Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420150003&lang=pt vol. 15 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A proposta escolar na Argentina e seus vínculos político-económicos durante as presidências de Bartolomé Mitre e Domingo F. Sarmiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo estudia la política educativa aplicada durante las presidencias de Bartolomé Mitre y Domingo F. Sarmiento. Explica además la orientación social que se intentó dar a la educación en cada período así como los límites de la propuesta sarmientina. Realizamos un análisis comparando la situación de las diferentes provincias, así como el estudio de los informes presentados por los ministros que ocuparon el cargo durante ambas presidencias. Para ello abordamos un análisis estadístico referido al crecimiento presupuestario y material del aparato educativo nacional durante el período así como un estudio de las necesidades irresolutas. El objetivo es mostrar el impulso dado a la educación y sus límites frente al recorte presupuestario y la orientación productiva nacional.<hr/>This article examines the educational policy implemented during the presidencies of Mitre and Domingo F. Sarmiento. It also explains the social orientation that these presidents tried to give to education in each period as well as the limits of Sarmiento's proposal. We conducted an analysis comparing the situation in different provinces, as well as the study of the reports submitted by the ministers who held office during both presidencies. For this approach a statistical analysis based on the budgetary and material growth of the national education system during the period and a study of the unsolved needs. The aim is to show the impulse given to education and its boundaries against the budget cuts and the national productive orientation.<hr/>Este artigo examina a política educacional aplicada durante as presidências de Bartolomé Mitre e Domingo F. Sarmiento. Além disso, explica a orientação social que tentou dar à educação em cada período, bem como os limites da proposta de Sarmiento. Conduzimos uma análise comparando a situação das diferentes províncias, bem como o estudo dos relatórios apresentados pelos ministros que ocuparam o cargo durante as duas presidências. Para isso, abordamos uma análise estatística com base no crescimento orçamental e no material do sistema educativo nacional durante o período; e também um estudo das necessidades não resolvidas. O objetivo é mostrar o impulso dado à educação e as suas fronteiras diante dos cortes no orçamento e na orientação produtiva nacional. <![CDATA[Instruções de uso para o livro de Hilda (1902), de João Köpke, aos mestres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, pretendemos apresentar o livro de Hilda - processo analytico da leitura, com data de 1902, que faz parte do acervo pessoal da família Köpke e que, provavelmente, não foi publicado. Trata-se de uma cartilha manuscrita, criada por João Köpke (1852-1926), com letra e ilustrações de próprio punho. O material é composto por três partes separadas, mas interligadas: O livro de Hilda, o livro das bonecas, instruções para seu uso. Destacamos, neste artigo, aspectos ligados às estratégias de escrita do autor nas Instruções para seu uso, tendo em vista a conformidade de sentidos da leitura pelo leitor previsto (aluno ou professor) quanto ao uso do material e ao método analítico da leitura, entre tantos outros possíveis de serem indagados e revisitados.<hr/>In this article it is presented the book O livro de Hilda - processo analytico da leitura (The book of Hilda - analytical reading process), dated 1902, which is part of the personal collection of Köpke's family, and probably it has not been published yet. It is handwritten and drawn by João Köpke (1852-1926). The book consists of three separated, but interconnected, parts: O livro de Hilda, O livro das bonecas, instruções para seu uso. In this article it is highlighted the aspects related to the strategies of the author's writing in the Instruções para seu uso, considering the meanings of reading to the reader (student or teacher) regarding to the use of the material and to the analytical method, among some others possible to be investigated and revisited.