Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420150001&lang=pt vol. 15 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A governamentalização de 'almas' católicas: igreja e educação no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, analisaremos encíclicas papais de dois pontificados da centúria de 1800, propondo-nos demonstrar como que, dentre as várias práticas existentes do catolicismo, a que priorizou a escolarização de base missionária, apostólica e disciplinadora do corpo de religiosos - e, posteriormente, dos fiéis - foi a preponderante, assumindo o papel de regeneradora da igreja e de principal forma de exercício do poder eclesial sobre suas populações na contemporaneidade. Não se trataria de demonstrar a transição automática de uma forma de poder a outra, mas de identificar suas possíveis gêneses e apontar as transformações ocorridas no fortalecimento de uma teologia de características cada vez mais pedagógicas e num enquadramento institucional de que assumia um viés pastoral e ascético.<hr/>In this paper, we analyze two papal encyclicals pontificates of the century XIX, proposing to demonstrate how that among the various practices of Catholicism, which prioritized the school based missionary, apostolic and disciplinary body of religious - and, subsequently, the Catholic believers themselves - was the predominant, assuming the role of regenerating the Church and the main form of exercise of power over their church in contemporary populations. It would not be showing the automatic transition from one form of power to the other, but to identify its possible genesis point and the changes in the strength of a theology of features increasingly in educational and institutional framework that assumed a pastoral and ascetic bias.<hr/>En este artículo, investigaremos encíclicas papales de dos pontificados del siglo XIX, proponiéndose demonstrar como que entre las varias prácticas existentes de catolicismo, la que eligió la escolarización de base misionaria, apostólica y disciplinar del cuerpo de religiosos - y, posteriormente, de los fieles - fue la preponderante, asumiendo el papel de regeneradora de la Iglesia y de principal forma de ejercicio del poder eclesial sobre sus poblaciones en la contemporaneidad. No se trata de demonstrar la transición automática de una forma de poder a otra, sino de identificar sus posibles génesis y señalar las transformaciones que ocurrieron en el fortalecimiento de uma teología de características cada vez más pedagógicas y en um enfoque institucional, asumiendo formas pastorales y ascéticas. <![CDATA[A educação da criança pela família no século XIX: da historiografia a um problema de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo é parte de uma tese de doutorado em andamento, que tem por objeto de estudo a educação da criança pela família no século XIX, numa região específica, a Província do Paraná. O objetivo aqui é realizar uma discussão historiográfica do tratamento dado a tal fenômeno histórico, em âmbito nacional e internacional, apontando um problema de pesquisa, a partir dela construído. Inicialmente é descrito o caminho percorrido no processo de levantamento historiográfico. Em seguida, efetua-se a análise da produção historiográfica localizada. Ao final, avança-se no diálogo com a historiografia, apresentando-se, a modo de conclusão, um problema de pesquisa, as hipóteses e a tese construídas a partir desta discussão historiográfica.<hr/>The present article is part of a doctoral dissertation in progress. Its object of study is the education of children by family in the nineteenth century in a particular region, the Province of Paraná. It aims to conduct a historiographical discussion on the treatment given to such historical phenomenon, nationally and internationally, pointing out a research problem developed from this discussion. Initially, it describes the path taken in the historiographical survey process. Then the local historiographical production analysis is conducted. Finally, we proceed with the dialogue with historiography, presenting, as a conclusion, a research problem, the hypotheses and the thesis developed from such historiographical discussion.<hr/>El artículo es parte de una tesis doctoral en curso, que tiene como objeto de estudio la educación del niño por la familia em el siglo XIX, en una región específica, la Provincia de Paraná. El objetivo aquí es llevar a cabo un debate historiográfico del tratamiento dado a este fenómeno histórico, a nivel nacional e internacional, señalando un problema de investigación construido a partir de ella. Inicialmente se describe el caminho recorrido en el proceso de investigación historiográfica. A continuación, se efectúa el análisis de la producción historiográfica encontrada. Al final, se avanza en el diálogo com la historiografía, presentando, a manera de conclusión, um problema de investigación, las hipótesis y la tesis construidos a partir de esta discusión