Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420160002&lang=pt vol. 16 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Organização do ensino profissional primário em Minas Gerais: Mendes Pimentel em defesa da educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analisam-se os argumentos do advogado, professor e político Francisco Mendes Pimentel em defesa da organização do ensino profissional primário em Minas Gerais. Em 1896, o então deputado estadual apresentou um projeto de lei para estabelecer o ensino profissional primário no estado. Para ele, a educação popular pela via do trabalho representava a solução para os maiores problemas do país, sendo vista como elemento reformador da sociedade. A educação seria reformada para adequar a população ao novo regime político e para promover o progresso social e econômico do estado e do país. As fontes para a elaboração do trabalho foram o projeto e os artigos que Mendes Pimentel fez publicar na imprensa na última década do século XIX.<hr/>This article analyzes the arguments of the lawyer, professor and politician Francisco Mendes Pimentel which gave support to the bill presented by him as a deputy in 1896, in favor of organization of primary vocational education in Minas Gerais. This is one of the first public initiatives to organize the vocational education in the state. For Mendes Pimentel, popular education through work represented solution to the major problems of the country and was seen by him as a reformer element of society. Education would reform to adapt the population to the new political regime and to promote social and economic progress of the state and country. The main sources are the bill and the articles by Mendes Pimentel which were published in press during the last decade of the Nineteenth century.<hr/>Este artículo analiza los argumentos del abogado, profesor y político Francisco Mendes Pimentel en defensa de la organización de la enseñanza profesional primaria en Minas Gerais, que sostienen el proyecto de ley presentado por él, como diputado estadual, en 1896. Se trata de una de las primeras iniciativas públicas de organización de la enseñanza profesional en el estado. Para Mendes Pimentel, la educación popular por la vía del trabajo presentaba la solución para los mayores problemas del país, siendo vista como elemento reformador de la sociedad. La educación reformaría para adecuar la población al nuevo régimen político y para promover el progreso social y económico del estado y del país. Las fuentes principales son el proyecto y artículos que Mendes Pimentel publicó en la prensa en la última década del siglo XIX. <![CDATA[Entrebrechas e vagas noturnas: memórias de educadoras em Recife nos anos ditatoriais de 1964 a 1977]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se a memória de três educadoras em seus respectivos lugares sociais na cidade de Recife (PE). Metodologicamente, a inserção na história oral se justifica tanto pela possibilidade de se atingirem percepções do cotidiano quanto pela de se aproximar da formação subjetiva do consenso e dos modos subjetivos de reação ao ambiente de coerção impetrado pela Ditadura Civil-Militar. Os conceitos de força, coerção e consenso são tratados da perspectiva gramsciana. Conclui-se que, em meio às vagas da dominação exercida pela Ditadura, as educadoras desenvolveram estratégias de desvio e resistência em relação à coerção. Em razão das precariedades do exercício cotidiano da dominação - as brechas do regime -, as educadoras preservaram em seu dia-a-dia o olhar crítico sobre a ditadura e realizaram ações na contramão dos interesses supostamente hegemônicos.<hr/>Muestra la memoria de tres educadoras en sus respectivos lugares sociales, en la ciudad de Recife. Metodológicamente, la inserción en la historia oral se justifica por la posibilidad de alcanzar las percepciones cotidianas, acercándose a la creación subjetiva de consenso y modos subjetivos en respuesta al entorno de coacción interpuesto por la dictadura cívico-militar. Trabaja con los conceptos de fuerza, la coerción y el consenso en el campo gramsciana. Llegamos a la conclusión de que entre las olas de dominación por parte de la dictadura, las educadoras desarrollaron estrategias de desviación y de resistencia en relación a la coerción. Debido a la precariedad de la dominación en su ejercicio diario, es decir, por las rajas dela dictadura, las educadoras conservan en su cotidiano la visión crítica de la dictadura y realizan acciones directamente contra los intereses supuestamente hegemónicos.