Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação e Cultura Contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-127920180003&lang=pt vol. 15 num. 40 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial-v15-n40]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Entre o feijão e o sonho: discursos ciberativistas sobre a meritocracia na Educação Pública no Rio de Janeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre os discursos de professores ciberativistas acerca da meritocracia aplicada à educação pública no Rio de Janeiro, investigando, a partir da análise retórica proposta pela Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman, as crenças, valores, visões e práticas que servem de base para as argumentações adotadas por esse grupo. Além disso, tecemos uma análise acerca das possibilidades e limites do apelo discursivo dessa retórica praticada online, para fins de mobilização social e política dos professores. Os resultados mostram que os discursos dos oradores do grupo se baseiam, principalmente, em uma dissociação de noções para o termo "escola pública", que serve de suporte à adoção dos discursos que têm como função exaltar ou execrar valores e hierarquias de valores, e gerar uma comunhão em torno deles, pelo auditório. O lócus do encontro argumentativo foi utilizado, na maior parte das vezes para externar slogans críticos às postagens contrárias, com pouco desenvolvimento dos pontos de vista.<hr/>Abstract The purpose of this article is establishing a discussion on the speeches of cyberactivist teachers about meritocracy applied to public education in Rio de Janeiro. We investigated, based on the rhetorical analysis proposed by the Theory of Argumentation, the beliefs, values, visions and practices adopted as a basis for the arguments used by this group. In addition, we analyzed the limits and possibilities of the discursive appeal of this digital rhetoric, for social and political mobilization of the teachers. Results suggest that discourses of the groups orators are based mainly on dissociation of concepts for the term public school. This supports the adoption of discourses that have the function of exalting or decrying values and hierarchies of values, as well as generating communion among members of the audience. The locus of the argumentative encounter was used, in most cases, to convey critical slogans, with little development of perspectives. <![CDATA[Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta a análise de uma experiência vivenciada com alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental, por meio do Projeto didático “O Lugar Onde Moro”, abordando o conceito de memória como categoria chave, articulada à linguagem digital na construção da leitura. Com ênfase nos fatos existenciais contidos na memória das pessoas mais velhas, o projeto se propôs a trabalhar a temática do lugar, o pertencimento de alguém em um espaço histórico-geográfico, constituído de relações sociais, econômicas e políticas. Destaca o envolvimento dos alunos para conhecer e interagir na comunidade na qual vivem e estudam, a partir da historicidade do bairro, levando-os a questionar, compreender, participar, criticar e apresentar sugestões que valorizem suas raízes e o meio cultural. Nesse percurso, o uso da Língua Portuguesa trouxe avanços significativos na formação dos alunos e professores, com destaque aos aportes linguísticos, a intertextualidade entre poetas e os problemas locais, as fontes orais, digitais e imagéticas, disponibilizadas pelas tecnologias educacionais. Finaliza mostrando os resultados para o ensino-aprendizagem, para a identidade pessoal dos alunos, e profissional de professores e gestores.<hr/>Abstract The article presents the analysis of a lived experience with students from a public school of primary education through the educational project "The Place Where I live", addressing the concept of memory as a key category, linked to the digital language in reading construction. With emphasis on existential facts contained in the memory of older people, the project proposed to work the theme of the place, ones belonging in a historical and geographical space, made up of social, economic and political. Highlights the involvement of students to meet and interact in the community in which they live and study, from the historicity of the neighborhood, leading them to question, understand, participate, criticize and make suggestions that value their roots and cultural environment. Along the way, the use of the Portuguese language brought significant advances in the training of students and teachers, especially the linguistic contributions, intertextuality between poets and local problems, oral, digital and imagery sources, provided by educational technologies. Terminates showing the results for teaching and learning, for personal identity of students and professional teachers and managers. <![CDATA[Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A aprendizagem colaborativa pode ser definida como os processos de construção de conhecimentos por meio de interações sociais. No contexto educacional, acontece também por meio do trabalho em grupo. Na presente pesquisa, consideramos a ocorrência de aprendizagem colaborativa nas situações que evidenciam a participação dos alunos, por meio do trabalho em grupo ao aprender algo juntos enquanto utilizam aplicativo colaborativo com apoio de dispositivo móvel, especificamente o netbook. Ao longo deste estudo, apresentamos como as funcionalidades do aplicativo foram exploradas nas práticas educativas pelos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, ilustrando evidências da aprendizagem colaborativa nas atividades do projeto sobre sustentabilidade. Os processos de interações sociais, as funcionalidades do recurso utilizado, a utilização de tecnologias móveis e o seu aporte na educação foram retratados neste texto. Os resultados apresentam que tanto os dispositivos. móveis quanto o uso de aplicativos que favoreçam a colaboração, possibilitam a construção de uma aprendizagem colaborativa, bem como compartilhamento recíproco de informações e conteúdos consolidados em sala de aula. Depreendemos que o apoio pedagógico destas ferramentas se mostrou favorável ao trabalho colaborativo, resultando em uma aprendizagem mútua e dinâmica. A inserção dessas tecnologias no âmbito educacional torna-se ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como no desenvolvimento de produção compartilhada do saber, despertando o caráter crítico e criativo dos alunos.