Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420090002&lang=es vol. 09 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ação privada e poder público na luta pela instrução: Portugal na segunda metade do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para a consolidação de seu poder no século XIX os Estados nacionais desenvolveram novos mecanismos de difusão ideológica, entre os quais se destacam os sistemas nacionais de ensino. Ante as dificuldades financeiras, os Estados abriram lugar à iniciativa privada, o que era também um meio de fazer da instrução uma causa nacional. Em Portugal, o Estado padecia pela escassez de recursos e de vontade política e os particulares são conclamados a partilhar o esforço pelo oferecimento da instrução popular. Diversos tipos de participação ocorrem no período, destacando-se, no presente estudo, o envolvimento de um empresário de uma freguesia do interior de Portugal, esforçando-se para conseguir construir e doar uma escola à municipalidade. No entanto, apesar de toda a carência instrucional do país e do discurso valorizador da educação vigentes à época, a tarefa não será fácil, enfrentando diversas formas de oposição no nível político local, fazendo com que o processo suba às instâncias superiores, envolvendo o governador civil de Aveiro e a Direcção de Instrucção Publica do Ministério do Reino. Utilizando-se de documentação guardada na Torre do Tombo, em Lisboa, pretende-se demonstrar a complexidade no processo de difusão da educação e os conflitos de poder que acompanham mesmo temáticas que poderiam ser consideradas consensuais.<hr/>For the consolidation of their power in the 19th century, the national states developed new mechanisms to impart their ideology, among which the national systems of teaching. Because of the financial difficulties, the states allowed the private sphere in, what turned out to be a way to change instruction into a national cause. In Portugal, the State did not have the economic resources neither the political will. The private sphere was invited to take part in that effort to offer popular instruction. Various types of participation occurred in that period, reaching evidence the engagement of an entrepreneur of a neighborhood in the country area of Portugal. He tried all that he could to build and to offer a school to the community. Even though there was a great scarcity of instruction in the country and the political discourse supported the enterprise, the task would not be easy at all. He had to face the local political power, in the sequence the same problem in the higher spheres of political power. Even the civil governor of Aveiro and the direction of the Secretary of Public Instruction of the government. Taking up fi les and documents of the “Torre do Tombo”, in Lisbon, this work tries to show the complexity of the process of the diffusion of education and the conflicts of power that followed, specially those issues which seemed to be consensual. <![CDATA[A “vulgata histórica” ou o que todo “indivíduo de certa cultura” deveria conhecer sobre o mundo no início do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata dos conteúdos de história universal que aos futuros engenheiros, médicos e advogados deveria interessar em sua passagem pelo ensino secundário no Rio de Janeiro, segundo o professor e historiador Jonathas Serrano (1855-1944). Aqui, discute-se também a autoria, concepções pedagógicas e historiográficas dos programas produzidos para o referido componente curricular na Primeira República, com destaque para as disputas entre os adeptos do “socialismo cristão” e os militantes do “socialismo materialista” no Brasil.<hr/>This article deals with the contents of universal history that the future engineers, doctors and lawyers would have to interest, in its experience for secondary education in Rio de Janeiro, according to professor and historian Jonathas Serrano (1855-1944). Here one argues also the authorship, pedagogical and historiographical conceptions of the programs produced for the curricular component related one in the First Republic, with prominence for the disputes between the adepts of the “Christian socialism” and the militant ones of the “materialistic socialism” in Brazil. <![CDATA[Políticas de ações negativas e aspirações de famílias negras pelo acesso à escolarização na província do Maranhão no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho descreve aspectos da relação entre negros e a escolarização na província do Maranhão durante o século XIX. Utiliza fontes primárias impressas e manuscritas sobre a instrução pública. Caracteriza a ocorrência de políticas de ações negativas viabilizadas no período com objetivo de dificultar o acesso de negros ao ensino público, por meio de critérios com base na condição e na cor da pele. Destaca as aspirações de famílias negras pela escolarização de seus filhos, evidenciando que os negros não estiveram alheios ao significado social que o acesso aos saberes da leitura, escrita e contagem vinha recebendo ao longo do século.<hr/>The present work describes aspects of relation between the black people and schooling in the province of Maranhão during the XIX century. It uses primary sources, printed and handwritten, about the public instruction. It characterizes the occurrence of policies for negative actions that happened in this period to impede the access of black people in school public through criteria based on the conditions and the color of skin dark. This paper also emphasizes the aspirations of family black for education of their children, showing that black people were not alien to the social significance that access to the knowledge of reading, writing, and counting had obtained along the XIX century. <![CDATA[Colônia Orfanológica Isabel: Uma escola para negros, índios e brancos (Pernambuco 1874-1889)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto busca retratar práticas educativas estabelecidas para meninos negros, brancos e índios na Colônia Orfanológica Isabel, instituição que funcionou em Pernambuco, na segunda metade do século XIX, sob os cuidados dos missionários capuchinhos, com o objetivo de receber crianças órfãs e ingênuas.