Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420150002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Relações entre história e literatura: a obra de Cora Coralina e as questões do ensino e dos processos de escolarização no final do século XIX e início do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as interconexões entre a história, a literatura e os modos de ensino e aprendizagem a partir da obra da poeta Cora Coralina (1889-1985). A escritora goiana, em inúmeros poemas e contos, faz referência aos espaços educacionais que frequentou, aos materiais pedagógicos utilizados na escola, a práticas escolares, aos professores e professoras, como aprendeu a ler e a escrever e a influência, em sua vida, dessas memórias. Com essa chave interpretativa, é possível observar alguns aspectos do modo como se ensinava no interior do Brasil nos séculos XIX e XX. Em termos mais específicos, pretende-se, assim, contribuir com a História da Educação e da Escolarização no período em questão, bem como com os estudos que articulam a história e a literatura.<hr/>This paper examines the interconnections among history, literature and modes of teaching and learning from the work of poet Cora Coralina (1889-1985). The writer, from Goiânia, Brazil, in numerous poems and short stories, refers to educational spaces she attended to, educational materials used at school, school practices, to teachers, how she learned to read and write, and the influence of these memories in her life. With that interpretative key, it is possible to observe some aspects of how students were taught in the countryside of Brazil in the nineteenth and twentieth centuries. In more specific terms, it is intended to contribute to the History of Education and Schooling in the mentioned period, as well as, to studies that combine history and literature.<hr/>Este artículo hace un análisis de las interconexiones entre la historia, la literatura y los modos de enseñanza y aprendizaje a partir de la obra de la poeta Cora Coralina (1889-1985). La escritora goiana, en innúmeros poemas y cuentos, hace referencia a los espacios educacionales que frecuentó, a los materiales pedagógicos utilizados en la escuela, a las prácticas escolares, a los profesores y profesoras, a cómo aprendió a leer y escribir, y a la influencia, en su vida, de esas memorias. Con base en esta interpretación, es posible observar algunos aspectos sobre cómo se enseñaba en el interior de Brasil en los siglos XIX y XX. En términos más específicos, se pretende, así, contribuir con la Historia de la Educación y de la Escolarización en dicho período, así como con los estudios que articulan la historia y la literatura. <![CDATA[A Implantação do modelo formal de ensino em Angola (Séculos XV-XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200055&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente reflexão aborda os diversos momentos que proporcionaram a implantação de um modelo de ensino formal em Angola. Mediante pesquisa bibliográfica e consulta de arquivo, procuramos traçar os principais momentos que caraterizaram este longo processo. Para o efeito, recuamos a nossa pesquisa ao século XV, data de chegada dos portugueses àquele território até o fim da sua governação. Abordamos, assim, as diferentes políticas e reformas educativas ao longo desse período, nomeadamente, o ensino dos missionários, o papel dos jesuítas, a Reforma Pombalina e as diversas alterações introduzidas desde a implantação da República portuguesa em 1910, o período da Ditadura Militar e posteriormente o Estado Novo.<hr/>This paper addresses the many moments that provided the implantation of the formal education model in Angola. Through literature research and archives, we try to trace the key moments that characterized this such long process. For this purpose, we had to trace back, from the date of the Portuguese arrival in that territory until the end of its governance at the last quarter of the twentieth century. We try to analyze the different policies and educational reforms during this period, namely, the missionaries experience, the Jesuits role, Pombal reform and the various amendments made since the establishment of the Portuguese Republic in 1910, the period of the military dictatorship, and later the Estado Novo education policy.