Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720100003&lang=pt vol. 19 num. 41 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Construindo pontes na formação docente: experiências que se articulam]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto reúne trabalhos de três pesquisadoras, cuja proposta gira em torno da formação docente em busca da superação de desigualdades sociais, que estão para além de questões dicotômicas relacionadas apenas a diferenças de classe social, gênero ou etnia. Os elos que nos ligam falam de acreditar na potencialidade de professores (as) como produtores e construtores de saberes, falam também de olhares qualitativos e ainda da universidade como pólo de formação docente qualificada, seja inicial ou em serviço. A partir disso, compartilhamos experiências concretas de formação docente na perspectiva da transformação social, avançando em categorias teóricas e em estratégias para sua tradução em práticas cotidianas.<hr/>The present article deals with studies developed by three educational researchers about teacher education geared towards the challenge of social inequalities, beyond dichotomies based exclusively on social class, gender or ethnic differences. &e conducting theme that unites them is the belief in teachers’ potentials to act as producers and constructers of knowledges. Also, a common belief is present in the employed qualitative methods, as well as in regard to understanding the University as a site for qualified teacher education, both initial and continuing ones. the authors share concrete experiences undertaken in teacher education in a social transformative approach, refining both theoretical categories and pedagogical strategies to translate such an approach in everyday teaching practices. <![CDATA[Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na pesquisa, o objetivo é levantar as dificuldades de 25 professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, que frequentaram um curso de formação continuada, em 2007, a respeito das práticas de leitura e escrita desenvolvidas no cotidiano escolar. A proposta busca identificar os conhecimentos linguísticos carecedores de uma investigação mais detida por parte dessas educadoras, a fim de aperfeiçoar as atividades que envolvem essas práticas. Utiliza-se de produções escritas, sistematizadas a partir da história de vida das participantes, e de entrevista oral. Os resultados revelam as dificuldades dessas profissionais em face do trabalho realizado com diferentes condições de aprendizagem e determinados conteúdos escolares da Língua Portuguesa.<hr/>The aim of this research is to raise difficulties from 25 teachers of the initial series of the Fundamental Teaching who attended a Continued Formation course in 2007, regarding the reading practices and writing, as well as identifying the linguistic knowledge that those educators need to study more. Written productions were used, systematized starting from the history of the participants’ life and oral interview. The results revealed that the teachers have difficulty to work with different learning conditions and with certain school contents of the Portuguese Language. <![CDATA[Representações de professores de educação infantil sobre a formação continuada na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi investigar a representação social de formação continuada construída por professores de pré-escola. Participaram do estudo 41 professores da rede pública do Município do Rio de Janeiro. Adotou-se, como referencial teórico, a teoria das representações sociais. Os dados foram coletados por meio de um teste de livre evocação de palavras com hierarquização e justificativa; observação; entrevistas e grupos focais. Os resultados indicaram que os professores parecem objetivar a representação de formação continuada na ideia de troca de saberes entre docentes e a ancoram na prática docente.<hr/>This research was aimed at investigating the social representation of continuing formation constructed by teachers who worked in public pre-schools of Rio de Janeiro that offered this formation in their own school. &e social representations theory was the main theoretical framework and data was collected by a test of free evocation of words with hierarchy and justifications, observations, interviews and focal groups. Results indicated that the teachers seem to objectify the representation of continuing formation in exchange of knowledge and anchor it in the teaching practices. <![CDATA[Memórias e representações sociais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou identificar e analisar as memórias e representações sociais acerca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá. Foram solicitadas associações livres aos 260 participantes e a análise dos dados teve por base a abordagem estrutural das representações sociais. Os resultados revelaram mudanças nos sentidos atribuídos ao IFMT quando comparados os tempos passado e presente. Tais resultados confirmam, por um lado, o papel das práticas sociais nos processos de transformações na representação e, por outro lado, a tendência de se avaliar o passado como melhor que o presente.