Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420170004&lang=pt vol. 17 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Baltasar Pardal. Fundador de La Grande Obra de Atocha, uma instituição criada para educar a mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En 1913 llega a la ciudad de La Coruña un joven sacerdote, Baltasar Pardal Vidal, concretamente a uno de los barrios menos afortunados a nivel económico, cultural […] y abundante en cuanto a desestructuración familiar, precariedades […] es el barrio de Atocha. Desde el catecismo, funda una biblioteca para enseñar a leer y escribir a la vez que proporcionar cultura. Después le rondará la idea de hacer algo más grande para poder atender también a las adultas que tienen aún más difícil que las niñas el acceso a la instrucción. No con pocos inconvenientes, planifica lo que será luego La Grande Obra de Atocha, institución benéfica dedicada a los niños, niñas y mujeres con pocos recursos. En 1923 abre este centro que se va ampliando con los años hasta lograr atender y dar formación a niños en la escuela y a mujeres con la creación de una universidad popular femenina. Pasará unos años difíciles durante la II república por su carácter católico pero luego reabrirá de nuevo para dar continuidad al proyecto hasta el día de hoy.<hr/>Abstract: In 1913 comes to town a young priest, Baltasar Pardal Vidal, specifically to one of the less fortunate to level economic, cultural [...] and abundant in terms of family dislocation, precariousness [...] is the neighborhood of Atocha. From the Catechism, founded a library to teach reading and writing to provide culture. Then it will be around him the idea of making something bigger to also care for adults who have access to instruction even more difficult than girls. Not with few downsides, is planning what will then be the big work of Atocha, charity dedicated to children, girls and women with few resources. In 1923 it opens this center that is extended with the years up to managing to attend and to give formation to children in the school and to women with the creation of a popular feminine university. It will happen a few difficult years during the republic II for his catholic character but then it will re-open again to give continuity to the project until today.<hr/>Resumo: Chega em 1913 à cidade de A Corunha um jovem sacerdote, Baltasar Pardal Vidal, especificamente a um dos bairros menos favorecidos a nível econômico, cultural […] e cheio de desestruturação familiar, precariedades […] este é o bairro de Atocha. Desde o catecismo, funda uma biblioteca para ensinar a ler e escrever e ao mesmo tempo proporcionar cultura. Depois terá a ideia de fazer algo maior para poder atender também às adultas, que têm uma dificuldade maior que as meninas ao acesso à instituição. Não sem alguns percalços, planeja o que logo será La Grande Obra de Atocha, instituição beneficente dedicada a meninos, meninas e mulheres com poucos recursos. Em 1923 abre este centro que ao longo dos anos vai se ampliando até conseguir atender e formar meninos na escola e mulheres com a criação de uma universidade popular feminina. Passará alguns anos por situações difíceis durante a II república por seu caráter católico, mas logo reabrirá novamente para dar continuidade ao projeto até os dias de hoje. <![CDATA[Uma reconstituição da filosofia educacional de John Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O pensamento de John Dewey influenciou amplamente os métodos educacionais brasileiros. Porém, em sua recepção no país durante o período da escola nova, tal pensamento recebeu interpretações distintas. Em sua grande maioria, essas releituras dizem respeito a um método de ensino e não propriamente a uma filosofia da educação e, mesmo quando é o caso, raramente, sua filosofia da educação é reconstruída à luz da dimensão estética. Neste artigo, apresentaremosas principais interpretações de seu pensamento, fazendo uma reconstituição das ideias de John Dewey sobre arte e experiência estética. Daremos ênfase à sua filosofia da educação, que é mais ampla do que um método pedagógico.<hr/>Abstract: John Dewey’s thought has influenced the pedagogical theories in Brazil. However, it had different interpretations in the country during the Escola Nova period. In general, these renderings discuss a learning method, and not a philosophy of education. Even, when it considers Dewey’s philosophy of education, it does not focus on its esthetics. In this article, we will present some of these interpretations and also reconstruct John Dewey’s ideas about art and esthetic experience, emphasizing his philosophy of education that is wider than a pedagogical method.