Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420100001&lang=es vol. 10 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o relatório produzido pelo inspetor de ensino de Minas Gerais, Estevão de Oliveira, em virtude da viagem realizada, em 1902, para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de delinear um plano de reforma para o ensino público primário e normal mineiro. Nessa viagem, Estevão visitou algumas escolas e observou os modelos escolares e os métodos pedagógicos ali adotados, refletindo, por comparação, sobre o estado da instrução mineira, sendo lugar comum de toda a argumentação o atraso de Minas Gerais em relação aos estados visitados. Por meio do exercício comparativo, Estevão construiu o outro e a si mesmo (no caso, Minas Gerais) a partir de semelhanças e diferenças, em um esforço contínuo de estabelecimento de uma classificação dos três estados dentro do Brasil.<hr/>This article analyzes the report produced by Estevão de Oliveira - educational supervisor in Minas Gerais - as a result of the journey undertaken in 1902 to São Paulo and Rio de Janeiro. The purpose was to outline the public primary and normal teaching reform in Minas Gerais. In this trip, Estevão visited some schools and observed the educational models and the pedagogical methods adopted there, reflecting, by comparison, about the stage of education in Minas Gerais, constantly showing how behind it was in relation to the visited states. By means of comparative exercise, Estevão built the other and himself (in this case, Minas Gerais) from similarities and differences, in a continuous effort to classify the three states within Brazil. <![CDATA[Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Intercâmbio Brasil-Uruguai (1931)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nomeada por Belisario Penna - que ocupava interinamente a pasta do Ministério da Educação e Saúde - Armanda Álvaro Alberto integrou, em outubro de 1931, a Comissão de Intercâmbio Intelectual Brasil-Uruguai. Se a análise das motivações de sua indicação para integrar a referida comissão permite compreender o contexto político da viagem, a antiga relação de amizade com o ministro interino, bem como o seu processo de legitimação no debate educacional; o exame de sua conferência no Museu Pedagógico de Montevidéu e do seu relatório apresentado, em seu retorno, na sede da Associação Brasileira de Educação, propicia capturar sua visão das reformas educacionais que se desenvolviam em terras brasileiras desde a década anterior e sua particular admiração por determinadas experiências educativas desenvolvidas no país vizinho. A correspondência mantida com educadores uruguaios permite concluir que, como tantos educadores, ela lançou mão de sua viagem para legitimar tanto a sua experiência pedagógica como as iniciativas educacionais visitadas de inspiração escolanovista e legitimar-se, ainda mais, no debate educacional.<hr/>Nominated for Belisario Penna - that temporarily occupied the folder of the Ministry of the Education and Health - Armanda Álvaro Alberto integrated, in October of 1931, the Commission of Intellectual Interchange Brazil-Uruguay. If the analysis of the motivations of her indication to integrate the cited commission allows to understand the context politician of the trip, the old relation of friendship with the temporary minister, as well as her process of legitimation in the educational debate, the examination of her conference in the Pedagogical Museum of Montevidéu and her presented report, in her return, the headquarters of the Brazilian Association of Education propitiates to capture her vision of the educational reforms that if developed in Brazilian lands since the previous decade and its particular admiration for determined developed educative experiences in the neighboring country. The correspondence kept with Uruguayan educators allows to conclude that, as many educators, she launched hand of her trip to legitimize her pedagogical experience in such a way as the educational initiatives visited of escolanovists inspiration and to legitimize herself, still more, in the educational debate. <![CDATA[Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo procura refletir sobre as viagens pedagógicas realizadas por professores duma instituição concreta, o atual Instituto de Odivelas (Portugal), dedicada à educação, em regime de internato, de crianças e jovens do sexo feminino filhas de militares e caracterizada pela sua exemplaridade e pelo desenvolvimento, em momentos diferenciados, de um conjunto de inovações pedagógicas. Dessas viagens resultaram relatórios, que constituem a principal fonte do presente trabalho e que permitem pensar a viagem como recurso tendo em vista a legitimação do projecto educativo do Instituto.<hr/>This article tries to make a reflection on the travels made by teachers of a specific institution, the current Instituto de Odivelas Odivelas Institute (Portugal), dedicated to education, on a boarding-school scheme, of children and young female children military daughters and characterized by their exemplary and by development, in different moments, of a set of pedagogical innovations. From these travels resulted reports, which are the main source of this work and allow us to think in travel as a resource for the legitimacy of the educational project of the Institute. <![CDATA[Olhar o outro, ver a si: um professor primário brasileiro no “Velho Mundo” (1890-1892)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho analisa o relatório produzido pelo professor público primário da cidade do Rio de Janeiro, Luiz Augusto dos Reis, entre 1890 e 1892, ocasião em que visitou escolas e instituições educacionais em Portugal, Espanha, França e Bélgica. O relatório, publicado em 1892 pela Imprensa Nacional, constitui uma fonte significativa para análise não apenas da história da circulação de ideias, instituições e modelos educacionais internacionais no Brasil, mas, sobretudo, das práticas de apropriação e difusão desses mesmos modelos pelos professores da cidade do Rio de Janeiro, aqui considerados como mediadores de culturas. A abordagem privilegiou o exame das representações construídas a respeito da legislação educacional, escolas e instituições visitadas, condições de trabalho docente e práticas pedagógicas observadas nas cidades portuguesas de Lisboa e Porto.