historiográfica. <![CDATA[Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busca-se iluminar os primeiros anos do processo de institucionalização da escola pública da província da Parahyba do Norte, considerando-se a atuação do governo provincial para a criação das aulas de primeiras letras. A partir da análise de fontes como os relatórios de presidentes de província e documentos diversos da instrução, e utilizando-se o conceito de experiência de E. P. Thompson, cotejam-se as ideias veiculadas nesses documentos com os textos de dois regulamentos aprovados em 1849. Conclui-se que tal legislação contribuiu para o estabelecimento da instrução pública primária, bem como os discursos indicaram a preocupação com a disseminação da escola, considerando as famílias dos alunos e os professores alvos da ação reguladora e civilizadora do governo provincial.<hr/>We seek to enlighten the first years of North Parahyba province institutionalization process of public school and this movement relation with the provincial government's for the creation of classes of first letters. From the analysis of primary sources such as province presidents reports and documents separated from the instruction and using the concept of experience E.P. Thompson we collate the ideas linked to those documents with the text of two regulations approved in 1849. We conclude that such legislation contributed to the public primary instruction establishment as well as the discourse showed the concern with the school dissemination, especially considering the student's families and teachers as the targets of the regulatory and civilizing action of the provincial government.<hr/>Se busca iluminar los primeros años del proceso de institucionalización de la escuela pública de la Provincia de Paraíba do Norte teniendo en cuenta la acción del gobierno provincial para la creación de clases de primeras letras. Desde el análisis de fuentes, tales como los informes de los presidentes de la Provincia y los diferentes documentos de la educación, y utilizándose el concepto de experiencia de E.P Thompson, se comparan las ideas presentes en estos documentos con los textos de dos reglamentos aprobados en 1849. Se concluye que esta legislación contribuyó para ordenar la instrucción pública primaria, así como los discursos señalaron la preocupación com la diseminación de la escuela, especialmente, considerando las familias de los alumnos y los maestros como objetos de la acción reguladora y civilizadora del gobierno provincial. <![CDATA[Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 - 1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares.<hr/>The study presents a teacher's memories, and it aims at analyzing the personal diary of Julia Malvina Hailliot Tavares, written between the end of the 19th century and the 1930s, and the notebook of her student Zilda Haussen, dated 1927. They enabled a confrontation between the personal, intimate and runof- the-mill aspects of domestic life and historical facts and the educational context of an era. The personal diary is constituted by an autobiographic type of writing, thus the study looks at the distinct dimensions of the author's life, establishing a parallel between private life, teaching as a female professional in the first years of the Republic and the context of education in the last years of the 19th century and the beginning of the 20th century. Since it is representative of an era, the relevance of her writings also enabled an interpretative exercise of the existence of many other women, many other common lives, that were Malvina Tavares' contemporaries.<hr/>El estudio presentado evidencia las memorias de una professora y tiene como objeto de análisis el diario íntimo de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre el final del siglo XIX hasta la década de 1930 y el cuaderno de Zilda Hausen, su alumna, datado de 1927. Por medio de ellos fue posible confrontar el aspecto personal, íntimo y cotidiano de la vida de la doméstica, con hechos históricos y contexto educacional de una época. El diario personal es constituido por un tipo de escritura autobiográfica, así la investigación considera las distintas dimensiones de la vida de la autora, estableciendo un paralelo entre la vida privada, docencia como profesión femenina en los primeros años de la República y el contexto de la educación em los años finales del siglo XIX y el inicio del siglo XX. Por ser representativo de una época, la relevancia de sus escrituras también posibilitó un ejercicio interpretativo de las existências de tantas otras mujeres, tantas otras vidas comunes, contemporáneas de Malvina Tavares. <![CDATA[O combate à "degeneração da raça": discurso educativo para a população na legislação da saúde pública de Minas Gerais em 1927]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho aborda o discurso biopolítico da legislação presente no Regulamento da Saúde Pública de Minas Gerais em 1927, marcado por determinações educativas para a população. Esse dispositivo expõe as regras e normas sobre o funcionamento do serviço de saúde pública no Estado, inclusive no que se refere ao funcionamento das escolas. Os principais objetivos eram combater doenças e realizar a profilaxia. Dessa forma, era privilegiada a educação da população por meio de normas sanitárias e higiênicas, propagandas, palestras e conferências públicas sobre as causas das doenças e os meios de prevenção e profilaxia. Nota-se no discurso dos legisladores propostas biopolíticas, quais sejam, ações voltadas para o 'bem viver' e o 'como viver' do indivíduo e da população.