Scielo RSS <![CDATA[Comunicações]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-121X20140003&lang=pt vol. 21 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Comunicações: apontamentos sobre sua história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Vinte anos da revista comunicações: um percurso de incentivo à divulgação da pesquisa na área de educação e ciências humanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela Capes, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.<hr/>Abstract This paper aims at building an overview of the major trends and emphases presented in Revista Comunicações (Journal of Communications), considering its twenty years of existence. To achieve this goal, the published issues available online were analyzed and its 275 papers were classified in four groups, namely, History and Philosophy of Education, Educational Policy and Management, Educational Practices and Teacher Training. Within each group, the academic production was categorized according to the most recurring themes and some texts were highlighted due to their representation within the framework herein organized. The analysis of the material revealed the Journal’s growth and acceptance considering the relevance of the subjects addressed the evaluation by Capes, the indexing and the different origins of the authors. It was also observed how the journal’s course was marked by a change from an initial state of academic endogeny (either with respect to the authors or to the themes) to the current stage of greater relevance to the educational field. <![CDATA[Biografia do prof. Dr. Elias Boaventura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela Capes, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.<hr/>Abstract This paper aims at building an overview of the major trends and emphases presented in Revista Comunicações (Journal of Communications), considering its twenty years of existence. To achieve this goal, the published issues available online were analyzed and its 275 papers were classified in four groups, namely, History and Philosophy of Education, Educational Policy and Management, Educational Practices and Teacher Training. Within each group, the academic production was categorized according to the most recurring themes and some texts were highlighted due to their representation within the framework herein organized. The analysis of the material revealed the Journal’s growth and acceptance considering the relevance of the subjects addressed the evaluation by Capes, the indexing and the different origins of the authors. It was also observed how the journal’s course was marked by a change from an initial state of academic endogeny (either with respect to the authors or to the themes) to the current stage of greater relevance to the educational field. <![CDATA[Entrevista com o prof. Elias Boaventura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela Capes, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.<hr/>Abstract This paper aims at building an overview of the major trends and emphases presented in Revista Comunicações (Journal of Communications), considering its twenty years of existence. To achieve this goal, the published issues available online were analyzed and its 275 papers were classified in four groups, namely, History and Philosophy of Education, Educational Policy and Management, Educational Practices and Teacher Training. Within each group, the academic production was categorized according to the most recurring themes and some texts were highlighted due to their representation within the framework herein organized. The analysis of the material revealed the Journal’s growth and acceptance considering the relevance of the subjects addressed the evaluation by Capes, the indexing and the different origins of the authors. It was also observed how the journal’s course was marked by a change from an initial state of academic endogeny (either with respect to the authors or to the themes) to the current stage of greater relevance to the educational field. <![CDATA[Coisas que os metodistas diziam na década de 1920]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela Capes, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.<hr/>Abstract This paper aims at building an overview of the major trends and emphases presented in Revista Comunicações (Journal of Communications), considering its twenty years of existence. To achieve this goal, the published issues available online were analyzed and its 275 papers were classified in four groups, namely, History and Philosophy of Education, Educational Policy and Management, Educational Practices and Teacher Training. Within each group, the academic production was categorized according to the most recurring themes and some texts were highlighted due to their representation within the framework herein organized. The analysis of the material revealed the Journal’s growth and acceptance considering the relevance of the subjects addressed the evaluation by Capes, the indexing and the different origins of the authors. It was also observed how the journal’s course was marked by a change from an initial state of academic endogeny (either with respect to the authors or to the themes) to the current stage of greater relevance to the educational field. <![CDATA[Vinte anos do Documento Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista (um enfoque Unimepiano)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo a construção de um panorama geral das principais tendências e ênfases apresentadas na revista Comunicações, considerando os vinte anos desde sua criação. Para a consecução do objetivo foram analisados os números da publicação disponíveis on-line e seus 275 artigos foram classificados em quatro núcleos, a saber, História e Filosofia da Educação, Política e Gestão Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores. No interior de cada núcleo, a produção acadêmica foi categorizada em função das temáticas mais recorrentes e alguns textos foram destacados em função de sua representatividade diante do quadro aqui organizado. A análise do material revelou o crescimento e a aceitação da Revista considerando a relevância das temáticas abordadas, a avaliação feita pela Capes, as indexações e a origem dos autores de diferentes procedências. Observou-se, também, como o percurso do periódico foi marcado pela mudança de um estado inicial de endogenia acadêmica, seja no que diz respeito aos autores, seja no tocante às temáticas, para um estágio atual de maior relevância para o campo educacional.<hr/>Abstract This paper aims at building an overview of the major trends and emphases presented in Revista Comunicações (Journal of Communications), considering its twenty years of existence. To achieve this goal, the published issues available online were analyzed and its 275 papers were classified in four groups, namely, History and Philosophy of Education, Educational Policy and Management, Educational Practices and Teacher Training. Within each group, the academic production was categorized according to the most recurring themes and some texts were highlighted due to their representation within the framework herein organized. The analysis of the material revealed the Journal’s growth and acceptance considering the relevance of the subjects addressed the evaluation by Capes, the indexing and the different origins of the authors. It was also observed how the journal’s course was marked by a change from an initial state of academic endogeny (either with respect to the authors or to the themes) to the current stage of greater relevance to the educational field. <![CDATA[Elias Boaventura: sobre dois textos e muitos ensinamentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quando desenvolvíamos nossa pesquisa sobre violência doméstica contra a criança e o adolescente, financiada pelo CNPq em 2010 e 2011 , a contribuição do professor Elias Boaventura foi inestimável. Suas reflexões sobre violência afastam-se do senso comum e, tampouco, seguem um caminho teórico corrente nas produções acadêmicas mais recentes sobre o tema. Desse modo, acompanhar seu pensamento e sua concepção do problema tornou-se um desafio teórico e emocional. O Prof. Boaventura produziu dois textos: o primeiro intitula-se Violência - uma visão complexa, (2011a) , e o segundo, Educação para novos tempos, este, sim, publicado (2011b). Este texto refere-se a eles.<hr/>Abstract When we were developing our research on domestic violence against children and adolescents, funded by CNPq in 2010 and 2011, Professor Elias Boaventura’s contribution was invaluable. His reflections on violence deviate from common sense and neither does he follow the main theoretical approaches on the latest academic writings on the subject. So following his thoughts and conceptions on the problem became both a theoretical and an emotional challenge. Professor Boaventura wrote two texts. The first is Violence - a complex vision (2011a) and the second is Education for new times (2012b). This paper focuses on both. <![CDATA[A arte da denúncia e do anúncio em Paulo Freire e as crônicas de Elias Boaventura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discorre sobre a arte do anúncio e da denúncia em Paulo Freire sob o olhar da teologia e destaca alguns aspectos em seus escritos que se aproximam do profetismo bíblico e, sobretudo, as questões que coloca sobre a figura do profeta na perspectiva da educação. O artigo também constrói uma relação de aproximação entre as crônicas de Elias Boaventura que o identificam como um educador profético ao escrever sobre as crises da Unimep entre 2006 e 2008, em especial as considerações que faz acerca do diálogo como caminho a ser percorrido para a superação das crises e do intervencionismo no projeto educacional da Unimep levado a efeito no final de 2006 pela mantenedora da Universidade e que podem ser identificadas como proféticas, pois o tom que as caracteriza é de anúncio e denúncia.<hr/>Abstract This paper discusses the art of announcement and denunciation in Paulo Freire through the eyes of theology and highlights some of the aspects in his writings that resemble the biblical praxis of prophecy and, most importantly, the questions he raises about the prophet’s figure from the perspective of education. The paper builds a close relationship with Elias Boaventura’s chronicles that identify him as a prophetic educator when writing about the crises faced by Unimep between the years 2006 and 2008, specially his insights on dialogue as a way to overcome the crises and the interventions in Unimep’s educational project brought about in late 2006 by the Sponsoring Institution, that can be seen as prophetic due to its tone of denunciation and announcement. <![CDATA[Uma concepção dialética da história e da vida: Boaventura à luz de Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo procura apresentar uma reflexão sobre ações do ex-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que revelaram sua visão dialética da história e da vida. Além disso, é uma tentativa de revisitar dois documentos que marcaram a história da Igreja Metodista no Brasil; um, como provocação à construção de uma “nova cultura”, o outro, como resposta conservadora ao primeiro. Este artigo faz uma análise de iniciativas tomadas por Elias Boaventura, quando reitor da Unimep, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, em especial à luz dos Quaderni del cárcere (1975) e da Concepção dialética da história (MAQUIAVEL, 1978), concluindo que a união entre teoria e prática, reflexão e ação foram uma constante em Boaventura, constituindo-se em uma verdadeira práxis. Sua “filosofia” poderia, portanto, ser chamada de “filosofia da práxis”.<hr/>Abstract This paper presents a reflection on the actions of the ex-rector of Unimep, which revealed his dialectical view of history and life. Moreover, it is an attempt to revisit two documents that marked the history of the Methodist Church in Brazil, one as a provocation to build a “new culture”, the other as a conservative response to the first. The paper also makes an analysis of initiatives taken by Elias Boaventura while President of the Methodist University of Piracicaba, in the light of the thought of Antonio Gramsci, particularly in light of Quaderni del carcere (Notes of prison) (1975) and Machiavel’s Dialectical conception of history, concluding that the link between theory and practice, reflection and action was a constant in Boaventura, thus becoming a real praxis. His “philosophy” could therefore be called a “philosophy of praxis”. <![CDATA[Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania. Nele se discutem as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo justifica-se pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbrar a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de proporcionar uma escola pública de qualidade.<hr/>Abstract In this paper, which is based on literature discussion, on a study of legislation and on governmental documents, the proposal of a full-time school is analyzed, aiming at the development of an education guided by citizenship. The orientations of governmental policies that have guided educational politics since 1990 are discussed, focusing on proposals submitted in both governments of Luiz Inácio Lula da Silva, reaching the implementation of “Mais Educação” (More Education) Program. The study is justified by the need to understand the meaning assumed by the educational policies when proposing to extend the time spent in school. The study showed that the extension of students’ permanence in school aims at overcoming social exclusion and the vulnerability of children, teenagers, and youngsters who live in poor regions and attend schools with low IDEB (Basic Education Development Index). Although the proposal is very relevant due to the aim of social inclusion, it is simultaneously questionable, and may be distant from the real intention of providing a good quality public school. <![CDATA[Demandas em disputa na construção dos textos curriculares: ambivalências discursivas na política do Estado do Pará (2007/2010)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com base na teoria do discurso de Ernesto Laclau, discutimos as demandas em disputa na produção dos textos curriculares na política educacional do Pará (2007/2010) quando da única experiência do Partido dos Trabalhadores à frente deste estado. Analisando os documentos produzidos pelo governo, destacamos as ambivalências discursivas que se apresentam nos textos construídos naquele período. Considerando a influência de comunidades epistêmicas na produção dos textos, identificamos discursos favoráveis à flexibilidade, cultura comum e defesa do caráter prescritivo das políticas curriculares. O inimigo comum dos discursos construídos nessa experiência eram as “orientações neoliberais” e sua flexibilização voltada para o mercado. Concluímos compreendendo que as ambivalências não podem ser vistas como falhas ou limites, mas deslizamentos de sentidos característicos de textos políticos. Propomos, então, pensar nos entrelaçamentos que são constitutivos das políticas curriculares e seu caráter contingente e provisório questionando análises estadocêntricas.<hr/>Abstract Based on Ernesto Laclau’s theory of discourse, we discuss the demands in dispute on the production of curricular texts in the educational policies of Pará (2007/2010), during the Workers’ Party single experience in the state’s government. Examining the documents produced by the government, we highlight the discursive ambivalences found in texts produced in that period. Considering the influence of epistemic communities in the production of texts, we identify discourses that are favorable to flexibility, common culture, and defense of the prescriptive aspect of curricular policies. The common enemy of discourses produced during that experience were the “neoliberal orientations” and their flexibilization towards the market. We conclude by comprehending that ambivalences cannot be seen as failures or limitations, but as a lack of specific meanings in political texts. So we propose a reflection on the intertwining that constitute curricular policies and their contingent and temporary aspect, questioning state-centric analysis. <![CDATA[Sentidos da escrita