Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420140001&lang=es vol. 14 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[As crianças tupinambás e sua educação no século XVI: ternura, dor, obediência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ritos de passagem socializam os membros mais jovens de uma dada sociedade. Os tupinambás não são exceção. No século XVI, os portugueses se impressionam com modelos de socialização entre os tupinambás, em particular, a couvade, que pouco compreendem e logo assimilam à barbárie. No entanto, são eles que permitem tecer elos sociais, integrar idades e instaurar uma diferença de gêneros. Distante de uma visão ideológica veiculada pelos portugueses que apresentam essas comunidades sem regras educativas, a sociedade tupinambá, ao contrário, é estruturada e preocupada com a educação de suas crianças.<hr/>Every society socializes its youngest members by a set of rites of passage. The Tupinambá are no exception to this. In the 16th century, the Portuguese were amazed by the socialization models practiced in that society. The ‘couvade’ particularly drew their attention, though they never really understood it and frequently regarded it as a barbarian ritual. For those who pay deep attention to these practices, however, a rich set of information emerges in all its complexity, allowing us to weave social links and integrating differences between age groups or genders, among others. Far from the ideological view conveyed by the Portuguese, which presents these communities as if they had no real educational rules, Tupinambá society is actually very structured and concerned about the education of its children.<hr/>Chaque société socialise les plus jeunes par des rites de passage. Les Tupinamba ne font pas exception. Au XVIe siècle, les Portugais s’étonnèrent des modèles de socialisation mis en oeuvre dans ces communautés, en particulier la couvade. Mais peu comprirent le véritable sens de ces rites souvent assimilés à la barbarie. Pourtant, la richesse de ces coutumes apparaît dans toute sa complexité pour qui s’y penche. Elles permettent de tisser du lien social et d’intégrer les différentes classes d’âges tout en instaurant une différence genrée. Loin d’une vision idéologique véhiculée par les Portugais qui nous présente des communautés sans règles éducatives, la société Tupinamba est au contraire structurée et soucieuse d’éduquer ses enfants.<hr/>Son ritos de pasaje que socializan a los miembros más jóvenes de una dada sociedad; los tupinambás no son excepción. En el siglo XVI, los portugueses se impresionan con modelos de socialización entre los tupinambás, en particular, la couvade****, que poco comprenden y pronto asimilan a la barbarie. Sin embargo, son ellos que permiten tejer eslabones sociales, integrar edades e instaurar una diferencia de géneros. Distante de una visión ideológica trasmitida por los portugueses que presentan estas comunidades sin reglas educativas, la sociedad tupinambá, al contrario, es estructurada y preocupada con la educación de sus niños. <![CDATA[Política, poder e instrução: a educação feminina no método Lancasteriano (uma análise da lei 15 de outubro de 1827, à luz do ensino mútuo)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo é resultado de uma pesquisa que trata do Método Lancasteriano aplicado na Inglaterra do século XIX e inscrito na legislação educacional brasileira em 1827, trazendo as escolas para meninas. Foram pesquisados o Método Lancasteriano aplicado em Londres nas escolas femininas e as estratégias políticas contidas na Legislação brasileira, analisando-se as diferenciações das duas sociedades. Na pesquisa, foram abordadas algumas categorias peculiares do Brasil e da Inglaterra, tais como: o momento político, o locus socioeconômico, o incentivo à escolarização feminina e a diferenciação de gênero, contidas no currículo escolar, na exigência de docentes femininas e na ocupação sociopolítica de homens e mulheres. Para construir a pesquisa, foi utilizado o método indiciário.<hr/>This article was the result of a study on the Lancasterian Method as applied in nineteenth-century England and included into Brazilian education legislation in 1827, bringing schools to girls in Brazil. Research included the Lancasterian Method as applied at girls' schools in London and public policy found in the Brazilian legislation, analyzing the differences between the two societies. The study approached some categories peculiar to Brazil and England, such as: the political moment, socioeconomic locus, encouragement of female enrollment, as well as gender differentiation in: the school curriculum, requirement of female teachers, and socio-political occupations of men and women. The research was built using the inductive method.