<hr/>Esta reflexión se refiere a los muchos momentos que han propiciado la implementación de un modelo de enseñanza formal en Angola. A través de la consulta de bibliografía, y fuentes documentales procedentes de archivo, se ha procurado localizar los momentos claves que han caracterizado este largo proceso. Para ello, regresamos nuestra investigación al siglo XV, fecha de la llegada de los portugueses a aquel territorio hasta el final de su gobierno. Planteamos, así, las diferentes políticas y reformas educativas llevadas a cabo durante dicho período, a saber, la enseñanza de los misioneros; el papel de los jesuitas; la Reforma de Pombal y las diversas modificaciones introducidas desde la implantación de la República portuguesa en 1910, el período de la Dictadura Militar; y, posteriormente el Estado Novo. <![CDATA[Intelectuais, instrução e espaço público no Brasil Império: uma análise do pensamento político e educacional de Tavares Bastos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, debruçamo-nos sobre o pensamento de Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) relativo à instrução pública, a partir, em especial, de sua apresentação no livro A Província, e as suas consequências na formação de um espaço público no Brasil constituído por elementos mais democráticos. Para tanto, apoiamo-nos nas categorias: intelectual, estruturas elementares de sociabilidade, microclima e de rede para analisar os processos de produção e circulação das ideias desse intelectual sobre mudança, reformas sociais e a constituição do espaço público no Brasil. Tratamos o seu diagnóstico como chave de leitura para entender o papel da instrução e da reordenação do ensino na inserção do país na modernidade. A partir da análise das fontes principais selecionadas, da sua obra e dos seus intérpretes, derivamos daí aspectos relevantes para pensar o lugar da instrução no contexto de circulação de ideias desse período e o papel destas para o sujeito em questão, o qual, do nosso ponto de vista, está fundamentalmente alicerçado na categoria liberdade.<hr/>In this work, we concentrate on the thought of Aureliano Candido Tavares Bastos (1839-1875) relating to public instruction from, in particular, their performance at A Província and its consequences in shaping a public space in Brazil consists of elements more democratic. For this, we rely on categories: intellectual, elementary structures of sociability, microclimate and network to analyze the processes of production and circulation of ideas about this intellectual change, social reform and the constitution of the space public in Brazil. We treat your diagnosis as key reading for understanding the role of education and reorganization of education in the country's participation in modernity. From the analysis of the main sources selected, their work and their interpreters, hence derive important aspects to think about the place of education in the context of moviment of ideas that period and the role of these for the subject in question in question, which, from our point of view, is fundamentally rooted in category freedom.<hr/>En este trabajo, nos centramos en el pensamiento de Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) relativo a la instrucción pública, a partir, en particular, de su presentación en el libro A Província y sus consecuencias en la conformación de un espacio público en Brasil constituido por elementos más democráticos. Para ello, nos basamos en las categorías: intelectual, estructuras elementales de sociabilidad, microclima y de red para analizar los procesos de producción y circulación de ideas acerca de este intelectual sobre cambio, reforma social y la constitución del espacio público en Brasil. Tratamos su diagnóstico como clave de lectura para comprender el papel de la instrucción y de la reorganización de la enseñanza en la participación del país en la modernidad. A partir del análisis de las principales fuentes seleccionadas, de su obra y de sus intérpretes, derivamos aspectos importantes para pensar el lugar de la instrucción en el contexto de circulación de ideas de este período y el papel de éstas para el individuo en cuestión, del cual, desde nuestro punto de vista, está fundamentalmente basado en la categoría libertad. <![CDATA[Vícios execráveis campanha médica de combate à masturbação e à homossexualidade entre os pensionistas de colégios-internatos (1845-1927)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a produção discursiva de médicos a respeito dos perigos da prática da masturbação e da homossexualidade pelos pensionistas de colégios, com o objetivo de compreender aspectos da realidade dos internatos na vida social brasileira. Foram utilizadas como fonte principal teses produzidas por médicos formados nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro no período de 1845 a 1927. Uma característica do discurso médico-higiênico foi a afirmação de que a vida nos internatos exacerbava ou proliferava as práticas da masturbação e da homossexualidade entre os colegiais. Nessa campanha, os facultativos apresentavam orientações higiênicas aos diretores e professores dos internatos, com o intuito de evitar a entrada e a propagação dos 'vícios execráveis' entre os pensionistas.