Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720110003&lang=en vol. 20 num. 44 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta da editora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A documentação pedagógica na educação infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.<hr/>This article, drawn from literature search carried out in sandwich-doctorate at the University of Bologna, Italy, aims to: a) Explain the concept of pedagogical documentation, establishing similarities and differences in relation to the register of practices; b) Indicate the contribution of the register and the documentation of educational practices in the construction of good quality in the context of early childhood education. Documentation may represent an element of the pedagogical skills to relate to the reflection on practice and training, the construction of memory and identity, understanding of children’s thinking, planning and the general evaluation. <![CDATA[Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.<hr/>This study presents reflections on knowledge production with narratives in the field of education and the ethical implications that are present in this type of research. It approaches the need to include in the researchers’ education the debate on the ethical questions concerning the collaborative research with and on narratives and life stories. From Ricoeur’s and Habermas’s thinking, this text identifies the return of the debate on ethics in contemporaneity as a need that imposes itself to overcome the strictly technical thinking of analyzing social phenomena. The text emphasizes the social commitment of the research worker, as well as the ethics as the basis of this epistemological experience in his professional work context. <![CDATA[A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais.<hr/>We aimedat investigating the conceptions of biological sciences undergraduate students of the State University of MatoGrosso (UNEMAT), Tangará da Serra, about the human (animal) identity. A questionnaire, based on Likert-like scales was applied to all the students of this course, totaling 159 individuals. The results showed that the extension influenced the students’ development of conceptions about the human-animal identity, and that the proximity with scientific initiation activities was related with a tendency to associate moral dimensions with other non-human animals. This information can be important to plan didactical activities that favor overcoming racial prejudice. <![CDATA[A “utopia” do Estado Ético em Gramsci e nos movimentos populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo como referência a ação política dos movimentos populares brasileiros em relação ao Estado, este artigo apresenta um estudo do conceito de “Estado ético” no pensamento de Antonio Gramsci. Mostra como as perspectivas delineadas por este autor apresentam uma concepção diferente e contraposta às teorias liberais de Estado e desenham uma elaboração original em relação a diversos autores, em particular a Rousseau, Hegel e Marx, com os quais Gramsci está profundamente conectado. Além de apresentar a atualidade da proposta de Gramsci, o texto aponta, acima de tudo, a necessidade de construir um “Estado ético-político” para realizar a democracia no Brasil, tendo como base as práticas sociais, políticas e pedagógicas dos movimentos populares.<hr/>Based on the political action of Brazilian popular movements concerning the State, this article presents a study of the concept of “ethical State” at the thought of Antonio Gramsci. So, in these pages is possible to find a new configuration of de State outlined by this author with a different and opposed conception in front of liberal theories of State and the development of a original thought that dialogues with different authors, in particular, Rousseau, Hegel and Marx, with whom Gramsci is deeply connected. Besides presenting the new proposal of Gramsci, the text points out, above all, the need to build an “ethical-political State” to achieve democracy in Brazil, a country that have many social, political and educational actions of the popular movements. <![CDATA[Uma prática de pesquisa participante: análise da dimensão social, política e pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo reflete sobre o processo de pesquisa realizado junto a uma ONG da cidade de Curitiba (Paraná - Brasil) com atuação em diversos projetos sociais e educativos. Apresenta-se o caminho metodológico de pesquisa de caráter participativo, juntamente com alguns resultados imediatos, de acordo com os objetivos de formação dos sujeitos envolvidos e da avaliação institucional. A partir dessa exposição, analisa-se a pesquisa como uma prática social, enquanto participa na construção de significados e sentidos; uma prática política, porque a produção de conhecimento implica decisões de caráter ético-político; uma prática pedagógica promotora de relações inseridas no ensinar-aprender a sermos humanos.<hr/>The aim of this article is to reflect upon a research process carried out with an NGO in the city of Curitiba (Paraná - Brazil) which is active in a variety of social and educational projects. There is presented the methodological process of a research project marked by its participatory character, together with some immediate results for the institutional process of evaluation and education. The description of the process is followed by an analysis of research as a social practice, in as much as it participates in the construction of meanings purposes; a political practice while the production of knowledge implies ethical and political decisions; and a pedagogical practice which promotes relations integrated with the learning-teaching of being humans. <![CDATA[Algumas contribuições marxistas à Educação Ambiental (EA) crítico-transformadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Intenciona-se ressaltar a atualidade do materialismo histórico e dialético e toda uma tradição da teoria crítica, para subsidiar a análise da atual crise socioambiental. Pretende-se contribuir na consolidação de um movimento de contraposição à hegemonização de posturas/visões que, esvaziada de criticidade, impõe uma perspectiva conservadora de Educação Ambiental. Debates sobre Estado e Revolução, presentes no Marxismo, ao encontro da ideia de transformação não reformista de uma Educação Ambiental Crítica, são apropriados ao aprofundamento da reflexão sobre conformação social e banalização da luta de classes. Consideram-se resultados deste trabalho a emergência dessa discussão e a construção de uma síntese autoral.