Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420120003&lang=es vol. 12 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[El movimiento de la Escuela Nueva en la España franquista (España, 1936-1976): repudio, reconstrucción y recuerdo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este artículo analizamos las diferentes fases de la relación del movimiento de la Escuela Nueva con la llamada “nueva pedagogía española”. En la primera fase (1936-1949), las características predominantes fueron el repudio y el silencio. No sólo se criticó a la Escuela Nueva, sino que también se la invisibilizó. En la segunda fase (1950-1962), la generación más joven de pedagogos españoles-aquellos que se formaron al final de la década de los años cuarentainiciaron la reconstrucción del movimiento de la Escuela Nueva. Al haberlo redescubierto, les entusiasmó, reservándole el cariño que normalmente se guarda para los descubrimientos personales. Ellos fueron los que formularon nuevas interpretaciones de conceptos clásicos, como el de “actividad”, que habían sido los íconos lingüísticos de las nuevas tendencias pedagógicas. En la tercera fase (1963-1976), hubo un intento generalizado de apropiación de algunos de los elementos dominantes en la cultura pedagógica y en la cultura escolar de las primeras décadas del siglo XX. Las reformas legales, las publicaciones profesionales y la práctica escolar se impregnaron con términos que procedían y recordaban al movimiento de la Escuela Nueva.<hr/>In this article, the different phases of the relationship between the New Education movement and the so-called “new Spanish pedagogy” are analysed. In the first phase (1936-1949), the dominating characteristics were silence and rejection. Not only was the New School criticized, but it was also silenced and made invisible. In the second phase (1950-1962), the younger generation of Spanish pedagogues, those trained at the end of the 1940’s, initiated the reconstruction of the New Education movement. Having rediscovered it, they gave it an appreciation normally reserved for personal discoveries. They invented new interpretations of classical terms such as “activity”, which were forerunners of new pedagogic tendencies. In the third phase (1963-1976), there was an attempt to appropriate some of the prevailing elements of the pedagogic culture of the early decades of the twentieth century. Legal reforms, publications and the school practice were impregnated with terms that were reminiscent of the New School. <![CDATA[Natureza, infância e ciência no Brasil dos anos 1920/30: a pedagogia moderna e a Bibliotheca de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo propõe-se a examinar a emergência daquilo que se convencionou denominar modernidade pedagógica no Brasil dos anos 1920/30, por meio de uma análise, de vocação genealógica, da racionalidade normativa então vigente, bem como de seus possíveis efeitos sobre a atualidade escolar. Coube-nos, assim, problematizar as investidas devotadas à vinculação determinista entre certas noções de natureza, de infância e de ciência. Tendo como fonte alguns volumes publicados junto à Bibliotheca de educação, importante veículo de difusão de ideias na fase áurea do escolanovismo, a investigação levada a cabo aponta, à luz de uma teorização de viés pós-estruturalista, que as práticas escolares modernas vêm-se firmando como vigorosas matrizes para a forja e o espraiamento de bioidentidades.<hr/>The purpose of this article was to study the emergence of what is conventionally called pedagogical modernity in Brazil in the 1920’s and 30’s, through the genealogical analysis of the normative rationality in force at the time, along with their possible effects on contemporary education. Our aim was to discuss the efforts and attempts of this rationality devoted to the deterministic record linkage between certain notions about nature, childhood and science. Consulting some volumes published by the Bibliotheca de educação - an important means of disseminating ideas in the golden age of the New Education (“escolanovismo”) - our investigation suggests that, considering a theorization of poststructuralist bias, modern school practices have become a strong foundation for the creation and spreading of bioidentities. <![CDATA[Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometria como uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. O período de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finais do século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração, sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria é analisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos da definição das matérias a comporem os ensinos da escola primária, a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridas no Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometria prática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados do estudo apontam para a sedimentação do desenho linear como uma geometria para o curso primário.<hr/>The text analyzes the history of geometry as a content of primary education in Brazil. The period of study ranges from the first to the final decades of the nineteenth century. Official documentation and textbooks were the main research sources. The empirical study is analyzed under the historical-cultural perspective. With regard to the teaching of geometry, the following aspects are analyzed: the appropriation of Condorcet’s proposals, the discussions and debates carried out at the Brazilian National Congress, and the elaboration of a practical geometry for primary school. Results show the sedimentation of the Linear Drawing as geometry for the primary school. <![CDATA[O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como se entrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensino de sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentos de trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontes primárias são as atas da Congregação; programas de ensino e textos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadas permitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessa disciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios. Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, que tiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja, na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunos do ensino secundário.<hr/>The object of this paper is the teaching of sociology at ‘Colégio Pedro II’ School between 1925 and 1945. It aims to clarify how a particular organization of the didactic work is interlinked with the teaching of sociology, considering the discussion about the educational relationship and the textbooks. The primary sources are the Congregation’s records, the curricula and the compendium produced for this school subject. In conclusion, the analyses showed the educational relationship established in the teaching of sociology at ‘Colégio Pedro II’ School, mediated by the presence of textbooks. This revealed the role played by authors such as Delgado de Carvalho, who influenced the dissemination of the sociological knowledge, i.e., in the mediation between a given theoretical corpus and secondary school teachers and students. <![CDATA[A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa-se a lei n. 5.692/71 na instituição da obrigatoriedade da educação artística, explicitando seus fundamentos teóricometodológicos e problematizando-a por meio de pesquisa em documentos legais, artigos, livros didáticos e projetos de trabalho. Fundamentos do materialismo histórico e dialético subsidiam a análise histórica no contexto externo e interno à escola, com suporte das categorias totalidade e contradição, além do recurso à história das disciplinas. Afirma-se que os encaminhamentos metodológicos propunham a adequação da escola, dos professores e da disciplina a um projeto tecnicista de desenvolvimento econômico e controle da realidade social. Autores são chamados para refletir sobre os fundamentos da lei e sua permanência ainda hoje na realidade escolar.<hr/>This study analyzes law n. 5.692/71 in establishing the obligation of Arts Education clarifying its theoretical and methodological basics and questioning it by searching legal documents, articles, textbooks and work projects. Basics of historical and dialectical materialism subsidize the historical analysis in the external and internal school context, supported by the categories of totality and contradiction, besides the resource to History of the subjects. It is said that methodological referrals have proposed the school, teachers, and subject’s suitability under a technicist project of economical development and social reality control. Authors are requested to reflect on the Law basics and its persistence still today in school reality. <![CDATA[A Editora do Brasil S/A nos anos 1960-1970: a consolidação de uma editora brasileira no mercado didático e o ensino de educação moral e cívica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por meios da análise de fontes diversas, apresentamos um histórico da Editora do Brasil S/A, editora brasileira, familiar, surgida em 1947, que passou por um surto de crescimento nos anos 1960, para figurar, no início dos anos 1970, como uma das mais importantes editoras do país. Essa análise aponta para o alinhamento da editora com o regime militar, tanto em discursos, que denotavam a disposição da editora em defender o fechamento das liberdades civis, quanto pelas práticas, já que os seus editores mantinham relacionamento com grupos, civis e militares, interessados no retorno da disciplina de educação moral e cívica (EMC) ao currículo escolar, fato este que muito contribui para o fortalecimento da Editora no mercado didático.<hr/>Through the analysis of several sources, we present the history of ‘Editora do Brasil S/A’, a family owned Brazilian publishing house established in 1947, that experienced fast growth in the 1960s and became one of the most important publishing houses of the country in the early 70s. This analysis points to the alignment of the publishing house with the military regime, both in its discourses, which indicated its intention to defend the shutdown of civil freedom, as well as through its practices, since their editors kept relations with civil and military groups interested in having the subject moral and civic education back into the school syllabus, contributing to the strengthening of the publishing house in the textbook market. <![CDATA[O livro didático: alguns temas de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As pesquisas sobre o livro didático obtiveram grande crescimento nos anos 1990 e 2000, incorporando aportes da história do currículo e das disciplinas escolares, da história cultural e da história do livro e da leitura. Organizaram-se centros e grupos de pesquisa; promoveram-se projetos e eventos sobre o tema, no âmbito brasileiro e internacional. Este artigo descreve, resumidamente, a constituição desse campo de pesquisa com a formulação de referenciais teóricos e metodológicos, assim como enumera algumas pesquisas recentemente realizadas que exemplificam a atual diversificação temática, que tem permitido examinar o livro didático como elemento fundamental das políticas públicas de educação, das práticas didáticas e da constituição e transmissão dos saberes e da cultura escolar.