Scielo RSS <![CDATA[Comunicações]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-121X20150004&lang=pt vol. 22 num. ESP lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARAA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A Lei no 9.795/99, que normatiza a Política Nacional de Educação Ambiental, determina sua inserção em todos os níveis dos sistemas de ensino. No entanto, passados todos esses anos, como indicam muitos estudos, essa inserção ainda é muito frágil. Nossa análise considera que essa fragilidade resulta de alguns equívocos, especialmente no que diz respeito à falta de esforços para sua inserção no currículo escolar. Tendo a inserção curricular como ponto de partida para a Educação Ambiental escolar, neste artigo consideraremos que, entre as diretrizes para a Política Nacional de Educação Ambiental tendo como base a legislação específica, está a formação inicial de professores nas instituições de ensino superior. Desta forma, temos como objetivo problematizar esta formação como Política Nacional de Educação Ambiental como condição objetiva para contribuir neste difícil processo.<hr/>ABSTRACT The law nº 9.795/99 regulates the National Environmental Education Policy and determines its insertion in every level of the educational system. However, after all these years, a lot of studies have indicated this insertion is still fragile. Our analysis understands this fragility is a result of some misconceptions, especially regarding the lack of efforts to its insertion in the school curriculum. Taking the curricular insertion as starting point for Environmental Education at schools, we consider the initial education of teachers in college education institutions as one of the guidelines to the National Environmental Education Policy based on the specific legislation. Thus, we aim to discuss this teacher education as National Environmental Education Policy as an objective requirement to contribute on this tough process.<hr/>RESUMEN La Ley no 9.795/99, que normaliza la Política Nacional de Educación Ambiental, determina su inserción en todos los niveles de los sistemas de enseñanza. No obstante, pasados todos estos años, como indican muchos estudios, aún es muy frágil esa inserción. Nuestro análisis sobre eso considera que esa fragilidad es resultante de algunos equívocos, especialmente en lo que se refiere a la falta de esfuerzos para su inserción en el currículo escolar. Teniendo la inserción curricular como punto de partida para la Educación Ambiental escolar, consideraremos en este artículo que, entre las directrices para la Política Nacional de Educación Ambiental con base en legislación específica, está la formación inicial de profesores en las instituciones de enseñanza superior. De esta manera, tenemos como objetivo problematizar esta formación como política nacional de educación ambiental como condición objetiva para contribuir en este difícil proceso. <![CDATA[A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os temas transversais foram introduzidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental em 1997, não como áreas de conhecimentos específicos, mas como conteúdos a serem ministrados no interior das áreas estabelecidas. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CP nº 2, de 30 de janeiro de 2012), a Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório também a ser trabalhado de forma transversal. Nas Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental (Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012), a inserção da Educação Ambiental deve se dar: i) pela transversalidade; ii) como conteúdo de disciplina ou iii) pela combinação dos dois. O objetivo deste artigo é apresentar dados de uma pesquisa empírica que se propôs a investigar a implementação das diretrizes em escolas do Ensino Médio de dois estados brasileiros – Minas Gerais e Goiás – na perspectiva de docentes. Os professores, em geral, desconhecem as orientações dos documentos oficiais. A inclusão do tema transversal Educação Ambiental se resume a poucos projetos realizados nas escolas, fora da sala de aula, tais como horta, compostagem, reciclagem e feiras de ciências. Os temas transversais são mais uma tentativa frustrada de articulação entre as disciplinas, a continuar as atuais condições de trabalho dos professores, a formação não adequada, a falta de recursos e empenhos que garantam a implantação das diretrizes e a sua continuidade.<hr/>ABSTRACT The transversal themes were introduced in the National Curricular Parameters for Fundamental Education in 1997, not as areas of specific knowledge, but as content to be taught within of the established areas. The National Curriculum Guidelines for Secondary Education (Resolution CNE/CP nº 2 of 30 january 2012) the Environmental Education is a compulsory curricular component also being worked as transversal way. In the Curricular Guidelines for Environmental Education (Resolution nº 2 of 15 june 2012) the incorporation of environmental education should be given: i) by the transversal way; ii) as a content of discipline or iii) a combination of the two. The objective of the work is to present data from an empirical research which proposal was to investigate the implementation of the guidelines in secondary schools in two Brazilian states – Minas Gerais e Goiás –, from the perspective of teachers. Teachers generally unaware the guidelines of the official documents. The inclusion of transversal theme Environmental Education comes down to a few projects carried out in schools, outside the classroom, such as garden, composting, recycling, science fairs. The transversal themes are another failed attempt of articulation between disciplines, to continue the current working conditions of teachers, the inadequate training, lack of resources and endeavors to ensure the implementation of the guidelines and its continuity.<hr/>RESUMEN Los temas transversales se introdujeron en los Parámetros Curriculares Nacionales para la Educación Primaria en 1996, no como áreas de especialización específica, sino como contenido a ser enseñado en lo interior las zonas establecidas. Las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Secundaria (Resolucíon nº 2 de 30 de enero de 2012) la Educación Ambiental es un componente curricular obligatoria también a ser trabajado de forma transversal. En las Directrices Curriculares para la Educación Ambiental (Resolución nº 2, de 15 de junio de 2012) la incorporación de la Educación Ambiental se debe dar: i) por su forma transversal; ii) como un contenido de disciplina o iii) una combinación de los dos. El objetivo del trabajo es presentar los datos de una investigación empírica con lo propósito de investigar la implementación de las directrices en las escuelas secundarias en dos estados brasileños – Minas Gerais e Goiás –, en la perspectiva de los maestros. Los maestros en general desconocen las directrices de los documentos oficiales. La inclusión del tema transversal Educación Ambiental se resume a unos pocos proyectos llevados a cabo en las escuelas, fuera del aula, como en lo jardín, compostaje, reciclaje, ferias de ciencias. Los temas transversales son un intento a más frustrado de articulación entre las disciplinas, a continuar las actuales condiciones de trabajo de los docentes, la formación inadecuada, la falta de recursos y esfuerzos para garantizar la aplicación de las directrices y su continuidad. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FONTES EPISTEMOLÓGICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos, neste artigo, uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “Pedagogia de Projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades limites.<hr/>ABSTRACT Considering education as a human activity, political and social will undertake in this article reflects on pedagogical tendencies that historically were most frequent in school education in Brazil, its main epistemological sources, as well as emerging tendencies in these Environmental Education. From this framework and a critical, transformative and emancipatory Environmental Education, reflect on the “Pedagogy of Projects” as an educational practice, considering its possibilities and limits.