Scielo RSS <![CDATA[Comunicações]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-121X20160002&lang=pt vol. 23 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[UNIVERSIDADE, AUTONOMIA E CONTRADIÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[AS SUBJETIVIDADES DOS ESTUDANTES NA ERA DA INTERNET]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com o objetivo de estudar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) afetam os modos de ser, pensar e viver dos jovens, foi realizada uma pesquisa a respeito da relação dos estudantes com a internet, analisando os sentidos constituídos por duas jovens de diferentes classes sociais na interação com a web. Considerou-se a desigualdade social como uma determinante que marca essas interações, pois partimos do pressuposto de que para entender a relação do homem com a tecnologia é preciso estudar essa relação dentro do contexto econômico, social e cultural em que esse sujeito está inserido. A partir da análise feita, percebeu-se que a desigualdade social influencia a diversidade que se alcança com o uso das TIC, mas, ao mesmo tempo, observaram-se muitas semelhanças dos sentidos e das contradições da internet para as duas jovens, como a incorporação orgânica da internet à vida social e escolar; a possibilidade de falarem de si com menos inibição e, por outro lado, o medo da exposição. Concluímos que o acesso às TIC pode ser um fator importante para evitar a ampliação da desigualdade social brasileira e que a escola tem papel importante na forma como as estudantes utilizam a web.<hr/>ABSTRACT Aiming to study the interaction between technology and subjectivity, we researched the relationship of young people with Internet by analyzing the meanings constructed by two students from different social classes through their Internet use. Assuming that in order to understand human beings’ relationship with technology we need to analyze this relationship within their socio-economic and cultural context, social inequality was considered as a determining factor in influencing these interactions. Based on the study analysis, we verified that social inequality defined the diversity of ICT’ uses achieved by these students but still the students’ interviews pointed to similar meanings and contradictions experienced through Internet use, such as the possibility of letting off their feelings and the fear of exposure. Therefore, we conclude that Internet access is an important condition to avoid increasing social inequality in Brazil.<hr/>RESUMEN Con el objetivo de estudiar cómo es la interacción tecnología/subjetividad, realizamos investigación sobre la relación de los jóvenes con el Internet, mediante el análisis de los sentidos construidos por dos estudiantes de diferentes clases sociales a través de la interacción con la Red. La desigualdad social fue considerada como un factor determinante en esta relación, puesto que se supone que para entender la relación del ser humano con la tecnología es necesario el estudio de esta relación en el contexto económico, social y cultural en que se inserta. A partir del análisis, se llegó a conclusión de que la desigualdad social delimita notablemente la diversidad que se puede lograr con el uso de las TIC. Sin embargo, había muchas similitudes de sentidos y contradicciones que las estudiantes experimentan en el uso de la Internet, como por ejemplo, la posibilidad de hablar de si desenvueltamente y el miedo a la exposición. Con esta investigación, llegamos a la conclusión de que Internet es una condición importante para prevenir la expansión de la desigualdad social en Brasil. <![CDATA[A COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO FREIREANA NA PODOSFERA BRASILEIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, tem o seu cenário brasileiro – conhecido como podosfera – constituído por uma grande pluralidade de temas, abordagens e modos expressivos. É desenvolvido lá um fluxo de expressões realizadas tanto por aqueles que produzem seus programas, quanto pelos que direcionam respostas aos produtores. O cenário em questão suscita a necessidade de identificar e compreender um possível exercício de práticas comunicativas/educativas na podosfera, levando em conta a perspectiva de Paulo Freire (1971), para o qual a comunicação implica aproximação entre sujeitos para a elaboração conjunta do pensamento, sendo, portanto, um ato educativo. A investigação descrita partirá de uma observação participante da podosfera nacional centralizada em suas principais produções. Essas serão analisadas à luz do aludido referencial freireano. Ao final, foi constatado que as práticas corriqueiras da podosfera brasileira, embora apresentem significativas limitações educacionais, constituem-se como eminentemente comunicativas.<hr/>ABSTRACT The podcast, orality technology distributed on demand, has its Brazilian scenario – known as podosphere – comprising a large plurality of themes, approaches and expressive modes. Developed there is a flow of expressions performed both by those who produce their programs, as by directing responses to producers. This scenario question raises the need to examine the questions of educational relationships expressive mentioned, in order to see if it would treat a communicative practice educational, this designated by reference of Paulo Freire (1971), for which the communication involves the joint participation. Subjects in the elaboration of thought, and therefore an educational act. The research described depart from participant observation of podosphere centralized national in their major productions, which will be analyzed in the light of the aforementioned reference Freire. At the end, it was found that the practice of podosphere, although they have significant educational limitations, are as eminently communicative.