<hr/>This study aimed at identifying and analyzing the social memories and representations concerning the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá. Free associations were requested to 260 participants and the data analysis was based on the structural approach of social representations. #e results revealed the meaning of school institution for the subjects changed, when past and present times were compared. Such results confirm the role of social practices in the processes of changes in the representations and also show the trend of evaluating past time as better than present time. <![CDATA[Questões epistemológicas da pesquisa educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao retomar a trajetória histórica dos esforços teóricos e práticos para a constituição do campo científico da educação e explicitando pressupostos epistemológicos para o conhecimento da práxis humana, o texto aponta na direção da necessidade de aplicação de uma nova maneira de se conceber o conhecimento do fenômeno educacional. Argumenta a favor de um novo contorno epistêmico para se fazer ciência do fenômeno educacional em decorrência de ele ter como característica fundamental a condição de prática histórico-social, necessariamente uma prática intencionada. Delineia assim, a configuração de um conhecimento disciplinar, simultaneamente multi- e interdisciplinar, enfrentando a complexidade do fenômeno educacional.<hr/>Recovering the historical trajectory of theoretical and practical effort to make up the scientific field of education and expressing the epistemological pressupositions of human practice knolewdge, the text points toward the need to apply a new way of conceiving knowledge of the educational phenomenon. Argues for a new contour to make science educational phenomenon due to take it as a key feature of the social-historical practice condition, a practice necessarily intended. %us delineates configuration of a disciplinary knowledge, both multi-and interdisciplinary approach, braving the educational phenomenon complexity. <![CDATA[A educação de jovens e adultos e o analfabetismo na velhice: os idosos e a exclusão educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretende-se analisar a relação entre velhice e educação nos programas de educação de jovens e adultos (EJA), levando em conta, essencialmente, duas teses: a da exclusão da velhice do projeto educacional brasileiro, e a da funcionalidade do sistema educacional ao sistema produtivo, que é verificada na sociedade capitalista. Nesta relação, serão consideradas, especificamente, três problemáticas principais de análise: 1) o caráter homogêneo das práticas educacionais verificadas nos programas de EJA, que atendem a um público heterogêneo quanto à faixa etária; 2) a inexistência de uma política educacional específica para a velhice no Brasil e 3) a não-contemplação, em leis como a LDB e o Estatuto do Idoso, do analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. Tais problemáticas revelam, em essência, o descaso do Estado brasileiro para com a “questão social da velhice”, no que se refere ao direito à educação, que é (ou deveria ser) universal e não restrito. Como metodologia de análise da temática proposta, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo.<hr/>This paper intends analyze the relation between oldness and education in the education of adults programs, considering mainly two theses: the exclusion of the oldness of the Brazilian educational project and the functionality of the educational system to the productive system, observed in the capitalist society. In this relation, will be considered three questions mainly: 1) the homogeneity of educational actions observed in the education of adults, that they take care of to a heterogeneous group in relation to the age; 2) the inexistence of one specific educational politics for the oldness in Brazil, and 3) the not-contemplation, in specific lows of oldness, of the illiteracy as a social problem that effects the aged mainly. Such problematic ones show, in essence, the indifference of the Brazilian State in relation to the “social matter of the oldness”, as for the right to the education that is universal and not restricted. As methodology of analyze it was used the bibliographical research and the content analysis. <![CDATA[Um desafio inexorável à educação: mudança climática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Presente artigo traz uma reflexão teórica acerca do mundo em trânsito, movimentado e dinamizado cotidianamente por diversos meios socioambientais. Por meio de informações e cenários internacionais, a mudança climática se apresenta como um dos grandes desafios, não apenas ao processo curricular da escolarização formal, mas essencialmente aos pactos sociais cotidianos, em escalas locais e globais. Tecendo as críticas contra certos discursos que apregoam a tecnologia e a ciência como possibilidades de proteger o mundo, o texto reivindica uma premissa de todos os cidadãos planetários, e não apenas aqueles que podem ter opções dentro do marco capital. Por fim, é um ensaio que teoriza nossas práticas, circunscrevendo a educação ambiental como possibilidade de mudanças.<hr/>This paper presents a theoretical reflection about the world in transit, bustling and energized every day by various social and environmental meanings. (rough information and international scenarios, climate change is presented as a major challenge, not just in the curriculum process of formal schooling, but essentially the everyday social pacts, in local and global scales. Weaving the criticism of certain speeches that proclaim the technology and science as possible to protect the world, the text claims a premise of all planetary citizens, not just those who may have options within the capital. Finally, it is an essay that theorizes that our practices and considering the environmental education as a possibility for change. <![CDATA[Grandeza da pátria e riqueza do estado: expansão da escola primária no estado do Rio de Janeiro (1893-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo apresentam-se reflexões de pesquisa, em andamento, sobre o processo de expansão da escola primária no Estado do Rio de Janeiro, no período da Primeira República. A partir da contribuição teórico-metodológica da História Política, privilegia-se a análise das Mensagens apresentadas pela Presidência à Assembléia Legislativa e da legislação educacional. Defende-se a hipótese de que as concepções de escola, e os sentidos de sua interiorização, estiveram no centro das disputas políticas no âmbito regional.