Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720130003&lang=pt vol. 22 num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Niñez, escolarización y lengua indígena. Una mirada antropológica sobre la diversidad lingüística en la escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En esta exposición se reflexionará sobre algunas problemáticas de la diversidad lingüística de los niños y niñas indígenas como alumnos dentro de instituciones educativas formales. Particularmente, se hará foco en la visibilidad/ invisibilidad de las lenguas habladas por los niños en la escuela y las posibles implicancias que eso conlleva para la definición de los niños indígenas como alumnos de programas escolares que se enmarcan dentro de las políticas de Educación Intercultural Bilingüe. Estas reflexiones se basan e ilustran a partir de una investigación con niños y niñas indígenas tobas (qom) residentes en la Provincia de Buenos Aires (Argentina).<hr/>In this presentation we will reflect about some issues of linguistic diversity of indigenous children as students in formal educational institutions. In particular, we will focus on the visibility-invisibility of the languages spoken by children in school and on the possible consequences that entails for the definition of indigenous children in school as students within programs and policies of Intercultural Bilingual Education. These reflections are based on research performed with indigenous children Toba (Qom) who are resident in the Province of Buenos Aires (Argentina). <![CDATA[Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas<hr/>The present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions. <![CDATA[Aprender com as crianças indígenas: mudando a lógica neocolonial presente nos processos de escolarização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo abordamos processos educativos presentes nas sociedades indígenas, tendo como referência o povo Apyãwa (Tapirapé), MT, destacando os princípios de autonomia e do respeito pelas crianças. Estudos antropológicos e educacionais têm demonstrado a eficácia destes processos próprios da educação indígena (MELIÀ, 1979; PAULA, 1997, 2001; TASSINARI, 2011). Todavia, os projetos de escolarização implantados desde a época colonial não consideram estes processos e analisamos que, mesmo os cursos para docentes que se situam dentro do modelo denominado educação escolar indígena, continuam a repetir velhas práticas colonizadoras. Uma mudança de postura incluiria aprender com as crianças indígenas e como elas vivem em suas comunidades.<hr/>In this paper we discuss the educational process among indigenous peoples, taking as our point of reference the Apyãwa (Tapirapé), MT, Brazil. We highlight the principles of autonomy and the respect for the children typical of indigenous educational processes. Anthropological studies and educational research have demonstrated the effectiveness of these processes (MELIÀ, 1979; PAULA, 1997, 2001; TASSINARI, 2011). Howewer, the projects implanted since colonial times do not take into consideration these practices. Our analysis demonstrates that even courses designed specifically with the intention of preparing indigenous teachers to draw upon an ostensibly culturally appropriate model of indigenous school continue to reinact antiquated colonial practices. A more productive approach would include an emphasis on learning from indigenous children and taking into account the ways they live in their communities. <![CDATA[A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado<hr/>Guided studies anthropology of the child, the research analyzes the processes of education the body the child’s Chiquitano during a ritual that identifies this indigenous people living in the border between Brazil and Bolivia. Educational processes are understood in dialogue with the history of everyday struggle and symbolic violence experienced to guarantee the right to the disputed land by farmers and politicians Mato Grosso. The Curussé as meaningful social practice in the context of conflict, expresses the meanings of education that the body marks the equality of gender, age and social hierarchies, in a Christian spirit which opposes the civilized. <![CDATA[Protagonismo da sociedade civil e direitos humanos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza a realidade dos direitos humanos, identificando concepções, políticas e ações socioeducativas de intervenção. A abordagem qualitativa respaldou reflexões teóricas sobre direitos humanos, seu histórico e repercussões do Programa Nacional dos Direitos Humanos III, assim como viabilizou a realização das entrevistas e a análise de ações socioeducativas protagonizadas por grupos organizados da sociedade civil. O trabalho permitiu ampliar o conhecimento sobre práticas sociais, a trajetória dos movimentos pesquisados, suas proposições e perspectivas de mudanças a partir dos depoimentos dos seus gestores. Os resultados poderão nortear mudanças em prol de convivências humanizadoras e requalificação das ações programáticas<hr/>This article focuses on the reality of human rights, identifying concepts, policies and activities of socio-educational intervention. The qualitative approach has supported theoretical reflections on human rights, its history and impact of the National Program for Human Rights III and it guaranteed interviews and the analysis of socio-educational activities undertaken by civil society organizations. Such work has allowed to broaden understanding of social practices, the path of movements researched, their proposals and prospects of changes based on their manager statements. The results may guide changes in favor of humanizing coexistence and re-qualification of programming actions. <![CDATA[Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.