Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420130003&lang=es vol. 13 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Memoria plasmada en el presente: conversaciones con Agustín Escolano Benito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Difunde-se e intensifica-se, cada vez mais, no cenário científico brasileiro, a ideia de compreender os processos de urbanização das cidades por intermédio da apreensão das trajetórias históricas de instituições escolares. Ao mesmo tempo, ocorre a fértil possibilidade de compreensão dos ciclos de vida das instituições escolares por meio dos estudos sobre urbanização. Essa dialetização dos temas vem proporcionando aos pesquisadores da História da Educação oportunidades de estudos sobre os processos de escolarização e urbanização como duas temáticas que se complementam. Assim, este artigo traz uma pertinente problematização dos temas, na intenção de apontar novas possibilidades de pesquisa que se ocupam da história das instituições escolares.<hr/>The idea of understanding the processes of urbanization of cities through the seizure of historical trajectories of schools is becoming increasingly widespread in the Brazilian scientific scenario. At the same time, there is the possibility of fertile understanding of the life cycles of educational institutions through studies on urbanization. This dialectic of themes has provided researchers of History of Education study opportunities on the processes of urbanization and education as two themes that complement each other. Thus, this article provides a relevant inquiry on the issues, intending to point to new possibilities for research dealing with the History of Educational Institutions.<hr/>Cada vez más se difunde y se intensifica en el escenario científico brasileño la idea de comprender los procesos de urbanización de las ciudades a través de la aprehensión de las trayectorias históricas de instituciones escolares. Al mismo tiempo se da la fértil posibilidad de comprensión de los ciclos de vida de las instituciones escolares por medio de los estudios de urbanización. Esa dialéctica de los temas proporciona a los investigadores de Historia de la Educación oportunidades de estudios sobre los procesos de escolarización y urbanización como dos temáticas que se complementan. Por lo tanto este artículo trae una problemática pertinente de los temas con la intención de señalar nuevas posibilidades de investigación de la historia de las instituciones escolares. <![CDATA[Inspeção sanitária escolar e educação da infância na obra do médico Arthur Moncorvo Filho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetiva refletir acerca das concepções que mobilizaram a criação do Serviço de Inspeção Sanitária Escolar, concebida pelo médico Arthur Moncorvo Filho, na gestão do prefeito Serzedello Corrêa, no Distrito Federal, em 1910. A perspectiva proposta era a de que o Serviço alargasse o campo de atuação do médico sobre a infância, disseminando preceitos higiênicos a um público mais amplo da sociedade da época. Pensar sobre as formas como o saber médico perspectivou a escola e os sujeitos sociais contribui para entendermos como os saberes (médico e pedagógico) instituíram interfaces e perfis que condicionaram a invenção do lugar da criança normal e anormal na escola das primeiras décadas do Brasil republicano.<hr/>This article reflects on the concepts that mobilized the creation of the School Sanitary Inspection Service designed by the physician Arthur Moncorvo Filho, in the administration of Mayor Serzedello Corrêa, in Distrito Federal in 1910. The purpose of the Service was to expand the field of medical practice toward childhood, disseminating hygienic precepts to more people in society at that time. Thinking of how medical knowledge gave perspective to school and social subjects, contributes to the understanding of how the medical and educational knowledge established interfaces and profiles, which conditioned the invention of the place of normal and abnormal children in school, in the first decades of the republic in Brazil.<hr/>Este artículo tiene como objetivo reflexionar acerca de las concepciones que movilizaron la creación del Servicio de Inspección Sanitaria Escolar, concebida por el médico Arthur Moncorvo Filho en el mandato del alcalde Serzedello Corrêa en el Distrito Federal en 1910. La perspectiva propuesta era la de que el Servicio ampliara el campo de actuación del médico sobre la infancia llevando preceptos higiénicos a una mayor cantidad de personas de la sociedad de la época. Pensar sobre las formas de como el conocimiento médico dio perspectivas a la escuela y a los sujetos sociales nos ayuda a entender como los saberes (médico y pedagógico) establecieron interfaces y perfiles que condicionaron la invención del lugar de los niños normales y anormales de las primeras décadas del Brasil republicano. <![CDATA[“Tudo presta a quem tudo precisa”: os discursos sobre a escolarização da infância pobre, presentes na Revista do Ensino, de Minas Gerais (1925-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho investiga os principais discursos direcionados à educação da infância pobre, veiculados pela Revista do Ensino, de Minas Gerais, entre os anos de 1925 e 1930. Para tal empreendimento, foi realizada a análise documental de 52 números da Revista do Ensino e também a consulta de parte da legislação do período em questão. Como referencial teórico-metodológico, foram adotadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, principalmente aquelas que nos ajudam a compreender as “relações de poder e saber”, bem como a “produção de verdades” no interior dos discursos. Os resultados da pesquisa apontam que a escolarização da infância pobre foi vista, pelos discursos pesquisados, como condição considerada primordial para que o aluno se tornasse um cidadão produtivo para a sociedade.