Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420160004&lang=pt vol. 16 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da 'matematização da pedagogia'. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.<hr/>Abstract: The mathematization of pedagogy, or rather, the study of processes and dynamics developed in school routine so that it responds to a new pedagogy, namely, scientific pedagogy, is analyzed. The new pedagogy means a reduction to mathematics of the dynamics that conduct school work. An important issue is at stake: How did the school mathematized pedagogy? Theoretical and methodological tools from Cultural History are employed for the interpretation of the sources. Among other sources, a document prepared by one of the schools of reference in the state of São Paulo in the 1930s is analyzed.<hr/>Resumen: El presente estudio tiene como dirección orientadora la problemática de la matematización de la pedagogía. Es decir, el estudio está centrado en los procesos y en las dinámicas que se desarrollan en el intramuros escolar y tiene como objetivo dar respuesta a la llegada de una nueva pedagogía, la pedagogía científica. La comprensión es que, con esta pedagogía, ocurre una reducción a la matemática de las dinámicas que deben conducir el trabajo escolar. Tal escenario impone una cuestión central: ¿cómo la escuela matematizó la pedagogía? La herramienta teórico-metodológica para la lectura de las fuentes proviene de la Historia Cultural. Entre las fuentes, se privilegia un documento elaborado por una de las escuelas de referencia del estado de São Paulo en la década de 1930. <![CDATA[Contribuições de João Batista de La Salle para a constituição da escola moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa a contribuição pedagógica de São João Batista de La Salle para a formação profissional do magistério e a universalização da escola primária na modernidade ocidental, apontando para a pouca frequência de estudos acadêmicos sobre a tradição pedagógica lassalista no Brasil. A partir da leitura crítica dos escritos de La Salle e dos comentaristas contemporâneos de sua proposta pedagógica, o artigo procura demonstrar como esse educador respondeu aos desafios educacionais da França, entre o final do século XVII e o começo do XVIII, contribuindo para a constituição da escola moderna. Com base nesse referencial, o artigo conclui formulando uma pauta para futuras pesquisas que potencialmente julgamos capazes de superar o alegado 'silêncio eloquente'.<hr/>Resumen: Este artículo analiza la contribución pedagógica de San Juan Bautista de La Salle en la formación profesional del magisterio y la universalización de la escuela primaria en la modernidad occidental, apuntando para la poca frecuencia de estudios académicos sobre la tradición pedagógica lasallista en Brasil. A partir de la lectura crítica de los escritos de La Salle y de los comentaristas contemporáneos de su propuesta pedagógica, el artículo quiere demostrar cómo ese educador respondió a los desafíos educacionales de Francia, entre el final del siglo XVII y el principio del XVIII, contribuyendo a la construcción de la escuela moderna. Basado en esta referencia, el artículo concluye formulando una pauta para futuras investigaciones que potencialmente creemos capaces de superar el llamado "silencio elocuente".<hr/>Abstract: The pedagogical contribution of Jean-Baptiste de la Salle to teachers´ formation and the comprehensiveness of primary education in the Western World are analyzed especially in the wake of few academic studies on the Christian Brothers´ pedagogical tradition in Brazil. Current paper is foregrounded on a critical reading of La Salle´s writings and contemporary comments on his pedagogical proposal and demonstrates the manner the French educator faced his countries´ educational issues between the 17th and 18th centuries and, consequently, his contribution towards the constitution of the modern school. The paper forwards suggestions for future research work which will surely overcome the 'eloquent silence' currently observed. <![CDATA[Wilhelm Rotermund (1843-1925) vivendo em duas culturas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400094&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Wilhelm Rotermund fez parte de um grupo de agentes culturais estrangeiros responsáveis pela introdução de uma prática metodologia de ensino, utilizada na Alemanha, em livros didáticos no Brasil, no século XIX. Ele foi também um impulsionador da educação dos descendentes germânicos por suas ações como editor de livros e jornais. Identificando possíveis raízes das ideias metodológicas que ele apresenta em seu livro Rechenfibel: primeiro livro de arithmetica, publicado em 1879, no Rio Grande do Sul, estudamos obras de pedagogos alemães oitocentistas, como Goltzsch e Theel. A finalidade foi cotejar as propostas apresentadas por esses pedagogos para o ensino da aritmética com as de Rotermund. Constatamos a presença do método intuitivo tanto nas orientações contidas nas obras alemãs quanto no livro de Rotermund.