<hr/>El presente artículo fue resultado de una investigación que trata del Método Lancasteriano aplicado en la Inglaterra del siglo XIX e inscripto en la legislación educacional brasileña en 1827, trayendo las escuelas para niñas. Fueron investigados el Método Lancasteriano aplicado en Londres en las escuelas femeninas, y las estrategias políticas contenidas en la Legislación brasileña analizándose las diferenciaciones de las dos sociedades. En la investigación fueron abordadas algunas categorías peculiares de Brasil y de Inglaterra tales como: el momento político, la posición socioeconómica, el incentivo a la escolarización femenina y la diferenciación de género, contenidas: en el currículo escolar, en la exigencia de docentes femeninas y en la ocupación sociopolítica de hombres y mujeres. Para construir la investigación fue utilizado el método indiciario. <![CDATA[Imprensa e instrução pública no império: o modo epistolar nos jornais do Rio de Janeiro e da Paraíba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca tornar visível como os periódicos nas províncias da Paraíba e do Rio de Janeiro veiculavam as notícias sobre educação e instrução pública no Império por meio da escrita epistolar. Para tanto, as epístolas localizadas nos jornais dessas províncias foram analisadas por meio das regras e dos modelos de composição difundidos pelos manuais epistolares, por considerar que a estrutura discursiva está impregnada de intenção persuasiva. Por meio das cartas sobre instrução pública, foi possível verificar a escrita ordinária de sujeitos que compõem a instrução pública da época, possibilitando compreender o cotidiano de uma comunidade de leitores, tomando conhecimento do que faziam, liam, escreviam ou pensavam no Império.<hr/>This article seeks to uncover how periodicals in the provinces of Paraíba and Rio de Janeiro disseminated the news on education and public instruction during the Empire through letter writing. To that end, the epistles found in newspapers from these provinces were analyzed using the rules and models of composition, as disseminated in epistolary manuals, by regarded discursive structure as impregnated with persuasive intent. Through the letters on public education, it was was possible to verify the writing of ordinary individuals who made up the public education of the time, making it possible to understand the daily life of a community of readers, taking note of what they did, read, wrote or thought during the Empire.<hr/>Este artículo busca tornar visible cómo los periódicos en las provincias de Paraíba y de Rio de Janeiro transmitían las noticias sobre educación e instrucción pública en el Imperio por medio de la escrita epistolar. Para tanto, las epístolas localizadas en los periódicos de estas provincias fueron analizadas por medio de las reglas y modelos de composición, difundidos por los manuales epistolares, por considerar que la estructura discursiva estaba impregnada de intención persuasivas. Por medio de las cartas sobre instrucción pública fue posible verificar la escrita ordinaria de sujetos que componen la instrucción pública de la época, posibilitando comprender el cotidiano de una comunidad de lectores, tomando conocimiento de lo que hacían, leían, escribían o pensaban en el Imperio. <![CDATA[A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de pesquisas sobre o processo de inserção da mulher no magistério, no final do século XIX, este artigo discutirá a importância da criação da Escola Normal para Senhoras da Sociedade Propagadora da Instrução Pública em 1872, surgida no seio da sociedade civil, não tutelada pelo Estado e que objetivava inserir a mulher no mundo do trabalho por meio de uma atividade para a qual, acreditava-se, ela estava naturalmente ‘destinada’. O estudo é de natureza bibliográfica e documental, a partir de estatutos, regimentos, regulamentos e memória da Sociedade Propagadora, relatórios dos inspetores de instrução e periódicos da época. É importante ressaltar a crença nos poderes da instrução e da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.<hr/>From research on the process of inclusion of women in the teaching profession during the the late nineteenth century, this article discusses the importance of the establishment in 1872 of the Normal School for Ladies of the Society for Public Instruction, which emerged within civil society, with no supervision from the state and which aimed to insert women into the world of work through an activity for which they were believed to be naturally ‘designed’. The study is of a bibliographical and documental nature from statutes, rules, regulations and memoirs of the Propagator Society, reports from education inspectors and periodicals of the time. It is important to highlight the belief in the power of instruction and education to implement a desirable modern society, based on urbanization and industrialization.