Scielo RSS <![CDATA[Comunicações]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-121X20160004&lang=pt vol. 23 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo discutimos os determinantes políticos e econômicos da educação especial no Brasil contemporâneo. Lançamos mão de um método analítico que busca apreender a realidade social objetiva reconhecendo sua condição constitutiva de totalidade e a análise por contradição. Compõem o debate categorias de análise como a privatização na educação, a responsabilização dos professores e a precarização das condições do trabalho docente, consideradas como necessárias para a compreensão das políticas educacionais vigentes por sua abrangência e presença nas políticas dirigidas às diferentes etapas e modalidades da educação nacional. Analisamos documentação representativa das políticas de educação especial, considerando-as expressão do processo e do resultado das disputas em cada momento histórico. Captamos e mostramos mudanças estruturais e conceituais da política de educação especial brasileira recente referentes à concepção de perspectiva inclusiva, às formas de atendimento, aos estudantes, professores e demais profissionais vinculados à educação especial. Discutimos as mudanças estruturais e conceituais presentes nas proposições políticas, traçando um exercício comparativo entre as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica (BRASIL, 2001) e a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008a).<hr/>Resumen En este artículo discutimos los determinantes políticos y económicos de la educación especial en el Brasil contemporâneo. Utilizamos un método de análisis de la aprehensión de la realidad social objetiva en su condición constitutiva de la totalidad y la contradicción. Insertado en las categorías de análisis de debate como la privatización de la educación, la responsabilidad de los maestros y las precarias condiciones de enseñanza para la comprensión de las políticas educativas actuales de su alcance y presencia en las políticas dirigidas a diferentes etapas y tipos de educación nacional. Analizamos los documentos de la política de educación especial como una expresión del proceso y el resultado de las diferencias en cada momento histórico. Estudiamos y mostramos los cambios estructurales y conceptuales de la política reciente de educación especial de Brasil en perspectiva del diseño inclusivo, las formas de asistencia a los estudiantes, maestros y otros profesionales relacionados con la educación especial. Se discuten los cambios estructurales y de conceptos en las presentes propuestas políticas, la elaboración de un ejercicio comparativo entre las Directrices nacionales para la educación especial en la educación básica (BRASIL, 2001) y la Política Nacional de Educación Especial en el perspectiva de la educación inclusiva (BRASIL, 2008a).<hr/>Abstract In this article, we discussed the political and economic determinants of special education in contemporary Brazil. We use an analytical method of apprehension of objective social reality in its constitutive condition of totality and contradiction. Inserted in the debate analysis categories such as privatization in education, accountability of teachers and the precarious conditions of teaching for understanding of current educational policies for its scope and presence in policies aimed at different stages and types of national education. We analyze documents of the special education policy as an expression of the process and the outcome of disputes in each historical moment. Study and show structural and conceptual changes of recent Brazilian special education policy on inclusive design perspective, the forms of assistance to students, teachers and other professionals related to special education. We discuss the structural and conceptual changes in the present political propositions, drawing a comparative exercise between national guidelines for special education in basic education (BRAZIL, 2001) and the National Special Education Policy in the context of inclusive education (BRAZIL, 2008a). <![CDATA[Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Historicamente, a Educação Infantil e a Educação Especial têm sido marcadas pela presença das instituições privado-assistenciais, nem sempre com características educacionais. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996 (LDB/96) configurou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica brasileira e a Educação Especial como modalidade da Educação Escolar. Desde então, a escola é entendida como o lugar - por excelência - de toda e qualquer criança. Apesar da crescente cobertura do atendimento da educação infantil e da educação especial, decorrente de políticas implantadas desde o final dos anos 1990, trabalhos acadêmicos denunciam a quase inexistência de crianças com deficiência entre a população matriculada na educação infantil. Sendo assim, o objetivo deste artigo é analisar a presença de crianças “da Educação Especial” na Educação Infantil, considerando o alcance do atendimento educacional especializado e a presença de instituições do setor público e do setor privado-assistencial na educação para essa faixa etária. Para este estudo, foram utilizados dados no INEP relativos a matrículas, tipos de escola e deficiência. O campo empírico foi o Estado de Mato Grosso do Sul. As análises são fundamentadas na perspectiva materialista histórica, que concebe as políticas públicas como parte da organização do Estado para o gerenciamento de tensões sociais.<hr/>Resumen Ambas las historias - de la Educación Infantil y de la Educación Especial - han sido marcadas por la presencia de instituciones privado-filantrópicas, muchas veces sin características educacionales. La Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional de Brasil en el 1996 (LDB/96) ha configurado la Educación Infantil como la primera etapa de la Educación Básica y la Educación Especial como modalidad de la Educación Escolar. Desde entonces, la escuela es el lugar - por excelencia - de todo y cualquier niño. A pesar del progresivo aumento de atendimiento de la educación infantil y da educación especial, decurrente de las políticas implantadas desde los años de 1990, trabajos académicos alertan a la cuasi inexistencia de niños con discapacidad entre la población inscrita en la educación infantil. El objetivo de este artículo es analizar la presencia de niños de la “Educación Especial” en la Educación Infantil, considerándose la atención educacional especializada y la presencia de las instituciones de los sectores público y privado-asistencial en la educación para este grupo de edad. Fueron utilizados datos de INEP, relativos a matrículas, tipos de escuela y de discapacidad. El campo de coleta es el estado de Mato Grosso do Sul (Brasil). Los análisis son fundamentados en la perspectiva materialista histórica, que concibe las políticas públicas como parte de la organización del Estado para gerenciamiento de tensiones sociales.<hr/>Abstract Historically, both early childhood education and special education have been marked by the presence of private-care institutions, not always with educational characteristics. The approval of the Education Brazilian Law in 1996 (LDB / 96) established the early childhood education as the first stage of the Brazilian Basic Education and Special Education as a school education mode. Since then, the school has been understood as the place - par excellence - of every single child. Despite increasing coverage of early childhood education and special education, resulting from public policies implemented since the late 1990s, academic papers have denounced the almost inexistence of children with disabilities among the population enrolled in early childhood education. Thus, the paper aims at analysing the presence of “Special Education” children in preschool education, by considering the scope of specialized educational care and the presence of public and private-care institutions in the educational services for this age group. The study included data from INEP regarding school enrolment, school types and disability. The empirical field was the state of Mato Grosso do Sul (Brazil). The analyses are based on the historical materialist perspective, which conceives public policies as part of the State organization for managing social tensions. <![CDATA[Trajetórias escolares de alunos com Transtorno do Espectro Autista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA.<hr/>Resumen El presente estudio tiene por objetivo investigar la escolarización de sujetos con TEA en el municipio de Campinas. Es un estudio descriptivo que analizó los microdatos del Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar los alumnos con TEA ma triculados en el municipio y mapear las trayectorias de escolarización de los alumnos con Autismo. Fueron entrevistados 18 familiares, para conocer sus percepciones con relación a las trayectorias escolares de esos sujetos. Los resultados indican una diminución de matrículas de alumnos con TEA en el municipio, siendo la mayoría matriculada en la Enseñanza regular, Fundamental, en las redes Estadual y Municipal. Las trayectorias escolares mapeadas son casi siempre parciales (no aparecen en todos los años investigados) o incompletas, sugiriendo alto índice de evasión escolar y los testimonios de los familiares, aunque reconozcan la contribución positiva de la escuela, indican la persistencia de dificultades de diversos órdenes. Ese panorama requiere políticas y acciones del poder público, en el área de formación de profesores y esquemas de organización educativos capaces de atender, con cualidad a la población con TEA.<hr/>Abstract This study aims to investigate the education of individuals with ASD in Campinas. This is a descriptive study that analyzed the microdata from the INEP School Census, from 2009 to 2012, in order to identify students with ASD enrolled in the city and map the school trajectories of students with Autism. 