Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720130001&lang=pt vol. 22 num. 48 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Cartas das editoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Trajetórias sócio-escolares na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura na perspectiva de Bernard Lahire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo discute um perfil sociológico com base em narrativas obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada, concedida por um aluno egresso da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) oferecida no município de Palhoça (SC). Com base na metodologia utilizada por Bernard Lahire buscou-se compreender como a EJA pode refletir nas trajetórias sociais de seus egressos (as). Como contraponto teórico utiliza-se os pressupostos de Pierre Bourdieu. Destaca-se que, a perspectiva de Lahire permite relativizar o sucesso ou o fracasso escolar entre as classes populares por contemplar em sua análise as diversas formas de socialização do sujeito.<hr/>This study discusses a sociological profile based on narratives obtained through a semi-structured interview given by an ex student from the Education for youth and adults program (EJA) offered in the city of Palhoça (SC). Based on the methodology used by Bernard Lahire it was tried to understand how EJA may reflect the social trajectories of its graduates. As a theoretical counterpoint it was used Pierre Bourdieu’s theory. It is noteworthy that Lahire’s perspective allows relativize the success or failure in school between lower classes to contemplate in his analysis the various forms of socialization of the subject. <![CDATA[Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza.<hr/>This work has the intention to ask the following question and try to give some answers: How the teacher becomes a teacher? We developped researches in ambiances of autobiographical narratives, such as project biografical workshops with the purpose to promote the teacher’s profissional emancipation. The possibilities of the subject/teacher to biograph himself, the biographicity (DELORY-MOMBERGER, 2005), suppose that the subject, during the narrative, build a distance and, at the same time, interpret himself when he identificates the forces that moves him towards his projects. This is the way to be aware of the experiences that improve the power of formation (PINEAU, 1983) of such actions. <![CDATA[Representação social de gênero no fracasso escolar de meninos: Social representation of gender in school failure of boys]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O fracasso escolar estaria associado ao sexo dos alunos? Um levantamento realizado em duas escolas de Mangaratiba (RJ), para um período de nove anos e com todos os seus alunos (N = 10.338), separando-os pelo sexo e situação escolar, indicou uma associação estatisticamente significativa entre sexo e reprovação, os meninos reprovam mais. Quais seriam as explicações plausíveis? Da análise de 82 entrevistas e Livros de Ocorrências obteve-se as justificativas dos atores sociais das escolas para bom aluno, que apresenta um conjunto de qualidades do que se diz ser feminino: obediência, passividade, esmero e bom comportamento.<hr/>The school failure would be associated with the gender of the students? A survey made in two schools of Mangaratiba (RJ), for period of nine years and with all their students (N = 10.338), separating them by sex and school situation, indicated a statistically significant association between sex and failure, the boys fail more. What would be the plausible explanations? From the analysis of 82 interviews and the Livros de Ocorrências (Books of Occurrences), it was obtained the justification of the social actors for good student, which presents a set of qualities coincident with what it is said to be female: obedience, passivity, neatness, accuracy and good behavior <![CDATA[University and social justice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo plantea que la desigualdad y la justicia social siguen siendo materias pendientes para la Universidad. Se analiza la problemática de la desigualdad en educación superior desde tres ejes: uno interno a la institución vinculada con las características específicas de este dispositivo educativo, otra que interpela a la función social de la institución, por lo que necesita leerse desde la articulación entre la universidad y la sociedad y una tercera más bien externa, relacionada con el Estado y las políticas públicas educativas que la incluyen, que retoma el debate sobre la autonomía y la responsabilidad pública.<hr/>This article proposes that the inequality and social justice are still pending issues for the higher education. It discusses the issue of the inequality in higher education from three axs: one internal to the institution linked to the specific characteristics of this educational device, one that challenges the social function of the institution, for what you need be read from the articulation between the university and society and a third rather external, related to the State and public policies that include educational, that the debate about the autonomy and public responsibility. <![CDATA[O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde - MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática.