Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720120001&lang=pt vol. 21 num. 45 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta das editoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a produção teórica de pesquisadores que discutem educação do campo identificando-se nela aproximações e distanciamentos com as teorias curriculares. A partir de textos de Caldart e Arroyo, aponta em que aspectos as denominadas pedagogias dos movimentos sociais do campo se vinculam com pressupostos das teorias curriculares e em que medida essas se entrecruzam ou se afastam. Demonstra os vínculos entre as propostas pedagógicas dos movimentos sociais do campo e as teorias curriculares e conclui por uma ainda não explicitada aproximação destas propostas com Freire e com as perspectivas críticas de currículo<hr/>This article analyzes the theoretical production of researchers who discuss rural education, identifying the approximations and distancing of this production with curricular theories. Based on the work of Caldart and Arroyo, the paper indicates in which aspects the so-called pedagogies of the rural social movements are related to presumptions of the curricular theories and to what degree they are interlinked ordistant. It demonstrates the ties between the pedagogical proposals of the rural social movements and curricular theories and concludes with a still not explicit approximation of these proposals with Freire and with critical perspectives on curriculum <![CDATA[Autoridade dos professores e direitos das crianças: contradição e transformação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta exposição é discutir sobre as relações entre os direitos das crianças e a autoridade dos professores. São dois pontos de partida. De um lado, os achados de uma pesquisa, realizada com crianças, para conhecer os significados que elas atribuem aos seus direitos. De outro lado, as manifestações e depoimentos espontâneos de professores. O que essas crianças mais compartilham é o anseio por direitos individuais que lhes assegurem o desenvolvimento e a conquista da autonomia. Os professores, por sua vez, expressam franca rejeição e temor aos direitos das crianças, significando-os como ameaça frontal à autoridade docente.<hr/>The purpose of this exposition is to discuss about the relationships between teachers’ authority and children’s rights. There are two starting points: on one hand, the findings of a research made with children, aiming to know the meanings they impute to their rights. On the other hand, there are manifestations and spontaneous depositions from teachers. What these children share the most is the longing for individual rights which assert them their development and conquest of autonomy. By their side, the teachers express frank rejection and fear from children’s rights, interpreting them as a frontal threat to teachers’ authority. <![CDATA[A Universidade de Brasília, o campus Planaltina e a democratização do acesso: uma análise multivariada com um modelo ampliado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo discute como a abertura de um novo campus da Universidade de Brasília, localizado em cidade de menor nível de desenvolvimento socioeconômico, teria contribuído para democratizar o acesso à instituição. Utilizou modelo de análise multivariada (árvore) com variáveis adicionais às estudadas anteriormente e com dados obtidos mediante questionários; comparou o perfil social dos alunos dos cursos do novo campus com o dos estudantes de cursos congêneres na sede, bem como a satisfação com a carreira. Os resultados evidenciaram inclusão social propiciada pelo novo campus, mas a análise da satisfação com o curso advertiu para riscos do projeto de democratização.<hr/>The study discusses how the establishment of a new campus of the University of Brasilia, located in a city with a lower level of socioeconomic development, would have contributed to the democratization of access to the institution. With data obtained by means of a questionnaire, it used a multivariate analysis model (tree) with additional variables to those previously studied; it compared the social profile of students in the new campus with that of students of analogous courses in the main campus, as well as their satisfaction with the career. The new campus brought increased social inclusion but the students’ satisfaction may jeopardize the democratization project. <![CDATA[O vir a ser professor/pesquisador da educação superior: o caso dos egressos PIBIC/CNPq/UNEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho é parte de uma tese de doutorado (PIRES, 2008), que teve como objetivo conhecer, analisar e explicar as contradições, harmonias, correspondências e diferenças existentes entre a formação inicial do professor pesquisador universitário, realizada pelo Programa PIBIC/CNPq/UNEB e a prática profissional de seus egressos. São apresentados os resultados de oito entrevistas com esses egressos, selecionados intencionalmente, por sua condição de professor da Educação Superior e realizando pesquisa. As categorias empíricas que emergem dessas falas foram mediadas pela teoria do materialismo histórico-dialético e estudos sobre a Educação Superior, permitindo a compreensão do movimento desse nível de ensino, no período analisado.<hr/>This work is part of a doctorate thesis (PIRES, 2008), which aimed to know, analyze and explain the contradictions, harmonies, correspondences and differences existing between the initial training of university researcher professors, held by the PIBIC/CNPq/UNEB Program, and the professional practice of their egresses. Results are presented of eight interviews with these egresses, intentionally chosen for their condition of High Education teachers and making research. The empirical categories which emerge from these speeches were treated by the theory of dialectical-historical materialism and studies about High Education, allowing to understand the movement of such teaching level, in the analyzed period. <![CDATA[Paulo Freire e educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.<hr/>The present study aims at contributing to the development of a critical pedagogy within Environmental Education, sumonning Freire’s educational thought. There is a plenty of researches on Freire’s pedagogic work, nonetheless it occurs a lack of studies related to socio-environment questions. In this study, focussing on the Pedagogy o of Freedom, some pertinent contributions are pointed out in relation to Socio-environmental Education, upon Freire’s conceptions of the human being, the world and of Education. This text presents also the results of the research and some indicative considerations for the socio-environmental educators’ formation. <![CDATA[História da educação em Goiás: estado da arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos neste texto o resultado da pesquisa de Estado da arte, a qual inclui como fontes históricas livros, dissertações e teses referentes à História da Educação em Goiás. Procuramos compor um acervo para disponibilizar ao pesquisador dados que caracterizam os trabalhos analisados - recortes temáticos e históricos. Evidenciamos, no que se refere às publicações em formato de livros, as fontes eleitas e o recorte teórico. Com os dados em mãos foi possível perceber os temas e os períodos que se destacam nessa história, assim como anotar as lacunas existentes na produção da área de História da Educação em Goiás.