<hr/>This study aims at investigating the main discourses addressed to the education of impoverished children disseminated by Revista do Ensino, Minas Gerais state, between 1925 and 1930. To this end, we carried out a documental analysis of 52 issues of Revista do Ensino and consulted part of the legislation concerning the educational reform occurred at that time. We adopted the socalled “Foucaultian tools” as a theoretical-methodological framework, mainly those that help us understand the relations of power and knowledge present in discourse. The results obtained suggest poor children’s education as the best device for a wider formation of individuals; and this formation was considered paramount so that students could become productive citizens.<hr/>Este trabajo investiga los principales discursos dirigidos a la educación de la infancia pobre publicados por la Revista de Enseñanza de Minas Gerais entre 1925 y1930. Para tal emprendimiento, fue realizado el análisis documental de 52 números de la Revista de Enseñanza y también la consulta de parte de la legislación del período en cuestión. Como referencial teórico-metodológico, fueron adoptadas las llamadas “herramientas foucaultianas”, principalmente aquellas que nos ayudan a comprender las “relaciones de poder y saber”, así como la “producción de verdades” en el interior de los discursos. Los resultados de la pesquisa apuntan que la escolarización de la infancia pobre fue vista, por los discursos pesquisados, como condición considerada primordial para que el alumno se convirtiera en un ciudadano productivo para la sociedad. <![CDATA[Usos da história na formação de pessoas: as experiências do Marquês de Condorcet (1743-1794) e de Immanuel Kant (1724-1804)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo examina a posição de dois pensadores da ilustração - Immanuel Kant (1724/1804) e Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat (1743/1794) - e se propõe a responder à seguinte questão: se não se nasce pessoa, mas torna-se pessoa, qual o lugar da história na formação dos humanos no período anterior à referida autonomização da disciplina escolar? Aqui são examinados os textos por eles produzidos entre 1791 e 1803 que anunciam as visões de homem, vida, filosofia da história, história empírica e educação humana, com o objetivo de discutir a presença da história como saber ensinável no século XVIII, contribuindo para o conhecimento dos usos da história na formação de pessoas numa perspectiva de longa duração.<hr/>This article analyzes the approach of two philosophers of the Enlightenment: Immanuel Kant (1724/1804) and Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat (1743/1794). The main question of this paper is: If one is not born a person, but becomes a person, what is the place of history in human education before the autonomy of school discipline? We examine the texts produced the two thinkers between 1791 and 1803, which announce the visions on man, life, philosophy of history, empirical history, and human education with the purpose of discussing the presence of history as teachable knowledge in the eighteenth century. The text also aims to contribute to the knowledge of the uses of history in human formation in a long term perspective.<hr/>Este artículo examina la posición de dos pensadores de la ilustración - Immanuel Kant (1724/1804) e Marie Jean Antoine Nicolás de Caritat (1743/1794) - y se propone responder la siguiente cuestión: si no se nace persona pero se vuelve persona, ¿cuál es el lugar de la historia en la formación de los humanos en el período anterior a la referida autonomía de la disciplina escolar? Aquí se examinan los textos producidos por ellos entre 1791 y 1803 que anuncian las visiones de hombre, vida, filosofía de la historia, historia empírica y educación humana con el objetivo de discutir la presencia de la historia como saber que podía ser enseñado en el siglo XVIII contribuyendo al conocimiento de los usos de la historia en la formación de personas en una perspectiva de larga duración. <![CDATA[A produção de uma disciplina escolar: os professores/autores e seus livros didáticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute a produção didática de professores de História do final do século XIX e início do século XX, tendo em vista a sua contribuição no que diz respeito ao saber histórico escolar e à sua pedagogia. Teve como objeto de análise obras didáticas de Charles Seignobos, João Ribeiro e Jonathas Serrano. Não só como intelectuais, mas também em suas práticas sociais ligadas aos processos de escolarização, eles participaram ativamente no processo de construção da disciplina escolar História, tanto no seu aspecto de configuração de currículo como programa quanto na reflexão e na prática educacional desses saberes.