Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720110001&lang=pt vol. 20 num. 42 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O olhar em fragmentos: a (in)visibilidade dos educadores em um projeto de formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, pretende-se discutir o lugar ocupado pelos educadores na relação com jovens pobres numa experiência profissionalizante, e falar sobre outras dimensões: dos pesquisadores a partir dos conceitos da Análise Institucional (LOURAU, 1993) como os de implicação, de pesquisa-intervenção e do diário de campo. Na produção de um “modo-jovem-trabalhador” (FOUCAULT, 2002), os enunciados dos educadores são produzidos no plano das representações universais sobre a história (BENJAMIN, 1994), especificamente, dos jovens ingressos no Projeto percebidos ora como “sujeitos da tutela”, ora como “virtualmente perigosos”. Destacam- se alguns resultados: comportamento que eles deverão ter, a maneira de falar, a conduta com a higiene corporal.<hr/>In this article, we intend to discuss the place of educators in the relationship with poor youngsters in a vocational training experience and to talk about other dimensions: of the researchers as from concepts from Institutional Analysis (LOURAU, 1993) as implication, intervention-research and field notebook. In the production of a “young worker mode” (FOUCAULT, 2002) the enunciations of educators are produced on the plane of universal representations about history (BENJAMIN, 1994), specifically of youngsters entering the Project, perceived either as “subjects of tutelage”, or “virtually dangerous”. To be detached others results: to behave oneself, way of speech, behavior with corporal hygiene. <![CDATA[Cidadania na universidade: o debate através de representações sociais, segundo local de moradia e preferência política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Observamos representações sociais a respeito de cidadania, enfocando seu papel na Educação. Foram 321 participantes, vinculados a uma universidade pública. Perguntamos o que é cidadania, preferência política/partidária, vínculo com a universidade e local de moradia. Emergiram três conjuntos temáticos: sujeito-cidadão, ação-cidadã e ação-cidadã-visando-metas. O sujeito-cidadão foi menos representado como entidade-civil-organizada (sindicato/movimento social), instituição partidária ou indivíduo. As formas de ação-cidadã mais frequentemente indicadas foram participar, cumprir deveres/controlar, interação indivíduo e sociedade. Os temas sobre ação-cidadã-visando-metas mais observados foram direitos e deveres, direito à sociedade igualitária, liberdade/reconhecimento social, direito à educação, direito à saúde. Os resultados foram discutidos em termos sócio- históricos.<hr/>We observed social representations of citizenship focusing on its role in education. The participants were 321 people linked to one public university. We asked what it is citizenship like, political/party preference, type of link with the university and place of dwelling. Three sets of themes emerged: subject-citizen, action-of-the- citizen, and goal-oriented-citizen’s action. The subject-citizen was less represented as a civil and organized entity (trade union/social movement), party institution or individual. The more frequently mentioned actions-of-the-citizen were to participate, to fulfill duties/to control, interaction between individual and society. The more observed themes about goal-oriented-citizen’s-action were rights and duties, right to an egalitarian society, freedom/ social recognition, right to education, right to health. The results were discussed drawing upon a socio- historical perspective. <![CDATA[Crianças e adolescentes em situação de rua: representações sociais no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de 100 professores de ensino público acerca das crianças e adolescentes em situação de rua. Para que de fato sejam produzidas representações sociais, esse conteúdo deve provocar no grupo uma necessidade de transformar algo não familiar em um pensamento partilhado socialmente. Os resultados mostraram que os professores se dividem em um misto de medo e pena desses indivíduos e que creditam basicamente à esfera pública qualquer responsabilização por mudanças nesse quadro. A família foi apontada como o principal motivo da ida para as ruas.<hr/>The main objective of the study was to identify the social representations of a hundred teachers regarding children and youth in street situation In order to become a social representation this content must induce a necessity to transform something unfamiliar into a socially shared meaning. The results showed that teachers are torn between fear and compassion for this children and youth. And they also consider that any means of change must be carried out by public authorities. The children´s and youth families were seen as the primary reason for their living home. <![CDATA[Aproximações entre as políticas de certificação profissional no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo estabelece aproximações entre as iniciativas de certificação profissional do Brasil e de Portugal. Realizou-se estudo qualitativo, de caráter exploratório, com base em análise documental. A coleta de dados ocorreu mediante consulta aos documentos disponíveis em sites oficiais dos dois países; interpretados segundo a análise de conteúdo. Os resultados indicam como desafio comum problematizar a contradição entre o público atendido e as estratégias metodológicas, centradas na produção escrita. Os jovens e adultos que completaram os anos iniciais apresentam níveis rudimentares de letramento ou literacia, aspecto que poderá corroborar processos de exclusão social.