Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420160001&lang=pt vol. 16 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um manual do século XVIII: culto à natureza e educação do corpo em Ginástica para a Juventude, de Guts Muths]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como tema central a educação do corpo em sua relação com a natureza e, como fonte principal de análise, o livro Gymnastik für die Jugend, manual de ginástica publicado em 1793, na Alemanha, pelo pedagogo Johann Christoph Friedrich Guts Muths. Influenciado pelas teorias médicas e pedagógicas vigentes no período e fazendo claras referências à obra O Emílio, de Rousseau, o autor propõe nesse manual a prática de exercícios físicos sistematizados e em meio à natureza, com a finalidade de recuperar a população da degeneração física e moral supostamente decorrente da vida urbana. Tomando como referência as concepções e proposições presentes nesse manual de ginástica, problematizamos a relação entre educação, corpo e natureza.<hr/>The present paper is focused on the education of the body in its relationship with nature, using as primary source of analysis the handbook Gymnastik für die Jugend, a guidebook of gymnastics published in 1793, in Germany, by the educator Johann Christoph Friedrich Guts Muths. The author, influenced by medical and pedagogical theories of the period and making clear references to Rousseau's Emile, proposes the systematic practice of physical exercises in nature to recover the population from physical and moral degeneration supposedly resulting from urban life. With references to conceptions and propositions presented in this guidebook of gymnastics, we discuss the relationships between education, body and nature.<hr/>Este artículo tiene como tema central la educación del cuerpo en su relación con la naturaleza y, como fuente principal de análisis, el libro Gymnastik für die Jugend, manual de gimnástica publicado en 1793, en Alemania, por el pedagogo Johann Christoph Friedrich Guts Muths. Influenciado por las teorías médicas y pedagógicas vigentes en el período y haciendo claras referencias a la obra Emilio, de Rousseau, el autor propone en este manual la práctica de ejercicios físicos sistematizados y en la naturaleza, con la finalidad de recuperar a la población de la degeneración física y moral supuestamente derivada de la vida urbana. Tomando como referencia las concepciones y proposiciones presentes en este manual de gimnástica, problematizamos la relación entre educación, cuerpo y naturaleza. <![CDATA[Educação Hoje: uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo objetiva-se analisar o modelo de leitura e formação docente, contido na revista EDUCAÇÃO HOJE, publicada pela editora Brasiliense, entre 1969 e 1971. O periódico foi suporte da circulação das práticas das escolas secundárias experimentais, organizadas entre 1950 e 1970. Na análise adota-se a perspectiva da história cultural, enfatizando-se a descrição e análise da fórmula editorial. Analisa-se também o artigo que abre o primeiro número, destacando-se a sua relação com os princípios presentes no editorial inaugural e na fórmula editorial do periódico, mas também tomando-o como exemplo de uma vertente da pedagogização do secundário que essa publicação promove e que é coibida pela abrupta interrupção de suas edições, no período mais repressivo da ditadura militar.<hr/>This study aims to analyze the reading model and teacher training contained in EDUCAÇÃO HOJE, published by Brasiliense (1969 - 1971). The magazine supported the circulation of some educational practices carried by experimental High Schools organized between 1950 and 1970. The analysis is carried out in the perspective of the cultural history, with emphasis on the description and analysis of editorial formula. Also, it was analyzed the first article, in the inaugural issue, especially its relationship between editorial formula of the whole publication and the principles expressed in its editorial, but also taking it as an example of a source of High School pedagogical practices promoted by this publication, in the most repressive period of military dictatorship.<hr/>El objetivo de este artículo es analizar el modelo de lectura y formación docente de la revista EDUCAÇÃO HOJE, publicada por la editora Brasiliense, entre 1969 y 1971. La revista fue el soporte de circulación de las prácticas de las escuelas secundarias experimentales, organizadas entre 1950 y 1970. En el análisis se adopta la perspectiva de la historia cultural, enfatizando la descripción y el análisis de la fórmula editorial. También es analizado el artículo que abre el primer número, destacando su relación con los principios presentes en el editorial inaugural y en la fórmula editorial, pero también tomándolo como ejemplo de una vertiente de la pedagogización del secundario que esa publicación promueve y que es cohibida por la abrupta interrupción de sus ediciones, en el período más represivo de la dictadura militar. <![CDATA[O sistema educativo cabo-verdiano nas suas coordenadas socio-históricas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do pressuposto de que a educação deve ser compreendida na sua relação dinâmica com a estrutura social, procuramos, neste artigo, analisar a evolução do sistema educativo cabo-verdiano em três momentos sócio-históricos diferentes: período colonial, período pós-independência e período da transição democrática. As conclusões apresentadas são resultado da pesquisa documental e bibliográfica e da análise dos dados estatísticos oficiais do Governo, do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estatísticas. