Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720130002&lang=es vol. 22 num. 49 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Newcomers and strangers: the children and the common world in the work of Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo aborda a concepção de educação da filósofa Hannah Arendt, discutindo dois elementos-chave de sua compreensão: a relevância do mundo público e a criança enquanto recém-chegada nele. Analisa-se o lugar que as crianças ocupam no mundo, enfocando três aspectos: elas são ainda estrangeiras nesse espaço cujas linguagens não falam; em segundo lugar, são inocentes, isto é, ainda incapazes de deliberar sobre os rumos do mundo público; e, finalmente, são novas no mundo e, ao mesmo tempo, uma novidade para ele. Por fim, indaga-se sobre possíveis contribuições da educação para que as crianças possam fazer desse lugar, seu mundo.<hr/>This article approaches the concept of education of the philosopher Hannah Arendt, discussing two key elements of her understanding: the relevance of the public world and the child as a newcomer in it. The place that children occupy in the world is analyzed, focusing three aspects: they are still strangers in a world whose languages they do not speak; secondly, they are innocent, that is, still unable to decide on the course of the public world; and, finally, they are new in the world and, at the same time, new to this place. Lastly we ask about possible contributions of education so that children can make that place, their world. <![CDATA[Phenomenology and Childhood: the child’s right to be what she is]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta reflexão conversa com as ideias do psicanalista D. W. Winnicott sobre o verdadeiro self e as correlaciona com a noção de infância do filósofo Merleau-Ponty, de modo a reafirmar a importância da autenticidade na primeira infância e alertar sobre o prejuízo da inautenticidade, atitude artificial que fortaleceria na criança o falso self. A autora comenta a enorme dificuldade dos adultos na contemporaneidade para se entregarem ao momento vivido da convivência na primeira infância de seus filhos, dificuldade revelada no uso exagerado de intermediações e intermediadores: técnicas, objetos da cultura, manuais e especialistas que tudo sabem<hr/>This reflection considers psychoanalyst D. W. Winnicott’s ideas of the true self and correlates them with philosopher Merleau-Ponty’s notions of childhood, in order to reaffirm the importance of authenticity in early childhood and warn about the dangers of inauthenticity, an artificial approach that would strengthen the child’s false self. The author discusses the difficulty contemporary adults have in immersing themselves in the shared moment during the child’s early infancy; their difficulty is revealed by the excessive use of intermediaries and brokers, techniques, cultural objects, books, and experts who know it all. <![CDATA[The representation of the body and human movement in the speeches of children: a cross-cultural study.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.<hr/>The aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children <![CDATA[Geography of childhood: contributions to studies of children and their childhoods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto busca apresentar considerações sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia da Infância e suas aproximações com as propostas metodológicas aí sistematizadas. Para isso faz um recorte dessa área de conhecimento, levantando não só as estratégias presentes em diferentes momentos, as bases epistemológicas que as fundamentaram, mas também as contribuições que a teoria histórico- cultural trouxe nos últimos anos.<hr/>This paper discusses the research developed within the Geography of Childhood and their approaches to the systematic methodological proposals there. Makes a clipping of this area of knowledge, not only raising strategies gifts at different times, the epistemological basis that substantiated, but also the contributions that the cultural-historical theory brought in recent years. <![CDATA[The sociology of childhood and the cultural-historical theory: some considerations.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tece algumas considerações a respeito de críticas que o sociólogo da infância W. Corsaro faz às ideias de L. S. Vigotski em seu livro Sociologia da infância. Ao apresentar algumas críticas à interpretação de Corsaro sobre alguns conceitos basilares da teoria de Vigotski, o texto também traz à tona e discute questões provocadas por traduções equivocadas. Um exemplo é o conceito Zona Blijaichego Razvitia. Ao final, são ressaltados pontos divergentes entre a sociologia da infância e a teoria histórico-cultural e que merecem análises em produções teóricas futuras.<hr/>The article presents some considerations about criticism that the childhood sociologist W. Corsaro makes the ideas of L. S. Vygotsky in his book Sociology of childhood. By presenting some criticism of the interpretation Corsaro makes on some basic concepts of Vygotsky’s theory, the text also brings up and discusses issues caused by mistranslations. An example is the concept Zone Blijaichego Razvitia. Finally, are highlighted divergent points between the sociology of childhood and the cultural-historical theory that deserve further analysis in future academic research. <![CDATA[Babies and the space of day-care center: a case study/intervention]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem o objetivo de discutir a organização espacial de berçários de creche a partir dos significados que os educadores atribuem ao espaço. Trata-se de um estudo de caso/intervenção realizado numa creche institucional do município do Rio de Janeiro. Parte da perspectiva histórico-cultural e interdisciplinar do espaço concebendo-o como elemento pedagógico, relacional, simbólico e histórico. Participaram do estudo 8 educadores e 24 bebês que frequentavam o Berçári o I. Foram analisadas fotos dos arranjos espaciais, sessões reflexivas com os educadores e observações realizadas ao longo de 2008. Os resultados indicam que as intervenções feitas através de ações colaborativas de reflexão propiciaram mudanças significativas no modo de organização desse ambiente.