<hr/>Abstract Collaborative learning can be defined as the knowledge construction processes through social interactions. In the educational context, also happens through group work. In this research, we consider the occurrence of collaborative learning in situations that highlight the participation of students, through group work to learn something together while using collaborative application to support mobile device, specifically the netbook. Throughout this study, we show how the application features have been explored in educational practices by primary school students in a public school, showing evidence of collaborative learning in project activities on sustainability. processes of social interactions, the features of the resource used, the use of mobile technologies and their contribution in education were portrayed in this text. The results show that both mobile devices and the use of applications that support collaboration, enable the construction of a collaborative learning as well as reciprocal sharing of information and contents consolidated in the classroom. We inferred that the pedagogical support of these tools is in favor of collaborative work, resulting in a mutual and dynamic learning. The integration of these technologies in the educational context becomes relevant tools in the process of teaching and learning, and the development of shared production of knowledge, awakening the critical and creative character of the students. <![CDATA["Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!" A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300064&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A influência das mídias e dos meios de comunicação tem se tornado elementos centrais em discussões e reflexões em diversos âmbitos da esfera social. Tendo como referências o conceito de Educomunicação, Vídeo Participativo e os princípios defendidos por Paulo Freire para uma educação libertadora, o objetivo deste trabalho foi descrever o processo de empoderamento e emancipação de sujeitos do campo por meio da produção de vídeos educativos relacionados ao contexto social dos participantes. O trabalho foi desenvolvido com 22 educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e o desenvolvimento das atividades aconteceu tanto na Universidade quanto nas comunidades dos participantes. Os dados foram construídos por meio da observação, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Treze vídeos foram produzidos com os recursos disponíveis (telefones celulares, computadores e câmeras fotográficas), a partir da participação ativa de todos os educandos. Os sujeitos trouxeram em suas produções a contextualização e discussão de assuntos ligados ao seu contexto social específico, mas que atingem a vida no campo de modo geral como o uso dos agrotóxicos e seus impactos, a disputa entre a agricultura convencional e a agricultura orgânica, os princípios da agroecologia e a sustentabilidade socioambiental. A emancipação aliada a novas descobertas por meio da utilização das tecnologias, bem como a ideia de desafios a serem superados e a tecnologia como direito de todos foram entendimentos demonstrados por eles nas reflexões sobre o processo vivenciado.<hr/>Abstract The valuation of the image, the influence of media and mass media has become central elements in discussions and reflections in different areas of the social sphere. Taking as reference the concept of Educommunication, Participatory Video and the principles defended by Paulo Freire for a liberating education, the objective of this study was to describe the process of empowerment and emancipation of subjects from the rural areas through the production of educational videos related to the social context of the participants. The study was conducted with 22 students of the Bachelors Degree in Rural Education and the development of the activities took place both at the University and in the communities of the participants. All data were constructed through observation, questionnaires and interviews. Thirteen videos were produced with the available resources (mobile phones, computers and cameras), from the active participation of all students. The subjects brought in their productions the contextualization and discussion of issues related to their specific social context but that affect life in a general way in the rural areas, such as the use of pesticides and their impact, the dispute between conventional farming and organic farming, the principles agroecology and environmental. The emancipation together with new discoveries through the use of technology and also the idea of challenges to be overcome and technology as a right of all, were understandings demonstrated by them in the reflections on the experienced process. <![CDATA[Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O propósito deste ensaio consistiu em discutir o papel do professor no processo de escolarização hospitalar. Concentramos os esforços no debate entre as relações da atuação deste profissional num espaço institucional diverso (o hospital) daquele implicado no seu processo de formação (a escola). A análise partiu dos principais pontos de convergência debatidos na literatura específica, sobretudo no que diz respeito às questões fundamentais preconizadas no exercício deste profissional. A intencionalidade reside nas relações dos pontos de convergência às demandas do professor atuante no ambiente hospitalar. A composição teórica de nossa argumentação partiu do conceito de ação, de Hannah Arendt. Finalmente, discutimos a ideia de interface entre as duas instituições envolvidas no processo de escolarização hospitalar, isto é, o hospital e a escola. Tal argumentação é o que nos permitiu refletir sobre a formação de professores, não mais como uma quimera escola-hospital, mas como um espaço inacabado que vai se construindo ao passo da própria história profissional.<hr/>Abstract The purpose of this essay was to discuss the teachers role in hospital process of schooling. Our effort focused on the debate about the relationship of this professional work space in a different institution (the hospital) than the one responsible for his formation process (the school). Our analysis was based on the main points of convergence discussed in the relevant literature, especially regarding the key issues outlined in this professional's exercise. Our intention was to relate these points of convergence to the demands of teachers working in the hospital. The theoretical composition of our argument was based on the concept of action, created by Hannah Arendt (2007). Finally, we discuss the idea of interface between the two institutions involved in schooling at hospitals, that is, the hospital and the school. That argument is what allowed us to reflect on the teachers' exercise, not as a chimera-school hospital, but as an unfinished space that is constructed while the history itself. <![CDATA[Vivências Docentes em Dança e Folclore na Educação de Jovens e Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta duas vivências docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma delas ocorreu durante um estágio curricular, no curso de Licenciatura em Dança, em uma escola pública estadual, na cidade de Montenegro/RS. Nesta vivência, o estágio foi desenvolvido com vistas ao desenvolvimento dos conteúdos específicos da Dança, oportunizando aos estudantes a percepção de seus próprios corpos, e relacionando as movimentações ocorridas em seus cotidianos às qualidades de movimentos fundamentadas em Laban. A segunda experiência foi desenvolvida por uma professora já formada, tendo ocorrido na disciplina de Artes, em uma escola pública municipal da cidade de Porto Alegre/RS. Objetivou desnaturalizar alguns padrões estabelecidos em relação ao Folclore, como algo sem valor, relacionado ao antiquado e sem uso. Foi estruturado como um projeto desenvolvido em sala de aula, durante um semestre. O foco deu-se no resgate do Folclore, particularmente nos contos e nas lendas, tendo como referencial teórico a compreensão de conceitos de Folclore e Folclore na Escola, transversalizados à Educação e à EJA. Considerando-se o atual contexto educacional de relativamente pouca oferta de atividades corporais na EJA, e o trabalho ainda incipiente com Artes nas escolas, a experiência com a docência em Dança e o trabalho com as Artes e o Folclore apresentaram-se desafiadores e contributivos para os estudantes desta modalidade de ensino. Entende-se que, ao apresentar e discutir ambas as vivências docentes, uma em Dança e a outra em Folclore, seja possível apontar limites e possibilidades para o avanço da Educação de Jovens e Adultos.