<hr/>This article is about the discourse practice of Brazilian doctors over the risks of masturbation and homosexuality among students from boarding schools, aiming at understanding aspects about the reality of such students in Brazilian social life. Theses produced by doctors trained in the medical schools of Bahia and Rio de Janeiro in the period between 1845-1927 were used as main source. One characteristic of the medical-hygienic discourse was the statement that life in boarding schools made the practices of masturbation and homosexuality proliferate among schoolboys. In this campaign, the doctors presented hygienic guidelines to boarding school principals and teachers in order to avoid the entry and propagation of the 'execrable vices' among the pensioners.<hr/>Este artículo abarca la producción discursiva de médicos sobre los peligros de la práctica de la masturbación y de la homosexualidad por parte de los pensionistas de colegios, con el objetivo de comprender aspectos de la realidad de los internados en la vida social brasileña. Fueron utilizadas como fuente tesis producidas por médicos graduados en las Facultades de Medicina de Bahía y de Rio de Janeiro en el período de 1845-1927. Una característica del discurso médico-higiénico fue la afirmación de que la vida en los internados exacerbaba o hacía proliferar las prácticas de la masturbación y de la homosexualidad entre los colegiales. En esa campaña, los facultativos presentaban orientaciones higiénicas para que los directores y profesores de los internados, con el objetivo de evitar la entrada y propagación de los 'vicios execrables' entre los pensionistas. <![CDATA[O ensino da leitura na produção escrita de Luiz Gonzaga Fleury, entre 1922 a 1936]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende apresentar parte da biografia e da bibliografia do professor sorocabano Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), bem como compreender qual concepção a respeito do ensino da leitura aparece marcada nos discursos, publicados em diferentes periódicos, no período de 1922 a 1936. Para tanto, por se tratar de uma pesquisa documental, os estudos apoiam-se na perspectiva da História Cultural, que proporciona à pesquisa um direcionamento do olhar investigativo para representações sobre o ensino da leitura presente nos artigos publicados pelo autor na Revista Nacional, na Revista Educação e no Jornal O Estado de S. Paulo. Por trabalhar diretamente com enunciados escritos, a teoria da enunciação de Bakhtin se mostra um aporte teórico relevante para compreender as questões discursivas de um determinado tempo e lugar. A pesquisa parte da premissa de que os textos podem trazer marcas na estruturação da linguagem, indicando um discurso escrito marcado pela representação e intencionalidade da atividade leitora, que aparecem voltadas para a formação dos professores em relação ao ensino da leitura e da escrita.<hr/>This text aims to present part of the biography and bibliography of the teacher Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), from Sorocaba, SP, as well as to comprehend which conception about the teaching of reading is present in speeches, published in different journals, from 1922 to 1936. To this end, as this research is a documentary, the studies are based on the perspectives of Cultural History, that provides to the research a guiding for the investigative approach on the representations concerning teaching of reading on the articles published by this author in the journals Revista Nacional and Revista Educação, and in the newspaper O Estado de S. Paulo. Due to the fact of working directly with written statements, Bakhtin theory of enunciation shows a relevant theoretical contribution to understand the discursive issues of a determined time and place. The research is carried out upon the premises that the texts can host traits in the language structuring, indicating a written speech highlighted by the representation and intentionality of reader activity, which are shown to be produced to teachers training regarding to the teaching of reading and writing.<hr/>Este texto pretende presentar parte de la biografía y bibliografía del profesor sorocabano Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), así como entender qué diseño con respecto a la enseñanza de la lectura aparece marcado en los discursos, publicados en diferentes periódicos, en el período comprendido entre 1922 y 1936. Con este fin, por tratarse de una investigación documental, los estudios se apoyan en la perspectiva de la Historia Cultural, que ofrece a la investigación una orientación de la visión investigativa para las representaciones sobre la enseñanza de la lectura presente en los artículos publicados por el autor en la Revista Nacional, Revista Educação y en el periódico O Estado de S. Paulo. Al trabajar directamente con declaraciones escritas, la teoría de la enunciación de Bakhtin se muestra una contribución teórica importante para comprender las cuestiones discursivas de un determinado tiempo y lugar. La investigación parte de la premisa de