<hr/>Resumen: El pensamiento de John Dewey influyó ampliamente los métodos educacionales brasileños. Sin embargo, en su recepción en el país durante el período de la escuela nueva, tal pensamiento recibió interpretaciones distintas. En su gran mayoría, estas relecturas dicen respecto a un método de enseñanza y no propiamente a una filosofía de la educación. Y, aun cuando interpretado de este punto, raramente, se reconstruye esa filosofía de la educación a la luz de la dimensión estética. En este artículo, presentaremos las principales interpretaciones, y también haremos una reconstitución de las ideas de John Dewey sobre arte y experiencia estética, dando énfasis a su filosofía de la educación, que es más amplia que un método pedagógico. <![CDATA[Ideias, conceitos, contextos: a contribuição de Reinhart Koselleck à escrita da História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400054&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, apresenta-se a história dos conceitos, analisando-se a crítica à tradicional História das Ideias (Ideengeschichte) e esboçando-se elementos centrais do pensamento de Reinhart Koselleck: a distinção entre palavra e conceito, as categorias modernidade (Sattelzeit), aceleração e experiência, bem como suas implicações teóricas e metodológicas sobre o conceito de História. Argumentamos com a possibilidade de sua contribuição para a História da Educação e para a escrita sobre os vários conceitos com os quais trabalha, como, por exemplo, ensino, escola, aprendizagem e formação etc., muitos dos quais são derivados de outras áreas ou criados/inventados em seu contexto, o que mostra que a natureza e a dinamicidade de um conceito são transversais a várias áreas de investigação. <hr/>Abstract: This article presents the History of Concepts from the critique of the traditional History of Ideas (Ideengeschichte), from the sketch of central elements of Reinhart Koselleck's thought: the distinction between word and concept, the categories modernity (Sattelzeit), acceleration and experience, as well And of the theoretical and methodological implications of the concept of History. We argue that this contributes to the history of education and writing about the various concepts with which it works, such as teaching, school, learning and training, etc., many being derived from other areas or created / invented in their context, Considering, in particular, the fact that the nature and dynamicity of a concept are transversal to several areas of research.<hr/>Resumen: En este artículo se presenta la Historia de los Conceptos a partir de la crítica a la tradicional Historia de las Ideas (Ideengeschichte), del esquema de los elementos claves del pensamiento Reinhart Koselleck: la distinción entre la palabra y el concepto, las categorías modernidad (Sattelzeit), aceleración y experiencia, así como las implicaciones teóricas y metodológicas sobre el concepto de Historia. Se argumenta que esto contribuye a la Historia de la Educación y la escritura sobre los diferentes conceptos con los que trabaja, por ejemplo, enseñanza, escuela, aprendizaje y formación, etc., muchos de ellos se derivan de otras áreas o son creados/inventados en su contexto, considerando, así, en particular, el hecho de que la naturaleza y la dinámica de un concepto son transversales a diversas áreas de investigación. <![CDATA[A educação formativa da estudante Petronila da Silva Neri no Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal (1935-1938)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O propósito do texto é analisar a socialização escolar da estudante Petronila da Silva Neri, ocorrida no período de 1935 a 1938. Em parte, sua formação foi promovida por suas professoras da educação primária do Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ da cidade de Natal, contando também com as correlatas interações intergeracionais (alunos e alunas da mesma classe e de idades aproximadas) e com as interações intrageracionais (pais, professoras, alunas e alunos da mesma classe e de idades aproximadas), além de um conjunto de componentes institucionais e pedagógicos. A redação do texto está metodologicamente orientada pela análise do corpus documental, pelo entendimento de formação humana e, por extensão, de formação escolar em consonância com a teorização de Pierré Dominicé (2014), para o qual a socialização é inseparável das aquisições escolares. <hr/>Abstract: The work aims to analyze the school socialization of the student Petronila da Silva Neri, promoted, in part, by her primary school teachers of the ‘João Tibúrcio’ School Group in the city of Natal in the period from 1935 to 1938 through the intergenerational interactions (students, girls and boys, of the same class and approximate ages) and intragenerational interactions (parents, teachers, students, girls and boys, of the same class and approximate ages), as well as a set of institutional and pedagogical components. The writing of the work, methodologically, is oriented in the analysis of the documentary corpus contemplating the understanding of human formation and, by extension, school education, in line with the theorizations of Pierré Dominicé (2014), who postulates an inseparable socialization of school acquisitions.