18 relatives were interviewed to survey their perceptions about the school process of these individuals. The results show a decrease of enrolment of students with ASD in the city, mostly enrolled in Regular Education, at the elementary school stage, in public schools. The school careers mapped are almost always partial (do not appear in every year surveyed) or incomplete, suggesting high waiver rates and the statements of relatives, while acknowledging the positive contribution of school, indicate the persistence of difficulties of different orders. This scenario requires government policies and actions in the teacher training area and educational arrangements able to meet with quality the educational needs of people with ASD. <![CDATA[Educação especial, políticas e contextos: o caso de cariacica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pesquisadores de diferentes Estados brasileiros buscam estudar políticas de educação especial em ação. Neste artigo, analisa-se a política conduzida pela equipe de Educação Especial de Cariacica-ES e se dialoga com as contribuições de Sousa Santos. Realizou-se um grupo focal, trabalhando com as narrativas dos cinco profissionais que compõem a equipe gestora. A equipe atua conjuntamente há mais de cinco anos e deu início a um trabalho sistematizado desde 2001, contando com um apoio político considerável junto à Secretaria de Educação. Documentos constituídos pela equipe orientam as ações, tendo em vista as especificidades locais. Os eixos centrais de atuação sinalizados pelo grupo foram: gerir a formação continuada sobre a educação inclusiva; processo de avaliação pedagógica dos alunos para encaminhamento aos apoios; considerar o currículo da escola como articulador da escolarização dos alunos público-alvo da educação especial; fórum permanente de famílias desses alunos, e; dois grupos de profissionais que realizam as ações de Educação Especial (os articuladores de ações inclusivas e os professores que atuam com o atendimento educacional especializado). Conclui-se, não sem importantes contradições, que o município apresenta movimentos, procurando constituir políticas públicas favorecedoras da inclusão escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial.<hr/>Resumen Investigadores de diferentes estados brasileños buscan estudiar las políticas de educación especial en la acción. En este artículo, analizamos la política de la educación especial del equipo Cariacica-ES y conversa con los aportes de Sousa Santos. Hemos llevado a cabo un grupo de enfoque que está trabajando con narrativas de cinco profesionales que componen el equipo de gestión. El equipo trabaja en conjunto más de cinco años y comenzó un trabajo sistemático desde 2001 contando con un considerable apoyo político del Departamento de Educación. Los documentos realizados por el equipo guián las acciones, teniendo en cuenta las condiciones locales. Los ejes centrales de la acción marcadas por el grupo fueron: Gestión de educación continua sobre la educación inclusiva; proceso de enseñar a los estudiantes de evaluación para la remisión de apoyo; considerar el plan de estudios de la escuela como un articulador de la educación del grupo a los estudiantes de educación especial; foro permanente para las familias de estos estudiantes, y; dos grupos de profesionales que realizan las acciones de educación especial (los articuladores de acciones inclusivas y los maestros que trabajan con los servicios de educación especializada). Se concluye, no sin grandes contradicciones, la ciudad tiene movimientos, tratando de estar a favor de las políticas de inclusión escolar del público objetivo de las personas de educación especial.<hr/>Abstract Researchers from different Brazilian states aim at studying special education in practice. In this article, the policy carried out by the special education team in Cariacica- -ES, Brazil is analyzed based on the contributions by Sousa Santos. A focus group was created to work on the narrative of the five teachers who make up this managerial team. The team has worked together for over five years. They started a systematized action in 2001 counting on considerable political support at the Secretariat of Education. Documents made by the team guide our action towards local specificities. The central operation axes highlighted by the group were managing continuing education on inclusive education; pedagogical assessment process of students sent to support; considering the school curriculum to have a pivotal role for educating target special education students; permanent forum for these students’ families and two groups of professionals who carry out special education actions actors of inclusive actions and teachers who work in Specialized Education Service. Despite significant contradictions, we conclude that the municipality has actually made moves towards creating public policies that favor school inclusion of special education target students. <![CDATA[Educação especial e inclusão escolar nos planos municipais de educação da baixada fluminense: avanços, contradições e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Desde 2003, o Brasil tem ampliado os investimentos financeiros e as diretrizes educacionais voltados à promoção dos direitos educacionais e sociais do público-alvo da Educação Especial, por meio, sobretudo, da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, iniciada em 2008. Nesse contexto, o recente debate em torno da Meta 4 do Plano Nacional de Educação e sua implementação nas redes municipais de ensino condensou embates políticos reveladores dos interesses e das visões em disputa. Considerando esse contexto político, este artigo discute como sete municípios da Baixada Fluminense/RJ incorporaram as indicações da Meta 4 nos Planos Municipais de Educação. Em termos metodológicos, usamos os pressupostos da pesquisa descritivo-analítica, focando documentos locais em diálogo com documentos nacionais. Nossas análises problematizam, entre outros aspectos, as contradições, os avanços e as disputas entre diferentes atores que atuam no campo dos direitos das pessoas com deficiência.<hr/>Abstract Since 2003, Brazil has increased financial investments and education plans aiming at guaranteeing educational and social rights to the target audience of Special Education, especially the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, which began in 2008. In this context, the recent debate on Goal # 4 of the National Education Plan and its implementation in municipal education systems was condensed revealing political conflicts of interests and views in dispute. Given this political context, this paper discusses how seven municipalities of Baixada Fluminense (Rio de Janeiro - Brazil) incorporated the indications of Goal # 4 in their Municipal Education Plans. In methodological terms, we use the assumptions of descriptive-analytic research, focusing on local documents in dialogue with national documents. Our analyses problematize, among other aspects, contradictions, advances and disputes between different actors that operate in the field of the rights of people with disabilities.<hr/>Resumen Desde 2003, Brasil ha aumentado las inversiones financieras y diretrices políticas educativas orientadas a la promoción de los derechos educativos y sociales del público de la Educación Especial, a través, sobre todo, de la Política Nacional de Educación Especial en la Perspectiva de la Educación Inclusiva, que comenzó en 2008. En este contexto, el reciente debate sobre la Meta 4 del Plan Nacional de Educación y su aplicación en los sistemas educativos municipales ha condensado embates políticos, revelando los intereses y puntos de vista em disputa. Teniendo en cuenta este contexto político, en este artículo se describe cómo siete municipios de la Baixada Fluminense/RJ incorporan los signos de la Meta 4 de los Planes Municipales de Educación. En cuanto a la metodología, realizamos una investigación descriptivo-analítica, analizando lós documentos locales en el diálogo con los documentos nacionales. Nuestra análisis problematiza, entre otras cosas, las contradicciones, los avances y las controversias entre los distintos agentes que operan en el campo de los derechos de las personas con discapacidad. <![CDATA[Instituição especializada e o apoio à escolarização do aluno com deficiência: avanços e retrocessos em tempos de inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, que objetivou investigar a parceria entre instituição especializada e escola comum no apoio à escolarização do aluno com deficiência intelectual, em um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo. A coleta dos dados foi obtida por meio de entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição especializada. A entrevista contemplou questões relacionadas aos seguintes aspectos: a organização e o funcionamento da instituição especializada; os alunos que frequentam a instituição; o apoio da instituição às escolas comuns e a relação com as famílias; o perfil e a formação dos profissionais da instituição. Os dados mostraram que o trabalho dessa instituição especializada não está articulado com o currículo da escola regular, não garante continuidade nem tampouco realiza a antecipação dos conteúdos trabalhados pela escola e não há uma cultura de reflexão conjunta da instituição e da escola sobre o desenvolvimento do currículo e as práticas pedagógicas, impedindo a identificação de caminhos mais apropriados para a escolarização dos alunos com deficiência intelectual. Portanto, o avanço das políticas educacionais não provocou, no contexto estudado, avanço nas práticas institucionais na perspectiva da educação inclusiva.