<hr/>RESUMEN Teniendo en cuenta la educación como una actividad humana, política y social llevará a cabo en este artículo se reflexiona sobre tendencias pedagógicas que históricamente eran más frecuentes en la educación escolar en Brasil, sus principales fuentes epistemológicas, así como las nuevas tendencias en estos Educación Ambiental. A partir de este marco y una educación ambiental crítica, transformadora y emancipadora, reflexionar sobre la “Pedagogía de Proyectos” como una práctica educativa, teniendo en cuenta sus posibilidades y límites. <![CDATA[LIMITES DA EDUCACÃO AMBIENTAL ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA TRANSFORMAR AS PRÁTICAS ATUAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir da constatação da universalização da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar no início dos anos 2000, diversas pesquisas têm procurado compreender as oportunidades e as dificuldades que essa instituição enfrenta para a inserção da EA em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é apresentar um diagnóstico das ações, dos projetos e programas de EA realizados em escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de São Carlos/SP, buscando contribuir para aprofundar as reflexões sobre os avanços e os limites que essas instituições têm no que se refere às práticas pautadas em uma EA crítica. Percebemos que, na maior parte das vezes, os temas ambientais são tratados sem conexão com a realidade local. Além disso, algumas ações de manejo, não necessariamente com intenção educativa, foram consideradas sinônimas de EA. Há, ainda, um predomínio da dimensão dos conhecimentos (em detrimento dos valores éticos e estéticos e da participação) na prática educativa. Tais resultados indicam que a tendência conservadora da EA ainda predomina em âmbito escolar, levando-nos a refletir sobre algumas razões pelas quais ainda não avançamos na direção de uma EA crítica.<hr/>ABSTRACT From the finding of the Environmental Education (EE) universalization in Brazilian schools in the early 2000s, several studies have sought to understand the opportunities and the difficulties that these institutions face for the introduction of EE in their teaching practices. In this context, the objective of this paper is to present a diagnosis of EE actions, projects and programs conducted in municipal Preschools and Elementary Schools in São Carlos/SP, seeking to contribute to further reflections on the progress and limits of EE school practices toward a critical trend. We realize that, in most cases, environmental issues are treated with no connection to the local reality. In addition, some management actions, not necessarily with educational intention, were considered EE. The dimension of knowledge is still predominant (at the expense of ethical and aesthetic values and participation) in educational practice. These results indicate that the conservative trend of EE still prevails in the school environment, leading us to reflect on some reasons why we still have not moved toward a critical trend.<hr/>RESUMEN Tomando como punto de partida la constatación de la universalización de la Educación Ambiental (EA) en las escuelas brasileñas en la década de 2000, varios estudios han tratado de entender las oportunidades y dificultades que dichas instituciones enfrentan para la introducción de la EA en sus prácticas de enseñanza. En este contexto, el objetivo de este trabajo es presentar un diagnóstico de las acciones, proyectos y programas de EA llevados a cabo en los Centros Preescolares y Escuelas Primarias en la ciudad de São Carlos/SP, en lo intento de contribuir a nuevas reflexiones sobre los avances y los límites de las prácticas escolares hacia una EA de tendencia crítica. Nos damos cuenta de que, en la mayoría de los casos, los problemas ambientales son tratados sin ninguna conexión con la realidad local. Además, algunas acciones de manejo, no necesariamente con intención educativa, fueron consideradas sinónimo de EA. Hay un predominio de la dimensión de los conocimientos (a expensas de los valores éticos y estéticos y de la participación) en la práctica educativa. Estos resultados indican que la tendencia conservadora de EA aún prevalece en el ambiente escolar, que nos lleva a reflexionar sobre algunas de las razones por las que todavía no se han movido hacia una EA crítica. <![CDATA[A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO AGRONEGÓCIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Desde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por intermédio da sua entidade coirmã situada em Ribeirão Preto, desenvolve nas escolas públicas da região, formada por 90 municípios, o Programa Educacional Agronegócio na Escola. Do ponto de vista do ideário ambiental, o discurso anunciado pela entidade aponta para a possibilidade de uma sociedade sem conflitos e baseada nas parcerias público-privadas, na responsabilidade individual e na racionalização no uso dos recursos naturais. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção do programa nas redes municipais em relação à proposta de hegemonia da entidade e o papel dos professores participantes. A pesquisa que resultou neste artigo realizou entrevistas com 17 docentes inseridos no projeto pedagógico com o intuito de compreender a adesão das comunidades escolares à proposta da ABAG. Foram realizadas também entrevistas com as coordenadoras da associação e a análise dos materiais pedagógicos cedidos pelo programa. Foi possível concluir que a proposta de valorização da imagem do agronegócio, principal objetivo declarado no programa, reproduz no interior das escolas o discurso proposto pela associação por meio de trabalhos que difundem um consenso sobre o modelo agrário dominante.<hr/>ABSTRACT Since 2001, the Brazilian Association of agribusiness (ABAG), through its sister company entity located in Ribeirão Preto, develops in the public schools of the region, formed by 90 municipalities, the Agribusiness education program at school. From the point of view of environmental ideals, the speech announced by the points to the possibility of a conflict-free society, based on public-private partnerships, on individual responsibility and rationalization in the use of natural resources. The objective of this work was to analyze the program’s insertion in the municipal networks regarding the proposal of hegemony of the entity and the role of the participating teachers. The research that resulted in this article conducted interviews with 17 teachers entered in the pedagogic project with the aim to understand the adhesion of school communities to the proposal of the ABAG. Were held also interview with the coordinators of the Association and analysis of teaching materials provided by the program. It was possible to conclude that the proposed image enhancement of agribusiness, the main stated goal on the show, reproduces inside the schools speech proposed by the Association through works that broadcast a consensus on the dominant agricultural model.<hr/>RESUMEN Desde 2001, la Asociación Brasileña de Agronegocios (ABAG), a través de su hermana entidad ubicada en Ribeirão Preto, la empresa se desarrolla en las escuelas públicas de la región, formada por 90 municipios, el programa de Educación de Agronegocios en la escuela. Desde el punto de vista de los ideales del medio ambiente, el discurso anunciado por los puntos a la posibilidad de una sociedad libre de conflictos, basada en la colaboración público-privada, en la responsabilidad individual y racionalización en el uso de los recursos naturales. El objetivo de este trabajo fue analizar la inserción en las redes municipales con respecto a la propuesta de la hegemonía de la entidad y el papel de los profesores participantes del programa. La investigación que dio lugar a este artículo realizó entrevistas con 17 profesores entraron en el proyecto pedagógico con el objeto de comprender la adhesión de las comunidades escolares a la propuesta del seminario. Se celebraron también entrevista con los coordinadores de la asociación y análisis de materiales proporcionados por el programa de enseñanza. Fue posible concluir que la mejora de la imagen propuesta del agronegocio, el principal objetivo establecido en el programa, se reproduce dentro del discurso de escuelas propuesto por la asociación a través de obras que transmiten un consenso sobre el modelo agrícola dominante. