Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420140003&lang=es vol. 14 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As mudanças curriculares dos ginásios vocacionais de São Paulo: da ‘integração social’ ao ‘engajamento pela transformação’]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa a proposta curricular dos Ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, projeto experimental desenvolvido entre 1961 e 1970. Consideramos a proposição de que os parâmetros legais e teóricos que orientaram o currículo dessas escolas passaram por mudanças significativas ao longo de seus nove anos de existência, tanto devido à construção e à ampliação da experiência quanto às diferenças internas existentes na equipe do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), órgão que administrava as escolas. Tais diferenças também estão associadas à conjuntura histórica da década de 1960 e revelam a singularidade da proposta educacional dos Ginásios Vocacionais em relação às mudanças curriculares ocorridas nesse período.<hr/>This article reviews the curriculum of Vocational High Schools (known then as ‘Ginásios Vocacionais’) in São Paulo State, an experimental educational project developed between 1961 and 1970. We consider the proposition that the legal and theoretical frameworks that guided the curriculum of these schools underwent major changes during their nine years of existence, due to the construction and expansion of the experience, as well as the internal differences that existed within the staff of the Vocational Education Service (SEV), the office that administered the schools. These differences are also associated with the historical context of the 1960s and reveal the singularity of the educational proposal of Vocational High Schools in relation to other curriculum changes that occurred during that period.<hr/>Este artículo analiza la propuesta curricular de los Gimnasios Vocacionales del estado de São Paulo, proyecto experimental desarrollado entre 1961 y 1970. Consideramos la proposición de que los parámetros legales y teóricos que orientaron el currículo de estas escuelas pasaron por cambios significativos a lo largo de sus nueve años de existencia, tanto debido a la construcción y ampliación de la experiencia, como a las diferencias internas existentes en el equipo del Servicio de la Enseñanza Vocacional (SEV), órgano que administraba las escuelas. Tales diferencias también están asociadas a la coyuntura histórica de la década de 1960 y revelan la singularidad de la propuesta educacional de los Gimnasios Vocacionales en relación a los cambios curriculares ocurridos en este período. <![CDATA[A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda os rituais de formação cívica da infância nas escolas étnicas alemãs e eslavas de instrução primária do Paraná. O recorte temporal são as primeiras décadas do século XX, quando as políticas educacionais foram pautadas pela formação do sentimento de pertencimento à nação. As fontes de pesquisa permitem conhecer o processo de manutenção da identidade étnica e da cultura de origem, por meio de festas e rituais e da resistência à nacionalização. Nas escolas étnicas até 1917, eram intensas as celebrações de datas do calendário cívico da pátria de origem do grupo étnico. O Estado brasileiro implementou várias medidas para formar o sentimento de pertencimento à nação, como as comemorações, os desfiles cívicos e o ensino dos cantos patrióticos, e as escolas foram obrigadas a celebrar.<hr/>This paper discusses the rituals of childhood civic education, in German and Slavic ethnic schools in Parana State. The time frame is the first decades of the 20th century, when educational policies were guided by shaping a sense of belonging to the nation. Research sources depict the process of maintaining the ethnic identity and culture of origin, through festivals and rituals, and by resisting nationalization. Until 1917, celebrations of native-land civic dates were intense in ethnic schools. The Brazilian State implemented several measures to form a sense of belonging to the nation, such as celebrations, civic parades and teaching patriotic songs, which the schools were forced to celebrate.<hr/>Este artículo abarca los rituales de la formación cívica de la infancia, en las escuelas étnicas alemanas y eslavas de instrucción primaria de Paraná. El recorte temporal es de las primeras décadas del siglo XX, cuando las políticas educacionales fueron basadas por la formación del sentimiento de pertenencia a la nación. Las fuentes de investigación permiten conocer el proceso de mantenimiento de la identidad étnica y la cultura de origen, a través de fiestas y rituales y la resistencia a la nacionalización. En las escuelas étnicas hasta 1917 eran intensas las celebraciones de las fechas del calendario cívico de la patria de origen del grupo étnico. El Estado brasileño implementó diversas medidas para formar el sentimiento de pertenencia a la nación, como las conmemoraciones, los desfiles cívicos y la enseñanza de las canciones patrióticas que las escuelas fueron obligadas a celebrar. <![CDATA[Estado, educación no formal y desarrollo rural. Los Centros de Educación Agrícola (Argentina, 1970-2010).