<hr/>We intend to emphasize the actuality of historical and dialectical materialism and a tradition of critical theory to help analyze the current socio-environmental crisis. We want to contribute to the consolidation of a movement opposed to the hegemony of positions/views that, devoid of criticism, impose a conservative perspective of Environmental Education. Debates about State and Revolution present in Marxism, reflect the idea of transformation is not a reformer of Critical Environmental Education, are appropriate for further reflection about social conformation and the trivialization of class struggle. We considerate results of this study the emergence of this discussion and the construction of an authorial overview. <![CDATA[O tema da escola pública no manifesto dos pioneiros da educação nova]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), que ao completar 80 anos, continua sendo citado de maneira recorrente nos estudos historiográficos. Pretendemos discutir o tema da escola pública na perspectiva dos pioneiros, no sentido de contribuir ao trabalho de pesquisa sobre a história da educação brasileira. Favoráveis a uma educação pública, gratuita, mista, laica e obrigatória, os pioneiros entendiam que o Estado deveria se responsabilizar pelo dever de educar o povo, responsabilidade esta que era muitas vezes atribuída à família.<hr/>This article discusses the Manifesto of the Pioneers of New Education (1932), which upon completion of 80 years, continues to be quoted on a recurring basis in studies of history. We intend to discuss the issue of public school from the perspective of the pioneers in the sense contribuiir for research work on the history of Brazilian education. Favor of a free public education, mixed, secular and compulsory, the pioneers understood that the State should be responsible for the duty to educate the people, that this responsibility was often attributed to the family. <![CDATA[O ensino de geografia nos pareceres educacionais de Rui Barbosa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo busca compreender como o ensino de Geografia poderia contribuir para a consolidação política da nação brasileira no século XIX. Por meio dos pareceres sobre educação (1882 e 1883) de Rui Barbosa (1849-1923). A partir da categoria da mediação e do método histórico, verificou-se como a Geografia era ensinada nas escolas, e como poderia ter sido uma forte aliada para a concretização dos projetos de desenvolvimento da nação. Contudo, as mudanças propostas por Rui Barbosa não saíram do papel e muito do que ele propôs só começou a se efetivar, posteriormente, na República, com trabalhos de outros intelectuais.<hr/>This article seeks to understand how the teaching of Geography could contribute to the political consolidation of the Brazilian nation in the nineteenth century. Through opinions on education (1882 and 1883)of Rui Barbosa (1849-1923). From the category of mediation and the historical method, it was like Geography was taught in schools, and how it could have been a strong ally for the implementation of development projects in the nation. However, the changes proposed by Rui Barbosa did not leave the paper and much of what he proposed only began to take hold later in the Republic, with works of other intellectuals. <![CDATA[Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de ciências e biologia em periódicos nacionais (1999-2009)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.<hr/>This article aims to investigate theoretical and methodological perspectives in professional development of science and Biology teachers using academic production as the main source. The academic production published from 1999 to 2009 in Brazilian Science Education journals were analysed in order to identify the theoretical and methodological approaches in these studies. The results reveal heterogeneous understanding of professional development, mostly in terms of sporadic actions, targeting to update science knowledge. Finally, although some articles refer to the Epistemology of Practice, the study identified distinct and conflicting understandings of this theoretical approach. <![CDATA[The entrepreneurs and the higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.<hr/>This article aims to investigate theoretical and methodological perspectives in professional development of science and Biology teachers using academic production as the main source. The academic production published from 1999 to 2009 in Brazilian Science Education journals were analysed in order to identify the theoretical and methodological approaches in these studies. The results reveal heterogeneous understanding of professional development, mostly in terms of sporadic actions, targeting to update science knowledge. Finally, although some articles refer to the Epistemology of Practice, the study identified distinct and conflicting understandings of this theoretical approach. <![CDATA[Internacionalização: novos caminhos do PPGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.<hr/>This article aims to investigate theoretical and methodological perspectives in professional development of science and Biology teachers using academic production as the main source. The academic production published from 1999 to 2009 in Brazilian Science Education journals were analysed in order to identify the theoretical and methodological approaches in these studies. The results reveal heterogeneous understanding of professional development, mostly in terms of sporadic actions, targeting to update science knowledge. Finally, although some articles refer to the Epistemology of Practice, the study identified distinct and conflicting understandings of this theoretical approach. <![CDATA[Relação de defesas de mestrado realizadas no PPGE no período letivo 2011/1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972011000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.<hr/>This article aims to investigate theoretical and methodological perspectives in professional development of science and Biology teachers using academic production as the main source. The academic production published from 1999 to 2009 in Brazilian Science Education journals were analysed in order to identify the theoretical and methodological approaches in these studies. The results reveal heterogeneous understanding of professional development, mostly in terms of sporadic actions, targeting to update science knowledge. Finally, although some articles refer to the Epistemology of Practice, the study identified distinct and conflicting understandings of this theoretical approach.