<hr/>Resumen: El trabajo tiene como objetivo analizar la socialización escolar de la estudiante Petronila da Silva Neri, promovida, en parte, por sus maestros de educación primaria del Grupo Escolar ‘João Tibúrcio’ de la ciudad de Natal-Brasil, en el periodo de 1935 a 1938 por las correlacionadas interacciones inter-generacionales (alumnos y alumnas de la misma clase y de edades similares) y las interacciones intra-generacionales (padres, maestros, alumnas y alumnos de la misma clase y de edades similares), además de un conjunto de componentes institucionales y pedagógicos. La escritura de la obra, metodológicamente, se centra en el análisis del corpus documental contemplando el entendimiento de formación humana y, por extensión, de formación escolar, en consonancia con las teorizaciones de Pierré Dominicé (2014), que postulan una socialización inseparable de las adquisiciones escolares. <![CDATA[As ‘Cartas de Formação’ de Mário de Andrade (1924-1945) e sua Potência Educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No presente artigo, analisam-se as ‘cartas de formação’ trocadas entre Mário de Andrade e um conjunto de jovens escritores ao longo de mais de duas décadas, nas quais ele ocupou o lugar de mestrepara os mais novos. Inspirados pela análise de Michel Foucault sobre o cuidado de si greco-romano e sobre sua extensão para o âmbito educacional - a ‘psicagogia’ -, sustentamos a hipótese de que, por meio das correspondências em tela, instauraram-se práticas formativas em nada tributárias do trato pedagógico stricto sensu. Apontamos para um arranjo educativo marcado por um endereçamento ético à prática escritural, de sorte que esta assumisse o papel de elo permanente entre o sujeito escrevente e sua verdade, ambos em permanente construção.<hr/>Abstract: This paper concerns the formation letters exchanged between Mário de Andrade and a group of young writers during more than two decades, in which he was recognized as a master for the younger ones. Inspired by Michel Foucault’s analysis about Greco-roman’s care of the self and its extension in the educational field - psicagogy -, we support the hypothesis that claims that, through the mentioned correspondence, some practices of formation were stablished away from the pedagogical dealing strictosensu. That redirects education towards a new arrangement, marked by an ethical addressing to writing practices, which would lead them to undertake the role of a permanent ethical link between the subject who writes and his own truth, both in permanent elaboration.<hr/>Resumen: El presente artículo trata de las cartas de formación intercambiadas entre Mario de Andrade y un conjunto de jóvenes escritores, a lo largo de más de dos décadas, en las cuales él ocupó el lugar de maestro para los más nuevos. Inspirados por el análisis de Michael Foucault sobre el cuidado de sí greco-romano y su extensión en el ámbito educacional - la psicagogía -, sostenemos la hipótesis de que, por medio de las correspondencias en cuestión, se establecieron prácticas formativas lejanas del trato pedagógico stricto sensu, apuntando para un diseño educativo marcado por un direccionamiento ético a la práctica escritural, a fin de que esa asumiera el papel de eslabón ético permanente entre el sujeto que escribe y su verdad, ambos en permanente construcción. <![CDATA[Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No presente artigo, analisam-se as inter-relações entre memória, identidade e patrimônio histórico e cultural e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem de história, a partir do estudo de caso de uma comunidade escolar localizada no bairro de Madureira (RJ). Chama-se a atenção para a importância assumida pela noção de referência cultural tanto nas atuais políticas de preservação do patrimônio cultural quanto no processo de ensino e aprendizagem, marcado pela apropriação, invenção e produção de significados, resultantes do protagonismo dos sujeitos que o constituem. Propõe-se que a identificação das referências culturais seja elemento fundamental na construção de uma didática do ensino de história, em cujo centro está o aluno.