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Las políticas de educación no formal en Argentina, centradas mayormente en las ciudades, han incluido también diversas iniciativas hacia la población rural. Este estudio se propone: investigar las características de esa modalidad educativa en el medio rural de Argentina, evidenciando los Centros de Educación Agrícola (CEA) entre 1970 y 2010 y analizar el aspecto normativo de la cuestión, sobre todo la proclamación de la educación no formal en la legislación nacional. Creados en 1970, al calor del debate internacional, estos Centros han sufrido diversas alternativas derivadas de las condiciones políticas y socioeconómicas, pero perviven hasta la actualidad. En contexto de auge de los agronegocios, los Centro son una opción que apoya la agricultura familiar y las pequeñas localidades rurales.<hr/>As políticas da instrução não formal na Argentina, centradas principalmente nas cidades, incluíram também iniciativas diversas para a população rural. Os objetivos deste estudo são: investigar as características da instrução não formal em meios rurais da Argentina, focalizadas nos centros de Educação Agrícola (CEA) entre 1970 e 2010, e analisar o aspecto normativo do problema, principalmente a proclamação da instrução não formal na legislação nacional. Criados em 1970, ao calor do debate internacional, estes Centros submeteram-se às alternativas diversas, derivadas das condições políticas e socioeconômicas, mas sobrevivem até o tempo atual. No contexto da importância dos agronegócios, são uma opção que suporta a agricultura familiar e as pequenas cidades rurais.<hr/>The non formal educational policies in Argentina, although focused mostly in urban areas, have included various initiatives to the rural population. This study aims to investigate the characteristics of this type of education in rural areas through the analysis of the case of Agricultural Education Centers between 1970 and 2010 and to study the normative aspect of the question, especially the recognition of non formal education in national legislation. These proposals, emerged in 1970, in the heat of the international debate on the matter, have known fluctuations arising from different political, socioeconomic and educational conditions, but they have survived to the present. In context of agribusiness boom, these Centers are an option that supports family farms and small rural towns. <![CDATA[Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as políticas educacionais destinadas à ‘formação de professores’ no Pará, durante a Primeira República, por meio da concepção político-educacional que orientou a reforma da Escola Normal no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1891-1897); e a partir do modelo de ‘bom professor’ presente na revista pedagógica A Escola (1900-1904). Nesse contexto, a ‘formação de professores’ fora uma instância estratégica com vistas a legitimar o novo regime a partir da organização de um arranjo institucional: a reforma da Escola Normal e as prescrições pedagógicas da revista A Escola. Assim, o mestre-escola era o ‘sacerdote’ da causa republicana com a ‘missão’ de garantir a legitimidade das instituições e a formação cívica e política dos futuros cidadãos.<hr/>The article examines the educational policies for training teachers in Pará State, during the First Republic, through the concept that guided political and educational reform of Normal Schools during the first administration of Governor Lauro Sodré (1891-1897); and based on the model of the ‘good teacher’ found in pedagogical magazine A Escola (1900-1904). In this context, teacher training was a strategic occurrence seeking to legitimize the new regime by organizing an institutional arrangement: Normal School reform and the educational recommendations of A Escola magazine. In this arrangement, the schoolmaster was the ‘priest’ of the Republican cause, with a ‘mission’ to ensure the legitimacy of institutions and the civic and political formation of future citizens.<hr/>El artículo analiza las políticas educativas dirigidas a la ‘formación de profesores’ en Pará, durante la Primera República de Brasil, a través de la concepción político-educativa que orientó la reforma de la Escuela Normal en el Primer Gobierno de Lauro Sodré (1891-1897); y a partir del modelo del ‘buen profesor’ presente en la revista pedagógica La Escuela (1900-1904). En este contexto, la ‘formación de profesores’ había sido una instancia estratégica con el objetivo de legitimar el nuevo régimen a partir de la organización de un arreglo institucional: la reforma de la Escuela Normal y las prescripciones pedagógicas de la revista La Escuela. De esta forma, el maestro-escuela era el ‘sacerdote’ de la causa republicana con la ‘misión’ de garantizar la legitimidad de las instituciones y la formación cívica y política de los futuros ciudadanos. <![CDATA[Los dibujos infantiles como fuentes históricasi: perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Los dibujos infantiles constituyen una de las categorías de fuentes más escasamente tenidas en consideración por los historiadores. Aunque algunos investigadores han comenzado a estudiar sus posibles aplicaciones historiográficas, de hecho, son todavía pocos los estudios que los adoptan como fuentes. Este artículo trata de explicar las razones de esta tendencia historiográfica, destacando sus raíces culturales y materiales; y analizando las complejas y numerosas cuestiones metodológicas relacionadas al uso de este tipo de fuentes. Sin pretender ser exhaustivo, y sin ninguna intención reguladora, se propone ofrecer algunos elementos básicos, teóricos y prácticos para el correcto uso de los dibujos infantiles como fuentes históricas.