<hr/>RESUMEN La tecnología podcast, oralidad distribuido bajo demanda, tiene su escena brasileña - conocido como podosfera - que consiste en una gran pluralidad de temas, enfoques, formas expresivas. Se desarrolló allí un caudal de expresiones realizadas tanto por los que producen sus programas, como los que dirigen respuestas a los productores. La escena en cuestión plantea la necesidad de identificar y entender un posible ejercicio de comunicación / prácticas educativas en podosfera, teniendo en cuenta la perspectiva de Paulo Freire (1971), para el que se establece la participación reuniendo sujeta a la elaboración conjunta de pensamiento, es por tanto un acto educativo. La investigación descrita tomará una observación participante de podosfera nacional centralizado en sus principales producciones. Estos serán analizados a la luz de la referencia antes mencionada de Freire. Al final, se encontró que las prácticas cotidianas de la podosfera brasileña, aunque con limitaciones sustanciales educativos, constituyen tan altamente comunicativa. <![CDATA[O PRINCÍPIO ÉTICO DA RESPONSABILIDADE: APELO POR UM ENSINO CIENTÍFICO PRUDENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo examina o grau de influência das diretrizes científicas na vida cotidiana, nas tomadas de decisões em relação ao futuro, na responsabilidade do cientista como técnico e ser humano, e no papel da sociedade para com a sobrevivência da vida no planeta. Problematiza-se, amparado em Hans Jonas, o encantamento do homem com os rumos da biotecnologia, que modificou radicalmente o pensar e o agir e trouxe sérios riscos e ameaça à vida. As promessas da ciência colocaram a ética tradicional em crise e postularam novos horizontes de reflexão, ou seja, além da perspectiva do agir próximo, estão incluídos nos debates éticos contemporâneos os direitos das gerações futuras. Defende-se, a partir do princípio ético responsabilidade, um ensino científico prudente, pois as tecnologias de ponta estão prestes a desencadear processos cujas consequências se desconhecem e que podem trazer riscos, a curto e longo prazo, para a vida humana e extra-humana.<hr/>ABSTRACT The paper examines the degree of influence of scientific guidelines in everyday life, in the process of decision taking about the future, in the scientist responsibility as technical and human being, and also in the role of society towards the survival of life on the planet. It discusses up, supported by Hans Jonas, man’s enchantment with the direction of biotechnology, which radically changed the thinking and the action and brought serious risks and threat to life. The promises of science have placed traditional ethics in crisis and, at the same time, postulated new horizons of reflection, that is, beyond the perspective of the next act are the rights of future generations included in contemporary ethical debates. It is defended, from the ethical responsibility principle, a prudent scientific teaching, for leading-edge technologies are about to unleash processes whose consequences are unknown and can bring risks, in the short and long term, for human and extra human life.<hr/>RESUMEN Este artículo examina el grado de influencia de las directrices científicas en la vida cotidiana, en la toma de decisiones sobre el futuro, la responsabilidad del científico como técnico y humano, y el papel de la sociedad en la supervivencia de la vida en el planeta. Se analiza, apoyado por Hans Jonas, el encantamiento del hombre con la dirección de la biotecnología, que cambió radicalmente el pensamiento y la acción y trajo graves riesgos y amenazas a la vida. Las promesas de la ciencia han colocado la ética tradicional en crisis y postulado nuevos horizontes de reflexión, a saber, más allá de la perspectiva del próximo acto, están incluidos en los debates éticos contemporáneos los derechos de las generaciones futuras. Se defiende, desde el principio de la responsabilidad ética, una enseñanza científica prudente, porque las tecnologías de vanguardia están a punto de desatar procesos cuyas consecuencias son desconocidas y pueden traer riesgos a corto y largo plazo, para la vida humana y extrahumana. <![CDATA[TECNOLOGIA COMO DIREITO: AS TDIC E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um direito humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, apresenta-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação dessas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas nesse tipo de exame. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC – como espaço de emancipação – é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do direito humano, e Amartya Sen, o qual defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social.<hr/>ABSTRACT The paper discusses the democratization of access to technology and its appropriation as a human right. In addition to the discussion of issues of ownership of technology, it brings up a school educational clipping to analyze the integration and application of these technologies in school dynamics, attempting to outline some of the political, economic and social discussions involved in this type of analysis. The real state of public education in the country is the reference to bring the topic of digital information and communication technologies (TDIC) to another sphere than the simple, generic and false statement that is democratizing in nature, we are a society knowledge for all. The look on TDIC – as emancipation space – is philosophical and economic, arising theoretical Alvaro Vieira Pinto, who gives us the philosophical perspective of the human right, and Amartya Sen, who argues that the exercise of freedoms and rights predates the economic and social development.<hr/>RESUMEN El documento analiza la democratización del acceso a la tecnología y su apropiación como un derecho humano. Además de la discusión de los temas de la propiedad de la tecnología, que nos lleva a un recorte de la educación escolar para analizar la integración y aplicación de estas tecnologías en la dinámica escolar, tratando de esbozar algunas de las discusiones políticas, económicas y sociales involucrados en este tipo de análisis. El estado real de la educación pública en el país es la referencia para que el tema de las tecnologías de la información y la comunicación digital (TDIC) a otra esfera que la simple declaración, genérico y falsa que está democratizando en la naturaleza, somos una sociedad conocimiento para todos. La expresión de las TDIC – como espacio de emancipación – es filosófica y económica, derivada Álvaro Vieira Pinto teórico, que nos da la perspectiva filosófica del derecho humano, y Amartya Sen, quien sostiene que el ejercicio de las libertades y derechos es anterior a el desarrollo económico y