<hr/>Memories of three educators in their respective social positions, in the city Recife-PE are shown in the present study. Methodologically, the insertion in the oral history is justified by the possibility of achieving the everyday perceptions, approaching the subjective creation of consensus and subjective modes in response to the coercive environment brought by Civil-Military Dictatorship. It is about the concepts of force, coercion and consensus based on Gramsci. It was concluded that among the waves of domination by the dictatorship, the educators developed deviation and resistance strategies in relation to coercion. Through the precariousness of the quotidian domination - the regime's gaps - educators preserved the critical view on the dictatorship and performed actions directly against the supposedly hegemonic interests. <![CDATA[A Faculdade de Direito (Universidade de Buenos Aires) no primeiro peronismo. Uma abordagem sobre os caminhos de professores (1946-1955)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires durante los primeros gobiernos peronistas. Con este fin se analizarán las trayectorias de los profesores y el proceso de conformación del plantel docente durante el período 1946-1955. Desde el enfoque prosopográfico y el estudio de redes y trayectorias, este trabajo permite poner en evidencia no solo algunas continuidades en las trayectorias de los académicos en el marco de un período de fuertes antagonismos, sino también las características propias que este proceso adquirió en la facultad. Asimismo, intenta contribuir a la comprensión del peronismo como fenómeno esencialmente complejo y heterogéneo, y a la Universidad como un espacio en disputa por sus componentes internos.<hr/>This article there analyzes the Faculty of Law of theUniversity of Buenos Aires during the first governments Peronists. With this end there will be analyzed the paths of the teachers and the process of conformation of the educational nursery during the period 1946-1955. From the approach prosopográfico and the study of nets and paths, this work allows to put in evidence not only some continuities in the paths of the academicians in the frame of a period of strong antagonisms, but also the own characteristics that this process acquired in the faculty. Likewise, it tries to contribute to the comprehension of the Peronism as essentially complex and heterogeneous phenomenon, and to the University as a space in dispute for his internal components.<hr/>Este artigo analisa a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires durante os primeiros governos peronistas. Para este efeito, as trajetórias de professores e o processo de formação do pessoal docente serão analisados durante o período 1946-1955. A partir da abordagem prosopográfica e o estudo das redes e caminhos, este trabalho permite realçar não apenas algumas continuidades nas trajetórias de acadêmicos dentro de um período de antagonismos forte, mas também as características que este processo adquiridos na faculdade. Ele também pretende contribuir para a compreensão do peronismo como essencialmente complexo e fenômeno heterogêneo, e da Universidade como uma área disputada por seus componentes internos. <![CDATA[As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX - Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, discutimos as narrativas de memória de ex-alunos do Ginásio de Conquista e do Educandário Juvêncio Terra, dos anos 1940 e 1950, colhidas em entrevistas feitas entre 2007 e 2012, em diálogo com a trajetória da educação brasileirana primeira metade do século XX e considerando as múltiplas determinações que influenciaram sua história, seus aparatos legais e os fazeres pedagógicos. Entendemos que, para analisaras experiências recordadas e partilhadas por sujeitos que participam de determinado grupo social, o conceito de memória, que chamamos de 'memória social', é central. Para tanto, seguimos a elaboração teórica de James Fentress e Chris Wickham que encontram na memória social a dimensão coletiva e a dimensão pessoal da vida dos indivíduos. Além disso, orientamo-nos pelo campo teórico-metodológico do materialismo dialético.<hr/>En este artículo se discute la memoria narrativa de antiguos alumnos de Gimnasio Logro y Educandário Juvêncio Tierra, 1940 y 1950, tomada de entrevistas llevadas a cabo entre 2007 y 2012, en diálogo con la trayectoria de La Educación de Brasil em el primer semestre el siglo XX, y los múltiples factores determinantes que influyeronensu historia, basado em La enseñanza aparato jurídico y lãs prácticas. El experiencias recordado y compartido por los sujetos que participan en un grupo social particular, el aspecto de la memoria que llamamos 'memoria socia', es central e nesta discusión , para entenderlo, seguimos la elaboración teórica de James Fentress y Chris Wickham , que se encuentran memoria social La dimensión colectiva y la dimensión personal de la vida de las personas . Los estudios se realizaronenel campo teórico y metodológico del materialismo dialéctico.