<hr/>Children’s drawings are one of the categories of historical sources that have been poorly considered by historian so far. Although some scholars have begun to examine their possible historiographical applications, nevertheless studies using children’s drawings as a source are still very rare. This article aims to explain the reasons for this historiographical trend, by highlighting its cultural and material grounding as well as by analysing the complex and numerous methodological issues which the use of this particular type of sources imply. The present contribution intends to provide, with no claim of being exhaustive or giving regulative principles, some theoretical and practical suggestions for a correct use of children’s drawings as historical sources.<hr/>Os desenhos infantis constituem uma das categorias de fontes mais escassamente levadas em consideração pelos historiadores. Embora alguns pesquisadores tenham começado a examinar suas possíveis aplicações historiográficas, de fato, ainda há poucos estudos que os adotem como fontes. Este artigo tem por objetivo explicar as razões para tal tendência historiográfica, destacando as suas raízes culturais e materiais, além de analisar as complexas e numerosas questões metodológicas relacionadas com o uso desse tipo de fontes. Sem pretender ser exaustivo, e sem nenhuma intenção reguladora, propõe-se a oferecer alguns elementos básicos, teóricos e práticos, para o uso correto de desenhos infantis como fontes históricas. <![CDATA[América como ponto de inflexão e observação de experiências de escrita da História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Los dibujos infantiles constituyen una de las categorías de fuentes más escasamente tenidas en consideración por los historiadores. Aunque algunos investigadores han comenzado a estudiar sus posibles aplicaciones historiográficas, de hecho, son todavía pocos los estudios que los adoptan como fuentes. Este artículo trata de explicar las razones de esta tendencia historiográfica, destacando sus raíces culturales y materiales; y analizando las complejas y numerosas cuestiones metodológicas relacionadas al uso de este tipo de fuentes. Sin pretender ser exhaustivo, y sin ninguna intención reguladora, se propone ofrecer algunos elementos básicos, teóricos y prácticos para el correcto uso de los dibujos infantiles como fuentes históricas.<hr/>Children’s drawings are one of the categories of historical sources that have been poorly considered by historian so far. Although some scholars have begun to examine their possible historiographical applications, nevertheless studies using children’s drawings as a source are still very rare. This article aims to explain the reasons for this historiographical trend, by highlighting its cultural and material grounding as well as by analysing the complex and numerous methodological issues which the use of this particular type of sources imply. The present contribution intends to provide, with no claim of being exhaustive or giving regulative principles, some theoretical and practical suggestions for a correct use of children’s drawings as historical sources.<hr/>Os desenhos infantis constituem uma das categorias de fontes mais escassamente levadas em consideração pelos historiadores. Embora alguns pesquisadores tenham começado a examinar suas possíveis aplicações historiográficas, de fato, ainda há poucos estudos que os adotem como fontes. Este artigo tem por objetivo explicar as razões para tal tendência historiográfica, destacando as suas raízes culturais e materiais, além de analisar as complexas e numerosas questões metodológicas relacionadas com o uso desse tipo de fontes. Sem pretender ser exaustivo, e sem nenhuma intenção reguladora, propõe-se a oferecer alguns elementos básicos, teóricos e práticos, para o uso correto de desenhos infantis como fontes históricas. <![CDATA[Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as histórias da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo estabelece interlocuções com as reflexões de outros pesquisadores que, igualmente, elegeram a obra norte-americana A brief course in the history of education, elaborada por Paul Monroe em 1907, como objeto de estudo e a sua escrita como foco de investigação. Nessa medida, problematiza o enfoque enciclopédico adotado, os realces conferidos e os silenciamentos produzidos em relação às experiências educacionais orquestradas no passado. A significativa circulação que esse livro conheceu possibilita as condições para que se possa perscrutá-lo como estimulador para a conformação de determinado modelo narrativo tanto para a produção do conhecimento historiográfico quanto para o ensino das Histórias da Educação.