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE, EDGAR MORIN E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: TESSITURA DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE MOVIMENTOS INSTITUINTES DE AUTOFORMAÇÃO COLETIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem a intenção de apresentar algumas ideias significativas sobre Educação Ambiental realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado, articuladas com o pensamento político-pedagógico do educador Paulo Freire, em diálogo com o filósofo Edgar Morin e com o sociólogo Boaventura Souza Santos. Apostamos, não só na possibilidade de diálogo com esses autores, mas, sobretudo, na potência de algumas de suas ideias/conceitos/noções para o campo educativo ambiental com base em princípios não reducionistas. É um movimento próprio, de uma ecologia de saberes, que se sustenta sem a pretensão de “descredibilizar” as ciências, mas de criar possibilidade para que a ciência entre como parte de uma ecologia mais ampla de saberes. Nesse sentido, o diálogo se estabeleceu com sujeitos do bairro-comunidade-escola a partir do movimento instituinte de autoformação coletiva, observado nas práticas de professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que trazem em si princípios de uma Educação Ambiental. A Educação Ambiental está presente na Educação de Jovens e Adultos, mesmo quando não é assim percebida/nomeada e tem suscitado práticas de um ensino voltado para uma práxis reflexiva, crítica e emancipatória nessa modalidade de ensino.<hr/>ABSTRACT The paper aims to present some significant ideas about Environmental Education. A doctoral research inspired these ideas and they are articulated with the political-pedagogical thinking of the educator Paulo Freire, and they dialogue with the philosopher Edgar Morin and the sociologist Boaventura de Sousa Santos. We are committed not only with the possibility of dialogue with these authors, but mainly with the power of some of their ideas/concepts/ notions of environmental education field, always based on non-reductionist principles. It’s a proper movement, an ecology of knowledges, which holds no claim to “discredit” the sciences. In fact, this movement aims to create the possibility for science to participate in a broader ecology of knowledge. Accordingly, dialogue is established with subjects of community-school-district from establishing movement of collective self-training, observing the practices of teachers of Youth and Adults Education (YAE). These practices bring itself the principles of environmental education. Environmental education is present in Youth and Adult Education, even when it is not so perceived / named and has raised practices of a school facing a reflective, critical and emancipatory practice in this type of education.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene la intención de presentar algunas ideas importantes sobre Educación Ambiental hechas a partir de una pesquisa de Doctorado, articulados con el pensamiento político-pedagógico del educador Paulo Freire, en diálogo con el filósofo Edgar Morin y el sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Apostamos no sólo en la posibilidad del diálogo con estos autores, pero sobre todo en el poder de algunas de sus ideas y conceptos para el campo de la educación ambiental basado en principios no reduccionistas. Es su propio movimiento, de la ecología de saberes, que se mantiene sin ninguna pretensión de “desprestigio” de las ciencias, sino crear posibilidades para que la ciencia entre como parte de una ecología más amplia de conocimientos. En este sentido, el diálogo fue establecido con los sujetos del barrio/comunidad desde el movimiento de autoformación colectiva, observado por las prácticas de las profesoras de la educación de Jóvenes y Adultos (EJA), que llevan en sí los principios de la educación ambiental. La educación ambiental está presente en la educación de jóvenes y adultos, incluso cuando no se lo percibe y ha elevado las prácticas de uma enseñanza convertida a una práctica reflexiva, crítica y emancipadora en esta modalidad de enseñanza. <![CDATA[A COMPREENSÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO POR MAPAS CONCEITUAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies.<hr/>ABSTRACT Academic research, Brazilian and international documents emphasize the concern for conservation education and the scenario of high species extinction. Considering the dialogical problem-solving perspective of the didactic material PROBIO-Environmental Education (PROBIO-EE), this constitutes a potential tool for the classroom. This work aimed to make the evaluation of the contribution of PROBIO-EE for understanding of the central concept of species extinction, through the use of concepts presented in the material. The evaluation was performed in the classrooms of 6th grade in two public schools in Brasília - Brazil. Concept Maps (CM) were produced in pre and post-test, and among them, students used the PROBIO-EE. The student’s CM were compared with maps produced by experts. Results showed that students construct CM more like those of experts and produced more right relationships about the central concept, that is limited at school.<hr/>RESUMEN Investigaciones y documentos nacionales e internacionales destacan la preocupación con la enseñanza de la Conservación de la Biodiversidad y con el escenario de elevada extinción de especies. Considerando la perspectiva dialógico-problematizadora del material didáctico PROBIO Educación Ambiental (PROBIO-EA), este se constituye en un potencial complemento a las clases baseadas en libros didácticos incompletos. Este trabajo hará una evaluación de la contribución del PROBIO-EA para el aprendizaje del concepto central Extinción de especies, usando conceptos presentes en el material. La evaluación fue desarrollada en las clases del sexto/septimo año de dos escuelas de la red pública de Brasilia. Mapas conceptuales (MC) fueron elaborados en momentos pre y post-ensayo, y entre ellos, se utilizó el PROBIO-EA. Los MC fueron contrastados con mapas elaborados por experts. Los resultados muestran que los alumnos construyen MC más semejantes a los de los experts y pasan a construir más relaciones correctas sobre el concepto central de Extinción de especies. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Discussões e práticas de Educação Ambiental (EA), especificamente quanto a questões socioambientais, no campo da formação inicial de professores, em grande parte, têm sido direcionadas a estudos a respeito de concepções acerca da relação humano-ambiente, carecendo de fundamentação teórica e metodológica para compreensão dessa temática e desenvolvimento de ações, tanto em espaços formais como não formais. Neste artigo, apresenta-se a análise da aprendizagem relacionada ao tema conflitos socioambientais dos graduandos, mediada pela aplicação do material didático PROBIO-Educação Ambiental (PROBIO-EA), realizada durante a disciplina Estágio Supervisionado I: vivências em espaços não formais, ofertada para uma turma de graduandos em Biologia cursando o 5º módulo (semestre), no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR em execução na Universidade do Estado do Pará. A questão fundamental neste trabalho é: A partir do uso do material didático PROBIO-EA, ocorre efetivamente a reoperacionalização de conceitos e exemplos no conhecimento prévio dos graduandos? O procedimento metodológico envolveu a aplicação de um questionário para sondagem do conhecimento prévio dos graduandos em relação a conflitos socioambientais e à pedagogia dialógico-problematizadora; discussão, planejamento e aplicação em praça pública do material didático junto à comunidade do município de Castanhal, onde está localizado um dos campi da universidade; feedback com um segundo questionário para avaliar a aprendizagem ocorrida após realização da prática. A partir dos dados obtidos, procedeu-se a análise de conteúdo de todo o processo de construção de conhecimentos, cujos resultados são apresentados no presente artigo.