Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420120001&lang=pt vol. 12 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Uma “missão para civilizar ”: a visão de educação popular do Sindicato de Mães Anglicanas e da Sociedade de Amigas das Moças (1886-1926)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Sindicato de Mães (1886) e a Sociedade de Amigas de Moças (1874) eram organizações oficiais da Igreja Anglicana da Inglaterra. Elas desenharam um ideal de feminilidade religiosamente informado e afirmaram a importância das mulheres como exemplos de cidadania cristã com a missão de melhorar a sociedade. Afirmaram a maternidade como um projeto educacional significativo. Este artigo identifica os três principais modos pelos quais esta missão educacional popular foi realizada: primeiro, pelo exemplo da mãe no lar; em segundo, pela educação informal inerente às práticas organizacionais e, em terceiro, pelas práticas educacionais explícitas. A despeito dos valores sociais conservadores, a ampla participação das organizações indica que sua missão de promover as mulheres como educadoras religiosas teve um grande apelo.<hr/>The Mothers’ Union (1886) and the Girls Friendly Society (1874) were official Anglican Church of England organisations. They drew on a religiously informed ideal of womanhood, and asserted the significance of women as exemplars of Christian citizenship with a mission to improve society. They asserted mothering as a significant educational project. This article identifies three main ways in which this popular educational mission was accomplished: first, through the example of the mother in the home; second, through the informal education inherent in organisational practices; and third, through overt educational practices. Despite conservative social values, the extensive membership of the organisations is indicative that their mission to promote women as religious educators had widespread appeal. <![CDATA[No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca contextualizar a importância adquirida pelos jornais de variedades no cotidiano das sociedades urbanas no Brasil dos séculos XIX e XX, bem como problematizar a ocupação feita desse espaço discursivo por intelectuais de diversas origens e graus de consagração. Trata, além disso, dos procedimentos teórico-metodológicos a serem observados por aqueles que tomam tais jornais tanto como fontes quanto como objeto de pesquisa para a escrita da história da educação brasileira.<hr/>This article aims to contextualize the importance acquired by varieties newspapers in the daily of the urban Brazilian societies in the eighteenth and nineteenth centuries, as well as analyze the problem of the use of this discursive space by intellectuals from different origins and levels of success. Furthermore, this article discusses the theoretic-pedagogical procedures for researchers who use these newspapers as the source and research object to the writing of the history of education. <![CDATA[Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a história da educação - décadas de 1930 e 1940]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt De 1933 a 1944, as 21 Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo elaboraram relatórios inventariando as escolas paulistas inspecionadas no período. Ao menos 68 desses relatórios foram preservados no Arquivo Público do Estado de São Paulo. O atual artigo apresenta parte desse acervo como importante fonte de pesquisa para a história da educação. Ao dividir essa documentação entre fontes visuais e fontes escritas, o texto privilegiará as fontes visuais. Serão debatidas as dificuldades metodológicas do uso deste tipo de fonte. Na sequência, será exemplificada parte das informações visuais que esses documentos possibilitam aos pesquisadores. O artigo se encerra com uma breve amostragem das informações textuais que os relatórios fornecem aos historiadores.<hr/>From 1933 to 1944, the 21 Regional Offices of Education of the State of São Paulo worked out reports of inventory of the schools of São Paulo inspected in that period of time. At least 68 of those reports have been preserved in the Public Archive of the State of São Paulo. The current paper presents part of that patrimony as an important source of research for the history of education. By dividing that documentation between visual and written sources, the text will focus on the visual sources, and will discuss the methodological difficulties of using this kind of source. Following, will be illustrated part of the visual information that those documents offer to the researchers. The article concludes with a brief sampling of textual information that the reports provide to the historians. <![CDATA[Wilson Martins: entre a intelligentsia e a universidade (1951)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa analisar a presença de Ortega y Gasset entre o grupo paranaense na década de 1950, particularmente sua presença no pensamento de Wilson Martins, privilegiando o debate em torno das ideias de intelectual e de universidade. Discorre sobre a contribuição desse pensador paranaense no processo de constituição e organização do ensino superior no Paraná e enfatiza que o seu papel consistiu em promover o debate sobre a presença do intelectual na sociedade moderna, atribuindo-lhe a missão de guardião da moral e arauto da renovação cultural, sem esquecer o contexto político-cultural do Brasil e da Europa como pano de fundo da criação do ensino superior. Apoia-se no discurso intitulado “A revolta contra a inteligência e a missão da universidade”, proferido na Universidade do Paraná, em 1951, e na obra História da inteligência brasileira, escritos pelo pensador.