<hr/>The article establishes an interchange with the thinking of other researchers who have also selected A Brief Course in the History of Education, authored in 1907 by American writer Paul Monroe, as an object of study and focus of investigation. To that end, it discusses the chosen encyclopedic format, the emphasis given to certain previously orchestrated educational experiences, as well as the omission of others. The wide circulation that the book enjoyed makes it possible to scrutinize how it influenced the formation of a specific narrative style, both for the production of historiography as well as in teaching the Histories of Education.<hr/>El artículo establece interlocuciones con las reflexiones de otros investigadores que, igualmente, eligieron la obra norteamericana A brief course in the history of education, elaborada por Paul Monroe en 1907, como objeto de estudio y su escrita como centro de investigación. En esta medida, problematiza el enfoque enciclopédico adoptado, los realces conferidos y los silenciamientos producidos con relación a las experiencias educacionales orquestadas en el pasado. La significativa circulación que ese libro conoció posibilita las condiciones para que se pueda escrutarlo como estimulador para la conformación de determinado modelo narrativo tanto para la producción del conocimiento historiográfico como para la enseñanza de las Historias de la Educación. <![CDATA[A história da educação por Thomas Ransom Giles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo pretende compor uma série de investimentos acerca da constituição e organização do campo da História da Educação. Propõe-se a analisar uma experiência particular de escrita cuja autoria é de Thomas Ransom Giles (1937-2009) - norte-americano de nascimento, radicado no Brasil. O livro História da Educação foi publicado pela Editora Pedagógica e Universitária, em 1987. Interessa pensar os recursos arrolados, a operação metodológica, os modelos narrativos com que dialoga e legitima, bem como as representações acerca do Continente Americano (Brasil e EUA) que faz circular em sua obra. É cogente ressaltar o interesse em conjeturar as diferentes experiências envolvidas com a produção desse saber, e em observar os ecos produzidos pela circulação das obras desse autor.<hr/>This study intends to compose a series of investments on the establishment and organization of the field of History of Education. It set out to analyze a particular writing experience, that of Ransom Giles Thomas (1937-2009) - an American by birth who settled in Brazil. The book History of Education was published by Pedagogical and University Publishers in 1987. It focused on analyzing enrolled resources, methodological operation, narrative models it legitimizes and with which it dialogues, as well as the representations about the Americas (Brazil and USA) the author circulates in his work. It is cogent to note the interest in conjecturing the different experiences involved in producing this knowledge, and in observing the echoes produced by the circulation of the works by this author.<hr/>Este estudio pretende componer una serie de investigaciones acerca de la constitución y organización del campo de la Historia de la Educación. Se propone analizar una experiencia particular de escritura, cuya autoría es de Thomas Ransom Giles (1937-2009), un norteamericano de nacimiento, radicado en Brasil. El libro Historia de la Educación fue publicado por la Editora Pedagógica y Universitaria en 1987. Interesó pensar los recursos utilizados, la operación metodológica, los modelos narrativos con los que dialoga y legitima, así como las representaciones sobre el Continente Americano (Brasil y los Estados Unidos) que circulan en su obra. Es importante resaltar el interés en conjeturar las diferentes experiencias involucradas con la producción de este saber, y en observar los ecos producidos por la circulación de las obras de este autor. <![CDATA[Entre Europa e América: a escrita da história da Educação na Argentina por Lorenzo Luzuriaga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A obra de Luzuriaga, História da Educação e Pedagogia, se distingue por ser um livro publicado na América, mas escrito por um europeu. A partir desse ponto, surge o nosso interesse em analisar as visões de ‘América’ que estão por trás desse livro e, assim, entender como eles se relacionam com a ‘história da educação’ no continente. No entanto, é necessário contextualizar esse texto, publicado originalmente na Argentina. Por um lado, em relação ao autor e à sua carreira como intelectual, professor universitário, autor e editor de inúmeras obras e, por outro, em relação à historiografia da educação na Argentina. Nosso objetivo primordial, nesse sentido, é pesquisar as características do seu trabalho e os olhares sobre a América, com foco nas palavras usadas para nomear o continente ao longo do livro.