<hr/>ABSTRACT Discussions and practices in Environmental Education (EE), but specifically about environmental issues in the field of initial teacher education have been directed largely to studies on conceptions of the human-environment relationship, lacking theoretical and methodological foundation for understanding this thematic and development activities, both formal and non-formal spaces. The present study brings the analysis of the knowledge construction process, about the above issues, during the Supervised Traineeship discipline: some experiences in non-formal spaces, offered to graduating class in biology attending the 5th module (semester), under the National Plan for Training of Basic Education Teachers – PARFOR running in the Pará State University, mediated by dialogical problem-pedagogy from the use of teaching materials PROBIO- Environmental Education (PROBIO-EA). The fundamental question in this paper is: do rearrangements of concepts and examples in the prior knowledge of the students effectively occurs from the use of PROBIO-EA didactic material? The methodological procedure involved the application of a questionnaire to survey the previous knowledge of the students in relation to socio-environmental conflicts and dialogical problem-posing pedagogy; discussion, planning and the use of the teaching material in a public square in the Castanhal city where it is located one of the university campuses; feedback with a second questionnaire to assess the learning that took place after completion of practice. From the data obtained we proceeded to the content analysis of the whole process of knowledge construction, which results are presented in this article.<hr/>RESUMEN Discusiones y prácticas de Educación Ambiental (EA), mas especificamente a respecto de cuestiones socioambientales, campo de formación inicial de profesores han sido direccionadas, en gran parte, a estudios sobre concepciones acerca de la relación hombre-ambiente, careciendo de fundamentación teórica y metodológica para comprensión de esa temática y desarrollo de acciones, tanto en espacios formales como no formales. En el presente estudio se presenta el análisis del proceso de construcción de conocimientos, sobre las cuestiones anteriores, en la disciplina Estágio Supervisionado I: vivencias en espacios no formales, ofrecida para alumnos de biología cursando el 5º módulo (semestre), en el ámbito del Plan Nacional de Formación de Profesores de Educación Básica – PARFOR en ejecución en la Universidad del Estado de Pará, mediados por la pedagogía dialógico-problematizadora a partir del uso del material didáctico PROBIO-Educación Ambiental (PROBIO-EA). La cuestión fundamental en este trabajo es si desde el uso del material didáctico PROBIO-EA ocurre efectivamente cambios de conceptos y ejemplos en el conocimiento previo de los estudiantes. El procedimiento metodológico envolvió la aplicación de un cuestionario para sondaje del conocimiento previo de los alumnos en relación a conflictos socioambientales y pedagogía dialógico-problematizadora; discusión, planificación y aplicación en plaza pública del material didáctico junto a la comunidad del municipio de Castanhal, municipio donde está localizado uno de los campi de la universidad; feedback con un segundo cuestionario para evaluar el aprendizaje adquirido después de la realización de la práctica. A partir de los datos obtenidos se analizó el contenido de todo el proceso de construcción de conocimientos, cuyos resultados son presentados en el presente artículo. <![CDATA[ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS: A DIMENSÃO DA CIDADANIA INCORPORADA A PARTIR DE PROCESSOS EDUCADORES AMBIENTALISTAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo enfatiza a importância de incorporar a cidadania como a dimensão fundamental do Programa Escolas Sustentáveis do governo federal, que atualmente conta com as dimensões gestão, currículo e espaços físicos. Para tanto, o trabalho apresenta o relato e a análise de três experiências com processos educadores ambientalistas em espaços formais, ocorridas em 2011 e 2012 em Piracicaba/SP, Americana/SP e Suzano/SP. Como referencial teórico, assume-se a cidadania compreendida dentro de uma perspectiva de construção de processos educadores ambientalistas. Assim, problematiza-se a maneira consensual como o tema é incorporado pela escola, alinhado ao próprio contexto de imaturidade democrática do Estado brasileiro. Defendemos a urgência de firmar uma educação democrática, política, cidadã e planetária no ensino formal. As experiências relatadas apresentam como potenciais comuns: a preocupação em se construir os processos formativos na caminhada coletiva, respeitando as particularidades de cada território; o desejo e esforço para envolver toda a comunidade local para além dos muros das escolas; e a inclusão dos sonhos e utopias dos(as) participantes. Como dificuldades recorrentes, há o enfraquecimento das parcerias ao longo do processo e a baixa institucionalização, dificultando a permanência e (re)construção contínua de processos educadores ambientalistas.<hr/>ABSTRACT This article emphasizes the importance of including citizenship as a fundamental dimension in the Federal Program of Sustainable Schools that currently has three dimensions: management, curriculum and physical spaces. For that, this article presents the report and the analysis of three experiences with environmental educator processes in formal public schools occurred in 2011 and 2012 in Piracicaba/SP, Americana/SP and Suzano/SP. As theoretical reference the citizenship understood within a perspective of building environmental educator processes. It is discussed the consensual way the subject-matter is incorporated by the school and how it is aligned to the context of democratic immaturity of the Brazilian State. It is argued the urgency to establish a democratical, political and planetary citizenship in formal education. The experiences reported point out some common potential: a concern for constructing the training processes in the collective path, respecting the particularities of each territory; the will and effort to involve local community beyond the walls of schools as a whole; and the inclusion of dreams and utopias of the participants. As recurring difficulties, there is the weakening of partnerships throughout the process and the low institutionalization, making the permanency and continuous (re) construction of environmental education processes difficult.<hr/>RESUMEN En este artículo se hace hincapié en la importancia de incluir a la ciudadanía como la cuarta dimensión en la propuesta de Escuelas Sustentables del gobierno federal, que actualmente cuenta con las dimensiones de gestión, currículo y espacios físicos. Por lo tanto, este trabajo presenta el informe y el análisis de tres experiencias con procesos educadores ambientales en espacios formales que se produjeron en 2011 y 2012, en Piracicaba/SP, Americana/SP y Suzano/SP. Nuestro marco teórico es la noción de ciudadanía entendida dentro de una perspectiva de la construcción de procesos de educadores ambientales. Por lo tanto, se problematiza la forma consensual como el tema es incorporado por la escuela, alineado con el proprio contexto de inmadurez democrática del Estado brasileño. Se hace la defensa de que es urgente establecer una educación democrática, política y ciudadana planetaria en la educación formal. Las experiencias informadas presentan como potencial común: la preocupación en construir los procesos formativos en la caminada colectiva, respetando las particularidades de cada territorio; el deseo y el esfuerzo para envolver toda la comunidad local más allá de los muros de las escuelas; y la inclusión de sueños y utopías de los(as) participantes. Las dificultades recurrentes son el debilitamiento de las alianzas a lo largo del proceso y la baja institucionalización, dificultando la permanencia y (re)construcción continua de los procesos educadores ambientalistas. <![CDATA[CORTADORES DE CANA E SUAS COMPREENSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho objetiva identificar e analisar as compreensões dos trabalhadores do corte de cana-de-açúcar, inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre as contribuições da escola na formação socioambiental. Entendendo ser fundamental o conhecimento de questões pertinentes a esse campo, recorremos a uma fundamentação teórica que aborda a realidade dos cortadores de cana – os quais buscam a educação escolar como via de melhores condições de vida –, bem como a relevância da Educação Ambiental (EA) nesse processo de formação, contando, para isso, com os aportes da perspectiva freireana. Acreditamos no potencial desta vertente pela sua viabilidade em refletir sobre as relações entre opressores e oprimidos tendo em vista uma educação libertadora. Partindo da abordagem qualitativa de pesquisa, encontramos subsídios metodológicos na história oral, como forma de ouvir e dialogar com os sujeitos entrevistados. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram coletadas nove narrativas. Elas indicam que, apesar de os cortadores de cana compreenderem a educação escolar como um elemento relevante, suas compreensões acerca do ambiente natural e social parecem não sofrer impacto algum no sentido de consolidar uma formação mais ampla e crítica.<hr/>ABSTRACT This study aims to identify and analyze the insights of cutting workers of cane sugar entered in the Youth and Adult Education, about school contributions in environmental training. Understanding how important is knowledge of relevant issues in this field we used a theoretical framework that will address the reality of cane cutters, who seek education as a means of better living conditions, and the importance of Environmental Education in this training process, counting on the contributions of Freire’s perspective. We believe in the potential of this aspect for its viability to reflect on the relationship between oppressor and oppressed against a liberating education. From the qualitative research, we found methodological elements in oral history as a way to listen and talk to the interviewees. Given the purpose of the study, nine narratives were collected. They indicate that although the cane cutters understand the education as an important factor, their understanding about the natural and social environment do not seem to suffer any impact to consolidate a broader and more critical formation.<hr/>RESUMEN Este estudio tiene como objetivo identificar y analizar las ideas de corte los trabajadores de la caña de azúcar introducidos en la juventud y la Educación de Adultos, sobre las contribuciones de la escuela en la formación ambiental. La comprensión de la importancia que tiene el conocimiento de las cuestiones relevantes en este campo se utilizó un marco teórico que abordará la realidad de los cortadores de caña, que buscan la educación como medio de mejores condiciones de vida, y la importancia de la Educación Ambiental en este proceso de formación, contando con las aportaciones de la perspectiva de Freire. Creemos en el potencial de este aspecto de su viabilidad para reflexionar sobre la relación entre opresor y oprimido contra una educación liberadora. A partir de la investigación cualitativa, encontramos elementos metodológicos de la historia oral como una forma de escuchar y hablar con los entrevistados. Dado el propósito del estudio, se recogieron nueve narrativas. Ellos indican que aunque los cortadores de caña entienden la educación como un factor importante, su comprensión sobre el entorno natural y social no parecen sufrir ningún impacto para consolidar una formación más amplia y crítica. <![CDATA[A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA SAÚDE AMBIENTAL DA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os docentes são fundamentais no reforço dos hábitos promotores da saúde ambiental da escola. Tendo em vista esta realidade, este artigo analisa a presença da Educação Ambiental nos documentos escolares e nas práticas pedagógicas de professores de escolas públicas municipais, buscando também identificar quais são as fontes de busca de informação sobre meio ambiente e saúde, bem como quais são os comportamentos em relação à educação e à saúde ambiental da escola, por parte desses docentes. Em uma abordagem qualitativa e caracterizada como do tipo etnográfico, o estudo foi realizado em oito escolas (zonas urbana e rural) e a população alvo foram 57 professores que lecionam nessas escolas. As análises foram baseadas nas respostas dadas a um questionário com questões abertas e na observação das pesquisadoras quanto ao espaço e entorno escolar. A internet foi apontada como a fonte de busca mais utilizada (80,7%). Além disso, verificou-se que os professores orientam constantemente os alunos para o uso racional da água durante a higienização das mãos, por exemplo. O estudo aqui apresentado é um fragmento de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção ambiental, principalmente em relação à água, de professores de escolas municipais localizadas na área da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Norte em Joinville/SC.<hr/>ABSTRACT Teachers are crucial in strengthening promoters habits of environmental health school. In view of this fact, this article analyzes the presence of Environmental Education in school documents and teaching practices of public schools teachers also trying to identify what are the search for sources of information on environment and health, and what are the behavior in relation to education and environmental health school, by these teachers. A qualitative approach and characterized as the ethnographic, the study was conducted in eight schools (urban and rural) and the target population were 57 teachers who teach in these schools. The analyzes were based on responses to a questionnaire with open questions and observation of the researchers as to space and school surroundings. The Internet was identified as the source of most used search (80,7%). In addition, it was found that teachers constantly guide students to the rational use of water for hand hygiene, for example. The study presented here is a fragment of a study that analyzes the environmental perception, particularly in relation to water, municipal school teachers located in the area of the watershed of the River Cubatão of North in Joinville/SC.<hr/>RESUMEN Los maestros son fundamentales para el fortalecimiento de los hábitos promotores de la salud ambiental de la escuela. En vista de este hecho, este artículo analiza la presencia de la Educación Ambiental en los documentos escolares y las prácticas de enseñanza de los profesores de las escuelas públicas municipales, también tratando de identificar cuales son las fuentes de búsqueda de información sobre medio ambiente y salud ambiental, así como también, cuáles son los comportamientos en relación a la educación y a la salud ambiental, por estos profesores. En un enfoque cualitativo y caracterizado como del tipo etnográfico, se realizo un estudio en ocho escuelas (urbanas y rurales); la población objetivo fueron 57 maestros que enseñan en estas escuelas. Los análisis se basaron en las respuestas a un cuestionario con preguntas abiertas y en la observación de los investigadores en cuanto a espacio y entorno escolar. Internet fue identificado como la fuente de búsqueda más utilizado (80,7%). Además, se encontró que los profesores guían constantemente a los estudiantes en el uso racional del agua para la higiene de las manos, por ejemplo. El estudio que aquí se presenta es un fragmento de una investigacion que analiza la percepción del medio ambiente, en particular en relación al agua, los maestros de escuelas municipales ubicadas en la zona de la Cuenca del Río Cubatão del Norte en Joinville/SC. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO DE GRADUADOS EM EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400285&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.<hr/>ABSTRACT Documents produced within the scope of several international conferences have enhanced the importance of universities with regard to the promotion of Environment Education (EE) and Education for Sustainable Development (ESD). According to those documents, universities should develop research on those domains as well as reorganize their curricula in order to include those issues. In order to attend those guidelines which are stressed by the documents that support the United Nations Declaration on ESD, several universities have put into practice that recommendation by creating some courses on those issues. In Portugal, this has happened at the University of Minho that included a course on Education and Sustainable Development in the undergraduate programme in Education. The goal is that students that graduate from this programme are able to diagnose socioeconomic and environmental problems as well as to critically analyse and design educational actions to reduce or prevent them. The research reported in this paper aims at analysing the evolution of students’ conceptions on EE and on ESD, as well as the fulfillment of their expectations regarding the questions to be approached in an under graduation ESD course.