Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720120002&lang=es vol. 21 num. 46 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata dos desafios de a Lei nº 10.639/03 ser implantada sem que as Universidades e Centro Universitários de formação de profissionais alterem seus currículos e sem que a Academia mude o seu eixo de formação, tratando de maneira equânime as histórias e culturas que formam a nação brasileira. Os equívocos na formação de profissionais acontecem pelo fato de a Academia trabalhar com instrumentos epistemológicos de origem eurocêntrica, que não são capazes de fornecer condições para que a realidade do país seja analisada em todas as dimensões<hr/>Abstract The paper deals with the challenges of Law Act Nr. 10.639/03 to be implemented without changing the curriculums at Universities and College Centers of professional formation and without changing the streamline of formation at College Majors, keeping equality on dealing with the histories and cultures that shape the Brazilian nation. The mistakes on professional formation occur because College, traditionally, works with epistemological instruments of an eurocenter origin which are not capable of providing the necessary conditions for the country reality to be analyzed over all the dimensions. <![CDATA[Representação de mulheres negras: cinema, ethos e identidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por intermédio dos conceitos de ethos e imagem de si, dos Estudos da Linguagem, e dos conceitos de alteridade e identidade, como são discutidos no campo dos Estudos Culturais, este artigo pretende se configurar como contribuição para a reflexão e entendimento de algumas tramas sociais às quais estamos submetidos. Particularmente, neste caso, a partir da análise do documentário Cinderelas, lobos e um príncipe encantado, do cineasta Joel Zito, pretende-se a problematização das imagens que o senso comum constrói de mulheres negras. A fala de duas mulheres negras e prostitutas do Pelourinho (Salvador, Bahia) são o corpus desta análise.<hr/>Abstract Utilizing the concepts of ethos and self-image, as they are understood in Studies of Language field, and the concepts of otherness and identity, as they are discussed under the Cultural Studies perspective, this text aims at being a contribution to the reflection and understanding of some social threads to which we have been subjected. Specifically speaking, in this case, having as a starting point the analysis of the documentary feature Cinderelas, Wolves and a Prince Charming, by filmmaker Joel Zito, it is our intention to problematize the images that the common sense builds on black women. Two black women’s speeches, who work as prostitutes in Pelourinho (Salvador -Bahia), form the corpus of our analysis. <![CDATA[Presenting the antology of afro-brazilian poetry]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo faz uma apresentação da Antologia de Poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil, editada em 2011 pela Mazza, editores de Belo Horizonte, salientando a tendência predominante dos poetas dos últimos vinte anos de construir uma identidade relacional, além do aumento considerável do número de poetas mulheres, destacando as obras de Conceição Evaristo, Leda Maria Martins e Ana Cruz.<hr/>Abstract The article presents the Anthology of Afro-Brazilian Poetry: 150 years of Black Awareness in Brazil which came out in 2011 by Mazza, publishers from Belo Horizonte. It emphasizes the predominant tendency of the poets of the last 20 years to build up a relational identity, and also the considerable increase in number of female poets, particularly the works of Conceição Evaristo, Leda Maria Martins and Ana Cruz. <![CDATA[Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto socio-cultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.<hr/>Abstract This article presents reflections about anti-racist education and the results of research carried out with teachers discussing race/ethnicity in the classroom. I present the results of observation of one teacher in the classroom. The theoretical frameworks used are anti-racist education of Gillborn (1995). The research results show that the way in which teachers teach can send multiple messages to their students that reflect the Brazilian socio-cultural context. I conclude that there has long been a need for continuing education on the subject of race/ethnicity so that teachers feel better prepared to address the issue <![CDATA[Race relations and education:: challenges and opportunities for the continued training of the teacher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo principal deste artigo é trazer para o debate alguns desafios que estão postos para os professores, mais especificamente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no que se refere ao entendimento das relações raciais no cotidiano escolar e propor algumas possibilidades de ação. É resultado de uma pesquisa bibliográfica que nos leva a concluir que é necessário, além de dar uma atenção especial aos currículos dos cursos de Formação de Professores, preocupar-se com a formação daqueles professores que já estão em serviço, para que consigam lidar, entre outras coisas, com o preconceito racial em sala de aula.