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación cualitativa, cuyo objetivo fue investigar la asociación entre la institución especializada y la escuela común para apoyar la educación de los alumnos con discapacidad intelectual, en una ciudad de tamaño medio en el estado de Sao Paulo. Se obtuvo la recopilación de datos a través de entrevista semiestructurada con el coordinador educativo de la institución especializada. La entrevista incluyó preguntas relacionadas con: la organización y funcionamiento de la institución especializada; estudiantes que asisten a la institución; el apoyo de la institución a las escuelas comunes y la relación con las familias; el perfil y la formación del personal de la institución. Los datos mostraron que la labor de la institución especializada no está vinculado al plan de estudios de la escuela regular, no garantiza la continuidad ni se da cuenta de la anticipación de los contenidos trabajados en la escuela y hay una reflexión conjunta de la cultura de la institución y de la escuela en el desarrollo curricular y las prácticas pedagógicas, la prevención de la identificación de las formas más adecuadas para la educación de los estudiantes con discapacidad intelectual. Por lo tanto, el avance de la política de educación no se tradujo en el contexto estudiado, los avances en las prácticas institucionales en el contexto de la educación inclusiva.<hr/>Abstract This article presents the results of a qualitative research that aimed to investigate the association between specialized institution and common school to support the education of students with intellectual disabilities, in a medium-sized city in the state of São Paulo. Data collection was obtained through semi-structured interview with the educational coordinator of the specialized institution. The interview included questions related to: the organization and functioning of the specialized institution; students attending the institution; the support of the institution to the common schools and the relationship with families; profile and training of staff of the institution. The data showed that the work of the specialized institution is not linked to the curriculum of regular school, does not guarantee continuity nor realizes the anticipation of the contents worked in the school and there is a joint reflection of culture of the institution and the school on curriculum development and pedagogical practices, preventing identification of the most appropriate ways for the education of students with intellectual disabilities. Therefore, the advancement of education policy did not result in the context studied, advances in institutional practices in the context of inclusive education. <![CDATA[Das diretrizes à oferta do serviço de atendimento educacional especializado em municípios da Baixada Fluminense/RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Atualmente, marcada pelos acordos internacionais, a Educação Especial se realiza sobretudo por meio do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) (SEESP/ MEC, 2008; entre outros). Não distante das análises de Oliveira (2009, 2011) em relação às políticas sociais dos últimos governos, a orientação para a oferta desse serviço se vale da estratégia de implementação por programas que se estruturam por regime de colaboração entre os municípios e o governo federal. De tal modo, inserido no escopo dos desenhos políticos municipais, o objetivo deste estudo foi analisar, a partir da abordagem dos Ciclos de Política de S. Ball e R. Bowe (1992), as diretrizes internacionais e nacionais das políticas de educação inclusiva e suas traduções locais em cinco municípios da Baixada Fluminense, a fim de compreendermos a operacionalização das formas de cooperação entre os municípios e o governo federal; e, as estratégias locais para o oferecimento do serviço de AEE. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos gestores desses municípios, valendo-se de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Nossas considerações apontam para a fragilidade do regime de colaboração, bem como, ressaltam as diferentes traduções dos municípios dos textos políticos nacionais, contudo sem deslocar os eixos centrais da política.<hr/>Resumen Actualmente la Educación Especial se realiza a través del servicio de Atendimiento Educacional Especializado (AEE), marcada por los acuerdos internacionales (SEESP/ MEC, 2008; entre otros). La orientación para la oferta de ese servicio se vale de la estrategia de implementación por programas que se estructuran por régimen de colaboración entre los municipios y el gobierno federal, sin distanciarse de los análisis de Oliveira (2009, 2011) en relación a las políticas sociales de los últimos gobiernos. En el ámbito de los diseños políticos municipales, el objetivo de este estudio fue analizar las directrices internacionales y nacionales de las políticas de educación inclusiva y sus traducciones locales en 5 municipios de la “Baixada Fluminense”, a partir del enfoque de los Ciclos de Política de S. Ball y R. Bowe (1992), con el objetivo de comprender la manera como operan las formas de cooperación entre los municipios y el gobierno federal, y las estrategias locales para ofrecer el servicio de AEE. Para esto fue realizada una investigación de campo junto a los directivos de esos municipios, a través de entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. Nuestras consideraciones apuntan para la fragilidad del régimen de colaboración, y también resaltan las diferentes traducciones de los municipios de los textos políticos nacionales, sin dislocar los ejes centrales de la política.<hr/>Abstract Following international agreements, Special Education is currently offered through the Specialized Education Service (AEE) (SEESP/MEC, 2008; among others). Not far from Oliveira’s analysis (2009, 2011) regarding the social policies of the previous governments, the approach for the provision of this service follows a strategy where programs are structured by a system of collaboration between municipalities and the federal government. In this way, inserted into the scope of the county-wide political designs, the aim of this study was to analyze, using the Political Cycles approach of S. Ball and R. Rowe (1992), the national and international guidelines for inclusive educational policy and their translation into 5 municipalities from the Baixada Fluminense. The aim is to understand the workings of the cooperation between the municipalities and the federal government and the local strategies for offering the AEE service. We conducted field research with the leaders of these municipalities, using semi-structured interviews and document analysis. Our analysis points to the fragility of the collaboration regime and highlights the municipalities’ different translations of national political texts, albeit without veering away from the main themes of the policy. <![CDATA[Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os 6 anos de idade. Esse fenômeno constitui-se como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão.<hr/>Abstract This paper analyses the supply of Specialized Educational Care (EEC) aimed at children at early stage of schooling who attend specialized services in the Municipal Educational Network of Porto Alegre, designated as Early Education and Initial Psychopedagogy. These services are offered in the physical space of special municipal schools, since 1991. The methodology prioritized the analysis of documents from 362 school folders of students who attend these services in three schools, the political-pedagogical projects and the pedagogical advices from teachers of these institutions. In the context of the investigated special schools, EEC has not been in tune with its complementary dimension, and there are many indications that this service is one of the main access channels to substitute common school education. The research has shown strong intense continuity between the early education service and the special school, with indexes showing that some children never reach common elementary school, as they are directed to special schools after the age of six. This phenomenon is contradictory to the contemporary conception of specialized pedagogical support conceived as transitory, complementary and favouring the inclusion processes.<hr/>Resumen El presente texto analiza la oferta de Atención Educacional Especializada (AEE) dirigida a niños en fase inicial de escolaridad que frecuentan servicios especializados, en la Red Municipal de Enseñanza de Porto Alegre, designadas como Educación Precoz y Psicopedagogía Inicial. Tales servicios son ofrecidos en el espacio físico de las escuelas especiales municipales, desde 1991. La metodología dio prioridad al análisis documental dirigida a 362 archivos escolares de alumnos que frecuentan esos servicios, en tres escuelas, a los proyectos político-pedagógicos y a los pareceres pedagógicos elaborados por las profesoras de estas instituciones. En el contexto de las escuelas especiales investigadas, el AEE no presenta sintonía con su dimensión complementar y hay muchos indicios de que ese servicio sigue siendo uno de los principales canales de acceso a la escolaridad sustitutiva a la enseñanza común. La investigación presentó intensa continuidad entre el servicio de educación precoz y la escuela especial, dando a conocer índices que evidencian que algunos niños jamás llegarán a la educación primaria común, siendo direccionados a frecuentar la escuela especial después de los seis años de edad. Ese fenómeno se constituye como contradictorio en relación a la concepción contemporánea de apoyo pedagógico especializado concebido como transitorio, complementar y favorecedor de inclusión. <![CDATA[Educação inclusiva no contexto da educação infantil: o trabalho pedagógico em foco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400151&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo é parte de uma pesquisa realizada em uma creche municipal de São Paulo-SP, nos anos de 2014 e 2015. Mediante a mobilização de um grupo de professores para falarem do próprio trabalho, visando a emergência de conflitos específicos do métier, via autoconfrontação, temas foram suscitados pelos professores, entre eles o trabalho educacional com uma criança com deficiência múltipla. A problemática ganha destaque no compartilhar da experiência da professora de uma turma com doze crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, da qual fazia parte a criança com deficiência. Tomamos como ponto de partida os dizeres da professora frente às imagens gravadas de seu trabalho com a turma. Examinamos os modos de percepção da professora acerca das relações professora-crianças-criança com deficiência e a respeito das condições necessárias para sustentar a participação de cada um na dinâmica das interações e na atividade. Evidenciamos nas análises o conflito sobre como atender às peculiaridades da criança com deficiência múltipla e as demandas da turma em determinadas condições institucionais. Levantamos proposições no sentido de projetarmos condições educacionais que potencializem o trabalho pedagógico com crianças com deficiências.