<hr/>This article aims to discuss the spatial organization of day-care nurseries based in the meaning of space created by the educators. This is a case study/intervention conducted in the city of Rio de Janeiro. We start with a cultural-historical and interdisciplinary understanding of space conceiving it as an educational, relational, historical and symbolic. The study included eight educators and 24 babies. We analyzed photos of spatial arrangements, reflective sessions with educators and observations made during 2008. The results indicate that interventions, through collaborative actions with the educators, produced significant changes in the mode of organization that room. <![CDATA[Children education: scenario of cartographies of desire and disciplinarization process]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Educação Infantil, esse é o espaçotempo apresentado neste texto. Problematiza-se o movimento de crianças de três anos que o habitam, analisando cartografias do desejo e processos de disciplinarização de seus corpos e suas almas. Apresenta-se o resultado de alguns agenciamentos selecionados da pesquisa desenvolvida em escolas públicas de educação infantil do município de Cáceres-MT, entre os anos de 2011 e 2012, intitulada Entre espaçostempos na educação infantil: cronos e áion/rotina e ritmo. Os interlocutores principais da pesquisa são Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari<hr/>Children Education is the time-space presented in this text. The movement of three-year-old children that inhabit it has been problematized in the analysis of both cartographies of desire and the processes of disciplinarization of bodies and souls. The paper presents the result of some actions selected from the research Between Time-Spaces in Children Education: chronos and áion/routine and rhythm, which was conducted in public children education schools in Caceres-MT in 2011 and 2012. The main interlocutors of this research are Manoel de Barros, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari. <![CDATA[Professionalism in early childhood education: international perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Profissionalismo em educação infantil é um tema que tem ganhado espaço crescente na pesquisa e na agenda política. Este artigo apresenta o trabalho de alguns grupos que vêm se dedicando a investigar o tema no plano internacional a partir de diversas perspectivas. Buscou-se identificar seus principais focos de interesse, metodologias empregadas, conceituações, proposições e respectivas publicações. Além de ampliar nossas referências teóricas e metodológicas, a difusão dessas informações pode fortalecer as iniciativas que se voltam a defender o reconhecimento de uma profissão que guarda suas especificidades, mas cujos contornos nem sempre são visíveis, reconhecidos e valorizados.<hr/>Professionalism in early childhood education is a topic that has gained increasing space on research and political agenda. This article presents the work of some groups that have been dedicated to investigate the issue internationally from various perspectives. It searched to identify their main focus of interest, methodologies, concepts, propositions and publications. In addition to expanding our theoretical and methodological references, dissemination of such information may strengthen initiatives that focus on supporting the recognition of a profession that keeps its specificities, but whose contours are not always visible, recognized and valued. <![CDATA[The child in the meanlines of brazilian academic speeches about early childhood education teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Orientado pela Teoria das representações sociais este estudo identificou significados sobre criança e representações identitárias da docência. Privilegiou análise dos significados atribuídos à criança, segundo 252 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia de três universidades brasileiras. Os dados analisados se referem às associações de palavras para o termo criança (software EVOC) e análise de conteúdo em articulação com as questões abertas, submetidas a análise lexical. Os dados revelam a criança pequena e inocente cuja expressividade lúdica se articula à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo. Criança foi associada ao não-familiar e a possível ameaça identitária, aquilo que escapa e que deve ser modelada.<hr/>Guided by the Theory of Social Representations this study has identified meanings about child and identity representations of teaching. It has favored analysis of meanings assigned to the child, according to 252 first grade students of Pedagogy course of three brazilian universities. The analysed data refer to the associations of words to the termination child (software EVOC) and the analysis of content articulated with the open questions, submitted to lexical analysis. The data reveal the small and naïf child whose ludical expressivity articulates to the learning and cognitive development. Child was associated to non-familiar and to possible identity threat, the one that escapes and has to be modeled.