social. <![CDATA[SOCIALIZAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EAGENTES-INTERLOCUTORES NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: INTERFACES DA PRODUTIVIDADE ACADÊMICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O trabalho objetiva analisar os impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, problematizando-se as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para os seus espaços de socialização e formação. A pesquisa foi realizada com 120 estudantes de graduação dos Centros de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas de uma instituição federal de ensino superior brasileira que responderam a um questionário. Posteriormente, 10% desses estudantes fizeram entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi balizada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A universidade legitima e reproduz as relações de dominação social, incidindo na maneira pela qual a trajetória escolar do estudante influencia na dinâmica de suas atividades na universidade, condicionando as escolhas e as atitudes no desenvolvimento de sua formação pessoal e profissional. Conclui-se que os estudantes têm incorporado a prática de produção do conhecimento que segue a lógica do trabalho intensificado e produtivista dos professores universitários, orientada pela mercantilização do conhecimento no contexto das políticas neoliberais. A atividade do estudante se reduz à atuação acadêmico-científica, com baixo índice de participação em grupos sociais de universitários.<hr/>ABSTRACT The work aims to analyze the impacts of academic productivity in students’ education, in which problematize the social and university policy, directed to their spaces of socialization and training dimensions, ethics. The survey was conducted with 120 undergraduate students Biological Sciences, Humanities and Exact the Institution of Brazilian Higher Education sciences centers who responded to a questionnaire. Subsequently, 10% of students held a semi-structured interview. Data analysis was guided by critical perspectives. The university legitimizes and reproduces relations of social domination, focusing on how the school trajectory student influences the dynamic of their activities at the university, conditioning the choices and attitudes in developing their personal and professional formation. We conclude that students have incorporated the practice of knowledge production that follows the logic of intensified and productivist work of academics, driven commodification of knowledge in the context of neoliberal policies. The student activity is reduced to the academic and scientific activity, with low rate of participation in social groups of college.<hr/>RESUMEN El trabajo tiene como objetivo analizar los impactos de la productividad académica en la formación de los estudiantes, problematizándos elas dimensiones social, ética y política de la universidad, direccionadas a sus espacios de socialización y formación. La pesquisa fue realizada a 120 estudiantes de graduación de los Centros de Ciencias Biológicas, Humanas y Exactas de una institución federal de enseñanza superior brasileña que contestaron a uncuestionario. Posteriormente, el 10% de esos estudiantes realizo una entrevista semiestructurada. El análisis de los datos fue demarcado con Bourdieu y en perspectivas críticas de educación. La universidad legitima y reproduce las relaciones sociales de dominación, se centra en la forma en que la vida escolar del alumno influye en la dinámica de sus actividades en la universidad, las opciones de acondicionamiento y actitudes en el desarrollo de su formación personal y profesional. Se concluyó que los estudiantes tienen incorporado la práctica de producción del conocimiento que siguela lógica del trabajo intensificado y productivista de los professores universitarios, orientada por la mercantilización del conocimiento en el contexto de las políticas neoliberales. La actividad del estudiante se reduce a la actuación académico-científica, con bajo índice de participació nen grupos sociales universitarios. <![CDATA[O PIBID E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SUPERVISORES DE ÁREA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com a finalidade de problematizar quais os impactos efetivos para a profissionalização docente, contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), este estudo lançou como objetivo caracterizar as possibilidades e os desafios de formação continuada ofertados pelo Pibid aos professores supervisores de área do programa. Foram participantes do estudo 112 supervisores de área de diferentes projetos e instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Para a coleta de informações, foi disponibilizado um questionário on-line, composto por questões que investigaram aspectos positivos e ainda dificultadores do programa nas considerações da formação continuada. Por meio de análise qualitativa das respostas, foi possível categorizar que as positividades do programa impactam a revisão teórica e metodológica dos professores em exercício, assim como potencializam a prática de pesquisa e investigação no/do cotidiano escolar. No entanto, quanto aos desafios, pode ser deflagrado que uma das carências do programa é situar-se no campo intermediário da universidade e da escola, sem que esteja efetivamente contemplado em análises curriculares dos cursos, ou esteja situado no cenário integral da escola, o que parece não alterar, realmente, o formato dicotômico que historicamente sustentam a formação e a atuação docente no país.<hr/>ABSTRACT In order to discuss what the actual impact on the teacher professionalization, included in the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (Pibid), this study launched to characterize the possibilities and challenges of continuing education offered by Pibid supervisors teacher program area. Were the study participants 112 supervisor’s area of different projects and higher education institutions in the state of Minas Gerais. For the collection of information was made available an online questionnaire containing questions that investigated positive and still hindering the program in consideration of continuing education. Through qualitative analysis of the responses, it was possible to categorize the program positivities impact on the theoretical and methodological review of practicing teachers, as well as leverage the practice of research and investigation into/from school everyday. However, as the challenges can be triggered one of the program’s shortcomings is be in the middle ground of the university and the school, without being effectively covered in curricular analysis of the courses, or is within the full set of school, that does not seem to change effectively, the dichotomous format that historically support the training and teaching activities in the country.