que los textos pueden traer las marcas en la estructuración del lenguaje, lo que indica un discurso escrito marcado por la representación e intencionalidad de la actividad lectora, que aparecen dirigidas a la capacitación de los profesores en relación con la enseñanza de la lectura y escritura. <![CDATA[Políticas católicas: educação, arte e religião]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende apresentar parte da biografia e da bibliografia do professor sorocabano Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), bem como compreender qual concepção a respeito do ensino da leitura aparece marcada nos discursos, publicados em diferentes periódicos, no período de 1922 a 1936. Para tanto, por se tratar de uma pesquisa documental, os estudos apoiam-se na perspectiva da História Cultural, que proporciona à pesquisa um direcionamento do olhar investigativo para representações sobre o ensino da leitura presente nos artigos publicados pelo autor na Revista Nacional, na Revista Educação e no Jornal O Estado de S. Paulo. Por trabalhar diretamente com enunciados escritos, a teoria da enunciação de Bakhtin se mostra um aporte teórico relevante para compreender as questões discursivas de um determinado tempo e lugar. A pesquisa parte da premissa de que os textos podem trazer marcas na estruturação da linguagem, indicando um discurso escrito marcado pela representação e intencionalidade da atividade leitora, que aparecem voltadas para a formação dos professores em relação ao ensino da leitura e da escrita.<hr/>This text aims to present part of the biography and bibliography of the teacher Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), from Sorocaba, SP, as well as to comprehend which conception about the teaching of reading is present in speeches, published in different journals, from 1922 to 1936. To this end, as this research is a documentary, the studies are based on the perspectives of Cultural History, that provides to the research a guiding for the investigative approach on the representations concerning teaching of reading on the articles published by this author in the journals Revista Nacional and Revista Educação, and in the newspaper O Estado de S. Paulo. Due to the fact of working directly with written statements, Bakhtin theory of enunciation shows a relevant theoretical contribution to understand the discursive issues of a determined time and place. The research is carried out upon the premises that the texts can host traits in the language structuring, indicating a written speech highlighted by the representation and intentionality of reader activity, which are shown to be produced to teachers training regarding to the teaching of reading and writing.<hr/>Este texto pretende presentar parte de la biografía y bibliografía del profesor sorocabano Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), así como entender qué diseño con respecto a la enseñanza de la lectura aparece marcado en los discursos, publicados en diferentes periódicos, en el período comprendido entre 1922 y 1936. Con este fin, por tratarse de una investigación documental, los estudios se apoyan en la perspectiva de la Historia Cultural, que ofrece a la investigación una orientación de la visión investigativa para las representaciones sobre la enseñanza de la lectura presente en los artículos publicados por el autor en la Revista Nacional, Revista Educação y en el periódico O Estado de S. Paulo. Al trabajar directamente con declaraciones escritas, la teoría de la enunciación de Bakhtin se muestra una contribución teórica importante para comprender las cuestiones discursivas de un determinado tiempo y lugar. La investigación parte de la premisa de que los textos pueden traer las marcas en la estructuración del lenguaje, lo que indica un discurso escrito marcado por la representación e intencionalidad de la actividad lectora, que aparecen dirigidas a la capacitación de los profesores en relación con la enseñanza de la lectura y escritura. <![CDATA[Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549-1600]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo mostrar a necessidade de rever a abordagem histórica das relações sociais praticadas no século XVI, adequando os conceitos usados ao entendimento que então deles se tinha. Tem por objeto de estudo o significado de educação no Brasil quinhentista/seiscentista. Expõe-se, primeiramente, a representação de mundo então vigente, a ordem se pondo como unidade/universo, o conceito de corpo desenhando a sociedade, a presença divina formatando os entendimentos. Define-se, em seguida, a educação como assimilação dessa forma de representação da ordem. Descreve-se, por fim, o trabalho da Companhia de Jesus, delegada pelo rei para a missão de evangelização do índio, mostrando o colégio e os estudos como expressão ativa dessa educação.