<hr/>Abstract: Wilhelm Rotermund belonged to a group of foreigner cultural agents whose goal was to introduce in Brazilian textbooks a practical teaching methodology already used in Germany during the nineteenth century. He was also a driver towards education among German descendants, acting both as book and newspaper editor. We identified possible roots for the methodological ideas that underlie his book Rechenfibel: first Book in arithmetic, published in 1879 in the Province of Rio Grande do Sul, Brazil. To accomplish this goal, we examined books by German pedagogues from the eighteenth century, as Goltzsch and Theel, and compared their proposals regarding arithmetic teaching with Rotermund's. We verified that pedagogical guidance concerning the intuitive method was present in German works that we have analyzed and also in Rotermund's book.<hr/>Resumen: Wilhelm Rotermund era parte de un grupo de agentes culturales extranjeros responsables de la introducción de una práctica metodología de enseñanza, utilizada en Alemania, en libros didácticos en Brasil, en el siglo XIX. Él también fue un fomentador de la educación de los descendentes germánicos por sus acciones como editor de libros y periódicos. Identificando posibles raíces de las ideas metodológicas que él presenta en su libro Rechenfibel: primer libro de Arithmetica, publicado en 1879, en Rio Grande do Sul, Brasil, estudiamos obras de pedagogos alemanes ochocentistas, como Goltzsch y Theel. La finalidad fue examinar las propuestas presentadas por estos pedagogos para la enseñanza de la aritmética con las de Rotermund. Se nota la presencia del método intuitivo tanto en las orientaciones contenidas en las obras alemanas como en el libro de Rotermund. <![CDATA[Education and making off the working class in Rio de Janeiro between the last decades of the nineteenth century and early twentieth century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, abordam-se indícios de práticas educacionais em associações de trabalhadores da Corte e Província do Rio de Janeiro entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Analisando estatutos e relatórios de sociedades de auxílio mútuo e beneficência, foi possível constatar o papel ativo de homens e mulheres trabalhadores em sua própria educação. Os saberes derivados da experiência associativa e da luta por escolarização levada a cabo por sujeitos considerados avessos à educação, ou carentes dela, constituem a história da educação popular e da formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro.<hr/>Abstract: This article discusses the educational practices in labor unions of the Court and the Province of Rio de Janeiro from the second half of the nineteenth and early twentieth century. From the analysis of statutes and reports of societies for mutual assistance and charity was possible to see the active role of men and women workers in their own education. The knowledge derived from associative experience and the struggle of people classified as adverse for learning for its own education constitute the history of popular education and making of the working class in Rio de Janeiro.<hr/>Resumen: En este artículo, se abordan indicios de prácticas educacionales en asociaciones de trabajadores de la Corte y de la Provincia de Rio de Janeiro, Brasil, entre la segunda mitad del siglo XIX y principios del siglo XX. A partir del análisis de los estatutos e informes de las sociedades de apoyo mutuo y beneficencia, fue posible constatar el papel activo de hombre y mujeres trabajadores en su propia educación. El conocimiento derivado de la experiencia asociativa y de la lucha por la escolarización llevada a cabo por sujetos considerados contrarios a la educación, o carentes de ella, constituyen la historia de la educación popular y de la formación de la clase obrera en Rio de Janeiro. <![CDATA[O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresenta-se neste artigo uma reflexão histórica sobre o ensino de música no Nordeste brasileiro, apoiada em três eixos: o crescimento econômico das principais cidades da região no Brasil Império; a subserviência política do ensino de música no alvorecer da República em instituições estaduais de nível técnico; a oferta de cursos superiores de música no contexto de cada estado da região. A metodologia consiste em pesquisas documentais e bibliográficas, consultas às páginas virtuais das instituições e consultas por e-mail a agentes públicos. Conclui-se pela proposição de uma legislação complementar que estabeleça compromissos a ser assumidos pelos gestores educacionais, no que diz respeito à manutenção, à ampliação e à interiorização das instituições de ensino de música.