<hr/>Abstract This study is based on a research carried out place at a municipal pre-school in the city of São Paulo (State of São Paulo), during 2014 and 2015. Ever since a group of teachers has given their testimony about their own work, so as to debate about the context specific conflicts, via self-confrontation, themes were roused by the teachers, such as the educational work with a child with multiple learning disabilities. This problem is highlighted when the teacher shared her experience with a class having children aged 0 to 3 years old, in which that child took part in. We started our study based on the teacher’s saying based on the images recorded in class. We examined the ways of perception of the teacher regarding teacher-children-child with learning disabilities and about the necessary conditions to keep the participation of each one in the dynamics of the interactions and in the activity. We could notice in the conflict analysis how to take care of the multiple deficiency child’s peculiarities and the class needs in some institutional conditions. We kept taking propositions so as to project the educational conditions, which potentize the pedagogical work with learning disabilities.<hr/>Resumen Este estudio es parte de una investigación realizada en una guardería municipal de la ciudad São Paulo-SP, en los años 2014 y 2015. Un grupo de profesores se organizó en un grupo para hablar de su propio trabajo a través de la auto-confrontación, para debatir sobre la aparición de conflictos específicos en su oficio, en el que se incluye el trabajo educacional con un niño con capacidades especiales. Esa problemática se destaca en la experiencia de una profesora de un grupo de doce niños con edades de 0 a 3 años, dentro del cual se encontraba un niño con necesidades especiales. Tomamos como punto de partida los comentarios de la profesora referentes a las discusiones ante las grabaciones de su trabajo con los niños. Examinamos el modo de percepción de la profesora sobre las relaciones “profesor-niños-niños con capacidades especiales” y sobre las condiciones necesarias para mantener la participación de cada uno en la dinámica de las interacciones y en la actividad. En los análisis realizados se evidencia el conflicto sobre cómo atender a las peculiaridades de este niño y las demandas del grupo en determinadas condiciones institucionales. Levantamos propuestas en el sentido de proyectar condiciones educacionales que potencialicen el trabajo pedagógico con los niños con capacidades especiales. <![CDATA[A inclusão escolar e o transtorno do espectro do autismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo é um tema controverso que vem sendo amplamente discutido nos meios acadêmicos e pela sociedade. A experiência docente e a investigação realizada dentro dessa temática constatam que os alunos com transtorno do espectro do autismo estão sendo matriculados nas escolas regulares. Atendendo a esse fato, procurou-se por meio desta pesquisa refletir, para compreender, se as ações implementadas pelos professores estão correspondendo às necessidades educacionais desses alunos, tanto na classe especial como na classe regular. Optou-se pelo estudo de caso múltiplo, tendo como sujeitos de investigação quatro alunos com autismo, dois frequentando a classe regular e dois a classe especial. Por meio da observação da trajetória e atuação desses alunos e seus professores em classe, chegou-se à conclusão da urgência de ressignificar a prática pedagógica para dinamizar e favorecer a aprendizagem do aluno com autismo e, ainda, que a inclusão desses alunos nas classes da rede regular é possível, configurando-se o melhor ambiente para desenvolver suas potencialidades, visto que para muitos deles é o único lugar de convivência social e de aprendizagem.<hr/>Abstract The school inclusion of students with autism spectrum disorder is a controversial topic that has been widely discussed in academic circles and by the society. The teaching experience and investigation carried inside this thematic concludes that students with autism spectrum disorder are being enrolled in regular schools. Given this fact, it sought to through this research, reflect to understand, if the actions taken by teachers are meeting the educational needs of these students in special classes and regular classes. We opted for the multiple case study, by having like research subjects, four students with autism, two frequenting regular class and two special class. Through observation of the trajectory and performance of these students and their teachers in class, we concluded the urgency to reframe a pedagogical practice that come to stimulate and support the learning of the person with autism spectrum disorder and, also, that the inclusion of these students in the class of the regular network is possible, by setting the best environment to develop their potential, since for many of them is the only place of social interaction and learning.<hr/>Resumen La inclusión escolar de alumnos con trastorno del espectro autista es un tema controvertido que ven siendo ampliamente discutido en los medios académicos y por la sociedad. La experiencia como profesores y la investigación realizada dentro de esta temá tica constatan que los alumnos con trastorno del espectro autista están siendo matriculados en las escuelas regulares. Atendiendo a este fato, se buscó por medio de esta pesquisa reflexionar, para comprehender, si las acciones implementadas por los profesores están correspondiendo a las necesidades educacionales de eses alumnos, tanto en la clase especial como en la clase regular. Se optó por el estudio del caso múltiplo, tiendo como objeto de la investigación cuatro alumnos con autismo, dos frecuentando la clase regular e dos, la clase especial. A través de una observación de la trayectoria e acciones de eses alumnos y sus profesores, en clase, se llegó a conclusión de la urgencia de replantear la práctica pedagógica para dinamizar y favorecer la aprendizaje del alumno con autismo y, también, que la inclusión de eses alumnos en las clases regulares es posible, configurando el mejor ambiente para desenvolver su agudeza, visto que para muchos de los alumnos es el único espacio de convivencia social e de aprendizaje. <![CDATA[Crianças com autismo na brinquedoteca: modos de interação e de inserção nas práticas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Considerando resultados de estudos que apontam o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, este estudo visa a analisar as formas de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas idênticas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada.<hr/>Resumen Entre aquellos que componen el público-objetivo de la educación especial, se encuentran los niños, jóvenes y adultos con autismo, personas con una manera peculiar de ser aún poco conocida en el espacio escolar. En este contexto, particularidades de las personas con autismo en lo que se refire a las maneras de interacción y de inserción en las prácticas sociales se presentan como uno de los desafíos para los profesionales de la escuela. Considerando resultados de estudios que apuntan el papel de los juegos en el desarrollo infantil, este trabajo pretende analizar los modos de interacción y de inserción en las prácticas sociales por dos niños gemelos con diagnóstico de autismo, durante actividades lúdicas en una ludoteca universitaria. El análisis destaca algunas peculiaridades en los modos de interacción de estos niños con otros y entre sí, considerando el papel de las relaciones sociales en la emergencia de las funciones psicológicas superiores y el juego como una actividad importante para el desarrollo cultural del niño, y apunta el papel mediador de los adultos en la ampliación de la relación con los objetos e inserción en juegos más estructurados.<hr/>Abstract Among those who constitute the target audience of special education, it can be found children, youth and adults with autism, people with a peculiar way of being little known at school. In this context, particularities of people with autism regarding the methods of interaction and inclusion on social practices have been presented as one of the challenges to school professionals. Considering the results of studies pointing the role of playing in the child development, the present study aims to analyze the methods of interaction and inclusion in social practices by two identical twins children diagnosed with autism, during play activities in a university playroom. The analysis highlights some peculiarities in the modes of interaction of children with others and one with each other, considering the role of social relations in the emergence of superior psychological functions and playing as an important activities to the cultural development of the child, and point out the mediator role of adults in the expansion of the relation with objects and inclusion in a more structured play. <![CDATA[Reconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Durante o desenvolvimento da linguagem infantil, a reprodução oral de uma narrativa ouvida pela criança vai além de um simples reconto, pois inclui também elementos/ vivências do sujeito em sua vida (biografia) e que foram social e emocionalmente transformados em suas experiências. O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos do funcionamento narrativo de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual e alteração de linguagem em contextos interativos de contação de histórias. Participaram três crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino e atendidas em uma instituição especializada. A coleta de dados foi realizada por meio de videogravações de sessões de atendimentos, nos quais desenvolveu-se o projeto “Contação de História”. O projeto era composto pela contação de uma história pelo pesquisador, representação de cena ou jogo lúdico relacionado aos elementos temáticos da história e, por fim, contação coletiva da história. Os resultados permitiram identificar o uso de recursos paralinguísticos, gestuais e visuais pelas crianças e a contribuição dos interlocutores no enriquecimento da narrativa. Os dados evidenciaram a importância do outro (adulto e parceiros) e da adaptação de recursos para a promoção do desenvolvimento de crianças com diagnósticos de deficiência intelectual.