Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720110002&lang=en vol. 20 num. 43 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Refletindo sobre a temática educação, formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: convergências e tensões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo pretende-se refletir sobre a temática Educação, Formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: convergências e tensões levando em conta a experiência do trabalho coletivo e colaborativo trilhado no Seminário Educação 2010, nossas vivências e ressignificações. Problematizar o potencial das reflexões que integraram o referido evento evidenciando tanto as possibilidades teórico- metodológicas do trabalho docente quanto a diversidade de objetos a serem compreendidos. Por fim, assumido como um compromisso emancipatório de educação acreditamos ter o evento auxiliado na construção da identidade profissional, do ser professor considerando convergências e divergências que perpassaram tal trajetória, seja em nível básico ou superior.<hr/>This article intends to reflect on the thematic education, teacher education and their socio-historical: convergences and tensions, taking into account the experience of collective work collaborative education trailed the 2010 Seminar, our experience and reframes. Question the potential of reflections that constitute that event showing both the theoretical and methodological possibilities of teaching and the diversity of objects to be understood. Finally assuming a commitment to emancipatory accredited education event have helped in the construction of professional identity to be a teacher considering convergence and divergence that underlie this trajectory, is at a basic level or higher. <![CDATA[Educação, formação de professores e suas dimensões sócio- históricas: desafios e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo nos propomos a discutir, a partir da problemática que a formação dos professores constitui, a relação entre a formação científica e a formação pedagógica, a relação entre a formação inicial e a formação continuada e, igualmente, a relação entre a formação qualificante e a formação experiencial, bem como o modo como estes diferentes tipos de articulações têm vindo a ser abordados quer em termos sincrônicos, quer em termos diacrônicos. Nessa perspectiva pode se eleger a formação de professores como um tema suficientemente pertinente no âmbito da reflexão mais vasta sobre a natureza e os sentidos da profissão docente.<hr/>In this paper we propose to discuss the relationship between the scientific and pedagogical education, initial training and lifelong learning, qualifying training and experiential training within the teachers training programs. In this perspective, the discussion about these programs is an opportunity to reflect about the meanings of teacher’s profession. <![CDATA[Políticas de formação de professores: considerações sobre sensibilidades à diversidade cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute continuidades e descontinuidades nas políticas curriculares nacionais de formação de professores, a partir da perspectiva multicultural, voltada à valorização da diversidade e ao desafio a preconceitos. Discute aspectos teóricos ligados ao projeto multicultural no contexto da formação inicial e continuada docente, bem como focaliza políticas curriculares desenvolvidas pelo governo brasileiro a partir de 2003. Problematiza em que medida e sob que perspectivas a diversidade cultural encontra eco nos discursos aí presentes, verificando ênfases e silêncios e tecendo considerações e recomendações para seu aprimoramento, à luz do multiculturalismo.<hr/>The present paper discusses continuities and discontinuities within the national curricular policies of teacher education, through a multicultural perspective that values diversity and challenges prejudices. It discusses theoretical aspects linked to the multicultural project in the context of initial and continuing teacher education, and it also focuses curricular policies developed by the Brazilian government since 2003. The article problematizes under which perspectives and to what extent cultural diversity is represented in the discourses present in those policies. It pinpoints emphases and silences in those discourses, and it points to suggestions and recommendations for policy improvement in the light of multiculturalism. <![CDATA[Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das políticas de formação de professores no Brasil nos últimos anos, final dos anos 80 e início dos anos 90. Objetivamos identificar continuidades e descontinuidades nessas políticas, para compreendê-las em seus processos histórico-sociais. Partimos do pressuposto de que o contexto neoliberal em que estão sendo constituídas e implementadas as políticas nesse período tem influenciado na definição de objetivos e na efetivação das reformas educacionais, entre elas, as políticas de formação docente. O exame das implicações dessas políticas de formação nas práticas pedagógicas surge como agenda necessária no campo das pesquisas em educação.<hr/>The aim of this paper is to present an analysis of policies for teacher education in Brazil in recent years, the late ‘80s and early ‘90s. We aimed to identify continuities and discontinuities in these policies, to understand them in their historical and social processes. We assume that the neoliberal context in which they have established and implemented policies in this period has influenced the definition of objectives and realization of educational reforms, including policies for teacher training. The examination of the implications of these policies, training in teaching practices agenda emerges as necessary in the field of research in education. <![CDATA[Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na área de formação de professores, as narrativas sobre processos de desenvolvimento profissional têm sido tomadas como atividades de formação inicial e contínua, práticas de pesquisa e de intervenção. O acesso às narrativas permite o estudo de aspectos como a construção da identidade docente ao contar sua história para apropriar-se dela em um processo, eminentemente formativo, de autoria. Possibilita diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência e as influências. Como método de investigação, seu potencial coloca os professores no centro do processo, podendo também promover mudanças nas práticas pedagógicas da escola.