<hr/>En este artículo, pretendemos presentar el livro de Hilda - processo analytico da leitura, cuya fecha es de 1902, que hace parte del acervo personal de la família Köpke y que, probablemente, nunca ha sido publicado. Se trata de una cartilla manuscrita, creada por João Köpke (1852-1926), con letra e ilustraciones de su propia mano. El material está compuesto por tres partes separadas, pero relacionadas: el livro de Hilda, el livro das bonecas, Instrucões para seu uso. Destacamos, en este artículo, aspectos vinculados a las estrategias de escrita del autor en las Instruções para seu uso, teniendo como objetivo la conformidad de sentidos de la lectura por el lector previsto (alumno o maestro), en cuanto al uso del material y al método analítico de la lectura, entre muchos otros posibles de que sean indagados y revisitados. <![CDATA[O papel dos Congressos Internacionais no processo de conformação do campo disciplinar da Educação na Argentina (1910-1937)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde o fim do século XIX emerge, na Argentina e na Europa, um campo disciplinar orientado ao estudo dos fenômenos educativos, estreitamente vinculado ao surgimento dos sistemas educativos nacionais, por um lado, e às demandas de qualificação profissional, por outro. Esse campo se institucionalizará nas primeiras décadas do século XX, tanto no interior quanto no exterior da universidade, mas em estreita relação com o campo de saberes profissionais. Esse processo de conformação da educação como um campo disciplinar supõe, entre outros aspectos, a constituição de redes e circuitos de comunicação (principalmente, revistas e congressos especializados) e a geração de mecanismos de regulação interna da produção de conhecimento e das hierarquias entre os agentes. Os Congressos Internacionais de Educação se iniciam na Europa, focalizando distintas temáticas (a criança, pedagogia, psicologia e filosofia) e nucleando diferentes públicos (professores, funcionários, médicos e intelectuais) em que participariam numerosos especialistas argentinos. Este trabalho constitui uma primeira exploração do papel dos Congressos Internacionais não apenas na emergência desse campo disciplinar mas, igualmente, dos circuitos de difusão e as formas de recepção de saberes pedagógicos.<hr/>Desde el fin del siglo XIX emerge, en Argentina y en Europa, un campo disciplinario orientado al estudio de los fenómenos educativos, estrechamente vinculado, por un lado, al surgimiento de los sistemas educativos nacionales, y por otro, a las demandas de calificación profesional. Dicho campo se institucionalizará en las primeras décadas del siglo XX, tanto en el interior como exterior de la universidad, pero en estrecha relación al campo de saberes profesionales. Este proceso de conformación de la educación como un campo disciplinario supone, entre otros aspectos, la constitución de redes y circuitos de comunicación (principalmente revistas y congresos especializados) y la generación de mecanismos de regulación interna de la producción de conocimiento y de las jerarquías entre los agentes. Los Congresos Internacionales de Educación se inician en Europa, enfocando distintas temáticas (el niño, pedagogía, psicología y filosofía) y nucleando diferentes públicos (maestros, empleados, médicos e intelectuales) donde participarían numerosos especialistas argentinos. Este trabajo constituye una primera exploración del papel de los Congresos Internacionales no solo en la urgencia de este campo disciplinario sino también de los circuitos de difusión y las formas de recepción de saberes pedagógicos.<hr/>Since the nineteenth century emerged in Argentina and Europe an education field oriented to the study of educational phenomena, closely linked to the emergence of national education systems, and to the demands of professional qualification. This field was institutionalized in the early twentieth century, both inside and outside the university but closely related to the field of professional knowledge. This process of shaping education as a disciplinary field involves networking and communication circuits (mainly, specialized journals and conferences) and generating mechanisms of internal regulation of the production of knowledge and hierarchies among agents. International Congresses on Education in Europe start focusing different themes (child, education, psychology and philosophy) and nucleating different audiences (teachers, civil servants, doctors and intellectuals) where numerous Argentine specialists participate. This work is a first exploration of the role of International Congresses not only in the emergence of this field of discipline, but also in the circuits of dissemination and reception forms of pedagogical knowledge. <![CDATA[Jovens indígenas nas universidades brasileiras: alguns aspectos históricos e interculturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como propósito analisar alguns aspectos históricos e interculturais que configuram o acesso de jovens indígenas à educação superior no Brasil. Expõe um breve histórico sobre a presença dessa população, seu pertencimento étnico e a conquista da cidadania neste país, com o foco na educação. Reflete estudos que analisam a condição de estudantes indígenas que ingressam na educação superior e a luta pela sua permanência na universidade pública. Essa luta enseja o debate sobre o papel social e formativo dessa instituição e a necessidade de sistematizar políticas que atendam à demanda desse novo estudante na perspectiva intercultural.