<hr/>This paper addresses the biopolitical discourse of the legislation included in Minas Gerais' Public Health Regulations in 1927, marked by educational resolutions for the population. This document sets out the rules and regulations on the functioning of public health service in the state, including what concerns the functioning of schools. The main goal of the regulation was to fight disease and act as prophylaxis. Thus was privileged the education of the population through sanitary and hygienic measures, advertisements, speeches and public lectures on the causes of disease and the means of prevention and prophylaxis. The legislators' speech shows biopolitical propositions, which are actions for both the "well-being" and the "how to live" for the individuals and the population.<hr/>Este trabajo trata sobre el discurso biopolítico de la legislación presente en el Reglamento de la Salud Pública de Minas Gerais en 1927, marcado por determinaciones educativas para la población. Este dispositivo expone las reglas y normas sobre el funcionamiento del servicio de salud pública en el estado, inclusive en lo que se refiere al funcionamiento de las escuelas. El principal objetivo era combatir enfermedades y realizar la profilaxis. De esta forma, era privilegiada la educación de la población mediante las normas sanitarias e higiénicas, propagandas, discursos y conferencias públicas sobre las causas de las enfermedades y los medios de prevención y profilaxis. Se percibe en el discurso de los legisladores propuestas biopolíticas, siendo acciones dirigidas para el "bien vivir" y el "cómo vivir" del individuo y de la población. <![CDATA[A trilogia Arithmetica, de Antônio Bandeira Trajano: um projeto inovador e modernizador para ensinar aritmética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se aqui a análise de uma trilogia Arithmetica. Tais obras circularam por escolas primárias e secundárias do Brasil, no período compreendido entre a segunda metade dos Oitocentos e o início da segunda metade dos Novecentos. Circulação que compreendeu quase um século. Tal análise foca alguns caracteres (roupagens) que proporcionaram a um projeto se materializar, transformando-se em objeto cultural. Dessas roupagens, privilegiar-se-á a metodologia. Ao que tudo indica, essa trilogia disseminou um modo de ensinar aritmética que se configurou, naquele contexto, como inovador e modernizador. Interessa saber: Como o autor pensou o ensino de aritmética? Que 'roupagem' metodológica de ensino ficou denominada inovadora e modernizadora para o ensino de aritmética?<hr/>Here is presented the analysis of a trilogy Arithmetic. Such works have circulated for primary and secondary schools in Brazil, in the period between the second half of the nineteenth century and the beginning of the second half of the nineteen hundreds. Movement which comprised nearly a century. This analysis focuses on some characters (garments) that provided a project materialize, becoming a cultural object. These garments methodology will focus herself. Apparently, this trilogy spread a way of teaching Arithmetic that is configured in that context, as an innovator and modernizer. Question arises: How does the author thought the teaching of Arithmetic? That methodological 'guise' of education was called for innovative and modernizing the teaching of Arithmetic?<hr/>Se presenta aquí el análisis de una trilogía Arithmetica. Estas obras circularon por las escuelas primarias y secundarias de Brasil en el período comprendido entre la segunda mitad de los Ochocientos y el comienzo de la segunda mitad de los Novecientos. Circulación que comprendió casi un siglo. Este análisis se centra en algunos personajes (ropaje) que proporcionaron un proyecto de materializar, convirtiéndose em un objeto cultural. De estos ropajes se privilegiará la metodología. Al parecer, de esta trilogía se extendió una manera de enseñar Aritmética que se configuró, en aquel contexto, como innovador y modernizador. Interesa saber: ¿De qué manera el autor pensó la enseñanza de la Aritmética? ¿Qué 'ropaje' metodológico de enseñanza quedó denominado de innovador y modernizador para la enseñanza de la Aritmética? <![CDATA[A sociologia cristã e o pensamento de Alceu Amoroso Lima em um colégio católico de formação de professoras em Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa os princípios sociológicos presentes no debate educacional e na formação de professores no contexto pós-1930, tendo como foco o curso normal do Colégio Coração de Jesus, escola católica localizada em Florianópolis/SC. Em pesquisa ao acervo bibliográfico da instituição, foram localizadas obras afinadas a uma sociologia espiritualista ou cristã, escritas por intelectuais como Alceu Amoroso Lima. Também o conteúdo da revista Pétalas (editada por aquele curso) e a existência do Clube de Sociologia Tristão de Ataíde (pseudônimo de Amoroso Lima) revelam a reação católica à sociologia ('cientificista' e 'naturalista') que então se disseminava, assim como a estratégia de depurar as ideias contrárias aos princípios cristãos.