<hr/>This study analyses the report written by the public primary teacher of the city of Rio de Janeiro, Luiz Augusto dos Reis, between 1890 and 1892, when he visited the schools and educational institutions in Portugal, Spain, France and Belgium. The report, publicized in 1892 through Imprensa Nacional, constitutes a significant document to the analysis not only of the ideas circulation, institutions and international educational models in Brazil, but, also, to the study of the appropriation and diffusion of those by the teachers of the city of Rio de Janeiro, considered in this paper as culture mediators. The approach used privileged the examination of the representations built about the educational law, schools and institutions visited, teaching work conditions and pedagogical practices observed in the Portuguese cities of Lisboa and Porto. <![CDATA[Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as influências do duplo processo de globalização e da construção da identidade europeia nos programas oficiais e nos conteúdos de ensino apresentados nos manuais de história e geografia do ciclo terminal do ensino secundário na França entre 1995 e 2002. Os aspectos destrutivos e ameaçadores da globalização são regularmente percebidos e descritos nas obras escolares como um risco de perda de identidade, advinda da uniformização cultural e alienação social. Os manuais destacam ainda o efeito diferenciador, que, ao mesmo tempo, provoca o crescimento das desigualdades e estimula as resistências identitárias. Quanto à possibilidade de construção de uma identidade europeia, acima das diversidades culturais locais e regionais, no conjunto, os manuais e programas são portadores das mesmas mensagens que assinalam o caráter voluntarioso e político dessas iniciativas. O europeísmo da Europa permanece problemático e a referência à identidade europeia, definida através de uma cultura comum, está praticamente ausente dos manuais, sendo mencionada como uma espécie de perspectiva humanista, em espaços específicos, à margem dos textos principais que desenvolvem os conteúdos.<hr/>This paper analyses influences about the double process of globalization and construction of European identity at scholar official programs and at teaching contents showed in textbooks of history and geography at secondary terminal cycle in France between 1995 and 2002. The destructive and threatening aspects of globalization are regularly perceived and described at scholar works as a risk of lost of identity, came from cultural uniformity and social alienation. The manual highlights yet the differentiating effect that, at the same time, cause growth of inequalities and stimulates the resistance identity. About the possibility of constructing an European identity, above local and regional level of cultural diversity, as a whole, the manual and programs are carrying the same message which signs the self- will and political character of these initiatives. The Europeanism of Europe remains problematic and the reference to European identity, which is defined through a common culture, is practically absent of manuals and the European identity is mentioned as a kind of humanistic perspective, at specific spaces, out of principal texts that developing the contents. <![CDATA[Ensino de história e cultura escolar: fontes e questões metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata de questões metodológicas e relacionadas às fontes quando da realização de pesquisas acerca da cultura escolar, mais especificamente no que se refere à disciplina escolar história. Tratamos fundamentalmente de dois tipos de fonte documental: 1) Registros manuscritos internos de escolas da rede estadual de São Paulo (décadas de 1960 e 1970) e 2) Relatórios de estágio dos alunos de prática de ensino de história da Feusp (1972-79). Discutimos as práticas escolares relativas ao ensino de história durante a ditadura militar brasileira.<hr/>The present article examines some methodological questions and the sources used when the matter is school culture research, especially about History as a school discipline. We focus on two types of documental source: 1) Written records of district schools of São Paulo (in the decades of 1960 and 1970) and 2) Apprenticeship reports of Practice of History Teaching from students of Feusp (1972-79). We also discuss the school practices related to the History teaching in the period of the Brazilian military dictatorship. <![CDATA[As escolas públicas de primeiras letras de meninas: das normas às práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a organização da instrução pública em Minas Gerais no século XIX, com atenção especial às escolas de primeiras letras voltadas para meninas. Busca analisar a relação entre as determinações normativas e as apropriações realizadas por professoras, alunas, famílias e a comunidade, o que permite analisar as práticas escolares nesse processo de estabelecimento das escolas na província. Como em todo momento de mudanças, podem ser percebidas tensões; a rigidez do controle e da fiscalização que tinham como contraponto a resistência de alunas e professoras, manifestada na evasão e atribuição de fraco desempenho a causas alheias à própria vontade.<hr/>This paper discusses the organization of the public instruction in Minas Gerais in the nineteenth century, with special attention to the schools of first letters - escolas de primeiras letras - that are destined to the girls. It tries to analyze the relation between the normative determinations and the appropriations realized by teachers, students, families and the community, what empower to analyze the scholar practices in this process of schools’ establishment in the province. As well as in every moment of change, it is possible to notice tensions; the rigidity of the control and of the inspection that had as opposition point the resistance of students and teachers manifested on school dropout and on the attribution of weak performance related to strange reasons than the own will. <![CDATA[Siete preguntas a Antonio Viñao Frago]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute a organização da instrução pública em Minas Gerais no século XIX, com atenção especial às escolas de primeiras letras voltadas para meninas. Busca analisar a relação entre as determinações normativas e as apropriações realizadas por professoras, alunas, famílias e a comunidade, o que permite analisar as práticas escolares nesse processo de estabelecimento das escolas na província. Como em todo momento de mudanças, podem ser percebidas tensões; a rigidez do controle e da fiscalização que tinham como contraponto a resistência de alunas e professoras, manifestada na evasão e atribuição de fraco desempenho a causas alheias à própria vontade.<hr/>This paper discusses the organization of the public instruction in Minas Gerais in the nineteenth century, with special attention to the schools of first letters - escolas de primeiras letras - that are destined to the girls. It tries to analyze the relation between the normative determinations and the appropriations realized by teachers, students, families and the community, what empower to analyze the scholar practices in this process of schools’ establishment in the province. As well as in every moment of change, it is possible to notice tensions; the rigidity of the control and of the inspection that had as opposition point the resistance of students and teachers manifested on school dropout and on the attribution of weak performance related to strange reasons than the own will.