Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720120003&lang=en vol. 21 num. 47 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Carta das editoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The faces of other nessand teacher trainingin Pedagogyo of UEPG]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo discutir a noção de alteridade, propondo-se a investigar a forma pela qual esta é constituída no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desse modo, efetuou-se com os acadêmicos a técnica do Grupo Focal, baseando-se em três situações problemas, representativas de dilemas cotidianos da sala de aula e da escola, a partir das quais foram convidados a debater. Os resultados indicam que, embora existente nas concepções dos acadêmicos, a alteridade apresenta-se de forma fragilizada, notadamente, a autonomia do professor ainda é concebida como obstáculo para a construção de alteridades<hr/>This paperaims to discussthe notion of otherness, proposing toi nvestigate the way in which it is incorporated in the Bachelor’s Degreein Education from the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Thus, it was made with the academic focus group technique, based on their problem situations that represent dilemmas of every day classroom mand school, from which they were invited to debate. The result sindicate that, al though existingin the views of academics, other ness presents o fragile, especially the autonomy of the teacher is still seen a san obstacle to the construction of other ness. <![CDATA[Children´s narratives: images and symbolisms]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança<hr/>The article presents the results of research carried out in a public school in Niterói/RJ in order to capture features of school culture in scenes and images of the life of the institution from the look of the images and children´s narratives. The theoretical and methodological principles of research are anchored in the epistemology of complexity of Edgar Morin, in the Anthropology of the Imaginary by Gilbert Durand (1988, 1989) and in the (auto)biographical studies specifically in Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passegi (2008), used to analyze some recurrent themes that structure the school culture and the imaginary from the perspective of the child. <![CDATA[Teaching at the early childhood education: gender and style]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa objetivou conhecer como vem sendo desenvolvida a atividade docente numa escola municipal de educação infantil no interior do estado de São Paulo. Utilizou-se como procedimentos de coleta de dados: observação e análise documental e como instrumentos, a entrevista e o questionário. Os resultados mostraram que a organização da atividade docente na EMEI pesquisada considera as Diretrizes Curriculares, bem como a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tais prescrições trouxeram mudanças no planejamento e na dinâmica das atividades da escola e geraram incertezas quanto às novas formas de atuação, revelando contradições existentes no trabalho. Nas situações em que o prescrito falha, a professora busca no gênero profissional novas possibilidades de atuação, recriando-as por meio do estilo pessoal.<hr/>Abstract This research aimed at knowing how the teacher activity, in a municipal preschool, has been developed. The data gathering procedures included: observation, documentary analysis, as well as interview and questionnaire. The results showed that the teacher activity at the EMEI take into account the Curricular Guideline, as well as the Multiple Intelligence Theory. These prescriptions changed the school planning and teacher´s activity and generated uncertainty about the new ways of acting, revealing the contradictions at the work. In the situations where the prescribed fails, the teacher searches, in the professional gender, new possibilities of acting, recreating them by means of personal style. <![CDATA[In-service formation as pedagogical residence: social representations on the integrated public education centres course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Entre 1992 e 1993, desenvolveu-se curso de formação em serviço nos Centros Integrados de Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro, para professores do Ensino Fundamental exercerem docência em escolas de tempo integral. Com formato de residência pedagógica, envolveu 6.426 professores em 54 municípios. O artigo envolveu 41 ex- bolsistas de São Gonçalo, em oito escolas. A análise, baseada na teoria das representações sociais, indicou predomínio de sentimentos para desempenhara docência e para optar por ela. As representações sociais sobre o curso dos CIEPs revelaram o sentido de inovação e de desafio, mas também de crítica.<hr/>Abstract Between 1992 and 1993, an in-service course in Integrated Public Education Centers in State of Rio de Janeiro was developed for elementary school teachers work in full-time schools. The course, which had a pedagogical residence design, involved 6,426 teachers in 54 municipalities. This article involved 41 student-teachers from São Gonçalo in eight schools. The analysis, based on the theory of social representations, indicated the prevalence of sentiments to practice teaching and to opt for it. The social representations about the course of the CIEPs revealed the sense of innovation and challenge, but also criticism. <![CDATA[Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos<hr/>Since the 1990s, Brazil has been experiencing the creation of several participatory arenas in many areas of social policy, namely health, social assistance, education, and children’s and adolescents’ rights. The education sector is the one that has had the worst performance in the creation, structuring and functioning of these new local participatory arrangements. The main argument developed in this paper is that shaping, composition and functioning of the councils and the actors involved are strongly influenced by what is at stake: the production of standards and regulations or the supervision and control of public resources <![CDATA[The fragmentation of careers as strategy to expand the higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A educação superior brasileira experimentou, na última década, uma inédita expansão, motivando a elaboração de diversos estudos acadêmicos destinados a analisar as características deste crescimento. Há, no entanto, um fenômeno frequentemente despercebido pelos que efetuam análises a respeito do desenvolvimento do sistema: o fenômeno da fragmentação de carreiras como estratégia de expansão da Educação Superior. Analisando os dados do Sistema de Informações da Educação Superior (SiedSup), fonte primária do Censo da Educação Superior 2009, procuraremos demonstrar que a fragmentação de carreiras está intimamente ligada a estratégias de grupos educacionais para a expansão do número de cursos e matrículas.