<hr/>Resumen Durante el desarrollo del lenguaje de los niños, la reproducción oral de una historia escuchada por el niño va más allá de un simple recuento de situaciones, sino que también incluye elementos de experiencias del sujeto en su vida (biografía) y fueron social y emocionalmente transformados en sus experiencias. La investigación trata de describir aspectos del funcionamiento narrativa de los niños con discapacidad intelectual y trastornos del lenguaje en contextos interactivos. Los participantes fueron tres niños diagnosticados com transtornos de lenguaje intelectual e discapacidad intelectual leve y edad de 7 a 12 años, matriculados en escuelas municipales y atendidos en una institución especializada. La recolección de datos se realizó por medio de grabaciones de vídeo del desarrolló el proyecto “contar historias” en las sesiones. El proyecto se compone de la historia, una historia, escena representación o juego lúdico relacionado con los elementos temáticos de la historia y la produción colectiva de la narrativa de la historia. Los resultados mostraron que la mención de los aspectos de la narrativa puede ser favorecida por los interlocutores, observó el uso de los recursos paralingüísticos, gestuales y visuales. Tales hallazgos hicieron hincapié en la importancia de la otra persona y la adaptación de los recursos para promover el desarrollo del niño, especialmente en los casos en que los transtornos de lenguaje.<hr/>Abstract During the development of children’s language, oral reproduction of a story heard by the child goes beyond a simple retelling of observations; it also includes elements of the experiences of the subject in your life (biography) and were socially and emotionally transformed into their experiences. The aim of this research was to describe aspects of the narrative functioning of children with intellectual disabilities and language disorders in interactive contexts. The participants were three children diagnosed with mild intellectual disability and language disorders in the age range of 7 to 12 years, enrolled in municipal schools and cared for in a specialized institution. Data collection was performed by means of video recordings of calls sessions in which developed the project “storytelling”. The project was composed of the story-a story, representation scene or playful game related to the thematic elements of the story and finally, collective storytelling. The results showed the use of paralinguistic features gestural and visual for the children and the contribution of partners to enrich the narrative. The data showed the importance of the other (adult and partners) and the adaptation of resources to promote the development of children with intellectual disability diagnosis. <![CDATA[O corpo como mobilizador de aprendizagens: por uma educação infantil inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo problematiza a função da escola e das práticas pedagógicas destinadas à educação das crianças com deficiência na Educação Infantil, ainda centradas em um viés assistencialista (do cuidado e treino de habilidades), para propor outro trato com esse público na perspectiva da formação do humano na escola nos termos de Vigotski. Assim, de uma visão negativa, que olha para crianças com deficiência a partir de suas insuficiências e as paralisa nelas, busca-se um olhar afirmativo da criança com deficiência, que a empodere, vendo em sua existência forças e possibilidades. Para isso, o texto aponta o corpo como mobilizador de aprendizagens, quer dizer, de uma socialização desencadeadora de aprendizagens, portanto, de interações qualitativamente superiores, enriquecidas, capazes de tornar esse corpo-criança- deficiente, partícipe efetivo da vida. A partir dos estudos de Kohan, o texto defende que se disparem experiências do corpo e com o corpo, que coloquem em xeque certas verdades instituídas e que nele são marcadas socialmente. Ainda nessa direção, discute-se a necessidade de que o corpo seja, também, um catalisador na formação de professores que lidam com corpos-crianças-deficientes, para que práticas pedagógicas realmente inclusivas, vitalizadoras e transformadoras possam compor-se na Escola de Educação Infantil.<hr/>Resumen Este artículo problematiza la función de la escuela y de la prácticas pedagógicas volcadas a la educación de los niños con retraso en la Educación Infantil, todavía centradas en una alternativa asistencialista (del cuidado y entrenamiento de habilidades), para proponer un otro trato con ese público en la perspectiva de la formación del humano en la escuela en los términos de Vigotski. Así, de una perspectiva negativa, que mira hacia los niños con retraso a partir de sus insuficiencias y las paraliza en ellas, se busca una mirada afirmativa del niño con retraso, que le empodere, viendo en su existencia fuerzas y posibilidades. Para eso, el texto apunta el cuerpo como movilizador de aprendizajes, o sea, de una socialización que desencadena aprendizajes, por lo tanto, de interacciones cualitativamente superiores, enriquecidas, capaces de hacer ese “cuerpo-niño-deficiente”, participante efectivo de la vida. A partir de los estudios de Kohan, el texto defiende que se disparen experiencias del cuerpo y con el cuerpo, que pongan en jaque ciertas verdades establecidas y que en él son marcadas socialmente. Aún en esa dirección, se discute la necesidad de que el cuerpo sea, también, un catalizador en la formación de profesores que trabajan con “cuerpo-niño- -deficiente”, para que prácticas pedagógicas realmente inclusivas, vitalizadoras y transformadoras puedan componerse en la Escuela de Educación Infantil.<hr/>Abstract This paper discusses the school’s role and the educational practices with children with disabilities in early childhood education, which are still centered on a welfare bias (care and skill training) to propose another way of dealing with this public in terms of the human training at school according to Vygotsky’s perspectives. Thus, moving from a negative view, which looks at children with disabilities from their weaknesses and paralyzes them, we seek a look that empowers these children, seeing their existing strengths and possibilities. To do so, the text shows the body as the mobilizer of learning, that is, a socialization that triggers learning, with qualitatively superior interactions, enriched and capable of making this disabled-child-body effectively participant in life. Based on studies by Kohan, the text advocates both body experiences and experiences with the body that question certain established truths that socially mark it. Still in this perspective, it discusses the need for the body to be a catalyst in the training of teachers who deal with disabledchildren- bodies, so that really inclusive, vitalizing and transformative teaching practices may occur in early childhood education. <![CDATA[A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo discute a escolarização de alunos indígenas com deficiência nas escolas das aldeias Jaguapiru e Bororó do município de Dourados-MS, Brasil. Teve como objetivos analisar os impasses, os obstáculos e os desafios para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, por meio da qual os dados foram analisados na perspectiva dos estudos culturais, considerando a triangulação dos múltiplos pontos de vista dos professores. Os resultados apontaram: a necessidade de garantir o ensino bilíngue/multilíngue para o público-alvo das salas de recursos; a percepção do desenvolvimento singular de cada aluno, o estímulo ao desenvolvimento da autoestima e participação sociocultural; a (re) significação do AEE para as escolas indígenas no que concerne às funções dos professores, aos recursos, serviços e materiais pedagógicos; as barreiras linguísticas que requerem intérprete para o professor não falante da língua Guarani-Kaiowá; as dificuldades do professor do AEE em planejar e avaliar em conjunto com o professor da classe comum. Por fim, os dados revelam que a escolarização dos indígenas com deficiência ainda não se articula à proposta da educação indígena intercultural com o propósito de prepará-los para viverem e participarem da cultura de suas comunidades.<hr/>Resumen Este artículo discute la educación de estudiantes indígenas con discapacidad en las escuelas de Jaguapiru Pueblos y Bororó de Dourados-MS, Brasil. El objetivo fue analizar interbloqueos, obstáculos y desafíos para el Servicio Educativos Especializados (SEE) y la inclusión escolar. Se trata de una investigación en colaboración, a través de la cual se analizaron los datos desde la perspectiva de los estudios culturales con miras a la triangulación de múltiples puntos de vista de los docentes. Los resultados mostraron: la necesidad de garantizar la educación bilingüe / multilingüe para el público objetivo de las salas de recursos; la percepción del desarrollo individual de cada estudiante, fomentando el desarrollo de la autoestima y la participación social y cultural; (Re) significación de SEE para las escuelas indígenas con respecto a los roles de profesores, recursos, servicios y materiales educativos; las barreras lingüísticas que requieren intérprete para el profesor no hablante de la lengua Guarani-Kaiowá; dificultades del profesor de SEE para planificar y evaluar junto con el maestro de la clase común. Finalmente, los datos muestran que la educación de los indígenas con discapacidad todavía no han articulado a la propuesta de la educación indígena intercultural con el fin de prepararlos para vivir y participar en la cultura de sus comunidades.