<hr/>In this article we discuss the narrative of memory of former students from Ginásio da Conquista and Educandário Juvêncio Terra schools, from 1940s and 1950s, taken from interviews carried out between 2007 and 2012, in an exchange of ideas with the trajectory of the Brazilian Education in the first half of the twentieth century, and the multiple determinants that influenced its history, based on legal apparatus and teaching practices. In order to analyze the experiences recalled and shared by the subjects who participate in a particular social group, the concept of memory we call 'social memory', is central to this discussion. We follow the theoretical elaboration of James Fentress and Chris Wickham, who find in the social, memory the collective and personal dimensions of the individuals' life. The studies were oriented by the theoretical-methodological field of Dialectical Materialism <![CDATA[Racionalização da oferta e estratégias de distinção social: relações entre escola, distribuição espacial e família no Oitocentos (Rio de Janeiro e São Paulo)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200175&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo possui como objetivo discutir os efeitos da distribuição das escolas, levando em consideração as tensões entre a racionalização estatística, a arte administrativa do Estado e os mecanismos de distinção e seleção constituídos pelos grupos sociais como formas de sobrevivência e promoção social. Focalizam-se três momentos da relação entre escola e cidade: o da instalação, o da manutenção e o da consolidação da escola em determinada região. Por meio de documentos relacionados a casos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no século XIX, observa-se que famílias e grupos sociais participam ativamente na seleção e na hierarquização da oferta, bem como na orientação da demanda por escolas públicas. Conclui-se, diante disso, que a localização geográfica de uma unidade escolar não é o único fator determinante da configuração do público que a frequenta.<hr/>En este artículo se ha tratado de analizar los efectos de la distribución de las escuelas teniendo en cuenta las tensiones entre la racionalización estadística, el arte de administración del Estado y los mecanismos de diferenciación y selección realizada por los grupos sociales como formas de supervivencia y de movilidad social, en tres momentos la relación entre la escuela y la ciudad: la instalación, el mantenimiento y la consolidación de la escuela en una región determinada. Para esto, trabajamos con las ciudades de Río de Janeiro y São Paulo, durante el siglo XIX. Hemos observado que las familias y los grupos sociales participaron activamente en la selección y jerarquización de la oferta y de la orientación de la demanda de las escuelas públicas y, así, es posible ver que la ubicación geográfica de una escuela no es el único factor determinante de la configuración del público que atiende.<hr/>The aim of this article is discuss the effects of schools allocation taking into consideration the tensions between the statistical rationalization, the State administration and the mechanisms of distinction and selection formed by social groups as ways of survival and social mobility, in three moments of the relationship between school and city: the installation, maintenance and consolidation of the school in a given region. For this purpose, we work with cases of the cities of Rio de Janeiro and São Paulo in the nineteenth century. It was observed that families and social groups had active participation on the selection and hierarchy of the offer and on the orientation of the demands for public schools. The geographical location of a school was not the only determining factor in the configuration of the public who attended that school. <![CDATA[Escolas isoladas e reunidas: a produção da invisibilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo possui como objetivo discutir os efeitos da distribuição das escolas, levando em consideração as tensões entre a racionalização estatística, a arte administrativa do Estado e os mecanismos de distinção e seleção constituídos pelos grupos sociais como formas de sobrevivência e promoção social. Focalizam-se três momentos da relação entre escola e cidade: o da instalação, o da manutenção e o da consolidação da escola em determinada região. Por meio de documentos relacionados a casos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no século XIX, observa-se que famílias e grupos sociais participam ativamente na seleção e na hierarquização da oferta, bem como na orientação da demanda por escolas públicas. Conclui-se, diante disso, que a localização geográfica de uma unidade escolar não é o único fator determinante da configuração do público que a frequenta.