<hr/>A partir de investigaciones sobre el proceso de inserción de la mujer en el magisterio, en el final del siglo XIX, este artículo busca discutir la importancia de la creación de la Escuela Normal para Señoras de la Sociedad Propagadora de la Instrucción Pública en 1872, surgida en el seno de la sociedad civil, no tutelada por el Estado y que tenía el objetivo de insertar a la mujer en el mundo del trabajo a través de una actividad para la cual, se creía, ella estaba naturalmente ‘destinada’. El estudio es de naturaleza bibliográfica y documental a partir de estatutos, preceptos, reglamentos y memoria de la Sociedad Propagadora, informes de los inspectores de instrucción y periódicos de la época. Es importante resaltar la creencia en los poderes de la instrucción y de la educación para la implantación de una deseada sociedad moderna, fundada en la urbanización e industrialización. <![CDATA[Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os historiadores da educação vêm enfrentando problemas que, devido a diferentes razões de cunho tradicional, têm sido evitados. Ainda há fortes limites e fronteiras em torno de nosso trabalho que nos disciplina e para os quais ainda estamos sistematicamente cegos. A história da educação tem tratado seu objeto de estudo como se fosse naturalmente nacional e com fronteiras impermeáveis. Nesse sentido, ao participar de um projeto interdisciplinar cujo tema constantemente revelava suas ligações transfronteiriças e transnacionais, a questão da complexidade ficou evidente. No presente artigo, fragmentos do projeto são discutidos, visando levantar questões que considero interessantes e que provocam reflexões acerca da pesquisa em história contemporânea da educação.<hr/>Historians of education are having to face problems which for various traditional reasons, have been avoided. There are strong borders and boundaries around our work which discipline us, and yet to which we may be systematically blind. History of education has had a tendency to treat its subject as naturally national and having impermeable borders. This way, working in an interdisciplinary project on a subject which constantly revealed its cross-border and transnational links, the issue of awkwardness was clearly revealed. In this paper, fragments of the project are discussed to raise questions which I consider interesting and reflexive about the work of contemporary history of education.<hr/>Los historiadores de la educación vienen enfrentando problemas que, debido a diferentes razones de carácter tradicional, han sido evitados. Aún hay fuertes límites y fronteras alrededor de nuestro trabajo que nos disciplina y para los cuales aún estamos sistemáticamente ciegos. La historia de la educación ha tratado su objeto de estudio como si fuera naturalmente nacional y con fronteras impermeables. En este sentido, al participar de un proyecto interdisciplinario cuyo tema constantemente revelaba sus relaciones transfronterizas y transnacionales, la cuestión de la complejidad quedó evidente. En el presente artículo, fragmentos del proyecto son discutidos pretendiendo obtener cuestiones que considero interesantes y que provocan reflexiones acerca de la investigación en historia contemporánea de la educación. <![CDATA[A formação dos estados europeus e a escolarização das línguas nacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenvolvimento dos estudos filológicos provocou, entre as nações europeias, a reivindicação da primazia no tempo. Assim, a velha correspondência ‘uma língua, uma nação’ passou a assegurar o seu valor não mais no passado, mas no futuro, adquirindo um novo sentido, pois os Estados europeus vão fazer da aprendizagem e do uso de uma língua oficial uma obrigação para todos os cidadãos. Este artigo busca contribuir para uma reflexão acerca do lento processo de constituição das línguas vernáculas como línguas nacionais, investigando o modo como a generalização dos sistemas nacionais de educação promoveu a escolarização de suas línguas administrativas e literárias, proporcionando-lhes os elementos necessários para sua configuração como disciplinas escolares.<hr/>The development of philological studies provoked the claim for primacy in time among European nations. Thus, the old correspondence ‘one language, one nation’ came to secure its value no longer in the past, but in the future, acquiring a new meaning as European states will make the learning of an official language mandatory to all citizens. This article tries to contribute to a reflection about the slow process of constitution of vernacular languages as national languages, investigating how national education systems promoted the schooling of their administrative and literary languages, endowing them with the necessary elements for their configuration as school disciplines.