<hr/>Abstract This study discuss scholarship of native students with deficiency in schools from Jaguapiru and Bororó villages in Dourados, Mato Grosso of South State, in Brazil. It had as goal to analyze difficulties, obstructions and challenges for Particularized Educational Attendance (AEE) and for scholar inclusion. This is a collaborative research, through which the data were analyzed in the cultural studies perspective, aiming triangulation of multiplies point of views of teachers with authors and theory referential. Results indicated: the need to guarantee teaching bilingual/multilingual for the target-public of resources’ classes; perception of singular development of each student, the accomplishment of stimulus to the development of self esteem and socio cultural participation of a student; the (re) signification of AEE for the native schools in the relation with teachers’ roles, resources, services and pedagogical materials; linguistics obstacles which need interpreter for teacher who does not speak Guarani-Kaiowá language; teachers’ difficulties of AEE of planning and evaluating together with common class teacher. At least, data reveals that scholarship of native Brazilian people with deficiency still does not articulate with the proposal of intercultural native education, which has the objective to prepare them to live and participate of the culture of their communities. <![CDATA[Algumas questões sobre a linguagem oral de crianças com síndrome de down]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400259&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva produzir conhecimento a respeito das especificidades da linguagem oral das crianças com síndrome de Down (SD) na etapa da educação infantil, contrapondo-se à perspectiva patologizante e reducionista a respeito do como se configura a aquisição da linguagem desses indivíduos visando auxiliá-los nesse processo e inclusive aos seus professores. O estudo ancora-se na Teoria Histórico-Cultural (THC), a qual considera que toda criança pode aprender, embora possa fazê-lo por caminhos diferentes, e isso acontece, também, com as crianças SD, que apresentam especificidades em relação à apropriação da linguagem, mas passam pelas mesmas etapas como qualquer criança. Os dados foram coletados longitudinalmente em situações interacionais e em locais distintos. Os resultados demonstram que embora passem pelas mesmas etapas, as crianças SD necessitarão de um tempo maior para sistematizar o conhecimento internalizado, sendo notada a presença de processos fonológicos como dessonorização, apagamento de sílaba átona e, também, o estilo telegráfico. Isso ocorre na fala de qualquer criança, mas nas crianças SD esses processos irão permanecer por mais tempo, atribuindo uma característica infantilizada às suas produções. Nesse processo, a presença do mediador/professor é determinante, pois fornecerá modelos necessários para uma efetiva internalização da linguagem, nessas crianças.<hr/>Resumen Este trabajo objetiva producir conocimientos sobre especificidades del lenguaje oral de niños con síndrome de Down (SD) en la etapa de la educación infantil contraponiéndose a la perspectiva patológica y reduccionista con respecto al hecho de cómo se configura la adquisición del lenguaje de esos indivíduos, visando auxiliarlos en ese proceso e, incluso, a los profesores. El estudio se ancla en la Teoria Historico Cultural (THC), que considera que todo niño puede aprender, aunque lo haga por caminos distintos de los demás, y ello ocurre, también, con niños SD, que presentan especificidades en cuanto a la apropiación del lenguaje, sin enbargo pasan por etapas iguales a cualquier otro niño. Los datos fueron recolectados longitudinalmente en situaciones de interacciones y en sitios distintos. Los resultados demuestran que apesar de que pasen por las mismas etapas de los niños cuyo desarrollo es típico, los SD necesitarán de un tiempo mayor para sistematizarel conocimiento interiorizado, siendo percebida la presencia de procesos fonológicos como la falta de sonido, apagamiento de sílaba átona y, también, el estilo telegráfico. Ello ocurre en el habla de cualquier niño, pero en los niños SD irán permanecer por más tiempo, lo que presta una característica infantil a sus producciones. En este proceso, la presencia del mediador/profesor es determinante, pues ofrecerá modelos necesarios para una efectiva interiorización del lenguaje, en esos niños.<hr/>Abstract This study aims to produce Knowledge about oral language of children with Down syndrome (DS) in the stage of early childhood education, counteracting the pathologizing and reductionist perspective on how to set up the language acquisition of these individuals aiming to help them in this process and even their teachers. The study is anchored in the Theory Cultural History (THC), that believes that every child can learn, although it may do so in different ways, and this happens also with SD children who have specific in relation to the appropriation of language, but they go through the same steps as any child. Data were collected along in interactional situations and in different places. The results show that while passing through the same stages the SD children need a longer time to systematize the internalized knowledge, and noted the presence of phonological processes as desonorization, deletion of unstressed syllables and also the telegraphic style. This is the speech of any child, but children in SD will stay longer which lends a childish feature to their productions. In this process the presence of the mediator / teacher is crucial as provide models necessary for effective internalization of language, these children. <![CDATA[A (re)significação “criança que não aprende”: desafios da escola, família e equipe de saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A queixa de não aprendizagem tem se tornado comum nos espaços escolares e, na busca por uma solução, as crianças são encaminhadas para uma avaliação com profissionais das áreas da educação e da saúde com o intuito de verificar os fatores que as impedem de desenvolver-se dentro do esperado. Tomando como referência a perspectiva histórico- -cultural, para a qual a não aprendizagem tem sua origem nos processos sociais, o objetivo deste estudo é compreender a visão dos pais, professores e equipe de saúde a respeito do processo de encaminhamento de crianças consideradas incapazes de aprender na escola para a avaliação cognitiva e indicação de classe especial. A pesquisa de campo ocorreu em um município situado no Centro-Oeste paranaense e os dados foram construídos a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, sendo: cinco com responsáveis pelos alunos (pai ou mãe), cinco com crianças, cinco com professores e quatro com profissionais que compõem a equipe de avaliação. As análises apontam para a importância de um modelo educacional que possibilite visualizar as crianças dentro de suas especificidades e valorizar o que cada uma possui de conhecimento e vivências, não as remetendo à avaliação a partir de uma padronização ou de uma área distinta. É preciso perceber a criança a partir do que ela é capaz de aprender, e não do que não aprendeu.<hr/>Resumen La queja acerca de la ausencia del aprendizaje ha vuelto común en los espacios escolares. La búsqueda de solución para eso ha sido hecha por la remisión de estos niños a una evaluación por profesionales de educación y salud, con el fin de verificar los factores que no les permiten desarrollarse dentro de lo que se esperaba. Tomando como referencia la perspectiva histórico-cultural, para la cual la ausencia de aprendizaje tiene su origen en los procesos sociales, este estudio tiene por objetivo analizar cómo ocurre el proceso de referencia de estos niños para su evaluación cognitiva y la indicación de clase especial. El trabajo de campo se llevó a cabo en un municipio situado en la región Centro-Oeste del Estado de Paraná, Brasil. Los datos fueron adquiridos a partir de la realización de entrevistas semiestructuradas con cinco personas responsables por estudiantes (padres o madres), cinco niños, cinco profesores y cuatro profesionales que conforman el equipo de evaluación. Los analices apuntan para la importancia de un modelo educativo que permita la visualización del niño dentro de sus especificidades y la valorización de las habilidades específicas que cada estudiante tiene, es decir, la evaluación no puede ocurrir a partir de una estandarización o de una área específica. Es necesario percibir el niño a partir de lo que él es capaz de aprender y no de lo que él no ha aprendido.