Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420090001&lang=pt vol. 09 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Organismos estatales de selección y control de manuales escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo estudia las Comisiones estatales de Regulación de Textos escolares, instituidas en Argentina a comienzos del siglo XX. El análisis revela una liberalización en las prescripciones y una cesión de decisiones a los editores e imprenteros así como la instauración del libro de texto como herramienta ineludible del trabajo escolar. El fortalecimiento de la indústria editorial escolar derivó en un desplazamiento de las funciones de control y selección por parte del Estado sobre el material producido hacia las mismas editoriales -y, eventualmente, los maestros-. Los vínculos entre las propuestas estatales y las tecnologías del mercado acarrearon una validación por parte del Estado de las conveniencias de la industria del libro; con su consiguiente injerencia creciente sobre los aspectos pedagógicos a implementar en la escuela.<hr/>The article studies the State Commissions for the regulation of Schoolbooks, instituted in Argentine at the beginning of the 20th-century. The analysis exhibits a gradual liberalization of the prescriptions and a reassignment of decisions to the publishers, as well as the institution of schoolbooks as ineludible tool of the pedagogical methodology throughout that century. The growing of the publishing industry resulted in a displacement of the functions of control and selection of the produced teaching materials from the State on teachers and publishing companies. The bonds between State proposals and market technologies entailed a state validation of the companies’ conveniences; one of its more harmful consequences was their increasing meddling in the pedagogical methodology to implement in the school. <![CDATA[A educação na Itália fascista (1922-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a educação na Itália no período 1922-1945, identificando os mecanismos postos em prática pelo regime fascista para colocar a escola a seu serviço. Partindo da Reforma Gentile, estuda o processo de fascistização da escola em seus diferentes níveis. Esse processo, que se inicia com a fascistização das associações de professores, acentua-se a partir de 1935, com a militarização da escola e a implantação das leis racistas no sistema de ensino, em 1938. Alcança seu auge com a Carta da Escola, em 1939. Toda essa estrutura começa a ser desmontada em 1943, com a queda de Mussolini.<hr/>This article analyzes education in Italy in the period of 1922- 1945, identifying the mechanisms put into practice, by the fascist regime, so that schools would serve its interests. Beginning with the Gentile Reform, it examines the process of schools’ fascist indoctrination in its different levels. This process begins with the Teachers’ Associations in 1935, and increases with the schools’ militarization. In 1938, racist laws were introduced in the teaching system. It reaches its climax with the School Letter in 1939. All this structure began to collapse in 1943 with Mussolini’s fall. <![CDATA[A contribuição de Aléxis de Tocqueville por meio da obra A democracia na América para a elaboração das argumentações de Tavares Bastos sobre a organização escolar e político- institucional no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, objetiva-se demonstrar a contribuição que A democracia na América propiciou aos escritos de Tavares Bastos (1839-1875), no que se refere à escola como um ambiente indispensável à formação da unidade e identidade nacional e à discussão da educação como uma forma de integrar o imigrante à sociedade brasileira, temas também abordados por Aléxis de Tocqueville, no estudo realizado sobre a sociedade norte-americana. Percebe-se o uso por Tavares Bastos de idéias defendidas por Tocqueville especialmente no que se refere ao reordenamento político administrativo, à valorização do aparato jurídico, que deveria amparar as instituições do país, e, finalmente, à defesa do bem-estar social, da educação cívica e da liberdade, defendidos por Tavares Bastos (1975).<hr/>The objective of this article is to show the contribution of The democracy of America in the writings of Tavares Bastos (1839- 1875), which depicts the school as an indispensable environment for the construction of national unity and identity, as well as discusses education as a form of integrating the immigrant into the Brazilian society. Such themes were also dealt with by Aléxis de Tocqueville in his study of North-American society. It is noticeable that Tavares Bastos makes use of the ideas defended by Tocqueville, especially regarding political-administrative reorganization, the importance of the juridical apparatus, that should give support to the country’s institutions, and, finally, the defense of social welfare, civic education, and freedom, also defended by Tavares Bastos (1975). <![CDATA[A Reforma Antônio Carneiro Leão no final dos anos de 1920]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Reforma Carneiro Leão da educação pernambucana, promulgada pelo governador Estácio Coimbra, em 1928, inscreve-se entre as ocorridas no Brasil, nos anos de 1920 e 1930, inspiradas na Escola Nova, respondendo a um clamor de modernização do país. Impunha-se republicanizar a República, mediante uma educação que atendesse às exigências de uma nova sociedade industrial e urbana, evoluindo para uma democracia social e econômica. Para Carneiro Leão, a educação tornaria o povo brasileiro uma força criadora, neutralizando a carga nociva e vergonhosa advinda de nossas raízes étnicas. Uma educação cívica e profissionalizante minimizaria essa herança danosa. A reforma, implantada por educadores paulistas, teve duração efêmera em razão dos fatos de 1930 e da queda do Governo Coimbra.