<hr/>The main goal of this article is to bring to the debate some challenges that are brought to the teachers, more specifically of early childhood education and elementary education, with regard to the understanding of race relations in school everyday and propose some possibilities for action. Is the result of a bibliographic search that leads us to conclude that it is necessary, in addition to giving a special attention to curricula of training courses for teachers, concern itself with the formation of those teachers who are already in service, so that they can deal with, among other things, with the racial prejudice in the classroom. <![CDATA[África: desafios e oportunidades no novo milênio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca analisar a inserção internacional do continente africano no período pós-Guerra Fria, identificando os principais desafios e as novas oportunidades que surgiram com o fim da era bipolar. Argumenta-se que no imediato pós-Guerra Fria, ou seja, durante a década de 1990, ocorreram intensos conflitos em várias regiões do continente, caracterizando uma época de desafios intensos para as lideranças africanas. Já num segundo momento, no alvorecer do século XXI, o cenário se alterou, dando início a uma era de novas oportunidades.<hr/>Abstract This paper analyzes the international integration of the African continent in the post-Cold War, identifying key challenges and opportunities that emerged with the end of the bipolar era. It is argued that in the immediate post-Cold War world, ie, during the 1990s, there were intense conflicts in various regions of the continent, featuring a time of intense challenges for the African leadership. Have a second time, at the dawn of the century, the scenario has changed, initiating an era of new opportunities. <![CDATA[The challenges of anti-racist struggle in Brazil.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente comunicação tem a intenção de realizar uma reflexão sobre as políticas de promoção de igualdade, colocando-as em perspectiva histórica. Buscando indicar, não um balanço de sua eficácia, mas sim os desafios políticos para construção de uma sociedade democrática em nosso país.<hr/>This article has the objective to discuss the policies to promote equality in education, putting them in historical perspective. It are seeking to register, not a balance of efficacy, but the challenges of the politicies for construction to a democratic society in our country. <![CDATA[The indigenous teachers training for diversity.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.<hr/>Abstract This Article deals with the profile of a new educational actor acting within the Indian villages and whose actions consolidate a new institution called indigenous school. The main argument brought into the debate concerns the contours of a reality whose plurality is not always perceived by the public authorities and communities themselves. The main elements that configure the indigenous teaching professionality are found in the training courses. In this training environment standardization of expectations, the domestication of idealizations and the assignment of meanings that defines the current profile of indigenous teachers are established. <![CDATA[Política de currículo no ensino fundamental: entre ciclos e identificação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A polarização entre demandas de políticas de identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.<hr/>Resumen La especialidad entre exigências de políticas de identidad culturales y de organización curricular por ciclos de formación caracterizan la problemática de la investigación. Analizan ambas las exigências de forma relacional, con punto de vista a la configuración de um sentido político comun: uma educación escolar democrática. La abordaje teórico metodológica envuelve nociones de ciclos de políticas, discurso, identificación e democracia pluralista. siendo entrevistdas maestras de la rede publica. La investigación posibilitou concluir que paradojos, ambiguedad e contradiciones existentes em las políticas sugeren incoherencias. Estas son observadas, como inherentes a los proceso democráticos pluralistas, visto cómo uma forma distinta de estabelecer distinciones, que califiquen disensos e admita alternativas. <![CDATA[A color professional education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca investigar a trajetória profissional de jovens, dando ênfase na questão cor. Foram realizadas entrevistas com treze alunos, levantando, através da História de Vida, fundamentada em Becker (1999), a trajetória que eles desenvolveram após concluírem o curso técnico. A análise de dados teve como suportes teóricos estudos de Petruccelli (1998), Hall (2002), Velho (1999) e Teixeira (2003). O levantamento leva a refletir sobre a necessidade de apreciação dos dados sobre cor no Brasil e estimular pesquisas sobre as dimensões antropológicas e sociais no processo do brasileiro se auto classificar e classificar o outro por categorias de cor.