<hr/>This paper aims to discuss some historical and intercultural features regarding the access of young Indians (Native Brazilians) to higher education in Brazil. A brief historical overview of the presence of indigenous individuals, their ethnic belonging and their fight for citizenship in the country, is presented with a focus on education. Studies analyzing the condition of Indian students in college institutions are reviewed and the current struggle of such students to remain in the public university is pointed out. Such struggle prompts the discussion about both the social and formative role of that institution and the need for the systematization of policies aimed at meeting the demands of those new students from an intercultural perspective.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir algunos aspectos históricos e interculturales que caracterizan el acceso de los jóvenes indígenas a la educación superior en Brasil. Expone un breve panorama sobre la representación de esta población, su integración étnica y su conquista de la ciudadanía en este país, con énfasis en la educación. Discute los estudios que analizan la condición de los académicos indígenas que acceden a los cursos universitarios y la lucha por su permanencia en la universidad pública. Esta lucha proporciona la discusión sobre el papel social y formativo de esta institución y la necesidad de sistematizar políticas que satisfagan a la demanda de este nuevo estudiante en la perspectiva intercultural. <![CDATA[A relação da congregação de Notre Dame de Sion com seu carisma: do antissemitismo teológico a uma relação de estima e respeito para com os judeus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Théodore Ratisbonne, judeu fundador da congregação de Notre-Dame de Sion, e seu irmão, Alphonse, integram a vaga de conversões na Alsácia no século XIX. Historicamente, o carisma de Sion atravessou três períodos distintos: a) os padres adotam uma linha conversionista até 1925, e as irmãs, até 1961; b) desde 1946, sua missão é pensada em termos de estima e reconciliação; c) a partir do Concílio Vaticano II, as irmãs se inscrevem na busca de conhecimento recíproco e de diálogo. Os padres só reconhecem as implicações teológico-apostólicas da atitude de estima para a relação judaico-cristã em 1970.<hr/>Théodore Ratisbonne, the Jew who founded the congregation of Our Lady of Sion, and his brother Alphonse, worked with the conversion drive in Alsacia, in the XIXth century The charisma covers three periods: a) the fathers adopt a conversional approach up to 1925, the sisters, up to 1961; b) Since 1946, the mission regarding Israel is about esteem and reconciliation; c) From the Second Vatican Council on, sisters' congregations start to search for mutual knowledge and dialogue. The priests only acknowledge the theological and apostolic implications of the esteem attitude to the jewish-christian relationship in 1970.<hr/>Théodore Ratisbonne, judío que fundó la congregación de Notre-Dame de Sion, y su hermano, Alphonse, integran la vaga de conversiones en la Alsacia del siglo XIX. Históricamente, el carisma de Sion atravesó tres períodos distintos: a) los padres adoptan una línea conversionista hasta 1925, y las hermanas, hasta 1961; b) Desde 1946, su misión es pensada en términos de estima y reconciliación; c) a partir del Concilio Vaticano II, las hermanas se inscriben en una búsqueda de conocimiento recíproco y de diálogo. Los padres solo reconocen las implicaciones teológico-apostólicas de la actitud de estima para la relación judaico-cristiana en 1970. <![CDATA[O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do Magistério Público Secundário no Brasil (1837-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Théodore Ratisbonne, judeu fundador da congregação de Notre-Dame de Sion, e seu irmão, Alphonse, integram a vaga de conversões na Alsácia no século XIX. Historicamente, o carisma de Sion atravessou três períodos distintos: a) os padres adotam uma linha conversionista até 1925, e as irmãs, até 1961; b) desde 1946, sua missão é pensada em termos de estima e reconciliação; c) a partir do Concílio Vaticano II, as irmãs se inscrevem na busca de conhecimento recíproco e de diálogo. Os padres só reconhecem as implicações teológico-apostólicas da atitude de estima para a relação judaico-cristã em 1970.