<hr/>En este artículo se ha tratado de analizar los efectos de la distribución de las escuelas teniendo en cuenta las tensiones entre la racionalización estadística, el arte de administración del Estado y los mecanismos de diferenciación y selección realizada por los grupos sociales como formas de supervivencia y de movilidad social, en tres momentos la relación entre la escuela y la ciudad: la instalación, el mantenimiento y la consolidación de la escuela en una región determinada. Para esto, trabajamos con las ciudades de Río de Janeiro y São Paulo, durante el siglo XIX. Hemos observado que las familias y los grupos sociales participaron activamente en la selección y jerarquización de la oferta y de la orientación de la demanda de las escuelas públicas y, así, es posible ver que la ubicación geográfica de una escuela no es el único factor determinante de la configuración del público que atiende.<hr/>The aim of this article is discuss the effects of schools allocation taking into consideration the tensions between the statistical rationalization, the State administration and the mechanisms of distinction and selection formed by social groups as ways of survival and social mobility, in three moments of the relationship between school and city: the installation, maintenance and consolidation of the school in a given region. For this purpose, we work with cases of the cities of Rio de Janeiro and São Paulo in the nineteenth century. It was observed that families and social groups had active participation on the selection and hierarchy of the offer and on the orientation of the demands for public schools. The geographical location of a school was not the only determining factor in the configuration of the public who attended that school. <![CDATA[Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200233&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentam-se os resultados da pesquisa acerca dos tipos de escolas primárias existentes no município de Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, entre 1929-1949. Com base na análise dos mapas de frequência escolar - ferramenta de inspeção estadual das escolas - foi possível recompor um perfil de escolas primárias existentes na região. A escola isolada predominou como tipo de organização das escolas no munícipio, em áreas tanto rurais quanto urbanas. Essas escolas apresentam, contudo, uma pluralidade de arranjos entre turnos, docentes, alunos, séries e classes que revela uma diversidade de experiências e intercessões com as perspectivas de seriação do ensino e os modos e condições de funcionamento das escolas<hr/>We present research results concerning the types of primary schools in the municipality of Iguaçu, Rio de Janeiro, from 1929 to 1949. By analyzing school attendance maps-a state tool for school inspections-it was possible to reconstruct a profile of primary schools in the region. The isolated school was a dominant type of school organization in both rural and urban areas of the municipality. These schools, however, had a plurality of arrangements regarding shifts, teachers, students, grade levels, and classes, revealing a diversity of experiences and intercessions with the perspectives of educational levels and schools operating modes and conditions.<hr/>Presentamos resultados de investigación sobre los tipos de escuelas primarias existentes en el municipio de Iguaçu, estado de Rio de Janeiro, entre 1929-1949. A partir del análisis de los mapas de frecuencia escolar - herramienta de inspección estadual de las escuelas - fue posible restituir un perfil de escuelas primarias existentes en la región. La escuela aislada predominó como tipo de organización de las escuelas, tanto en áreas rurales como urbanas del municipio. Estas escuelas presentan, sin embargo, una pluralidad de disposiciones entre turnos, docentes, alumnos, series y clases, que revela una diversidad de experiencias e intersecciones con las perspectivas de serialización de la enseñanza y los modos y condiciones de funcionamiento de las escuelas. <![CDATA["Pequenos focos de luz": as escolas isoladas no período de implantação do modelo escolar seriado no Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, o objetivo é focalizar as representações das escolas isoladas na documentação do estado do Rio Grande do Sul durante o início do século XX. Embora seja inegável