<hr/>In teacher’s education area, the narratives about professional development processes have been taken as initial and continuous educational activities, also as research and intervention practices. The access to narratives allows the research of aspects such as the construction of teacher’s identity by telling personal stories in a process, eminently of authorship. That enables to distinguish what is his own and what comes from others, his/her manner of being and acting as a teacher and the influences the teacher suffered. Its potential as a research method puts the teachers in the center of the process. As a result, it can also promote changes in school’s pedagogical practices. <![CDATA[Residência pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo traz recortes de um trabalho desenvolvido na Faculdade de Formação de Professores da UERJ junto a egressos, com vistas a analisar processos de inserção profissional e apoiar sua permanência na carreira. O trabalho em tela se configura como um dispositivo para a troca de saberes entre a universidade e a escola básica, oportunizando que nessa complexa circularidade cultural surjam outros saberes e conhecimentos que possam responder de forma efetiva aos desafios de uma formação de professores voltada para o fortalecimento de práticas possibilitadoras de produção de conhecimentos significativos e emancipatórios na ação docente.<hr/>"is article brings part of a research in action developed at Faculdade de Formação de Professores -UERJ- with graduates, aiming at analyze processes of professional insertion as well as supporting their career engagement. "is work configures a device for the exchange of knowledge between university and basic school, bringing the opportunity that in this cultural complex circularity arise other expertises that can respond effectively to the challenges of a teacher training geared to the strengthening of practices that allow production of meaningful and emancipatory knowledges for teaching in action. <![CDATA[A educação básica e os desafios nas questões relacionadas com a diversidade cultural e suas práticas curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Exercendo influência cada vez maior nas análises da escolarização, os Estudos Culturais questionam o sujeito que o projeto hegemônico está formando, tendo em vista a sociedade multicultural e democrática. Diante da constatação do choque de culturas no interior de uma escola de Ensino Fundamental, recorremos a uma bricolagem de métodos de pesquisa para identificar e interpretar eventuais zonas de atrito. A análise da dinâmica curricular, por meio de um conhecimento mais profundo das lutas por significação que ela oculta ou explicita, permite sugerir caminhos alternativos para selecionar conhecimentos que ocuparão o tempo escolar, bem como reorganizar a prática pedagógica.<hr/>Exerting higher influence in the analyses of educational processes, the Cultural Studies question the persona that the hegemonic project is developing, considering the democratic and multicultural society. Acknowledging the existence of a clash of cultures inside a basic education school, we resort to a bricolage of research methods to identify and interpret eventual zones of tension. The analyzes of a curricular dynamic through a more profound knowledge of fights for significance in which it covers or to explicate, allows to suggest alternative ways to select which knowledge will take school time, as well as reorganize the pedagogical practice. <![CDATA[A matemática e seu ensino no século XVII: reflexões para os dias atuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesse artigo, buscamos evidenciar as mudanças ocorridas, na primeira metade do século XVII, na reorganização da educação e do ensino de matemática em contextos burgueses, reorganização essa imprescindível para a difusão da nova ciência de então. Tais acontecimentos se relacionam ao desenvolvimento do comércio e da indústria, à ascensão da burguesia e sua oposição aos discursos da escolástica e aos modos de vida da nobreza.<hr/>In this paper, we highlight the changes that occurred in the first half of the seventeenth century, to the reorganization of mathematics education in bourgeois contexts, this reorganization was essential for the diffusion of a new science that had started then. Those events are related to the development of trading and industry, the rise of the bourgeoisie and its opposition to the discourses of scholastic and nobilities’ lifestyles. <![CDATA[Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto apresenta o Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Nele apresentamos como se constitui a Rede de Instituições de Ensino Superior da Região Norte do Brasil que tem como objetivo implantar o Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, para a formação de doutores para atuarem na região Amazônica. Traz a organização, estrutura e dinâmica da rede, bem como a caracterização do curso de doutorado, seus pressupostos, seus objetivos e o perfil dos doutores que se pretende formar para a Amazônia Legal Brasileira.<hr/>This paper is about the Post-graduation Program Doctorate in Science and Mathematics Education - PPGECEM - at the Amazon Education Network in Science and Mathematics Education - REAMEC. It shows the organization of higher education institutions network in the Brazilian North Region that aim to implement the Post-graduation Program Doctorate in Science and Mathematics Education - PPGECEM, in order to have doctors (PhDs) to teach in the Amazon region. It displays the network organization, structure and dynamics as well as the doctorship characterization, its theoretical backgrounds, objectives and profile of the doctors it is supposed to have graduated to work in the Brazilian Legal Amazon. <![CDATA[A questão metodológica: métodos e tipos de pesquisa na produção acadêmica sobre professores (as) na região centro-oeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho faz parte dos estudos desenvolvidos pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores do Centro-Oeste. Analisamos a questão metodológica: modalidades de pesquisa e método na Produção Acadêmica da Região Centro-Oeste. Evidenciaram-se duas modalidades de pesquisas: o estudo de caso e a pesquisa do tipo etnográfico. Quanto ao tipo de método houve o predomínio do materialismo histórico dialético e fenomenologia, mas ainda há alguns trabalhos que se aproximam do positivismo. Detectam-se sérias fragilidades na busca do posicionamento conceitual, aprimoramento metodológico e metódico da produção. A constituição histórica dos programas, a ambiência que os contextualiza, as histórias de seus docentes e discentes ajudam a compreender as peculiaridades da sua produção.<hr/>This work is part of the studies conducted by REDECENTRO - Network of Researchers in the Center-West Region. We analyzed the methodological question: how research and method in Academic Production of the Midwest Region. It was evidenced two types of research: the case study and ethnographic research. Regarding the type of method was the predominance of historical materialism and dialectical phenomenology, but there are still some jobs that are close to positivism. To detect serious weaknesses in the pursuit of conceptual positioning, methodical and methodological improvement of production. The historical constitution of the programs, the ambience that contextualizes the stories of its faculty and students help to understand the peculiarities of its production.