<hr/>Abstract: This article seeks to analyze the interrelationships between memory, identity and historical and cultural heritage and its use in the teaching-learning process of history, based ona case study with a school community located in the neighborhood of Madureira (RJ). It calls attention to the importance assumed by the notion of cultural reference both in the current cultural heritage preservation policies, as in the teaching and learning process, marked by the appropriation, invention and production of meanings, resulting from the protagonism of the individuals who constitute it. Thearticle proposes that the identification of the cultural references becomes a fundamental element in the construction of a didactics of history teaching, in which the student is at the center.<hr/>Resumen: En este artículo se pretende analizar las interrelaciones entre la memoria, la identidad y el patrimonio histórico y cultural y su uso en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la historia,a partir del estudio de caso de una comunidades colarubicadaenelbarrio de Madureira (RJ). Se llamala atención sobre la importancia que asume la noción de referente cultural, tanto en las políticas actuales de preservación del patrimonio cultural, como enelproceso de enseñanza y aprendizaje, marcado por la apropiación, la invención y la producción de significados, resultante del protagonismo de los sujetos que loconstituyen. Se propone que la identificación de las referencias culturales se conviertee nun elemento clave en la construcción de una didáctica de la enseñanza de la historia, encuyo centro se encuentra el estudiante. <![CDATA[Católicos para Deus e brasileiros para a pátria: os povos indígenas do alto Rio Negro e a Educação Escolar Salesiana (1960-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata da educação escolar ofertada pela Ordem Salesiana para as populações indígenas do Rio Negro, Amazonas, Brasil, no período 1960-1980. Da perspectiva geral da colonização, analisa-se a pedagogia salesiana à luz da concepção de ensino-aprendizagem por transmissão, caudatária das teorias comportamentais da aprendizagem. Firmada no alicerce da centralidade do poder e do saber professoral, essa concepção relega o aluno a uma condição passiva no processo de aprendizagem. Assim, analisam-se os princípios, as estratégias, as ações norteadoras da pedagogia salesiana, bem como se entreveem sinais de resistência diante das relações intersocietárias hierarquizadas.<hr/>Abstract: This paper deals with the Salesian Order's offer of school education to the indigenous populations of the Upper Rio Negro, Amazonas state, Brazil, in the period between 1960 and 1980. Under the general perspective of colonization, the Salesian pedagogy is analyzed regarding the concept of teaching-learning following the behavior theories of education, thus the paper’s foundation is in the centrality of power and teaching knowledge which relegate the pupils to a passive condition in the learning process. Based on this, we analyzed the principals, the strategies, and the guidelines of the Salesian pedagogy, as well as foresee the existence of signs of resistance to the hierarchical inter-societal relationships.<hr/>Resumen: El artículo trata del ofrecimiento de educación escolar por la Congregación Salesiana para las poblaciones indígenas del Rio Negro, Amazonas, Brasil, en el período que va de 1960 a 1980. Bajo la perspectiva general de la colonización, la pedagogía salesiana es analizada a la luz de la concepción de la enseñanza-aprendizaje por transmisión, la cual es adepta a las teorías conductista del aprendizaje, por eso, funda su base en la centralidad del poder y del saber de profesor, relegando el alumno a una condición pasiva en el proceso de aprendizaje. A partir de este enfoque, analiza los principios, las estrategias, las acciones que basan la pedagogía salesiana, así como deja ver la existencia de señales de resistencia frente a las relaciones entre sociedades jerarquizadas. <![CDATA[Grupos escolares rurais em Pelotas na década de 1920: fotografias da propaganda da Intendência Municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo tem por objetivo abordar as escolas rurais criadas no município de Pelotas (RS) durantes a década de 1920, as quais foram denominadas pelo poder público de grupos escolares rurais. Tendo em vista esse recorte temporal, são analisadas as estruturas físicas apresentadas nas imagens de escolas rurais construídas no município, bem como de uma planta baixa destinada a orientar a construção dessas escolas. Como as imagens foram publicadas nos Relatórios da Intendência Municipal de 1925 a 1930, consideramos esses relatórios como fontes de pesquisa, além de jornais da época. Com base nessas fontes documentais e em fontes bibliográficas, procuramoscontextualizar o período analisado e entender como foi estruturada a educação rural em Pelotas na época e por que nem todos os prédios dos grupos escolares rurais seguiram a orientação.