que a escola seriada tenha se imposto como representação de uma instituição de melhor qualidade ao longo desse período e progressivamente tenha passado a predominar em termos quantitativos, esse processo não foi rápido e não se deu sem resistências. Assim, pretende-se mostrar que, até pelo menos os anos 1940, a matrícula nas escolas isoladas, de diversos tipos e administradas por diferentes instâncias, foi numericamente mais expressiva do que a das escolas seriadas, cuja instalação se deu em 1909 no estado. Pretende-se mostrar também os argumentos em defesa dessas pequenas escolas, bem como as dificuldades por elas enfrentadas e a evidência do desprestígio das escolas isoladas rurais. Para tanto, foram examinados os relatórios da Diretoria da Instrução Pública e a legislação pertinente<hr/>This paper intends to focus on the representation of isolated schools in the documentation of the state of Rio Grande do Sul during the early twentieth century. Although it is undeniable that the graded school has imposed itself as the representation of an institution of higher quality over that period and progressively has turned to prevail in quantitative terms, this process has not been quick and did not happened without resistance. Thus, it is intended here to show that, at least until the 1940s, enrollment in isolated schools of several kinds and administrated by different instances, was numerically more expressive than that of graded schools, whose implementation occurred in 1909 in the state. Subsequently, arguments are mentioned in advocacy of these small schools, as well as the difficulties they have faced and the evidence of the loss of prestige of the isolated rural schools. For this, the Public Education Board reports and the relevant legislation were examined. <![CDATA[Desencontros no desenvolvimento da escola rural mexicana nas primeiras décadas do século XX: o caso dos Institutos de Melhoramento no Estado de Morelos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Con la creación de la Secretaría de Educación Pública (1921), se propone 'incorporar a la civilización' a los 10 324 484 millones de mexicanos que aún no sabían leer ni escribir. El Departamento de Escuelas Rurales e Incorporación Cultural Indígena, emprende una intensa labor con las 'Misiones Culturales' que dentro de las comunidades rurales buscaba 'educar para la vida'. Debido a la inexperiencia y a la falta de material, la enseñanza se hizo como mejor entendió el profesor, por esta razón, se crearon los Institutos de Mejoramiento, para preparar a un profesor atento a las características de cada región, como la del Estado de Morelos que abordaremos en este trabajo.<hr/>Com a criação da Secretaria de Educação Pública (1921), propõe-se 'incorporar a civilização' aos 10,324,484 milhões de mexicanos que ainda não sabiam ler nem escrever. O Departamento de Escolas Rurais e Incorporação Cultural Indígena empreendeu intenso trabalho com as 'Missões culturais', que, dentro das comunidades rurais, buscava 'ensinar para a vida'. Devido à inexperiência e à falta de material, o ensino se fez de acordo com o entendimento de cada professor, o que levou a criação dos Institutos de Melhoramento, no intuito de preparar um professor atento às características de cada região, como a do Estado de Morelos.<hr/>With the creation of the Secretariat of Public Education (1921), it takes the idea of 'bring civilization' to 10,324,484 million Mexicans who could not read or write. Through its Department of Rural and Indigenous Cultural Incorporation, the Cultural Missions School, undertook an intense work within rural communities that sought to 'educate for life'. Due to inexperience and lack of equipment, teaching became better understood as the teacher, therefore, Improvement Institutes were created to prepare attentive to the characteristics of each region professor, as the State of Morelos we will address in this paper. <![CDATA[O projeto republicano de instrução e as escolas isoladas urbanas: entre a transitoriedade e a permanência (Belo Horizonte 1906-1927)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No artigo, busca-se resgatar a presença de escolas isoladas na cidade de Belo Horizonte, no período entre 1906 (ano da Reforma João Pinheiro, que instituiu os grupos escolares no estado mineiro) e 1927 (ano da reforma Francisco Campos, que implementou a pedagogia escolanovista). Adotado como fontes a legislação educacional, os relatórios de inspetores, as correspondências entre as escolas e a Secretaria do Interior, bem como a rica historiografia da educação mineira do período, tem-se em vista compreender o papel das escolas multisseriadas na educação primária