<hr/>The text discusses the didactic production of history teachers at the late nineteenth and early twentieth centuries in view of their contribution in relation to historical knowledge and their school education. The study analyzes the didactic works of Charles Seignobos, João Ribeiro and Jonathas Serrano. Not only as intellectuals, but also in their social practices related to the processes of schooling, these authors participated actively in the process of building the history school subject, both in its aspect of curriculum setting and in the reflection and educational practice of this knowledge.<hr/>El texto discute la producción didáctica de profesores de Historia de finales del siglo XIX y principios del siglo XX, con vistas a su contribución respecto al conocimiento histórico de la escuela y su pedagogía. Tuvo como objeto de análisis obras didácticas de Charles Seignobos, João Ribeiro y Jonathas Serrano. No solo como intelectuales sino también en sus prácticas sociales ligadas a los procesos de escolarización, ellos participaron activamente en el proceso de construcción de la disciplina escolar de Historia tanto en su aspecto de configuración de currículo como programa, como en la reflexión y en la práctica educacional de esos conocimientos. <![CDATA[Palavras viajeiras: circulação do conhecimento pedagógico em manuais escolares (Brasil/Portugal, de meados do século XIX a meados do século XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto discute a produção didática de professores de História do final do século XIX e início do século XX, tendo em vista a sua contribuição no que diz respeito ao saber histórico escolar e à sua pedagogia. Teve como objeto de análise obras didáticas de Charles Seignobos, João Ribeiro e Jonathas Serrano. Não só como intelectuais, mas também em suas práticas sociais ligadas aos processos de escolarização, eles participaram ativamente no processo de construção da disciplina escolar História, tanto no seu aspecto de configuração de currículo como programa quanto na reflexão e na prática educacional desses saberes.<hr/>The text discusses the didactic production of history teachers at the late nineteenth and early twentieth centuries in view of their contribution in relation to historical knowledge and their school education. The study analyzes the didactic works of Charles Seignobos, João Ribeiro and Jonathas Serrano. Not only as intellectuals, but also in their social practices related to the processes of schooling, these authors participated actively in the process of building the history school subject, both in its aspect of curriculum setting and in the reflection and educational practice of this knowledge.<hr/>El texto discute la producción didáctica de profesores de Historia de finales del siglo XIX y principios del siglo XX, con vistas a su contribución respecto al conocimiento histórico de la escuela y su pedagogía. Tuvo como objeto de análisis obras didácticas de Charles Seignobos, João Ribeiro y Jonathas Serrano. No solo como intelectuales sino también en sus prácticas sociales ligadas a los procesos de escolarización, ellos participaron activamente en el proceso de construcción de la disciplina escolar de Historia tanto en su aspecto de configuración de currículo como programa, como en la reflexión y en la práctica educacional de esos conocimientos. <![CDATA[A função social da escola e a constituição da forma escolar (Brasil/Portugal, 1870 - 1932)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa aspectos das relações entre a escolarização e os processos culturais mais amplos, tomando como fonte documental manuais didáticos produzidos para uso em cursos de formação de professores, que circularam no Brasil e em Portugal no período final do século XIX e no início do século XX. Foram focalizados elementos passíveis de generalização, entre eles a unidade da forma escolar e as diferentes práticas prescritas aos professores, destinadas a enraizar valores e ideais no processo formativo. Foram analisados os seguintes manuais: Curso Practico de Pedagogia, de autoria de Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia, de autoria de Jose Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de pedagogia geral e de história da educação, de Alberto Pimentel Filho (1932).<hr/>This article examines some aspects of the relationship between schooling and broader cultural processes using, as documental source, textbooks produced for teacher training courses which circulated in Brazil and Portugal in the late nineteenth and early twentieth centuries. The research focused on elements capable of generalization, including the unity of school structure and the different practices prescribed for teachers, which were designed to root values and ideals in the training process. We analyzed the following manuals: Curso Practico de Pedagogia, by Mr. Daligault (1874); Elementos de pedagogia, by Jose Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire (1870); and Lições de Pedagogia Geral e de História da Educação, by Alberto Pimentel Filho (1932).