<hr/>Abstract: This study addresses rural schools established in the municipality of Pelotas, State of Rio Grande do Sul, during the 1920's, which were then called rural school groups by public authorities. In view of this timeline, the physical structures shown in pictures of rural schools built in this municipality, as well as floor plans that guided the construction of these schools, were analyzed. Since these images were published in Municipality Reports between 1925 and 1930, these pictures, as well as newspapers of the time, were considered research sources. Based on these sources and on the bibliography available, the analyzed period was contextualized so as to understand how rural education in Pelotas was structured at the time and why not all rural school group buildings followed the guidelines established.<hr/>Resumen: El artículo tiene como objetivo tratar sobre las escuelas rurales de la ciudad de Pelotas (RS-Brasil) creadas durante la década de 1920, las cuales son nombradas por el poder público como grupos escolares rurales. El análisis fue realizado a partir de las imágenes publicadas en los Informes de la Intendencia Municipal enfocando la orientación por parte del poder público para la construcción y, por lo tanto, presentando aspectos de la estructura física de las escuelas. Durante el período de tiempo analizado, fueron encontradas imágenes de escuelas rurales construidas en la ciudad. Con base en los documentos, buscamos comprender cómo fue estructurada la educación rural en la ciudad de Pelotas en esta época durante los años 20 del siglo XX, con el fin de contextualizar el período analizado. Observamos que ni todos los edificios de los grupos escolares rurales siguieron la orientación. <![CDATA[Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em Educação, na qual defendemos que o ‘programa institucional’ do Colégio Pedro II passou por uma crise que culminou na perda do seu caráter de instituição padrão para o ensino secundário brasileiro. O recorte temporal adotado é o período entre 1931 e 1945, marcado pelas Reformas Campos e Capanema, que consolidaram o processo de institucionalização do ensino secundário brasileiro. O principal referencial teórico adotado foi Dubet (2002), que construiu a noção de ‘programa institucional’. A metodologia utilizada foi a análise da legislação sobre o sistema educacional do período e das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. <hr/>Abstract: The aim of this article is to show some results of a doctoral research in Education, in which we defend that the ‘institutional program’ of the Colégio Pedro II went through a crisis that culminated in the loss of its patronage. The time cut adopted is the period between 1931 and 1945, marked by the Campos and Capanema Reforms, which consolidated the process of institutionalization of Brazilian secondary education. The main theoretical reference was Dubet (2002), who built the notion of ‘institutional program’. The methodology used was the analysis of the legislation on the educational system and the sources found in the Documentation and Memory Nucleus of the Colégio Pedro II and in the Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil of the Fundação Getúlio Vargas.<hr/>Resumen: El trabajo tuvo como objetivo analizar y presentar una parte de los resultados provenientes de una investigación de doctorado en Educación, cuya defesa era que la crisis en el ‘programa institucional’ del Colégio Pedro II provocó la pierda del carácter modelar de la institución. Se investigó en el estudio el periodo entre 1931 y 1945, marcado por las Reformas Campos y Capanema, responsables por consolidar el proceso de institucionalización de la enseñanza secundaria brasileña. El principal referencial teórico elegido fue Dubet (2002), y el concepto desarrollado por el autor de ‘programa institucional’. La metodología utilizada fue el análisis de la legislación relacionada al sistema educativo del periodo y de las fuentes encontradas en el Núcleo de Documentación y Memoria del Colégio Pedro II y en el Centro de Pesquisa y Documentación de Historia Contemporánea de la Fundação Getúlio Vargas. <![CDATA[Escritas que cruzam o tempo: dos diários de classe aos cadernos de anotações da Professora Maria Franca Pires (Juazeiro, 1957-1985)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400256&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisam-se aspectos das memórias educativa, cultural e social do município de Juazeiro-BA, tomando como fontes de pesquisa dois cadernos e um diário de classe produzidos pela professora Franca Pires e alunos no período entre as décadas de 1950 e 1980. Com base em tais documentos,podem-se construir interpretações acerca da educação em diferentes momentos históricos, bem como apreender um conjunto de situações, fatos e experiências singulares do cotidiano escolar. O estudo suscita discussões teórico-metodológicas que transitam nas áreas de história da educação e história cultural e põe em evidência a multiplicidade de temas e de possibilidades de pesquisa e produção de conhecimento no âmbito dos arquivos pessoais.