<hr/>RESUMEN Con el fin de discutir lo que el impacto real sobre la profesionalización docente, incluido en el Programa de Beca Institucional Introducción a la Enseñanza (PIBID), puesto en marcha este estudio para caracterizar las posibilidades y desafíos de la educación continua ofrecida por PIBID supervisores maestro área del programa. Fueron los participantes en el estudio, área de 112 supervisores de diferentes proyectos e instituciones de educación superior en el estado de Minas Gerais. Para la recogida de información se puso a disposición un cuestionario en línea que contiene preguntas que investigaron positivo y todavía obstaculizar el programa en la consideración de la educación continua. A través del análisis cualitativo de las respuestas fue posible categorizar el impacto positividades del programa sobre el examen teórico y metodológico de los profesores en ejercicio, así como la influencia de la práctica de la investigación y la investigación en / de la escuela todos los días. Sin embargo, como los desafíos que puede ser activado una de las deficiencias del programa es estar en el punto medio de la universidad y la escuela, sin estar cubierto con eficacia en el análisis curricular de los cursos, o está dentro de todo el conjunto de la escuela, eso no parece cambiar de manera efectiva, el formato dicotómico que históricamente apoyar las actividades de formación y enseñanza en el país. <![CDATA[ORGANIZAÇÕES QUE POTENCIALIZAM A INTERDISCIPLINARIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura.<hr/>ABSTRACT This work aims to investigate and understand the organizations proposed under the scope of the curricular restructuring of the course of Exact Sciences Degree (LCE), from the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), which potentiates the construction of interdisciplinary strategies, as well as the possible benefits resulting for teacher training. The research is qualitative and participant. For the production of data, semi-structured interviews were conducted with seven teachers who made up the core of the Structuring Lecturer (NDE), of the LCE, during the reconstrution period of the course. (2012-2014). The data were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). From this study, we conclude that there are organizations in the course of degree in sciences that enhance the construction of interdisciplinary strategies, and that can contribute to the training of teachers in view of the reintegration of knowledge. They are: pedagogical practices in the curriculum components, internships since the beginning of the course, subjects such as Integration of Science and different degrees integrated into a single degree.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo investigar y comprender las organizaciones propuestas en el marco del plan de estudios de reestructuración del curso de Ciencias Exactas Grado (LCE), la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), que mejoran la construcción de estratégias interdisciplinarias, así como los posibles beneficios resultantes de la formación del profesorado. La investigación es cualitativa y participante. Para la producción de datos, entrevistas semi-estructuradas se llevaron a cabo con siete profesores que formaban el núcleo Estructuración Profesor (ECM), de LCE, en el transcurso del período de reconstrucción (2012-2014). Los datos fueron analizados por Análisis Textual Discusiva (DTA). A partir de este estudio, se concluye que hay organizaciones em el curso de licenciatura em ciencias que mejoran la construcción de estrategias interdisciplinarias, y que pueden contribuir a la formación de maestros en vista de la reintegración de los conocimientos. Son ellas: las prácticas pedagógicas tales como los componentes del currículo, las etapas desde el inicio del curso, temas como la integración de la ciencia y diferentes grados integrados en un solo grado. <![CDATA[ESTUDOS SOBRE O PROCESSO CRIATIVO – UM OLHAR SOBRE FRIDA KAHLO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho busca estudar o sofrimento e o processo criativo através de um olhar sobre a vida e a obra da artista mexicana Frida Kahlo. Consistiu de um estudo eminentemente qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que envolveu revisão bibliográfica, pesquisa teórica e um exercício hermenêutico acerca de fragmentos da vida/obra da artista. Aproximando-nos dos conceitos psicanalíticos de Donald Winnicott, exercitamos a separação da obra de arte e do viver criativo, valorizando as possibilidades de integração e vida através e além da obra. A proposta de uma psicologia concreta, ocupada com o acontecer humano a partir de uma perspectiva existencial, ou seja, a vida acontecendo na cena, nas relações com o ambiente e com o outro. Este trabalho desvenda possibilidades para pensar o viver criativo mesmo nas situações-limite, numa psicologia da existência onde a finitude, a solidão, os limites da liberdade humana e a precariedade do sentido da vida são a matéria-prima da própria existência. Revelando que a importância da Frida não está na Frida-obra e sim, na Frida-processo.<hr/>ABSTRACT This paper intends to study the suffering and the creative process through a gaze on life and work of Mexican artist Frida Kahlo. It consists in a predominantly qualitative, exploratory and descriptive study case involving literature review, theoretical research and a hermeneutic exercise on fragments of the artist’s life/work. Moving toward Donald Winnicott’s psychoanalytical concepts, it is exerted the separation of work of art and creative living, enhancing the possibilities for integration and life through and beyond the work. Thus, this paper puts forward the proposal of a concrete psychology, concerned with the human events from an existential perspective, i.e., the life happening in the scene, in relations with the environment and with the other. This paper unravels possibilities for thinking creative living even throughout extreme situations, in a psychology of existence where finitude, solitude, the limits of human freedom and the precariousness of life sense are the raw material to existence itself. Revealing that Frida’s main contribution is not in a Frida’s work of art, but, most of all, in a Frida’s-process.