<hr/>This paper establishes approaches between the initiatives of professional certification of Brazil and Portugal. Qualitative study was become fulfilled, of exploratory character, on the basis of documentary analysis. The collection of data occurred by means of consultation to available documents in official sites of the two countries; interpreted according to content analysis. The results indicate as common challenge to discuss the contradiction between the taken care of public and the methodological strategies, centered in the written production. Youth and adult that had completed the elementary- school present rudimentary levels of literacy, aspect that will be able to corroborate processes of social exclusion. <![CDATA[Território, políticas públicas e educação do campo na Amazônia Paraense: o protagonismo dos movimentos sociais em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a relação entre território, políticas públicas e educação do campo no contexto da diversidade sócio- territorial da Amazônia Paraense, destacando o protagonismo dos movimentos sociais no cenário brasileiro e amazônico. Ele foi elaborado através de um estudo bibliográfico e documental que concebe o território numa perspectiva relacional e complexa, como espaço formado por suas múltiplas dimensões: econômica, política, cultural e ecológica. O artigo apresenta uma cartografia da diversidade sócio- territorial do campo na Amazônia Paraense, explicitando as territorialidades dos rios, das colônias rurais, dos assentamentos, das reservas extrativistas, dos quilombos e das áreas indígenas.<hr/>In this article, I analyze the relationship between territory, public policies and rural education within the context of the socio- territorial diversity of the Amazonian region in the state of Pará. My analysis privileges the centrality of social movement protagonism in the region, as well as in the larger Brazilian context. 'is analysis is based in an understanding of territory that privileges relationality and complexity with respect to economic, political, cultural and ecological dimensions. Lastly, I map the socio-territorial diversity within the Amazonian region of Pará state, highlighting the territoriality of rivers, rural colonies, settlements, extractive reserves, quilombos and indigenous reserves. <![CDATA[Aprovechando sinergias en la ambientalización de Campus Universitarios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Universidade de São Paulo (USP) no Brasil e a Universidade Autônoma de Madrid (UAM) na Espanha criaram na década de 90 escolas verdes em duas estruturas: USP recicla e a oficina Ecocampus. Ambas as instituições têm um amplo suporte em rede, bem como o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e o Departamento de Ecologia da UAM. Desde 2009, a USP e a UAM desenvolveram uma linha de pesquisa em universidade verde, por meio da implementação de um projeto de cooperação internacional financiado pela Agência Espanhola de Desenvolvimento e Cooperação Internacional. O maior objetivo é fortalecer a educação ambiental direcionando-a para uma ação orientada à sustentabilidade.<hr/>The University of São Paulo (USP) in Brazil and the Autonomous University of Madrid (UAM) in Spain created in the nineties college greening two structures: USP Recycle and the Office Ecocampus. Both entities have a wide network of support as the Research Team Environmental Education and Participation Department of Ecology at the UAM. Since 2009, the USP and the UAM have developed a line of research in university greening through the implementation of an international cooperation project funded by the Spanish Agency of International Cooperation and Development. The main objective in this project is to strengthen environmental performance of both action-oriented institutions for sustainability. <![CDATA[O “Bandeirismo Paulista no ensino” e a modernização da escola primária no Brasil: entre a memória e a História]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto problematiza as interpretações instituídas sobre a liderança de São Paulo na renovação educacional brasileira no período da Primeira República. A análise situa o problema no diálogo entre a memória e a história. A primeira parte do texto examina o modo pelo qual os educadores paulistas forjaram uma interpretação e uma memória sobre a excelência do aparelho escolar do estado. A segunda parte trata da disseminação dessa referência modelar considerando as representações desse modelo que circularam no país e as múltiplas trajetórias e vicissitudes que envolveram a atuação dos professores paulistas em várias localidades.<hr/>This text problematizes the interpretations instituted on the leadership of São Paulo State in the Brazilians education renovation in the period of the first Republic (1889 - 1930). The analysis positions the problem within the dialogue between memory and history. The first part of the text examines the way in which the Paulista educators formed up an interpretation on the excellence of the state school apparatus. The second part deals with the spreading of this reference model taking into account the representations of this model which had circulated in the country and the multiple trajectories which involved the performance of the Paulista teachers in other places in the country. <![CDATA[O público e o privado no ensino secundário em Santa Catarina (1945-1961)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho procura compreender o subcampo - no sentido bourdieusiano - do ensino secundário no Estado de Santa Catarina, entre o início da redemocratização da sociedade brasileira (1945) e a aprovação da LDBEN de 1961. Durante esse período histórico o subcampo do ensino secundário catarinense foi marcado pelo novo crescimento de educandários católicos e pelo estabelecimento da rede pública de ginásios e de colégios. Procura-se constatar sobremaneira a timidez do ensino secundário público e gratuito, o que concorria para a exclusão de parte significativa de crianças e de adolescentes do sistema formal de ensino.