<hr/>Abstract This article presents two teaching experiences in Youth and Adult Education. One of the experiences occurred during the degree Dance curricular intership in a state public school in Montenegro/RS. In this experience, the trainee student developed the specific contents of her area, giving the students the perception of their own bodies, relating the movements that occurred in their daily lives to the qualities of movements based on Laban. Considering the current educational context of relatively little provision of body activities in Youth and Adult Education, the experience with teaching in dance has proved challenging and contributory for students of this modality of teaching. The second experience was developed by an already trained teacher, having taken place in the Arts discipline, in a municipal public school in Porto Alegre/RS. The objective was to denature some established standards in relation to folklore, as something worthless, related to the old-fashioned and, thus, unused. It was structured as a project developed in the classroom during a semester. The focus was on the rescue of folklore, particularly in tales and legends, with the theoretical reference being the understanding of concepts of folklore and folklore in school, which are mainstreamed in the education and education of youths and adults. It is understood that, in presenting and discussing both teaching experiences, one in dance and the other in folklore/culture, it is possible to point out limits and possibilities for the advancement of Youth and Adult Education. <![CDATA[A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo tem o objetivo de analisar como as experiências no contexto de formação e inserção profissional de formandos em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Utilizou-se para a produção de dados o grupo focal e foram participantes estudantes formandos do curso de Educação Física da Univali. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa em que os pressupostos metodológicos adotados se baseiam em autores como Gamboa (2012) e Negrine (2010). A análise dos dados foi realizada pela técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e Franco (2012). Estes aportes foram extremamente relevantes nos arranjos teóricos e nas interligações metodológicas para a constituição da presente pesquisa. O processo de constituição de identidade(s) profissional(is) dos jovens formandos em EF evidencia-se pela soma de múltiplas experiências (passado, presente e futuro), principalmente no contexto da formação inicial, e é potencializado no processo da inserção profissional. Essa identidade profissional não é fixa, ela se forma e se transforma num movimento que é plural, diverso, complexo, oscilante, transitório, cambiante, circundante e contraditório, como ocorre nos processos de pesquisa e produção do conhecimento. Conclui-se que as experiências de formação e inserção profissional constroem identidade(s) profissional(is) não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias.<hr/>Abstract The aim of this study is to analyze how experiences in the context of professional training and entry to the job market of physical education graduates build professional identity(ies). For the production of data, a focal group were used, with students of the course in Physical Education of Univali. It uses a qualitative approach, with methodological premises based on authors like Gamboa (2012) and Negrine (2010). The technique of content analysis was used to analyze the data, according to Bardin (2011) and Franco (2012). This background was extremely important in the theoretical arrangements and methodological interconnections for the constitution of this research. The process of formation of professional identity(ies) of young trainees in Physical Education is evidenced by the sum of multiple experiences (past, present and future), particularly in the context of initial training, and is potentiated in the process of professional entry to the job market. This professional identity is not fixed; it is formed and transformed in a movement that is plural, diverse, complex, oscillating, transitory, changing, surrounding and contradictory, as occurs in the processes of research and production of knowledge. It is concluded that this construction is the result of a complex network that enables the movement of formation and reformation of professional identity(ies), not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. <![CDATA[O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O clima escolar é compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da escola com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas física, pedagógica e administrativa, os quais estão presentes na instituição educativa. Ele influencia as aprendizagens escolares e a qualidade das interações sociais. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos alunos sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras. Foi construído e aplicado um questionário capaz de avaliar o clima escolar em 566 alunos do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas, e realizadas observações em dois desses centros. No geral, as percepções dos alunos sobre o clima escolar se dividiram entre as posições neutra (47,6%) e positiva (48,1%), sendo que apenas 4,3% o consideram negativo. As dimensões avaliadas como mais positivas foram associadas à intimidação entre alunos, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a família e à infraestrutura. A avaliação do clima apresentou contribuições que podem reorientar o trabalho nessas escolas.