Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420130002&lang=pt vol. 13 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Uma educação para a sensibilidade: circulação de novos saberes sobre a educação do corpo no começo do século XX na Ibero-América]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa práticas de produção, circulação e apropriação de saberes sobre a educação do corpo entre o final do século XIX e o começo do XX. Recorre a fontes de natureza distinta, procurando mostrar pontos de contato entre iniciativas reformadoras, perguntando como e quando as novas formas de pensar a educação do corpo e das sensibilidades se deslocaram da América Latina à Europa ou o seu contrário. Cremos que os vetores dessas novas formas não tinham mão única - da Europa a nossos países; também daqui partiam experiências que qualificariam a instrução pública em terras europeias. Nosso olhar se volta às experiências de Argentina, Brasil, Colômbia e Espanha, tentando compreender aqueles deslocamentos a partir dos mediadores culturais propostos pela perspectiva das histórias conectadas.<hr/>In this article, we analyze the practice of producing, circulating, and appropriating different pieces of knowledge about the body and its education between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. Resorting to distinct sources, mainly reports, textbooks and educational journals, we have sought to present the contact points between several reformatory initiatives, asking how and when the new ways of understanding body education and education of sensibilities have moved from Latin America to Europe and vice versa. We believe that the vectors of these new ways did not go one-way - from Europe to our countries - but experiences also departed from here, which would qualify public education in European lands . Consequently, we turn our eyes to the experiences of Argentina, Brazil, Colombia and Spain in order to comprehend those reciprocal displacements in the perspective of cultural mediators according to the viewpoint of connected histories. <![CDATA[O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa noções de “transferência” na literatura da educação comparada, buscando continuidades e descontinuidades na forma como o processo de transferência educacional tem sido interpretado. A análise mostra que o tema da transferência tem sido fundamental, na educação comparada, desde o começo do século XIX até a atualidade. Apesar de algumas das questões abordadas no campo desde suas origens ainda serem cruciais hoje, sugere-se, na parte final do estudo, que esses problemas deveriam agora ser tratados em um mundo cujo espaço educacional tem se tornado mais complexo, à medida que atores supranacionais e subnacionais se fazem crescentemente importantes na produção e na reprodução de conhecimento especializado sobre educação.<hr/>This article analyses notions of ‘transfer’ in the literature of comparative education, searching for continuities and discontinuities in the way that the process of educational transfer has been construed. The analysis shows that the theme of transfer has been fundamental in comparative education from the early nineteenth century until the present day. Although some of the questions addressed in the field since its origins are still crucial today, it is suggested in the final part of the study that these problems should now be addressed in a world in which educational space has become more complex, as supra-national and sub-national actors become increasingly important in the production and reproduction of specialized knowledge about education. <![CDATA[Representações de negros em livros escolares de leitura utilizados nas escolas primárias pernambucanas (1843-1897)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo se propôs a investigar imagens e representações de negros veiculadas nos livros escolares de leitura que circulavam nas escolas primárias pernambucanas no século XIX. A pesquisa foi norteada pelos pressupostos da Nova História Cultural, da História do Livro e da História da Leitura. Utilizamos como fontes principais de pesquisa os livros escolares de leitura adotados nas escolas primárias no período estudado e, como fontes complementares, pareceres sobre os livros escolares, relatórios da instrução pública e legislação educacional. Percebemos que os livros traziam os negros representados como inferiores, incivilizados e, mesmo quando eram considerados como heróis, como é o caso de Zumbi e Henrique Dias, a sua cor interferia no heroísmo.