<hr/>This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context. <![CDATA[Educação, saúde e cidadania: estratégias para a garantia de direitos de crianças e adolescentes hospitalizados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo debate estratégias para a garantia de direitos da criança hospitalizada, com destaque às necessidades lúdicas e educacionais. Apresenta o histórico dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil a partir da Constituição Federal, do Sistema Único de Saúde e do Estatuto da Criança e do Adolescente, discutindo as transformações em curso e os desafios. Apresenta aspectos relacionados à importância do brinquedo para o cuidado à criança hospitalizada e a implementação da política de atendimento escolar hospitalar no Brasil. Conclui-se que, embora o Brasil acumule experiências para o atendimento aos direitos da criança hospitalizada, ainda existem desafios a cumprir<hr/>This paper debates strategies to guarantee the rights of sick children, in particular the ones related to play and education. It presents an overview of the rights of Brazilian children and adolescent since the Constitutional Law, the Unified Health System and the Child and Adolescent Statutes and discusses the changes made and the challenges still to be faced. It presents the value of play as related to the sick child care and the Brazilian policies related to the education of sick children. The conclusions point that, despite the Brazilian good and important experiences related to the rights of the hospitalized child, there are still challenges to reach. <![CDATA[Mensurando valores morais: uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentamos uma pesquisa sobre mensuração de valores de Respeito, Justiça, Solidariedade e Convivência Democrática em alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos 16 histórias sobre os valores em 182 estudantes, utilizando questões com alternativas em níveis crescentes de perspectivas sociais, e em outros 86 alunos em questões abertas. Mostramos uma análise geral das respostas. Os resultados apontam que os valores de Justiça e Convivência Democrática, que envolvem diálogo, foram os mais difíceis. As afirmações espontâneas mostraram tipos de respostas compostas e mais diversificadas que as esperadas nas alternativas fechadas<hr/>We present a survey-type research measuring values of respect, justice, solidarity and democratic coexistence in students from 6th to 9th grades of K-12. We presented 16 stories about values to 182 students using questions with alternatives in increasing levels of social perspectives and presented open questions to other 86 students. We show an overview of responses. The results show that the values of justice and democratic coexistence, involving dialogue, were the most difficult. The spontaneous statements showed composed and more diverse response types than the ones expected in closed alternatives. <![CDATA[Um olhar civil sobre a visibilidade e a invisibilidade do ECA na realidade social brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto traz uma reflexão sobre as visibilidades e invisibilidades do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus respectivos direitos fundamentais na realidade brasileira, ressaltando os avanços e desafios dos últimos 22 anos, bem como as estratégias e conclusões sobre a luta pela implantação e implementação das políticas públicas vigentes na sociedade contemporânea.<hr/>The text reflects on the visibility and invisibility of the Statute of Children and Adolescents - ECA and their fundamental rights in the Brazilian context, highlighting the advances and challenges of the last 22 years as well as the strategies and conclusions about the struggle for establishment and implementation of current public policies in contemporary society. <![CDATA[A saúde da criança com doença falciforme: desempenho escolar e cognitive]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A doença falciforme (DF) apresenta um quadro clínico que compromete o desenvolvimento e o desempenho escolar da criança por complicações, como hemorragia cerebral e alterações cognitivas e comportamentais. Este estudo investigou o desempenho escolar e cognitivo de 14 crianças com DF com idade entre 8 e 12 anos. Na prova de raciocínio, mais da metade das crianças obteve classificação na média. No desempenho escolar, metade da amostra apresentou histórico de reprovação escolar associado aos sintomas da doença. As implicações do quadro clínico da doença sobre a aprendizagem da criança merecem atenção da escola<hr/>Abstract The Sickle Cell Disease (SCD) presents a clinical condition that affects the child’s development and school performance of children with complications such as cerebral hemorrhage and cognitive and behavioral changes. This study investigated the cognitive and academic performance of 14 children with SCD aged between 8 and 12 years. In proof of reasoning over half the children got an average rating. School performance half of the sample had a history of school failure associated with the symptoms of the disease. The implications of the clinical picture of the disease on children’s learning in school deserve attention