<hr/>Abstract The school climate is understood as the set of perceptions of the members of the school with respect to the following interrelated factors: norms, goals, values, human relations, organization and physical structures, administrative and teaching, which are present in the educational institution. It influences the school learning and the quality of social interactions. This research aimed to identify how students feel about school climate, investigate whether there are differences between the schools surveyed and identify which dimensions of the climate are perceived as positive, negative or neutral. It was constructed and applied a questionnaire able to evaluate the school climate in 566 students of the 7th to the 9th year of four public schools and conducted observations in two of these centers. Overall, students' perceptions of school climate were divided between neutral positions (47.6%) and positive (48.1%), with only 4.3% consider negative. The dimensions considered more positive were related to bullying among students, followed by which dealt rules, social relations and conflicts. The less positive concerned the family relationships and infrastructure. The assessment of the climate presented contributions that can reorient the work of these institutions. <![CDATA[A percepção ambiental dos estudantes nas Escolas Municipais de Manaus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A crescente preocupação com a questão ambiental proporciona que a temática da Educação Ambiental seja difundida e incorporada por diversos segmentos da sociedade, entre eles as escolas, para o desenvolvimento de atividades e projetos no intuito de educar as comunidades, procurando sensibilizá-las para a modificação de atitudes e posturas que sejam benéficas ao equilíbrio ambiental. Diante desse contexto, visando abordar especificamente a ideia que formam os estudantes das escolas municipais acerca da educação ambiental tem-se como problema de pesquisa o seguinte: até que ponto as Escolas Municipais de Manaus de têm contribuído para promover a Educação Ambiental (EA)?Em decorrência de tal pergunta, o trabalho teve como objetivo geral verificar, por meio da percepção dos alunos, se os projetos e ações em educação ambiental nas Escolas Municipais de Manaus trazem resultados significativos que se traduzam em práticas pessoais no dia a dia dos seus discentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa empírica do tipo descritiva, sobretudo na forma de trabalho de campo. Os principais resultados se mostraram concernentes com as abordagens de importantes autores da literatura sobre o assunto. Pode-se concluir que as ações de educação ambiental promovem mudanças de comportamento e despertam nos estudantes certo interesse para encontrar soluções para as problemáticas ambientais, todavia, para além do reconhecimento de valor e do interesse que os participantes têm sobre as questões ambientais, é necessário que as escolas avancem e busquem desenvolver novas ações.<hr/>Abstract The growing concern with the environmental issue provides that the theme of Environmental Education be disseminated and incorporated by various segments of society, including schools, to develop activities and projects to educate communities, seeking to sensitize them to the modification of attitudes and postures that are beneficial to the environmental balance. In this context, in order to specifically address the idea that the students of municipal schools form on environmental education has as a research problem the following: the extent to which the Municipal Schools of Manaus have contributed to promote Environmental Education (EA)? As a result of this question, the general objective of the work was to verify, through the students' perception, whether projects and actions in environmental education in the Municipal Schools of Manaus bring significant results that translate in personal practices in the day to day of its students. For that, a case study was carried out, with empirical research of the descriptive type, mainly in the form of field work. The main results were related to the approaches of important authors of the literature on the subject. It can be concluded that environmental education actions promote behavioral changes and awaken in students a certain interest to find solutions to environmental problems, however, in addition to the recognition of value and the interest that participants have on environmental issues, it is necessary that the schools advance and seek to develop new actions. <![CDATA[Apontamentos sobre educação, cultura e etnoconhecimentos Paiter suruí]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta os resultados de observações realizadas na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Sertanista José do Carmo Santana”, localizada na aldeia Gãpgir, linha 14, Terra Indígena Sete de Setembro, município de Cacoal, Rondônia. Tivemos como objetivo identificar quais são e como são trabalhados os etnoconhecimentos da cultura Paiter Suruí e até a que ponto a legislação vigente, que rege a educação específica e diferenciada para os povos indígenas, vem sendo cumprida na aldeia. Como procedimento de coleta de dados foram feitas entrevistas e análises documentais de materiais didáticos-pedagógicos. Os resultados apresentados apontam avanços no cumprimento da legislação, mas ainda muito longe do ideal, ou seja, acesso pleno a cidadania.<hr/>Abstract The article presents the results of observations made at the State Indigenous School of Basic and Secondary Education "Sertanista José do Carmo Santana", situated in the village Gãpgir, line 14, Indigenous Sete de Setembro, municipality of Cacoal, Rondônia. Our objective was to identify what and how they worked the culture of ethnoknowledge Surui and to what extent the current legislation governing the specific and differentiated education for indigenous people, has been fulfilled in the village. As a data collection procedure, interviews and documentary analyzes of didactic-pedagogical materials were done. The results presented indicate advances in compliance with legislation, but still far from ideal, that is, full access to citizenship. <![CDATA[Ensino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao longo dos últimos anos, as políticas educacionais implementadas pelo governo federal têm priorizado a expansão do Ensino Superior e a reestruturação das universidades públicas. No conjunto de medidas tomadas, encontra-se a Política de Assistência Estudantil. O objetivo deste trabalho é discutir o Ensino Superior a partir da referida política, assinalando suas mudanças e seus avanços, bem como os desafios que são postos a ela quando se tem como meta a inclusão social, a formação ampliada e a igualdade de oportunidades aos/às estudantes das IFES na perspectiva do direito social assegurado pela Carta Magna. Para alcançar o objetivo proposto, foram analisados documentos, artigos e livros que tratam da educação, das políticas educacionais e da Assistência Estudantil, especialmente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Chegou-se a conclusão de que, em grande medida, as políticas educacionais têm se alinhado à política econômica neoliberal. Verificou-se que a política em tela tem sistematizado e oferecido diversos auxílios que contribuem efetivamente para a democratização do Ensino Superior público. No entanto, também se percebeu que ela tem desafios a serem enfrentados, tais como o da universalização da assistência, da garantia da cidadania e da melhoria da qualidade de vida dos/das apoiados/as. Ainda, assinalou-se que, no âmbito da política de assistência estudantil, há a potencialidade de vir a se elaborar diretrizes e promover ações coletivas que estimulem a reflexão crítica, a educação preocupada com a ética, a cooperação, o respeito mútuo, a igualdade e a justiça social.