<hr/>RESUMEN Los documentos producidos en el ámbito de diversas conferencias internacionales han evidenciado la importancia de las universidades en la promoción de la Educación Ambiental (EA) y de la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS), sugiriendo que deben, por un lado, desarrollar investigación en estos dominios y, por otro, reorientar los planos de estudio de sus titulaciones, de forma a incluir estas temáticas. En función de estas orientaciones, reforzadas por los documentos que sustentan la proclamación de la Década de las Naciones Unidas para la EDS, diversas universidades implementaron esa recomendación en algunas carreras, creando asignaturas en esas áreas. En Portugal, eso sucedió en la Universidade do Minho, al incluir la asignatura de Educación y Desarrollo Sostenible en el currículo de la Licenciatura en Educación. Se pretende que, los estudiantes – futuros Técnicos Superiores de Educación, sean capaces de efectuar el diagnóstico de problemas socioeconómicos y ambientales, así como de analizar y proponer acciones educativas capaces de minimizarlos y/o evitarlos. La investigación que aquí se relata analiza la evolución de las concepciones sobre EA y EDS, bien como la satisfacción de las expectativas de los estudiantes de aquella carrera frente a las cuestiones a abordar en una asignatura de EDS. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE AGROTÓXICOS: RELAÇÕES ENTRE O MODELO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, A EXIGÊNCIA DO CONHECIMENTO E O PAPEL DA ESCOLA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir da dissertação de mestrado da primeira autora, procuramos explorar, neste artigo, aspectos relacionados com processos de construção de possíveis sentidos sobre a relação entre educação e o uso intensivo de agrotóxicos para a produção agrícola. A pesquisa teve como foco as relações entre Educação Ambiental e as possibilidades de formação política e construção da cidadania em contextos nos quais o uso intensivo de agrotóxicos é parte da realidade cotidiana de uma determinada população. As principais questões de pesquisa estão voltadas para tentativas de compreender quais os significados atribuídos por educadores de uma comunidade agrícola sobre a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras, e ainda, que justificativas e argumentos sustentam os seus depoimentos e suas considerações sobre tais práticas. A abordagem histórico-cultural orientou o processo de produção, sistematização e análise dos dados, a partir de entrevistas com quatro agentes sociais envolvidos em atividades de Educação Ambiental em um município do interior paulista no qual a principal atividade econômica está relacionada com práticas de produção agrícola intensivas. A construção de sentidos a partir da análise das entrevistas permitiu-nos a proposição de quatro núcleos de significação. Neste artigo, dedicaremos especial atenção ao núcleo referente ao modelo de produção agrícola e ao uso de agrotóxicos.<hr/>ABSTRACT From the the first author’s master thesis, we try to explore in this article aspects related to construction processes in possible ways on the relation between education and the intensive use of pesticides for agricultural production. The research focused on the relation between Environmental Education and the possibilities for political education and empowerment in contexts where the intensive use of pesticides is a part of the everyday reality of a population. The main research questions are focused on attempts to understand the meanings attributed by educators of a farming community on the issue of using pesticides on crops, and also what justifications and arguments support their statements and their consideration on such practices. The historical-cultural approach guided the production process, organization and analysis of data from interviews with four social agents involved in activities of environmental education in a city in the interior where the main economic activity is related to intensive farming practices. The construction of meaning from the analysis of the interviews allowed us to propose four meaning cores. In this article, we will devote special attention to the core related to the model of agricultural production and the use of pesticides.<hr/>RESUMEN A partir de la tesis de maestría del primer autor, tratamos de explorar en este artículo los aspectos relacionados con la construcción procesos manera posible en la relación entre la educación y el uso intensivo de pesticidas para la producción agrícola. La investigación se centró en la relación entre la Educación Ambiental y las posibilidades de educación política y el empoderamiento en contextos donde el uso intensivo de pesticidas es parte de la realidad cotidiana de una población determinada. La investigación se centra en los intentos por comprender los significados atribuidos por los educadores de una comunidad agrícola en el tema de la utilización de plaguicidas en los cultivos, y también que las justificaciones y argumentos apoyan sus declaraciones y su consideración de este tipo de prácticas. El enfoque histórico-cultural guiado el proceso de producción, organización y análisis de los datos de las entrevistas con cuatro agentes sociales que participan en actividades de educación ambiental en una ciudad del interior, donde la principal actividad económica está relacionada con las prácticas de producción agrícola intensiva. La construcción de sentido a partir del análisis de las entrevistas permitió proponer cuatro núcleos de sentidos. En este artículo, vamos a prestar especial atención a la base con respecto a la producción agrícola de modelo y el uso de pesticidas. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Na medida em que reconhecemos a necessidade da mudança do sistema de valores hegemônico que subsidia o atual padrão insustentável de relação sociedade-natureza, interessa-nos investigar as possibilidades de as ideologias contra-hegemônicas fortalecerem-se. Os programas educativos deveriam contribuir com essa tarefa, aproximando os educandos de reflexões, posicionamentos e valores de interesse socioambiental, de forma a que as propostas e esses valores possam lhes “fazer algum sentido”. Assim, nos propusemos a investigar essa construção de sentidos por parte de professores interessados na Educação Ambiental. Objetivamos, neste texto, apresentar alguns sentidos produzidos por uma professora do Ensino Fundamental ao buscar incorporar em suas aulas o trabalho com a dimensão valorativa da temática ambiental. A prática da professora se mostrou impregnada do sentido de desafio, diante da tarefa de buscar ampliar o olhar de seus alunos – crianças – sobre um problema ambiental, de forma menos ingênua e mais crítica, segundo as compreensões que a própria educadora construíra a partir de seu processo formativo. Esse sentido foi temperado com sua intenção otimista de colaborar com o enfrentamento da crise ambiental e a transformação ambiental e social que almejamos.<hr/>ABSTRACT As we recognize the need to change the hegemonic value system that supports the current standard of unsustainable relationship between society and nature, we are interested in investigate the possibilities of strengthening up counter-hegemonic ideologies. Educational programs should contribute to this task, bringing students closer to thoughts, positions and values of social and environmental interest, so that the proposals and these values can be of significance to them. So we propose to investigate the construction of meaning by teachers interested in environmental education. In this paper we aim to present some meanings produced by a primary school teacher while she seeked to incorporate in her classes the work with the values dimension of environmental issues. This teacher’s practice seemed impregnated with the sense of challenge, as she was faced with the task of expanding the mindset of her students – children – about an environmental problem in a more critical way, in accordance with the understandings she herself had elaborated in the in-service teacher program that she participated. This meaning was permeated with her optimistic willingness to cooperate with the facing of the environmental crisis and the environmental and social transformation with which we aim.