Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420110001&lang=pt vol. 11 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Lugares de memória, espaços de saberes e vestígios da cultura escolar: estratégias propedêuticas em prol da história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A aventura de inventariar: uma experiência no Museu da Escola Catarinense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho que se apresenta é resultado de uma experiência de inventário de parte do acervo do Museu da Escola Catarinense. Iniciamos o texto com uma reflexão a respeito do trabalho de inventário, compartilhamos alguns desejos, limites e dúvidas e discorremos brevemente sobre informação museológica. Na sequência, tratamos da trajetória do museu até o momento de realização do inventário do acervo e criação do banco de dados para abrigar informações, e socializamos os caminhos percorridos nessa “aventura”. A principal motivação deste registro foi a escassez de material subsidiário com que nos deparamos no momento de realizar a tarefa e o desejo de socializar a experiência, mesmo reconhecendo seus limites.<hr/>This study is the result of an experiment with an inventory of part of the archives of the Santa Catarina School Museum. We begin with a reflection about the work of taking inventory, share some desires, limits and doubts, and briefly discuss museological information. We then offer a trajectory of the museum until the moment of realization of the inventory of its archives and the creation of a data base to store information and present the routes taken in this “adventure”. The principal motivation of this registration was the scarce support material found upon conducting the task and the desire to share the experience, while recognizing its limitations. <![CDATA[A experiência de constituição de uma fonte documental a partir dos instrumentos de ensino de química e física do Colégio Culto à Ciência de Campinas/SP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de construção de uma fonte documental a partir do acervo de instrumentos pedagógicos para o ensino da física e da química do Colégio Culto à Ciência de Campinas. Esse acervo foi constituído na virada dos séculos XIX/XX, num período em que a educação secundária passou a valorizar o conhecimento das ciências da natureza. Portanto, a análise dessa fonte documental fornece muitos indícios de como se deu esse processo. Neste texto, procurou-se discutir algumas possibilidades de análise e as limitações desse tipo de documento. Este trabalho insere- se na linha da história cultural e particularmente no campo da educação, no da história das disciplinas e da cultura material escolar.<hr/>This article aims to present an experience of construction of a documentary source from the pedagogical assets of teaching of physics and chemistry from the Colégio Culto à Ciência de Campinas/ High School Colegio Culto a Ciencia at Campinas São Paulo State. This asset was constituted in the turn of centuries XIX/XX in a period where the high school education started to value the knowledge of natural sciences. Therefore, the analysis of this documentary source supplies many indications how this process occurred. In this text some possibilities of analysis and the limitations of this type of document was studied. This work is inserted in the line of cultural history and, particularly in the field of the education, in the History of the Disciplines and the material culture of the school. <![CDATA[Herança educativa e museus: Reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, a preservação do patrimônio educativo e seus acervos emerge quase em simultâneo entre os professores e historiadores da educação. As memórias da escola, a procura e guarda de acervos de professores foram introduzidas na historiografia em Portugal e no Brasil na década de 1990. Simultaneamente se tornou visível a necessidade de intervenção cívica para a salvaguarda das fontes e, progressivamente, tomou-se consciência da sua importância como um legado a transmitir. O trabalho de estudo, inventariação, recolha e exposição dos artefatos procura constituir a cultura escolar na sua materialidade. Neste artigo propomo-nos refletir, do ponto de vista epistemológico, o significado destas atividades quer para a historiografia da educação, quer para a divulgação do conhecimento, quer para os museus.<hr/>The preservation of educational heritage and assets in Portugal emerges, almost simultaneously, between teachers and historians of education. School memories along with searching and recording of the collections of teachers were introduced in Portuguese and in Brazilian historiography in the nineties of the twentieth century. Simultaneously the need for civic intervention in order to safeguard the sources became visible, and gradually, also the awareness of its importance to pass on as a legacy. The study of, and the gathering, exhibition and creation of an inventory of artefacts, seeks to establish a school culture in its materiality. In this article, following an epistemological point of view, we propose to reflect upon the significance of these practical activities, either for educational historiography, for knowledge diffusion or in the interest of museums. <![CDATA[Descrever os documentos, construir o inventário, preservar a cultura material escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto tem por objetivo apresentar a construção do inventário dos documentos do arquivo histórico, da antiga Escola Normal de Campinas, o que conjugou os esforços de uma equipe de pesquisadores, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no âmbito do projeto “Preservação do Patrimônio Histórico Institucional: Escola Estadual Carlos Gomes” subvencionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e com publicação impressa apoiada pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex)/Unicamp.<hr/>This paper aims to present the construction of the inventory of documents from the historical archives of the old Campinas normal school, which conjugated the efforts of a research team from the State University of Campinas, Unicamp, within the framework of the project “Preservation of Historical Institutional Patrimony: State School Carlos Gomes” subsidized by the Foundation of Support to Research from the state of Sao Paulo, Fapesp, and with printed publication supported by Faepex/ Unicamp. <![CDATA[Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta pesquisa realizada a partir da organização do Acervo João Penteado, conjunto de fontes documentais inéditas geradas nas instituições educacionais dirigidas pelo educador anarquista João Penteado, no período de 1912 a 1961, entre elas a Escola Moderna n. 1. O mapeamento das fontes traduziu-se na construção de um Inventário Analítico, visto como instrumento facilitador do uso pedagógico do arquivo escolar no ensino e pesquisa e como instrumento de classificação formal, propiciador da localização de novas fontes para a história da educação. O texto apresenta dupla perspectiva: relatar a dimensão pedagógica das fontes institucionais assim como indicar sua relevância para a pesquisa histórica e, em particular, a história da relação trabalho e educação na sociedade brasileira.