Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720100001&lang=en vol. 19 num. 39 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta do editor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Everyday knowledge and school knowledge: an epistemological and didactic analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O trabalho analisa o espaço epistemológico do saber escolar em suas relações com o conhecimento cotidiano e o científico e busca a recuperação do conhecimento cotidiano na produção do conhecimento escolar. A escola se faz o suporte do aluno para reelaborar seu conhecimento cotidiano com a contribuição dos saberes do conhecimento científico. O exercício da didática docente incorpora e desenvolve os requisitos epistemológicos para a produção dos saberes. As análises ampliam a compreensão epistemológica e pedagógica do conhecimento escolar e revelam sua importância de objetivo da aprendizagem. Revitalizam igualmente o conhecimento científico, reconquistando sua identidade no espaço da escola.<hr/>Abstract This work seeks to discover the epistemological space of school knowledge in its relationship to everyday knowledge and scientific knowledge. It strives to recover everyday knowledge in the production of school knowledge. Thus, the student needs the support of the school to re-elaborate his everyday knowledge with the contribution of the learning of scientific knowledge. The teaching didactic engrosses the epistemological requirements for the production of the knowledge. The analyses broaden the epistemological and pedagogical understanding of school knowledge and reveal its importance of first objective of the learning. Another conclusion is the recovery and revitalization of scientific knowledge, regaining its identity in the space of the school. <![CDATA[The internet as an instrument and its role in the reader formation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Esta reflexão parte da existência de um novo fenômeno, a cibercultura, que implementa um novo espaço de leitura, com ferramentas que possibilitam a construção de novas práticas, interferindo e modificando a constituição do leitor em formação. A leitura on-line é o objeto de análise deste artigo, visando compreender e discutir os indícios que se destacam nas práticas que a envolvem para levantar questões e reflexões sobre novas tecnologias emergentes no contexto social e, particularmente, no escolar<hr/>Abstract This reflection begins with the existence of a new phenomenon, the cyber culture, which gives a new space for reading, with tools that allow the construction of new practices, interfering and modifying the formation of the reader in process. On-line reading is the subject of this article, which main goal is to comprehend and discuss the signs that stand out on those reading practices to bring up questions and reflections over new technologies that emerge on the social context and specially, the scholar one. <![CDATA[Between Cila and Caribde: or, it is possible to equate amount and quality in the public educational system?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo, através de uma pesquisa exploratória em uma rede municipal de ensino, problematiza a questão das escolas em tempo integral enquanto possibilidade de oferecer uma educação pública de qualidade. Constataram-se dois limites para a escola em tempo integral: tal experiência é onerosa, exigindo uma opção política clara; e a simples ampliação do tempo de permanência do aluno na escola não resolve problemas, como evasão e reprovações. Em contrapartida, é possível afirmar que tais experiências são uma possibilidade de educação qualificada, por atenderem importantes demandas sociais em comunidades de alta vulnerabilidade social, bem como, por favorecerem relações sistematizadas de ensino-aprendizagem.<hr/>Abstract This article, through one searches of field in a municipal net of education, it focuses the question of the schools in integral time while possibility to offer a public education of quality. Two limits for the school in integral time had been evidenced: such experience is onerous, demanding an option clear politics; e the simple magnifying of the time of permanence of the pupil in the school does not decide problems as evasion and retention. On the other hand, it is possible to affirm that such experiences are a possibility of qualified education, for taking care of important social demands in communities of high social vulnerability, as well as, for favoring systemize relations of teach-learning. <![CDATA[Aging as a social process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo traz a análise das representações sociais sobre o envelhecer, compartilhadas por 103 professoras que atuam no nível fundamental da rede de ensino público de Cuiabá. Teórica e metodologicamente, apoia-se nas propostas da Teoria das representações sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici em 1961. Os dados foram coletados mediante o uso das associações de palavras, seguido de explicações gravadas sobre os vocábulos. Estes foram processados pelo software EVOC e, posteriormente, submetidos à análise de similitude e a uma categorização. Os resultados permitem considerar que a organização das representações e a construção do seu significado ocorrem a partir de dois elementos: doença e experiência, indicando perdas e ganhos no processo de envelhecimento, com destaque para os