<hr/>Abstract: Current paper provides a discussion on the history of the teaching of Music in Northeastern Brazil. Music teaching is discussedunder three main issues: economic growth of the major cities during the Brazilian Empire; the subservience of the teaching of music to politics in the early years of the Republic in state technological institutes; and the provision of Higher Education in music within the context of the each state. The methodology consists in documentary and bibliographic research, consultation of online information by educational institutions and through public officials by e-mail. Results point to additional laws setting out the commitments that educational managers should take to maintain music educational institutions and guidelines to expand and internalize the vacancies in music courses.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una reflexión histórica sobre la enseñanza de la música en el Nordeste brasileño, apoyada en tres ejes: el crecimiento económico de las principales ciudades de la región en Brasil Imperio; la sumisión política de la enseñanza de música en el surgimiento de la República en instituciones estatales de nivel técnico; y la oferta de cursos superiores de música en el contexto de cada estado de la región. La metodología consiste en investigaciones documentales y bibliográficas, consultas a las páginas virtuales de las instituciones y consultas por e-mail a los agentes públicos. Se concluye por la proposición de una legislación complementaria que establezca compromisos que sean asumidos por los gestores educacionales, respecto al mantenimiento, a la ampliación y a la interiorización de las instituciones de enseñanza de música. <![CDATA[Os ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: a "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400190&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisa-se o surgimento dos primeiros projetos de educação agrícola, prática e secundária do Estado de São Paulo, cujo resultado foi a criação da ESALQ. Depois das tentativas da iniciativa privada e posteriormente do governo estadual, a escola foi inaugurada em 1901. A primeira parte do estudo é concentrada no período entre 1881 e 1901, quando foram elaborados os projetos de construção da escola. Na segunda parte, referente aos anos de 1901 a 1903, analisam-se a inauguração emergencial da escola e seu funcionamento precário. Constata-se que, tanto no nível nacional quanto no local, existiram inúmeras barreiras à implantação de projetos modernizadores, como os das escolas agronômicas. Internacionalmente, para além do conservadorismo local, era necessária a condição de um Brasil não desenvolvido e 'colonial'.<hr/>Resumen: El presente artículo analiza el surgimiento de los primeros proyectos de educación agrícola, práctica y secundaria del Estado de São Paulo, Brasil, cuyo resultado fue la creación de la ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Tras los intentos de la iniciativa privada y posteriormente del gobierno estadual, la escuela fue inaugurada en 1901. La primera parte del estudio se concentra en el período entre 1881 y 1901, cuando fueron elaborados los proyectos de construcción de la escuela. En la segunda parte, referente a los años de 1901 a 1903, se analizan la pronta inauguración de la escuela y su funcionamiento precario. Se constata que, tanto a nivel nacional como local, existieron varias barreras a la implantación de proyectos modernizadores, tales como las escuelas agronómicas. Internacionalmente, más allá del conservadurismo local, era necesario mantener la condición de un Brasil no desarrollado y "colonial".