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo estudiar el proceso creativo y el sufrimiento a través de una mirada a la vida y obra de la artista mexicana Frida Kahlo. Consistió en un estudio eminentemente cualitativo, de carácter exploratorio y descriptivo, que involucró a revisión de la literatura, la investigación teórica y ejercicio hermenéutico en fragmentos de la vida/obra del artista. Acercarse a los conceptos psicoanalíticos de Donald Winnicott, ejercer la separación de la obra y la vida creativa, valorando las posibilidades de integración y vivir a través y más allá del trabajo. La propuesta de una psicología concreta, ocupado con el Humano, sucede desde una perspectiva existencial, es decir, la vida pasando en la escena, en las relaciones con el entorno y con los demás. Este trabajo descubre posibilidades para pensar en la vida creativa, incluso en situaciones extremas, una psicología de la existencia, donde la finitud, la soledad, los límites de la libertad humana y la precariedad del sentido de la vida son la materia prima de la existencia misma. Revelando la importancia de Frida no está en la mano de obra, pero en Frida-proceso. <![CDATA[O PROGRAMA PROJOVEM, AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO (NÃO) FORMAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa os sentidos e as mudanças de formato que ocorreram no programa de caráter educativo proposto pelas PPJs (Políticas Públicas de Juventude), denominado de ProJovem Urbano, por meio de pesquisa bibliográfica, de documentos específicos e estudo de caso. A trajetória do ProJovem Urbano constitui-se em um interessante caso para analisar a natureza, os sentidos e as transformações das práticas educativas voltadas aos jovens das classes trabalhadoras no Brasil das últimas décadas. Programas educativos que inspiraram o ProJovem Urbano são, inicialmente, casos exemplares da formação do campo das práticas socioeducativas no Brasil e da sua relação com a educação não formal e a assistência social. Posteriormente, são exemplos também do esvaziamento da não formalidade que, em princípio, se esboçou nesse campo. Finalmente, o ProJovem Urbano busca caracterizar-se como uma ação vinculada à EJA (Educação de Jovens Adultos), voltada à certificação do Ensino Fundamental e a cursos de formação profissional. Atualmente, o ProJovem Urbano torna-se caso exemplar da variedade, fragmentação, instabilidade e mesmo irregularidade dos múltiplos programas voltados à EJA.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the meanings and format changes that have occurred in the educational program called ProJovem Urbano, which is proposed by the Public Policy of Youth, and this is done through a literature study of specific documents and case study. The trajectory of ProJovem Urbano is in an interesting case to analyze the nature, the senses and the transformation of educational practices aimed at young people of the working classes in Brazil in recent decades. Initially, the educational programs that inspired the ProJovem Urbano are exemplary cases of the formation of the field of socio-educational practices in Brazil and its relation to non-formal education and social assistance. Subsequently, they are also examples of not emptying the formality that, at first, was drafted in this field. Finally, the ProJovem Urbano be characterized as a linked action to Young Adult Education, focused on the certification of primary education and vocational training courses. Currently, the ProJovem Urban becomes exemplary case of variety, fragmentation, instability and even irregularity of multiple programs focused on Youth and Adult Education.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza los sentidos y los cambios que se produjeron en el programa de educación llamado ProJovem Urbano, que es propuesto por Políticas Públicas de la Juventud y lo hace por medio de estudio de la literatura, documentos específicos y estudio de caso. La trayectoria de ProJovem Urbano es un caso interesante para analizar la naturaleza y el significado de las prácticas educativas dirigidas a los jóvenes de las clases trabajadoras en Brasil en las últimas décadas, así como sus transformaciones a través del tiempo. Los programas educativos que inspiraron lo ProJovem Urbano son inicialmente casos ejemplares de la formación del campo de las prácticas socio-educativas en Brasil y su relación con la educación no formal y la asistencia social. Posteriormente, también son ejemplos de disminución de la formalidad de que, al principio, fue elaborado en este campo. Por último, el ProJovem Urbano es caracterizado como una acción vinculada a EJA (Educación de Jóvenes y Adultos), que se centró en la certificación de la educación primaria y de cursos de formación profesional. Actualmente, el ProJovem Urbano se convierte en caso ejemplar de la variedad, la fragmentación, la inestabilidad e incluso irregularidad de varios programas centrados en la educación de jóvenes y adultos. <![CDATA[O PODER DA PALAVRA: O TRABALHO DE EDUCADORAS(ES) SOCIAIS COM A LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A presente pesquisa investigou a prática de educadoras(es) da rede pública, a partir da contação de histórias e leitura de livros. A questão central foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um(a) educador(a) de um CRAS?” Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido e a discussão sobre a técnica proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger. Em afinação com esse método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva realizada em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelas(os) educadoras(os) mostrou-se afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como fagulhas que transformam a maneira das crianças e das(os) educadoras(es) estarem no mundo. Dessa forma, a literatura atribuiu sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, cultural e existencial e para as(os) educadoras(es), em seus processos profissional e existencial. Percebeu-se a abertura das(os) participantes para o trabalho e a criação de alternativas frente a obstáculos, como a desvalorização da profissão pelos gestores públicos e educadores e a ausência de formação e de profissionais de referência. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar a criação e o diálogo entre ações na rede assistencial apontando a importância do uso da literatura em espaços de educação não formal.<hr/>ABSTRACT The purpose of this research was to investigate the use of children’s literature by teachers in a social program. The central question was: “What is the meaning of working with children’s stories for an educator of a CRAS?” The philosophical basis for this study was Martin Heidegger’s concept of Meaning and Technique, developed as part of his existential phenomenology. The research methodology employed was that of the reflective one-to-one interview. The sample size was three. These teachers reported finding their use of children’s literature in the social institution both engaging and emotionally satisfying but they also felt distant and uncertain about it. The stories were understood as fire sparks that transmute the way children and educators are in the world, highlighting the use of literature as an assistant in children’s and teacher’s educational, cultural and personal development. Thus, for example, it was notable the openness of the educators for work and for creating alternative practices against their everyday obstacles, such as, the dearth of teacher training, the lack of professional reference and the perceived depreciating value of teaching as a profession by public administrators and educators. This study highlighted the need for further research into the connections between the use of literature in different institutions of non-formal education.<hr/>RESUMEN Esta investigación buscó estudiar la práctica de educadores sociales de la red pública partiendo de la narración de cuentos y de la lectura de libros. La cuestión central fue: “¿Cuál es el sentido del trabajo con cuentos infantiles para un educador de un CRAS?” Fue elegido como base teórica y metodológica la idea de Sentido y la Técnica propuesta por Martin Heidegger. El procedimiento utilizado, que hace sentido dentro de este método, fue la entrevista reflexiva que fue hecha en encuentros individuales con tres educadores. La apropiación del trabajo por ellos mostró ser afectiva y satisfactoria, pero también distante e insegura. Los cuentos fueron comprendidos como fuerzas que cambian la manera de estar en el mundo de los educadores y de los niños. Para los ninõs, la literatura dio sentido en sus procesos pedagógicos, culturales y existenciales, mientras para los educadores en sus procesos profesionales y existenciales. Los participantes parecieron abiertos al trabajo y a la creación de alternativas cuando enfrentando obstáculos, como, por ejemplo, la desvalorización de la profesión y la falta de formación. Por todo eso, esta investigación apunta la necesidad de la creación e del dialogo entre acciones de la red de asistencia que valoricen el uso de la literatura en espacios de educación no formal. <![CDATA[INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas acerca deste assunto. Um dos problemas que merecem destaque corresponde às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão referente à educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas distinções substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as concepções dos diversos atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.<hr/>ABSTRACT Admittedly, the theme inclusion has been the subject of great debate in the Brazilian Basic Education, especially after the 90s. In particular, can be identified many dilemmas and doubts on this. One of the problems corresponds to any adjustment difficulties presented by children with disabilities in face of the cycle change. This article aims to compare the process of inclusion of disabled children in kindergarten and Elementary School. Thus, a discussion on inclusive education is carried out before the recent changes in Basic Education, such as design changes to Children’s education and the expansion of primary education. We discuss programmatic differences between these levels and their implications for the inclusion of children with special needs. In general, are also highlighted substantial differences between these levels of education, with emphasis on the relationships with family, teachers profiles, student-teacher relations, orientation of the education program and even the conceptions of the different actors involved in the process, highlighting their actual impact on the inclusion of children with special educational needs.<hr/>RESUMEN Es cierto que el tema inclusión tema ha sido objeto de gran debate en la educación básica brasileña, especialmente después de los años 90. En particular, se pueden identificar muchos dilemas y dudas sobre esto. Uno de los problemas dignos de mención corresponde a las dificultades de ajuste presentados por los niños con discapacidad en vista del cambio del ciclo. Este artículo tiene como objetivo comparar el proceso de inclusión de los niños con discapacidad en el educación de párvulos y ensenanza primaria I. Con este fin, un debate sobre la educación inclusiva se lleva a cabo antes de los recientes cambios en la educación básica, tales como cambios de diseño la educación de los niños y la expansión de la educación primaria. Ellos son retratados diferencias programáticas entre estos niveles y sus implicaciones para la inclusión de niños con necesidades especiales. En general, también se destacan las diferencias sustanciales entre estos niveles de la educación, con énfasis en las relaciones con la familia, los perfiles de los docentes, la relación alumno-profesor, la orientación del programa de educación e incluso las representaciones sociales de los diferentes actores involucrados en el proceso, destacando su impacto real en la inclusión de niños con necesidades educativas especiales. <![CDATA[PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR: FACILIDADES E DIFICULDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.