prejuízos e apontando para as condições sociais que o cercam<hr/>Abstract The study analyzes the shared social representations by 103 teachers from the cuiabano public basic education school system, about aging. It theoretical and methodologically follows the proposals of the Theory of social representations developed by Moscovici in 1961. The data were collected through the use of word associations, followed by explanations, recorded, on the words. These were processed by the EVOC software, after submitted to the similitude analyzes and categorized. The results allowed considering that the representations organize themselves and their meaning is constructed from two elements: disease and experience, indicating, losses and gains of the aging process, emphasizing the impairments and pointing to the social conditions that surround the aging process. <![CDATA[O que é ser bom aluno?: O que é parar de estudar? Representações sociais de estudantes do ensino médio.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Estudar as representações sociais construídas pelos estudantes, pode fornecer dados importantes para (re)pensar práticas educativas. Relatamos pesquisa feita com 120 estudantes de Ensino Médio, cujo objetivo foi analisar uma rede de representações relacionadas à escolarização, enfocando especialmente “Ensino Médio”, “abandono dos estudos” e “bom aluno”. Utilizamos o método das evocações livres, aplicado no primeiro dia de aula e sete meses depois. Os dados foram analisados com auxílio do programa EVOC. Os resultados mostraram que a experiência inicial de escolarização secundária não alterou substancialmente as representações estudadas. Discutimos a naturalização de idéias e práticas educativas.<hr/>Abstract In this paper, we analyze a net of representations related to school experience. We focus on the ideas of “secondary education”, “stop studying” and “good student”. 120 high-school students participated in this research. We used the method of free evocations at two different moments: at the beginning of the school year and seven months later. We analyzed the data using EVOC software. Results show that the initial experience of secondary education did not change substantially the studied representations. We discuss the naturalization of educational ideas and practices. <![CDATA[Beginning of social inclusion and acknowledgement of the right to higher education: the gratuity in the 1997 and 1998 entrance test of the UFMT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na ocasião dos vestibulares/1997 e 1998, da UFMT, o MPF moveu ação civil pública contra a UFMT, alegando ser ilegal e inconstitucional a taxa de inscrição no vestibular. Em resposta, a Justiça Federal concedeu liminar impedindo a UFMT de realizar tal cobrança. Isso originou grande procura dos candidatos pelas inscrições gratuitas. Posteriormente, a UFMT recorreu e a liminar foi cassada. Metodologicamente, a pesquisa aqui relatada seguiu a perspectiva qualitativa com orientação fenomenológica e buscou resgatar tais acontecimentos, para refletir sobre o significado da gratuidade nos vestibulares das IFES, aqui considerada como princípio de inclusão e afirmação do direito à educação superior.<hr/>Abstract In the occasion of the enrollment for the 1997 and 1998 entrance test of the UFMT, the MPF sued the UFMT, stating that the collection of the enrollment fee for the entrance test was illegal and unconstitutional. In reply the Federal Justice gave preliminary order prohibiting the UFMT of charging it. This caused a great search of candidates for free enrollments. Later the UFMT appealed, cancelling the preliminary order. Methodologically, the research realized followed the qualitative perspective with a phenomenological guide and aimed to the historical rescue such events to reflect about the meaning of the gratuity of the enrollment for the IFES entrance tests, here considered as a beginning of social inclusion and acknowledgement of the right to higher education. <![CDATA[Weaving the Education with amazonic yarns]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No vasto universo amazônico, direcionamos nosso olhar ao povoado de Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, uma pequena região habitada por uma miscigenação de etnias e grupos sociais. Inscritos no Projeto Biodiesel Guariba, um convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Eletronorte. Nosso objetivo foi criar oportunidades de responsabilidade ambiental e de empoderamento social comunitário num processo de formação educativa. Inscritos na fenomenologia, neste artigo nosso esforço concentra-se em apresentar a percepção desta comunidade em relação ao processo educativo estabelecidos em seus territórios.