Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420130001&lang=pt vol. 13 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A questão da instrução/educação: uma leitura de A madrugada (1911-1918)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A imprensa escrita conserva discursos e registros temporalizados que criam nexos de sentido com os acontecimentos (FOUCAULT, 2004), sendo fonte indispensável para a investigação histórica da educação (NÓVOA, 2002). Adotando o pressuposto de Isabelle Havelange (2003), que muito está por investigar a respeito da educação feminina, em qualquer dos seus níveis, perspectivas e progressividade, procura-se abordar a questão da instrução/educação num periódico da responsabilidade das republicanas feministas portuguesas, intitulado A Madrugada (1911-1918). O percurso de abordagem revela quer os pressupostos das editoras, como a particularidade do feminismo português, quer as inflexões tomadas, decorrentes da retração educativa do governo republicano.<hr/>The printed press retains discourses and time-records that develop links of meaning with events (FOUCAULT, 2004). In that way, it is an essential source of information for the History of Education (NÓVOA, 2002). Isabelle Havelange (2003, p. 575-584) pointed out that there are still many unresearched issues on the education of women, in any of its levels, prospects and progressiveness. This paper aims to understand the educational thought and practical measures exposed in A Madrugada (1911-1918), a newspaper that belonged to the Portuguese republican feminists. The approach outlines, first of all, the particularity of the Portuguese feminism and its connections to education; and secondly, the critics to both vacillations and inaction of the republican government. <![CDATA[A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa o processo de circulação dos padrões pedagógicos, na década de 1930, que dão forma a uma nova cultura escolar em terras capixabas. Utiliza como fonte a Revista de Educação, impresso produzido na cidade de Vitória, entre 1934 e 1937, como meio de externar a política educacional do interventor federal João Punaro Bley. Opera com o conceito de lutas de representação (CHARTIER, 1990) para analisar o investimento, que é feito naquele período, para a constituição da Educação Física como disciplina escolar. Constata que, na reforma de Bley, à Educação Física é dada bastante evidência, pois tinha como objetivo proporcionar o fortalecimento da juventude e capacitá-la para a industrialização que se esperava desenvolver em solo capixaba<hr/>In this study, we analyze the circulation process of pedagogicalpatterns in the thirties, which mold a new school culture in thelands of Espírito Santo state. The “Revista de Educação” (Journalof Education) was our main research source, a print produced inthe city of Vitória within 1934 and 1937 as a way to externalize the educational policy of federal intervenor João Punaro Bley. It deals with the concept of struggles of representation (CHARTIER,1990) in order to analyze the investment made in that period for the constitution of Physical Education as a school subject. The research indicates that, in Bley’s reform, great emphasis was given to Physical Education, once it aimed to provide the fortification of the youth and make young people of that time capable for the expected industrialization to be developed in the state of Espírito Santo <![CDATA[Alfabetização e escolarização de trabalhadores negros no Recife oitocentista: perfis e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procura discutir as práticas de escolarização e alfabetização entre a população negra no contexto do Brasil oitocentista, entendendo essas diferentes “formas de praticar” dentro do conjunto das iniciativas cotidianas de resistência e afirmação social, empregadas pelos negros, diante dos limites políticos e culturais da sociedade escravista. Esse fenômeno sociocultural é aqui discutido a partir da implementação oficial das aulas de primeiras letras para mestres e aprendizes de ofícios, por parte de uma associação de profissionais deste mesmo segmento, fundada na cidade do Recife, observando as repercussões sociais e étnicas desta ação educativa, e o que ela representa na compreensão da produção simbólica e material das pessoas negras no Novo Mundo<hr/>In this study, we discuss the practices of schooling and literacy of the Afro-Brazilian population in the context of nineteen-thcentury in Brazil, interpreting these different “ways to practice” as everyday initiatives of resistance and social affirmation used by Afro-Brazilians in face of the political and cultural limitations of slave society. This sociocultural process is herein analyzed since the official implementation of the “first letters” classes to teachers and apprentices of crafts by a professional association founded in the city of Recife. We observed the social and ethnic repercussions of this educational activity and what it represents in the understanding of the symbolic and material production of Afro-Brazilians in the New World <![CDATA[Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base na legislação educacional e nos relatórios e mensagens dos presidentes do estado de Minas Gerais (1906-1927), o presente artigo discute a fiscalização do trabalho docente ou a tentativa por parte do estado de realizá-la. Entretanto, tal análise consistiu, por um lado, em considerar o magistério como uma profissão que exigia um código específico de direitos e deveres do professor e, por outro, em reconhecer que tais estratégias utilizadas pelo estado tencionavam fazer do professor um agente da Modernidade. Em linhas gerais, as medidas estipuladas para a docência tentavam garantir a ação adequada do professor, prescrita nos programas de ensino e na legislação. Assim, para atender a diferentes interesses, o professor estava sujeito a diferentes normas e penalidades.<hr/>The educational legislation and on the reports and messages of the presidents of Minas Gerais state; Brazil (1906-1927), this paper discusses the monitoring of the teaching work in Primary School. Nevertheless, this analysis comprised, on the one hand, to consider the teaching work as a profession that required a specific code of teachers’ rights and duties; and on the other hand, to recognize that such strategies used by the government intended to make the teacher an agent of modernity. In general, the measures provided by the government tried to ensure the appropriate action of the teacher, prescribed in the discipline programs and legislation of primary school. Thus, in the convergence of different interests, the teacher was subject to different rules and penalties. <![CDATA[Thales de Andrade, autor de literatura infantil: trajetória e constituição do campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, interpretamos Thales Castanho de Andrade na perspectiva da constituição do campo da literatura infantil, no final dos anos dez e no decorrer dos anos vinte, do século passado, e do confronto com Monteiro Lobato, seu inevitável interlocutor. Tomamos, como pretexto da narrativa e elo entre suas partes, a concepção de literatura proposta por Thales de Andrade em curso sobre o tema, realizado no início dos anos sessenta. O resultado foi que, ao explorarmos os elementos de correlação, construímos a especificidade de suas trajetórias.