<hr/>The purpose of this article is to analyze the presence of Ortega Y Gasset in the Parana’s State group during the 1950s, especially his influence in the thinking of Wilson Martins, and to emphasize the debate on the ideas of the intellectual and the university. The article discusses about the contributions of this Parana’s thinker on the Parana’s university teaching constituting and organizing process, and emphasizes that the Wilson Martins’ role consisted in promoting the debate on the presence of the intellectual person in modern society, attributing the mission as guardian of the moral and herald of cultural renovation, without forgetting the Brazilian and European political-cultural context as the founding background to higher education. It bases itself on the speech entitled “The rebellion against intelligence and the mission of the university”, that occurred at the University of Parana in 1951, and on the work The History of Brazilian Intelligence, written by Wilson Martins. <![CDATA[A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sistema estadual de ensino superior da Bahia conta com quatro universidades que oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Sua atual configuração tem pouco mais de vinte anos, no entanto, as faculdades isoladas que lhe deram origem remontam ao final da década de 1960. O objetivo deste texto é destacar o papel desempenhado pela formação docente na gênese deste sistema. Discutem-se as possibilidades apresentadas pelas faculdades de formação de professores para a democratização do ensino superior bem como suas limitações. Constata-se, por fim, que embora os cursos de formação docente sejam, desde a década de 1960, a ponta de lança desse sistema de ensino, a oferta de vagas nesses cursos não tem sido suficiente para equacionar o problema histórico de falta de professores titulados no estado.<hr/>The higher education system in the state of Bahia, Brazil, comprises four universities offering, altogether, several undergraduation and graduation courses, in a number of areas. The system configuration is around 20 years old, but the colleges which gave rise to it were structured back in the late sixties. The aim of this study is to highlight the teacher training role in the system formation. Also, it is presented a discussion on the possibilities and limitations originated from the teacher training colleges in the higher education democratization process. The conclusion is that, although the teacher training courses have been the driving force of the higher education system in Bahia for more than 40 years, the number of vacancies offered by the course is not sufficient to equate the historical problem regarding the lack of titled teachers in the state. <![CDATA[Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino secundário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procura compreender os usos sociais da cultura escolar prescrita em nível nacional em três estabelecimentos de ensino secundário de Florianópolis, na década de 1950. Coloca-se o foco sobre: o Colégio Catarinense, administrado por padres jesuítas e voltado exclusivamente para homens; o Colégio Coração de Jesus, dirigido por Irmãs da Divina Providência e com clientela feminina; e o Colégio Estadual Dias Velho, escola pública, gratuita e coeducativa. À luz das proposições de Roger Chartier, considera-se que as instituições escolares se apropriam dos bens culturais de forma diferenciada e criativa. Essa análise sócio-histórica baseia-se em documentos escritos, bem como em depoimentos de ex-professores/as e alunos/as egressos/as.<hr/>This paper seeks to understand the social uses of prescribed school culture nationally in three secondary schools of Florianopolis in the 1950s. Focused on Colégio Catarinense, administered by the Jesuits and dedicated exclusively to men; the Colégio Coração de Jesus, run by the Sisters of Divine Providence and with female customers; and the State College Dias Velho, public, free and for boys and girls. According to Roger Chartier, educational institutions are considered to appropriate themselves of cultural goods in different and creative ways. This socio-historical analysis is based on written documents and testimonials of teachers and students who worked at or attended these schools. <![CDATA[Ensino secundário e psicologia na década de 1930: a perspectiva de Antônio Carneiro Leão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa-se a organização do ensino secundário em duas obras de Antônio Carneiro Leão (1887-1966), intituladas Tendências e diretrizes da escola secundária (1936) e Introdução à administração escolar (1939). Explora-se a hipótese de que a recorrência à psicologia associa-se às exigências da industrialização: a crítica da educação fundamentada nas ciências e a difusão, no campo educacional, da razão instrumental, ideologia imanente à sociedade industrial. As proposições do educador vinculam-se àquelas que propugnaram a modernização do país, mediante a ciência e a educação, o ensino profissional baseado no trabalho, os princípios da Escola Nova, da psicologia experimental e dos métodos ativos, o nacionalismo e um desenvolvimento social e econômico dentro da ordem (positivismo e evolucionismo).