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de doutoramento em Ciências da Educação, apresentada no departamento de Teoria da Educação, História da Educação e Pedagogia Social da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.<hr/>Assuming that education must be understood in its dynamic relationship with the social structure, this paper analyzes the evolution of the Cape Verde education system in three different socio-historical periods: colonial, post-independence and democratic transition period. The conclusions presented are the results of do cumentary and bibliographic research and the analysis of official government statistics of the Ministry of Education and the National Institute of Statistics, as a part of the PhD thesis in Educational Sciences, presented at the Department of Theory and History of Education and Social Pedagogy at the University of Santiago de Compostela, Spain.<hr/>Si se asume que la educación debe ser entendida en su relación dinámica con la estructura social, buscamos, en este artículo, analizar la evolución del sistema educativo de Cabo Verde en tres periodos socio históricos diferentes: colonial, post independencia y de la transición democrática. Las conclusiones que se presentan son los resultados de la investigación documental y bibliográfica y del análisis de los datos estadísticos oficiales del Gobierno, del Ministerio de la Educación y del Instituto Nacional de Estadística. El trabajo fue realizado en el ámbito de la tesis doctoral en Ciencias de la Educación, presentada en el Departamento de Teoría de la Educación, Historia de la Educación y Pedagogía Social de la Universidad de Santiago de Compostela, España. <![CDATA[A Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos da Primeira República brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas transformações da sociedade brasileira entre o final do século XIX e início do XX, a Psicologia é apresentada pela Educação como uma base científica que subsidiaria a medição das funções cognitivas e a formação de professores para serem agentes do progresso social. A proposta deste estudo é analisar a presença da Psicologia nos programas da Escola Normal do Distrito Federal e também os termos e limites de sua adesão aos projetos eugênicos e higiênicos difundidos na primeira fase republicana brasileira. Na interpretação dos dados, foi utilizada a categoria bakhtiniana de dialogicidade, com base na qual identificamos que os programas estabelecem diálogos de ruptura com o discurso verticalizado da monarquia, porém, paradoxalmente, de apoio ao estabelecimento de novas formas de subordinação social.<hr/>En las transformaciones de la sociedad brasileña entre fines del siglo XIX y principio del XX, la psicología es presentada por la Educación como base científica que contribuiría con la medición de las funciones cognitivas y la formación de profesores para ser agentes del progreso social. La propuesta de este estudio es analizar la presencia de la Psicología en los programas de la Escuela Regular del Distrito Federal - Brasil y también los términos y límites de su adhesión a los proyectos eugenésicos e higiénicos difundidos en la primera fase republicana brasileña. En la interpretación de los datos, se utilizó la categoría bakhtiniana de dialogicidad, con base en la cual identificamos que los programas establecen diálogos de ruptura con el discurso verticalizado de la monarquía, pero, paradójicamente, de apoyo al establecimiento de nuevas formas de subordinación social.<hr/>On the transformations of Brazilian society between the late nineteenth and early twentieth century, psychology is brought by education as a scientific base, supporting the measurement of cognitive functions and training teachers to be agents of social progress. This study proposes to understand the presence of psychology in the programs of the School of the Federal District and the terms and limits of its accession to the eugenic and hygienic projects founded in the first Brazilian republican phase. In the interpretation of the results was used Bakhtin category of dialogical. In this case, break dialogues in relation to the vertical discourse of the monarchy, but paradoxically related to the establishment of new forms of social subordination. <![CDATA[O ensino escolar que disciplina e normaliza: Luiz Antonio dos Santos Lima e as medidas de correção contidas em Hygiene Mental e Educação (1927)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema do texto é o pensamento médico-educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) defendido em sua tese de doutoramento Hygiene Mental e Educação em 1927. Analisa-se