<hr/>El artículo analiza aspectos de las relaciones entre la escolarización y los procesos culturales más amplios tomando como fuente documental, manuales didácticos- producidos para ser usados en cursos de formación de profesores- que circularon en Brasil y en Portugal en el periodo final del siglo XX. Se enfocaron elementos susceptibles de generalización entre ellos la unidad de la forma escolar y las diferentes prácticas prescritas a los profesores, destinadas a enraizar valores e ideales en el proceso formativo. Se analizaron los siguientes manuales: Curso Práctico de Pedagogía, de autoría de Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogía, de José María da Graça Affreixo y Henrique Freire (1870); y Lecciones de pedagogía general y de historia da educación, de Alberto Pimentel Filho (1932). <![CDATA[Objetos em viagem: discursos pedagógicos acerca do provimento material da escola primária (Brasil e Portugal, 1870 - 1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo pretende-se localizar e analisar um conjunto de prescrições indicadoras do provimento material da escola, no intuito de identificar um desenho material para escola primária de Brasil e Portugal, num importante período de sua organização, qual seja, finais do século XIX e início do século XX. Como fonte, optou-se por manuais pedagógicos - entendendo-os como difusores de ideias pedagógicas - adotados em Escolas Normais no Brasil e em Portugal. Em termos teóricos, o trabalho se sustenta em discussões acerca da cultura material da escola e da circulação de saberes pedagógicos. Espera-se contribuir com os estudos da área, particularmente aqueles afetos à cultura material escolar e à circulação de ideias pedagógicas - neste caso, por meio da “circulação de objetos da escola”.<hr/>This article situates and analyzes a set of guidelines for the provision of school materials in order to identify a material design for elementary schools in Brazil and Portugal in an important period of their organization, the late 19 and early 20th centuries. The source of this research were pedagogical manuals - understood to be promoters of pedagogical ideas - used at teacher training schools in Brazil and Portugal. In theoretical terms, the work is supported by discussions about the material culture of schools and the circulation of pedagogic knowledge. This study hopes to contribute to studies in the field, particularly to those concerning school material culture and the circulation of pedagogical ideas, in this case, through the “circulation of school objects.”<hr/>En este artículo se pretende localizar y analizar un conjunto de indicadores del abastecimiento material de la escuela con la finalidad de identificar un diseño material para la escuela primaria de Brasil y Portugal en un importante período de su organización, o sea, finales del siglo XIX y principios del XX. Como fuente se optó por manuales pedagógicos- entendiéndolos como difusores de ideas pedagógicas-adoptados en Escuelas Normales en Brasil y en Portugal. En términos teóricos, el trabajo se sustenta en discusiones acerca de la cultura material de la escuela y de la circulación del conocimiento pedagógico. Se espera contribuir con los estudios del área, particularmente aquellos concernientes a la cultura material escolar y a la circulación de ideas pedagógicas-en este caso- por medio de la “circulación de objetos de la escuela”. <![CDATA[O tema dos “modos de ensino” nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (segunda metade do século XIX - anos de 1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações - entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento - fazem circular saberes que deviam ser mobilizados pelos normalistas. O que interessa, em particular, é atender à forma como uma realidade é apreendida nos ditos manuais, privilegiando uma entrada: o debate sobre os “modos de ensino”. Um debate que reflete importantes mutações no exercício técnico-pedagógico da atividade docente e que tem essencialmente a ver com a adequada execução do ensino simultâneo, o mesmo é dizer, com a gestão da heterogeneidade na sala de aula.<hr/>The study analyzes a set of books on pedagogy, methodology and pedology for the training of primary school teachers printed from the second half of the nineteenth century to the 1920’s, in Portugal and Brazil. The goal of this study is to show how these publications disseminate knowledge that should be mobilized by teacher training school students. The universe of publications is seen as an area of social and cultural reception and dissemination of knowledge. The main interest is surveying how a given reality is perceived in pedagogical manuals, privileging one entry: the debate about the “methods of instruction”. This debate reflects important changes in the technical-pedagogical exercise of teaching and deals essentially with the proper execution of simultaneous teaching, that is, with the management of heterogeneity in the classroom.