<hr/>This article presents the reflection’s research, ongoing, about the expansion process of the primary school in the state of Rio de Janeiro during the period called the First Republic. 'rough the theoretical-methodologic contribution of Political History, the analysis of the Messages presented by the Presidency to the Legislature and the educational laws were the priority. It is defended in this study the hypothesis that the school conception and the meaning of its development towards the countryside were in the center of the political disputes in the regional range. <![CDATA[Outra missão, para outras bandas: a circulação de professores paulistas e do modelo da escola graduada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata sobre a missão paulista em Mato Grosso no período de 1910 a 1916. Tem como objetivo acompanhar a trajetória dos professores Leowigildo Martins de Mello e Gustavo Fernando Kuhlmann, da preparação na Escola Normal à atuação em Mato Grosso, em busca de perceber a circulação de modelos pedagógicos e de sujeitos escolares no interior do Brasil, bem como desenhar as apropriações e as traduções culturais efetuadas. Percebeu-se que apesar da curta atuação desses educadores paulistas, estes foram cultuados na tradição pedagógica de Mato Grosso, assumindo sua passagem pelo estado o estatuto de marco fundador da modernidade educativa.<hr/>This article discusses the mission of professors from São Paulo in Mato Grosso from 1910 to 1916. It aims to follow the trajectory of Leowigildo Martins and Gustavo de Mello Fernando Kuhlmann, since the Normal School preparation until performances in Mato Grosso state, seeking to understand the circulation of pedagogical models and school subjects in interior of Brazil, as well as delineate appropriation and cultural translations made. It was noticed that despite the short work of these educators, they were worshiped in educational tradition of Mato Grosso assuming their passage by the state status of March founder of modern education. <![CDATA[Tempo e espaço no Colégio Salesiano Liceu Coração de Jesus: contribuições para História da Educação Matemática no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte sobre o tempo e o espaço escolar da tese de doutorado: Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP em 2008. Trata-se de uma investigação no campo de História da Educação Matemática no Brasil. Conhecer a organização do tempo escolar e a arquitetura da escola contribuiu para a compreensão da rotina, do cotidiano, e das práticas, entendidas como “modos de fazer” na concepção de Certeau (1994).<hr/>This article aims to present a clip about scholar time and space of my doctoral thesis denominated Daily life and salesians practices in teaching of mathematics from 1885 to 1929 in Sacred Heart of Jesus Salesian School in São Paulo: making a history. It deals with a work in the field of History of Mathematics Education in Brazil. Thus, knowing the organization of school time and school architecture contributed to the understanding of the routine, daily life and practices, understood as ways of doing on conception of Certeau (1994). <![CDATA[Libertação e hegemonia. Realizar a América Latina pelos movimentos populares. Aparecida, SP: Idéias e  Letras, 2009. 228 p]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte sobre o tempo e o espaço escolar da tese de doutorado: Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP em 2008. Trata-se de uma investigação no campo de História da Educação Matemática no Brasil. Conhecer a organização do tempo escolar e a arquitetura da escola contribuiu para a compreensão da rotina, do cotidiano, e das práticas, entendidas como “modos de fazer” na concepção de Certeau (1994).<hr/>This article aims to present a clip about scholar time and space of my doctoral thesis denominated Daily life and salesians practices in teaching of mathematics from 1885 to 1929 in Sacred Heart of Jesus Salesian School in São Paulo: making a history. It deals with a work in the field of History of Mathematics Education in Brazil. Thus, knowing the organization of school time and school architecture contributed to the understanding of the routine, daily life and practices, understood as ways of doing on conception of Certeau (1994). <![CDATA[Avaliação trienal do PPGE: 2007 - 2009]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972010000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar um recorte sobre o tempo e o espaço escolar da tese de doutorado: Cotidiano e práticas salesianas no ensino de matemática entre 1885 e 1929 no colégio Liceu Coração de Jesus de São Paulo: construindo uma história, defendida na Faculdade de Educação da UNICAMP em 2008. Trata-se de uma investigação no campo de História da Educação Matemática no Brasil. Conhecer a organização do tempo escolar e a arquitetura da escola contribuiu para a compreensão da rotina, do cotidiano, e das práticas, entendidas como “modos de fazer” na concepção de Certeau (1994).<hr/>This article aims to present a clip about scholar time and space of my doctoral thesis denominated Daily life and salesians practices in teaching of mathematics from 1885 to 1929 in Sacred Heart of Jesus Salesian School in São Paulo: making a history. It deals with a work in the field of History of Mathematics Education in Brazil. Thus, knowing the organization of school time and school architecture contributed to the understanding of the routine, daily life and practices, understood as ways of doing on conception of Certeau (1994).