<hr/>Abstract: Current paper analyzes the advent of early projects in agricultural education, conceived on a practical and secondary level, in the state of São Paulo, which resulted in the establishment of ESALQ. After the first attempts by private entrepreneurs and later by the state government, the ESALQ was inaugurated in 1901. The first part of the paper focuses on the 1881 - 1901 period when school construction projects were endeavored. The second part deals with the 1901 - 1903 period featuring the hasty inauguration of the school and its precarious conditions. Research demonstrated that at the national and local levels, there were numerous impairments for the deployment of the modernizing projects, such as those involving agricultural schools. These included local conservatism, under developmentment and a still 'colonial' Brazil. <![CDATA[Trajetórias de professoras normalistas: A 'prata da casa' do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1930-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisa-se a trajetória de três normalistas formadas pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1930, as quais, após terem se titulado na Universidade do Distrito Federal e Faculdade Nacional de Filosofia, retornaram ao Instituto na condição de docentes, tornando-se catedráticas de disciplinas pedagógicas. A formação universitária e o acesso à carreira ocorreram durante o primeiro governo Vargas (1930-1945), nos marcos de uma política educacional excludente que limitava o acesso ao ensino superior exclusivamente aos egressos da escola secundária propedêutica. Alianças familiares e políticas, aderências a projetos educacionais, assim como brechas na legislação educacional, possibilitaram o acesso dessas normalistas aos cursos universitários, bem como sua ascensão ao cargo de catedráticas.<hr/>Abstract: The professional trajectory by three student-teachers who completed their teacher qualification programat the Instituto de Educação do Rio de Janeiro in the 1930s is analyzed. After graduating from the Universidade do Distrito Federal and the FaculdadeNacional de Filosofia, they returned 'home' and joined the Instituto as fully-qualified teachers. Their undergraduate studies and teaching career occurred under Vargas' first administration period (1930-1945), or rather, heavily shaped by a excluding system which restricted access to higher education to those who came from the propaedeutic secondary school. Family and political alliances, the adherence to educational projects and breaches in the educational legislation facilitated access to higher education and later to teaching positions as fully-qualified teachers. <hr/>Resumen: Este artículo analiza la trayectoria de tres normalistas formadas por el Instituto de Educación de Rio de Janeiro en la década de 1930 que, después de obtener la titulación en la Universidad del Distrito Federal y en la Facultad Nacional de Filosofía, regresaron al Instituto, ahora en la condición de docentes, convirtiéndose en catedráticas de asignaturas pedagógicas. La formación universitaria y el acceso a la carrera ocurrieron durante el primer gobierno Vargas (1930-1945), en los hitos de una política educacional excluyente que limitaba el acceso a la enseñanza superior exclusivamente a los egresos de la escuela secundaria propedéutica. Alianzas familiares y políticas, adhesiones a proyectos educativos, así como las lagunas en la legislación educativa, posibilitaron el acceso de las normalistas a los cursos universitarios, así como su ascensión al cargo de catedráticas. <![CDATA[Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400272&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo neste artigo é analisar, no contexto da expansão da obrigatoriedade escolar, o debate internacional sobre a regulamentação do trabalho infantil e o debate nacional sobre a elaboração da legislação trabalhistaentre o período de 1890 (Conferência Internacional do Trabalho em Berlim) e 1944 (Declaração da Filadélfia). Os temas do trabalho infantil e da obrigatoriedade escolar foram discutidos em meio a muitas tensões, expressando alterações nas relações sociais traduzidas pela ampliação dos direitos humanos e civis e pela presença de conflitos afetivos e morais. A discussão teórica desenvolveu-se com base nas proposições de Norbert Elias e Viviane Zelizer, dentre outros. Como documentos, foram analisados legislações, tratados internacionais e jornais.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es analizar, en el contexto de la ampliación de la obligatoriedad escolar, el debate internacional sobre la reglamentación del trabajo infantil y el debate nacional sobre la elaboración de la legislación laboral entre 1890 (Conferencia Internacional del Trabajo en Berlín) y 1944 (Declaración de Filadelfia). Los temas del trabajo infantil y de la obligatoriedad escolar fueron discutidos en medio de muchas tensiones, expresando alteraciones en las relaciones sociales traducidas por la expansión de los derechos humanos y civiles y por la presencia de conflictos afectivos y morales. La discusión teórica se llevó a cabo con base en las proposiciones de Norbert Elias y Viviane Zelizer, entre otros. Como documentos, fueron