<hr/>ABSTRACT The objective is to identify the facilities and difficulties of the teacher’s pedagogical practice with children under oncological treatment. There were interviews with six teachers, which were defined into two categories. One category identified that the content and educational objectives of schooling in a hospital setting is similar to that of the regular school, with adjustments, due to the physical and emotional conditions of these students. The other category showed that the difficulties are related to reading, memorization, concentration, assessment, lack of material and physical space; while the union and cooperation between the teachers, children, and families exist in the facilities. We conclude that the practice is complete and that there is a need for new studies to investigate the difficulties of this environment.<hr/>RESUMEN El objetivo es identificar las facilidades y dificultades de la enseñanza de la práctica pedagógica con los niños en el tratamiento del cáncer. Había seis entrevistas con los profesores y se definen dos categorías. Uno encontró que el contenido y los objetivos educativos de la enseñanza en el hospital se encuentran cerca de la escuela regular, con adecuaciones debido a las condiciones físicas y emocionales de estos estudiantes. Otra mostraba que las dificultades están en relación a la lectura, la memorización, la concentración, la evaluación, la falta de equipo y espacio físico, mientras que la unión y cooperación entre los maestros, los niños y la familia son las instalaciones. Llegamos a la conclusión de que la práctica es compleja y existe la necesidad de más investigación para apoyar a los retos de este entorno. <![CDATA[O BRINCAR COMO PRÁTICA SOCIAL IDENTIFICADO EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa objetivou identificar e compreender os processos educativos construídos por crianças da zona rural, estudantes da escola urbana, durante o translado do ônibus escolar de ida para a escola e retorno para casa. O grupo de participantes foi composto por quatorze crianças entre 6 e 10 anos de idade, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Buscou-se fundamento metodológico na abordagem qualitativa de pesquisa com observação participante no interior do ônibus escolar rural. Para a sistematização das informações, foram feitos registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam que o brincar apresenta-se como principal processo educativo verificado no interior do veículo. As crianças participantes vivenciaram experiências lúdicas, ensinando e aprendendo umas com as outras brincadeiras de seu cotidiano de vida, construíram expressões próprias do grupo como modo de comunicação e de identidade daquele coletivo. Questiona-se como esses processos educativos, em especial as experiências de cultura lúdica infantil rural, produzidos pelas próprias crianças são valorizados no contexto escolar e indica a necessidade de produção de novos estudos que se proponham a escutar as crianças e os processos de ensino e aprendizagem gerados por elas nas convivências com seus pares em grupos infantis.<hr/>ABSTRACT This research aimed to identify and understand the educational processes built by children from rural, urban school students during the transfer from school bus going to school and return home. The group of participants consisted of fourteen children between 6 and 10 years old, students in the early years of elementary education at a public school located in São Paulo. He attempted to methodological foundation in qualitative research approach with participant observation inside the rural school bus. For systematization of information, records were made in a field diary. All the collected material was interpreted and categorized through content analysis. The results reveal that the play presents itself as the main educational process found inside the vehicle. The participating children experienced recreational experiences, teaching and learning from each other jokes of their daily life, they built themselves expressions of the group as the mode of communication and identity of that collective. Wonders how these educational processes, especially the experiences of rural children’s play culture, produced by the children themselves are valued in the school context and indicates the need for production of new studies which intend to listen to children and teaching and learning processes generated by them in cohabitation with peers infant groups.<hr/>RESUMEN Esta investigación tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos construidos por los niños de los estudiantes de escuelas urbanas, rurales durante el traslado del autobús escolar va a la escuela y regresar a casa. El grupo de participantes consistió en catorce niños de entre 6 y 10 años de edad, estudiantes de los primeros años de la educación primaria en una escuela pública ubicada en São Paulo. Intentó fundamento metodológico en el enfoque de investigación cualitativa con la observación participante en el interior del autobús de la escuela rural. Para la sistematización de la información, los registros se hicieron en un diario de campo. Todo el material recogido se interpreta y se clasificó a través de análisis de contenido. Los resultados revelan que la obra se presenta como el proceso educativo principal que se encuentra en el interior del vehículo. Los niños participantes experimentaron experiencias recreativas, enseñando y aprendiendo unos de otros chistes de su vida cotidiana, se construyeron expresiones del grupo que el modo de comunicación y la identidad de ese colectivo. Se pregunta cómo estos procesos educativos, en especial las experiencias de la cultura de juegos para los niños rurales, producido por los propios niños son valorados en el contexto escolar e indica la necesidad de producción de nuevos estudios que tengan la intención de escuchar a los niños y la enseñanza y los procesos de aprendizaje generada por ellos en la convivencia con los grupos de pares infantiles. <![CDATA[ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS MIDIÁTICOS NA ABORDAGEM