<hr/>RESUMEN En la medida en que reconocemos la necesidad de cambiar el sistema de valores hegemónicos que apoya las actuales pautas insostenibles de relación entre la sociedad y la naturaleza nos interesa investigar las posibilidades de las ideologías contrahegemónicas fortalecerse. Los programas educativos deben contribuir al esta tarea, y llevar a los estudiantes las reflexiones, las posiciones y los valores de interés social y ambiental, por lo que las propuestas y estos valores se pueden “tener sentido” a ellos. Así que nos propusimos investigar la construcción de sentido en los docentes interesados en la educación ambiental. Pretendemos en este texto presentar algunos sentidos producidos por una maestra de escuela primaria en la búsqueda de incorporar en sus clases el trabajo con la dimensión de valores de los problemas medioambientales. La práctica de la maestra demonstró impregnada del sentido del desafío, frente a la tarea de ampliar la mirada de sus alumnos – niños y niñas – acerca de un problema ambiental, menos ingenua y más crítica, de acuerdo con las comprensiones construidas a partir del programa de educación permanente en el que participó. Este sentido se vinculó a su intención optimista de apoyo a la lucha contra la crisis ambiental y la transformación ambiental y social que deseamos. <![CDATA[Atividades que contribuem para promocão de uma nova cultura ambiental sobre o tema água]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Aprender sobre el ciclo del agua y actuar responsablemente requiere activar un conocimiento complejo y tener en cuenta muchos otros aspectos más allá de reducir su consumo. En nuestro país (Catalunya, España) la temática del agua se reduce a saber interpretar una representación del ciclo natural ya dada sin integrar la circulación del agua en la ciudad y donde la cuestión ambiental se limita a listar acciones para su ahorro. Este enfoque hace que algunas de las dificultades de comprensión y de las visiones alternativas del alumnado de primaria no se superen y en muchos casos, continúen sin ser superadas al finalizar la educación obligatoria. La investigación realizada identifica las condiciones que contribuyen a un aprendizaje más significativo sobre el contexto “agua” desde una mirada científica y ambiental. Los resultados permiten identificar algunas estrategias para que las actividades programadas sean lo más significativas posibles para el aprendizaje.<hr/>RESUMO Aprender sobre ciclo da água e atuar responsavelmente requer propiciar um conhecimento complexo, levando em conta outros aspectos além de reduzir seu consumo. Em nosso país (Catalonia, Espanha), a temática da água se resume em saber interpretar uma representação do ciclo natural sendo dada sem integrar a circulação da água na cidade e de que forma a questão ambiental se limita a elencar ações para sua economia. Este enfoque faz com que algumas das dificuldades de compreensão e das visões alternativas do aluno do ensino primário não se superem e em muitos casos, continuem sem ser superadas até finalizar a educação obrigatória. A investigação realizada pode identificar as condições que contribuem para uma aprendizagem mais significativa sobre o contexto “água” a partir de uma visão científica e ambiental. Os resultados permitiram identificar algumas estratégias para que as atividades programadas sejam as mais significativas possíveis para a aprendizagem.<hr/>ABSTRACT To learn about the water cycle and to act responsibly requires activating a complex knowledge and taking into account many other aspects than to reduce his consumption. In our country (Catalonia, Spain), the water content at school is reduced to interpret a representation of the natural cycle already given. In that representation the water circulation in the city is not included and the environmental attitudes are limited to list actions for his saving. This approach makes that some of the difficulties of understanding and alternative visions of primary students are not surpass and in many cases continue without being overcome at the end of compulsory education. This research identifies the conditions that contribute to more meaningful contextual “water” learning from both scientific and environmental perspective. Results identify some strategies to make activities more significant for learning. <![CDATA[UM MOVIMENTO EM DIREÇÃO AOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS NA PEDAGOGIA MONTESSORI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresenta-se aqui o resultado da pesquisa feita em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José/SC que objetivou verificar as contribuições da Pedagogia Montessori às dimensões da escola como um Espaço Educador Sustentável (EES). Revisitaram-se as ideias de educadores que pensaram uma escola à realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente as de Maria Montessori. Na educação ambiental, destacaram-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de ser, estar e permanecer na “casa de vida”, sob o olhar de Sauvè, Sato e outros autores. Ancorou-se no campo filosófico em Foucault, com seu entendimento sobre os discursos historicamente instalados sobre a verdade. A pesquisa evidenciou que a escola em foco está em processo de transição de constituir um EES quanto à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade e em virtude de seus caminhos e escolhas; entretanto, algumas limitações existem, principalmente no espaço arquitetônico. Nas falas da comunidade escolar, viu-se que a escola busca criar seu próprio caminho, suas próprias estradas e, embora não apresente total consonância entre sua proposta e os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, ambos possuem aspectos em comum. Concluiu-se que o projeto do Centro Educacional Maria Montessori continua se efetivando entre saberes e fazeres da Pedagogia Montessori.<hr/>ABSTRACT Here is the result of a research in a Pre and Primary School in São José/SC that verified the contributions of Montessorian Pedagogy to the dimensions of the school as a Sustainable Teaching Space (STS). The theory revisits some educators’ ideas who thought of a school for their historical and cultural reality, especially Montessori’s ideas. About the environmental education, sustainability, sustainable school and our way of being and remaining in this “house of life” are according Sauvè, Sato and others. The support was based on Foucault, with his understanding of the discourses of truth. The research said the school is in process of constituting itself as a STS, in what is related to the dimension of the curriculum, the pedagogical political project and the interaction between the school and the community, as well as in its paths and choices. However limitations exist, especially in the architectural space. In the school community voices, it was seen that the Educational Center tries to create its own path and pathways, and although it does not bring a complete consonance of its pedagogical proposal with the objectives of the National Program of Sustainable Schools, they both have aspects in common. It was concluded that the institute’s pedagogical projectprocess is still in effect in knowledges and actions of the Montessorian Pedagogy.<hr/>RESUMEN Se presenta el resultado de la investigación en una escuela de Educación Infantil y Enseñanza Fundamental de São José/SC, que verificó las contribuciones de la Pedagogía Montessori a las dimensiones de la escuela como un Espacio Educador Sostenible (EES). La teoría revisita educadores que pensaron una escuela para la educación de su tiempo histórico y cultural, en particular Montessori. En la educación ambiental destacó la sostenibilidad, la escuela sostenible y nuestro modo de ser, estar y permanecer en esta “casa de vida” en Sauvè, Sato y otros. Buscó apoyo en Foucault, con su entendimiento sobre los discursos historicamente instalados sobre la verdad. La escuela estudiada está en proceso para constituir un EES, en lo que respecta a la dimensión del currículo, del proyecto político pedagógico y de la interacción escuela-comunidad, así como en sus caminos y elecciones es también un EES. Existen algunas limitaciones, sobre todo en el espacio arquitectónico. En las voces de la comunidad escolar, se miró que el Centro Educacional intenta crear su propio camino, sus propias rutas, y aunque no presente una total consonancia de su propuesta pedagógica con los objetivos del Programa Nacional Escuelas Sostenibles, ambos poseen aspectos en común. Concluye que el proyecto-proceso pedagógico de la escuela continúa realizándose, entre saberes y haceres de la Pedagogía Montessori. <![CDATA[LUZES SOBRE TEORIAS E METODOLOGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400415&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresenta-se