<hr/>This text aims to present part of the biography and bibliography of the teacher Luiz Gonzaga Fleury (1891-1969), from Sorocaba, SP, as well as to comprehend which conception about the teaching of reading is present in speeches, published in different journals, from 1922 to 1936. To this end, as this research is a documentary, the studies are based on the perspectives of Cultural History, that provides to the research a guiding for the investigative approach on the representations concerning teaching of reading on the articles published by this author in the journals Revista Nacional and Revista Educação, and in the newspaper O Estado de S. Paulo. Due to the fact of working directly with written statements, Bakhtin theory of enunciation shows a relevant theoretical contribution to understand the discursive issues of a determined time and place. The research is carried out upon the premises that the texts can host traits in the language structuring, indicating a written speech highlighted by the representation and intentionality of reader activity, which are shown to be produced to teachers training regarding to the teaching of reading and writing.<hr/>El artículo tiene el objetivo de mostrar la necesidad de revisar el enfoque histórico de las relaciones sociales practicadas en el siglo XVI, adecuando los conceptos utilizados al entendimiento que se tenía de ellos en la época. Tiene como objeto de estudio el significado de educación en Brasil quinientistaseiscientista. Se expone, inicialmente, la representación de mundo en la época vigente, el orden colocándose como unidaduniverso, el concepto de cuerpo diseñando la sociedad, la presencia divina formateando los entendimientos. Se define, a continuación, la educación como asimilación de esta forma de representación del orden. Por último, se describe el trabajo de la Compañía de Jesús, delegada por el rey para la misión de evangelización del indio, mostrando el colegio y los estudios como expresión activa de esa educación. <![CDATA[Instrução do povo sob a proteção do catolicismo: militância docente e a expansão da escolarização em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200193&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem o objetivo de problematizar a participação da militância educacional católica no processo de escolarização, nas primeiras décadas do século XX. Para tanto, coloca em debate o modelo de organização do professorado idealizado pelos fundadores da Liga das Professoras Católicas de São Paulo, em 1919, e a ação de professores e intelectuais católicos na escola pública de formação de professores, prestigiada pelo pioneirismo na implantação de projetos pedagógicos identificados com o modelo de ensino laico. Com base na leitura de atas, estatutos, relatórios, produção de intelectuais, assumidamente católicos, problematiza aspectos sociais e políticos que confluíram para o surgimento e a inserção desta associação no movimento leigo docente e no contexto da ação católica, em São Paulo.<hr/>The objective of this article is to discuss the participation of the catholic educational militancy in the schooling process, in the first decades of the twentieth century. Therefore, it debates the model of teachers' organization idealized by the founders of the League of Catholic Teachers of São Paulo, in 1919, and the action of teachers and Catholic intellectuals in the public teachers training school, the prestigious by the pioneering implementation of educational projects identified with the model of laic education. Based on the reading of the minutes, bylaws, reports, the production of openly Catholic intellectuals discuss social and political issues that converged to the emergence and insertion of this association in the teaching lay movement and in the context of Catholic action in São Paulo.<hr/>Este artículo discute la participación de la militancia educacional católica en el proceso de escolarización, en las primeras décadas del siglo XX. Para ello, pone en debate el modelo de organización del profesorado, idealizado por los fundadores de la Liga das Professoras Católicas de São Paulo, en 1919, y la acción de profesores e intelectuales católicos en la escuela pública de formación de profesores, prestigiada por el pionerismo en la implantación de proyectos pedagógicos identificados con el modelo de enseñanza laica. Con base a la lectura de las actas, estatutos, informes, producción de intelectuales católicos asumidos, examina cuestiones sociales y políticas que confluyeron para el surgimiento y la inserción de esta asociación en el movimiento lego docente y en el contexto de la acción católica en São Paulo. <![CDATA[Evolução e desenvolvimento de escolas religiosas femininas em Espanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En España la educación que podríamos definir como privada, estuvo tradicionalmente en manos de la Iglesia, la cual ejerció esta tarea a través de sus instituciones de enseñanza. Las causas de este predominio se deben a la tradición católica del país, a la capacidad por parte de estos colegios para dar respuesta a la creciente demanda educativa surgida a partir del siglo XIX y a que las instituciones estatales parecían incapaces de satisfacer dicha demanda. Esta circunstancia, unida a otras causas, hicieron que este tipo de colegios proliferaran por el territorio español, en las situaciones urbanas y se consolidaran como la opción preferida para el sector social de las clases medias que los eligieron mayoritariamente para la formación de sus hijos, especialmente para sus hijas.