DAS QUESTÕES RACIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo relata uma experiência relacionada com a temática racial no ambiente escolar, mais especificamente na sala de aula. Entende-se que a prática pedagógica define, além de aprendizagens, comportamentos. Para tanto, a ação pedagógica é pensada com foco em instigar a reflexão dos alunos e despertá-los para o debate das questões étnico-raciais. Os recursos midiáticos são entendidos aqui como auxiliares e componentes das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em situações de ensino e aprendizagem (rodas de leitura, autorretrato, análise de fotos etc.). A parte prática da pesquisa foi desenvolvida em uma sala de aula de 1º. ano da rede estadual, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. As ilustrações e diálogos das crianças forneceram pontos que orientaram o trabalho. Observa-se, ao final, o papel do professor como principal mediador na desconstrução de preconceitos culturalmente enraizados.<hr/>ABSTRACT This article reports an experience related to racial theme in the school environment, specifically in the classroom. It understands that the pedagogical practice defines besides learning, behavior. Therefore, the pedagogical actions are focus on instigating reflection of the students and awaken them to the ethnic and racial issues. The media resources are understood here as auxiliary and components used teaching strategies (reading circles, self-portrait, photo analysis etc.). The practical part of the research was conducted in a 1st. year classroom in the inner of São Paulo State, at São Carlos city. The illustrations of children and the dialogues were important responses that have guided the work. It is observed at the end, the teacher’s role as the main mediator in the deconstruction of culturally ingrained prejudices.<hr/>RESUMEN Este artículo da cuenta de una experiencia relacionada con el tema racial en el entorno escolar, específicamente en el aula. Se entiende que la práctica pedagógica define además el aprendizaje, el comportamiento. Por lo tanto, se cree que la acción pedagógica para centrarse en instigar la reflexión de los alumnos y despertar a las cuestiones étnicas y raciales. Los recursos de los medios se entienden aquí como estrategias de enseñanza auxiliares y componentes utilizados (círculos de lectura, autorretrato, análisis de fotografías etc.). La parte práctica de la investigación se llevó a cabo en un aula de 1 año de el estado, la ciudad de São Carlos, São Paulo. Las ilustraciones de los niños y los diálogos fueron importantes respuestas que han guiado el trabajo. Se observa al final el papel del profesor como mediador principal en la deconstrucción de prejuicios arraigados culturalmente. <![CDATA[QUEM É O ZARATUSTRA DE NIETZSCHE? – ZARATUSTRA COMO EDUCADOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200283&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente texto procura traçar algumas linhas sobre o tipo Zaratustra, personagem principal da obra Assim Falou Zaratustra, bem como mostra que tal personagem é um educador. Zaratustra é educador não por determinar condutas, valores, leis, juízos, disciplinas, nem por qualquer aspecto que percorra as linhas da moralidade. É educador pelo pleno exercício de educar a si mesmo, pelo pleno exercício de experimentação de si. Essa imagem do educador Zaratustra permite pensar a educação/formação por vias da singularidade e da diferença.<hr/>ABSTRACT This work has an objective to do some parallel lines about Zaratustra, the main character in the masterpiece “Assim falou Zaratustra”, it shows that this character is an educator. Zaratustra is an educator not to determine, customs, values, judgment, discipline, and even in other view suggesting morality. He is an educator just for his own exercise, to try experience himself. This Zaratustra’s image allows us to think about education – formation of singularity and difference.<hr/>RESUMEN En este trabajo se intenta extraer algunas líneas sobre el tipo Zaratustra, personaje principal de obra Así habló Zaratustra, y muestra que este personaje es un educador. Zaratustra no es un educador para determinar comportamientos, valores, leyes, ordenanzas, disciplinas, y no para cualquier aspecto que ir a través de las líneas de la moralidad. Es educador en el pleno ejercicio de si mismo, a través del ejercicio de la experimentación de si. Esta imagen de Zaratustra eduador permite pensar la educación/formación a modo de la singularidad y la diferencia. <![CDATA[CAMADAS POPULARES E UNIVERSIDADES PÚBLICAS: TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000200299&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente texto procura traçar algumas linhas sobre o tipo Zaratustra, personagem principal da obra Assim Falou Zaratustra, bem como mostra que tal personagem é um educador. Zaratustra é educador não por determinar condutas, valores, leis, juízos, disciplinas, nem por qualquer aspecto que percorra as linhas da moralidade. É educador pelo pleno exercício de educar a si mesmo, pelo pleno exercício de experimentação de si. Essa imagem do educador Zaratustra permite pensar a educação/formação por vias da singularidade e da diferença.<hr/>ABSTRACT This work has an objective to do some parallel lines about Zaratustra, the main character in the masterpiece “Assim falou Zaratustra”, it shows that this character is an educator. Zaratustra is an educator not to determine, customs, values, judgment, discipline, and even in other view suggesting morality. He is an educator just for his own exercise, to try experience himself. This Zaratustra’s image allows us to think about education – formation of singularity and difference.<hr/>RESUMEN En este trabajo se intenta extraer algunas líneas sobre el tipo Zaratustra, personaje principal de obra Así habló Zaratustra, y muestra que este personaje es un educador. Zaratustra no es un educador para determinar comportamientos, valores, leyes, ordenanzas, disciplinas, y no para cualquier aspecto que ir a través de las líneas de la moralidad. Es educador en el pleno ejercicio de si mismo, a través del ejercicio de la experimentación de si. Esta imagen de Zaratustra eduador permite pensar la educación/formación a modo de la singularidad y la diferencia.