<hr/>This study seeks to understand the subfield - in the Bourdieusian meaning - of the secondary education in the State of Santa Catarina, from the beginning of re-democratization of Brazilian society (1945) to the approval of LDBEN in 1961. During this historical period, the subfield of secondary education in Santa Catarina was marked by new growth of Catholic schools and by the establishment of public network of gymnasiums and schools. The main objective in this study is to focus on the shortage of free public secondary education, which contributed for the exclusion of a significant part of children and teenagers from the formal education system. <![CDATA[As ações docentes e o conhecimento escolar de ciências: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou caracterizar o conhecimento escolar de ciências por meio de uma investigação de base empírica, cujo principal procedimento foi a observação das aulas de duas professoras, na 5a série e na 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de Campinas, São Paulo. Ao longo do artigo, a descrição e a análise das ações docentes explicitam os fatores que orientam, facilitam e/ou limitam suas escolhas em relação ao conteúdo e à forma de suas aulas e o impacto dessas escolhas sobre a qualidade da aproximação dos alunos em relação ao conhecimento científico. As contribuições teóricas relativas à forma escolar, à cultura da prática acumulada e ao processo de constituição do conhecimento escolar sustentam as análises apresentadas.<hr/>This article shows and discusses the results of a research that intended to characterize the school knowledge of science through observation and research into two teachers’ classes in the 5th and 7th grades in a public school in Campinas, São Paulo. Throughout the text, the description and analysis of the teachers’ actions can be found with the aim of showing the facts that guide, make easier and/or limit the teachers’ choices on the quality of the students’ approximation to the scientific bases. The theoretical contributions related to the school form, the accumulation of practice and the process of constitution of school knowledge give support to the analyses presented. <![CDATA[O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou caracterizar o conhecimento escolar de ciências por meio de uma investigação de base empírica, cujo principal procedimento foi a observação das aulas de duas professoras, na 5a série e na 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de Campinas, São Paulo. Ao longo do artigo, a descrição e a análise das ações docentes explicitam os fatores que orientam, facilitam e/ou limitam suas escolhas em relação ao conteúdo e à forma de suas aulas e o impacto dessas escolhas sobre a qualidade da aproximação dos alunos em relação ao conhecimento científico. As contribuições teóricas relativas à forma escolar, à cultura da prática acumulada e ao processo de constituição do conhecimento escolar sustentam as análises apresentadas.<hr/>This article shows and discusses the results of a research that intended to characterize the school knowledge of science through observation and research into two teachers’ classes in the 5th and 7th grades in a public school in Campinas, São Paulo. Throughout the text, the description and analysis of the teachers’ actions can be found with the aim of showing the facts that guide, make easier and/or limit the teachers’ choices on the quality of the students’ approximation to the scientific bases. The theoretical contributions related to the school form, the accumulation of practice and the process of constitution of school knowledge give support to the analyses presented. <![CDATA[Intercâmbios institucionais realizados pelo PPGE: esforços para elevação da qualidade da formação de mestres e doutores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou caracterizar o conhecimento escolar de ciências por meio de uma investigação de base empírica, cujo principal procedimento foi a observação das aulas de duas professoras, na 5a série e na 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de Campinas, São Paulo. Ao longo do artigo, a descrição e a análise das ações docentes explicitam os fatores que orientam, facilitam e/ou limitam suas escolhas em relação ao conteúdo e à forma de suas aulas e o impacto dessas escolhas sobre a qualidade da aproximação dos alunos em relação ao conhecimento científico. As contribuições teóricas relativas à forma escolar, à cultura da prática acumulada e ao processo de constituição do conhecimento escolar sustentam as análises apresentadas.<hr/>This article shows and discusses the results of a research that intended to characterize the school knowledge of science through observation and research into two teachers’ classes in the 5th and 7th grades in a public school in Campinas, São Paulo. Throughout the text, the description and analysis of the teachers’ actions can be found with the aim of showing the facts that guide, make easier and/or limit the teachers’ choices on the quality of the students’ approximation to the scientific bases. The theoretical contributions related to the school form, the accumulation of practice and the process of constitution of school knowledge give support to the analyses presented. <![CDATA[Relação das defesas de mestrado realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação em 2010]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa que visou caracterizar o conhecimento escolar de ciências por meio de uma investigação de base empírica, cujo principal procedimento foi a observação das aulas de duas professoras, na 5a série e na 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede estadual de Campinas, São Paulo. Ao longo do artigo, a descrição e a análise das ações docentes explicitam os fatores que orientam, facilitam e/ou limitam suas escolhas em relação ao conteúdo e à forma de suas aulas e o impacto dessas escolhas sobre a qualidade da aproximação dos alunos em relação ao conhecimento científico. As contribuições teóricas relativas à forma escolar, à cultura da prática acumulada e ao processo de constituição do conhecimento escolar sustentam as análises apresentadas.<hr/>This article shows and discusses the results of a research that intended to characterize the school knowledge of science through observation and research into two teachers’ classes in the 5th and 7th grades in a public school in Campinas, São Paulo. Throughout the text, the description and analysis of the teachers’ actions can be found with the aim of showing the facts that guide, make easier and/or limit the teachers’ choices on the quality of the students’ approximation to the scientific bases. The theoretical contributions related to the school form, the accumulation of practice and the process of constitution of school knowledge give support to the analyses presented.