<hr/>Théodore Ratisbonne, the Jew who founded the congregation of Our Lady of Sion, and his brother Alphonse, worked with the conversion drive in Alsacia, in the XIXth century The charisma covers three periods: a) the fathers adopt a conversional approach up to 1925, the sisters, up to 1961; b) Since 1946, the mission regarding Israel is about esteem and reconciliation; c) From the Second Vatican Council on, sisters' congregations start to search for mutual knowledge and dialogue. The priests only acknowledge the theological and apostolic implications of the esteem attitude to the jewish-christian relationship in 1970.<hr/>Théodore Ratisbonne, judío que fundó la congregación de Notre-Dame de Sion, y su hermano, Alphonse, integran la vaga de conversiones en la Alsacia del siglo XIX. Históricamente, el carisma de Sion atravesó tres períodos distintos: a) los padres adoptan una línea conversionista hasta 1925, y las hermanas, hasta 1961; b) Desde 1946, su misión es pensada en términos de estima y reconciliación; c) a partir del Concilio Vaticano II, las hermanas se inscriben en una búsqueda de conocimiento recíproco y de diálogo. Los padres solo reconocen las implicaciones teológico-apostólicas de la actitud de estima para la relación judaico-cristiana en 1970. <![CDATA[Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da Revista da Semana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto do império de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupo de docentes, caracterizados como notáveis homens de saber.<hr/>This article deals with speeches of memory about the teachers who worked at Colégio de Pedro II in the Nineteenth Century. The school was created in 1837 as part of the Empire's project to establish a nationality, amid of Brazilian provincial insurrections. The documental corpus used for this text was the Revista da Semana. The choice of use this historical source is related to the fact that some of their main collaborators were students and teachers of that educational institution. Through the analysis it was possible to identify the existence of a monumental memory about of this teaching staff, formed by men with notable knowledge.<hr/>Este artículo enfoca los discursos memorialistas acerca de los profesores que actuaron en el Colegio de Pedro II durante el siglo XIX. El colegio fue creado en 1837 como parte del proyecto del imperio de constitución de una nacionalidad, en un momento de revueltas en las provincias brasileñas. Como corpus documental de este texto se seleccionó la Revista da Semana. La elección de esta fuente histórica está relacionada al hecho de que algunos de sus principales colaboradores hayan sido alumnos y profesores de esta institución educacional. Durante el análisis fue posible identificar la existencia de una memoria monumentalizada sobre este grupo de docentes, caracterizados como sobresalientes hombres de saber. <![CDATA[A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo se origina de uma pesquisa mais ampla sobre a forma como se configurou historicamente o quadro docente do Colégio de Pedro II, ao longo do período imperial. Detém-se, particularmente, sobre o processo de criação de uma nova categoria docente: a 'classe dos repetidores', pela Reforma Couto Ferraz (1854), bem como sobre a sua implementação no colégio, chamando a atenção para os primeiros concursos realizados para a seleção dos repetidores e a trajetória de alguns deles, bem como sobre a polêmica que se travou em torno da legitimidade da sua função. Parte-se da hipótese de que com a criação da classe dos 'repetidores' e dos 'explicadores', pela primeira vez, o Colégio de Pedro II é pensado como um espaço para a formação de professores, uma formação que se dá na prática, vinculada a um professor mais experimentado.<hr/>The paper is based on a greater research about the way how the academic staff of the Colégio Pedro II was historically configured during the Imperial period. This investigation focuses on the creation of a new category of teachers: the class of repeaters, established by the Couto Ferraz Reform (1854). The study also presents and analyses the first public service exams accomplished to select the repeaters, the direction some of them took in the carrier and the controversy related to their function. It seems that the creation of the class of repeaters and explainers, for the first time, freed a spot for the teaching training, a formation that happens in the practice and linked to an experienced teacher.