<hr/>El desarrollo de los estudios filológicos provocó, entre las naciones europeas, la reivindicación de la primacía en el tiempo. Así, la vieja correspondencia ‘una lengua, una nación’ pasó a asegurar su valor no más en el pasado, sino en el futuro, adquiriendo un nuevo sentido, pues los Estados europeos van a hacer del aprendizaje y del uso de una lengua oficial una obligación para todos los ciudadanos. Este artículo busca contribuir para una reflexión acerca del lento proceso de constitución de las lenguas vernáculas como lenguas nacionales, investigando el modo como la generalización de los sistemas nacionales de educación promovieron la escolarización de sus lenguas administrativas y literarias, proporcionándoles los elementos necesarios para su configuración como asignaturas escolares. <![CDATA[Escritos sob os regimes políticos de Vargas e Mussolini: para uma fascistização da infância?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo analisa a escola no regime de Vargas no Brasil e no de Mussolini, na Itália. Tem como base fontes relacionadas a escritos escolares e à infância: cadernos, livros, jornais, ata, fotografias, panfleto, legislação e objetos da cultura material. Interroga sobre as possibilidades de fascistização por meio do currículo e da propaganda. Evidencia-se a utilização de materiais escolares como artifício ideológico dos governos totalitários. A análise das relações entre as escritas escolares e os contextos brasileiro e italiano revelou a potência das atividades político-culturais de doutrinamento da escola. Delinearam-se possibilidades de fascistização em ambos os países, por meio de elementos ora similares, ora contrastantes, corroborando a conceitualização problematizada.<hr/>This text discusses schools under the Vargas government in Brazil, and under Mussolini in Italy. It is based on documental sources related to school writings and childhood: school exercise books, books, school newspapers, minutes, photographs, flyers, legislation and objects from material culture. It argues about possibilities of fascistization through the curriculum and propaganda. It highlights the use of school materials as ideological devices of totalitarian governments. The relationships between school writings and Brazilian and Italian totalitarian contexts showed the power of indoctrination of schools. Possibilities of fascistization in both countries were outlined, through either similar or sometimes contrasting elements, supporting the problem and its conceptualization.<hr/>Discute la escuela en el régimen de Vargas en Brasil y en el de Mussolini, en Italia. Tiene como base fuentes relacionadas a escritos escolares y a la infancia: cuadernos, libros, periódicos, acta, fotografías, panfleto, legislación y objetos de la cultura material. Interroga sobre las posibilidades de fascistización por medio del currículo y de la propaganda. Se evidencia la utilización de materiales escolares como artificio ideológico de los gobiernos totalitarios. El análisis de las relaciones entre las escritas escolares y los contextos brasileño e italiano reveló la potencia de las actividades político-culturales de adoctrinamiento de la escuela. Se delinearon posibilidades de fascistización en ambos los países, por medio de elementos ora similares, ora contrastantes, corroborando la conceptualización problematizada. <![CDATA[Emma Kleè Koch e as exposições de arte infantil: rituais coloridos pela educação moderna (1949-1952)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa as exposições de arte infantil organizadas pela artista e educadora polonesa radicada em Curitiba Emma Kleè Koch (1904-1975). Essas mostras foram realizadas como parte das ações do Departamento de Ensino Artístico da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1949-1952), sob a administração de Erasmo Pilotto, intelectual e educador identificado com o ideário da Escola Nova. Utilizando como fontes documentos oficiais, listas de assinaturas de exposições, projetos governamentais, plataforma de governo, artigos de jornais e outros escritos da educadora, busca-se perceber as relações que permeiam a ideia de modernidade e que se fazem na confluência dos campos da política, da educação e da arte.<hr/>This article analyses children's art exhibitions organized by the Polish educator and artist Emma Kleè Koch (1904-1975), who lived in Curitiba, Brazil. These exhibitions were held as part of the actions by the Arts Education Department of the Education and Culture Secretariat of Paraná State (1949-1952), under the administration of Erasmo Pilotto, an intellectual and educator who identified with the ideals of the New School trends. Using official documents, exhibition signature lists, government projects, government platform, newspaper articles and other writings of the educator as sources, we seek to detect the relationships that pervade the idea of modernity and are at the confluence between the fields of politics, education and art.