<hr/>Abstract Inability to learn has become a common complaint in schools. In the search for a solution, children have been referred to education and health professionals for assessment, in order to identify what factors have prevented them from developing as expected. Based on a cultural-historical perspective, to which learning difficulties have their origin in social processes, this study aims at understanding the views of parents, teachers and health professionals on the process of referring children considered unable to learn at school in order to get a cognitive assessment and a special class referral. The fieldwork took place in a district located in the Midwest of the state of Paraná and data were collected through semi-structured interviews with five parents (either father or mother), five children, five teachers and four professionals who make up the assessment team. The analysis points to the importance of an educational model that allows children to be seen in their specificities and that values each student’s knowledge and experiences, not referring them to assessment based on a standard or a distinct area. The child must be seen from what she is capable of learning, rather than from what she has not learned. <![CDATA[Professoras surdas: ensino, formação e pedagogia surda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400287&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta os resultados preliminares de um trabalho dissertativo, o qual visa analisar o trabalho de três Professoras Surdas que realizavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos Surdos e alunas Surdas em escolas públicas regulares de João Pessoa-PB. Inspirados nos Estudos Culturais da Educação e nos Estudos Surdos, partimos do pressuposto de que o processo educacional para pessoas Surdas é mais qualificado quando compartilhado por docentes e discentes Surdos/as. Utilizando a observação não participante como principal técnica de pesquisa, obtivemos dados que ratificaram o nosso pressuposto: mostraram que o contato diário entre docentes e discentes Surdos/as possibilita trocas de experiências de vida, histórias de luta da comunidade Surda, aprendizagem linguística, aspectos indispensáveis para a construção de identidades. Nesse processo, observamos que a língua de sinais é fundamental, mas não o suficiente para que as professoras Surdas pesquisadas exercessem a docência. Era preciso uma formação baseada na Pedagogia Surda, na qual os currículos fossem pensados de forma mais ampla, considerando a cultura e a diferença Surdas como eixos centrais.<hr/>Resumen En este artículo se presentan los resultados preliminares de una disertación, cuyo objetivo es analizar el trabajo de tres Profesoras Sordas que realizaban la Asistencia Educacional Especializada (AEE) para estudiantes Sordos/as en escuelas públicas regulares de João Pessoa-PB. Inspirados por los Estudios Culturales en Educación y por los Estudios Sordos, suponemos que el proceso educativo de las personas Sordas está más calificado cuando es compartido por docentes y estudiantes Sordos/as. Utilizando la observación no participante como la técnica principal de investigación, se obtuvieron datos que ratificaron nuestra hipótesis: demostraron que el contacto diario entre educadores/as y estudiantes Sordos/as permite el intercambio de experiencias de vida, historias de lucha de la comunidad Sorda, el aprendizaje lingüístico, aspectos indispensables para la construcción de identidades. En este proceso, observamos que la lengua de señas es esencial, pero no basta para que las profesoras Sordas investigadas practiquen la docencia. Se necesita una formación basada en la Pedagogía Sorda, en el que los planes de estudio sean diseñados de manera más amplia, teniendo en cuenta la cultura y la diferencia Sordas como ejes centrales.<hr/>Abstract This article presents the preliminary results of a dissertational work, which aims to analyze the work of three Deaf Teachers who performed the Specialized Educational Service (SES) for deaf students in regular public schools in João Pessoa-PB. Inspired by the Education Cultural Studies and Deaf Studies, we assume that the educational process for Deaf people is more qualified when shared by both Deaf teachers and students. Using the non-participant observation as the main research technique, we obtained data that ratified our assumption: they showed that daily contact between Deaf teachers and Deaf students allows exchange of life experiences, stories of struggle of the Deaf community, language learning, indispensable aspects for building identities. In this process, we see that sign language is essential but not sufficient for the surveyed Deaf teachers exercise teaching. It was necessary a formation based on Deaf Pedagogy, in which curriculum were more broadly designed, considering Deaf culture and difference as central axes <![CDATA[Participação e exclusão no currículo escolar: a deficiência como marca definidora das (in)capacidades dos estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é analisar formas de participação e exclusão de estudantes com deficiência no contexto curricular de uma escola da rede pública estadual de ensino localizada em Natal-Estado do Rio Grande do Norte-Brasil. A investigação sobre currículo se evidencia pertinente por lidar tanto com as formas de organização do conhecimento escolar, quanto com a formação das subjetividades, com rebatimentos no lugar que o estudante com deficiência ocupa na escola. Com base metodológica na pesquisa-ação colaborativo-crítica, na qual diálogo e tensões estiveram presentes, desenvolvemos a investigação com 26 professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e uma intérprete de Libras. Como instrumentos, a observação direta, a entrevista, a análise de documentos e uma proposta de formação continuada constituída com os sujeitos participantes e os demais colaboradores da pesquisa. Persistia uma noção de deficiência como algo “inerente ao indivíduo”, finalizando por delimitar sua forma de estar na escola. A pesquisa instigou os sujeitos a discutirem a respeito suas ações e acerca dos atos do coletivo da escola voltados para estudantes com deficiência. Ressaltamos que a problematização das práticas pedagógicas parece um desafio que se impõe na construção de um currículo atento à diversidade de demandas de estudantes com deficiência<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar las formas de participación y de exclusión de estudiantes con deficiencia en el contexto curricular de una escuela de la red pública estatal localizada en Natal-Estado do Río Grande do Norte-Brasil. La investigación sobre el currículum se hace pertinente porque afronta tanto las formas de organización del conocimiento escolar, como la formación de las subjetividades, con reverberación en el lugar Que el estudiante con deficiencia ocupa en la escuela. Con una base metodológica en la investigación- acción colaborativa-crítica, en la cual el dialogo y las tensiones estuvieron presentes, desarrollamos la investigación con 26 profesores de los primeros y de los últimos años de la escuela primaria y una interprete de Lengua Brasileña de Señales (Libras). Como instrumentos, la observación directa, la entrevista, el análisis de documentos y una propuesta de formación continuada construida con los sujetos participantes y los demás colaboradores de la investigación. Persistía una noción de deficiencia como algo “inherente al individuo” que acabó delimitando su forma de estar en la escuela. La investigación incentivo a los sujetos a discutir sobre sus acciones y sobre los actos del colectivo escolar enfocados para los estudiantes con deficiencia. Resaltamos que la problematización de las prácticas pedagógicas parece un desafío que se impone en la construcción de un curriculum atento a la diversidad de las demandas de los estudiantes con deficiencia.<hr/>Abstract The aim of this paper is to analyze forms of participation and exclusion of students with disabilities in the curricular context of a public state school located in Natal, Rio Grande do Norte State, Brazil. Research on curriculum shows relevant for dealing with the forms of organization of school knowledge, as with the formation of subjectivities, with reverberations in the place that students with disabilities occupy in school. With methodological basis in action research collaborative-critical, in which dialogue and tensions were present, we developed a research with 26 teachers in both the early and the final years of elementary school and also a Brazilian Signe Language (Libras) interpreter. As instruments, direct observation, interviews, document analysis and a proposal for constituted continuing education with the participating subjects and the other research collaborators. There remained a sense of disability as something “inherent of the individual” that turned out to delimit their way of being in school. The research prompted the participants to discuss about their actions and about the actions of school collective geared for students with disabilities. We emphasize that the questioning of teaching practices resembles a challenge that imposes itself in the construction of a curriculum attentive of the diversity of demands of the students with disabilities. <![CDATA[Tecnologias assistivas e arte-educação: interfaces digitais e físicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com este artigo, pretende-se discutir o uso das Tecnologias Assistivas para compreender e auxiliar sujeitos com alterações neurológicas que estão impossibilitados de interagir por meio da linguagem oral e que podem fazer uso de interfaces computacionais para a sua comunicação. A discussão do uso dessas ferramentas para o processo de cognição, de ensino e aprendizagem é feita a partir da perspectiva histórico-cultural, que observa as tecnologias emergentes por meio de interfaces digitais contemporâneas. Para isso, foram desenvolvidas ferramentas tecnológicas, principalmente as que detectam os movimentos do olho, para analisar os processos de interação das pessoas em atividades de arte-educação. Essas interfaces computacionais são de baixo custo e visam ao desenvolvimento de ferramentas que facilitem o processo de comunicação de sujeitos com alterações neurológicas por intermédio do ensino de artes. Como resultados, avalia-se que cada sujeito precisa de uma adaptação da tecnologia para se beneficiar do uso da interface, que amplia a sua possibilidade de interação e apropriação dos bens culturais, bem como dos conhecimentos específicos da disciplina em questão. Esse projeto está sendo desenvolvido por diversos pesquisadores em suas instituições acadêmicas, caracterizando-se como um projeto interdisciplinar.