<hr/>In Spain the education, which can be defined as private, was traditionally held by the Church, which carried out the task of educating through their educational institutions. The causes of this predominance mainly reflect the Catholic tradition of the country, but in addition, from the nineteenth century on, when an increasing number of citizens accesses studies, the schools of the Church learned how to respond to a growing demand that state institutions seemed unable to satisfy. These circumstances, together with other causes, led the schools run by these organizations spread over the Spanish territory in urban situations, and consolidate as the preferred option for a rising social sector, the middle class, who chose to train especially for his daughters, religious schools.<hr/>Em Espanha, a educação que pode ser definida como privada esteve tradicionalmente nas mãos da Igreja, que serviu a esta tarefa por meio de suas instituições de ensino. As razões para esse domínio estão na tradição católica do país, mas, também, na capacidade dessas escolas em atender a crescente demanda por educação, que surgiu a partir do século XIX, a qual as instituições do Estado pareciam incapazes de satisfazer. Esta circunstância, associada a outras causas, favoreceu a proliferação e consolidação da escola confessional no território espanhol, fundamentalmente em áreas urbanas. Essa foi a opção preferida de um setor social crescente, a classe média que, esmagadoramente, a escolheu para educar seus filhos, especialmente, suas filhas. <![CDATA[Um pintor na Ordem de São Gregório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O projeto de escrever sobre arte e religião está centrado em Carlos Oswald (1882-1971), artista que se perpetuou por sua singularidade e posição histórica no contexto das artes, da educação, da religião. Esse artista e sua obra - focalizando-se neste texto a realizada no campo da arte sacra - compõem o tema do presente estudo da arte e da religião. Incluem-se, no trabalho ora apresentado, os laços tecidos entre a atuação do artista e a Igreja Católica, nas primeiras décadas do século XX. A partir da história de vida de Carlos Oswald, da qual se destacaram os anos de formação, buscou-se compreender o significado de seu trabalho artístico na constituição de uma orientação católica sobre as relações entre a arte sacra, cultura e educação brasileiras.<hr/>The project of writing about art and religion is centered in Carlos Oswald (1882-1971), an artist who has been perpetuated by its uniqueness and historical position in the context of the arts, education and religion. This artist and his work - focusing here on this text in the field of sacred art - compose the theme of the present study of art and religion. Included in the work here presented are the ties woven between the work of the artist and the Catholic Church in the early decades of the twentieth century. From the life story of Carlos Oswald, which stood out the formative years, it was sought to understand the meaning of his artwork in the formation of a Catholic orientation on the relationship between religious art, culture and education in Brazil.<hr/>El proyecto de escribir sobre el arte y la religión está centrado en Carlos Oswald (1882-1971), un artista que se ha perpetuado por su singularidad y posición histórica en el contexto de las artes, la educación y la religión. Este artista y su obra - que en este texto se lleva a cabo en el campo del arte sacro - constituyen el objeto de este estudio del arte y la religión. Se incluyen, en este trabajo, los lazos estrechados entre la actuación del artista y la Iglesia Católica, en las primeras décadas del siglo XX. A partir de la historia de la vida de Carlos Oswald, en la cual se destacan los años de formación, se ha tratado comprender el significado de su trabajo artístico en la formación de una orientación católica sobre las relaciones entre el arte sacro, la cultura y la educación brasileñas. <![CDATA[Circulação internacional, politização e redefinições do papel religioso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as transformações nas modalidades de ação pública de um instituto religioso de origem italiana instalado na região Nordeste do Brasil desde a década de 1950 - os Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ). Atuando nas fronteiras da esfera católica, em territórios tidos como de 'missão' e engajados em múltiplos espaços, esses missionários se constituíram como atores importantes da história política e cultural do catolicismo contemporâneo. Tal abordagem permite tomar a evolução da perspectiva missionária nessa congregação como um observatório particularmente fecundo da transformação das relações entre o espaço político e o religioso no Brasil, assim como das redefinições do papel religioso em suas conexões com os deslocamentos de atores em situações de missão no exterior.