<hr/>The paper analyzes the organization of secondary education based on two works by Antônio Carneiro Leão (1887-1966): Tendências e diretrizes da escola secundária (1936) and Introdução à Administração Escolar (1939). It explores the hypothesis that the recurrence of psychology joins the demands of industrialization, as in his works Carneiro Leão criticizes education based on science knowledge, which leads to the spread of instrumental reason and the strengthening of industrial society ideology. Carneiro Leão’s propositions are linked to those that endorse the country modernization through science and education; vocational education based on work; new school principles; experimental psychology and active methods; nationalism and social and economic development within order (positivism and evolutionism). <![CDATA[“Gesticulação nobre, sympathica e attitude digna”: educação do corpo na formação de professoras (Escola Normal Modelo da Capital, Belo Horizonte, 1906-1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho enfoca a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades e a constituição de uma educação physica na formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital, instituição criada em 1906, em Belo Horizonte. As fontes consultadas dão-nos indícios tanto do processo de constituição de disciplinas voltadas à educação do corpo e das sensibilidades (gymnastica, educação das sensibilidades e dos sentidos, trabalhos manuaes, canto etc.) como da maneira que vão se institucionalizando tempos, espaços e práticas com esse fim, revelando também sujeitos envolvidos com esta constituição.<hr/>This article aims to focus on bodies, senses and sensibilities education and on the establishment of a physical education on teachers training at the Escola Normal Modelo da Capital (Model Normal School of the Capital), institution founded in 1906 in Belo Horizonte, Minas Gerais State. The analyzed sources give us evidences as much about the constitution processes of the disciplines related to body and sensibilities education (gymnastics, senses and sensibilities, manual working, singing etc.) and as about how the times, spaces and practices were institutionalized to this end, revealing the subjects involved in that constitution. <![CDATA[História inacabada do analfabetismo no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho enfoca a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades e a constituição de uma educação physica na formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital, instituição criada em 1906, em Belo Horizonte. As fontes consultadas dão-nos indícios tanto do processo de constituição de disciplinas voltadas à educação do corpo e das sensibilidades (gymnastica, educação das sensibilidades e dos sentidos, trabalhos manuaes, canto etc.) como da maneira que vão se institucionalizando tempos, espaços e práticas com esse fim, revelando também sujeitos envolvidos com esta constituição.<hr/>This article aims to focus on bodies, senses and sensibilities education and on the establishment of a physical education on teachers training at the Escola Normal Modelo da Capital (Model Normal School of the Capital), institution founded in 1906 in Belo Horizonte, Minas Gerais State. The analyzed sources give us evidences as much about the constitution processes of the disciplines related to body and sensibilities education (gymnastics, senses and sensibilities, manual working, singing etc.) and as about how the times, spaces and practices were institutionalized to this end, revealing the subjects involved in that constitution. <![CDATA[Coleção Tempos, memórias & histórias da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho enfoca a educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades e a constituição de uma educação physica na formação de professoras na Escola Normal Modelo da Capital, instituição criada em 1906, em Belo Horizonte. As fontes consultadas dão-nos indícios tanto do processo de constituição de disciplinas voltadas à educação do corpo e das sensibilidades (gymnastica, educação das sensibilidades e dos sentidos, trabalhos manuaes, canto etc.) como da maneira que vão se institucionalizando tempos, espaços e práticas com esse fim, revelando também sujeitos envolvidos com esta constituição.<hr/>This article aims to focus on bodies, senses and sensibilities education and on the establishment of a physical education on teachers training at the Escola Normal Modelo da Capital (Model Normal School of the Capital), institution founded in 1906 in Belo Horizonte, Minas Gerais State. The analyzed sources give us evidences as much about the constitution processes of the disciplines related to body and sensibilities education (gymnastics, senses and sensibilities, manual working, singing etc.) and as about how the times, spaces and practices were institutionalized to this end, revealing the subjects involved in that constitution.