<hr/>The present study aims to investigate images and representations of the Black conveyed in reading textbooks circulating in the primary schools of Pernambuco state in the Nineteenth Century. The research was guided by assumptions of the New Cultural History, History of the Book, and Reading History. We used as main sources of research reading textbooks used in primary schools of the period studied. We used as additional sources opinions on textbooks, reports of public education, and educational legislation. We found that the books showed the Black as inferior and uncivilized, and even when they were regarded as heroes such as Zumbi and Henrique Dias, the color of their skin interfered with their heroism. <![CDATA[Articulações entre a política e a educação no processo de expansão da escolarização primária no interior fluminense (1937-1954)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem por objetivo analisar o processo de expansão do ensino primário no estado do Rio de Janeiro, nas duas gestões de Amaral Peixoto: em 1937, quando foi nomeado interventor federal pelo presidente Getúlio Vargas, e em 1951, ao ser empossado governador pelo voto popular. Os sentidos aqui atribuídos aos projetos de educação do povo, abarcando especialmente as áreas rurais, foram apreciados a partir de um corpus documental composto por: relatórios e estudos publicados por setores do governo, legislação educacional, pedidos de abertura de escolas e correspondências de Amaral Peixoto. Verificou-se que, sobretudo, as escolas típicas rurais, representando a modernização do campo, serviram de instrumentos de mediação entre lideranças e as populações locais, visando à consolidação do projeto político do interventor.<hr/>In this study, we aim to analyze the process of primary education expansion in the state of Rio de Janeiro during two Amaral Peixoto’s administration mandates: in 1937, when he was appointed by President Getúlio Vargas; and in 1951, when he was elected by popular vote. The meanings attributed to educational projects for the population, especially those covering rural areas, were assessed from a corpus of documents composed of reports and studies published by government sectors, educational legislation, requests for opening schools, and Amaral Peixoto’s personal correspondence. We verified that, especially the typical rural schools that represented the modernization of the field, served as instruments of mediation between leaders and local populations, aiming to consolidate the intervenor’s political project <![CDATA[Nanette e Boné Preto vão à escola: conduta pessoal e escolarização nos anos de 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a presença de Nanette e Boné Preto na escola, tomando como fonte as fichas da Seção de Ortofrenia e Higiene Mental, publicadas por Arthur Ramos no livro A creança problema. A partir das ideias de Roberto Da Matta, foram investigadas as maneiras de a escola perceber a criança e determinadas atitudes de Nanette e Boné Preto na escola. O artigo intenta apreender algumas das dimensões da cultura infantojuvenil ali existente. A preocupação com a cultura escolar da criança despontou no âmbito de uma aproximação entre os estudos de História e Antropologia. A discussão inclui uma preocupação com a história dos tipos sociais e dos padrões de comportamento escolares. Por último, chama a atenção para algumas das dimensões da educação pública brasileira nos anos de 1930.<hr/>In this study, we analyze the presence of Nanette and Boné Preto in school using as main source the forms of the Ortofrenia and Mental Hygiene Section published by Arthur Ramos in the book A criança problema. Based on the ideas of Roberto da Matta, we investigated the ways school perceives children and some attitudes of Nanette and Boné Preto in school. In this article, we intend to apprehend some of the dimensions of the children and juvenile culture in the school environment. The concern with the issue of children’s school culture has arisen in the context of a confluence between history and anthropology studies. The discussion includes a concern with the history of social types and patterns of school behavior. Finally, the study draws attention to some of the dimensions of the Brazilian public education in the 1930s. <![CDATA[Revista O Pequeno Luterano: leitores e correspondências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar a incursão de uma leitora (1958-1968) da revista O Pequeno Luterano, a qual começa a trocar cartas, prática estimulada pelo periódico. Esse impresso foi editado pela instituição do Sínodo de Missouri e destinado a crianças luteranas do meio escolar. Compreende-se esta narrativa por meio da memória construída através das correspondências e influenciada pelos conteúdos da revista e pelos relatos da própria depoente. A partir destas considerações, infere-se a importância da revista, que usava estratégias para a formação de uma rede de leitores e escritores no meio infantil, estimulando nas crianças, práticas de leitura de cunho educativo-religioso<hr/>In this study, we aim to analyze the incursion of a reader (1958 1966) that begins to exchange letters with a magazine called O Pequeno Luterano, a practice encouraged by the editors. The referred prints were issued by the Missouri Synod Institution and were addressed to Lutheran children at school. The narrative is comprehended through the memory built from the epistolary and influenced