<hr/>El artículo se origina de una investigación más amplia sobre el modo como se configuró históricamente el cuadro docente del Colegio Pedro II a lo largo del período imperial. Se centra, particularmente, sobre el proceso de creación de una nueva categoría docente: la clase de los repetidores, por la Reforma Couto Ferraz (1854), así como sobre su implementación en el colegio, enfocando los primeros concursos realizados para la selección de los repetidores y la trayectoria de algunos de ellos, así como la polémica relacionada a la legitimidad de su función. Se parte de la hipótesis de que con la creación de la clase de los repetidores y de los explicadores, por la primera vez, el Colegio de Pedro II es pensado como un local para la formación de profesores, una formación que ocurre en la práctica, relacionada a un profesor con más experiencia. <![CDATA['Lições' e mestres de música no Colégio Pedro II (1838-1858): Contrapontos à memória da educação Musical no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema desse texto será a História da Educação Musical no Brasil, no século XIX. Sua justificativa é apresentar alguns dados que permitam problematizar a 'Memória' consolidada que, comumente, toma esse tema como sinônimo do projeto realizado por Villa-Lobos, com o Canto Orfeônico nos anos de 1930 e 1940, a despeito de quaisquer outras experiências históricas anteriores, contemporâneas e posteriores. Assim, o objetivo deste texto, é trazer, portanto, alguns resultados da pesquisa realizada sobre as 'Lições' e os mestres de música do Colégio Pedro II (1838-1858) como contrapontos que permitam se analisar a importância de seu ensino nas escolas já no século XIX e se pensar sobre a pesquisa da história da educação musical no Brasil.<hr/>The theme of this text is the History of Music Education in Brazil in the Nineteenth-century. His rationale is to present some data that allow discussing the consolidated memory that commonly takes this theme as a synonym of the project organized by Villa-Lobos, with choral music in public schools in the 1930s and 1940s, in spite of any past, contemporary or later historical experiences. Thus, the objective of this paper is to bring some results of research accomplished about the Lessons and the Masters of Music from College Pedro II (1838-1858) as counterpoints that allow analyzing the importance of their teaching in schools in Nineteenth-century and reflecting upon the research on the History of Music Education in Brazil.<hr/>El tema de este texto será la Historia de la Educación Musical en Brasil, en el siglo XIX. La intención es problematizar, a partir de la presentación de algunos datos, la Memoria consolidada que, comúnmente, considera este tema como sinónimo del proyecto realizado por Villa-Lobos, con el Canto Orfeônico en los años de 1930 y 1940, a pesar de la existencia de otras experiencias históricas anteriores, contemporáneas y posteriores. Así, el objetivo de este texto es traer algunos resultados de la investigación realizada sobre las Lecciones y los maestros de Música del Colegio Pedro II (1838-1858) como contrapuntos que permitan analizar la importancia de su enseñanza en las escuelas en el siglo XIX y reflexionar sobre la investigación de la historia de la educación musical en Brasil. <![CDATA[O ensino renovado de história pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.<hr/>This article discusses Jonathan Serrano's renewal proposal for the teaching of History in the first decades of the Twentieth-century. We focus on his career as a student and teacher at Colégio Pedro II, his concept of History and History teaching, and the importance that he attributed on this discipline. The institution assured him the necessary prestige to enter the educational debates of the period. We argue that his efforts to defend the renewal, as a path to improve history education in the country, preserving the moral and social values obtained at the Pedro II School, is correlated to his concept of history, and should be read under the light of the process of recasting Brazilian education in the early 1930s.<hr/>El estudio enfoca la propuesta de renovación de la enseñanza de historia, presentada por Jonathas Serrano en las primeras décadas del siglo XX. Enfocamos su trayectoria como alumno y profesor del Colegio Pedro II, su concepción de historia y de la enseñanza de historia, y a la importancia atribuida a ese saber. El colegio garantizó el prestigio necesario para ingresar en los debates educacionales del período. Argumentamos que el esfuerzo de ese profesor, en defender la renovación como camino para la mejora de la educación histórica en el país, mediante la preservación de los valores y preceptos morales y sociales cultivados en la institución, está relacionado con su concepción de historia y que debe ser comprendida a través del proceso de reformulación de la enseñanza brasileña en los primeros años de la década de 1930. <![CDATA[Os professores do Colégio Pedro II: categorias, trajetórias e aspectos identitários (1925-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300294&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de 'Identidade para si' e 'Identidade para o outro', formulados por Dubar (1997), articulados ao de 'Programa Institucional', de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino secundário.