<hr/>Abstract In recent years, Brazil’s federal government has implemented educational policies that prioritize the expansion of higher education and the restructuring of public universities. Among these measures is the Student Aid Policy. This article aims to discuss higher education through the lens of the Student Aid Policy, examining the changes and advances that it has implemented, as well as the challenges it has faced in its objectives of offering social inclusion, expanded educational offerings, and equal opportunities – all of which are seen as social rights guaranteed by Brazil’s Constitution of 1988 – to students in Brazil’s Federal Higher Education Institutions (IFES). In order to undertake this analysis, the article analyses documents, articles, and books regarding education, educational policies, and student aid, especially at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The article concludes that, to a large extent, educational policies have been aligned with neoliberal economic policies. It verifies that the policy under examination has systematised and offered diverse forms of aid that contribute effectively to the democratisation of public higher education. However, the policy faces many challenges such as the universalisation of aid, the guarantees of the rights of citizenship, and the improvement of the quality of life of the policy’s beneficiaries. The study also shows that, within the scope of student aid policies, there exists the potential to elaborate guidelines promoting collective actions that stimulate critical reflection, ethically concerned education, cooperation, mutual respect, equality, and social justice. <![CDATA[Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300251&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Por meio da análise do filme Quanto Vale ou é Por Quilo?, de Sergio Bianchi (2005) objetivamos explicitar e compreender o processo de construção de preconceito e de discriminação dentro da sociedade brasileira. Nossos referenciais teóricos transitam entre estudos da área da sociologia, estudos culturais e antropologia, em especial, Kabengele Munanga. A pesquisa se caracteriza como de revisão bibliográfica e análise de documento, uma vez que tomamos o filme enquanto documento. Nossas análises indicam que a herança histórico-cultural anunciada na carta de Pero Vaz de Caminha, por exemplo, permanece efetiva na sociedade brasileira e funciona como uma ferramenta de controle social nos dias atuais. Essas ferramentas são explicitadas no filme em análise. A dita miscigenação promovida pelo preconceito mascara as desigualdades sociais, especialmente nas dimensões étnicas e raciais, pois essas ainda servem de referência das relações sociais na sociedade brasileira.<hr/>Abstract Through the analysis of the film Quanto Vale ou é Por Quilo?, Sergio Bianchi (2005) aim to explain and understand the prejudice of the construction process and discrimination in Brazilian society. Our theoretical frameworks move between studies of sociology area, cultural studies and anthropology, especially Kabengele Munanga. The research is characterized as a bibliographic review and document analysis, once we take the film as a document. Our analyzes indicate that the cultural-historical heritage announced in the letter of Pero Vaz de Caminha, for example, remains effective in Brazilian society and acts as a tool of social control today. These tools are explained in the film in question. Said mixing promoted by prejudice masks social inequalities, especially in ethnic and racial dimensions, as these also serve as a reference of social relations in Brazilian society. Les luttes et les combats sont nécessaires pour une société juste et égalitaire, à la fois par des politiques de discrimination positive signifie, que la recherche pour le droit à lidentité et la reconnaissance culturelle. Ces actions sont fondamentales et essentielles pour que nous puissions obtenir des droits sociaux et culturels garantis aux Noirs, les Indiens et les pauvres qui ne sont pas une minorité, mais la majorité. <![CDATA[A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300274&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema da representação do negro na literatura infantil, abordando a diversidade étnica afrodescendente como contribuição para a cultura brasileira. O corpus da pesquisa é composto de nove obras literárias infantis que compõem o pacote do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), destinadas a alfabetizandos do ensino fundamental. Com base em autores como Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga, que tratam de questões étnico-raciais, foram analisadas as obras acima citadas, o que evidenciou a importância da literatura na construção da identidade dos afrodescendentes e na valorização cultural desses povos, além do caráter formativo e educativo da literatura infantil para o exercício da cidadania e da convivência com a diversidade. No entanto, observou-se também que parte das obras não problematizam de modo mais direto as relações de poder e assimetrias entre brancos e negros: questões como o preconceito e o racismo, por exemplo, não são explicitamente tratadas. O combate ao racismo deve ser tema de discussão entre os estudantes na sala de aula, estando a literatura a serviço da informação e da reflexão sobre as práticas sociais vigentes e as relações étnico-raciais. A cultura negra seria de fato valorizada, não como curiosidade ou exotismo, mas como elemento constitutivo da cultura e da sociedade brasileira.<hr/>Abstract This article aims at deepening the knowledge on the subject of representation of AfricanAmericans in children's literature and emphasizing the importance of studying literature and addressing the African-American ethnic diversity as a contribution to the Brazilian culture. The research corpus is composed of five childrenbooksincluded in the Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) [National Program for Literacy at Age One] distributed to elementary public schools. Based on authors such as Stuart Hall, Lilia Moritz Schwarcz, Nilma Lino Gomes, and Kabengele Munanga, who deal with ethnic and racial issues, the books selected were analyzed. The results show the importance of literature in the construction of the African American identity and in the cultural appreciation of these people, besides the formative and educational character of children literature for the exercise of citizenship and respect to diversity. However, it was also observed that the works do not directly problematize power relations and racial inequalities: issues such as prejudice and racism, for example, are not explicitly addressed. The discussion against racism must take place among students in the classroom, having literature as a source of information and reflection on current social practices and ethno-racial relations. African-American culture must be seen, not as a curiosity or an exotic item, but as a constitutive element of the Brazilian culture and society. <![CDATA[Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo avaliou a concepção de licenciandos sobre a homossexualidade e a relação com a idade, o sexo e o curso dos estudantes (Química, Matemática e Ciências Biológicas), tendo como amostra estudantes de uma instituição federal do Estado de Goiás. Foi aplicado um questionário a 141 estudantes, que continha 3 escalas validadas para avaliação de preconceito: escala de explicações sobre a homossexualidade, de expressão emocional e de rejeição à intimidade com homossexuais. Os resultados revelaram diferentes níveis de preconceito dos estudantes em relação à homossexualidade, identificados por explicações que negam a homossexualidade como forma de identidade do sujeito, pela rejeição à intimidade com homossexuais e pela expressão de emoções negativas em relação a homossexuais. Os estudantes do sexo masculino mostram-se mais preconceituosos em relação aos do sexo feminino, mas sem relação com o curso ou a idade dos licenciandos. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas e estratégias de formação inicial e continuada, nos cursos de formação de professores, a fim de desconstruir estereótipos e impedir que concepções preconceituosas em relação a homossexuais sejam reproduzidas na prática docente.<hr/>Abstract The present study is an assessment of students’ conceptions on homosexuality and its relationship with age, sex and the course (teacher’s training in Chemistry, Mathematics and Biologic Sciences). The sample was composed of teacher’s training course students from a federal teaching institution of the State of Goiás. A questionnaire was applied to 141 students. It contained three scales validated for the assessment of prejudice: scale of explanations on homosexuality, scales of emotional expression and of rejection to intimacy regarding homosexuals. The results revealed different prejudice levels, identified by explanations that deny homosexuality as an individual’s identity form, by rejection of intimacy regarding homosexuals and the expression of negative emotions in relation to homosexuals. Male students are more prejudiced than female students, no matter the course or the student’s age. Thus, the development of policies and strategies of initial and continuing education is necessary in teacher’s training courses, in order to deconstruct stereotypes and prevent that prejudiced conceptions regarding homosexuals be reproduced in teaching. <![CDATA[Cultura surda na "escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é proveniente de uma dissertação, realizada num Programa de Pós-Graduação em Educação e desenvolvida sob a base teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Com o objetivo de analisar as relações construídas entre pares surdos no espaço da "escola inclusiva”, foram realizadas entrevistas com professoras surdas e observações de práticas pedagógicas que envolviam professoras surdas, alunas surdas e alunos surdos, desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas comuns da cidade de João Pessoa-PB. A metodologia (qualitativa) esteve aberta a várias possibilidades, entre elas os princípios da análise de conteúdo, que foram tomados como base para subsidiar as análises realizadas. As análises sinalizaram que, ao socializar as experiências com as alunas surdas e os alunos surdos, especialmente as relativas à diferença surda, as professoras surdas fazem circular os artefatos da Cultura Surda nos momentos didático-pedagógicos do AEE. Com isso, elas proporcionam a suas alunas e seus alunos conhecimentos históricos e políticos acerca do seu grupo cultural, contribuindo para que elas e eles desenvolvam processos de identificação e fortaleçam a Cultura Surda. Ademais, o encontro cultural com as professoras surdas permite que as alunas surdas e os alunos surdos construam identidades mais empoderadas, mesmo estando imersas e imersos numa sociedade e numa escola normalizadoras que as/os percebem apenas pela ótica da deficiência.<hr/>Abstract This article was produced at a Graduate Program in Education and it was developed under the theoretical basis of Cultural Studies and Deaf Studies. Interviews with Deaf teachers and observations of pedagogical practices involving deaf teachers and deaf students were conducted in the Specialized Educational Service (SES) of common schools of João Pessoa-PB, with the objective of analyzing the relations built between deaf peers in the "inclusive school". The (qualitative) methodology was open to several possibilities, including the principles of content analysis, which were taken as a basis to support this analysis. The analyzes indicated that, by socializing their experiences with deaf students, especially those related to the deaf difference, the deaf teachers circulate the artefacts of Deaf Culture in didactic-pedagogical moments of the SES. In doing so, they provide their students with historical and political knowledge about their cultural group, helping them to develop identification processes and strengthen the Deaf Culture. In addition, the cultural encounter with deaf teachers allows the deaf students to construct more empowered identities, even if they are immersed in a normalizing society and school that perceive them only from the point of view of disability. <![CDATA[Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis RJ: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os dados consolidados do Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) e da Prova Brasil indicam uma queda significativa de rendimento da rede pública de ensino básico nos anos finais do ensino fundamental, quando comparados com os anos iniciais. Assim, procuramos identificar uma escola desse nível de ensino que, por contraste, apresentasse bom aproveitamento relativo nos índices federais de avaliação, e também na opinião dos profissionais que atuam na rede. Esse critério nos levou à Escola Chad Goblin, localizada na área urbana do município de Teresópolis - RJ, região serrana do Rio de Janeiro. O trabalho de investigação procurou analisar algumas características desse estabelecimento, a fim de compreender fatores que podem interferir na sua reputação e em seus resultados. Pretendeu-se uma aproximação com estudos que buscam refinar quais seriam as mediações que marcam alguns processos exitosos de educação formal, cujo estudo levaria à construção de uma sociologia das escolaridades, conforme Maria Nogueira. O uso de diversas técnicas de análise – quantitativas e qualitativas – ampliou as possibilidades de abordagem do objeto, indo ao encontro da literatura que ressalta a multidimensionalidade epistêmica da escola. Foi possível perceber existência de certo ethos institucional que, de certa forma, engendra a representação de escola de excelência para a comunidade escolar em geral.<hr/>Abstract Consolidated data from the Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) and Prova Brazil indicates a significant drop on the results of the public primary school system in the final years of elementary school, when it compared to the initial years. Thus, we sought to identify a school at this level of education that, by contrast, presented good relative performance in the federal evaluation indexes, and in the opinion of the professionals who work at the area. Those criterions led us to the Chad Goblin School, located in the urban area of the municipality of Teresópolis - RJ, near of Rio de Janeiro town. The research work sought to analyze some characteristics of this establishment in order to understand factors that may interfere in its reputation and its results. It intended to be an approximation with studies that seek to refine what would be the mediations that mark some successful processes of formal education, whose study would lead to the construction of a sociology of schooling, according to Maria Nogueira. The use of several techniques of analysis - quantitative