Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420110003&lang=pt vol. 11 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta a trajetória da Sociedade Brasileira de História da Educação (SB HE) desde sua criação, em 1999, até 2011. Inicialmente é feita a discussão sobre a formação do campo da História da Educação no Brasil e a apresentação dos primeiros grupos organizados de pesquisa, originados nos anos de 1980, que geraram as discussões seminais que permitiram a formação da SB HE. Em seguida, faz-se a apresentação do processo de criação da SB HE e dos princípios fundamentais que integram seus estatutos. Faz-se, ainda, a descrição das principais realizações da SB HE, envolvendo a organização dos Congressos Brasileiros de História da Educação, a edição da Revista Brasileira de História da Educação e de outras publicações mantidas pela Sociedade. Ao final, analisa-se as perspectivas que se abrem para as investigações histórico-educacionais no Brasil e a importância dos intercâmbios internacionais que vêm sendo implementados nos últimos anos e que contam com o estímulo da SBHE.<hr/>The text presents the trajectory of the Brazilian Society for the History of Education (Sociedade Brasileira de História da Educação-SB HE) since its foundation in 1999 until 2011. It starts by discussing the constitution of the field of History of Education in Brazil and the presentation of the first research groups, originated in the 1980s, which fostered the seminal discussions that stimulated the constitution of the SB HE. Next, it presents both the process of establishing the Brazilian Society for the History of Education and the main principles expressed in its statutes. The main achievements of the SB HE are also presented, such as the Brazilian Congress of History of Education, the Brazilian Review of History of Education and other publications edited by the Society. Lastly, the text presents an analysis of the perspectives that have been opened in the field related to historical- educational investigations in Brazil and the importance of the international exchanges that have been implemented in the last years stimulated by the SBHE. <![CDATA[Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata da relação entre ciência e educação na historiografia, problematizando a separação entre as duas atividades e realçando o papel da educação na atividade científica. Primeiramente, distingue a questão da contextualização histórica, que é amplamente aceita, da questão epistemológica, relacionada ao lugar da história da educação na história das ciências. Defende- se aqui a ideia de que a história da educação científica não é exterior à história das ciências. Critica-se a noção de transposição didática difundida por Chevallard, por reforçar a diferença entre conhecimento científico, de um lado, e, de outro lado, o conhecimento a ensinar ou ensinado. Por fim, argumenta que as ciências instituídas são palco de permanente reconstrução disciplinar e que os conhecimentos científicos não estão presos aos contextos sócio- culturais que permitiram seu surgimento.<hr/>This paper deals with the relationship between science and education in historiography, questioning the separation between the two activities, and highlighting the role of education to scientific activity. First, it distinguishes the largely accepted needs of historical contextualization from the epistemological problem, related to the place of history education in the history of science. It defends that the history of science education is not foreign to the history of science. It criticizes Chevallard’s notion of didactic transposition for reinforcing the gap between scientific knowledge and teaching knowledge. Finally, it argues that the sciences are in permanent reconstruction and that scientific knowledge is not tied to socio-cultural contexts from which it emerged. <![CDATA[A produção histórica de categorias de apreensão do aluno na educação portuguesa (1880-1900)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho busca analisar, no interior deste processo de afirmação da escola como espaço formador das novas gerações ao longo do século XIX, um período delimitado (duas últimas décadas do século XIX), em um contexto nacional específico (Portugal), a produção de conhecimentos sobre o aluno (definido por seu pertencimento geracional: criança/jovem). Busca-se apreender, na produção discursiva sobre a criança/aluno e seus processos de desenvolvimento, a difusão de conhecimentos científicos, contemplando a análise de suas matrizes epistêmicas. Tem-se como fonte as revistas de educação e ensino, compreendidas como dispositivos característicos daquele momento histórico de formação do professorado, circulação dos discursos científicos e afirmação dos especialistas como detentores de um saber socialmente legitimado. Verifica-se, por um lado, ao longo do período, a afirmação de uma ciência fundada no modelo positivista spenceriano. Por outro, observa-se o progressivo deslocamento de um paradigma histórico comtiano na análise dos processos de desenvolvimento da criança, para um referencial médico-higienista, voltado para a caracterização e medida dos caracteres fisiológicos dos alunos, indicativos de seu nível de desenvolvimento mental, racialmente definido. Revela-se a tensão, característica da ciência oitocentista entre os termos raça/ história na explicação dos fenômenos individuais, sociais e culturais.<hr/>The papper analyses the emergence of a cientific knowledege about the student, during the XIX century, student defined according to his generation identity. In this sense, we focus an national context (Portugal) and a specifically historical period (last decades of the century). The primary sources were the pedagogical magazines, that was used as strategical vehicule of scientific knowledge difusion, teacher education and improvement of pedagogical experts powerty. The cientificist perspective, refered to Spencer s positivist model of science, characterized the magazine. Into this perspective, is possible to identify the epistemological references of the cientific discourses about the individual development, that changed during the period. If in the first numbers of the vehicule, Comtes historical perspective of understanding the individual development was central, gradually lost its importance. The higienism, recorring to the concept of race to understand and quantificate the fisiological characters of the students turned to be the most important knowledge about the individual developmet, racially defined. So, the reserach demonstrate the tension beetwen race and history on the knowledge production about individual, cultural and social phenomenous during the XIX century, specially