<hr/>Este artículo analiza las exposiciones de arte infantil organizadas por la artista y educadora polonesa arraigada en Curitiba Emma Kleè Koch (1904-1975). Tales muestras fueron realizadas como parte de las acciones del Departamento de Enseñanza Artística de la Secretaría de Educación y Cultura de Paraná (1949-1952), bajo la administración de Erasmo Pilotto, intelectual y educador identificado con el ideario de la Escuela Nueva. Utilizando como fuentes documentos oficiales, listas de firmas de exposiciones, proyectos gubernamentales, plataforma de gobierno, artículos de periódicos y otros escritos de la educadora, se busca percibir las relaciones que permean la idea de modernidad y que se hacen en la confluencia de los campos de la política, de la educación y del arte. <![CDATA[A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisar a relação entre o florescimento do mercado editorial e o significativo investimento na publicação de livros didáticos, particularmente dos manuais didáticos de História do Brasil, é o objetivo deste trabalho. Através de fontes variadas, tais como livros didáticos, catálogos e almanaques de editoras, anúncios em periódicos, dentre outras, este estudo busca compreender mudanças e permanências na produção de livros didáticos de história no bojo da ampliação da cultura letrada no Rio de Janeiro, desde meados do século XIX às décadas iniciais do século XX. Procura indicar as ações de alguns dos sujeitos envolvidos nesse processo - autores, livreiros, editores, professores - no sentido de compreender os significados da vulgarização do conhecimento histórico por meio dos manuais do ensino.<hr/>The goal of this work is to analyze the relationship between the flourishing publishing market and the significant investment made in the publication of textbooks, particularly in Brazilian History. Through various sources, such as textbooks, publisher catalogs and almanacs, ads in periodicals, among others, this study seeks to understand changes and continuities in the production of history textbooks in the core of the expansion of literate culture in Rio de Janeiro, from the mid-nineteenth century to the early decades of the twentieth century. It aims to show the actions of some of those involved in this process - authors, booksellers, publishers, teachers - in order to understand the meanings of the popularization of historical knowledge through school textbooks.<hr/>Analizar la relación entre el florecimiento del mercado editorial y la significativa inversión en la publicación de libros didácticos, particularmente de los manuales didácticos de Historia de Brasil, es el objetivo de este trabajo. A través de fuentes variadas, tales como libros didácticos, catálogos y almanaques de editoras, anuncios en periódicos, entre otras, este estudio busca comprender cambios y permanencias en la producción de libros didácticos de historia en el interior de la ampliación de la cultura letrada en Rio de Janeiro, desde mediados del siglo XIX a las décadas iniciales del siglo XX. Procura indicar las acciones de algunos de los sujetos involucrados en este proceso - autores, libreros, editores, profesores - en el sentido de comprender los significados de la vulgarización del conocimiento histórico a través de los manuales de la enseñanza. <![CDATA[Perfis docentes: prestígio e hierarquia no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (anos 1950-60)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do ‘Instituto de Educação do Rio de Janeiro’ entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à ‘vocação’ como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às ‘disciplinas ministradas’; b) às ‘instâncias por onde esses professores circulavam’; c) à grande repercussão obtida pela ‘circulação dos livros didáticos’ por eles produzidos.<hr/>This article discusses the teacher profile with the Teacher Qualification Programme delivered by the ‘Rio de Janeiro Education Institute’ in the 1950s and 60s with an emphasis on investigating teacher qualification processes, access to the Teacher Qualification Programme, as well as the Programme’s hierarchy issues and teaching careers. In addition to some specific features shared with other staff of the ‘Institute’ and the appeal to their ‘teaching vocation’ as the major reason for embracing the teaching career, a hierarchy was also directly observed, related to: a) ‘the school subjects taught’; b) ‘the teaching district and level of authority the referred district was granted’; c) the ‘circulation of the teaching materials’ designed by these specific members of the school staff.