<hr/>This work analyzes the sociological principles that are present in the educational debate and in the teacher training in the context post 1930, focusing the normal course of Colégio Coração de Jesus, a catholic school located in Florianópolis/SC. Through the research in the bibliographic collection of the institution, were located paper works oriented by a spiritualist or Christian Sociology, written by intellectuals such as Alceu Amoroso Lima. Besides the works, the content of the periodic Pétalas and the existence of the Clube de Sociologia Tristão de Ataíde reveal the catholic reaction to the precepts of Sociology ('scientistic' and 'naturalist') spreading at the time, as well as the strategy of purifying the ideas that were contrary to christian principles.<hr/>El trabajo analiza los principios sociológicos presentes en el debate educacional y en la formación de profesores en el contexto pos 1930, teniendo como foco el curso normal del Colégio Coração de Jesus, escuela católica ubicada em Florianópolis - Santa Catarina - Brasil. En investigación al acervo bibliográfico de la institución, fueron localizadas obras afinadas a una Sociología espiritualista o cristiana, escritas por intelectuales como Alceu Amoroso Lima. También el contenido de la revista Pétalas (editada por aquel Curso) y la existência del Clube de Sociologia Tristão de Ataíde (seudónimo de Amoroso Lima) revelan la reacción católica a la Sociología ('cientificista' y 'naturalista') que se diseminaba, así como la estrategia de depurar las ideas contrarias a los princípios cristianos. <![CDATA[A Biologia Educacional: exercitação e propostas inovadoras em um periódico educacional paulista (1938-1941)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100269&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto refere-se ao estudo do periódico A Biologia Educacional (1938- 1941), elaborado por estudantes da Escola Normal "Padre Anchieta", com a colaboração de especialistas, e associado à disciplina Biologia Educacional. O objetivo é investigar como esse impresso produziu discursos sobre a disciplina citada e sobre o processo de formação e atuação docentes, construindo parâmetros para as culturas profissionais da época. As análises indicam que a revista foi instrumento de motivação e de exercitação de estudantes, no sentido mencionado por Chervel, e também serviu como meio de produção da disciplina e da profissão, em associação a práticas inovadoras, assistenciais e de base científica.<hr/>This text describes a study of the journal A Biologia Educacional (Educational Biology) (1938-1941), created by students of the "Padre Anchieta" Normal School with the collaboration of specialists and associated to the discipline of Educational Biology. The objective is to investigate how that vehicle engendered discourses about the above-mentioned discipline, and about the process of teacher education and work, helping to set up parameters for the professional cultures of that time. The analyses indicate that the journal was an instrument of motivation and exercitation of students, in the sense described by Chervel, and that it served as a means of production of the discipline and the profession, associated to innovative, caregiving, and science-based practices.<hr/>El texto se refiere al estudio de la revista A Biologia Educacional (1938- 1941), elaborada por estudiantes de la Escuela Normal "Padre Anchieta", con la colaboración de especialistas, y relacionada con la asignatura Biología Educacional. El objetivo es investigar cómo este impresso produjo discursos sobre la asignatura citada y sobre el processo de formación y práctica docentes, construyendo parámetros para las culturas profesionales de la época. Los análisis indican que la revista fue un instrumento de motivación y de ejercicio de estudiantes, en el sentido mencionado por Chervel, y también sirvió como medio de producción de la asignatura y de la profesión, asociada a prácticas innovadoras, asistenciales y com base científica. <![CDATA[Quadrinhos e educação: uma relação complexa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.