by the magazine contents and the narrator’s reports. From these considerations, it is possible to infer the importance of the magazine, which used strategies to form a network of readers and writers among children, stimulating reading practices that combined education and religion <![CDATA[Educação e desenvolvimento social: discussões do intelectual João Roberto Moreira (décadas de 1950/1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O intelectual João Roberto Moreira (1912-1967) teve sua trajetória marcada no campo educacional brasileiro pela atuação em diversas instituições nacionais e organismos internacionais, como o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e a Organização para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Nas décadas de 1950 e 1960, em especial, ele passou a produzir uma série de reflexões acerca da relação educação-desenvolvimento, questão também discutida por outros intelectuais do período. O presente artigo busca trazer à baila as discussões produzidas por este intelectual no interior dessas instâncias, pensando-as no contexto de um debate intelectual acerca de um projeto de nação e de educação.<hr/>The intellectual João Roberto Moreira (1912-1967) had his career in the educational field marked by his work in various national institutions and international bodies such as the Brazilian Center for Educational Research (CBPE) and the Organization for Education, Science and Culture (Unesco). Especially in the decades of 1950 and 1960, he started to produce a series of reflections on the education-development relation, a question also discussed by other intellectuals of that period. The present article aims to bring up the discussions produced by this intellectual inside these instances, analyzing them in the context of an intellectual discussion regarding projects of nation and education. <![CDATA[A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A luta pela laicização da escola pública no Brasil remonta aos movimentos republicanos do século XIX. As cartas magnas e as leis educacionais brasileiras expressam em seus textos o conflito religiosidade versus laicidade no ensino público. A ação político-cultural das instituições religiosas manifesta-se, predominantemente, em conjunturas democráticas, nos processos políticos de elaboração das constituições federais e das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Os dados coletados demonstram o crescimento das organizações educacionais cristãs, sua especialização e movimentação na sociedade civil. O trabalho demonstra que os grupos confessionais têm perdido espaço curricular na educação básica pública brasileira, desde os anos 30 do século XX.<hr/>The struggle for secularization of public schools in Brazil dates back to the nineteenth century Republican movements. The Brazilian Constitutions and educational legislation express the conflict between secularism and religion in public education. The political-cultural actions of religious institutions were manifested mainly in democratic situations and in the political processes of preparing federal constitutions and guideline legislation for national education. The data collected demonstrates the growth of Christian educational organizations, their specialization and action within civil society. This study shows that faith groups have lost curricular space in basic education in Brazil since the 1930s. <![CDATA[Gênero, etnia e movimentos sociais na história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A luta pela laicização da escola pública no Brasil remonta aos movimentos republicanos do século XIX. As cartas magnas e as leis educacionais brasileiras expressam em seus textos o conflito religiosidade versus laicidade no ensino público. A ação político-cultural das instituições religiosas manifesta-se, predominantemente, em conjunturas democráticas, nos processos políticos de elaboração das constituições federais e das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Os dados coletados demonstram o crescimento das organizações educacionais cristãs, sua especialização e movimentação na sociedade civil. O trabalho demonstra que os grupos confessionais têm perdido espaço curricular na educação básica pública brasileira, desde os anos 30 do século XX.<hr/>The struggle for secularization of public schools in Brazil dates back to the nineteenth century Republican movements. The Brazilian Constitutions and educational legislation express the conflict between secularism and religion in public education. The political-cultural actions of religious institutions were manifested mainly in democratic situations and in the political processes of preparing federal constitutions and guideline legislation for national education. The data collected demonstrates the growth of Christian educational organizations, their specialization and action within civil society. This study shows that faith groups have lost curricular space in basic education in Brazil since the 1930s.