<hr/>Abstrac: In this article, we analyze aspects of educational memory, cultural and social development of the municipality of Juazeiro-BA, taking as a source of research two notebooks and a class journal produced by Professor Franca Pires and students, in the period that includes the 1950s and 1980. These documents allow you to build interpretations about education in different historical moments and seize them a number of situations, facts and unique experiences of everyday school life. The study raises theoretical and methodological discussions transiting in the areas of education history and cultural history, putting in evidence the multiplicity of themes and possibilities of research and knowledge production in the framework of personal files.<hr/>Resumen: En este artículo, se analizan aspectos de las memorias educativa, cultural y social del municipio de Juazeiro-BA, teniendo como fuente de investigación dos cuadernos y un registro de clase producidos por la maestra Franca Pires y los alumnos, en el período que comprende las décadas de 1950 y 1980. Estos documentos permiten construir interpretaciones acerca de la educación en diferentes momentos históricos, así como comprender una serie de situaciones, hechos y experiencias únicos del cotidiano escolar. El estudio plantea discusiones teórico-metodológicas que transitan en las áreas de historia de la educación e historia cultural y pone en evidencia la multiplicidad de temas y posibilidades de investigación y producción de conocimiento en el ámbito de los archivos personales. <![CDATA[Instituições Escolares: o Colégio Marista de Cascavel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942017000400290&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, analisam-se aspectos das memórias educativa, cultural e social do município de Juazeiro-BA, tomando como fontes de pesquisa dois cadernos e um diário de classe produzidos pela professora Franca Pires e alunos no período entre as décadas de 1950 e 1980. Com base em tais documentos,podem-se construir interpretações acerca da educação em diferentes momentos históricos, bem como apreender um conjunto de situações, fatos e experiências singulares do cotidiano escolar. O estudo suscita discussões teórico-metodológicas que transitam nas áreas de história da educação e história cultural e põe em evidência a multiplicidade de temas e de possibilidades de pesquisa e produção de conhecimento no âmbito dos arquivos pessoais.<hr/>Abstrac: In this article, we analyze aspects of educational memory, cultural and social development of the municipality of Juazeiro-BA, taking as a source of research two notebooks and a class journal produced by Professor Franca Pires and students, in the period that includes the 1950s and 1980. These documents allow you to build interpretations about education in different historical moments and seize them a number of situations, facts and unique experiences of everyday school life. The study raises theoretical and methodological discussions transiting in the areas of education history and cultural history, putting in evidence the multiplicity of themes and possibilities of research and knowledge production in the framework of personal files.<hr/>Resumen: En este artículo, se analizan aspectos de las memorias educativa, cultural y social del municipio de Juazeiro-BA, teniendo como fuente de investigación dos cuadernos y un registro de clase producidos por la maestra Franca Pires y los alumnos, en el período que comprende las décadas de 1950 y 1980. Estos documentos permiten construir interpretaciones acerca de la educación en diferentes momentos históricos, así como comprender una serie de situaciones, hechos y experiencias únicos del cotidiano escolar. El estudio plantea discusiones teórico-metodológicas que transitan en las áreas de historia de la educación e historia cultural y pone en evidencia la multiplicidad de temas y posibilidades de investigación y producción de conocimiento en el ámbito de los archivos personales.