na capital, após a implementação da escola graduada. Verifica-se que, se o propósito da reforma de 1906 era a gradual extinção das escolas isoladas, estas permaneceram numericamente significativas, predominando nos locais com menor densidade demográfica do estado (pequenos núcleos urbanos e espaços rurais). No caso de Belo Horizonte, inseridas em uma cidade que se projetava como vitrine do ideário republicano, tais escolas funcionavam, em termos de espaço físico, material didático, condição docente e investimento na frequência escolar, em condições que, mesmo inferiores às dos grupos escolares, eram superiores às do interior do estado. Observa-se, nas políticas educacionais do período, tanto a precarização do funcionamento dessas escolas quanto o investimento em sua qualificação, caso em que elas se configuravam como um mal necessário diante das dificuldades de extensão da escola graduada a toda população infantil.<hr/>The purpose of this paper is to show the urban isolated schools in the city of Belo Horizonte - Minas Gerais State, from 1906 (when the isolated schools where implemented by the regional government) and 1927 (year of the introduction of progressive pedagogy on the state). Using sources as educational laws, bureaucratic reports and official letters between the government and the schools, as well the substantive historiographical production about Minas Gerais schooling, the aim is to understand the significance of the isolated schools on city schooling after the creation of the graduated ones. If in rural areas isolated schools prevailed, in urban spaces and especially in major cities, one can see that the conditions were better regarding infrastructure, teachers and students conditions. Despite it, graduated schools were considered the ideal model, receiving more investments. In one hand the State projected the end of this kind of school, with the growth of graduated ones. On the other hand the investments were not sufficient to implement that. In conclusion, even precarious, not graduated schools were preserved in order to provide schooling to great number of children.<hr/>El artículo trata de rescatar a la presencia de las escuelas aisladas en la ciudad de Belo Horizonte, en el período comprendido entre 1906 (el año de los que establecen los grupos escolares Reforma John Pinheiro en el estado de Minas Gerais) y 1927 (año de su retiro Francisco Campos, que implementa la pedagogía NoVista la escuela) . Fuentes como tener la legislación educativa, los informes de los inspectores, la correspondencia entre las escuelas y el Departamento del Interior, así como la rica historia del período de la educación minera, tiene el fin de entender el papel de las escuelas pluriseriados en la educación primaria en la capital, después de implementación de la escuela de posgrado. Parece que, si el propósito de la reforma de 1906 fue la extinción gradual de las escuelas aisladas, permanecieron numéricamente significativo, siendo dominante en las zonas con menor densidad de población del estado (pequeños municipios y zonas rurales). En el caso de Belo Horizonte, inserta en una ciudad que se proyecta como un escaparate ideas republicanas estas escuelas dependían de las condiciones de funcionamiento (espacio físico, material didáctico, las condiciones de enseñanza y de la inversión en la asistencia escolar), incluso más bajos que los de los grupos de la escuela, fueron más altos que en el estado. Se observa en las políticas educativas de la época funcionamiento tan precaria de estas escuelas, como una inversión en la calificación, configurándola como un mal necesario, por las dificultades en la ampliación de la escuela de posgrado de toda la población infantil. <![CDATA[A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846 - 1904)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200341&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é reconstituir a história da escola isolada no estado de São Paulo, no período de 1846 a 1904. A análise indica o pertencimento desse tipo de escola primária ao modelo de escola singular de antiga e longa duração e demarca a emergência do termo 'escola isolada' como desdobramento das políticas de expansão da instrução primária, empreendidas pelos governos paulistas, assentadas na diferenciação interna da rede escolar. Para a realização deste estudo foram examinados 250 relatórios de professores públicos referentes ao período de 1852 a 1897. O texto discorre sobre a organização pedagógica e o funcionamento das escolas unitárias no século XIX, destaca a modernização dessas escolas no início da República e problematiza a institucionalização da escola isolada no aparelho de ensino público paulista.