<hr/>Carneiro Leão’s Reform of the education in Pernambuco, promulgated by the State Governor Estácio Coimbra, in 1928, is among those taken place in Brazil, in the 1920s and 1930s, which were inspired by Escola Nova (New School) Movement. Such reforms were intended as an answer to the claims for the Country’s modernization. It was a necessity to make the Republic look like one, by means of an education that could meet the demands of a new urban, industrial society, which was evolving into a social economic democracy. According to Carneiro Leao, education should turn the Brazilian people into a creative power, neutralizing the damaging and embarrassing burden generated from our ethnical roots. A professionalizing civic education would diminish such damaging heritage. The reform, put into practice by educators from São Paulo, was short-lived due to the happenings of the 1930s, as well as to the falling of Coimbra’s administration. <![CDATA[Dos “discursos fundadores” à criação de uma “memória coletiva”: Formas de como se escrever a(s) história(s) da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é demonstrar como Júlio de Mesquita Filho e Fernando de Azevedo preocuparam-se em elaborar “discursos fundadores”, por meio de “pronunciamentos” e “discursos” efetuados em momentos de consagração da instituição, em que eram convidados a participar, com vistas a definir os principais momentos e “atores sociais” que vieram a participar da criação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934. Esses discursos, em parte, fixados na “memória coletiva” serviram, muitas vezes, de base para indicar formas de como se deveria escrever a(s) história(s) da USP. Indica-se, ainda, que, em muitos casos, tais discursos eram criticados, e às vezes até refeitos, por outros “atores sociais” do período, que, direta ou indiretamente, também haviam participado da criação da universidade.<hr/>The purpose of this article is to show how Julio de Mesquita Filho and Fernando de Azevedo worried about to prepare “fouding speeches”, through “pronouncements” and “speeches” effectuated at moments of consecration of the institution, which were invited to participate, in order to define the principal moments and “social actors” that participate of the Universtity of Sao Paulo’s creation, in 1934. These speeches, in part, fixed on the “collective memory”, helped, many times, of basis to indicate the form of how to writing the history(ies) of the University of São Paulo. It indicates, that, in many cases, such speeches were criticized, and sometimes even remade, by another “social actors” of the period, which directly or indirectly, they had participated of the creation of the university. <![CDATA[Os primórdios da Universidade de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A criação da Universidade de São Paulo (USP) no início da década de 1930 comportou disputas de projetos quanto à sua organização. A Escola Politécnica de São Paulo pretendia tornar-se o núcleo da futura instituição. No entanto, a opção adotada em 1934 atribuiu essa incumbência à recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Isso provocou forte reação das antigas unidades profissionalizantes incorporadas à universidade, em especial na Escola Politécnica. O atual trabalho pretende acompanhar os conflitos entre a Escola Politécnica e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras nos tumultuados primórdios da USP.<hr/>The foundation of São Paulo University, in the beginning of the decade of 1930, suffered disputes of projects for its organization. The São Paulo Polytechnic School intended to become the nucleus of the coming institution. Meanwhile, the option adopted in 1934 imputed this duty to the newly created Faculty of Philosophy, Sciences and Literature, which provoked a strong reaction of the early professionalizing units that were connected to the university, specially in Polytechnic School. The present text intends to study the conflicts between São Paulo Polytechnic School and Faculty of Philosophy, Sciences and Literature during the tumultuous beginnings of São Paulo University. <![CDATA[Nem “programa de índio”, nem “presente de grego”: Uma crítica a concepções teórico-metodológicas em pesquisas sobre educação escolar indígena, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1995-2001)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escolarização formal de indígenas ocorre no Brasil há quase um século, mas grande parte da história da educação escolar nas aldeias ainda está por ser escrita. Ainda são poucos os estudiosos que se debruçam sobre os processos de educação formal realizados junto aos índios pelo órgão indigenista oficial, missões religiosas e outras instituições ao longo do século XX. O objetivo do artigo é apresentar, sinteticamente, os primeiros resultados de um amplo estudo empreendido pelos autores sobre a história da educação escolar indígena no Brasil, com ênfase na Região Centro- Oeste, particularmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.<hr/>Formal schooling of Indians has occurred in Brazil for almost one century, but great part of the History of Schooling in the settlements has not been written yet. Few scholars dedicate themselves to the processes of formal schooling involving the Indians, carried out by official Indian organisms, religious missions and other institutions throughout the 20th century. The aim of this article is to present a synthesis of the first results of a broad study carried out about the History of Indian Schooling in Brazil, focusing the Midwest, especially Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. <![CDATA[Educação, história e cultura no Brasil Colônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escolarização formal de indígenas ocorre no Brasil há quase um século, mas grande parte da história da educação escolar nas aldeias ainda está por ser escrita. Ainda são poucos os estudiosos que se debruçam sobre os processos de educação formal realizados junto aos índios pelo órgão indigenista oficial, missões religiosas e outras instituições ao longo do século XX. O objetivo do artigo é apresentar, sinteticamente, os primeiros resultados de um amplo estudo empreendido pelos autores sobre a história da educação escolar indígena no Brasil, com ênfase na Região Centro- Oeste, particularmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.<hr/>Formal schooling of Indians has occurred in Brazil for almost one century, but great part of the History of Schooling in the settlements has not been written yet. Few scholars dedicate themselves to the processes of formal schooling involving the Indians, carried out by official Indian organisms, religious missions and other institutions throughout the 20th century. The aim of this article is to present a synthesis of the first results of a broad study carried out about the History of Indian Schooling in Brazil, focusing the Midwest, especially Mato Grosso and Mato Grosso do Sul.