<hr/>This article examines the changes in the patterns of public action of an Italian religious institute settled in Northeastern Brazil since the 1950s - the Comboni Missionaries of the Heart of Jesus. Those missionaries became major agents of the political and cultural history of contemporary Catholicism as they acted in the frontiers of the Catholic territories and were committed to multiple issues. This approach allows us taking the evolution of the missionary perspective as a fruitful observatory to understand some processes such as the transformation of the relationship between the political and the religious spheres in Brazil, the redefinitions of the religious role, and its connections with the work of missionaries abroad.<hr/>En este artículo se analizan las transformaciones en las modalidades de acción pública de un instituto religioso de origen italiano ubicado en la región Noreste de Brasil desde la década de 1950 - los Misioneros Combonianos del Corazón de Jesús (MCCJ). Actuando en las fronteras de la esfera católica, en territorios considerados como misión, y participando en múltiples espacios, estos religiosos se constituyeron como actores importantes de la historia política y cultural del catolicismo contemporáneo. Tal enfoque permite tomar la evolución de la perspectiva misionera en esta congregación como un observatorio especialmente fructífero de la transformación de las relaciones entre el espacio político y religioso en Brasil, así como de las redefiniciones del papel religioso en sus conexiones con los desplazamientos de actores en situaciones de misión en el extranjero. <![CDATA[Cartas de Jan Hus: Indícios de uma intenção educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000200309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as transformações nas modalidades de ação pública de um instituto religioso de origem italiana instalado na região Nordeste do Brasil desde a década de 1950 - os Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ). Atuando nas fronteiras da esfera católica, em territórios tidos como de 'missão' e engajados em múltiplos espaços, esses missionários se constituíram como atores importantes da história política e cultural do catolicismo contemporâneo. Tal abordagem permite tomar a evolução da perspectiva missionária nessa congregação como um observatório particularmente fecundo da transformação das relações entre o espaço político e o religioso no Brasil, assim como das redefinições do papel religioso em suas conexões com os deslocamentos de atores em situações de missão no exterior.<hr/>This article examines the changes in the patterns of public action of an Italian religious institute settled in Northeastern Brazil since the 1950s - the Comboni Missionaries of the Heart of Jesus. Those missionaries became major agents of the political and cultural history of contemporary Catholicism as they acted in the frontiers of the Catholic territories and were committed to multiple issues. This approach allows us taking the evolution of the missionary perspective as a fruitful observatory to understand some processes such as the transformation of the relationship between the political and the religious spheres in Brazil, the redefinitions of the religious role, and its connections with the work of missionaries abroad.<hr/>En este artículo se analizan las transformaciones en las modalidades de acción pública de un instituto religioso de origen italiano ubicado en la región Noreste de Brasil desde la década de 1950 - los Misioneros Combonianos del Corazón de Jesús (MCCJ). Actuando en las fronteras de la esfera católica, en territorios considerados como misión, y participando en múltiples espacios, estos religiosos se constituyeron como actores importantes de la historia política y cultural del catolicismo contemporáneo. Tal enfoque permite tomar la evolución de la perspectiva misionera en esta congregación como un observatorio especialmente fructífero de la transformación de las relaciones entre el espacio político y religioso en Brasil, así como de las redefiniciones del papel religioso en sus conexiones con los desplazamientos de actores en situaciones de misión en el extranjero.