<hr/>This article presents the results of a doctorate research developed between the years2007 to 2011, which took as its object of study the Board of Monitoring and Social Control of FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand, in its operation, what are the conceptions and practices revealed by the advisers about their roles and the potential of the organization to democratize the relations between the state and the civil society. The theoretical and methodological base of the research is relevant to historical materialism. The results show the fragility of the board and limitations on the social control exerted. The effectiveness of the social control of the board studied is absent in practice. <![CDATA[Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.<hr/>This paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe. <![CDATA[Os colégios polivalentes em Minas Gerais: experiência da escola estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo buscou aprofundar o conhecimento acerca da Escola Estadual Polivalente Guiomar de Freitas Costa, situada em Uberlândia (MG). A pesquisa restringiu-se ao período de 1971 e 1980 e teve como principais questões as seguintes: em que contexto esta escola foi criada e como foi o seu funcionamento nos primeiros anos de sua instalação? Em atendimento a esses questionamentos, contemplou, metodologicamente, pesquisa documental e bibliográfica, bem como entrevistas com alunos e profissionais egressos da escola. Esta iniciativa, no declínio da lei que a embasou - a Lei n. 5.692/71, teve, também, sua proposta e atividades implantadas de forma bastante efêmera.<hr/>This study deepened the knowledge about the Polyvalent State School Guiomar de Freitas Costa, located in Uberlândia (MG).The research was restricted to the period between 1971 and 1980, and presented the following major questions: in which context this school was created and how it developed its activities in its early years? In order to answer these questions, methodologically, the study researched documents and bibliography and, lastly, interviewed students and professional alumni from the school. This High School, built in the decline of the law that constituted it - the Law n. 5,692/71 - also had ephemeral proposal and installed activities. <![CDATA[Ambientes colaborativos e competitivos: o caso das olimpíadas científicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As olimpíadas científicas representam uma competição entre estudantes e, por isso, são vistas com preocupação pelo ramo da psicologia educacional. Por outro lado, os estudantes demonstram interesse e motivação em participar deste tipo de evento. Com o objetivo de entender melhor esse engajamento das escolas e dos estudantes na Olimpíada Mineira de Química, desenvolvemos este estudo, considerando a opinião dos professores da educação básica. Estes docentes se mostraram motivados com o envolvimento dos estudantes e argumentaram que tais eventos proporcionaram resultados positivos em sala de aula, especialmente no interesse dos aprendizes pelo conhecimento químico.<hr/>The scientific olympics are referred to as a competition designed to test the knowledge of talented high school students. Researchers engaged in psychological studies are concerned about the post-competition impact offered by Olympics on the students’ behavior at school. This study focused on the perception of high school teachers regarding the actual effects of Chemistry Olympics of Minas Gerais State (COMGS; Brazil) on their students. Besides the competition factor, it was observed that COMGS motivated participating students to study more and more chemistry. Accordingly, the yield learning in classroom dramatically improved. High school teachers from Minas Gerais State believe that the COMGS is an activity that significantly draws the attention of students to chemistry. <![CDATA[A formação do pedagogo no estado do Mato Grosso: um olhar para o ensino da matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.<hr/>This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of Mato Grosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization. <![CDATA[Arte do estilo. Notas de leitura do Ecce homo de Friedrich Nietzsche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.<hr/>This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of Mato Grosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization. <![CDATA[Perspectivas do PPGE para o novo triênio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.<hr/>This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of Mato Grosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization. <![CDATA[Relação das defesas de Mestrado realizadas no PPGE em 2012/2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.<hr/>This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of Mato Grosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization. <![CDATA[Relação das defesas de Doutorado realizadas no PPGE em 2012/2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um recorte de pesquisa sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indaga-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Para realizar este estudo, utiliza-se o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. Analisa-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso. O resultado da investigação evidencia que os desafios enfrentados residem na formação do professor e na organização da escola.<hr/>This article presents a research outline about the formation of the pedagogue and the teaching of Mathematics. It is questioned: the graduated teacher in pedagogy, to teach mathematics in the Initials Years of fundamental teaching, face what challenges? In order to realize this study, it was used the questionnaire, the semistructured interview and the analysis of documents. It is analyzed the organization of curriculae of five courses of licensing in Pedagogy in the state of Mato Grosso. The result of the investigation evidences that the challenges faced reside in the teacher formation and in the school organization.