sua concepção de ensino sob medida e sua proposta de implantação da higiene mental nas instituições escolares brasileiras do início do século XX. Da perspectiva histórica de análise do discurso proposta por Foucault, salienta-se o contexto social em que o movimento higienista foi idealizado e os poderes disciplinar e normalizador da época que estavam imbuídos no pensamento do autor. A relevância deste estudo está na análise de uma proposta de ensino situada no quadro de compreensão do pensamento higienista brasileiro e que, voltada para o progresso nacional, tinha como meta o desenvolvimento sadio da criança escolar<hr/>El artículo examina el pensamiento médico-educativo de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) presente en su tesis doctoral Hygiene Mental e Educação, de 1927. Se analiza su concepción de enseñanza a la medida y de su propuesta de implantación de la higiene mental en las instituciones educativas de Brasil a comienzos del siglo XX. La perspectiva histórica de análisis del discurso propuesta por Foucault nos permite estudiar el contexto social en que el movimiento higienista fue concebido y percibir cómo los poderes disciplinarios y normalizadores de la época estaban infundidos en el pensamiento del autor. La relevancia de este estudio está en el análisis de una propuesta de enseñanza que se encuentra en la comprensión del pensamiento higienista brasileño y que, enfocada en el progreso nacional, tenía como objetivo el desarrollo saludable del niño en edad escolar.<hr/>This work examines the medical and educational thoughts proposed by Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) in his doctoral thesis Mental Hygiene and Education, written in 1927. It discusses his conception of education and the mental hygiene practices he proposed to be inserted into Brazilian educational institutions in the early twentieth century. The discourse analysis proposed by Foucault allows us to emphasize the social context in which the hygienist movement was conceived and how the disciplinary and normalizing powers of that time were present in author's thought. The relevance of this work is the analysis of a teaching proposal that was present in the understanding of Brazilian hygienist thought and, focused on national progress, had as its goal the healthy development of each schoolchild. <![CDATA[Dossiê: História da Cultura Escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema do texto é o pensamento médico-educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) defendido em sua tese de doutoramento Hygiene Mental e Educação em 1927. Analisa-se sua concepção de ensino sob medida e sua proposta de implantação da higiene mental nas instituições escolares brasileiras do início do século XX. Da perspectiva histórica de análise do discurso proposta por Foucault, salienta-se o contexto social em que o movimento higienista foi idealizado e os poderes disciplinar e normalizador da época que estavam imbuídos no pensamento do autor. A relevância deste estudo está na análise de uma proposta de ensino situada no quadro de compreensão do pensamento higienista brasileiro e que, voltada para o progresso nacional, tinha como meta o desenvolvimento sadio da criança escolar<hr/>El artículo examina el pensamiento médico-educativo de Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) presente en su tesis doctoral Hygiene Mental e Educação, de 1927. Se analiza su concepción de enseñanza a la medida y de su propuesta de implantación de la higiene mental en las instituciones educativas de Brasil a comienzos del siglo XX. La perspectiva histórica de análisis del discurso propuesta por Foucault nos permite estudiar el contexto social en que el movimiento higienista fue concebido y percibir cómo los poderes disciplinarios y normalizadores de la época estaban infundidos en el pensamiento del autor. La relevancia de este estudio está en el análisis de una propuesta de enseñanza que se encuentra en la comprensión del pensamiento higienista brasileño y que, enfocada en el progreso nacional, tenía como objetivo el desarrollo saludable del niño en edad escolar.<hr/>This work examines the medical and educational thoughts proposed by Luiz Antonio dos Santos Lima (1890-1961) in his doctoral thesis Mental Hygiene and Education, written in 1927. It discusses his conception of education and the mental hygiene practices he proposed to be inserted into Brazilian educational institutions in the early twentieth century. The discourse analysis proposed by Foucault allows us to emphasize the social context in which the hygienist movement was conceived and how the disciplinary and normalizing powers of that time were present in author's thought. The relevance of this work is the analysis of a teaching proposal that was present in the understanding of Brazilian hygienist thought and, focused on national progress, had as its goal the healthy development of each schoolchild. <![CDATA[Em busca do letramento: as origens sociais e intelectuais dos estudos sobre letramento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base em uma abordagem histórica, institucional e comparativa, discute-se neste artigo a origem dos estudos sobre letramento e suas consequências para o atual debate sobre o tema. Analisam-se os significados que o letramento adquire em cada época, destacando-se as crenças que nele são postas desde, pelo menos, a Renascença, e trabalham-se as cisões, as falsas dicotomias e os lugares institucionais em relação às disciplinas que dele se ocupam e às ações-práticas a ele relacionadas. Associado a noções de progresso, civilização e controle social, o letramento está em constante crise, o que contribui para fazer avançar estudos interdisciplinares. Questionando termos como cultura escrita e o lugar das disciplinas acadêmicas, o texto convoca a fazer novas perguntas para o avanço da área.