and qualitative - extended the possibilities of approaching the object, going along with the literature that emphasizes the epistemic multidimensionality of the school. It was possible to perceive the existence of a certain institutional ethos that, in a certain way, engenders the representation of a school of excellence for the school community in general. <![CDATA[O sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com a ruptura da metafísica tem-se recolocado em suspenso os fundamentos sob os quais funda-se a educação, como os fundamentos em que se assenta a pedagogia até então abrindo múltiplos espaços de incertezas e inquietações entre os pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação. Portanto, clama-se a necessidade de uma Pedagogia e pedagogos para além do bem e do mal estabelecidos, o que torna fundamental a necessária compreensão do sentido de educar e de ser pedagogo, da Pedagogia, orientados pelo viés do diálogo e pela experiência da alteridade. Este artigo apresenta uma reflexão sobre ser pedagogo no horizonte dos desafios contemporâneos da educação em meio à emergência da diversidade como alteridade, visto que a diferença pela diferença, não necessariamente, constitui experiência de alteridade, embora constitua contexto de condições.<hr/>Abstract With the breakup of metaphysics, the foundations on which education has been founded have been put on hold, as the foundations on which pedagogy is based until then opening multiple spaces of uncertainty and concern among pedagogues and other professionals involved with education. Therefore, there is a need for a Pedagogy and Pedagogues beyond good and evil established, which makes fundamental the necessary understanding of the sense of educating and being pedagogical, of Pedagogy, guided by the bias of dialogue and the experience of otherness. This article presents a reflection about being a pedagogue on the horizon of contemporary challenges of education in the midst of the emergence of diversity as otherness, since difference by difference, not necessarily, constitutes experience of otherness, although it constitutes a context of conditions. <![CDATA[Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300386&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho discute a formação e o desenvolvimento de conceitos científicos na escola. Seu objetivo é analisar algumas contribuições teóricas, acerca da formação e desenvolvimento de conceitos científicos, numa relação com o processo de elaboração conceitual no ensino de História. De caráter bibliográfico e fundamentado nas perspectivas Histórico-Cultural e Aprendizagem Histórica, o estudo permitiu vislumbrar que o processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvido com base na elaboração conceitual, contribui para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Apresenta-se uma proposição de atividade, a ser efetivada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a familiarização com atributos de conceitos desse componente curricular. Essa produção contribui para enfatizar as potencialidades formativas da História fortalecendo a sua presença no currículo escolar.<hr/>Abstract This paper discusses the formation and development of scientific concepts in school. Its goal is to analyze some theoretical contributions, about the formation and development of scientific concepts, in a relation with the process of conceptual elaboration in the teaching of History. It is bibliographical work and based on the Cultural-Historical perspective and Historical Learning that has allowed glimpsing the process of teaching and learning, built on the conceptual development collaborates to promote learning and development of students. For the level of education to which they relate (in the early years of elementary school), the aim is to acquaint the student with the attributes of the concept, from the area of History, selected for study. It is presented a proposal of activity to be applied in the starter years of elementary school, which considers the familiarity with concepts and attributes of the school subject. This production helps to emphasize the formative potentialities of History strengthening its presence in the school curriculum. <![CDATA[Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300411&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse estudo dialoga com os pressupostos freireanos, entre 1964 e 1980, que perpassam pela ação curricular e prática pedagógica. O método histórico-dialético é adotado para compreender o conjunto da obra freireana, escrita individualmente no exílio, em sua historicidade e que caracteriza como concepção ontológica e método de análise e práxis. De caráter bibliográfico tem como questão central a análise crítica das categorias e conceitos, construídas por Freire nas primeiras obras, e que implicam no processo e prática curricular. Conclui que as práticas curriculares encontradas na obra de Freire são a ação de apropriação da realidade (conhecimento e consciência), a criação para estar na vida por meio da situação existencial (superação), e sistematização de saberes vivenciais com teoria (cultura).<hr/>Abstract This study is about Freire's assumptions, between 1964 and 1980, which passes through curriculum action and pedagogical practice. The historical and dialectical method is adopted to understand the set of Freire's work, individually written in exile, in its historicity and that characterizes ontological concept, method of analysis and praxis. It is a bibliographic research, has as main question the critical analysis of the conceptions and categories, constructed by Freire in his first works that involve curricular process and practice. It concludes the curriculum practices found in Freire's work are the action of reality appropriation (knowledge and awareness), the creation to be in life through the existential situation (overcoming), and systematization of experienced knowledge with theory (culture). <![CDATA[Programa internacional de avaliação de estudantes, O caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300430&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar a participação do estado de Miranda, situado na Venezuela, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em 2010, em sua edição especial denominada de PISA PLUS 2009. Nesta ocasião, a área principal de análise foi Leitura, contudo, também se avaliou Matemática e Ciências, a exemplo do que vem ocorrendo trienalmente, desde o ano 2000, posto que sejam estas as três áreas de avaliação. Ainda que não seja o único instrumento, a OCDE toma o desempenho dos alunos nesses testes como referencial de qualidade na educação. Desta forma, a apreciação dos dados estatísticos, com base em um referencial teórico, vislumbra lançar um olhar sobre a qualidade e sobre a avaliação educacional no país, corroborando assim, para que com base numa leitura crítica dos mesmos se possa pensar nos eventuais problemas educacionais. O enfrentamento e superação de determinadas situações, se dá por meio da elaboração e implementação de políticas educativas que visem não somente o acesso equitativo de toda a população ao sistema de ensino, mas também a sua permanência com qualidade no espaço escolar. Pois, parte-se do entendimento de que o direito à educação de qualidade não se descola do âmbito das políticas sociais, nas quais a educação está intimamente relacionada, já que o contexto socioeconômico e cultural possui um grande impacto no desempenho alcançado pelos educandos.