<hr/>The present text search to portray educativies practicals established for black, white boys and indians in the Colônia Orfanológica Isabel, institution that functioned in Pernambuco, in the half second XIX century under the caries of the missionaries capuchinhos, with the objective to receive orphans and naive children. <![CDATA[Livros para a escola primária carioca no século XIX: Produção, circulação e adoção de textos escolares de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre produção, aprovação e adoção de livros para uso das escolas públicas primárias cariocas na segunda metade do século XIX. Na análise privilegiamos, especialmente, a atuação de professores e professoras primárias como autores e/ou tradutores de textos. Sustentamos a hipótese de que esses professores, homens e mulheres, se destacaram por sua atuação como intelectuais do ensino e da cidade. Intelectuais que, desempenhando e disputando a função-autor, participaram na produção de saberes, textos, materiais e livros escolares, interferindo na configuração da cultura escolar na cidade do Rio de Janeiro.<hr/>In this article we present some results of the research about the production, approval and adoption of books for the use of the carioca elementary public schools in the second half of the Nineteenth century. In the analysis we privileged, especially, the elementary teachers’ actuation as authors and/or texts translators. We support the hypothesis that these teachers, men and women, stood out because of their actuation as city and teaching intellectuals. Intellectuals that, fulfilling and disputing the author-function, participated in the production of knowledge, texts, materials and school books, interfering in the configuration of the school culture in the city of Rio de Janeiro. <![CDATA[O ensino da leitura e escrita segundo Antônio d’Ávila: Práticas escolares (1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o objetivo de contribuir para a compreensão da história da formação de professores primários no Brasil, em especial de alfabetizadores, apresentam-se, neste artigo, resultados de pesquisa desenvolvida por meio de análise da configuração textual do manual Práticas escolares (1940), publicado pela editora Saraiva e escrito pelo educador paulista Antônio d’Ávila. Na análise desse manual, com ênfase nos capítulos referentes ao ensino da leitura e da escrita, encontra-se uma síntese dos saberes e das práticas derivadas, predominantemente, do ideário escolanovista e que eram consideradas necessárias para que os futuros professores pudessem exercer, com eficiência e êxito, suas atividades no magistério primário, especialmente as referentes ao ensino da leitura e escrita.<hr/>In order to contribute to the comprehension of the history of the education of elementary school teachers in Brazil, especially of literacy teachers, they are presented in this paper the results of the research developed through the textual configuration analysis of the 1940’s manual Práticas escolares (School practices), published by Saraiva Editors and written by Antônio d’Ávila, an educator from São Paulo State, Brazil. In the analysis of this manual, where chapters referring to teaching of reading and writing are also included, there is a synthesis of knowledges and practices mostly derived from the New School Ideals and that were considered necessary for future teachers to be able to exercise, with efficiency and success, their activities in the elementary school, especially those referring to the teaching of reading and writing. <![CDATA[A revista Educação Physica (1932-1945): Fórmula editorial, prescrições educacionais, produtos e publicidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo analisa a revista Educação Physica com base em sua fórmula editorial, produzindo uma arqueologia do impresso, ao tomar como foco central da investigação o seu aparelho crítico, os dispositivos editoriais empregados pelos editores para maior controle sobre os modos de manipulação e usos do periódico. Busca perceber o impresso como dispositivo de normatização de práticas, de intervenção e imposição de modelos pedagógicos para a nascente disciplina escolar Educação Física, na década de 1930. Desse modo, trabalha com a hipótese de que o estudo do aparelho crítico de um impresso é, como o próprio conteúdo veiculado, importante para a compreensão de um projeto editorial, as representações e os saberes que faz circular.<hr/>The study analyses the Educação Physica magazine based on its editorial formula creating an archeology of the circular, when the investigation is mainly focuses on the its critical instrument, editorial devices used by the editors for a greater control on the manipulation ways and periodical uses. It aims at seeing the circular as device of standardization of practice, intervention and the imposing of pedagogical models for the nascent school subject Physical Education, in the thirties. This way, the paper works with the hypothesis that the critical instrument study of a certain circular is, just like the associated content itself, important for the understanding of an editorial project, the representations and knowledge in circulation. <![CDATA[Rui Barbosa: Pensamento e ação - uma análise do projeto modernizador para a sociedade brasileira com base na questão educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942009000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo analisa a revista Educação Physica com base em sua fórmula editorial, produzindo uma arqueologia do impresso, ao tomar como foco central da investigação o seu aparelho crítico, os dispositivos editoriais empregados pelos editores para maior controle sobre os modos de manipulação e usos do periódico. Busca perceber o impresso como dispositivo de normatização de práticas, de intervenção e imposição de modelos pedagógicos para a nascente disciplina escolar Educação Física, na década de 1930. Desse modo, trabalha com a hipótese de que o estudo do aparelho crítico de um impresso é, como o próprio conteúdo veiculado, importante para a compreensão de um projeto editorial, as representações e os saberes que faz circular.<hr/>The study analyses the Educação Physica magazine based on its editorial formula creating an archeology of the circular, when the investigation is mainly focuses on the its critical instrument, editorial devices used by the editors for a greater control on the manipulation ways and periodical uses. It aims at seeing the circular as device of standardization of practice, intervention and the imposing of pedagogical models for the nascent school subject Physical Education, in the thirties. This way, the paper works with the hypothesis that the critical instrument study of a certain circular is, just like the associated content itself, important for the understanding of an editorial project, the representations and knowledge in circulation.