<hr/>Abstract Brazilian higher education has experienced, in the last decade, an unprecedented expansion, motivating the development of many academic studies to analyze the characteristics of this growth. There is, however, a phenomenon often overlooked by those who perform analysis on System development: the career fragmentation as a strategy for higher education expansion. Analyzing data from the Information System of Higher Education (SiedSup), the primary source of the Higher Education Census 2009, in this article we will try to demonstrate that career fragmentation is closely linked to private educational groups’ strategies to increase the number of courses and enrollment. <![CDATA[Optimal conditions for a science of sustainability: substantive implications for educational and socio-environmental research contemporary]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Son inamovibles las finalidades de la ciencia o van cambian a lo largo del tiempo? ¿Cómo afectan estos cambios a las preocupaciones emergentes de la investigación educativo-ambiental contemporánea y a su reconversión progresiva? Intentamos argumentar a lo largo de este artículo que la naturaleza del conocimiento científico, la lógica de su argumentación y el modo en que se produce están sujetos a modificaciones sustantivas y fuertemente condicionados por los valores imperantes en el contexto socio- histórico. Otros elementos determinantes de estos cambios son las prácticas científicas de las comunidades en las que surge el conocimiento, la disponibilidad de recursos financieros y tecnológicos del momento, así como los intereses institucionales implícitos. Bajo las premisas de una ciencia de la sostenibilidad tratamos de caracterizar las señas de identidad de una nueva generación de razones e intereses que orientan los esfuerzos de la investigación socio- educativa y ambiental contemporánea.<hr/>Abstract Are the aims of science immovable or will change over time? How do these changes affect the emerging concerns of contemporary research of environmental education and its progressive conversion? We tried to argue throughout this article that the nature of scientific knowledge, the logic of his argument and how that occurs is subject to substantive changes and strongly conditioned by the prevailing values in the socio-historical context. Other determinants of these changes are the scientific practices of the communities in which knowledge arises, the availability of financial and technological resources of time and institutional interests involved. Under the assumptions of sustainability science try to characterize the hallmarks of a new generation of reasons and interests that guide the efforts of socio-educational research and contemporary environment <![CDATA[Education and protestant culture in the transition from the nineteenth century: circulation printed and dialogues Luso-Brazilian.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute os impressos protestantes e sua relação com a Educação. Seu objetivo é refletir sobre a editoração e circulação desses impressos. Analisa as propostas editoriais em Portugal (Catálogo da Livraria Evangélica), sonda a participação feminina a partir da apropriação/difusão de um livro-texto A Alegria da Casa, de Sarah Kalley, editado no Brasil e em Portugal, questiona os modelos de comportamentos adequados - ou não - divulgados no jornal confessional brasileiro Norte Evangélico. Como opção metodológica, elegeu-se a Nova História Cultural e as categorias de análise cultura, civilização, educação e protestantismo. Compreende a cultura protestante luso-brasileira forjada e disseminada também pelos impressos.<hr/>Abstract Discusses the printed Protestants and their relation to education. Our goal is to reflect on the publication and circulation of such printed. Examines the proposals editorial in Portugal (catalog of Livraria Evangélica), probe the participation of women from the appropriation / distribution of a text-book A Alegria da Casa, Sarah Kalley, published in Brazil and Portugal; questions the models appropriate behaviors - or not - published in the brasilian confessional newspaper Norte Evangélico. As a methodological choice, elected to New Cultural History and the categories of analysis culture, civilization, education and Protestantism. Understands the Luso-Brazilian Protestant culture forged and disseminated also by the printed matter. <![CDATA[Alterity in the society and the institution of the school groups in Rio Grande do Norte (1890-1911).]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.<hr/>Abstract Anchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools. <![CDATA[Initial formation of teachers and the production of senses on the learning and teaching of mathematics.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en No estudo de caso aqui tratado, investigou-se a produção de sentidos acerca do ensinar e aprender matemática de duas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. A proposta de formação e análise dos dados foram referenciadas na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström. Os resultados indicam modificações nos sentidos acerca do ensinar e aprender matemática, nas práticas das alunas.<hr/>In the case study here presented, it is investigated the production of senses on the teaching and learning of mathematics of two students from the course of Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso/UFMT. The proposal and analysis of the data were referenced to the cultural-historical theory, particularly on the Activity Theory of Engeström. The results indicate modifications in the sense on the teaching and learning of mathematics, in the practice with the students. <![CDATA[Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en No estudo de caso aqui tratado, investigou-se a produção de sentidos acerca do ensinar e aprender matemática de duas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. A proposta de formação e análise dos dados foram referenciadas na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström. Os resultados indicam modificações nos sentidos acerca do ensinar e aprender matemática, nas práticas das alunas.<hr/>In the case study here presented, it is investigated the production of senses on the teaching and learning of mathematics of two students from the course of Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso/UFMT. The proposal and analysis of the data were referenced to the cultural-historical theory, particularly on the Activity Theory of Engeström. The results indicate modifications in the sense on the teaching and learning of mathematics, in the practice with the students. <![CDATA[Training of health professionals: challenges faced by the PPGE/UFMT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972012000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en No estudo de caso aqui tratado, investigou-se a produção de sentidos acerca do ensinar e aprender matemática de duas alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. A proposta de formação e análise dos dados foram referenciadas na teoria histórico-cultural, particularmente na Teoria da Atividade de Engeström. Os resultados indicam modificações nos sentidos acerca do ensinar e aprender matemática, nas práticas das alunas.<hr/>In the case study here presented, it is investigated the production of senses on the teaching and learning of mathematics of two students from the course of Pedagogy from the Federal University of Mato Grosso/UFMT. The proposal and analysis of the data were referenced to the cultural-historical theory, particularly on the Activity Theory of Engeström. The results indicate modifications in the sense on the teaching and learning of mathematics, in the practice with the students.