<hr/>Basado en un enfoque histórico, institucional y comparativo, el artículo trata de los orígenes de los estudios sobre el alfabetismo y sus implicaciones para el debate actual sobre el tema. Se analizan los significados que el alfabetismo adquiere en cada época, especialmente las creencias que se ponen en él desde, al menos, el Renacimiento, se trabajan las desavenencias, las falsas dicotomías y los lugares institucionales con relación a las asignaturas que de él se ocupan y las acciones-prácticas relacionadas con él. Asociado con las nociones de progreso, civilización y control social, el alfabetismo está en crisis constante, lo que contribuye al avance de los estudios interdisciplinarios. Cuestionando términos como cultura escrita y el lugar de las disciplinas académicas, el texto nos lleva a hacer nuevas preguntas para el avance del área.<hr/>Based on a critical historical, institutional, and comparative approach, this article discusses the origins of Literacy Studies and their implications for the current debate on the subject. Addressing the meanings that literacy acquires during different time periods, especially the beliefs with which it is associated since at least the Renaissance, the paper addresses false dichotomies and institutional locations referred to by different disciplines and the beliefs and actions related to them. Associated with notions of progress, civilization and social control, literacy is in permanent crisis, which contributes to calls for interdisciplinary studies. Putting into question such terms as written culture and the place of academic disciplines, the article calls for new questions to the advancement of the area. <![CDATA[Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, busca-se cruzar duas áreas geralmente dissociadas: o fenômeno sócio-histórico da alfabetização e o ensino escolar da leitura. Recorrendo-se a memórias pessoais e à produção acadêmica, apresentam-se reflexões centrais do debate nessas áreas. Nos anos 1970, as reformas para lutar contra o fracasso escolar provocaram polêmicas sobre os métodos de leitura. Ao mesmo tempo, pesquisas históricas sobre a difusão da escrita colocavam em questão o papel da escola na erradicação do analfabetismo. Tais pesquisas eram corroboradas pela volta de um iletrismo dos adultos em sociedades em que a escola era obrigatória há mais de cem anos. Esses dados, todavia, permaneceram separados. Para compreendê-los, foi preciso rejeitar a ideia de um modelo estável do ato de ler e reconstruir a história da leitura escolar.<hr/>This article aimed to connect two areas usually dissociated: the socio-historical phenomenon of literacy and school reading education. Using personal memories and academic production, it is presented key reflections at the heart of the debate in these areas. In the 1970s, the reforms to fight school failure caused controversy on reading methods. At the same time, historical research on the diffusion of writing put into question the role of schools in the eradication of illiteracy; these researches were supported by adult illiteracy in societies where school was compulsory for more than a century. These data, however, remained apart. To understand them, it was necessary to reject the idea of a stable model of the reading act and reconstruct the history of school reading.<hr/>Este artículo pretende conectar dos áreas generalmente disociadas: el estudio sobre el fenómeno socio-histórico de la alfabetización y la enseñanza escolar de la lectura. A través de las memorias personales y de la producción académica, se aportan reflexiones que se ubican en el centro del debate en estas áreas. En la década de 1970, las reformas para luchar contra el fracaso escolar causaron controversias sobre los métodos de lectura. Al mismo tiempo, investigaciones históricas sobre la difusión de la escritura pusieron en debate el rol de la escuela en la erradicación del analfabetismo. Tales investigaciones eran corroboradas por el regreso de un iletrismo de los adultos en sociedades donde la escuela era obligatoria desde hace más de cien años. Estos datos, sin embargo, se mantuvieron separados. Para entenderlos, fue necesario rechazar la idea de un modelo estable del acto de leer y reconstruir la historia de la lectura escolar. <![CDATA[Instrumentos e suportes de escrita no processo de escolarização: entre os usos prescritos e os não convencionais (Minas Gerais, primeira