<hr/>In this article, we interpret Thales Castanho de Andrade from the perspective of the constitution of infantile literature field from the late 1910’s throughout the 1920’s and the confrontation with Monteiro Lobato - his inevitable interlocutor. We have taken as grounds for this narrative and link among its parts, Thales de Andrade’s conception of literature as it was exposed in his course on the theme taught in the beginning of the 1960’s. The result was that, on explaining the correlative elements, we developed the specification of their trajectories <![CDATA[As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as avaliações dos livros didáticos realizadas durante os anos 1940 e sua relação com a conformação dos saberes escolares. A política para o livro escolar foi estabelecida pelo decreto-lei n. 1.006/38, que criou a Comissão Nacional do Livro Didático, encarregada de examinar e autorizar os manuais que deveriam ser adotados no país. Buscou-se problematizar a constituição da comissão, compreender quem eram seus membros e os trabalhos que realizavam, centrando-se no estudo das avaliações dos livros didáticos. A análise evidenciou os embates entre os sujeitos envolvidos com as avaliações, que buscavam atualizar os conteúdos e métodos de ensino, de acordo com os programas oficiais e com as pesquisas das áreas científicas, além de conformar uma ortografia oficial para o país.<hr/>This article analyzes the textbooks evaluations, performed during the 1940’s, and the relationship with the school knowledge conformation. The schoolbook policy was promulgated by Law n. 1.006/38, which created the National Textbook Commission (CNLD), responsible for examining and authorizing the textbooks to be adopted across the country. We tried to discuss the Commission constitution, understand who its members were and the work those people developed, focusing on the study of the textbooks evaluations. The analysis highlighted the conflicts between the people involved in those evaluations, who were trying to update the contents and teaching methods in accordance with the official programs and scientific research areas, as well as seeking an official spelling conform for the whole country. <![CDATA[Panorama da produção brasileira em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares (2000-2010): entre a História da Educação e a Sociologia do Currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo investiga como têm sido construídos, na recente produção brasileira (2000-2010), os estudos em história do currículo e das disciplinas acadêmicas e escolares. Buscando caracterizar como têm se estabelecido os diálogos entre a Sociologia do Currículo e a História da Educação, analisa textos de ambas as áreas na ANPEd e em periódicos nacionais, identificando aproximações para além de seus recortes temáticos e temporais, as quais se reportam aos referenciais teórico-metodológicos e ao estabelecimento de diálogos com outras áreas de produção de conhecimento. Dialogando com Pierre Bourdieu e Ivor Goodson, a análise evidencia a existência de disputas acerca de que campo do conhecimento - e, consequentemente, de que comunidade disciplinar -“poderia” ou “deveria” assumir esses estudos.<hr/>This paper investigates how the Brazilian studies on History of Curriculum and History of Academic Disciplines and School Subjects were built in recent production (2000-2010). Seeking to characterize how the dialogue between Sociology of Curriculum and History of Education has been established, it examines texts from both areas published at ANPEd and in national journals. The analysis identifies theoretical and methodological approaches that go beyond the thematic and temporal clippings of the Brazilian production. Based on Pierre Bourdieu and Ivor Goodson, it shows the existence of disputes about this field of knowledge and, consequently, about which community could or should take on these kinds of studies <![CDATA[Surgimento e consolidação do Estado federativo no Brasil: implicações na gestão da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.<hr/>The present study focuses on the relationship between federalism, as a particular form of State organization, and its interface with the field of education management. First, we analyze the historical and political significance of the construction of the national State in Brazil, as well as its indispensability for the optimization of care for social demands in the country; then, we discuss the relationship between the conception of federalism embodied in the razilian case and the systemic management model, under process of incorporation, to the educational field. The final considerations highlight the urgency of building the national system of education in view of establishing the federative pact mechanism in education. <![CDATA[O ensino de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.<hr/>The present study focuses on the relationship between federalism, as a particular form of State organization, and its interface with the field of education management. First, we analyze the historical and political significance of the construction of the national State in Brazil, as well as its indispensability for the optimization of care for social demands in the country; then, we discuss the relationship between the conception of federalism embodied in the razilian case and the systemic management model, under process of incorporation, to the educational field. The final considerations highlight the urgency of building the national system of education in view of establishing the federative pact mechanism in education. <![CDATA[Intelectuais e história da educação no Brasil: poder, cultura e políticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e sua interface com o campo da gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para a otimização do atendimento às demandas sociais no país. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica em processo de incorporação ao campo educacional. Nas considerações finais, destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir mecanismos do pacto federativo na educação.<hr/>The present study focuses on the relationship between federalism, as a particular form of State organization, and its interface with the field of education management. First, we analyze the historical and political significance of the construction of the national State in Brazil, as well as its indispensability for the optimization of care for social demands in the country; then, we discuss the relationship between the conception of federalism embodied in the razilian case and the systemic management model, under process of incorporation, to the educational field. The final considerations highlight the urgency of building the national system of education in view of establishing the federative pact mechanism in education.