<hr/>El estudio analiza un conjunto de libros de Pedagogía, Metodología y Paidología destinados a la formación de profesores de la enseñanza primaria y publicada entre la segunda mitad de los Ochocientos y los años de 1920, en Portugal y en Brasil. El objetivo es evidenciar la forma en que esas publicaciones - entendidas como espacio social y cultural de la recepción y la difusión del conocimiento - hacen circular saberes que debían ser movilizados por los normalistas. Lo que interesa, en particular, es atender a la forma en que una realidad es aprehendida en dichos manuales, privilegiando una entrada: el debate sobre los “modos de enseñanza”. Un debate que refleja importantes mutaciones en el ejercicio técnico-pedagógico de la actividad docente y que tiene esencialmente que ver con la adecuada ejecución de la enseñanza simultánea, o lo que es lo mismo, con la gestión de la heterogeneidad en el aula. <![CDATA[A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 - 1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto busca compreender a produção da escola moderna no Brasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídos em torno dos programas escolares disseminados em manuais de Pedagogia e de Metodologia que circularam nas Escolas Normais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontes documentais três manuais para a formação de professores: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de José Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de metodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).<hr/>This article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.<hr/>Este texto busca comprender la producción de la escuela moderna en Brasil y en Portugal en la transición del siglo XIX al XX. El análisis recae en los conocimientos pedagógicos constituidos en torno de los programas escolares disseminados en manuales de Pedagogía y Metodología que circularon en las Escuelas Normales del espacio luso-brasileño. El estudio utiliza como fuentes documentales tres manuales para la formación de profesores; Curso práctico de pedagogía destinados a los alumnos- maestros de las escuelas normales primarias y a los educadores en ejercicio, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogía para servir de guía a los candidatos al magisterio primario, de José María da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); y Lecciones de metodología, de Bernardino da Fonseca Lage (1920). <![CDATA[A mão, o cérebro, o coração. Prescrições para a leitura em manuais escolares para o curso normal (1940 - 1960/ Brasil-Portugal)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942013000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os manuais escolares se firmaram, no Brasil e em Portugal, para uso de professores e alunos desde os finais do século XIX e se consolidaram ao longo do século XX como instrumentos/objetos da cultura escolar. Este texto analisa um manual escolar produzido no Brasil em 1955 - Lições de Pedagogia, 1º ano, de Aquiles Archêro Júnior -, para uso nas Escolas Normais que, nas prescrições para o ato de ler, dialogou com um manual produzido em Portugal em 1949, com circulação no Brasil - A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana. A investigação centra-se nas prescrições para o ensino da leitura na escola e procura ressaltar como os autores integraram conhecimentos que contribuíram para fazer da leitura um saber escolarizado.<hr/>School manuals to be used by teachers and students were established in Portugal and Brazil in the late 19th century and were consolidated throughout the 20th century as instruments/ objects of school culture. This text examines a school manual for use at the Normal Schools produced in Brazil in 1955 - Lições de Pedagogia, 1º ano, by Aquiles Archêro Júnior -, which, in the requirements for reading, interacted with a manual produced in Portugal in 1949 and used in Brazil - A arte da leitura, by Mário Gonçalves Viana. This research focuses on the requirements for the teaching of reading at school and seeks to highlight how authors used knowledge that contributed to make reading a school knowledge.<hr/>Los manuales escolares se afianzaron en Brasil y en Portugal, para uso de profesores y alumnos desde finales del siglo XIX y se consolidaron a lo largo del siglo XX como instrumentos /objetos de la cultura escolar. Este texto analiza un manual escolar producido en Brasil en 1955- Lecciones de Pedagogía, 1° año, de Aquiles Archêro Júnior -, para uso en las Escuelas Normales que, en las prescripciones para el acto de leer, dialogó con un manual producido en Portugal en 1949, con circulación en Brasil - El arte de la lectura, de Mário Gonçalves Viana. La investigación se centra en las prescripciones para la enseñanza de la lectura y procura resaltar como los autores integraron conocimientos que contribuyeron a hacer de la lectura un saber escolarizado.