metade do século XX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo analisar os usos de instrumentos e suportes de escrita por pessoas comuns em processo de escolarização na primeira metade do século XX, em Minas Gerais. O principal corpus documental da pesquisa é composto por memórias, produzidas e veiculadas em depoimentos orais e/ou escritos. Estudos realizados nas áreas da história cultural, da história da cultura escrita e da história da cultura material escolar basearam, teórica e metodologicamente, a investigação. A análise dessas fontes mostrou que a materialidade dos suportes e dos instrumentos é um elemento central e definidor dos usos que deles são feitos e que há uma relativa distância entre a escrita que a escola quer instituir e as táticas que os grupos ou indivíduos inventam em seu cotidiano, com os recursos de que dispõem.<hr/>The article analyzed the uses of writing instruments and supports by ordinary people during the schooling process, in the first half of the 20th century in the State of Minas Gerais. We used testimonies, via written and oral reports, as the main source. The research was theoretically and methodologically based on studies conducted by cultural history, history of written culture and history of school material culture. The analysis showed that the materiality of instruments and supports is a central and defining element of the uses that are made, and that there is a relative distance between the writing that the school wants to establish and the tactics that groups or individuals invent in their daily lives with the resources available.<hr/>Este artículo analiza los usos de los instrumentos y soportes de escritura por personas comunes en el proceso de escolarización en la primera mitad del siglo XX, en Minas Gerais. El principal corpus documental de la investigación se compone de recuerdos producidos y transmitidos en relatos orales y/o escrituras. La investigación se basó, teórica y metodológicamente, en los estudios llevados a cabo en las áreas de historia cultural, de la cultura escrita y de la historia de la cultura material escolar. El análisis mostró que la materialidad de los instrumentos y de los soportes es un elemento central y definidor de los usos que se hacen, y que hay una distancia relativa entre la escritura que la escuela quiere establecer y las tácticas que los grupos o individuos inventan en su vida diaria con los recursos disponibles para ellos. <![CDATA[Aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave e a participação da Editora Caminho Suave Limitada em programas federais do livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, o objetivo principal é apresentar e analisar aspectos editoriais da cartilha Caminho Suave, bem como a participação da editora homônima em programas federais do livro didático. Publicada pela primeira vez em 1948 e editada até os dias atuais, a cartilha marcou a história da alfabetização brasileira, influenciando gerações de professores e alunos. Os dados analisados foram coletados em fontes oficiais (Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado de São Paulo), na imprensa periódica (acervos da Hemeroteca Digital Brasileira, do Grupo Folha e do Digital Veja), e em exemplares da própria cartilha. Os dados coletados apontam que, no caso de livros para o ensino da leitura e da escrita no Brasil, é possível identificar a cartilha Caminho Suave como um dos maiores sucessos editoriais, conforme já indicavam alguns estudos na área.<hr/>The main objective of this work was to present and analyze editorial aspects of the primer Caminho Suave, as well as the participation of the publishing house of the same name, in federal programs for school textbooks. The primer was published for the first time in 1948 and is edited until today, representing a landmark for Brazilian literacy, exerting influence over generations of teachers and students alike. Data analyzed were collected from official sources (Diário Oficial da União [Brazilian Official National Press] and Diário Oficial do Estado de São Paulo [São Paulo State Official Press]), from periodical press (Veja Digital, Grupo Folha, and Hemeroteca Digital Brasileira [Brazilian Digital Periodical Press Collection]), and from printings of the primer itself. In the research process, data indicated the primer Caminho Suave as one of the biggest editorial successes concerning books used to teach reading and writing in Brazil, as some studies in this field had already indicated.