<hr/>Resumen Con este artículo, pretendemos discutir el uso de tecnologías de asistencia para entender y ayudar a las personas con trastornos neurológicos que son incapaces de interactuar a través del lenguaje oral y que pueden hacer uso de las interfaces computacionales para su comunicación. La discusión sobre el uso de estas herramientas para el proceso de la cognición, el aprendizaje y la enseñanza se realiza desde el punto de vista histórico-cultural, señala las tecnologías emergentes a través de interfaces digitales contemporáneas. Para ello, se desarrollaron herramientas tecnológicas, especialmente aquellos que detectan los movimientos oculares para analizar los procesos de interacción de las personas en las actividades de educación técnica. Estas interfaces de ordenador son de bajo costo y están tratando de desarrollar herramientas para facilitar el proceso de comunicación de las personas con trastornos neurológicos a través de la educación artística. Como resultado, se evalúa cada objeto necesita una adaptación de la tecnología en beneficio de la utilización de la interfaz, lo que incrementa la posibilidad de interacción y apropiación de bienes culturales, así como el conocimiento específico de la materia en cuestión. Este proyecto está siendo desarrollado por varios investigadores en sus instituciones académicas, que se caracteriza como un proyecto interdisciplinario.<hr/>Abstract The aim of this paper is to discuss the use of assistive technologies to understand and aid individuals with neurological disorders who are unable to interact through oral language and that can make use of computational interfaces for their communication. The discussion of the use of these tools to the process of cognition, learning and teaching is based on the cultural historical perspective, observing emerging technologies through its contemporary digital resources. To do so, interfaces have been developed, particularly those that detect eye movements to analyze the processes of interaction of people in art education. These are low-cost computer interfaces and aim at developing tools to facilitate the communication process between teacher and students with neurological disorders through art education. Results show that each subject needs an adaptation of technology to benefit from the use of the interface, which increases their possibility of interaction and appropriation of cultural goods as well as specific knowledge of the discipline in question. This project is being developed by several researchers in their academic institutions, thus being characterized as an interdisciplinary project. <![CDATA[Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400351&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem por objetivo desvelar os conhecimentos produzidos nas dissertações e teses brasileiras sobre os desafios e possibilidades de escolarização de sujeitos com deficiência intelectual (DI) em ambientes de escola regular. A metodologia utilizada foi revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre os anos 2008 e 2014, por meio de descritores que tinham relação direta com o termo deficiência intelectual. Os resultados apontaram para 103 produções acadêmicas, cujos principais achados foram: a) elevado número de pesquisas qualitativas e b) envolvimento de professores que atuam nas salas de aula comuns de escolas públicas regulares. Os pesquisadores, nessas produções, focaram o processo de escolarização e apontaram a aprendizagem de conteúdos escolares pelos estudantes com DI. Nesse sentido, o levantamento das produções oportunizou a obtenção das contribuições relacionadas à possibilidade de inclusão escolar no que diz respeito ao acesso, permanência e aprendizagem, desde que haja mudanças estruturais e pedagógicas no ambiente escolar.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo revelar el conocimiento producido en las disertaciones y tesis sobre los desafíos de Brasil y oportunidades de educación para las personas con discapacidad intelectual (DI) en los entornos escolares regulares. La metodología utilizada fue la revisión y recopilación de datos sistemática tuvo lugar en la base de datos de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) entre los años 2008 y 2014, a través de descriptores que está directamente relacionada con la discapacidad intelectual. Los resultados mostraron 103 producciones académicas, cuyas conclusiones principales fueron: a) gran número de investigaciones cualitativas y b) la participación de los maestros que trabajan en las aulas públicas de las escuelas públicas regulares. Los investigadores, estas producciones se han centrado en el proceso de aprendizaje y el aprendizaje de las materias escolares señalado para los estudiantes con DI. En este sentido, el levantamiento de las producciones proporciona la oportunidad de obtener contribuciones relativas a la posibilidad de la inclusión escolar con respecto al acceso, la retención y el aprendizaje, siempre que los cambios estructurales y pedagógicos en el entorno escolar.<hr/>Abstract This study aims to reveal the knowledge produced in dissertations and theses on Brazilian challenges and education opportunities for individuals with intellectual disabilities (ID) in regular school environments. The methodology used was systematic review and data collection took place in the Brazilian Digital Library Database of Theses and Dissertations (BDTD) between the years 2008 and 2014, through descriptors that is directly related to intellectual disability. The results showed 103 academic productions, whose main findings were: a) large number of qualitative research and b) involvement of teachers who work in public classrooms of regular public schools. The researchers, these productions have focused on the learning process and pointed learning school subjects for students with ID. In this sense, the lifting of productions provided an opportunity to obtain contributions concerning the possibility of school inclusion with regard to access, retention and learning, provided that structural and pedagogical changes in the school environment. <![CDATA[Formação de conceitos por alunos com deficiência: o que os estudos têm nos revelado?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-121X2016000400369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreender o processo de elaboração de conceitos por alunos com deficiência é fundamental para se pensar ações pedagógicas que garantam o desenvolvimento do aluno. Temos como objetivo, neste texto, investigar o que os estudos sobre alunos com deficiência intelectual têm discutido a respeito do processo de elaboração de conhecimento. Realizamos uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO-Brasil, Portal de Periódicos da Capes e Anais das reuniões da ANPEd, sobre a temática formação de conceitos e deficiência. Para o levantamento dos textos, baseamo-nos no cruzamento entre a palavra-chave, formação de conceitos, e as palavras-chave, deficiência, deficiente, educação especial, aluno com deficiência, deficiência intelectual, deficiência mental e dificuldades de aprendizagem. Selecionamos sete trabalhos para serem analisados, buscando compreender quais são as contribuições dos estudos e os desafios que ainda se colocam para as reflexões relativas à elaboração de conhecimentos por alunos com deficiência intelectual, na escola. Destacamos a necessidade de aprofundamento em estudos que focalizem o processo de formação de conceitos em alunos com deficiência, em uma direção prospectiva, em que se considerem as relações de ensino como práticas sociais concretas.<hr/>Resumen La comprensión del proceso de desarrollo de conceptos por los estudiantes con discapacidad es fundamental para pensar en acciones pedagógicas para garantizar el desarrollo del estudiante. En este texto, nuestro objetivo es investigar las discusiones de los estudios sobre el proceso de elaboración del conocimiento por los alumnos con discapacidad intelectual. Se realizó una búsqueda bibliográfica en las bases de datos SciELO-Brasil, Portal Capes de Periódicos y Anales de las reuniones de ANPEd sobre el tema formación de conceptos y la discapacidad. Para el levantamiento de los textos, nos basamos en la intersección de las palabras clave formación de conceptos y discapacidad, discapacitado, educación especial, alumno con discapacidad, discapacidad intelectual, discapacidad mental y dificultades de aprendizaje. Se seleccionaron siete documentos a analizar, buscando entender cuáles son las contribuciones de los estudios y los retos que aún tenemos para reflexionar sobre la elaboración de los conocimientos por los alumnos con discapacidad intelectual en la escuela. Hacemos hincapié en la necesidad de profundizar en los estudios que se centran en el proceso de formación de conceptos en los estudiantes con discapacidad, en una dirección prospectiva, teniendo en cuenta las relaciones educativas como prácticas sociales concretas.<hr/>Abstract Understanding the process of concept formation by students with disabilities is critical in guiding our thoughts about educational actions that ensure the student’s development. Our aim was to investigate the debates regarding students with intellectual disabilities and their process of knowledge development. We carried out a review of the literature on the databases of SciELO-Brazil, Capes’ Journal Portal, and ANPEd meeting proceedings on concept formation and disability. To survey the texts, we relied on the keyword intersection of concept formation and disability, people with disabilities, special education, students with disabilities, intellectual disability, mental disability, and learning difficulties. We selected seven papers for analysis, in order to understand both the studies’ contributions and the challenges we still face when reflecting about knowledge development by students with intellectual disabilities in school. We emphasize the need for prospective in-depth studies that focus on the process of concept formation by students with disabilities, considering the educational relations as concrete social practices.