aqui o resultado da pesquisa feita em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José/SC que objetivou verificar as contribuições da Pedagogia Montessori às dimensões da escola como um Espaço Educador Sustentável (EES). Revisitaram-se as ideias de educadores que pensaram uma escola à realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente as de Maria Montessori. Na educação ambiental, destacaram-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de ser, estar e permanecer na “casa de vida”, sob o olhar de Sauvè, Sato e outros autores. Ancorou-se no campo filosófico em Foucault, com seu entendimento sobre os discursos historicamente instalados sobre a verdade. A pesquisa evidenciou que a escola em foco está em processo de transição de constituir um EES quanto à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade e em virtude de seus caminhos e escolhas; entretanto, algumas limitações existem, principalmente no espaço arquitetônico. Nas falas da comunidade escolar, viu-se que a escola busca criar seu próprio caminho, suas próprias estradas e, embora não apresente total consonância entre sua proposta e os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, ambos possuem aspectos em comum. Concluiu-se que o projeto do Centro Educacional Maria Montessori continua se efetivando entre saberes e fazeres da Pedagogia Montessori.<hr/>ABSTRACT Here is the result of a research in a Pre and Primary School in São José/SC that verified the contributions of Montessorian Pedagogy to the dimensions of the school as a Sustainable Teaching Space (STS). The theory revisits some educators’ ideas who thought of a school for their historical and cultural reality, especially Montessori’s ideas. About the environmental education, sustainability, sustainable school and our way of being and remaining in this “house of life” are according Sauvè, Sato and others. The support was based on Foucault, with his understanding of the discourses of truth. The research said the school is in process of constituting itself as a STS, in what is related to the dimension of the curriculum, the pedagogical political project and the interaction between the school and the community, as well as in its paths and choices. However limitations exist, especially in the architectural space. In the school community voices, it was seen that the Educational Center tries to create its own path and pathways, and although it does not bring a complete consonance of its pedagogical proposal with the objectives of the National Program of Sustainable Schools, they both have aspects in common. It was concluded that the institute’s pedagogical projectprocess is still in effect in knowledges and actions of the Montessorian Pedagogy.<hr/>RESUMEN Se presenta el resultado de la investigación en una escuela de Educación Infantil y Enseñanza Fundamental de São José/SC, que verificó las contribuciones de la Pedagogía Montessori a las dimensiones de la escuela como un Espacio Educador Sostenible (EES). La teoría revisita educadores que pensaron una escuela para la educación de su tiempo histórico y cultural, en particular Montessori. En la educación ambiental destacó la sostenibilidad, la escuela sostenible y nuestro modo de ser, estar y permanecer en esta “casa de vida” en Sauvè, Sato y otros. Buscó apoyo en Foucault, con su entendimiento sobre los discursos historicamente instalados sobre la verdad. La escuela estudiada está en proceso para constituir un EES, en lo que respecta a la dimensión del currículo, del proyecto político pedagógico y de la interacción escuela-comunidad, así como en sus caminos y elecciones es también un EES. Existen algunas limitaciones, sobre todo en el espacio arquitectónico. En las voces de la comunidad escolar, se miró que el Centro Educacional intenta crear su propio camino, sus propias rutas, y aunque no presente una total consonancia de su propuesta pedagógica con los objetivos del Programa Nacional Escuelas Sostenibles, ambos poseen aspectos en común. Concluye que el proyecto-proceso pedagógico de la escuela continúa realizándose, entre saberes y haceres de la Pedagogía Montessori. <![CDATA[MACROEDUCAÇÃO: PARCERIAS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2015000400419&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresenta-se aqui o resultado da pesquisa feita em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José/SC que objetivou verificar as contribuições da Pedagogia Montessori às dimensões da escola como um Espaço Educador Sustentável (EES). Revisitaram-se as ideias de educadores que pensaram uma escola à realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente as de Maria Montessori. Na educação ambiental, destacaram-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de ser, estar e permanecer na “casa de vida”, sob o olhar de Sauvè, Sato e outros autores. Ancorou-se no campo filosófico em Foucault, com seu entendimento sobre os discursos historicamente instalados sobre a verdade. A pesquisa evidenciou que a escola em foco está em processo de transição de constituir um EES quanto à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade e em virtude de seus caminhos e escolhas; entretanto, algumas limitações existem, principalmente no espaço arquitetônico. Nas falas da comunidade escolar, viu-se que a escola busca criar seu próprio caminho, suas próprias estradas e, embora não apresente total consonância entre sua proposta e os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, ambos possuem aspectos em comum. Concluiu-se que o projeto do Centro Educacional Maria Montessori continua se efetivando entre saberes e fazeres da Pedagogia Montessori.<hr/>ABSTRACT Here is the result of a research in a Pre and Primary School in São José/SC that verified the contributions of Montessorian Pedagogy to the dimensions of the school as a Sustainable Teaching Space (STS). The theory revisits some educators’ ideas who thought of a school for their historical and cultural reality, especially Montessori’s ideas. About the environmental education, sustainability, sustainable school and our way of being and remaining in this “house of life” are according Sauvè, Sato and others. The support was based on Foucault, with his understanding of the discourses of truth. The research said the school is in process of constituting itself as a STS, in what is related to the dimension of the curriculum, the pedagogical political project and the interaction between the school and the community, as well as in its paths and choices. However limitations exist, especially in the architectural space. In the school community voices, it was seen that the Educational Center tries to create its own path and pathways, and although it does not bring a complete consonance of its pedagogical proposal with the objectives of the National Program of Sustainable Schools, they both have aspects in common. It was concluded that the institute’s pedagogical projectprocess is still in effect in knowledges and actions of the Montessorian Pedagogy.<hr/>RESUMEN Se presenta el resultado de la investigación en una escuela de Educación Infantil y Enseñanza Fundamental de São José/SC, que verificó las contribuciones de la Pedagogía Montessori a las dimensiones de la escuela como un Espacio Educador Sostenible (EES). La teoría revisita educadores que pensaron una escuela para la educación de su tiempo histórico y cultural, en particular Montessori. En la educación ambiental destacó la sostenibilidad, la escuela sostenible y nuestro modo de ser, estar y permanecer en esta “casa de vida” en Sauvè, Sato y otros. Buscó apoyo en Foucault, con su entendimiento sobre los discursos historicamente instalados sobre la verdad. La escuela estudiada está en proceso para constituir un EES, en lo que respecta a la dimensión del currículo, del proyecto político pedagógico y de la interacción escuela-comunidad, así como en sus caminos y elecciones es también un EES. Existen algunas limitaciones, sobre todo en el espacio arquitectónico. En las voces de la comunidad escolar, se miró que el Centro Educacional intenta crear su propio camino, sus propias rutas, y aunque no presente una total consonancia de su propuesta pedagógica con los objetivos del Programa Nacional Escuelas Sostenibles, ambos poseen aspectos en común. Concluye que el proyecto-proceso pedagógico de la escuela continúa realizándose, entre saberes y haceres de la Pedagogía Montessori.