<hr/>Abstract This research tried to investigate the professional trajectory of younger, giving emphasis in skin´s color. For this, thirteen students had been interviewed, based on History of Life, Becker (1999), trying to understand the trajectory that they had developed after to conclude the technician course. The analyzes of data had as theoretical supports studies of Petruccelli (1998); Hall (1999); Velho (1999) and Teixeira (2003). This kind of studies reflect on the importance about data on color in Brazil and stimulate the research production on the anthropology and social dimensions in the process of the Brazilian to classify themselves and to classify the others. <![CDATA[Afro education in Mato Grosso do Sul state:: the Guaicuru Project and the construction of the citizen school (1996 to 2003).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisamos o movimento negro sul mato-grossense em suas particularidades à luz da história brasileira, no período 1996-2003. A LDBEN nº 9394/1996, ao inserir conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira em áreas específicas do currículo escolar ensejou a construção da Lei nº 10.639/2003. Neste contexto emergiu o “Projeto Guaicuru”, parte do Programa de Superação das Desigualdades Raciais de MS, cuja análise se orientou pelo referencial de Gohn (1997), Aranda (2007), Candau (2002), entre outros autores. O cotejamento das leis educacionais, decretos e Cadernos temáticos evidenciaram o nível de mobilização dos trabalhadores da educação e as ações políticas do governo petista em MS, de 1999 a 2003.<hr/>Abstract This approach considered the particularities of the black movement in Mato Grosso do Sul state (MS) based on Brazilian history (1996 to 2003). The LDBEN (Law Nr. 9.394/1996), inserted the contents of history and Afro-Brazilian Culture in specific areas of the curriculum gave rise to the construction of the Law Nr. 10.639/2003. In this context emerged the “Guaicuru Project” into Program from Overcoming Racial Inequality on MS, whose analysis was guided by framework from Gohn, Aranda, Candau, among others. The comparison between educational laws, decrees and thematic workbooks showed the level of mobilization of educational workers and the political actions of the Worker´s Party government in MS from 1999 to 2003. <![CDATA[Gender concept in the school day to day life]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.<hr/>Abstract This paper aims to show how the gender concept may be useful to understand central questions of the educational agenda and practice. It discusses briefly the gender concept and the argument is developed around the example of children’s notebooks. We’re aware that many other aspects should be discussed and our intention is just suggest a way of thinking teacher´s work incorporating gender concept. We defend the urgency of new research about gender relations in schools, specially going beyond questions around sexuality and sexual education, as a part of a new approach to teacher’s practice and teacher´s education. <![CDATA[Paths opened by war (1865-1868)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tratar das relações desenvolvidas entre os beligerantes Brasil e Paraguai com um vizinho comum de fronteira, a Bolívia, durante o maior conflito armado já ocorrido no continente, é o objetivo do artigo. A análise recai sobre o período em que Corumbá ficou ocupada por tropas do presidente paraguaio Francisco Solano López, entre os anos de 1865 e 1868, e as relações mantidas com a Bolívia no tocante à diplomacia, bem como a interação comercial entre as populações na região de fronteira.<hr/>Abstract To deal of the relations developed between the belligerents Brazil and Paraguay with a common neighbor of border, Bolivia, during the biggest occurred armed conflict already in the continent, is the objective of the article. The analysis falls again on the period where Corumbá was busy for troops of Paraguayan president Francisco Solano López, it enters the years of 1865 and 1868, and the relations kept with Bolivia in regards to the diplomacy, as well as the commercial interaction enters the populations in the border region.