<hr/>This article presents the results from a study based on a doctoral project which intended to know and understand the aspects of construction of professional identity of teachers from the Colégio Pedro II, from 1925 to 1945, a period characterized by the Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema Reforms. These aspects, identified from a documentary research, were analyzed based on the concepts of self-identity and identity for the others by Dubar (1997), and linked to the Institutional Program, by Dubet (2002). We confirmed remarkable aspects in the construction of their career and also we concluded that those teachers were self-contained, in the attempt to incorporate privileges which were not extended to other institutions of the secondary education.<hr/>El artículo presenta los resultados de un estudio realizado en el ámbito de un proyecto de doctorado que buscó conocer y comprender los aspectos de la construcción de la identidad profesional de los profesores del Colegio Pedro II, entre 1925 y 1945, un período marcado por las Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos y Gustavo Capanema. Estos aspectos, identificados a partir de investigación documental, fueron analizados con base en los conceptos de Identidad para sí e Identidad para el otro, formulados por Dubar (1997), articulados al Programa Institucional, de Dubet (2002). Identificamos los aspectos más destacables de la construcción de sus trayectorias y argumentamos que los profesores del colegio se cerraron en sí mismos, en un intento de incorporar privilegios no otorgados a las demás instituciones de educación secundaria. <![CDATA[O lunar de Sepé. Paixão, dilemas e perspectivas na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942015000300322&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta resultados de um estudo realizado no âmbito de um projeto de doutoramento que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945, período marcado pelas Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema. Esses aspectos, identificados a partir de pesquisa documental, foram analisados com base nos conceitos de 'Identidade para si' e 'Identidade para o outro', formulados por Dubar (1997), articulados ao de 'Programa Institucional', de Dubet (2002). Identificamos aspectos marcantes da construção de suas trajetórias e argumentamos que os professores do colégio fecharam-se em si mesmos, na tentativa de incorporar privilégios que não se estenderam às demais instituições de ensino secundário.<hr/>This article presents the results from a study based on a doctoral project which intended to know and understand the aspects of construction of professional identity of teachers from the Colégio Pedro II, from 1925 to 1945, a period characterized by the Rocha Vaz, Francisco Campos e Gustavo Capanema Reforms. These aspects, identified from a documentary research, were analyzed based on the concepts of self-identity and identity for the others by Dubar (1997), and linked to the Institutional Program, by Dubet (2002). We confirmed remarkable aspects in the construction of their career and also we concluded that those teachers were self-contained, in the attempt to incorporate privileges which were not extended to other institutions of the secondary education.<hr/>El artículo presenta los resultados de un estudio realizado en el ámbito de un proyecto de doctorado que buscó conocer y comprender los aspectos de la construcción de la identidad profesional de los profesores del Colegio Pedro II, entre 1925 y 1945, un período marcado por las Reformas Rocha Vaz, Francisco Campos y Gustavo Capanema. Estos aspectos, identificados a partir de investigación documental, fueron analizados con base en los conceptos de Identidad para sí e Identidad para el otro, formulados por Dubar (1997), articulados al Programa Institucional, de Dubet (2002). Identificamos los aspectos más destacables de la construcción de sus trayectorias y argumentamos que los profesores del colegio se cerraron en sí mismos, en un intento de incorporar privilegios no otorgados a las demás instituciones de educación secundaria.