<hr/>The book History of Education and Pedagogy by Lorenzo Luzuriaga has the distinction of being a book published in America but written by a European. From this point emerges our interest in analyzing the visions of ‘America’ that underlie this book, thus understanding how they relate to the ‘history of education’ on this continent. However, it is necessary to contextualize this text, originally published in Argentina. On the one hand, in relation to the author and his career as an intellectual, college professor, author and editor of numerous books; on the other hand, in relation to the historiography of education in Argentina. We investigate the characteristics of his work and then get into the visions that the author introduces about America, focusing on the words he used to name the continent throughout the book.<hr/>La obra de Luzuriaga ‘Historia de la Educación y de la Pedagogía’ tiene la particularidad de ser un libro publicado en América, pero escrito por un europeo. A partir de este punto surge nuestro interés en analizar las visiones sobre ‘América’ que subyacen a este libro, buscando comprender cómo se relacionan con la ‘historia de la educación’ en el continente. No obstante, es necesario contextualizar este texto publicado originalmente en Argentina. Por un lado, en relación al autor y su carrera como intelectual, profesor universitario, autor y editor de innúmeras obras y, por otro, en relación a la historiografía de la educación en Argentina. Nuestro principal objetivo, en este sentido, es investigar las características de su trabajo y las miradas sobre América, haciendo énfasis en las palabras usadas para nombrar al continente a lo largo del libro. <![CDATA[Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com os olhos voltados para a esfera do ensino de História da Educação, especialmente no período entre 1950 e 1990, buscase, com esta proposta, problematizar os regimes de produção, circulação, os usos e a apropriação do livro História da Educação e da Pedagogia de Lorenzo Luzuriaga no Brasil. Nascido na Espanha, Luzuriaga vive na Argentina os últimos vinte anos de sua vida, tendo se dedicado, de modo intenso, após a fixação na América do Sul, a escrever livros de História da Educação. Procura-se, com este texto, explorar os regimes de referência que amparam a elaboração do título supracitado e, complementarmente, o que os condicionantes de produção e circulação dessa obra na Argentina e no Brasil evidenciam a respeito da mirada sobre a escrita da História da Educação desses países.<hr/>With eyes focused on the sphere of History of Education teaching, especially in the period between 1950 and 1990, this proposal seeks to discuss the regimes of production, circulation, uses and appropriation of the book History of Education and Pedagogy by Lorenzo Luzuriaga in Brazil. Born in Spain, Luzuriaga lived in Argentina during the last twenty years of his life, intensely engaged in writing books on the History of Education after settling in South America. This text aims to explore the reference schemes that support the preparation of the above-mentioned title and, in addition, what the conditions of production and circulation of this work in Argentina and Brazil show about the perspective on writing the history of education in these countries.<hr/>Con la mirada dirigida para la esfera de la enseñanza de Historia de la Educación, especialmente en el período entre 1950 y 1990, esta propuesta busca problematizar los regímenes de producción, circulación, los usos y la apropiación del libro Historia de la Educación y de la Pedagogía de Lorenzo Luzuriaga en Brasil. Nacido en España, Luzuriaga vive en Argentina los últimos veinte años de su vida, habiéndose dedicado de modo intenso, después de establecerse en América del Sur, a escribir libros de Historia de la Educación. Se busca con este texto explorar los regímenes de referencia que amparan la elaboración del título antedicho y, complementariamente, aquello que los condicionantes de producción y circulación de esta obra en Argentina y en Brasil evidencian a respecto de la mirada sobre la escritura de la Historia de la Educación de estos países. <![CDATA[Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata dos principais temas e autores da historiografia fundacional americana no início do século XX e, mais detalhadamente, estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo focaliza a historiografia americana acerca da educação elementar e secundária, argumentando que, em geral, os historiadores da educação americanos apresentam uma inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e, particularmente, direcionam o trabalho histórico para os problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e temáticos do campo.<hr/>This essay on the historiography of American education deals with the major themes and authors of foundational American historiography in the early twentieth century, and then more closely studies major developments in theory, method, and subject areas of the last thirty years. The essay centers on the historiography of American elementary and secondary education, and argues that in general, American historians of education have a pragmatic inclination, with an emphasis on empiricism, and are particularly conscious of directing their historical work towards contemporary educational problems. The essay concludes with recent theoretical, topical, and methodological developments in the field.