<hr/>Researches on the textbook presented fast growth in the 1990’s and 2000’s, incorporating contributions from the history of curriculum and school disciplines, cultural history, and from the history of books and reading. Research centers and groups were organized; national and international projects and events on the theme were promoted. This article describes, in a brief way, the constitution of this field of research with the formulation of theoretical and methodological frameworks, and also lists some researches recently carried out that exemplify the current thematic diversification, which has allowed to examine the textbook as a fundamental part of public policies in education, didactic practices, and the constitution and dissemination of school knowledge and culture. <![CDATA[Professoras catarinenses: razões para escolher e permanecer na carreira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este escrito analisa, a partir do desenvolvimento do projeto Memória docente e justiça escolar, algumas razões que levaram professoras aposentadas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina a escolher e permanecer na carreira docente. O recorte temporal para efetuar a análise é entre meados dos anos de 1950 e a década de 1960. Acreditamos que, ao compreender as causas que as moveram a escolher e perseverar na prática da profissão, bem como questões que marcaram sua carreira profissional, contribuímos para o entendimento de perspectivas caras à carreira docente que permitem pensar a história da formação e a memória das docentes catarinenses, não em si mesmas, mas como constituidoras de um campo maior e mais complexo, que articula história e sociologia da educação.<hr/>This paper analyzes, as from the development of the project Teaching memory and school justice, some reasons why retired school teachers from the State of Santa Catarina have chosen and remained in their professions. The timeframe of the analysis ranges from the mid-1950s to the end of the 60s. We believe that understanding the reasons that encouraged those teachers to choose and persevere in teaching and the issues that marked their careers can contribute to the understanding of the teaching career perspectives, considering the history and the memory of school teachers from the State of Santa Catarina, not only per se, but also as constituents of a broader and more complex field that combines history and sociology of education. <![CDATA[Edward P. Thompson: história e formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este escrito analisa, a partir do desenvolvimento do projeto Memória docente e justiça escolar, algumas razões que levaram professoras aposentadas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina a escolher e permanecer na carreira docente. O recorte temporal para efetuar a análise é entre meados dos anos de 1950 e a década de 1960. Acreditamos que, ao compreender as causas que as moveram a escolher e perseverar na prática da profissão, bem como questões que marcaram sua carreira profissional, contribuímos para o entendimento de perspectivas caras à carreira docente que permitem pensar a história da formação e a memória das docentes catarinenses, não em si mesmas, mas como constituidoras de um campo maior e mais complexo, que articula história e sociologia da educação.<hr/>This paper analyzes, as from the development of the project Teaching memory and school justice, some reasons why retired school teachers from the State of Santa Catarina have chosen and remained in their professions. The timeframe of the analysis ranges from the mid-1950s to the end of the 60s. We believe that understanding the reasons that encouraged those teachers to choose and persevere in teaching and the issues that marked their careers can contribute to the understanding of the teaching career perspectives, considering the history and the memory of school teachers from the State of Santa Catarina, not only per se, but also as constituents of a broader and more complex field that combines history and sociology of education. <![CDATA[Educação e instrução nas províncias e na Corte Imperial (Brasil, 1822-1889)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942012000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este escrito analisa, a partir do desenvolvimento do projeto Memória docente e justiça escolar, algumas razões que levaram professoras aposentadas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina a escolher e permanecer na carreira docente. O recorte temporal para efetuar a análise é entre meados dos anos de 1950 e a década de 1960. Acreditamos que, ao compreender as causas que as moveram a escolher e perseverar na prática da profissão, bem como questões que marcaram sua carreira profissional, contribuímos para o entendimento de perspectivas caras à carreira docente que permitem pensar a história da formação e a memória das docentes catarinenses, não em si mesmas, mas como constituidoras de um campo maior e mais complexo, que articula história e sociologia da educação.<hr/>This paper analyzes, as from the development of the project Teaching memory and school justice, some reasons why retired school teachers from the State of Santa Catarina have chosen and remained in their professions. The timeframe of the analysis ranges from the mid-1950s to the end of the 60s. We believe that understanding the reasons that encouraged those teachers to choose and persevere in teaching and the issues that marked their careers can contribute to the understanding of the teaching career perspectives, considering the history and the memory of school teachers from the State of Santa Catarina, not only per se, but also as constituents of a broader and more complex field that combines history and sociology of education.