<hr/>The article shows a research achieved from the João Penteado’s heap organization, a collection of unpublished documents sources produced in the educational institutions, directed by the anarchist educator, João Penteado, in the period of 1912 to 1961, and between them we have the no.1 Modern School. The trace of these sources came across the building of an analytical inventory, and it was seen as a facilitated instrument of the pedagogical use of the school file in teaching and researching and, while an instrument of formal classification, it was also favored of the localization of new sources to the education history. The text presents double prospect: to give an account of the pedagogical dimension of the institutional sources, as well as to indicate its relevance to of historical research, and, in private, the history of work relation and education in the Brazilian society. <![CDATA[A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a reestruturação da escola primária no Brasil nas primeiras décadas republicanas como um processo político- social integrante das tensões entre as políticas estaduais e o desenvolvimento do nacionalismo. Demonstrou-se que a demanda pela participação efetiva da União no combate ao analfabetismo e ampliação da escola primária como condição de exercício da democracia se processou como parte da crise do federalismo brasileiro concomitante à construção do nacionalismo.<hr/>This paper discusses the restructuring of the elementary school in Brazil in the first decades of the Republic as a social-political process that integrated the tension between State policies and the development of nationalism. It was found that the demand for the effective participation of government in the fight against illiteracy and the expansion of the elementary school as condition for the exercise of democracy were part of the crises of federalism in Brazil in parallel with the growth of nationalism. <![CDATA[Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na última década, tivemos diversas declarações de princípios no sentido de preservar os bens imateriais da diversidade cultural, especialmente as línguas, num claro sinal de mudanças profundas de concepção. Historicamente a diversidade cultural era considerada empecilho para a formação da Nação, exigindo severas medidas para extingui-la. A questão central do texto é epistemológica, a saber: que conceitos facultam pesquisar a interação de culturas na história da educação? Isto nos situa em referências da história cultural, construídas em diálogo com a antropologia. Com referências a pesquisas anteriores sobre processo escolar entre grupos étnicos, no entanto, privilegia-se neste texto a questão teórica relacionada com conceitos que permitem analisar a questão do diálogo entre culturas, tendo como referência os grupos étnicos do Rio Grande do Sul, com ênfase nos imigrantes e seu processo escolar étnico.<hr/>During the last decade we have had several declarations of principles regarding the preservation of immaterial property of cultural diversity - especially languages, in a clear sign of deep changes taking place in conception. Historically, cultural diversity used to be considered a constraint for the development of the Nation, requiring several measures to extinguish it. The core issue of this paper is epistemological, namely: what are the concepts that make it possible to research the interaction of cultures in the history of education? This will situate our references of cultural history, built upon a dialogue with anthropology. As for references to previous studies carried out on school processes among ethnical groups; however, I shall privilege the theoretical matter related to the concepts that allow the analysis of dialogue between cultures, having as reference the ethnic groups in Rio Grande do Sul, with emphasis on the immigrants and their ethnic schooling process. <![CDATA[Sobre reformas no sistema de ensino Wilhelm von Humboldt- Introdução, tradução e notas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que segue é composto de uma tradução do texto de Wilhelm von Humboldt Sobre reformas no sistema de ensino; (título que lhe foi atribuído postumamente), de 1810, precedido por uma introdução que procura contextualizar seu significado histórico e explicitar as dimensões institucionais e conceituais que ele articula. A importância de Humboldt na constituição do modelo moderno de universidade - sobretudo a partir de seu papel na fundação da Universidade de Berlim, no mesmo ano em que o texto aqui traduzido foi escrito - é incompatível com a quase ausência de material bibliográfico em língua portuguesa (tanto traduções quanto comentários). O trabalho a seguir pretende dar início ao processo de retificação dessa situação.<hr/>The following paper is composed of a translation of a text by Wilhelm von Humboldt, Sobre reformas no sistema de ensino (On reforms on educational system) (title given only posthumously), of 1810, preceded by an introduction essay that tries to contextualize its historical significance and bring home the institutional and conceptual dimensions that it articulates. The importance of Humboldt in the constitution of the modern university model - especially since his role in the foundation of the University of Berlin, in the same year the text here translated was written - is incompatible to the barely absent bibliography in Portuguese (translations as much as comments). The following work intends to initiate the rectification of this conjecture. <![CDATA[História da profissão docente no Brasil: representações em disputa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto que segue é composto de uma tradução do texto de Wilhelm von Humboldt Sobre reformas no sistema de ensino; (título que lhe foi atribuído postumamente), de 1810, precedido por uma introdução que procura contextualizar seu significado histórico e explicitar as dimensões institucionais e conceituais que ele articula. A importância de Humboldt na constituição do modelo moderno de universidade - sobretudo a partir de seu papel na fundação da Universidade de Berlim, no mesmo ano em que o texto aqui traduzido foi escrito - é incompatível com a quase ausência de material bibliográfico em língua portuguesa (tanto traduções quanto comentários). O trabalho a seguir pretende dar início ao processo de retificação dessa situação.<hr/>The following paper is composed of a translation of a text by Wilhelm von Humboldt, Sobre reformas no sistema de ensino (On reforms on educational system) (title given only posthumously), of 1810, preceded by an introduction essay that tries to contextualize its historical significance and bring home the institutional and conceptual dimensions that it articulates. The importance of Humboldt in the constitution of the modern university model - especially since his role in the foundation of the University of Berlin, in the same year the text here translated was written - is incompatible to the barely absent bibliography in Portuguese (translations as much as comments). The following work intends to initiate the rectification of this conjecture.