<hr/>Abstract In the wide amazonic universe, we direct our attention to the community of Guariba, located in the extreme northeast of Mato Grosso, a small region inhabitated by a mixing of ethnicities and social groups. Inscribed in the project “Biodiesel Guariba”, a covenant between “Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)” and “Eletronorte”. Our main target has been creating opportunities of environmental responsabilities and communitary social empowerment inside an educational formation process. Inscribed in the phenomology, in this article our effort is centered in presenting the perception of this community related to the educational process established in their territory. <![CDATA[Agostinho da Silva: the university of Brasilia as a normal school of the universities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A matriz conceptual da obra científica de Agostinho da Silva, filósofo e pedagogo, é essencialmente educacional. Todos os seus textos são atravessados por um mesmo sentido: o compromisso com a vida, com a humanidade e com o humano. Em Agostinho da Silva, o humanismo e o universalismo estão assinalados pela singularidade na arte de dizer e fazer educação. Pretendo salientar estes aspectos, convergindo com o discurso que, em 1968, proferiu no Parlamento, em Brasília. Propôs que a Universidade de Brasília fosse transformada na Escola Normal das Universidades, recebendo e formando alunos de todo o Brasil. Esses alunos viriam a ser os professores das outras universidades.<hr/>Abstract The conceptual matrix of the scientific work by Agostinho da Silva, philosopher and pedagogue, is essentially educational. All the texts are crossed by de same sense: the compromise with the life, with de humanity and with the human. For Agostinho da Silva, the humanism and the universalism are signaled by the singular art of to say and to make the education. I desire to elevate these aspects, on the convergence with the discourse that, in 1968, he has expressed in the Parliament, in Brasilia. He suggested that the University of Brasilia will be a Normal School of the Universities, in order to receive and to form students from all Brazil. These students should be the teachers of the others universities. <![CDATA[The Training Centre of Teaching in Cuiabá and the professionalisation of teacher in Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este trabalho apresenta uma discussão sobre o processo de profissionalização docente ocorrido em Mato Grosso através da interpretação das mudanças introduzidas pelas atividades do Centro de Treinamento do Magistério de Cuiabá na identidade profissional dos professores do ensino primário mato-grossense, na década de 1960. Baseada em análise documental e em depoimentos de professoras em exercício no período em estudo, a interpretação sugerida toma as atividades desta instituição como participantes do processo de profissionalização do magistério primário mato-grossense ocorrido nos anos 1960, que envolveu a introdução de modificações significativas nas relações hierárquicas e nos procedimento de motivação existentes à época.<hr/>Abstract This work presents a discussion about the process of teachers’ professionalization which occurred in Mato Grosso through the interpretation of the changes inserted by the activities of the Training Centre of Teaching in Cuiabá in the professional identity of the teachers at elementary teaching in Mato Grosso by the 1960’s. Based on papers analysis and depositions of teachers in the period of study, the suggested interpretation takes the activity of this institution as part of the process of elementary teachers’ professionalization in Mato Grosso that happened by 1960’s, which involved the introduction of meaning changes in the hierarchy relationship and in the motivation procedure in that age. <![CDATA[Bernard Bolzano: conceptualism and intuition in mathematical education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática<hr/>Abstract Bolzano is known among historians of mathematics as “the father of arithmetization of mathematics” but his pedagogical and didactical efforts are little appreciated among educators of mathematics. Formal calculation and the intuitive approach are not so different as it might appear (and have jointly dominated mathematical thinking up to the 19th century), such that the real alternative to such limitations seems to be a thoroughly conceptual approach to mathematics. Such were Bolzano’s beliefs and the present paper tries explain that and make Bolzano’s approach fertile to mathematics education and to mathematical epistemology <![CDATA[O normal e o patológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática<hr/>Abstract Bolzano is known among historians of mathematics as “the father of arithmetization of mathematics” but his pedagogical and didactical efforts are little appreciated among educators of mathematics. Formal calculation and the intuitive approach are not so different as it might appear (and have jointly dominated mathematical thinking up to the 19th century), such that the real alternative to such limitations seems to be a thoroughly conceptual approach to mathematics. Such were Bolzano’s beliefs and the present paper tries explain that and make Bolzano’s approach fertile to mathematics education and to mathematical epistemology <![CDATA[Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010: retrospecção e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática<hr/>Abstract Bolzano is known among historians of mathematics as “the father of arithmetization of mathematics” but his pedagogical and didactical efforts are little appreciated among educators of mathematics. Formal calculation and the intuitive approach are not so different as it might appear (and have jointly dominated mathematical thinking up to the 19th century), such that the real alternative to such limitations seems to be a thoroughly conceptual approach to mathematics. Such were Bolzano’s beliefs and the present paper tries explain that and make Bolzano’s approach fertile to mathematics education and to mathematical epistemology