on investigations about individual development. <![CDATA[Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reconhecendo que, no Brasil, a separação formal entre as forças pública e particular exige ser problematizada, o objetivo deste trabalho é compreender melhor o arranjo daquelas forças em sua atuação na educação da segunda metade do século XIX. Para trabalhar a hipótese de imbricação entre um e outro domínio nos assuntos educacionais, foram investigados os processos de subvenção concedidos pelo Estado, entre os anos 1870 e 1880, aos colégios particulares da Corte Imperial, no intuito de promover o ensino primário aos meninos e meninas em “extrema pobreza”. Foram analisadas as fontes primárias que evidenciam os procedimentos impetrados, as autoridades envolvidas, as justificativas que garantiam, ou não, a aprovação daquelas subvenções, os valores demandados para os pagamentos e as pessoas que as reivindicavam. Com efeito, a reflexão permitiu pensar o sistema de regras do qual a subvenção fazia parte e os laços entre público e particular daí resultantes.<hr/>Recognizing that, in Brazil, the formal separation between public and private demands to be problematic, plans to bring a better understanding of this work, the arrangement of those forces in the nineteenth century. To work the possibility of overlap between one area and another in educational affairs, we investigated the processes of subsidy granted by the state, between the years 1870 and 1880, the private schools of the Imperial Court in order to promote primary education for boys and girls in “extreme poverty”. We analyzed the procedures filed, the authorities concerned, the reasons that warranted or not, the approval of those grants, the amounts sought for payments and people who claimed them. Indeed, reflection allowed us to envisage a system of rules which the grant was part of and links between public and private benefits thereof. <![CDATA[A escola como lugar da não alegria em escritos literários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.<hr/>The text seeks to address to the conflicts inherent school practices, particularly to those that originate from the relations with students and teachers. Therefore, brazilian authors of literary texts who present such relationship, will be used. This analysis is part of the thesis (PUC-SP, 2011) which is being carried out based on the model of the boarding school in the brazilian education, taking up the research literature as a source and has. Presents, in textual examples collected, as the main orientation, the theory of criticism of Adorno on the practices of teaching, opposing the thoughts of G. Snyders, to whom the school can be the space for positive interventions in the sense of affection. <![CDATA[História das culturas escolares no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.<hr/>The text seeks to address to the conflicts inherent school practices, particularly to those that originate from the relations with students and teachers. Therefore, brazilian authors of literary texts who present such relationship, will be used. This analysis is part of the thesis (PUC-SP, 2011) which is being carried out based on the model of the boarding school in the brazilian education, taking up the research literature as a source and has. Presents, in textual examples collected, as the main orientation, the theory of criticism of Adorno on the practices of teaching, opposing the thoughts of G. Snyders, to whom the school can be the space for positive interventions in the sense of affection. <![CDATA[Estado e políticas educacionais na educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.<hr/>The text seeks to address to the conflicts inherent school practices, particularly to those that originate from the relations with students and teachers. Therefore, brazilian authors of literary texts who present such relationship, will be used. This analysis is part of the thesis (PUC-SP, 2011) which is being carried out based on the model of the boarding school in the brazilian education, taking up the research literature as a source and has. Presents, in textual examples collected, as the main orientation, the theory of criticism of Adorno on the practices of teaching, opposing the thoughts of G. Snyders, to whom the school can be the space for positive interventions in the sense of affection. <![CDATA[Práticas escolares e processos educativos: currículo, disciplinas e instituições escolares (séculos XIX e XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.<hr/>The text seeks to address to the conflicts inherent school practices, particularly to those that originate from the relations with students and teachers. Therefore, brazilian authors of literary texts who present such relationship, will be used. This analysis is part of the thesis (PUC-SP, 2011) which is being carried out based on the model of the boarding school in the brazilian education, taking up the research literature as a source and has. Presents, in textual examples collected, as the main orientation, the theory of criticism of Adorno on the practices of teaching, opposing the thoughts of G. Snyders, to whom the school can be the space for positive interventions in the sense of affection. <![CDATA[História da educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto pretende abordar os conflitos inerentes às práticas escolares, mais particularmente os que se originam nas relações discentes e docentes. Para tanto, foram usados textos literários de autores brasileiros nos quais se percebem marcas dessa relação. A presente análise é um recorte de tese (PUC-SP, 2011) sobre o modelo internato na educação brasileira tendo-se a literatura como fonte investigativa. Apresenta, nos exemplos textuais recolhidos, como principal norteamento teórico a crítica de Adorno sobre os empecilhos nas práticas do magistério, contraposta ao pensamento de G. Snyders, segundo o qual a escola pode ser o espaço para intervenções positivas no sentido da afetividade.<hr/>The text seeks to address to the conflicts inherent school practices, particularly to those that originate from the relations with students and teachers. Therefore, brazilian authors of literary texts who present such relationship, will be used. This analysis is part of the thesis (PUC-SP, 2011) which is being carried out based on the model of the boarding school in the brazilian education, taking up the research literature as a source and has. Presents, in textual examples collected, as the main orientation, the theory of criticism of Adorno on the practices of teaching, opposing the thoughts of G. Snyders, to whom the school can be the space for positive interventions in the sense of affection.