<hr/>Abstract This paper aims to present the participation of the state of Miranda, Venezuela situated in the Programme for International Student Assessment (PISA) in 2010, in its special edition called PISA 2009 PLUS. On this occasion, the main area Reading analysis was, however, also assessed mathematics and science, as has been occurring every three years since 2000, since these are the three areas of evaluation. Although it is not the only instrument, the OECD takes student performance on these tests as the benchmark for quality in education. Thus, assessing the statistical data based on a theoretical framework envisions cast an eye on the quality and on educational evaluation in the country, confirming thus that based on a critical reading of the same you can think of any educational problems. Confronting and overcoming certain situations, is through the development and implementation of educational policies aimed not only equitable access of all people to the education system, but also its quality stay at school. Well, we start from the understanding that the right to quality education is not off the scope of social policies in which education is closely related since the socioeconomic and cultural context has a major impact on the performance achieved by the students. <![CDATA[Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300452&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt There has been a continuous adjustment of educational proposals for the past decades, as well as an increase in the number of scientific studies that aim to understand the inner workings of the teaching and learning process and that seek to establish more successful educational strategies and practices. Yet, a large number of schools around the world are still experiencing educational problems, namely in terms of ineffective teaching methodologies that are incompatible with the cyberculture lifestyle, demands and expectations of the 21st century student. This article discusses a teaching methodology that is deep-rooted in a well-established business management method that employs the Socratic method of questioning. By evaluating cause and effect, individuals are urged to question and to investigate for themselves to find the best suited answers to those questions. Thus, students that are typically given the answers to all questions are encouraged to seek their own answers. As a result, they will develop a greater sense of participation and responsibility and become more committed to their learning. This article will examine an approach known as Theory of Constraints for Education and its educational implications for Brazilian schools and for educational systems in countries where it has already been implemented in schools.<hr/>Abstract A sucessiva mudança de paradigmas educacionais tem sido evidente nas últimas décadas, assim como a proliferação de estudos científicos que visam aprofundar o conhecimento sobre os contornos do processo ensino-aprendizagem e delinear estratégias e práticas educacionais que sejam cada vez mais eficazes. Todavia, escolas em todo o mundo continuam registrando problemas educacionais derivados de metodologias de ensino inadequadas e pouco efetivas para o alunado do século XXI, que está cada vez mais conectado ao mundo virtual. Este artigo apresenta a discussão de uma metodologia de ensino baseada em um consagrado método de gestão empresarial, cuja operacionalização se dá através da utilização do Método Socrático e sua forma específica de questionamento. Através da avaliação de causa-efeito, o indivíduo é instigado a questionar e a averiguar por si próprio as possíveis respostas para seus questionamentos. Destarte, o aluno habituado a receber respostas prontas é incentivado a buscar as suas próprias respostas, o que incute nele um maior sentido de participação, responsabilidade e compromisso com o seu aprendizado. A seguir, vamos discutir um método conhecido como Teoria das Restrições para a Educação e examinar suas implicações educacionais para a escola brasileira e refletir sobre o que já está ocorrendo nos países onde já está implantado na escola. <![CDATA[Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em matemática na educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-12792018000300475&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta um recorte dos resultados de pesquisa qualitativa em Educação Matemática que analisou produções científicas selecionadas por apresentarem contribuições a essa área visando a compreensão e avanço da Educação de Jovens e Adultos. Para a seleção dos dados tomamos como base os periódicos constantes da listagem Qualis (CAPES / MEC), na área de Ensino de Ciências e Matemática no período compreendido em 2000 a 2010. As análises, desenvolvidas por meio da Análise Textual Discursiva, nos permitiram estabelecer quatro temas: I) Formação / Atuação do Professor / Alfabetizador da EJA; II) Práticas Pedagógicas na EJA; III) Currículos da EJA, e IV) Avaliação da / na EJA. Neste artigo destacamos o Tema II. Dentre os principais resultados a verificação de convergência para a indicação de uma postura mais investigativa, por parte do professor, sobre a produção oral e escrita de seus alunos e adoção de uma maior flexibilização na exigência de padronização na expressão dos procedimentos matemáticos considerando as especificidades, objetivos e conhecimentos prévios de seus estudantes. Destacamos também o recorrente argumento de que a percepção do próprio aluno de seu entendimento dos conteúdos desenvolvidos nas práticas educativas em matemática aumenta sua autoestima e influencia diretamente seu envolvimento nessa área.<hr/>Abstract The article presents a part of the qualitative research results in mathematics education. In this research we analyze scientific works that were selected for presenting contributions to the understanding and advancement of the Youth and Adult Education. To select the data we take as a basis the constant journals Qualis list (CAPES / MEC), belonging to the area of the teaching of science and mathematics in the 2000-2010 period. The analysis, developed through Textual Analysis Discourse, allowed us to establish four themes: I) Training / Practice Teacher / literacy of adult education; II) Pedagogical Practices in adult education; III) Resumes the EJA, and IV) Evaluation of / in EJA. In this article we highlight the Theme II. Among the key findings convergence check for the indication of a more investigative approach by the teacher on the speaking and writing of their students. Adoption of greater flexibility in the standardization requirement in the expression of mathematical procedures. Consideration of the specifics, previous goals and level of their students. It also highlights the applicant's argument that the perception of the student himself of his understanding of the contents developed in the educational practices in mathematics and increases their self-esteem directly influences their involvement in this area.