<hr/>It is presented in this text the result of the research of the state of the art, from books, dissertations, and theses, relating to the History of the Education in Goiás. It looks to compose a collection to provide information that characterize the work, as the thematic cutouts and the historic cutouts found in the researches. It’s also noted, regarding to the publication in the format of books, the elected sources, such as the theoretical cutout, trough the utilized bibliography. With the information in hands, it was possible to perceive the themes and periods that stand out, as well as noting the existing gaps on the production of the area in Goiás. <![CDATA[Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A cidade do Rio de Janeiro foi marcada, na década de 1920, por tentativas de articulação das iniciativas isoladas de reconfiguração e higienização já empreendidas desde a virada para o século XX: racionalizar os espaços e tempos sociais e disciplinar os seus usos constituíam-se como desafios. Em razão disso, a educação à época também foi pensada como forma de intervenção social. O artigo, discutindo essas questões, focaliza as operações empreendidas pela Diretoria de Instrução e pela Administração Municipal. Baseado na análise de periódicos, legislação educacional e projetos de reforma da cidade, problematiza as dimensões educacionais e urbanas de governo.<hr/>The city of Rio de Janeiro was characterized, during the 1920s, attempts by the articulation of isolated initiatives reconfiguration and public hygiene already implemented since the turn of the twentieth century: rationalize the spaces and social times and disciplining their uses were as challenges. As a result, the education in the season also meant as a form of social intervention. The article discusses these issues, focuses on operations were mobilized by the Instruction Directory and the Municipal Administration. Based on analysis of periodicals, educational legislation and reform projects, this study problematizes the educational and urban dimensions of the government. <![CDATA[Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.<hr/>In this article, we present the relationship between public students in Tangará da Serra-MT and science classes, as well as the students’ attitudes towards the theory of biological evolution. In 2007, 294 students were interviewed using an international questionnaire (ROSE Project) and data analysis was done using SPSS 15.0. The study revealed that youngsters, of both sexes and age group of 15 years, acknowledge the importance of science, but are uninterested in science as a profession. The students accept biological evolution topics that support this theory yet they demonstrate rejection sentiments towards the origin of the Earth and Human Beings. <![CDATA[O erro como forma provisória do saber: um tratamento diferenciado no processo ensino-aprendizagem da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.<hr/>This study aimed at analyzing the error having as support a learning situation focused on the student and the teacher’s points of view. The error is understood as provisory form of knowing. The dialogue is used as methodological strategy to express the correctness. The study is part of a research that investigated the procedure given to the error based on the teachers’ practices and conceptions in the mathematics teaching-learning process. Two schools in Cuiabá, a city in the state of Mato Grosso were studied. The research was carried out with the 1st and 2nd year of 2nd cycle. The results revealed a differentiated teacher’s procedure concerning the error that is dissociated of the binomial right and wrong and used as a didactic resource. <![CDATA[Entrevista especial com o Prof. Dr. Francisco Fernández Buey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.<hr/>This study aimed at analyzing the error having as support a learning situation focused on the student and the teacher’s points of view. The error is understood as provisory form of knowing. The dialogue is used as methodological strategy to express the correctness. The study is part of a research that investigated the procedure given to the error based on the teachers’ practices and conceptions in the mathematics teaching-learning process. Two schools in Cuiabá, a city in the state of Mato Grosso were studied. The research was carried out with the 1st and 2nd year of 2nd cycle. The results revealed a differentiated teacher’s procedure concerning the error that is dissociated of the binomial right and wrong and used as a didactic resource. <![CDATA[Revista de Educação Pública: Qualis A2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.<hr/>This study aimed at analyzing the error having as support a learning situation focused on the student and the teacher’s points of view. The error is understood as provisory form of knowing. The dialogue is used as methodological strategy to express the correctness. The study is part of a research that investigated the procedure given to the error based on the teachers’ practices and conceptions in the mathematics teaching-learning process. Two schools in Cuiabá, a city in the state of Mato Grosso were studied. The research was carried out with the 1st and 2nd year of 2nd cycle. The results revealed a differentiated teacher’s procedure concerning the error that is dissociated of the binomial right and wrong and used as a didactic resource. <![CDATA[Relação de defesas de mestrado realizadas no PPGE no período letivo 2011/2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar o erro a partir de uma situação de aprendizagem, tendo como foco as visões do aluno e da professora. O erro é entendido como forma provisória do saber. O diálogo é utilizado como estratégia metodológica para encaminhar ao acerto. O trabalho é parte de uma pesquisa que investigou o tratamento dado ao erro baseado nas concepções e práticas dos professores no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Foram investigadas duas escolas no município de Cuiabá-MT no 1º e 2º ano do 2º ciclo. O resultado da análise dos dados revela um tratamento diferenciado da professora acerca do erro, no qual ele é desvinculado do binômio certo/errado e utilizado como recurso didático.<hr/>This study aimed at analyzing the error having as support a learning situation focused on the student and the teacher’s points of view. The error is understood as provisory form of knowing. The dialogue is used as methodological strategy to express the correctness. The study is part of a research that investigated the procedure given to the error based on the teachers’ practices and conceptions in the mathematics teaching-learning process. Two schools in Cuiabá, a city in the state of Mato Grosso were studied. The research was carried out with the 1st and 2nd year of 2nd cycle. The results revealed a differentiated teacher’s procedure concerning the error that is dissociated of the binomial right and wrong and used as a didactic resource.