<hr/>The aim of this paper is to reconstruct the history of the isolated schools in the state of São Paulo from 1846 to 1904. The analysis indicates that this type of primary school was part of the old model of school of longer duration and marks the emergence of the new term 'isolated school' as a development of the expansion policies of primary school education approved by the state government based upon internal differentiation of the school network. To carry out this study, 250 public school teacher's reports from 1852 to 1897 were examined. The paper discusses the pedagogic organization and the functioning of the single schools in the 19th century, highlights their modernization at the beginning of the Republic period and problematizes the institutionalization of the isolated school in the São Paulo state public school education system.<hr/>El objetivo de este articulo es reconstituir la historia de la escuela nomeada isolada en el estado de San Pablo - Brasil, en el período de 1846 hasta 1904. La analise indica el pertenecimiento de este tipo de escuela primaria al modelo de escuela singular de antigua y larga duración además de señalar la emergencia del termo 'escuela isolada' como desdobramiento de las politicas de expansión de la instrucción primaria logradas por los gobiernos del estado de San Pablo, basadas en la diferenciación interna de la red escolar. Para la realización del estúdio fueram examinados 250 infomes de maestros oficiales referentes al período de 1852 y 1897. El texto discurre sobre la organización pedagógica y el funcionamiento de las escuelas unitárias en el siglo XIX, destaca la modernización de essas escuelas en los princípios de la Republica y plantea como problema la institucionalización de la escuela isolada en lo sistema publico de ensiñanza del estado de San Pablo. <![CDATA[A influência de Alceu Amoroso Lima na pedagogia católica no contexto brasileiro início do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000200379&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é reconstituir a história da escola isolada no estado de São Paulo, no período de 1846 a 1904. A análise indica o pertencimento desse tipo de escola primária ao modelo de escola singular de antiga e longa duração e demarca a emergência do termo 'escola isolada' como desdobramento das políticas de expansão da instrução primária, empreendidas pelos governos paulistas, assentadas na diferenciação interna da rede escolar. Para a realização deste estudo foram examinados 250 relatórios de professores públicos referentes ao período de 1852 a 1897. O texto discorre sobre a organização pedagógica e o funcionamento das escolas unitárias no século XIX, destaca a modernização dessas escolas no início da República e problematiza a institucionalização da escola isolada no aparelho de ensino público paulista.<hr/>The aim of this paper is to reconstruct the history of the isolated schools in the state of São Paulo from 1846 to 1904. The analysis indicates that this type of primary school was part of the old model of school of longer duration and marks the emergence of the new term 'isolated school' as a development of the expansion policies of primary school education approved by the state government based upon internal differentiation of the school network. To carry out this study, 250 public school teacher's reports from 1852 to 1897 were examined. The paper discusses the pedagogic organization and the functioning of the single schools in the 19th century, highlights their modernization at the beginning of the Republic period and problematizes the institutionalization of the isolated school in the São Paulo state public school education system.<hr/>El objetivo de este articulo es reconstituir la historia de la escuela nomeada isolada en el estado de San Pablo - Brasil, en el período de 1846 hasta 1904. La analise indica el pertenecimiento de este tipo de escuela primaria al modelo de escuela singular de antigua y larga duración además de señalar la emergencia del termo 'escuela isolada' como desdobramiento de las politicas de expansión de la instrucción primaria logradas por los gobiernos del estado de San Pablo, basadas en la diferenciación interna de la red escolar. Para la realización del estúdio fueram examinados 250 infomes de maestros oficiales referentes al período de 1852 y 1897. El texto discurre sobre la organización pedagógica y el funcionamiento de las escuelas unitárias en el siglo XIX, destaca la modernización de essas escuelas en los princípios de la Republica y plantea como problema la institucionalización de la escuela isolada en lo sistema publico de ensiñanza del estado de San Pablo.