na formação inicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho problematizamos a prática de escrita no contexto da formação inicial de professores. Para isso, socializamos as ações desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão do qual participam alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. O referido projeto objetiva compartilhar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por e com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola. É nesse contexto que a prática da escrita é um exercício instituído. Dialogamos com teóricos que trazem contribuições para pensar nessa prática no processo de formação inicial de professores. E, a partir de registros produzidos por uma das alunas que participam do referido projeto de extensão, analisamos de que forma a escrita pode ser considerada uma instância formativa.<hr/>Abstract In this paper we question the writing practice within the context of an initial teacher training. In this regard, we share the actions developed in an extension project which involved students from an Education course of a public university. This project aims at sharing and discussing experiences and proposals developed for and by teachers; it considers the school’s daily routine as a training space as well as an object of study; it reflects on the organization of an educational work in school. In this context, the writing practice is an established exercise. We based our work on theoreticians who contribute to thinking such practice in the process of an initial teacher training. From the records produced by one of the students participating in the extension project, we analyzed how writing can be considered as a training instance <![CDATA[Quando preferimos “intuir” ao invés de “deduzir”. Como tornar-se leitor de Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300173&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo experimenta uma leitura não conceitual (no sentido aristotélico de “conceito”) de Nietzsche: convoca um leitor que não deduz, intui. Nessa perspectiva, a consciência, a razão e o “eu” perdem sua soberania interpretativa; o logos ontológico, buscando no significado a essência, também não mais predomina. Sem tais referências exegéticas como guia, a preferência pelo “intuir” toma como fios condutores o corpo, em sua dinâmica múltipla e capacidade de incorporação, e o logos sofista, em sua recusa do “ser” e do “conhecer” racionais. Ganham lugar, agora, nesse viés hermenêutico, a surpresa do desconhecido, ao invés da certeza do conhecido; a fluidez dos afetos, ao invés da fixidez do conceito; as nuances do kairós (momento oportuno) e do vir-a-ser, ao invés da estase da substância e do ser. Quiçá o leitor possa, então, ao interpretar Nietzsche, criar e apropriar-se na arena dos afetos - intuir como um “espírito livre” -, não mais só reproduzir e sistematizar na unidade do intelecto - deduzir.<hr/>Abstract This paper evidences a non-conceptual reading of Nietzsche (in the Aristotelian sense of “concept”): appealing to intuition rather than to deduction. In this perspective, consciousness, reason and the “self” lose their interpretative sovereignty. The ontological logos, which seeks essence in meaning, no longer prevails. Without such exegetical references, the preference for “intuition” assumes the body in its multiple dynamics and capacity for embodiment, coupled to the Sophist logos in its refusal to rationally “be” and “know”. They gain a place in this hermeneutic bias: the surprise of the unknown instead of the certainty of the known; the fluidity of the senses instead of the fixity of the concept; the kairos nuances (an opportune moment) and the being-to-be instead of the stasis of the substance and being. When readers interpret Nietzsche, they may establish and appropriate the arena of the senses - intuition as a “free spirit” - and not merely reproduce and systematize within the unity of the intellect, but deduce. <![CDATA[Herança Ockhamista - uma via de leitura para entender a reforma protestante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2014000300185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como perspectiva percorrer os caminhos da formação do pensamento ockhamista levando em consideração o movimento que a cultura literária árabe proporcionou na Idade Média. Nesta via, entendemos que as disparidades que aparecem neste artigo adentram, não apenas na construção do conhecimento e estrutura eclesiástica, como também em uma proposta para o surgimento do protestantismo. É Guilherme de Ockham, um dos principais doadores para Reforma Protestante que, doando a parcimônia, contribui de forma significativa para o papel dos futuros reformadores. Não poderíamos conceber a Reforma Protestante sem entender os passos deste franciscano.<hr/>Abstract The prospect of this article is to follow the pathways of the creation of the ockhamistic thought considering the movement the Arabic literary culture produced in the Middle Ages. In this sense, we understand that the disparities that appear in this paper enter not only in the construction of the knowledge and ecclesiastical structure but also in a proposal for the emergence of Protestantism. William of Ockham is a major contributor to the Protestant Reformation, since thrift contributes significantly to the future role of reformers. We could not conceive the Protestant Reformation without understanding this Franciscan priest’s steps.