<hr/>El siguiente artículo sobre historiografía de la Educación Americana trata de los principales temas y autores de la historiografía fundacional Americana en el inicio del siglo XX y, más detalladamente, estudia los principales desarrollos sobre la teoría, el método y las áreas temáticas de los últimos treinta años. El artículo hace énfasis a la historiografía Americana acerca de la educación elemental y secundaria, argumentando que, en general, los historiadores de la educación Americanos presentan una inclinación pragmática con énfasis en el empirismo y, particularmente, direccionan el trabajo histórico para los problemas educativos contemporáneos. El artículo es concluido con los recientes desarrollos teóricos, metodológicos y temáticos del campo. <![CDATA[Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata dos principais temas e autores da historiografia fundacional americana no início do século XX e, mais detalhadamente, estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo focaliza a historiografia americana acerca da educação elementar e secundária, argumentando que, em geral, os historiadores da educação americanos apresentam uma inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e, particularmente, direcionam o trabalho histórico para os problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e temáticos do campo.<hr/>This essay on the historiography of American education deals with the major themes and authors of foundational American historiography in the early twentieth century, and then more closely studies major developments in theory, method, and subject areas of the last thirty years. The essay centers on the historiography of American elementary and secondary education, and argues that in general, American historians of education have a pragmatic inclination, with an emphasis on empiricism, and are particularly conscious of directing their historical work towards contemporary educational problems. The essay concludes with recent theoretical, topical, and methodological developments in the field.<hr/>El siguiente artículo sobre historiografía de la Educación Americana trata de los principales temas y autores de la historiografía fundacional Americana en el inicio del siglo XX y, más detalladamente, estudia los principales desarrollos sobre la teoría, el método y las áreas temáticas de los últimos treinta años. El artículo hace énfasis a la historiografía Americana acerca de la educación elemental y secundaria, argumentando que, en general, los historiadores de la educación Americanos presentan una inclinación pragmática con énfasis en el empirismo y, particularmente, direccionan el trabajo histórico para los problemas educativos contemporáneos. El artículo es concluido con los recientes desarrollos teóricos, metodológicos y temáticos del campo. <![CDATA[História da educação indígena e colonialidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942014000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata dos principais temas e autores da historiografia fundacional americana no início do século XX e, mais detalhadamente, estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo focaliza a historiografia americana acerca da educação elementar e secundária, argumentando que, em geral, os historiadores da educação americanos apresentam uma inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e, particularmente, direcionam o trabalho histórico para os problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e temáticos do campo.<hr/>This essay on the historiography of American education deals with the major themes and authors of foundational American historiography in the early twentieth century, and then more closely studies major developments in theory, method, and subject areas of the last thirty years. The essay centers on the historiography of American elementary and secondary education, and argues that in general, American historians of education have a pragmatic inclination, with an emphasis on empiricism, and are particularly conscious of directing their historical work towards contemporary educational problems. The essay concludes with recent theoretical, topical, and methodological developments in the field.<hr/>El siguiente artículo sobre historiografía de la Educación Americana trata de los principales temas y autores de la historiografía fundacional Americana en el inicio del siglo XX y, más detalladamente, estudia los principales desarrollos sobre la teoría, el método y las áreas temáticas de los últimos treinta años. El artículo hace énfasis a la historiografía Americana acerca de la educación elemental y secundaria, argumentando que, en general, los historiadores de la educación Americanos presentan una inclinación pragmática con énfasis en el empirismo y, particularmente, direccionan el trabajo histórico para los problemas educativos contemporáneos. El artículo es concluido con los recientes desarrollos teóricos, metodológicos y temáticos del campo.