analizados legislaciones, tratados internacionales y periódicos<hr/>Abstract: The international debate on the regulation of child labor and the Brazilian debate on the elaboration of labor legislationbetween 1890 (International Labor Conference in Berlin) and 1944 (Philadelphia Declaration) within the context of the expansion of compulsory education, are analyzed. Child labor and compulsory education were intensely discussed due to changes in social relations brought about by the expansion of human and civil rights and due to affective and moral conflicts. Theoretical discussionswere foregrounded on the proposals of Norbert Elias, Viviane Zelizer and others. Laws, international treaties and newspaper articles were investigated for this purpose. <![CDATA[As concepções educacionais de Erasmo Pilotto sobre a formação de professores nos cursos normais regionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No presente trabalho, o objetivo é analisar as concepções pedagógicas do intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto, as quais orientaram o desenvolvimento dos Cursos Normais Regionais (1949-1951), instituídos durante sua atuação como Secretário da Educação. Nesses cursos, o educador vislumbrou a possibilidade de enfatizar a arte e a cultura na formação do professor, em duas frentes: a dos professores envolvidos nas atividades cotidianas e a das lideranças educacionais responsáveis pelo planejamento da ação dos primeiros. Assim, com base nas contribuições de Bourdieu sobre trajetória e campo, buscou-se, por meio da análise das fontes, identificar as mudanças e as permanências do pensamento educacional de Pilotto durante seu deslocamento entre o magistério e a gestão pública.<hr/>Abstract: The pedagogical conceptions of Parana's intellectualandeducatorErasmoPilotto are analyzed. His ideas helped the development of the Regional Normal Courses (1949-1951)during the period he was Secretaryof Education.Through thesecourses, he underscored Art and Culturein teachers´ education according to two fronts:the training ofteachersinvolved in daily activitiesand the trainingof educationalleadersresponsible for the planningof activities of the former.Foregrounded on Bourdieu'scontributions on trajectory and field, the changesand continuitiesof Pilotto's educational thoughtduring hisshift betweenteachingand public administration are identified.<hr/>Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar las concepciones pedagógicas del intelectual y educador Erasmo Pilotto, que orientaron el desarrollo de los Cursos Normales Regionales (1949-1951), implantados a lo largo de su actuación como Secretario de la Educación. Por medio de esos cursos, el educador vislumbró la posibilidad de enfatizar el arte y la cultura en la formación del profesor, en dos frentes: el de los profesores involucrados en las actividades cotidianas y el de los liderazgos educacionales responsables por la planificación de la acción de los primeros. Así, apoyado en las contribuciones de Bourdieu sobre trayectoria y campo, se buscó, por medio del análisis de fuentes, identificar los cambios y las permanencias del pensamiento educacional de Pilotto a lo largo de su desplazamiento entre el magisterio y el trabajo como gestor público. <![CDATA[A concepção de aluno adulto no franquismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400364&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El presente artículo reflexiona respecto a las iniciativas sociopedagógicas dirigidas al adulto durante el régimen de Franco en España (1939-1975). De manera más concreta, avanzamos sobre las acciones tanto escolares, como profesionales y cívico-culturales que, entendemos, mejor describen al alumno adulto así como el pensamiento único promovido por la dictadura. Para alcanzar este fin, el método histórico-pedagógico junto al enfoque socio-histórico se vuelven imprescindibles en nuestro discurso ya que permiten, por un lado, la crítica de fuentes primarias (circulares, revistas, informes) y secundarias (rubricadas por especialistas en la temática) y, por otro, la posterior interpretación, contextualizada y racional, de estas.<hr/>Resumo: O presente artigo reflete sobre as iniciativas sócio-pedagógicas destinadas ao adulto durante o regime de Franco em Espanha (1939-1975). Mais especificamente, trabalhamos a respeito das ações tanto escolares, quanto profissionais e cívico-culturais que, acreditamos, melhor descrevem o aluno adulto e o pensamento único promovido pela ditadura. Para atingir este objetivo, o método histórico-pedagógico junto ao enfoque sócio-histórico tornam-se indispensáveis em nosso discurso, pois permitem, por um lado, a crítica de fontes primárias (boletins, revistas, relatórios) e secundárias (rubricadas por especialistas na temática) e, por outro, a posterior interpretação, contextualizada e racional, destas.