<hr/>The purpose of this paper is to develop a literature search in order to explain the principal historic facts that permeate the emergence and development of comic books (comics), in Brazil and in the world, proposing to cross this information with specific periods in the history of Brazilian education in order to understand how it was the relationship between them. The analysis results show that, despite having followed the world at its birth, the development of comic books in Brazil occurred late in relation to Europe, with regard to the arrival of the comics to the academic and school environment, with more significant initiatives, mainly related to public policies, only in the 90s and 2000.<hr/>El propósito de este artículo es desarrollar una literatura explicando los principales hechos históricos que participan de la aparición y desarrollo de los cómics, en Brasil y en el mundo, proponiendo cruzar estas informaciones con períodos específicos de la historia de la educación brasileña, con el fin de entender cómo ocurrió la relación entre ellos. Los resultados del análisis muestran que, a pesar de haber acompañado el mundo, en su nacimiento, el desarrollo de los cómics en Brasil sucedió tardíamente, en relación a Europa, en cuanto a la llegada de los cómics al ambiente académico y escolar, con iniciativas más importantes, especialmente las relacionadas a las políticas públicas, sólo en los años 90 y 2000. <![CDATA[A formação de padres no nordeste do Brasil (1894-1933)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.<hr/>The purpose of this paper is to develop a literature search in order to explain the principal historic facts that permeate the emergence and development of comic books (comics), in Brazil and in the world, proposing to cross this information with specific periods in the history of Brazilian education in order to understand how it was the relationship between them. The analysis results show that, despite having followed the world at its birth, the development of comic books in Brazil occurred late in relation to Europe, with regard to the arrival of the comics to the academic and school environment, with more significant initiatives, mainly related to public policies, only in the 90s and 2000.<hr/>El propósito de este artículo es desarrollar una literatura explicando los principales hechos históricos que participan de la aparición y desarrollo de los cómics, en Brasil y en el mundo, proponiendo cruzar estas informaciones con períodos específicos de la historia de la educación brasileña, con el fin de entender cómo ocurrió la relación entre ellos. Los resultados del análisis muestran que, a pesar de haber acompañado el mundo, en su nacimiento, el desarrollo de los cómics en Brasil sucedió tardíamente, en relación a Europa, en cuanto a la llegada de los cómics al ambiente académico y escolar, con iniciativas más importantes, especialmente las relacionadas a las políticas públicas, sólo en los años 90 y 2000. <![CDATA[Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000100343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é desenvolver uma pesquisa bibliográfica, explicitando os principais fatos históricos que permeiam o surgimento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos (HQ), no Brasil e no mundo, propondo um cruzamento dessas informações com períodos específicos da história da educação brasileira, a fim de compreender como se deu o relacionamento entre ambos. Os resultados da análise revelam que, apesar de ter acompanhado o mundo, em seu nascimento, o desenvolvimento das HQ no Brasil se deu tardiamente em relação à Europa, no que se refere à chegada dos quadrinhos ao ambiente acadêmico e escolar, com iniciativas mais significativas, principalmente relacionadas às políticas públicas, apenas nos anos 1990 e 2000.<hr/>The purpose of this paper is to develop a literature search in order to explain the principal historic facts that permeate the emergence and development of comic books (comics), in Brazil and in the world, proposing to cross this information with specific periods in the history of Brazilian education in order to understand how it was the relationship between them. The analysis results show that, despite having followed the world at its birth, the development of comic books in Brazil occurred late in relation to Europe, with regard to the arrival of the comics to the academic and school environment, with more significant initiatives, mainly related to public policies, only in the 90s and 2000.<hr/>El propósito de este artículo es desarrollar una literatura explicando los principales hechos históricos que participan de la aparición y desarrollo de los cómics, en Brasil y en el mundo, proponiendo cruzar estas informaciones con períodos específicos de la historia de la educación brasileña, con el fin de entender cómo ocurrió la relación entre ellos. Los resultados del análisis muestran que, a pesar de haber acompañado el mundo, en su nacimiento, el desarrollo de los cómics en Brasil sucedió tardíamente, en relación a Europa, en cuanto a la llegada de los cómics al ambiente académico y escolar, con iniciativas más importantes, especialmente las relacionadas a las políticas públicas, sólo en los años 90 y 2000.