that participated in the training of primary teachers, such as Drawing, allows a better understanding of the professional knowledge in question, whether in the context of Portugal or Brazil.<hr/>Resumen: En este artículo, problematizamos las apropiaciones para la enseñanza de la geometría desarrolladas por José Augusto Coelho, en el cambio del siglo XIX al XX, en Brasil y Portugal. Movilizamos manuales pedagógicos de Portugal, normativas e investigaciones sobre la formación de profesores portugueses y brasileños, para análisis, diálogo y comparación de fuentes. Como conclusiones, destacamos que las divergencias y tensiones entre los enfoques del ‘saber a enseñar’ y el ‘saber para enseñar’ contribuyen a dilucidar la apropiación de Coelho en el proceso de formación de docentes en ambos países. La ampliación del proceso analítico, para incluir otras disciplinas que participaron en la formación de profesores de primaria, como el Dibujo, permite una mejor comprensión del saber profesional en cuestión, ya sea en el contexto de Portugal o Brasil. <![CDATA[Jardim secreto: educação como desejo de liberdade na diáspora africana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942023000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No presente artigo, problematizamos as apropriações para o ensino de geometria elaboradas por José Augusto Coelho, na passagem do século XIX para o XX, no Brasil e em Portugal. Mobilizamos manuais pedagógicos de Portugal, normativas e pesquisas sobre a formação de professores portugueses e brasileiros, para a análise, diálogo e cotejamento das fontes. Como conclusões, destacamos que as divergências e tensões entre as abordagens dos ‘saberes a ensinar e para ensinar’ contribuem para elucidar a apropriação de Coelho no processo formativo de professores nos dois países. O alargamento no processo analítico, de modo a incluir outras disciplinas que participaram da formação do professor primário, como a de Desenho, permite melhor compreender os saberes profissionais em questão, seja no contexto de Portugal, seja no do Brasil.<hr/>Abstract: In this article, we problematize the appropriations for the teaching of geometry developed by José Augusto Coelho, in the turn of the 19th to the 20th century, in Brazil and Portugal. We mobilized pedagogical manuals from Portugal, regulations and research on the training of Portuguese and Brazilian teachers, for analysis, dialogue and comparison of sources. As conclusions, we emphasize that the divergences and tensions between the approaches of the ‘knowledge to teach’ and ‘knowledge for teaching’ contribute to elucidate the appropriation of Coelho in the training process of teachers in both countries. The expansion of the analytical process to include other disciplines that participated in the training of primary teachers, such as Drawing, allows a better understanding of the professional knowledge in question, whether in the context of Portugal or Brazil.<hr/>Resumen: En este artículo, problematizamos las apropiaciones para la enseñanza de la geometría desarrolladas por José Augusto Coelho, en el cambio del siglo XIX al XX, en Brasil y Portugal. Movilizamos manuales pedagógicos de Portugal, normativas e investigaciones sobre la formación de profesores portugueses y brasileños, para análisis, diálogo y comparación de fuentes. Como conclusiones, destacamos que las divergencias y tensiones entre los enfoques del ‘saber a enseñar’ y el ‘saber para enseñar’ contribuyen a dilucidar la apropiación de Coelho en el proceso de formación de docentes en ambos países. La ampliación del proceso analítico, para incluir otras disciplinas que participaron en la formación de profesores de primaria, como el Dibujo, permite una mejor comprensión del saber profesional en cuestión, ya sea en el contexto de Portugal o Brasil.