<hr/>El artículo pretende enfocar la identidad de profesores que enseñaron en el curso normal del Instituto de Educação do Rio de Janeiro, entre las décadas de 1950 y 1960, investigar sus procesos de formación, las formas de acceso y jerarquización, así como los recorridos profesionales. Para más allá de las semejanzas que los unen como profesionales identificados con la institución donde trabajan y el llamamiento a la vocación como justificativa mayor en la elección de la carrera abrazada, fue posible percibir un proceso de jerarquización en este cuerpo docente que se relacionaba: a) a las asignaturas ministradas; b) a las instancias por donde estos profesores circulaban; c) a la gran repercusión obtenida por la circulación de los libros didácticos por ellos producidos. <![CDATA[Historia de la Educación en Chile (1810 - 2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do ‘Instituto de Educação do Rio de Janeiro’ entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à ‘vocação’ como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às ‘disciplinas ministradas’; b) às ‘instâncias por onde esses professores circulavam’; c) à grande repercussão obtida pela ‘circulação dos livros didáticos’ por eles produzidos.<hr/>This article discusses the teacher profile with the Teacher Qualification Programme delivered by the ‘Rio de Janeiro Education Institute’ in the 1950s and 60s with an emphasis on investigating teacher qualification processes, access to the Teacher Qualification Programme, as well as the Programme’s hierarchy issues and teaching careers. In addition to some specific features shared with other staff of the ‘Institute’ and the appeal to their ‘teaching vocation’ as the major reason for embracing the teaching career, a hierarchy was also directly observed, related to: a) ‘the school subjects taught’; b) ‘the teaching district and level of authority the referred district was granted’; c) the ‘circulation of the teaching materials’ designed by these specific members of the school staff.<hr/>El artículo pretende enfocar la identidad de profesores que enseñaron en el curso normal del Instituto de Educação do Rio de Janeiro, entre las décadas de 1950 y 1960, investigar sus procesos de formación, las formas de acceso y jerarquización, así como los recorridos profesionales. Para más allá de las semejanzas que los unen como profesionales identificados con la institución donde trabajan y el llamamiento a la vocación como justificativa mayor en la elección de la carrera abrazada, fue posible percibir un proceso de jerarquización en este cuerpo docente que se relacionaba: a) a las asignaturas ministradas; b) a las instancias por donde estos profesores circulaban; c) a la gran repercusión obtenida por la circulación de los libros didácticos por ellos producidos. <![CDATA[A institucionalização do ensino universitário de História no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo pretende focalizar a identidade de professores que lecionaram no curso normal do ‘Instituto de Educação do Rio de Janeiro’ entre as décadas de 1950 e 1960, investigar seus processos de formação, as formas de acesso e hierarquização, bem como os percursos profissionais. Para além das semelhanças que os unem como profissionais identificados com a instituição onde trabalham e o apelo à ‘vocação’ como justificativa maior na escolha da carreira abraçada, foi possível perceber um processo de hierarquização nesse corpo docente que se relacionava: a) às ‘disciplinas ministradas’; b) às ‘instâncias por onde esses professores circulavam’; c) à grande repercussão obtida pela ‘circulação dos livros didáticos’ por eles produzidos.<hr/>This article discusses the teacher profile with the Teacher Qualification Programme delivered by the ‘Rio de Janeiro Education Institute’ in the 1950s and 60s with an emphasis on investigating teacher qualification processes, access to the Teacher Qualification Programme, as well as the Programme’s hierarchy issues and teaching careers. In addition to some specific features shared with other staff of the ‘Institute’ and the appeal to their ‘teaching vocation’ as the major reason for embracing the teaching career, a hierarchy was also directly observed, related to: a) ‘the school subjects taught’; b) ‘the teaching district and level of authority the referred district was granted’; c) the ‘circulation of the teaching materials’ designed by these specific members of the school staff.<hr/>El artículo pretende enfocar la identidad de profesores que enseñaron en el curso normal del Instituto de Educação do Rio de Janeiro, entre las décadas de 1950 y 1960, investigar sus procesos de formación, las formas de acceso y jerarquización, así como los recorridos profesionales. Para más allá de las semejanzas que los unen como profesionales identificados con la institución donde trabajan y el llamamiento a la vocación como justificativa mayor en la elección de la carrera abrazada, fue posible percibir un proceso de jerarquización en este cuerpo docente que se relacionaba: a) a las asignaturas ministradas; b) a las instancias por donde estos profesores circulaban; c) a la gran repercusión obtenida por la circulación de los libros didácticos por ellos producidos.