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo principal presentar y analizar aspectos editoriales de la cartilla Caminho Suave, así como la participación de la editorial homónima en los programas federales del libro didáctico. Publicada por primera vez en 1948 y editada hasta los días actuales, la cartilla marcó la historia de la alfabetización brasileña, influenciando generaciones de profesores y alumnos. Los datos analizados fueron colectados en fuentes oficiales (Diário Oficial da União y Diário Oficial do Estado de São Paulo), en la prensa periódica (acervos de la Hemeroteca Digital Brasileira, en el Grupo Folha y en Digital Veja), y en ejemplares de la propia cartilla. En el proceso de investigación fueron colectados datos que posibilitan identificar a la cartilla Caminho Suave como uno de los mayores éxitos editoriales tratándose de libros para la enseñanza de la lectura y de la escritura en Brasil, como ya se indicaba en algunos estudios del área. <![CDATA[Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo, analisam-se a produção e a circulação de materiais didáticos para ensino de leitura e de escrita na escola primária no município de Paranaíba/MS entre 1928 e 1961, tendo como fontes principais os livros didáticos: cartilhas, paleógrafos, livros de leitura. Tratadas como um objeto complexo, resultado de um conjunto de relações, essas fontes são problematizadas em sua natureza e conforme os agentes sociais envolvidos. Com base no conceito de função (Choppin, 2004), analisa-se o investimento feito no período para se ensinar a ler e a escrever à luz desses dispositivos. Os resultados alcançados indicam que os livros didáticos circularam naquele contexto e conformaram amplamente a cultura escolar de Paranaíba/MS à época.<hr/>The study analyzed the production and circulation of materials for teaching reading and writing, which were disseminated in primary school in the municipality of Paranaíba, State of Mato Grosso do Sul, between 1928 and 1961. We considered as main sources of textbooks booklets, paleographers, reading books, examining them according to their nature and social agents involved. These sources are complex objects, the result of a set of relationships. It was considered the concept of function (Choppin, 2004) to analyze the investment that was made in the period, to teach reading and writing in the light of these devices. The results indicate that textbooks circulated in that context and broadly formed the school culture in Paranaíba at the time.<hr/>En este estudio se analizan la producción y circulación de materiales didácticos para la enseñanza de lectura y de escritura en la escuela primaria en el municipio de Paranaíba/ MS - Brasil, entre 1928 y 1961, teniendo como principales fuentes los libros didácticos: cartillas; paleógrafos; libros de lectura. Tratadas como un objeto complejo, resultado de un conjunto de relaciones, estas fuentes son problematizadas en su naturaleza y conforme los agentes sociales implicados. Con base en el concepto de función (Choppin, 2004), se analiza la inversión hecha en el período para enseñar a leer y escribir a la luz de estos dispositivos. Los resultados obtenidos indican que los libros didácticos circularon en aquel contexto y conformaron ampliamente la cultura escolar en Paranaíba/MS en la época. <![CDATA[Entre planos de aula e projetos de universidade: Laerte Ramos de Carvalho revisitado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000100405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo, analisam-se a produção e a circulação de materiais didáticos para ensino de leitura e de escrita na escola primária no município de Paranaíba/MS entre 1928 e 1961, tendo como fontes principais os livros didáticos: cartilhas, paleógrafos, livros de leitura. Tratadas como um objeto complexo, resultado de um conjunto de relações, essas fontes são problematizadas em sua natureza e conforme os agentes sociais envolvidos. Com base no conceito de função (Choppin, 2004), analisa-se o investimento feito no período para se ensinar a ler e a escrever à luz desses dispositivos. Os resultados alcançados indicam que os livros didáticos circularam naquele contexto e conformaram amplamente a cultura escolar de Paranaíba/MS à época.<hr/>The study analyzed the production and circulation of materials for teaching reading and writing, which were disseminated in primary school in the municipality of Paranaíba, State of Mato Grosso do Sul, between 1928 and 1961. We considered as main sources of textbooks booklets, paleographers, reading books, examining them according to their nature and social agents involved. These sources are complex objects, the result of a set of relationships. It was considered the concept of function (Choppin, 2004) to analyze the investment that was made in the period, to teach reading and writing in the light of these devices. The results indicate that textbooks circulated in that context and broadly formed the school culture in Paranaíba at the time.<hr/>En este estudio se analizan la producción y circulación de materiales didácticos para la enseñanza de lectura y de escritura en la escuela primaria en el municipio de Paranaíba/ MS - Brasil, entre 1928 y 1961, teniendo como principales fuentes los libros didácticos: cartillas; paleógrafos; libros de lectura. Tratadas como un objeto complejo, resultado de un conjunto de relaciones, estas fuentes son problematizadas en su naturaleza y conforme los agentes sociales implicados. Con base en el concepto de función (Choppin, 2004), se analiza la inversión hecha en el período para enseñar a leer y escribir a la luz de estos dispositivos. Los resultados obtenidos indican que los libros didácticos circularon en aquel contexto y conformaron ampliamente la cultura escolar en Paranaíba/MS en la época.