<hr/>Abstract: This article reflects on socio-pedagogical initiatives aimed at adult during the Franco regime in Spain (1939-1975). More specifically, we study the school, professional and civic-cultural actions, that we believe best describe the adult learner and the thought promoted by the dictatorship. To achieve this end, the historical-pedagogical method by the socio-historical approach become indispensable in our document because they allow, on the one hand, the criticism of primary sources (newsletters, magazines, reports) and secondary sources (documents of specialists theme), and, on the other hand, the subsequent interpretation, contextualized and rational, of these. <![CDATA[Os 30 anos do GT História da Educação: sua contribuição para a constituição do campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400393&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, a pretexto de celebrar os 30 anos do GT de História da Educação da ANPEd, estuda-se a produção acadêmica apresentada por seus integrantes nas reuniões da associação de 1984 a 2013. Sistematiza-se e problematiza-se essa produção, considerando principalmente os temas estudados e as referências teórico-metodológicas adotadas pelos autores. As fontes principais da análise são artigos que procederam a um balanço da atuação do GT bem como, quando possível, os próprios textos apresentados nas reuniões no período.<hr/>Abstract: Whilst celebrating the 30th anniversary of ANPEd´s History of Education Work Group, its academic contributions produced by associated members 1984 to 2013 are analyzed. Academic production is systematized and problematized, particularly with regard to the themes studied and to the theoretical and methodological principles adopted by its authors. Main sources constitute articles that engendered an evaluation of the Work Group's performance and, when possible, the texts presented by their authors.<hr/>Resumen: En este artículo, con el pretexto de celebrar los 30 años del GT Historia de la Educación de la ANPEd (Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación), se estudia la producción académica presentada por sus miembros en las reuniones de la asociación de 1984 a 2013. Fue sistematizado y problematizado esta producción, considerando especialmente los temas estudiados y las referencias teórico-metodológicas adoptadas por los autores. Las principales fuentes del análisis son los artículos que procedieron al balance de la actuación del GT así como, en lo posible, los propios textos presentados en las reuniones en el período. <![CDATA[Escuela y métodos pedagógicos en clave de gubernamentalidad liberal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942016000400420&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, a pretexto de celebrar os 30 anos do GT de História da Educação da ANPEd, estuda-se a produção acadêmica apresentada por seus integrantes nas reuniões da associação de 1984 a 2013. Sistematiza-se e problematiza-se essa produção, considerando principalmente os temas estudados e as referências teórico-metodológicas adotadas pelos autores. As fontes principais da análise são artigos que procederam a um balanço da atuação do GT bem como, quando possível, os próprios textos apresentados nas reuniões no período.<hr/>Abstract: Whilst celebrating the 30th anniversary of ANPEd´s History of Education Work Group, its academic contributions produced by associated members 1984 to 2013 are analyzed. Academic production is systematized and problematized, particularly with regard to the themes studied and to the theoretical and methodological principles adopted by its authors. Main sources constitute articles that engendered an evaluation of the Work Group's performance and, when possible, the texts presented by their authors.<hr/>Resumen: En este artículo, con el pretexto de celebrar los 30 años del GT Historia de la Educación de la ANPEd (Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación), se estudia la producción académica presentada por sus miembros en las reuniones de la asociación de 1984 a 2013. Fue sistematizado y problematizado esta producción, considerando especialmente los temas estudiados y las referencias teórico-metodológicas adoptadas por los autores. Las principales fuentes del análisis son los artículos que procedieron al balance de la actuación del GT así como, en lo posible, los propios textos presentados en las reuniones en el período.